Sem experiência profissional e sem faculdade

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Sem experiência profissional e sem faculdade

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4720
      Nalini
      Participante

      Olá pessoal! Dei uma vasculhada na comunidade e não achei nenhum tópico que esclarecesse a minha dúvida, então resolvi postar, espero que vocês possam me ajudar, pois estou totalmente perdida  :( Eu e meu marido queremos muito imigrar pro Quebec, mas pesquisando algumas coisas sobre experiência profissional fiquei com uma série de dúvidas e como o meu francês ainda é péssimo resolvi pedi a ajuda de vocês… Meu marido(33 anos) é formado em jornalismo há 6 anos e trabalha a 5 anos com web, mas eu(29 anos) só tenho o 2° grau e nunca trabalhei e este meu 2° grau eu tirei pelo método supletivo, nós entraríamos com o pedido com ele sendo o requisitante principal, mas será que pelo fato de eu nunca ter trabalhado nos prejudicaria??? Pensei em fazer um curso tecnólogo de 2 anos, mas nos requisitos diz que tem que ter pelo menos 14 anos de escolaridade e com o tecnólogo eu só teria 13, será que compensa fazer o tecnólogo assim mesmo??? Gostaria muito que vocês me ajudassem pois eu não gostaria de fazer nada de errado e acabar perdendo dinheiro  :oops:

      Desde já agradeço a atenção de todos.

      Abraços
      Nalini

    • #15381
      miridiam
      Participante

      Faça o teste online e coloque tudo isso que disse…. e faça uma pequena projeção em relação ao Frances, pois fica ai uns 3 meses ou mais até serem chamados para a entrevista, então dá pra estudar o francês bem.
      Ai então saberão se podem iniciar o processo.

    • #15384
      Carlos_Santos
      Participante

      Seja bem vinda a nossa comunidade Nalini!

      o teste online para quem tem menos de 35 é ainda uma boa ferramenta para dizer se vocês tem chances ou não!

      coloque os dados reais, não vale trapacear (situação atual, sem exageros nem mentira) e veja o resultado!

      Se for negativo, use a sugestão do Miridiam, mude suas opções na questão do conhecimento do francês!

      Alias ele fala francês???? pois esta questão da lingua é igualmente verificada para os dois, independente de ser o requerente principal ou não!!!

      pelos dados que vc fornceu eu acho que pela experiência profissional e formação dele ele é um melhor requerente principal em relação à você (sem ofensas! apenas analisando os dados que vc forneceu, ok!)

      boa sorte!

    • #15385
      Nalini
      Participante

      Olá Miridiam! Fiz o teste on line e deu positivo, mas como sempre ouço falar que este teste é para termos apenas uma idéia que na hora da entrevista é tudo muito mais rigoroso eu gostaria de ouvir a opinião de vocês que já estão nesta caminhada a mais tempo que nós  :)
      Quanto ao francês assim que estivermos mais seguros sobre nossa possibilidade de aprovação iremos iniciar um curso intensivo, por isso nós gostaríamos de contar com a ajuda de vocês para que possamos fazer as coisas mais certas possíveis.

      Muito obrigada pela sua atenção Miridiam.

    • #15389
      Nalini
      Participante

      Olá Carlos! Sem dúvida nenhuma ele seria o requerente principal, sei que não tenho chances alguma  :)
      O que estou muito na dúvida é esse lance de eu não ter experiência alguma, eu nunca trabalhei  :oops:
      O teste deu positivo.
      E na fase federal, será que não daria problemas, parece que eles são mais exigentes né?!?! Você sabe se existe caso que aprovação na fase de Quebec e reprovação por parte da Federal???

      Abraços

    • #16292
      Ed_jack
      Participante

      nalini…..

      Eu e minha esposa estamos quase na mesma situação que a de vcs…só pelo contrario é minha esposa que tem uma melhor qualificação pois é formada no magistèrio é professora primario de 1 a 4 série e trabalha a 9 anos na função….eu sou formado em técnico mecanico  mas não trabalho diretamente na àrea, pois trabalho numa industria muntinacional norte americana como operador de máquinas de produção temos 31 e 32 anos hoje e 3 filhos menores…..entendo seu medo e compartilhamos as mesmas duvidas…(sou intermediario inglês e vamos inciar o curso de françês em breve)

      Se alguem souber ou puder sanar nossas duvidas somos gratos desde já.

      Nothing’s better like quebec….

      Edjakson e Familia. :)

    • #16460
      mrochacv
      Participante

      Olá pessoal!

      Eu e minha esposa estamos numa situação semelhante… Tenho 31 anos, sou tecnólogo em processamento de dados desde 99 (curso de 3 anos),  trabalho com TI há oito anos e tenho 180 horas de francês. Minha esposa tem 30 anos, está concluindo o curso de psicologia no final desse ano, não está trabalhando há um mês, mas tem dois anos de experiência em RH e tem 150 horas de francês. Fizemos o teste online e fomos aprovados, sendo eu o requerente principal.
      Diante do relato temos algumas dúvidas e gostaríamos de esclarecê-las:
      – Conclui a faculdade de processamento de dados totalizando 15 anos de estudos e não consegui equiparar com nenhum curso, pois no Quebec tecnólogo é concluído em 14 anos a nível colegial e não universitário, pelo que entendi. Saberiam em que curso eu me enquadro?
      – Minha esposa está concluindo a faculdade, mas não gostaríamos de esperar por querermos ter filhos já no Quebec, depois de estabilizados e já passamos dos 30 anos, o que prejudica também no fator imigração. Preocupamos também com mudanças nas regras de imigração para o próximo ano, dentre outros fatores que imaginamos que possam ser prejudicados se demoramos. Será que temos que esperar a conclusão da faculdade da minha esposa para não corrermos risco de reprovação?
      – Fazem 10 dias que encaminhamos um mensagem para Buenos Aires com esses questionamentos no email biq.buenosaires@mri.gouv.qc.ca e ainda não obtivemos respostas. Sabem se o email é esse? Demora mesmo um pouco para retornarem?

      Obrigado,

      Evando

    • #16469
      lfantoniosi
      Participante

      Evando,

      Vc contou 15 anos? Acho que o pré-primario não conta.

      No Québec, o ensino primário é composto de 3 ciclos de 2 anos cada, totalizando 6 anos de estudos, com alunos entre 6 e 11 anos de idade. Já o secundário é composto de 2 ciclos, sendo o primeiro de 2 anos e o segundo 3 anos, com alunos entre 12 e 16 anos. Assim sendo, um quebecois recebe seu diploma secundário (DES) com 11 anos de estudo.

      No Brasil o primário é de 8 anos e o secundário de 3. Também dá onze anos. Só que aqui se começa com 7 anos e termina com 17. Vc vai ver na tabela de Comparação de Ensino Quebec-Brasil na aréa downloads, que o nosso Técnologo (3 anos) corresponde ao Collegial do Québec, que não é o mesmo que o nosso secundário. Collegial no Québec é o diploma DEC que é obtido nos CEGEPs ou colégios particulares.

      Felipe.

    • #16474
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Ola a todos,

      O melhor modo mesmo de saber se tem chance ou nao é o teste do governo, que agora ja esta ”calibrado” de acordo com as novas exigências.

      Para nos fica muito dificil responder se alguem tem chances ou nao…mas como ouvimos falar nas palestras do governo o caminho mais rapido de se tentar chegar aqui é o estudo do frances. Um bom conhecimento do frances fornece varios pontos ao candidato além de ser primordial na vida aqui em Québec.

      Creio que quem passa no teste tem sim grandes chances de ser aprovado na entrevista, a menos que tenha mentido no teste… o que também geralmente coloca as pessoas em recuperaçao no processo é o francês, entao para evitar surpresas estudem bastante.

      Evando, em relaçao au curso de tecnologo, realmente nao tem curso similar aqui é como o lfantoniosi disse.

      Abraços,[/align]

    • #16476
      chrisazevedo
      Participante

      Evandro,

      Tenho um amigo na mesma situação. ele fez faculdade de tecnólogo de informática (3 anos).

      O correspondente para colocar no teste on line é: Diplôme d’études postsecondaires techniques – 3 ans (14 années d’études à temps plein)

      E, depois, quando for responder a Questão 4 :Quel est le domaine de formation relatif à ce diplôme?    Na Liste des domaines de formations , escolha dentro de Administration, commerce et informatique
      Techniques de l’informatique (DEC – 3 ans)

      É a opção que mais se assemelha ao seu caso.

      Att,

    • #16483
      Carlos_Santos
      Participante

      existe uma tabela que ajuda nestes casos, mostrado em vários sites e fóruns, o tópico aonde achei é oA Educação no Quebec em poucas palavras

      Boa sorte!

    • #16490
      mrochacv
      Participante

      Felipe,

      Juntando todas as dicas, apesar de não existir um diploma igual , acho que o que mais se aproxima do meu é o “Diplôme d’études collégiales techniques”, que segundo a tabela indicada pelo Carlos corresponde ao diploma de Tecnólogo do Brasil… isso parece resumir a sua dica. Como não existe nenhum outro que se assemelha, será que posso considerar esse diploma du Quebec no preenchimento documentação?

      Muito obrigado a todos!!

    • #16493
      lfantoniosi
      Participante

      Sem dúvida. Pode usar este sim.

    • #16504
      Carlos_Santos
      Participante

      mrochacv,

      a função da tabela comparativa de estudos que indiquei também foi pensada para ajudar no teste online!

      O lfantoniosi está certíssimo! claro que pode usar!

      atenciosamente

    • #16532
      mrochacv
      Participante

      Obrigado a todos pela a ajuda!!

    • #18925
      mrochacv
      Participante

      Olá pessoal!

      Estamos insistindo na mesma questão pois para nós é muito importante já que dependendo da opnião de vcs, vamos encaminhar ou não nossa documentação agora.
      A minha esposa vai concluir a Faculdade em dez/2007, e comprova experiencia na área.
      Havíamos feito a avaliação online e não conseguimos passar porque ela não tinha conluído a faculdade ainda. Ontem entramos no site novamente e fizemos o teste com as mesmas informações e está ok, mesmo sem a conclusão da faculdade dela.
      Saberiam me dizer se houve alguma mudança no teste online? O que acha de mandarmos a documentação? Pois estamos em dúvida se devemos aguardar a conclusão em Dezembro para encaminhar ou mandamos agora e corremos o risco…pois se nos chamarem para entrevista em dezembro, com certeza ela não terá ainda o diploma.

      Obrigado a todos!

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.