Dri, como entar numa faculdade???

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Dri, como entar numa faculdade???

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4761
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Ola Paula,

      Posso tentar te ajudar…

      Você sim pode entrar em um CEGEP ou faculdade vai depender do que você deseja e do que o curso desejado exige… Vamos aos exemplos para você se situar melhor:

      O Bruno poderia entrar direto no CEGEP para fazer qualquer curso desejad, teria somente que fazer uma prova que conhecimentos básicos, mas ele preferiu ir direto para a faculdade por nao ter um diploma. Ele quer fazer 3 certificats em Administration e Informática ou entao um bacc em Administraçao com concentraçao em administraçao de sistemas. Portanto fomos a faculdade e procuramos o responsavel por estes cursos e falamos o que ele deseja fazer. O diretor perguntou sobre experiências de trabalho e anos de estudo no Brasil, olhou em uma tabela e disse que para o Bruno ser admitido ele teria que ou fazer 2 anos de CEGEP pré universitário ou entao um microprograma na propria universidade de duraçao de 6 meses a 1 ano, pois sao 15 créditos. Como o proprio diretor disse é melhor ele fazer o microprograma até mesmo porque sao somente 4 matérias e 3 delas sao as mesmas do bacc ou dos certificats, entao seriam eliminadas quando ele começasse o novo curso, já no CEGEP o Bruno teria MUITAS outras matérias além de aula quase o dia inteiro…

      No meu caso, fiz a demanda para o mestrado e estou esperando a resposta, mas como a propria secretária do curso me disse eles podem me exigir algumas disciplinas para complementar meu curso brasileiro antes de fazer o mestrado.

      Mas tudo isso que contei varia de estabelecimento de ensino e também varia de acordo com cada curso.

      Acho que agora as suas dúvidas foram sanadas…

      Abraços,[/align]

    • #15956
      Bia777
      Participante

      @Dri_Torres”;p=”8256 wrote:

      [align=justify]Ola Paula,

      Posso tentar te ajudar…

      Você sim pode entrar em um CEGEP ou faculdade vai depender do que você deseja e do que o curso desejado exige… Vamos aos exemplos para você se situar melhor:

      O Bruno poderia entrar direto no CEGEP para fazer qualquer curso desejad, teria somente que fazer uma prova que conhecimentos básicos, mas ele preferiu ir direto para a faculdade por nao ter um diploma. Ele quer fazer 3 certificats em Administration e Informática ou entao um bacc em Administraçao com concentraçao em administraçao de sistemas. Portanto fomos a faculdade e procuramos o responsavel por estes cursos e falamos o que ele deseja fazer. O diretor perguntou sobre experiências de trabalho e anos de estudo no Brasil, olhou em uma tabela e disse que para o Bruno ser admitido ele teria que ou fazer 2 anos de CEGEP pré universitário ou entao um microprograma na propria universidade de duraçao de 6 meses a 1 ano, pois sao 15 créditos. Como o proprio diretor disse é melhor ele fazer o microprograma até mesmo porque sao somente 4 matérias e 3 delas sao as mesmas do bacc ou dos certificats, entao seriam eliminadas quando ele começasse o novo curso, já no CEGEP o Bruno teria MUITAS outras matérias além de aula quase o dia inteiro…

      No meu caso, fiz a demanda para o mestrado e estou esperando a resposta, mas como a propria secretária do curso me disse eles podem me exigir algumas disciplinas para complementar meu curso brasileiro antes de fazer o mestrado.

      Mas tudo isso que contei varia de estabelecimento de ensino e também varia de acordo com cada curso.

      Acho que agora as suas dúvidas foram sanadas…

      Abraços,[/align]


      OI Dri…
      Tambem tenho uma pergunta…
      Quanto vai custar o curso do BRuno no bacc Administracao ?

      Um abraco
      Bia

    • #15957

      [align=justify]Olá Bia,

      Como todo curso na USher cada crédito custa $CAD 55,61 $, e um bacc compreende 90 Créditos.

      Neste link vc pode conferir todas as outras taxas e informaçoes.

      Abraços e Sucesso![/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #16165
      nevesea
      Participante

      Oi Dri!

      Fiquei radiante em saber que você já está com tudo para fazer o mestrado!!! Estou com a chegada prevista para agosto em Quebec e sonho em poder entrar num desses programas.

      Você poderia contar um pouco sobre a documentação necessária para fazer a demanda do mestrado?

      Abraços,
      Eduardo.

    • #16166
      Diogo
      Participante

      aproveitando a pergunta do Eduardo…

      como que ficou o percentual do Prêt et Bourse??? vcs conseguiram confirmar um tanto bom de Bolsa???
      se achar qeu é uma pergunta muito indiscreta… passe… rs

      abraço
      db

    • #16191
      Bia777
      Participante

      @bbertelli”;p=”8263 wrote:

      [align=justify]Olá Bia,

      Como todo curso na USher cada crédito custa $CAD 55,61 $, e um bacc compreende 90 Créditos.

      Neste link vc pode conferir todas as outras taxas e informaçoes.

      Abraços e Sucesso![/align]

      obrigada pela dica Bruno…
      Voce esqueceu de colocar o link….  
       :D  :D  :D

    • #16209
      Carlos_Santos
      Participante

      Bia777,

      acho que foi você quem nao viu o LINK  :roll:  :roll:  :roll:

      pois ao clicar na palavra LINK na mensagem do Bruno cheguei na pagina referida por ele em
      http://www.usherbrooke.ca/admission/frais/

      boa sorte! :wink:

    • #16247
      Bia777
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”8549 wrote:

      Bia777,

      acho que foi você quem nao viu o LINK  :roll:  :roll:  :roll:

      pois ao clicar na palavra LINK na mensagem do Bruno cheguei na pagina referida por ele em
      http://www.usherbrooke.ca/admission/frais/

      boa sorte! :wink:

      é…não tinha aparecido pra mim…mas, agora apereceu!  brigadu…

    • #16276
      Carlos_Santos
      Participante

      @Bia777″;p=”8591 wrote:

      é…não tinha aparecido pra mim…mas, agora apereceu!  brigadu…

      8O  8O  8O  8O

      fico feliz que tenha achado agora  :)

    • #16288
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Ola Eduardo,

      Ainda nao obtive a resposta sobre a minha admissao no mestrado, estou aguardando…os documentos variam segundo cada faculdade e no meu caso enviei CSQ, diploma, CRP ou carteira do residente, CV e uma carta de apresentaçao… mandei copias simples de tudo e sem traduzir, exceto CV e carta de apresentaçao que já fiz em francês.

      Olá Diogo,

      Também estou no aguardo sobre a bolsa…portanto ainda nao sei meu percentual mas geralmente é em torno de 35% de emprestimo e o resto de bolsa.

      Abraços,[/align]

    • #16300
      Diogo
      Participante

      ok, gracias….

      quanto ao percentual eu imaginava que fosse por aí mesmo…
      agora a outra questão é o quanto se consegue, pois temos que pagar o curso, morar, comer… etc, etc…rs

      boa sorte…
      abraço
      db

    • #16302
      chrisazevedo
      Participante

      paulacmc,

      Vc tinha uma segunda pergunta:

      Minha segunda dúvida: Tenta descobrir ai no Canadá se Administração de empresas é uma profissão regulamentada, exclusiva, regida por uma ordem, ou qualquer coisa parecida. Eu já mandei email para Buenos Aires, já fui a palestras, já falei com um amigo Canadense pelo Orkut e cada um me diz uma coisa. Estou muito perdida nesse detalhe. Estou me preparando para dar entrada no processo e ainda não consegui descobrir isso.

      A profissão é regulamentada, sim, mas não é regida por uma ordem profissional. Na verdade, você tira uma certificação. Se você fizer a faculdade no Canadá, acho que é simples, mas se o diploma for brasileiro, complica um pouco. Veja mais informações em: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/professions-regies/Administrateur-agree.pdf.

      Bonne chance,

      Ana Cristina

    • #16304
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Ola Diogo,

      Recebe-se o referente a pagar a faculdade, direitos, matricula etc e também no inicio de cada sessao recebe-se +- 300 dolares para comprar livros. No inicio da sessao recebe-se muito dinheiro que é o equivalente a estes gastos descritos e também ao dinheiro que voce ira receber para sua manuetençao. Você pode pagar a sessao da faculdade toda de uma vez ou pagar as mensalidades, mas recebera todo o dinheiro para paga-la de uma so vez. Depois a cada mês da sessao você receberá o dinheiro para sua manutençao que segundo os amigos que já recebem é de 715 dolares.

      Abraços,[/align]

    • #16305
      Diogo
      Participante

      intindi…

      beleza…  depois daqui uns meses, vc me diz quanto que sobrará por mês dos 715… rsrs pra eu estudar alguma aplicação no banco ou algo assim… rsrs

      sinceramente… se for possível estudar num curso bão aí… vale a pena…  depois paga rapidin os 35% e começa a ver os frutos pra valer dos trabalhos…
      grato mais uma vez…
      abraço
      db

    • #16487
      Bia777
      Participante

      @bbertelli”;p=”8263 wrote:

      [align=justify]Olá Bia,

      Como todo curso na USher cada crédito custa $CAD 55,61 $, e um bacc compreende 90 Créditos.

      Neste link vc pode conferir todas as outras taxas e informaçoes.

      Abraços e Sucesso![/align]

      Olá Bruno…
      90 créditos é 1 semestre?  
      Cada matéria tem quanto créditos?

      Bia

    • #16491
      Diogo
      Participante

      90 créditos é um curso completo de doutorado…
      ou uma graduação
      rs

      as matérias tem de 1 crédito, 2, 3… talvez até 4… mas pelo que vi o normal é 3…
      3 créditos come uma manhã inteira por semana…    mais os trabalhinhos em casa…

      db

    • #16531
      Bia777
      Participante

      @Diogo”;p=”8858 wrote:

      90 créditos é um curso completo de doutorado…
      ou uma graduação
      rs

      as matérias tem de 1 crédito, 2, 3… talvez até 4… mas pelo que vi o normal é 3…
      3 créditos come uma manhã inteira por semana…    mais os trabalhinhos em casa…

      db

      Obrigada Diogo…
      Acho que fiz as contas erradas…hehehe…
      Mas, de qualquer forma, é bem diferente daqui do Brasil…pois faço 20 créditos por semestre..pois cada matéria tem 4 créditos e são 5 matérias…curso inteiro são 160 ´créditos…
      Por isso fiquei com essa dúvida… 90 créditos para um curso inteiro de graduação achei pouco….

    • #16533
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Ola a todos,

      A sessão de Outono começa no fim do mês de Agosto e a demanda de admissão para esta seção deve ser feita geralmente antes do início de março. A sessão de Inverno começa em janeiro e a data limite para inscrição é 01 de novembro.

      Sessões:
      Outono=set, out, nov e dez;
      Inverno=jan, fev, mar, abr;
      Verão=mai, jun, jul, ago.

      Microprogramme (15 créditos – o curso de francês se encaixa aqui)
      Certificat (30 créditos – pode ser de 1º ciclo ou 2º ciclo)
      Baccalauréat (90 créditos – 1º ciclo, equivalente a nossa graduação)
      Maitrîse (de 45 a 60 créditos – 2º ciclo, equivalente ao nosso mestrado, que pode ser com ou sem redação)
      Doctorat (de 90 a 120 créditos – 3º ciclo, doutorado)

      Cada crédito equivale a 1 hora em sala de aula na semana, mas geralmente cada crédito em sala equivale a 2 horas de estudos em casa.
      Para saber quantos anos vai passar na escola, um aluno faz cerca de 30 créditos por ano. Portanto, uma graduação (90 créditos) leva cerca de 3 anos, um mestrado de 1,5 a 2 anos e um doutorado de 3 a 4 anos.

      Abraços,[/align]

    • #16534
      Carlos_Santos
      Participante

      Legal as informações mais detalhadas Adriana!   :wink:

      abraços

    • #16537
      callf
      Participante

      Olá Adriana,

      Com relação ao francês, foi exigido algum teste para sua demanda de mestrado??vale o da sua francisation??

      Abraços,

      Cesar

    • #16541
      brunobbc
      Participante

      Muito interessante.

      Veleu ai pelas dicas, acho que o post está muito completo e todas informações foram muito úteis.

      Abraços e obrigado,
      Bruno Cunha

    • #16560
      Bia777
      Participante

      Muito Boas dicas Dri….  valeu!

    • #37699
      rod_ss
      Participante

      Boa noite a todos !

      Desculpem “ressuscitar” este tópico, porém, gostaria de saber se estou tendo como base as informações corretas :

      Tenho graduação em Ciência da Computação (BAC), e assim que chegar, quero fazer uns 6 meses de estudos em francês antes de iniciar qualquer curso, seja em CEGEP ou Universidades.

      1 – Este curso de francês poderá também ter uma parte paga pelo governo, correto, dentro do Microprogramme “15 créditos” , correto ? Vi que a Université de Sherbrooke tem cursos de línguas também.

      2 – Após isto, temos duas opções : Ou fazer algum curso de interesse no CEGEP, onde eles exigem “menos” para admissão, ou tentar uma “graduação” na Universidade, onde eles pedirão prova de francês, e conhecimentos gerais, entendi correto ?

      Para estes cursos, é necessário que tenhamos nossos diplomas e documentos traduzidos para que eles saibam e tenham como prova que fizemos nossos estudos aqui no Brasil ?

      Obrigado a todos !

      Rodrigo e Luciana.

    • #38075
      VictorDSoBom
      Participante

      Estou com muitas dúvidas sobre entrar numa universidade. :?
      Espero que alguém possa me ajudar :)
      Bom, vamos a dúvidas.
      1) Li as msgs sobre os créditos, mas continuo sem entender. O curso que pretendo fazer tem 90 créditos por exemplo. Esses 90 créditos são pagos por trimestre ? Semestre ? Ano ? :?

      2) Esse microprogramme tem um curso de língua também junto ?

    • #38078
      Dri_Torres
      Participante

      Olá a todos,

      Um BAC tem 90 créditos o que equivale geralemente à 3 anos de estudo…geralmente cada matéria tem 3 créditos, ou seja, você terá que cursar em média 30 matérias para se formar… para se ter direito ou Prêts et Bourses do governo você tem que cursar ao menos 12 créditos por sessao. Cada ano tem 3 sessoes de estudo, outono, inverno e verao, o problema que geralmente o pessoal daqui nao estuda no verao, entao nao sao todas as faculdades que oferecem cursos para aqueles que querem continuar os estudos durante o verao… se a pessoa conseguir fazer 12 créditos em cada sessao ela vai se formar em menos de 3 anos…

      Com relacao ao pagamento você paga pelos créditos estudados em cada sessao, ou seja, se fizer 12 créditos na sessao de inverno, você só pagará por estes créditos.

      Um microprograma é como um nome mesmo diz, um programa curto em algum dominio de estudos… por exemplo eu fiz o microprograma de francês, ou seja, eu tive somente aulas de francês (gramática, fonética, etc) durante toda a duraçao do curso, que geralmente é de 15 créditos, ou 5 cursos…. Se a pessoa se esforçar e se os horários dos cursos nao coincidirem, dá para fazer todo o microprograma em somente 1 sessao de estudos.

      Mas adianto, estudar aqui nao é moleza nao… se nao me engano cada crédito equivale a 1 hora de curso em sala de aula por semana, entao se você faz 15 créditos, você ficará 15 horas por semana na sala de aula… MAS geralmente cada 1 hora na sala de aula equivale à ao menos 2 horas de estudo em casa… entao 15 horas na facul mais 30 horas de estudo em casa. Os professores sempre nos fornecem muitos exercicios e leituras para fazer, sem contar que a pedagogia aqui é diferente (falo das minhas expériencias nos meus cursos aqui, nao sei se em todos os cursos sao iguais), geralmente recebemos todo o plano do curso no primeiro dia de aula e como sabemos o que vamos estudar em classe, nós devemos estudar a matéria antes do dia da aula… a sala de aula serve para tirar dúvidas, discutir etc etc entao sempre estamos estudando antes da aula e depois para validar o aprendizado e se preparar para a proxima aula.

      Sobre a questao do que fazer após o microprograma, isto depende de cada um… na verdade nem o microprograma é obrigatório nao… muitas pessoas o fazem para aprimorar o francês… e após você pode ir trabalhar, continuar seus estudos se quiser, tanto na faculdade como no CEGEP…

      Sobre os requisitos de admissao, isso também depende de cada Universidade e faculdade… para algumas pessoas eles podem exigir varias coisas e documentos, para outras nao… a analise do dossier de cada um é diferente…

      Espero que eu tenha esclarecido as duvidas,

      Boa sorte,

      Adriana

    • #39217
      VictorDSoBom
      Participante

      Estou com uma dúvida, eu preciso de algum tipo de certificado de fluência em Francês para poder fazer um pedido de admissão ? Ou a Universidade de Sherbrooke não exige esse tipo de pré-requisito ?

      Edit: Ops, já li acima sobre a análise de cada um ser diferente.
      Desculpe. :oops:

    • #39456
      Elias
      Participante

      Olá, pessoal, alguém poderia me informar se além da “prêt et bourse” que é uma bolsa manutenção, existiria empréstimo do governo para pagamento de mensalidades do bacharelado? Quais seriam os pré-requisitos? Existiriam restrições ou avaliações para engresso na universidade? Abraços!

    • #39465
      Carlos_Santos
      Participante

      nao entendi a sua questao?

      o sistema de Prêt (emprestimo) et Bourse (bolsa) é para cobrir os estudos (taxas escolares, livros, etc…) e manuntencao da pessoa também!

      Bolsa e empréstimo do Governo para estudantes em
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/29/721.html

      Melhor olhar e ler o site indicado com mais calma ;-)

    • #40072
      VictorDSoBom
      Participante

      Pessoal, estou com mais uma dúvida. :oops:

      Estava aqui vendo o formulário para o pedido de admissão para a UdS, e me surgiu uma dúvida na parte de declaração de estudos.

      Primeiramente, o site é esse:
      http://helios.usherb.ca/lib880/infoadm/page_demo/cw/clw304d1.htm

      E na parte para escolha da escola em que se formou, obviamente como me formei no Brasil, não tem opção com a minha escola.
      Como fazer para os estudantes internacionais ? :?

      Devo colocar na parte que fala sobre os estudos anteriores mais abaixo, mesmo ele pedindo sobre escolas depois dos estudos secundários ?
      E mais uma última coisa, 2° Ciclo secundário seria o nosso Ensino Médio ?

      Desculpem tantas dúvidas, estou muito confuso ainda sobre o processo e a inscrição… :oops:

    • #41114
      VictorDSoBom
      Participante

      Como estava com muitas dúvidas eu entrei em contato com a Universidade e eles me esclareceram, então vou postar aqui o e-mail que eles me enviaram, que fala um pouco sobre a inscrição na UdS para quem está aqui no Brasil.
      Talvez seja útil para alguém:

      Bonjour,

      Nous nous excusons de ne pas vous avoir répondu plus tôt.

      Nous vous remercions de l’intérêt porté envers l’Université de Sherbrooke et ses programmes d’études.

      Nous vous référons à la page Internet suivante où vous trouverez la liste des formations offertes aux étudiants internationaux :

      http://www.usherbrooke.ca/etudiants-internationaux/francais/programmes-d-etudes/

      Les informations suivantes vous seront utiles pour compléter le formulaire avec succès :

      Pour accéder à la demande en ligne, il suffit d’aller sur le lien suivant :

      http://www.usherbrooke.ca/vers/formulaire-da

      Le numéro de dossier qui vous sera attribué sera actif pour 21 jours. Si vous dépassez ce délai, vous devrez recommencer une nouvelle demande.

      Le formulaire est fréquemment rempli par des candidats internationaux.

      Dans le cas d’une personne de nationalité autre que canadienne, il est important de mettre Visa étudiant à la question “Statut légal au Canada”.

      Le domicile permanent est simplement votre adresse principale et usuelle. Cela est donc différent de votre adresse aux études qui est habituellement temporaire. Cependant, il est important de laisser le champ vide à la question “Province canadienne/état américain”. Si vous manquez d’espace pour votre adresse, utilisez la deuxième ligne d’adresse.

      Concernant une adresse au Canada, si vous n’en avez pas pour le moment, cela ne vous empêche pas de nous faire parvenir votre demande d’admission. Inscrivez votre adresse actuelle dans votre pays et quand vous arriverez au Canada, vous pourrez effectuer un changement d’adresse ou encore nous fournir une 2e adresse.

      Concernant le format d’entrée de la date de naissance, il doit être saisi suivant le format aaaammjj (annéemoisjour). Par exemple, une personne qui serait née le 3 octobre 1986 devrait entrer 19861003.

      Le numéro d’assurance sociale canadien est facultatif. Si vous n’en avez pas, n’inscrivez rien à cette case.

      N’oubliez pas de remplir obligatoirement les champs avec un astérisque rouge (*).

      En visitant le lien ci-dessous, vous aurez accès à la liste des programmes offerts aux étudiants internationaux :

      http://www.usherbrooke.ca/etudiants-internationaux/francais/programmes-d-etudes/

      De plus, tous les programmes ne sont pas ouverts à l’admission au trimestre d’hiver et au trimestre d’été. Si vous remplissez une demande d’admission en ligne, lorsque vous serez à la 3e page, vous pourrez valider cette information en cliquant sur le bouton CHOISIR à la rubrique Choix du programme d’études. À la 4e colonne, vous y verrez des indicateurs AHE (A =automne, H=hiver, E=été) indiquant les trimestres ouverts à l’admission.

      Les frais de scolarité pour les étudiants internationaux sont indiqués à la page Internet suivante :

      http://www.usherbrooke.ca/admission/cout-des-etudes/etudiantes-et-etudiants-internationaux/

      Les personnes qui remplissent la demande d’admission électronique doivent faire parvenir rapidement les pièces requises à l’adresse suivante :

      Bureau de la registraire

      Université de Sherbrooke

      Sherbrooke (Québec) J1K 2R1

      CANADA

      Nous vous invitons également à visiter le site Internet suivant pour obtenir des renseignements utiles au sujet des papiers à fournir et sur la démarche d’admission : http://www.usherbrooke.ca/etudiants-internationaux/francais/guide-d-accueil/formalites-et-arrivee/papiers-et-formalites/

      Si vous avez d’autres problèmes ou questions, c’est avec plaisir que nous vous aiderons. Veuillez nous spécifier exactement la page causant un problème et le message d’erreur affiché afin d’accélérer le traitement de votre demande d’aide.

      Si vous éprouvez toujours de la difficulté à compléter le formulaire de demande d’admission électronique, veuillez vous référer à la page Internet suivante où vous pourrez imprimer le formulaire d’admission :

      http://www.usherbrooke.ca/admission/dossier-dadmission/deposer-votre-demande/papier/

      En espérant le tout conforme à vos attentes, nous vous remercions de l’intérêt que vous portez à l’Université de Sherbrooke.

      Passez une excellente journée !

      Gestion du dossier étudiant-cl

      Bureau de la registraire

      Université de Sherbrooke

    • #41203
      Carlos_Santos
      Participante

      Merci Victor.

    • #41428
      JohnDavid
      Participante

      Pessoal,
      so agora estou comecando a me informar, já que faz apenas um mes que participei da palestra em Recife e ainda estou em dúvida.. Por favor, me respondam uma coisa: O Cara engraçado que deu a palestra disse cheio de orgulho que “No Québec, nao existem universidades particulares, todas são públicas!” Bom o fato de serem publicas nao quer dizer que não sejam pagas, certo? Sendo pagas, o quanto pesa no orçamento de uma família pagar uma faculdade ai,(pq aqui no Brasil mesmo voce muitas vezes trabalha so pra pagar a mensalidade). Espero que possam me ajudar.

      Obrigado

    • #41429
      SANDROMS
      Participante

      Se vc é residente permanente no Quebec, ou cidadão, paga um preço mais baixo do que os estudantes estrangeiros.

      Vc paga por trimestre, e dá pra fazer até 15 c’reditos por trimestre. Uma idéia de custo:

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=5&t=768&p=8854#p8263

      Tem muita informação já postada sobre isso, inclusive nesse próprio tópico. Faça uma busca por “prêt et bourse” no forum e vai encontrar informações do como pagar o curso só após se formar e receber uma ajuda de custo proporcional a sua situação financeira.

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.