chrisazevedo

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 20 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Sem experiência profissional e sem faculdade #16476
    chrisazevedo
    Participante

    Evandro,

    Tenho um amigo na mesma situação. ele fez faculdade de tecnólogo de informática (3 anos).

    O correspondente para colocar no teste on line é: Diplôme d’études postsecondaires techniques – 3 ans (14 années d’études à temps plein)

    E, depois, quando for responder a Questão 4 :Quel est le domaine de formation relatif à ce diplôme?    Na Liste des domaines de formations , escolha dentro de Administration, commerce et informatique
    Techniques de l’informatique (DEC – 3 ans)

    É a opção que mais se assemelha ao seu caso.

    Att,

    em resposta a: Estudar frances na Guiana Francesa #16427
    chrisazevedo
    Participante

    Já que o problema é distânica tem as ilhas de Saint Martin e Saint Barthelemy. Pelo menos lá deve ser bonito. É perto das Antilhas. Mas acho que é tudo em Euro e exportado da frança, também.

    em resposta a: Grupo para março/abril de 2008 #16407
    chrisazevedo
    Participante

    Eu esqueci de informar:

    Ana Cristina e Lícia – Rio de Janeiro – Montreal

    Att,

    em resposta a: Dri, como entar numa faculdade??? #16302
    chrisazevedo
    Participante

    paulacmc,

    Vc tinha uma segunda pergunta:

    Minha segunda dúvida: Tenta descobrir ai no Canadá se Administração de empresas é uma profissão regulamentada, exclusiva, regida por uma ordem, ou qualquer coisa parecida. Eu já mandei email para Buenos Aires, já fui a palestras, já falei com um amigo Canadense pelo Orkut e cada um me diz uma coisa. Estou muito perdida nesse detalhe. Estou me preparando para dar entrada no processo e ainda não consegui descobrir isso.

    A profissão é regulamentada, sim, mas não é regida por uma ordem profissional. Na verdade, você tira uma certificação. Se você fizer a faculdade no Canadá, acho que é simples, mas se o diploma for brasileiro, complica um pouco. Veja mais informações em: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/professions-regies/Administrateur-agree.pdf.

    Bonne chance,

    Ana Cristina

    em resposta a: Grupo para março/abril de 2008 #16265
    chrisazevedo
    Participante

    Olá,

    Eu e a minha irmã estamos com o CSQ em mãos. Se tudo der certo, estamos planejando ir no final de Abril/2008.

    Bjs,

    Ana Cristina

    PS: Na lista canadaimmigration também tem gente com intenção de formar um grupo…

    Vou informá-los do grupo daqui….

    em resposta a: FORMULARIO IMM 0008 PAGE 2 DE 2 #16264
    chrisazevedo
    Participante

    Pergunta: Quem são considerados membros da família? Somente filhos e conjuges ou pais, avós….?

    em resposta a: sOROPOSITIVO ENTRA NO QUEBEC…? #16263
    chrisazevedo
    Participante

    Oi Carlos,

    Fiquei feliz com a resposta que a maria João lhe deu… Se a pessoa segue uma vida saudável e normal, não há motivos para que seu visto seja negado, mas se quiser conversar com um médico conveniado com o consulado do canadá para não ter despesas com o CSQ e depois com o Processo Federal e o médico ter opinião diferente da dada pela Maria João, segue o site que tem os nomes e telefones dos médicos conveniados:

    http://www.cic.gc.ca/dmp-md/medicalinfo.aspx?CountryID=2083&ProvID=&CountryName=Brazil&ProvinceName

    Boa Sorte!

    Ana Cristina

    em resposta a: Mais uma experiência de entrevista… #16003
    chrisazevedo
    Participante

    Oi! Parabéns…

    Eu levei o contra-cheque e várias declarações de empregos já passei e do atual, ele só leu a carteira de trabalho… Mas eu passei pelo mesmo aperto do diploma e histórico escolar do 2º grau….

    Realmente a listagem de documentação que solicitam que levemos para a entrevista não condiz com o exigido poelo entrevistador…

    Mas, o susto já passou e agora é só comemorar e ralar para terminar a segunda parte (Federal).

    Abs,

    Ana

    em resposta a: Carta de Apresentação e Intenção #15940
    chrisazevedo
    Participante

    Olá,

    Eu não fiz essa carta, não. Já fiz até a entrevista….

    Mas, (opnião minha) acho interessante você levar esta carta para o seu entrevistador. Eu fiz uma apresentaçãozinha em Power Point, levei impressa com os meus planos para Quebec.

    Esta apresentação fez toda a diferença.

    Bonne Chance!

    em resposta a: resultado da entrevista foi positivo !! #15617
    chrisazevedo
    Participante

    Todos já enviaram a documentação para o Processo Federal?

    Parece que eu ainda vou ter que esperara, porque eu preciso de uma carta do consulado para poder dar entrada na solicitação das Certidões negativas… Parece que esta carta tem prazo de espera médio de 1 mês…

    Boa Sorte na espera de vocês… A minha será mais longa que eu imaginava.

    att,

    Ana

    em resposta a: Carta do Consulado – Antecedentes RJ #15614
    chrisazevedo
    Participante

    Hoje eu enviei um email a Maria Joao perguntando como deveria proceder para dar entrada na segunda parte do meu processo (uma vez que estava com o CSQ em mãos) e obtive a seguinte resposta:

    Sra. Ana:



    Três documentos são necessários:

    - Atestado de antecedente criminal emitido pela Polícia Federal;

    - Atestado de antecedente criminal emitido pelo Justiça Federal - Certidão de Ações, Execuções, Cíveis, Criminais e Fiscais;

    - Atestado de antecedente criminal emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado - Instituto Félix Pacheco (http://www.mj.gov.br/senasp/Institucional/inst_sspestados.htm)

    A Polícia Federal e o IFP pedem uma carta do Consulado para a emissão do antecedente criminal, exceto a Justiça Federal (www.df.trf1.gov.br)

    Para fazermos a carta são necessários os seguintes dados do requerente:

    nome completo, local e data de nascimento, número do CIC e RG e endereço completo no estado do RJ.

    Obrigada,

    Entendi que eu poderia pedir a carta do consulado pelo e-mail.

    Mantenho vocês informados.

    Att,

    em resposta a: Entrevista 14 de Abril #15613
    chrisazevedo
    Participante

    Eu também fiz a entrevista… Mas nos conte como foi a sua…

    em resposta a: resultado da entrevista foi positivo !! #15497
    chrisazevedo
    Participante

    Eu descobri porque todos que participamos deste forum passam… Porque estamos todos interessados, escutamos os conselhos dos que já passaram por isso e nos preparamos.

    A moça que fez a entrevista na minha frente não passou porque não seguiu dois dos mandamentos descritos na “tábua do Alex”:

    # É importante você demonstrar que já está buscando emprego no Québec por meio daqueles sites de busca (Monster. Job-boom, etc.). O entrevistador vai lhe perguntar sobre que tipo de emprego você busca, quais os sites que você utiliza e ainda vai querer que você mostre algum anúncio que você andou pesquisando. Ele vai lhe perguntar de que função se trata, para qual é a empresa, de que área é a empresa e você se considera realmente capacitado para trabalhar na função desejada.

    # Trate de saber tudo sobre como é a sua profissão no Québec (se é regulamentada ou não), o nome oficial da sua profissão em francês e o código que ela recebe pelo Governo canadense para demonstrar isso na entrevista.

    Ela falava francês fluente, muito melhor do que eu, mas não pesquisou sobre o Mercado de trabalho, o lugar, a sua profissão por lá.

    Bonne Chance e bons estudos aos que ainda vão fazer a entrevista!

    em resposta a: resultado da entrevista foi positivo !! #15485
    chrisazevedo
    Participante

    Olá a todos!

    Eu também tenho uma boa notícia: Estou com o CSQ em mãos…..

    Eu fiz a entrevista ontem, mas ainda estou bastante emocionada com o resultado… Vou tentar resumir o ocorrido, mas sou muito prolixa…

    Antes de tudo: O M. Leblanc mencionou a “apresentação” do Alessandro, que foi muito boa. Até a minha apresentação (que foi a 52ª) a dele tinha sido a melhor. Parece que ele fez 7 pontos/8 pontos.

    Eu não ia contar, mas não consigo me aguenmtar de orgulho: Eu fui a primeira a tirar 8/8 na apresentação.

    Bom: Voltando ao roteiro:

    Cheguei às 15:00 para a minha entrevista que estava marcada às 15:30. Pude ouvir que havia uma moça sendo entrevistada por um senhor. Mesmo não querendo (para não ficar nervosa), não pude deixar de ouvir que a moça estava tendo o CSQ negado. Ela tinha uma bom francês, falava com desenvoltura, mas o M. Leblanc estava a aconselhando que fosse passar férias no Quebec para conhecer a cultura, o lugar, ver se era isto mesmo o que ela queria… Resolvi, então, descer, beber uma água, me acalmar e não subir até 15:25.

    De volta ao 15º andar, eu continuei a escutar o M. Leblanc a dar conselhos a ela e pedir desculpa por ter sido dão direto. A moça agradeceu a sinceridade, saiu de cabeça erguida, com sorriso nos lábios e ele, educadamente e sempre simpático, a acompanhou até o elevador.

    Ao mesmo tempo que eu tremia de nervoso, tentava me acalmar, me consolando com a idéia de que ela estava sendo reprovada por falta de pesquisa na sua área de atuação e sobre Québec. (Pude perceber pela conversa).

    Eu entrei, amedrontada e confiante, sorridente e assustada (não dá para descrever).

    Ele me pediu que me sentasse e começou a solicitar os documentos… Até que me pediu meus diplomas universitários  – OK e DIPLOMA DO 2º GRAU…. Não tenho… No papel não estava claro que precisaria do diploma e histórico escolar do 2º grau….

    Aí, foi um desastre….Eu comecei a gaguejar… Fiquei muda… tentei consertar com “Si vous veux, ahn…voulez, je peux te vous envoyer… Pardon…” Ele foi seco e dieto e respondeu “Pas nécessaire” e completou com um: “Mas eu estou aqui para isso”….

    Pronto ! Fui reprovada… maldito histórico escolar….

    Mas ele prosseguiu… Você quer morar a onde no Quebec? Eu respondi… Montreal, mas no formulário eu coloquei Outaouis por que nesteas cidades existe um programa de MBA que eu quero fazer…. Completando logo com … Este MBA é aos Sábados, eu posso fazer enquanto trabalho…. (Já esperta com o que o AlexBHZ tinha relatado) Mostrei o folder que recebi da universidade….

    Outro corte: Se você vai estudar, casar, ter filhos, não me interessa o que você vai fazer por lá, estou aqui para avaliar se você tem condições de trabalhar lá.

    Aí foi a minha deixa: Expliquei a ele que a minha profissão é regulamentada (sou contadora e administradora), por isso precisaria estudar para exerce-la, mas enquanto não obtinha o registro havia outras oportunidades de emprego que se encaixavam no meu perfil… Mostrei uma oferta da Randstad, que é uma empresa de consultoria. Mostrei ofertas também da Price, da Ernst e da KPMG, uma vez que tinha trabalhado 3 anos como Auditora nas duas primeira empresas.

    Ele falou muito bem da Randstad e disse que era uma boa oportunidade trabalhar lá… Por um acaso a vaga estava “desenhada” para o meu prerfil e não exigia registro na ordem…

    Então, aproveitei a deixa e mostrei a ele uma apresentação em Power Point, falando sobre o mercado de trabalho Quebecois, como eu pretendia me inserir nele, coloquei minhas experiências, minhas características e meu plano de estudar para poder assumir cargos mais importantes na minha área de atuação.

    FOI NESTE MOMENTO QUE ELE PASSOU A SER SÓ SORRISOS!!!!!!! Muito obrigada Sandra Vicente, por me dar esta idéia!!!

    Ele adorou… Pediu para ficar com a apresentação, e começou a falar pelos cotovelos… Só elogios para mim…

    Mostrou umas pirâmides e uns gráficos no flip chart falou um monte, mas eu não entendi nada… Senti que tinha passado… Ele começou a falar que a minha apresentação tinha sido a MELHOR de todas até o momento, que os brasileiros eram muito envergonhados e não se saiam bem na entrevista, apesar dos bons CVs, boa formação, bom francês, bom inglês… Não tinham a atitude correta… Que os peruanos e mexicanos se saiam bem nas entrevistas, apesar de ter menos gente aprovado e que São Paulo é onde mais tem gente aprovada…. blábláblá….

    Eu sei que em um momento ele foi fazer alguma coisa no computador e reclamou (não entendi o que ele falou…) Aí ele se tocou… Ah! “Félicitations, vous êtes acceptée”. Imprimiu o meu CSQ, me acompanhou até o elevador, como não tinha ninguém lá fora, ficamos conversando.. Ele me disse que não tinha dúvidas que eu seria bem sucedida no Quebec….

    Ah! Em algum ponto, eu mencionei que a minha irmã faria entrevista no dia 13. Ele perguntou quantos filhos éramos, eu disse que só nós duas… Aí ele resolveu me convencer a levar meus pais… Eu disse que ia ser caro sustentar os dois lá. Ele prontamente respondeu que como éramos duas, seria mais fácil…

    Na hora de embora ele me disse que eu deveria tentar levar os meus pais depois que eu estivesse estabilizada que eles iam ficar muito sozinhos aqui sem as filhas…

    IMPRESSÕES: Ele é muito simpático, mas no início ele fica um pouco durão para poder cobrar o que é devido dos entrevistados….

    RESULTADO: Felicidade total pro resto do mês.

    em resposta a: PARA QUEM FICOU DE RECUPERAÇÃO NA ENTREVISTA #15084
    chrisazevedo
    Participante

    Mariana,

    A minha entevista é dia 11, na próxima semana… A minha maior preocupação não é ficar em recuperação, mas ser reprovada sem direito a recuperação.

    Pelo que li, a pessoa que você conhece que foi reprovada fala bem inglês e francês, neh? Sabe o porquê da reprovação?

    Obrigada!

    Ana

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 20 do total)