Mais uma experiência de entrevista…

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista Mais uma experiência de entrevista…

Visualizando 41 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4766
      brunolima
      Participante

      Mais um casal com o CSQ! Quero deixar um relato do que passamos para deixar uma contribuição para a comunidade. Nossa entrevista foi bastante tensa. Explicarei o porquê. O entrevistador foi o M. Leblanc e chegamos ao hotel por volta de 8:20. Ficamos um pouco nos sofás da entrada e logo depois (possivelmente por causa da ansiedade tremenda) resolvemos subir e aguardar nas cadeiras disponíveis no corredor.

      Logo que chegamos ao andar, topamos com o M. Leblanc que perguntou quem éramos e nos convidou a entrar. Pediu logo os nossos documentos de casamento. Enquanto ele conferia os documentos já fui logo falando que tínhamos feito uma pequena apresentação em power point com informações resumidas que considerávamos mais relevantes. Na apresentação falamos do custo de vida em Montréal, como pensávamos gastar nossas economias e também focamos nas perspectivas de trabalho, que são ótimas. Falamos que temos a intenção de trabalhar logo para evitar usar nossas economias.

      Até aí tudo bem. A parte tensa foi quando ele me pediu o diploma universitário e da pós-graduação. Depois que conferiu tudo me pediu também documento do 2o. grau. Gelei na hora porque não tinha levado esse documento. NÃO FAÇAM ISSO!!! Nessa hora meu francês (que não é lá essas coisas) quase virou um “gágáfrancês”. Pra piorar, eu não tinha conseguido a carta de recomendação do meu 2o. estágio, pois o dono da empresa que trabalhei simplesmente sumiu após o envio dos xerox de documentos para a Argentina. Não tinha como comprovar também. Na hora que me pediu esse documento fui muuuito sincero e disse pra ele que esse trabalho não foi registrado (por contrato) e que também não poderia comprovar isso, que esse meu estágio foi um típico caso de trabalho informal. Achava na época que precisava de experiência, mas não sabia exatamente como trabalhar.

      Contei que mudei de trabalho recentemente e ele pediu pra ver a carteira de trabalho novamente e, por incrível que pareça, pediu meu contracheque!! NUNCA imaginei que ele me pediria isso! Mostrei o valor do salário na carteira, mas ele queria o contracheque… Achei nessa hora que o CSQ iria pro espaço, pois falou que “deveria levar todos os documentos possíveis”. Sério… foi terrível.

      Após todas essas trapalhadas ele me perguntou se sabia do mercado de trabalho. Disse que sim e mostrei os postos de trabalho que procuraria lá. Ele foi direto ao ponto e perguntou se meu currículo mostrava tudo que o posto de trabalho pedia. Disse que sim e apontei/expliquei tudo que pedia. Nessa hora esse fez uma cara boa e disse que estava muito bom. Fiquei aliviado e a esperança voltou a brilhar.

      Fez as mesmas cobranças para minha esposa. De forma igual. Mas foi muito mais tranquilo.

      Em resumo digo:
      1 – Levem TODOS os documentos que puderem (os que foram pedidos e todos que ajudem a contextualizar alguma citação), inclusive contracheques. Hehehe
      2 – O M. Leblanc é muito tranqüilo e educado. Ele passa uma segurança incrível para falar o francês. Prestem muita atenção no que ele fala, pois ele fala bem rápido e achei que também fala um pouco baixo. Tem muito interesse em saber tudo que você levou e respeita demais a empolgação e deslizes que às vezes cometemos nas falas. :-)
      3 – Não façam como fiz com relação aos documentos. Só enviem os xerox de documentos em mãos e retirem do currículo experiências que não podem ser comprovadas mesmo se acham que podem “arrumar” até a entrevista. É preferível mostrar experiência a mais na entrevista que passar esse aperto que passei. É muito constrangedor.
      4 – Fiquem tranquilos. Se acontecer algo não esperado falem a verdade. Sejam sinceros pois isso é ponto a favor.
      5 – Ele nos disse que as empresas buscam (para cargos gerenciais) pessoas com pelo menos 1 ano de trabalho em Quebec. Ao procurar por postos de trabalho, para mostrar na entrevista, dêem preferência a trabalhos mais técnicos, pois não demandam tanto francês/inglês e ainda contam como experiência de trabalho para futuras buscas de postos gerenciais.

      No mais é isso! Que venha o processo federal!!

    • #15958

      [align=justify]Parabéns Bruno e Jaqueline!  :)  :)

      Muito legal o relato, e realmente bate uma tensao danada na entrevista, e atencao a todos, sigam as dicas do xará de levar todo documento possível que comprove o que vc colocou em seu dossie!

      Estamos esperando vcs aqui em Sherb para uma vizitinha!

      Abraçao e boa sorte no Federal, o pior ja passou….mas tem muito mais pela frente! 8O  hehe

      Inté![/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #15959
      casalmineiro
      Participante

      parabens Bruno e Jaqueline, pela conquista do CSQ.
      e muito sucesso na parte federal,

      abracos,

    • #15962
      viniciusmarc
      Participante

      Eita que ate eu fiquei tenso lendo aqui, hehehe

      Parabens

    • #15964
      makeloo
      Participante

      Bruno e Jaqueline,
      Parabéns!!!!
      Agora não desanimem. Muito sucesso na parte federal.
      um abraço

    • #15967
      babi
      Participante

      Bruno e Jaqueline,

      Parabéns !!!!!!
      E obrigada pelo relato da entrevista, é muito importante para aqueles que em breve passarão por esta “tortura”.
      Sucesso na parte federal.

      Abraço Bárbara

    • #15975
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns Bruno e Jaqueline,

      boa sorte e sucesso na parte federal.
      Nos vemos no XI Encontro dos Imigrantes de BH e tb lá no Québec!!!

      Abraços,

      Alê

    • #15976
      fabiana
      Participante

      Parabéns Bruno e Jaqueline!!!
      Também passei aperto na entrevista em relaçao ao contra-cheque… como nunca ouvi essa palavra em frances, quando M.Leblanc me pediu, eu mostrei a carteira de trabalho, as declaraçoes de trabalho….custei p entender que ele queria o bendito contra-cheque! Que por sinal, levei por sorte, pois resolvi inclui-lo na pasta na última hora…hehehe

      Abraços,
      Fabiana

    • #15982
      Daniele
      Participante

      Como disse o viniciusmarc, até eu fiquei tensa lendo o seu relato….  :lol:

      Mas que bom que o pior já passou. Agora é só alegria!!

      Sucesso, Daniele.

    • #15988
      luciojunior
      Participante

      Brunão,
      parabéns! espero por vc lá em montreal.
      Lúcio Flávio

    • #16003
      chrisazevedo
      Participante

      Oi! Parabéns…

      Eu levei o contra-cheque e várias declarações de empregos já passei e do atual, ele só leu a carteira de trabalho… Mas eu passei pelo mesmo aperto do diploma e histórico escolar do 2º grau….

      Realmente a listagem de documentação que solicitam que levemos para a entrevista não condiz com o exigido poelo entrevistador…

      Mas, o susto já passou e agora é só comemorar e ralar para terminar a segunda parte (Federal).

      Abs,

      Ana

    • #16005
      Fabiocb
      Participante

      Olá Bruno e Jaqueline,

      Parabéns pela conquista, e obrigado pelo depoimento, amanha sou eu que vou fazer, já estou em Sampa e a ansiedade é grande.

      Abraços e boa sorte no processo federal.

      Fábio

    • #16006
      Daniele
      Participante

      Boa sorte na sua entrevista Fábio! Pensamento positivo que vai dar tudo certo. E assim que puder, coloque aqui pra nós o seu relato.

      Abraços, Daniele.

    • #16008
      lfantoniosi
      Participante

      So por curiosidade, como se diz contracheque em francês?   :?:

    • #16009
      RickSimon
      Participante

      Bruno e Jaqueline,

      Extremamente útil o seu relato e a sua dica, muito obrigado pela colaboração e a gentileza de compartilhar conosco a experiência vivida.

      É sempre bom termos em mente que essa é uma entrevista primordial  para nossa vida, aliás uma nova vida depende dessa entrevista, por isso ter pelo menos tudo em mãos para comprovar o que enviamos para B.A. é uma ótima idéia!

      Mais uma vez muito obrigado e parabéns pelo “suado” CSQ!

      Um abraço fraternal,

    • #16012
      Daniele
      Participante

      lfantoniosi, eu acho que é “fiche de paie”. Vou confirmar hj com meu professor e coloco aqui depois.

      Daniele.

    • #16013
      clpimenta
      Participante

      Parabéns Bruno e Jaqueline!
      Legal o relato de vcs, principalmente pelo fato de mostrarem os erros, e ajudar quem vem depois a não comete-los, realmente o M Leblanc é muito rigoroso com a documentação, com a gente ele tb deu bastante trabalho rss

      Fabio,
      Boa sorte, espero que tenhamos amanhã mais um relato de um CSQ conseguido!
      vamos tomar o quebec de assalto!!!

    • #16019
      wilianbatista
      Participante

      Bruno e Jaqueline: parabéns e sucesso nas próximas etapas !!!

      Fábio: imagino a ansiedade que deve estar sentindo…mas é como a Daniele escreveu: “pensamento positivo”. Sucesso !!!

    • #16022
      carol.
      Participante

      Bruno e Jaqueline,
      Parabéns,
      Muito bacana o relato de vocês. :bigups:
      Boa sorte Fábio, estamos torcendo por você. :clap:
      Abraços,
      Carol

    • #16024
      Marcus
      Participante

      Parabéns, Bruno e Jaqueline!!! Felicidades na parte federal!!!

      O clpimenta disse muito bem; vamos tomar o Québec de assalto. É muita gente indo! Acho que dá até para fazer um documentário. Como música de fundo eu sugiro “Nós vamos invadir a sua praia”, do Ultraje a Rigor.  :lol:  :lol:  :lol: Lembram?! Quem pegou a boa época do rock nacional dos anos 80 sabe muito bem do que estou falando.

      Abração!!!

      Marcão.

    • #16033
      makeloo
      Participante

      Fabio
      muita força e energia positiva pra vc.
      Um abraço

    • #16036
      Tchika
      Participante

      Bruno e Jaqueline,

      Parabêns pela conquista suada e estressante do CSQ. Agora é se preparar para a parte federal, que aliás é bem mais tranquila. Boa sorte.

      Fábio,

      Boa sorte na entrevista. Fique tranquilo que tudo se encaminhará para o fim esperado: o CSQ!

      Abraços

      Lícia

    • #16062
      belsrezende
      Participante

      Parabéns pelo sucesso na entrevista!

      Os relatos dessas experiencias são de suma importancia para nós que ainda vamos fazê-la. Continuem mandando noticias do processo! Espero logo logo poder fazer o meu relato aqui!

      Um abraço,

      Isabel

    • #16067
      AleBHZ
      Participante

      Boa sorte hoje Fábio!!!

      A esta hora vc já deve estar com o CSQ nas mãos!!!

      Aguardaremos sua postagem aqui na CBQ.

      Abraços,

      Alê

    • #16091
      Fabiocb
      Participante

      Olá conseguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii  :mbounce:

      estou tão feliz que parece que vou explodir hahahahahaha

      Primeiramente obrigado a todos pelo apoio

      Bom meu relato vai ser o seguinte:

      Fui para São Paulo com dois dias de antecedencia pois queria me destrair um pouco e fazer algumas compras, me hospedei no Hotel Four Plus  – Trianon Paulista, que por sinal recomendo a todos, muito bom atendimente, localização e precos, sendo R$ 87,00 num Hotel 4 estrelas e com café da manha incluso, tirei até umas fotos  :D

      Bom esta é do site do hotel

      reparem no simbolo do hotel, é a folha de platano, simbolo do Canadá…

      Cama

      Escrivaninha, TV, Frigobar e Armario.

      Sofá

      Mas reparem no detalhe que mais me chamou a atenção, ainda bem que foi uma ótima coincidencia, neste quarto que eu peguei, um quarto simples, a cortina tinha como tema a Flor de Liz, simbolo de Quebec  :D

      Duas vistas do terraço/Piscina do Hotel que fica atraz do Parque Trianon, a duas quadras da Paulista e do Masp.

      Quanto ao Taxi, comprovei minha teoria, paguei R$ 28,00 pegando taxi nos Guiches e 34 pegando Taxi direto na rua, o trajeto foi o mesmo.

      Bom vamos a entrevista:

      Cheguei ao Hotel Crowne as 10:30 e minha entrevista era as 11:00 então o Sr. que me antendeu, muito gento boa por sinal, ficamos até conversando depois da entrevista  :D

      Bom faltando 10 minutos não aguentei e subi, mesmo estando muito calmo, até me assustei com minha calma, o pior foi a ansiedade pré-entrevista.

      Subi então até o 15 andar onde logo ao lado do hall tinha uma papel escrito “Entrevista de Québec” ou alguma coisa do tipo, ai vi duas cadeiras e fui me sentar, e como dito por outros que ja passaram pela entrevista, realmente da pra escutar tudo, inclusive os quartos do hotel  :lol: , tinha um espanhol no apartamente  que ficava de frente para a sala de entrevista e ele ficava toda hora assuando o nariz e falando ao telefone  :lol:  foi bom que fiquei dindo e me distrai, por que a entrevista anterior a minha atrasou demais, foi acabar as 11:40 (40 minutos de atraso) ai vem o Sr. Leblanc e me pediu pra aguardar, blz, logo em seguida ele veio e se apresentou e sei lá engasguei  :lol:  :lol:  :lol:  e me mostrou a cadeira pra sentar e falou que ja voltava.

      Ao voltar ele me conferiu meu nome e me pediu o passaporte e certidão de nascimento,  em seguida me perguntou o endereço e telefones, digitou algumas coisas e então me pediu os diplomas e historicos escolares, mostrei o da faculdade e expliquei do que se tratava (TI), me pediu meu segundo diploma o de Técnico em Eletrônica, ele olhou rapidamente e voltou a digitar no notebook.

      Em seguida me perguntou se eu conhecia o mercado de trabalho em QC, mostrou minhas pesquisas com duas matérias da Radio-Canada e IT Canada que falam que esta tendo uma crise de falta de mão de obra por lá, mostrei em seguida algumas ofertas que se encaixavam no meu perfil, ele ia me perguntado se eu sabia aquilo ou aquilo, etc etc, até que falei que tenho Certificados da Microsoft, ai ele falou nossa que bom.

      Pediu documentos do ultimo emprego, mostri a Carteira de Trabalho, me perguntou o que fazia a minha empresa, expliquei, depois foi pedindo das outras empresas e disse que era muito boas as empresas.

      Depois me fez a tão esperada pergunta, por que Quebec  :D  coloquei os fatores que me levaram a escolher o QC, como cultura mais proxima a brasileira o francês, o mercado de trabalho, custo de vida, e fiz uma especia de apresentação falando sobre mim e minhas expectativas e projetos.

      Seguindo ele me perguntou se eu falava inglês e me pediu pra responder em Inglês, ai veio “Ulala” e eu perguntei o que foi, ele disse você fala Francês e Inglês perfeitamente, você não tem nenhum sotaque, ai fui as nuvens, me perguntou se eu falava algum outro idioma e disse que falava um pouco de espanhol, ele então retrucou, “entonces hablas español” eu respondi e ele novamente “ulala”

      Ele disse finalmente: –  “Felicitations” e começou a imprimir o CSQ, fiquei muito feliz, equanto imprimia ele disse “Vouz avez un très, très, TRÈS bon dossier”.

      E foi isso não pediu mais nenhum documento, nem comprovante de francês, renda, recursos, nada nada, e tudo isso em 20min ai então começou a me dar umas dicas e me dizendo que com meu curriculo eu não precisava ter medo e que deveria ir as grandes empresas e pedir pra falar com o responsavel e me apresentar de maneira objetiva.

      Me imprimiu mais uns guias e dicas, e foi isso, ao sair estava tão atordoado que nem vi que tinha alguem esperando pra ser entrevistado, só ouvi ele falando, acho que era alguem para entrevista. :D

      Obrigado a todos que me ajudaram, obrigado mesmo e não posso deixar de citar a Adriana e  Bruno,  Amanda e Franklin e o Erasmo.

      vlw pessoal e agora rumo ao federal :D

    • #16092
      wilianbatista
      Participante

      Parabéns pela conquista !!!

      Excelente relato !!!

      Fiquei muito satisfeito pela sua conquista e disponibilidade em descrever com tanta riqueza de detalhes !!!

      Sucesso na próxima etapa !!!

    • #16093
      Daniele
      Participante

      Maravilha Fábio!!!  :lol:  Parabéns!

      Abraços, Daniele.

    • #16094
      casalmineiro
      Participante

      parabens Fabio, mais um CSQ na area,
      sucesso na parte federal

      abracos,

    • #16097
      Felipewise
      Participante

      Parabéns Fábio!!!!

      Pelo CSQ e pelo très, très, TRÈS bon dossier!!

      Abs.,

      Felipe

    • #16098
      viniciusmarc
      Participante

      Parabens Fabio,

      Agora e so esperar mais um tempinho e arrumara as malas.

      Marcus

    • #16099
      GIBA
      Participante

      Fábio,

      Parabéns pela conquista do CSQ!!!!!

      Seu relato deixa a todos nós ainda mais confiantes!!!!

      Boa sorte na parte federal!!!!

      Um abraço,

      Bruno.

    • #16100
      babi
      Participante

      Parabéns Fábio!!!!!!!!!!!

      Sucesso na parte Federal!!!!

      Abraço,

      Bárbara

    • #16102
      jrsp
      Participante

      Parabéns Fábio!!!
      seu sucesso era esperado e desejado por nós!

      Gostamos muito do seu blog tb…

      camila e José Roberto

    • #16108
      fabiana
      Participante

      Olá Fabio,

      Parabens pelo CSQ e pela excelente entrevista!!!

      Abraços,
      Fabiana

    • #16109
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns Fábio.

      Nós sabíamos que daria tudo certo!!!

      Abraços,

      Alê

    • #16117
      brunolima
      Participante

      É isso aí Fábio!

      Parabéns!

      Estou fazendo planos pra ir à Quebec em abril ou Maio de 2008. Alguém tb compartilha dessa idéia?

    • #16136
      Fabiocb
      Participante

      Olá a todos,

      Obrigado pelo apoio, hoje mesmo ja enviei os documentos da parte federal para São Paulo, uma hora dessas eles ja devem estar lá num dos aeros de Sampa :D , agora é só esperar e vou poder voltar a postar mais por aqui e também nos blogs do pessoal, que ultimamente tive que ficar meio ausente.

      Abraços

      Fábio

    • #16141
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Com tantos CSQs recebidos ultimamente fica muito difícil acompanhar vocês nas parabenizaçoes!!!! :lol:  :lol:  :lol:

      Parabenizo todos que conseguiram passar por esta fase, que ao meu ver é uma das mais tensas pois é a que define se você poderá seguir com o sonho… mas preparem-se pois as emoçoes nos próximos capítulos sao enormes…

      Obrigada Fábio pelo agradecimento.

      Abraços a todos,[/align]

    • #16341
      viniciusmarc
      Participante

      @Fabiocb”;p=”8412 wrote:

      Seguindo ele me perguntou se eu falava inglês e me pediu pra responder em Inglês, ai veio “Ulala” e eu perguntei o que foi, ele disse você fala Francês e Inglês perfeitamente, você não tem nenhum sotaque, ai fui as nuvens, me perguntou se eu falava algum outro idioma e disse que falava um pouco de espanhol, ele então retrucou, “entonces hablas español” eu respondi e ele novamente “ulala”

      Ola Fabio,

      Antes de tudo parabens!!!!

      Me fala uma coisa, depois dos ” ulalas” o Sr Leblanc voltava a falar em frances ne?

      Marcus

    • #16342
      Amanda
      Participante

      PARABÉNS Fábio….

      Você merece!!! Essa aprovação só confirmou que voce está mais que preparado!!!

      Obrigada pelo agradecimento tb….

      Bjossss

    • #16349
      Carlos_Santos
      Participante

      félicitations Fabio!

      bon courage pour les prochains pas!   :wink:

      à très bientôt!

    • #16510
      Fabiocb
      Participante

      @viniciusmarc”;p=”8694 wrote:

      @Fabiocb”;p=”8412 wrote:

      Seguindo ele me perguntou se eu falava inglês e me pediu pra responder em Inglês, ai veio “Ulala” e eu perguntei o que foi, ele disse você fala Francês e Inglês perfeitamente, você não tem nenhum sotaque, ai fui as nuvens, me perguntou se eu falava algum outro idioma e disse que falava um pouco de espanhol, ele então retrucou, “entonces hablas español” eu respondi e ele novamente “ulala”

      Ola Fabio,

      Antes de tudo parabens!!!!

      Me fala uma coisa, depois dos ” ulalas” o Sr Leblanc voltava a falar em frances ne?

      Marcus

      Olá Marcus,

      desculpe a demora  :oops:  mas só agora tive tempo para rever todos os topicos, obrigado pela parabenização e quanto a sua pergunta, sim ele passou a falar em fracês depois, me deu algumas dicas e conselhos para os meus primeiros dias em Montréal, tudo em Francês.

      Olá Franklin e Amanda,

      Obrigado, estou torcendo para que tudo de certo para vocês.

      Salut Carlos,

      Merci et à tantôt,

      Abraços a todos.

      Fábio

Visualizando 41 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.