resultado da entrevista foi positivo !!

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista resultado da entrevista foi positivo !!

Visualizando 216 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4441
      paspatour
      Participante

      Caros amigos

      Como havia escrito no dia 21 de Dezembro estava marcada minha entrevista , em SP . Posso agora com mais tanqüilidade dizer que foi positiva , sim estou com o meu ( CSQ)  !!!

      Quero dividir com os amigos o que aconteceu . Primeiro é tudo em Frânces mesmo  !!   Meus amigos é claro que agente fica nervoso mas o que eu posso dizer que não é nada que agente já não espere , por exemplo as perguntas , foram  todas aquelas que todo mundo já sabe : Por que o Quebec ? Com o que você pretende trabalhar ? Por que deixar o seu trabalho atual  ? Conferência dos principais documentos , então percebam que nada do que já não foi perguntado . Acredito que o idioma ainda é o ponto mais forte  , por que estando preparados já dá un nó na garganta imagina se não falamos nada ou muito pouco , e tem um agravante que mesmo que não digamos muita coisa no período da entrevista temos que deixar claro que entendemos o que foi dito  , então amigos o melhor é estudar . Eu coloquei intermediário em frânces  mas é claro que depois de estudar tanto acredito que estava um pouco a mais que isso  , por que compreendi absolutamente tudo e falei um monte !!!  

      Aos amigos que irão fazer sua entrevista  só posso dizer que estudem bem o idioma , tenham claro os motivos que o estão motivando para mudar tão radicalmente de vida  , assim como eu cada um tem um ou vários motivos que devem ser ditos durante a entrevista  e não deixem que o medo  calem  sua vozes  , encontrem sua própria verdade e acho muito difícil que quem estiver entrevistando não irá perceber que existe algo de bom em cada um .

      Um grande abraço a todos e agora vou para a segunta etapa .

      Se alguém tiver alguma dúvida sobre a entrevista pode escrever .

      paspatour

    • #11677
      Ventura
      Participante

      Paspatour,

      meus parabens pela conquista!! Pelo seu testemunho, tenho certeza de que você mereceu o CSQ!

      Parabens mais um vez!

      Forte abraço,

      Alexandre

    • #11678
      Fabiocb
      Participante

      :mbounce:  :clap2:  :up:

      Aehhh, meus parabéns e muita sorte nos proximos passos.

      Abraços

      Fábio

    • #11679
      Erasmo
      Participante

      Olá Paspatour, parabéns pelo CSQ e obrigado por compartilhar essa conquista conosco…seu depoimento deixa claro que o PREPARO é fundamental no processo! Como você mesmo disse, mesmo preparados, ficamos com um nó na garganta!

      Quem se prepara, consegue! Parabéns!!!!

    • #11680
      Carlos_Santos
      Participante

      félicitations!!!

    • #11681
      Daniele
      Participante

      Parabéns pela grande conquista!!

      Quem te entrevistou? a Sra. Soraya Tandel?

      Abraços, Daniele.

    • #11688
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns Paspatour,

      mais um a entrar em 2007 com o CSQ nas mãos…
      Fico feliz por você e concordo com tudo o que vc escreveu.

      Ainda estou na expectativa de ser convocado e quando isso acontecer, certamente dividirei essa emoção aqui no fórum.

      Abraços e mais uma vez: parabéns pela conquista. Agora é correr pro Federal!  :D  :D  :D

    • #11693
      MaxBouncer
      Participante

      Parabéns…

      Eu estou para iniciar meus estudos de Francês agora em Janeiro…

      Seja o que Deus quiser…  :)

    • #11695
      driaoquadrado
      Participante

      Parabéns pelo sucesso da primeira fase e muita sorte para as próximas…
      Tenha muita força, paciência e determinação que dará tudo certo.

      Abraços,

      Adriana

    • #11697
      JeffersonAV
      Participante

      Mais um colega com o CSQ…
      Parabéns!

      No dia 21 já estávamos em SP nos concentrando para o dia 22… e é como disse, estudamos muito o idioma e tínhamos conciência de qual era nosso projeto… resultado: tb conseguimos o CSQ.

      Vamos agora ficar aguardando março/abril de 2007, onde novos e queridos amigos serão chamados para as novas etapas de entrevista.

      Bom 2007 para todos!!    :D

    • #11699
      Espektro
      Participante

      Parabéns paspatour!!!

      Eu começarei meu françês em Fevereiro e a todo vapor… farei intensivo de 4 meses.

      Boa sorte a todos nós…
      abraço
      Daniel

    • #11700
      Javs
      Participante

      Ola,

      Primeiro parabens pela conquista do CSQ. So quem passou por essa fase sabe como é!
      Segundo, quando voce entrarar com a etapa federal?
      Terceiro, quando pretende viajar?

      Estamos montando um grupo para nov/dez de 2007 com beneficios especiais com a Air Canada. De uma olhada no meu blog (http://bhzquebec.blogspot.com/2006/12/embarque-em-novembrodezembro-de-2007_21.html) ou na comunidade no forum “Embarque Novembro/Dezembro de 2007”. Caso voce se interesse entre em contato!

      Julio

    • #11701
      leserafim
      Participante

      Parabens por essa conquista e boa sorte nas proximas etapas.

      Abraço

      Leandro

    • #11709
      RickSimon
      Participante

      Olá Laercio,

      Já havia conversado contigo, mas fica oficializado os meus parabéns pela sua conquista.

      Só uma pena que não tivemos tempo para bater um papo pessoalmente aqui em SP, mas oportunidades não faltarão, não é mesmo?

      Um abraço e até mais,

      Ricardo

      Ri e Ro – Rumo ao Quebec

    • #11710
      makeloo
      Participante

      Parabéns.
      Seu relato so faz confirmar o que eu já sei. Agora é enfirar a cara no frances e deixar bem madurinha as nossas convicções.
      um abraço

    • #11719
      paspatour
      Participante

      Oi Daniele

      Quem me entrevistou foi  a Soraia Tandel , creio que todos no dia 21 passaram por ela .

      Acho muito bacana a possibilidade de fazer um grupo para irmos juntos e conseguirmos descontos , trocarmos ” aquela energia positiva ” , ou pelo menos ter para quem olhar durante as eventuais turbulências re re re re  . Vou iniciar o processo federal assim que cheguem minhas certidões negativas  . vou fazer contato no blog  .

      Obrigado a todos e boas festas .

    • #11720
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Paspatour,

      Parabéns!!!

      Agora que venha a parte Federal!!!

      Abraços,[/align]

    • #11724
      AleBHZ
      Participante

      Olá Paspatour,

      parabéns de novo…
      Estando com o visto na mão, vc pretende viajar quando?
      Se idéia do grupo te agradar, vc será bem vindo…
      Dê uma olhada lá no blog.

      Abraços,

      PS: qual o seu nome?

    • #11747
      carol.
      Participante

      Parabéns por essa conquista :clap2:
      e boa sorte no processo federal. :up:

      Abraços, Carol

    • #11902
      nakhatealokalokimm
      Participante

      parabens pela conquista!!!!

    • #11952
      driaoquadrado
      Participante

      Que legal!!! Parabéns pela conquista e boa sorte nas próximas etapas.

    • #14993
      casalmineiro
      Participante

      Eu e minha esposa fizemos a entrevista ontem e foi muito tranquila o entrevistador foi muito atencioso e gentil, e uma hora e dez minutos depois conseguimos nossos CSQ.

    • #14995
      Javs
      Participante

      Ola CasalMineiro!

      Primeiro meus parabens!!!!!!
      Segundo, quem foi o entrevistador?

      Julio

    • #14997
      casalmineiro
      Participante

      obrigado, o entrevistador foi o Daniel Leblanc, e a primeira vez que ele faz as entrevistas aqui no Brasil.

    • #14998
      Javs
      Participante

      Casal mineiro,

      teria porblema em vc colocar o relato da sua entrevista aqui?
      Por favor crie um novo forum, por exemplo, “Resultado das entrevistas – abril/2007”. Ja li a sua entrevista no yahoo mas acho que serai importante ter uma copia aqui tambem.

      Muito Obrigado!
      Julio

      PS: Quais sao os seus nomes?

    • #14999
      makeloo
      Participante

      Parabéns Casal Mineiro
      Sucesso nessa nova etapa.
      Um abraço

    • #15003
      makeloo
      Participante

      QUEM JÁ FEZ A ENTREVISTA, POR FAVOR POSTEM CONTANDO COMO FOI POIS ASSIM PODEMOS TER UMA IDEIA DE COMO SERÁ A NOSSA.
      NÃO SO EU MAS MUITOS OUTROS COLEGAS ESTÃO MUITO ANSIOSO ESPERANDO POR SUAS ENTREVISTAS. POSTANDO O SEU RELATO DE ENTREVISTA É UMA FORMA DE AJUDAR A CONHECER COMO É O NOVO ENTREVISTADOR.

      DESDE JÁ AGRADEÇO A COLABORAÇÃO DOS COLEGAS.

      UM ABRAÇO

    • #15004
      Daniele
      Participante

      Ai que bom!!! Nada como uma notícia dessas pra levantar o moral do pessoal que vai fazer a entrevista agora, não é mesmo?!

      Parabéns e sucesso nas etapas seguintes.

      Abraços, Daniele.

    • #15005
      casalmineiro
      Participante

      Obrigado Marcelo.
      respondendo ao julio, eu nao coloquei o meu relado no yahoo, deve ser de outra pessoa,

       A minha entrevista estava marcada p/ as 3:30 mas eu cheguei 1:50 no local da entrevista e me apresentei ao Sr Daniel Leblanc, nao havia ninguem esperando na sala, ele achou que nos fossemos um casal cuja a entrevista era 2:30, nos dissemos que nao, entao ele nos perguntou se queriamos comecar imediatamente nossa entrevista , dissemos que sim.  
       Ele nos deixou muito a vontade e e muito gentil e calmo, comecou perguntando quem era o requerente principal e depois nos pediu o passaportes, logo depois as certidoes de nascimento, ele digitava muito a medida que iamos respondendo, as vezes ficava um silencio na sala, depois nos perguntava de novo e digitava. Nos perguntou se conheciamos sobre nossas profissoessoes no quebec? porque escolhemos quebec ? porque escolhemos nossa regiao no quebec?
       Acho de muita valia estudar aquelas tradicionais perguntas, pois cairam muitas.
      Ele nao nos pediu nada em relacao a extrato bancario ou qualquer provas financeira.
      Me disse tb q era a primeira vez q ele fazia entrevistas aqui no Brasil, ele fazia no Peru, Marrocos e Mexico.
      Depois de 1:10 de entrevista ele nos parabenizou, e nos deu algumas dicas sobre nossa imigracao, e nossas profissoes no quebec.
      Foi realmente muito tranquila, acho tb que lele nao fala portugues, pois a entrevista foi totalmente em frances.

      espero ter ajudado um pouco os futuros entrevistados.

    • #15009
      makeloo
      Participante

      Casal Mineiro
      Muito Obrigado e muito sucesso nessa nova etapa

      um abraço
      Marcelo

    • #15010
      AleBHZ
      Participante

      Casal Mineiro,

      obrigado pelo relato e parabéns pelo sucesso na entrevista!!!

      certamente será de grande importância para os próximos candidatos, como eu…rs

      Abraços e boa sorte no federal.

      Alê

    • #15011
      Felipewise
      Participante

      Casal Mineiro!

      Meu parabéns!!!!
      Obrigado pelo depoimento!

      Abs.,

      Felipe

    • #15020
      rcsmelo
      Participante

      Parabéns Casal Mineiro e obrigado pelo relato, para aqueles que estão esperando a convocação e a entrevista é muito bom saber que a fila está andando. Que Deus lhes abençoe nesta nova etapa.
      Robson.

    • #15022
      Marcus
      Participante

      Casal Mineiro,

      Antes de mais nada, parabéns pelo sucesso nesta etapa! E boa sorte para esta segunda etapa!

      Quero agradecer pelo depoimento de vocês. Eu e minha esposa faremos nossa entrevista em 09/04 e o relato de vocês já nos tranqüilizou muito. Podem ter certeza disso.

      Espero em breve poder colocar aqui uma boa notícia dessas.

      Um grande abraço.

      Marcão.

    • #15025
      Ventura
      Participante

      Casal Mineiro,

      parabens pela conquista!! E obrigado pelo relato!

      []s

      Alexandre

    • #15037
      julianomga
      Participante

      oi Casal mineiro,

      parabens por essa importante conquista e obrigado por nos ajudar contando como foi sua entrevista

      sucesso!!!

      Abraços

      Juliano

    • #15038
      casalmineiro
      Participante

      OBRIGADO A TODOS
      FELICIDADE E SUCESSO  A TODOS QUE IRAO FAZER A ENTREVISTA.

    • #15040
      Carlos_Santos
      Participante

      felicidades por mais esta conquista!

      boa sorte nas demais etapas!

    • #15062
      marco31
      Participante

      Casal mineiro
      Obrigado pela forca e parabens pela conquista, que Deus ajude vcs ainda mais.
      marco, rj

    • #15063
      deiaibrahim
      Participante

      Parabéns Paspatour! :D  que ótimo, vc foi o primeiro e tomara que seja o inicio de coisas boas.Eu e meu marido iremos pra entrevista na terça, estamos apreensivos e concentrados no conteúdo.Quem te entrevistou, a Soraia ou o Daniel?
      Boa sorte pra todos nós!
      Andrea :)

    • #15070
      fabiana
      Participante

      Olá Casal Mineiro,

      Parabens pela  conquista e  boa sorte na proxima etapa!!! Obrigada por compartilhar conosco detalhes da entrevista, isso é muito importante p quem vai passar por isso tb… como eu.

      Abraços,
      Fabiana

    • #15081
      Fabiocb
      Participante

      Olá Casalmineiro,

      Parabéns pela conquista e obrigado pelas informações, fico mais tranquilo com o depoimento de vocês.

      Abraços

      Fábio

    • #15160
      Dri_Torres
      Participante

      Ola Casal Mineiro,

      Parabens pelo CSQ!!!

      Aproveito e desejo a todos que ainda irao fazer a entrevista BONNE CHANCE!!! Com erteza tudo dara certo para todos aqueles que estao preparados…

      Abracos e T+

    • #15208
      casalmineiro
      Participante

      Obrigado Adriana,  Estamos daqui torcendo por vcs, q de td certo, nessa caminhada quebequense.

      felicidades e sucesso

    • #15242
      Danix
      Participante

      Wow! Agora foi o meu! Agora sim posso dizer: JÁ TENHO CSQ!
      Depois de 2 noites mal dormidas de ansiedade, e de não conseguir comer direito hoje. Finalmente, estou com o sorriso na nuca! Que alívio bom!!!!  =)
      Eu apliquei com a minha filha de 9 anos. Fiz a entrevista hoje às 14h30, cheguei antes, e ele começou às 14h15. Durou uns 50 min, depois ficamos mais num bate-papo descontraído. Ele até pediu para ver as minhas fotos de lá (eu já morei em Montréal 6 meses).
      Comecei bem nervosa, como todos, mas depois ele te deixa bem à vontade… e a conversa flui mto bem. Ele é mto simpático e atencioso. Gostei mto!
      Ele não quer escutar vc dizer q vai pro Quebec pq lá é bonito ou pq vc ama o frio, claro que não e mto pelo contrário, ele enfatiza mto a questão de experiências de trabalho e o que a gente conhece sobre o mercado. Eu imprimi algumas coisas q encontrei sobre minha profissão, sobre as profissões em demanda em que eu me encaixo tbm.
      Ele não pediu meus comprovantes bancários, somente o formulário do qual vc preenche a quantia que tem para levar.
      Ele tbm não me pediu nenhum comprovante do francês. Ele fez algumas questões em inglês, e depois voltou para o francês.
      Eu havia enviado à Buenos Aires um documento da aprovação do pai dela, mas ele não o tinha! Daí, ele me pediu pra xerocar e depois trazer de volta no mesmo momento. O hotel Crowne fez essa gentileza pra mim! rs  Foi tudo muito bom! Eu estou muito feliz!
      Agora, já estou com a papelada do Federal pronta pra dar entrada na segunda-feira mesmo!   :mbounce:

      Desejo mta sorte aos próximos entrevistados! Vão com calma e com fé que tudo dará certo!
      Mto obrigada à grande ajuda dessa comunidade maravilhosa e a todos que deram apoio!!!

      Eeeeeeeeeee!!  =)

      Bjs,
      Dani

    • #15246
      Danix
      Participante

      Ah, sim, esqueci de dizer outra coisa importante: eu estou desempregada! E sei que este foi um tópico levantado aqui, e também era a minha preocupação. Desde que voltei de Montréal, no final de dezembro, estou em alguns processos seletivos, mas nada de aparecer emprego ainda. Ele nem questionou…   Mas sei lá, cada caso é um caso, né?  ;)

      Nossa, gente, ainda estou bamba! rs

      bjs,

      Dani

    • #15251
      Fabiocb
      Participante

      Aeeee Dani,   :D

      Parabéns pela conquista, também não vejo a hora de chegar a minha vez, e agora faltam somente 20 dias.

      Obrigado pelas dicas e abraços

      Fábio

    • #15252
      casalmineiro
      Participante

      PARABENS PELA CONQUISTA!!! ESTAMOS MUITO FELIZES E DESEJAMOS BOA SORTE PARA A ETAPA FEDERAL!!

      SUCESSO.

    • #15256
      MauPriJP
      Participante

      Danix,

      Parabéns pela conquista!!!

      É muito bom ouvir relatos positivo, principalmente para nós que estamos aguardando esse grande DIA!

      Sucesso.

      MauPriJP.

    • #15257
      Daniele
      Participante

      Êita coisa boa Dani!!!!  :lol:

      Parabéns e MUIIIIIIITO sucesso daqui pra frente!!!  :clap2:

      Abração, Daniele.

    • #15262
      makeloo
      Participante

      Dani,
      Parabéns e continue perseverante
      um abraço

    • #15263
      rcsmelo
      Participante

      Parabens pela sua conquista , todos nós ficamos felizes pois é mais um a conseguiu a vitoria : o CSQ .
      e que logo voce esteja de volta ao Quebec , agora como Residênte Permanente

      robson

    • #15264
      Jocanada
      Participante

      primeiro de tudo: PASSEI!!!!!!!!

      Vou procurar fazer o relato o mais completo possível, pois caso vcs tenham algumas dúvidas não vou estar online para responder, pq agora estou tirando umas “férias” depois de tantos sábados à noite estudando francês e feriados fazendo pesquisas, depois de tanta dedicação total vou tirar uns dias para mudar o foco.

      quem sou eu: formada em publicidade, bancária, solteira, 28 anos, 167 horas de francês, morei 2 anos em Toronto.

      meu timeline: 26/09/06 envio da documentação, 02/10/06 abertura do processo

      o entrevistador: sabe quando vc se depara com um profissional que gosta do que faz? essa foi a impressão que tive do M. Daniel Leblan, ele gosta de entrevistar e faz isso com muito profissionalismo. Mostra respeito ao entrevistado na questão de horário, na sua documentação, no que vc leva para mostrar, no que vc tem para falar e a importância que aquela entrevista tem nas nossas vidas, sendo compreensivo e levando na brincadeira as possíveis atrapalhadas causadas pelo nervossismo.

      as perguntas: o que fiz no canadá? o que mais gostei de lá? o que pretendo fazer? o que pretendo fazer logo que chegar? no que pretendo trabalhar para ganhar dinheiro? (pois eu havia comentado sobre a minha pesquisa na parte de trabalho voluntário para ganhar experiência)

      documentação: ao mesmo tempo que ele foi analisando fomos conversando sobre cada documentação, ele faz comentários e elogios, enquanto, isso conversa, dá risada, descontrai e depois anota no computador, ele confere tudo direitinho e também deu muita atenção nas fotos que eu levei, na pesquisa que fiz, solicitou as vagas de trabalho. levei também para reforçar o teste de nível TCF que tirei B1no resultado global, sendo B2 na fala e ele verificou na pasta dele a equivalência com a pontuação da imigraçao.

      idiomas: ele fala rápido, não dá para entender todas as palavras ditas, mas consegui entender com muita clareza o que ele queria falar de uma maneira geral, em todo o tempo de conversa ele teve que repetir apenas 1 pergunta pois todo o resto eu entendi o que ele queria comunicar. ele não exige respostas longas, pois dentro da sua resposta ele já vai encaixando a próxima pergunta. fez 3 perguntas em inglês e  só a partir da segunda engrenei e disparei a falar inglês, mas demorou um pouco pra trocar a “marcha”.

      felicidades: meu francês ele avaliou como 9-avançado, deu conselhos sobre meu plano de imigração e falou que eu havia feito um bom trabalho

      duração: +1 hora

      agradecimentos: A Deus- pela promessa, aliança, bençãos, milagres, provisão e fidelidade. minha família- pelo o apoio braçal desde as xerox tiradas e outras preparações até o apoio moral de incentivo constante e etc. meus familiares- desde os tios até primos distantes por nunca terem dito aquela celebre frase: vc eh louca? mas sim pela sua compreensão e icentivo. meus amigos- por entenderem todas as vezes que tive que negar um convite para sair até as vezes que não pude dar telefonemas e pelas orações. meus amigos virtuais (comunidades do orkut e yahoogroups) e os demais que tb estão no processo- obrigada pelas dúvidas sanadas, pelos relatos de entrevista, pelas dicas, idéias e por sonharmos esse sonho junto comigo. Pr Carlos e família- pela prova de nossa amizade, o seu apoio e prestatividade . e professora Mirian- minha fonte de conhecimento, minha amiga, tudo o que sei de francês veio de ti e por vc fazer do meu processo como se fosse seu, compartilhando das aflições e alegrias indo além da função acadêmica  

      próximo passo: no dia seguinte, pela manhã acordei cedo e fui no consulado dar entrada na parte federal, agora é só aguardar as cenas do próximo capítulo……….

      Jocelin

    • #15268
      Hanton
      Participante

      Jocelin,

      Meus parabéns!! :clap2:  Muito obrigado por compartihar conosoco aqui do CBQ. Seu relato está excelente.

      Boa Sorte na segunda fase, que com certeza será bem mais tranquila :D

      []’s e boas férias :lol:

      Hamilton e Daniela

    • #15269
      Fabiocb
      Participante

      Aeeeh Jocelin,

      Parabéns, como eu fico feliz de ver que tudo esta correndo bem, parabéns novamente, bom descanço  :D  e boa sorte nos proximos passos.

      Abraços

      Fábio

    • #15274
      Carlos_Santos
      Participante

      Parabéns Jocelin!

      mais uma etapa vencida! e boa sorte nas demais!   :wink:

    • #15278
      rcsmelo
      Participante

      :bigups: Parabéns  Jocelin e boas ferias , você merece.
      robson

    • #15280
      makeloo
      Participante

      Jocelin,
      PARABÉNS,  e Sucesso na próxima etapa.
      Um abraço

    • #15296
      Marcus
      Participante

      Parabéns, Dani!!!  :clap:

      Felicidades para você e para a sua filhota no restante do processo e na futura vida no Québec. Continue postando as suas vitórias aqui na CBQ, porque além de compartilhar a sua alegria conosco, você também irá incentivar e motivar outras pessoas com estes seus relatos eufóricos!  :up:

      Um grande abraço e tudo de bom!!!

      Marcão.

      P.S.: segunda-feira é a nossa vez (eu, minha esposa e minha filha). Torça por nós.   :D

    • #15298
      carol.
      Participante

      Olá Pessoal,
      Meus parabéns a todos que receberam os CSQ, boa sorte nas novas etapas. :hooray:
      Também gostaria de desejar boa sorte a todos os amigos que farão a entrevista nas próximas semanas,
      estou torcendo por vocês. :clover:  :clover:  :clover:
      Abraços,
      Carol

    • #15303
      Marcus
      Participante

      Jocelin, parabéns pelo sucesso alcançado!!! :clap2:

      Boa sorte nas próximas etapas!  :up:  :clover:

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Marcão.

    • #15311
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns pelo sucesso Jocelin!!!
      Que venha o processo federal agora!.

      Abraços,

      Alê :)

      *A semana que vem será decisiva pra muitos da CBQ, inclusive pra mim. Rezem, orem, torçam, enfim, mandem energias positivas pra gente…  :clover:

    • #15315
      jrsp
      Participante

      Parabéns!!! :D  :lol:
      e achei muito lindo seus agradecimentos!!!

      O que faz uma pessoa ser nobre é o fato dela reconhecer que é o seu esforço mais outros milhoes de fatores que fazem o ser humano evoluir

      Boa sorte a todos os que vão fazer entrevista este mês,
      estamos na torcida e no aguardo pelos relatos.

      Camila e José Roberto

    • #15316
      reganem
      Participante

      Parabéns!!

      E boa sorte na nova etapa! Terça-feira é a minha vez!!  :o

    • #15356
      Marcus
      Participante

      Salut, mes amis!!! :happy2:

      Conseguimos!!! Já estamos com o nosso CSQ em mãos!!!  :mbounce:  :bananadance:  :bananadance2:

      Eu ia colocar o relato na sessão “artigos”, mas, como não consegui, então vou colocar aqui mesmo. :huh:

      A nossa entrevista foi ontem, 09/04, às 9:00hs em São Paulo. Graças à DEUS, tudo correu muito bem. Tivemos um pequeno imprevisto ao chegar ao hotel. No comunicado que recebemos de Buenos Aires, estávamos marcados para as 9:00hs no 12o andar. Chegamos ao hotel às 8:30hs, mostramos o comunicado para um funcionário da recepção e o mesmo confirmou o andar e nos encaminhou para o elevador. Chegamos no referido andar e a sala onde seria a entrevista estava fechada. O tempo foi passando e nada do entrevistador aparecer. Quando já eram 9:20hs percebemos de fato que havia algo errado. Solicitamos a ajuda de um outro funcionário do hotel, ele desceu até a recepção para se informar e retornou com a informação de que a entrevista foi transferida para o 15o andar. Só uma perguntinha: Se for muito difícil treinar algum funcionário da recepção para dar a informação correta, será que não dava para, pelo menos, colocar um aviso pregado na porta (pode ser em papel de pão e escrito a mão mesmo) informando que a entrevista será no 15o andar?!  :rant:  :furious:  :explode: Corremos então para o andar correto e chegamos lá já às 9:30hs. O casal que seria entrevistado às 10:00hs já havia chegado e o M. Daniel Leblanc já ia antecipar a entrevista deles imaginando que estávamos presos no trânsito. Quando explicamos o acontecido, M. Daniel Leblanc ficou até vermelho de raiva, desceu com mais de 1000 nos ponteiros e foi pagar uma geral na recepção. Após uns dez minutos ele retornou, pediu desculpas e nos convidou para entrar. Resolvemos deixar o casal das 10:00 ir primeiro, até porque o vôo de volta deles era às 14:00hs e o nosso era às 17:25hs. Quando chegou a nossa vez, M. Daniel nos pediu mais uma vez desculpas pelo acontecido, nos convidou para entrar e foi muito simpático. Ele nos pediu os passaportes, certidão da casamento e certidões de nascimento minha, da minha esposa e da minha filha. Em seguida ele nos pediu as comprovações de nossos trabalhos. Foi nos perguntando sobre nossas experiências profissionais e sobre o mercado de trabalho para as nossas profissões no Québec. Perguntou para qual cidade iríamos. Dissemos que iremos para Ville du Québec e aí ele nos perguntou o porquê. Dissemos a ele que era porque há muito emprego na minha área e na área da minha esposa e muitos cursos de nosso interesse também. Então ele passou a focar muito na questão do mercado de trabalho. Perguntou muito sobre nossas profissões aqui no Brasil e no Québec. A maior parte da entrevista foi em cima deste assunto. Ele também fez a célebre pergunta: “por quê o Québec?” e mais outras perguntas sem muita importância. Eu diria que 70% da entrevista foi em cima dos assuntos relacionados às nossas profissões aqui no Brasil e no Québec. O restante foi sobre outros assuntos do tipo: “você já tentou imigrar alguma outra vez”, etc.

      O que deu para perceber é que ele dá total importância para a questão da profissão e se a pessoa está bem informada sobre o mercado de trabalho na sua área no Québec. Acho inclusive que o ponto forte da nossa entrevista foi exatamente estarmos muito bem informados sobre esta questão e também o fato de mostrarmos isso a ele de maneira muito clara, seja falando, seja apresentando as ofertas de empregos que imprimimos dos vários sites de emprego do Canadá.

      Recomendo a todos que façam muitas pesquisas sobre este assunto, imprimam tudo que achar importante e mostrem a ele no momento da entrevista. Pelo visto, o mais importante para ele é a pessoa ter qualificação e estar motivada a emigrar para o Québec e se enraizar. Acho que se ele perceber que a pessoa está pensando em ir, ficar uma temporada, estudar, ganhar algum dinheiro e depois voltar para o Brasil, ele certamente irá barrar. Portanto, mostrem todas as suas qualidades, experiências, qualificações e, sobretudo, desejo de mudar definitivamente.

      No mais a entrevista foi tranqüila, ele nos deixa bem à vontade, tanto é que não ficamos nervosos hora nenhuma. No final da entrevista ele faz algumas perguntas em inglês. Depois que recebemos o tão sonhado CSQ, ele ficou batendo papo conosco e nos deu muitas dicas sobre a vida no Québec, inclusive sobre cidades, empregos, serviços de ajuda ao imigrante, etc. Sempre de maneira muito educada e simpática. Ao final, nos agradeceu, deu boas vindas e se colocou à disposição para nos ajudar caso tenhamos dúvidas no decorrer do processo.

      Basicamente foi isso. Desejo a todos muito sucesso na entrevista! Fiquem calmos e tranqüilos porque não é nada do outro mundo.

      Um grande abraço a todos!

      Marcão.

      P.S.: ele conferiu cuidadosamente todos os nossos diplomas e certificados de especializações e as nossas comprovações de trabalho. Levamos nossos curriculuns em francês e ele acabou ficando com eles.

    • #15357
      Marcus
      Participante

      Salut, mes amis!!! :happy2:

      Conseguimos!!! Já estamos com o nosso CSQ em mãos!!!  :mbounce:  :bananadance:  :bananadance2:

      Eu ia colocar o relato na sessão “artigos”, mas, como não consegui, então vou colocar aqui mesmo. :huh:

      A nossa entrevista foi ontem, 09/04, às 9:00hs em São Paulo. Graças à DEUS, tudo correu muito bem. Tivemos um pequeno imprevisto ao chegar ao hotel. No comunicado que recebemos de Buenos Aires, estávamos marcados para as 9:00hs no 12o andar. Chegamos ao hotel às 8:30hs, mostramos o comunicado para um funcionário da recepção e o mesmo confirmou o andar e nos encaminhou para o elevador. Chegamos no referido andar e a sala onde seria a entrevista estava fechada. O tempo foi passando e nada do entrevistador aparecer. Quando já eram 9:20hs percebemos de fato que havia algo errado. Solicitamos a ajuda de um outro funcionário do hotel, ele desceu até a recepção para se informar e retornou com a informação de que a entrevista foi transferida para o 15o andar. Só uma perguntinha: Se for muito difícil treinar algum funcionário da recepção para dar a informação correta, será que não dava para, pelo menos, colocar um aviso pregado na porta (pode ser em papel de pão e escrito a mão mesmo) informando que a entrevista será no 15o andar?!  :rant:  :furious:  :explode: Corremos então para o andar correto e chegamos lá já às 9:30hs. O casal que seria entrevistado às 10:00hs já havia chegado e o M. Daniel Leblanc já ia antecipar a entrevista deles imaginando que estávamos presos no trânsito. Quando explicamos o acontecido, M. Daniel Leblanc ficou até vermelho de raiva, desceu com mais de 1000 nos ponteiros e foi pagar uma geral na recepção. Após uns dez minutos ele retornou, pediu desculpas e nos convidou para entrar. Resolvemos deixar o casal das 10:00 ir primeiro, até porque o vôo de volta deles era às 14:00hs e o nosso era às 17:25hs. Quando chegou a nossa vez, M. Daniel nos pediu mais uma vez desculpas pelo acontecido, nos convidou para entrar e foi muito simpático. Ele nos pediu os passaportes, certidão da casamento e certidões de nascimento minha, da minha esposa e da minha filha. Em seguida ele nos pediu as comprovações de nossos trabalhos. Foi nos perguntando sobre nossas experiências profissionais e sobre o mercado de trabalho para as nossas profissões no Québec. Perguntou para qual cidade iríamos. Dissemos que iremos para Ville du Québec e aí ele nos perguntou o porquê. Dissemos a ele que era porque há muito emprego na minha área e na área da minha esposa e muitos cursos de nosso interesse também. Então ele passou a focar muito na questão do mercado de trabalho. Perguntou muito sobre nossas profissões aqui no Brasil e no Québec. A maior parte da entrevista foi em cima deste assunto. Ele também fez a célebre pergunta: “por quê o Québec?” e mais outras perguntas sem muita importância. Eu diria que 70% da entrevista foi em cima dos assuntos relacionados às nossas profissões aqui no Brasil e no Québec. O restante foi sobre outros assuntos do tipo: “você já tentou imigrar alguma outra vez”, etc.

      O que deu para perceber é que ele dá total importância para a questão da profissão e se a pessoa está bem informada sobre o mercado de trabalho na sua área no Québec. Acho inclusive que o ponto forte da nossa entrevista foi exatamente estarmos muito bem informados sobre esta questão e também o fato de mostrarmos isso a ele de maneira muito clara, seja falando, seja apresentando as ofertas de empregos que imprimimos dos vários sites de emprego do Canadá.

      Recomendo a todos que façam muitas pesquisas sobre este assunto, imprimam tudo que achar importante e mostrem a ele no momento da entrevista. Pelo visto, o mais importante para ele é a pessoa ter qualificação e estar motivada a emigrar para o Québec e se enraizar. Acho que se ele perceber que a pessoa está pensando em ir, ficar uma temporada, estudar, ganhar algum dinheiro e depois voltar para o Brasil, ele certamente irá barrar. Portanto, mostrem todas as suas qualidades, experiências, qualificações e, sobretudo, desejo de mudar definitivamente.

      No mais a entrevista foi tranqüila, ele nos deixa bem à vontade, tanto é que não ficamos nervosos hora nenhuma. No final da entrevista ele faz algumas perguntas em inglês. Depois que recebemos o tão sonhado CSQ, ele ficou batendo papo conosco e nos deu muitas dicas sobre a vida no Québec, inclusive sobre cidades, empregos, serviços de ajuda ao imigrante, etc. Sempre de maneira muito educada e simpática. Ao final, nos agradeceu, deu boas vindas e se colocou à disposição para nos ajudar caso tenhamos dúvidas no decorrer do processo.

      Basicamente foi isso. Desejo a todos muito sucesso na entrevista! Fiquem calmos e tranqüilos porque não é nada do outro mundo.

      Um grande abraço a todos!

      Marcão.

      P.S.: ele conferiu cuidadosamente todos os nossos diplomas e certificados de especializações e as nossas comprovações de trabalho. Levamos nossos curriculuns em francês e ele acabou ficando com eles.

    • #15358
      Fabiocb
      Participante

      Olá Marco,

      Parabéns, poxa a cada dia que vejo que tudo está dando certo fico mais tranquilo, e quanto ao caso do andar, sem comentários, é bom saber disso caso alguma coisa venha a acontecer na minha vez.

      Abraos e parabéns a vocês,

      Fábio

    • #15359
      babi
      Participante

      Marcus,

      Parabéns!!!!! :lol:

      Sucesso nas próximas etapas!!!!

      Abraço Bárbara

    • #15360
      fabiana
      Participante

      Parabéns Marcos!!! Que bom que deu tudo certo, boa sorte nas proximas etapas!

      Abraços,
      Fabiana

    • #15361
      JeffersonAV
      Participante

      Ei Marcus,

      parabéns… espero que tudo corra bem nas próximas etapas.

      Acho que vc abriu caminho para nossos amigos de bh… SUCESSO PARA TODOS!!!    :D

    • #15362
      Daniele
      Participante

      Parbéns Marcus e sucesso nas próximas etapas!

      Obrigada pelo seu relato.

      Abraços, Daniele.

    • #15363
      casalmineiro
      Participante

      parabens Marcus, felicidades e sucesso a vc

    • #15364
      AleBHZ
      Participante

      Queridos amigos da CBQ,

      PASSEI!!! UFA, QUE ALÍVIO. TIREI UM PESO DAS COSTAS, MAIOR QUE OS 10 KG DA MOCHILA QUE LEVEI PARA A ENTREVISTA!!!  :mbounce:

      Acabei de sair do Crowne Plaza e estou em uma lan house que fica ao lado. Não consegui esperar chegar em BH.:)
      Vou contar minha história a partir de ontem.
      Acordei às 5h00 da manhã para não correr o risco de perder o vôo para São Paulo. Tb fiquei com medo de pegar trânsito na Avenida Antônio Carlos, já que o vôo sairia da Pampulha. Lá no aeroporo, para a minha surpresa, somente o meu vôo teve problemas por causa do mau tempo. Deve ter sido presente de Páscoa.  :lol:
      O avião acabou pousando em Confins e a GOL nos mandou pra lá num ônibus xexelento.
      O vôo era às 8h15, mas saímos para Confins depois de 9h30.
      Só para completar a manhã de espera, tive que aguentar a 2ª pior turbulência da minha vida, e ainda por cima com uma menina que gritava e chorava a cada sacudida do avião.
      Cheguei em Congonhas quase 12h.
      Peguei um tx (R$ 30,00) e fui para o recomendadíssimo Hotel San Gabriel (que está bombando entre os candidatos à imigração, pois é barato e fica a 2 quarteirões do Crowne Plaza). Ele está em reforma mas dá para ver o letreiro.
      Eu ainda paguei menos que o Henrique do orkut – R$ 68,00, provavelmente porque havia reservado antes deles aumentarem o preço para R$ 78,00
      À tarde almocei no Shopping Frei Caneca (pertinho) e depois peguei o metrô na Estação Consolação para ver se valia a pena ir de metrô até a estação Jabaquara e de lá pegar um tx para Congonhas. Para quem trouxe bagagem pesada, como eu, não vale a pena. Do hotel até a estação são uns 4 quarteirões e depois são 3 estações até a Paraíso e 8 até a Jabaquara. Depois fui ver como era o outro shopping, o Shopping Center 3, com entrada pela Paulista e pela rua que corta a Frei Caneca e a Augusta.
      Enchi o frigobar do hotel de coisas que comprei no supermercado, para não ter que sair sozinho à noite para comer nem ter que sair para tomar café da manhã (que é opcional no San Gabriel – R$ 9,00).

      Hoje acordei às 6h30 da manhã de tanta ansiedade. Tive até dor de barriga. :)
      Minha entrevista estava marcada para as 10h. Às 9h eu já estava sentado em uma das 2 cadeiras do local de espera, pra variar, morrendo de calor e suando igual cuscuz (tinha uma lâmpada direcionada para a cadeira). A outra cadeira foi ocupada pela minha mochila de 10kg mais minha 4ª pasta de documentos (óbvio que ele não olhou tudo).

      Pontualmente às 10h o simpático M. Daniel C. Leblanc abriu a porta, veio até mim, perguntou meu nome e me convidou para entrar.      
      Sentei na cadeira, coloquei a mochila na outra e ele me perguntou de onde eu era. Pediu o passaporte e a certidão de nascimento. Para descontrair, mostrei-lhe meu passaporte antigo, de qdo eu tinha 15 anos, cuja foto é simplesmente horrível. Ele riu e não sei porque, ficou comparando os dois passaportes (mesmo porque o velho é um pouco maior que o novo). Várias vezes ele comentou ou perguntou alguma coisa e eu tive que fingir que não era comigo, pois não havia entendido. Mas devia ser alguma coisa para descontrair, porque ele não insistiu. Se fosse importante ele repetiria, se fosse o caso.

      Ele pediu minhas provas de experiência profissional, meu diploma, histórico da fac., histórico do Colégio. Depois pediu todas as declarações de imposto de renda que eu levei, minhas e da minha empresa. Olhou folha por folha e até entendeu o conteúdo, chegando a dizer que em Québec é igual.

      Olhou declarações de clientes, olhou meu portifolio do inicio ao fim, mas como eu tinha levado 4 pastas (2 de portifolio, 1 de pesquisas e documentos e 1 de impostos), ele tratou de acelerar a entrevista. Perguntou sobre minha profissão (Publicitário/Designer Gráfico) e eu disse que de acordo com minhas pesquisas, não seria muito diferente lá. Mas eu disse que tinha interesse de estudar um pouco para me especializar.
      Nesta hora eu achei que iria tomar pau, porque ele disse que o Québec quer trabalhadores e não estudantes!!! :cry:

      Aí eu corri e mostrei a ele os emails que eu enviei para empresas e as respectivas respostas. Ele pediu para eu provar para ele que eu teria condições de conseguir um emprego lá. Eu gelei e fui procurar estes emails, que pareciam ter se escondido na pasta, porque demorei para encontrá-los, apesar de ter enchido a pasta com tags coloridas.
      Ele falou que eu tinha condição e experiência suficientes para obter um emprego imediatamente lá. Sugeriu que estudasse à noite e trabalhasse de dia se eu quisesse mesmo estudar.

      Ele olhou os atestados de francês, perguntou onde havia estudado, se eu falava inglês. Falei que falava um pouco, mas que tinha um tempão que eu tinha parado de estudar. Aì ele não falou em inglês comigo. Falei que por estar estudando francês, às vezes misturava os 2 idiomas e ele riu.

      Quando ele falou “félicitations” eu agradeci mas continuei falando igual pobre na chuva. Ele já devia estar doido pra eu ir embora da sala.  :lol:

      Ele saiu da sala para olhar se o candidato seguinte já tinha chegado. Era um casal, que fiquei sabendo depois que não levou o CSQ na mesma hora. Perguntou se eu queria o Guia Apprendre le Québec e eu disse que sim, apesar de já conhecê-lo e ter o pdf.
      Eu havia falado que tenho um “copain”, e ele perguntou todas as datas do processo dele, até contou os meses nos dedos. :)
      Perguntou sobre a profissão dele, e quase não me deu o guia, porque nós já tínhamos 1. :)
      Perguntei em qual cidade ele tinha nascido. Ele respondeu Saint Jerôme-Laurentides, que coincidentemente era (talvez ainda seja) a nossa opção antes de Sherbrooke.

      Falei que com a mochila nas costas eu estava parecendo uma tartaruga ninja, de tão pesada que estava. Ele ficou impressionado com a qualidade da minha pasta e da minha experiência. Mas o que eu pensei que fosse uma recusa, foi um conselho para me inserir rápido no mercado. Disse que é preciso fazer um nome antes, ficar conhecido se eu quisesse trabalhar como free-lancer. Falou que em Montréal eu poderia ter muitas chances tb, apesar dele saber que tinha colocado Estrie-Sherbrooke na minha demanda.
      Mostrei a ele as fotos do meus amigos que já estão no Canada, de alguns amigos que passaram semana passada com ele e de amigos que serão entrevistados semana que vem.

      Após a entrevista, vim correndo para a lan house,postar meu relato, fresquinho, para vender mais (como Tostines).  :lol:

      Na portaria do hotel encontrei com 2 casais: um do Rio (ele, usuário Marco33, contador e ela dentista – Parabéns!!!) que havia sido entrevistado depois do casal que não levou o CSQ imediatamente. O outro casal era do interior de São Paulo e estava indo fazer a entrevista deles. Boa sorte…

      Não aguentei mais de ansiedade para voltar pra casa e fui logo pro aeroporto, apesar do vôo ser somente às 17h25. Lá em Congonhas encontrei de novo com o casal do Rio, que havia conseguido antecipar o seu vôo.

      O meu, de 17h25 “pulou” para 18h40. :lol: E o avião ainda ficou na fila, em terceiro lugar, para poder decolar (mais uns 20 minutos).
      Resumindo, cheguei em Confins às 19h50 +-. Ainda tive que pegar o ônibus especial do aeroporto, que ainda parou no aeroporto da Pampulha para pegar mais passageiros. Cheguei em BH umas 21h30. Apesar do cansaço que a maratona causou, voltei muito feliz, disposto a fazer tudo de novo, se preciso.

      Agora é partir para o federal!!! :mbounce:

      Desejo boa sorte a todos e espero vê-los todos no Québec.

      Hoje é o dia mais feliz da minha vida e só perderá o “título” quando meu passaporte chegar, após o final do processo federal.

      Amanhã mesmo darei entrada no federal. Só falta tirar as cópias xerox dos meus documentos.

      Obrigado a todos pelas dicas e conselhos. A força e a energia positiva de todos tb foi essencial para o meu “R” de “Il a réussi”…
      :thankyou:

      Abraços,

      Alê

      *realmente ele dá muito valor à nossa experiência e às nossas perspectivas de trabalho imediatas no Québec. Atentem para isto.
      **por causa de uma afta (que tinha que aparecer justamente no fim de semana pré-entrevista) e do nervosismo, meu francês mais ou menos (300h) caiu para menos mesmo.  :lol: Ele deve ter pensado que estava no Básico 1. Nunca falei tanta coisa errada na vida.  :lol:

    • #15365
      AleBHZ
      Participante

      Desculpem pela correria e pelo texto que talvez tenha ficado mal escrito…
      Mas a ansiedade foi muito grande, a conexão da lan house estava péssima e eu não queria esperar nem um segundo para poder compartilhar minha felicidade com vocês.

      Boa sorte aos próximos entrevistados. Vai dar tudo certo.

      Abraços,

      Alê

    • #15366
      AleBHZ
      Participante

      Obrigado a Deus e a todos os amigos e pessoas que torceram e enviaram de alguma maneira suas energias positivas!!!

      Sorte e sucesso a todos!!!

      Abraços,

      Alê

    • #15367
      AleBHZ
      Participante

      Credo, meu relato apareceu 4 vezes aqui e não achei a opção apagar…
      Somente editar.  :lol:  :lol:  :lol:

      Acho que a entrevista e a obtenção do CSQ me deixaram algumas seqüelas… mentais  :lol:  :lol:  :lol:

    • #15368
      Daniele
      Participante

      Ai que jóia Alessandro!!! Fico muito feliz mesmo por vc, viu?!  :up:

      Daqui pra frente agora é só alegria.

      Abraços, Daniele.

    • #15369
      makeloo
      Participante

      Marcus e Alê,
      Parabéns pela conquista.

      Sucesso e perceverança na segunda etapa.
      um abraço
      Marcelo

    • #15370
      lfantoniosi
      Participante

      AleBH, cara, vc quase me mata do coração, comecou o post muito sério! Todo mundo urra de alegria, enche de icones saltitantes e vc começa seco, dizendo que vai contar a história toda??!!???   :x

      Mas parabéns pelo seu sucesso! Muitas felicidades!  :lol:

    • #15371
      anacoxabranca
      Participante

      Olá!! A nossa entrevista foi no dia 02/04/07…. Ficamos hospedados no próprio hotel… pois tinha convênio com a empresa que meu marido trabalha…. A entrevista foi tudo de bom! O M. Daniel Leblanc é nota 10! Pelo que vi nos relatos… ele segue um padrão nas entrevistas dele… Primeiro confere todos os documentos e depois foca no mercado de trabalho…. Muitas perguntas sobre a profissão, sobre como vc poderia arrumar emprego lá… Enfim, ele quer ter certeza de que cada um está ciente da situação do mercado de trabalho para sua profissão… Ele chegou até a passar o contato de uma pessoa de uma empresa em Montreal para o meu marido e dizer que foi ele quem indicou!!! :)  Ele também falou um pouco de inglês com nós dois… Mas bem pouco… Mostramos as ofertas de trabalho que pesquisamos na internet… O Curriculum é bom levar tb… Resumindo…. é tranquilo!!! :) Boa Sorte para todos!

    • #15374
      fabiana
      Participante

      Parabéns Ale!!!!
      Estou muito feliz pela sua vitória, fiquei até emocionada ao ler seu relato… Agora é só comemorar!

      Beijos
      Fabiana

    • #15375
      mcanoco
      Participante

      Alessandro,

      PARABÉNS!!!!!
      Que alívio não é? Agora é bola pra frente!
      Muito obrigada pelo seu relato.

      Um abraço.

      Mariana

    • #15376
      amorim
      Participante

      Alê.

      Parabens e agora paciência com o Ferderal, mas é isto mesmo de entrada o mais rapido possível e curta este momento que é único pq passar em alguma coisa sempre é bom, principalmente em algo que caracterisa desafio.

      Parabens mesmo,

      Giovanni Amorim

    • #15377
      Fabiocb
      Participante

      Olá Alessandro e Anacoxabranca,

      Parabéns pelas conquistas e que susto Alessandro, você começou parecendo que tinha ocorrido alguma coisa de ruim, mas ainda bem está tudo correndo bem e sua entrevista e depoimento vão ser de muito utilidade quanto ao caso dos estudos.

      Abraços a todos e parabéns,

      Fábio

    • #15380
      casalmineiro
      Participante

      Alessandro e Anacoxabranca,
      parabens a vcs, felicidades e sucesso na parte federal

    • #15382
      Ventura
      Participante

      Parabéns Alessandro e Ana!! Vocês já estão mais do que encaminhados. Espero encontra-los em Quebec!

      Forte Abraço a todos,

      Alexandre

    • #15383
      Carlos_Santos
      Participante

      reitero os parabéns que deixei na comunidade do Jefferson!

      Boa sorte!

    • #15390
      KarinaFalci
      Participante

      Alessandro!!

      Compartilhamos todos do mesmo objetivo e uma das coisas que mais admiro nesse processo é a enorme e incondicional solidariedade de todos os membros…isso é MARAVILHOSO!! felicidades e sucesso sempre!!

      Karina

    • #15397
      JeffersonAV
      Participante

      Ei Alessandro,

      se nós fóssemos uma arquibancada, eu estaria com uma daquelas famosas placas escrito *EU JÁ SABIA*…  :P  :P  :P

      PARABÉNS, e manda bala no processo federal!

      Este ano tá demorando um pouco o pedido de exames… já entramos no quarto mês, e necas… então, conselho a todos que já estão com o CSQ, o quanto mais cedo mandarem os documentos pro federal, melhor!!

      Abraços,  

      Jefferson AV

    • #15399
      deiaibrahim
      Participante

      Parabens Alessandro!
      Tudo de bom pra vc e que o Federal traga otimas notícias pra todos nos que conseguimos o CSQ!
      Bjos
      Andrea

    • #15403
      Emerson
      Participante

      Alê,

                Parabéns por mais uma conquista, sei muito bem do seu esforço e dedicação, este é um passo a mais em direção ao Canadá,  agora é correr para dar entrada no processo federal.
      Felicidades!!!!!!!!!!!
      um grande abraço.
      Emerson

    • #15405
      Marcus
      Participante

      Parabéns, Alessandro!!! Sucesso na parte Federal!!!

      Quero agradecer sinceramente a todos que nos cumprimentaram pela nossa conquista e que torceram por nós. Vocês podem ter a certeza de que a energia e o pensamento positivo de vocês muito nos ajudaram e permitiram que a nossa entrevista transcorresse no mais perfeito clima de tranquilidade e harmonia.

      Obrigado de verdade! Muita paz, saúde e sucesso para todos vocês!

      Um grande abraço.

      Marcão.

    • #15414
      carol.
      Participante

      Alê e Marcus,
      Meus parabéns, estou muito feliz com a conquista de vocês :hooray:  :bounce:  :bounce:  :bounce:
      Abraços,
      Carol e Gustavo

    • #15421
      Danix
      Participante

      Oba, mais CSQs saindo do forno!

      PARABÉNS Alê, Marcus, Ana! Agora vamos todos jtos continuar perseverantes para as próximas etapas! =))) Espero que essa maré boa continue sempre!
      E boa sorte pra quem ainda será entrevistado! ;)

      Mil beijos,

      Dani

    • #15422
      Felipewise
      Participante

      PARABÉNS Alê!!!

      :mbounce:

      Depois de tanto esforço e dedicação, foi muito mais que merecido!!

      Abs.,

      Felipe

    • #15423
      rcsmelo
      Participante

      :happy2:  :clap2: Parabéns Marcus ,Alê e Ana ,  a fase mais dificil passou , agora é continuar par que logo todos vcs estejam pisando o solo canadense .
      Felicidades :mbounce:

      robson

    • #15432
      Marcus
      Participante

      Muito obrigado, Carol, Gustavo, Dani e Robson!

      Valeu pela torcida!

      Tudo de bom e sucesso também para todos vocês, seja qual for a etapa de cada um.

      Abração!

      Marcão.

    • #15435
      AleBHZ
      Participante

      Olá pessoal,

      obrigado a todos pela força!!!
      Com certeza é disso que precisamos aqui na CBQ: união, perseverança, solidariedade…

      *editei meu relato para ele ficar mais alegrinho.  :lol:  :lol:  :lol:

      Abraços,

      Alê – agora muito mais feliz e confiante!!!

    • #15441
      MauPriJP
      Participante

      Parabéns a todos!!!

      É ótimo ler esses depoimentos, nos dá muita coragem para a semana que vem….

      Mas, como já foi dito torçam por nós!!!!Pois o frio na barriga já começou,kkkkk!

      Novamente, parabéns a todos e sucesso na etapa federal.

      MauPriJP.

    • #15445
      Diogo
      Participante

      parabéns turma…

      grato pelas dicas…   vou pesquisar bem mais a respeito de empregos a partir de hoje…

      félicitacións a tous nouveau sélectionnés pour le Quebec!!!!!

      db

    • #15448
      anacoxabranca
      Participante

      Obrigada a todos pelos cumprimentos!!!

      Agora…. vem mais uma fase de ESPERA…..

      A Espera pela abertura do processo federal….

      Tomara q passe tudo bem rápido!!! :)

    • #15456
      jrsp
      Participante

      Olá!

      Ficamos muuuiiito felizes por estar acompanhando os paasos e as vitórias de cada um desta comunidade.
      Marcus e Alê, vcs são as estórias que acompanhamos mais de perto desde que entramos na comunidade.

      Com certeza compartilhamos esta alegria com vcs!
      :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
      :lol:  :lol:  :lol:  

      Camila e José roberto

    • #15457
      Fabricia
      Participante

      Parabéns querido Alessandro,

      Estou muito feliz por vc!!!
      Uma grande conquista.

      Um grande bj,
      Fabrícia.

    • #15466
      Marcus
      Participante

      Camila e José Roberto,

      Muito obrigado pela torcida e solidariedade!

      É muito bom saber que a minha estória e da minha família é acompanhada. Isso nos motiva a escrever sempre, uma vez que sentimos que estamos sendo útil de alguma forma.

      Sucesso e felicidades no processo de vocês e se houver algo em que eu possa ajudar contem sempre comigo.

      Um grande abraço!

      Marcão.

    • #15468
      AleBHZ
      Participante

      Para não correr o risco de esquecer algum amigo, vou agradecer a todos, pois cada um aqui da CBQ é especial e contribuiu para o meu sucesso e de tantos outros que passaram pela entrevista.
      Boa sorte a todos que serão entrevistados daqui pra frente. Se Deus quiser todos serão bem sucedidos tb.

      Abraços,

      Alê

      *Agora vou poder “migrar” de tópico. Vou para a espera dos exames médicos. :)
      Meu envelope do processo Federal, postado ontem, deve chegar hoje ao Consulado do Canadá, em São Paulo. :)

    • #15484
      lfantoniosi
      Participante

      Como diria o Roberto Carlos: São tantas emoções…

      Esta piada pode ser velha, mas serve para relatar o que todos estamos sentido. Com tanta gente conseguindo seu CSQ, venho aqui humildemente partilhar da minha alegria de dizer que fomos pré-aprovados e nosta entrevista será em Agosto!!!!

      :lol:  :roll:  :P  :mbounce:  :bananadance:  :bananadance2:

      Enviamos o dossier dia 09/02 e recebemos hoje a pré-convocação!

      Obrigados a todos e agora é caprichar no francês! Sem este site e esta maravilhosa comunidade, nosso caminho seria muito mais árduo!

      Quebec 2008, agora é pra valer!

    • #15485
      chrisazevedo
      Participante

      Olá a todos!

      Eu também tenho uma boa notícia: Estou com o CSQ em mãos…..

      Eu fiz a entrevista ontem, mas ainda estou bastante emocionada com o resultado… Vou tentar resumir o ocorrido, mas sou muito prolixa…

      Antes de tudo: O M. Leblanc mencionou a “apresentação” do Alessandro, que foi muito boa. Até a minha apresentação (que foi a 52ª) a dele tinha sido a melhor. Parece que ele fez 7 pontos/8 pontos.

      Eu não ia contar, mas não consigo me aguenmtar de orgulho: Eu fui a primeira a tirar 8/8 na apresentação.

      Bom: Voltando ao roteiro:

      Cheguei às 15:00 para a minha entrevista que estava marcada às 15:30. Pude ouvir que havia uma moça sendo entrevistada por um senhor. Mesmo não querendo (para não ficar nervosa), não pude deixar de ouvir que a moça estava tendo o CSQ negado. Ela tinha uma bom francês, falava com desenvoltura, mas o M. Leblanc estava a aconselhando que fosse passar férias no Quebec para conhecer a cultura, o lugar, ver se era isto mesmo o que ela queria… Resolvi, então, descer, beber uma água, me acalmar e não subir até 15:25.

      De volta ao 15º andar, eu continuei a escutar o M. Leblanc a dar conselhos a ela e pedir desculpa por ter sido dão direto. A moça agradeceu a sinceridade, saiu de cabeça erguida, com sorriso nos lábios e ele, educadamente e sempre simpático, a acompanhou até o elevador.

      Ao mesmo tempo que eu tremia de nervoso, tentava me acalmar, me consolando com a idéia de que ela estava sendo reprovada por falta de pesquisa na sua área de atuação e sobre Québec. (Pude perceber pela conversa).

      Eu entrei, amedrontada e confiante, sorridente e assustada (não dá para descrever).

      Ele me pediu que me sentasse e começou a solicitar os documentos… Até que me pediu meus diplomas universitários  – OK e DIPLOMA DO 2º GRAU…. Não tenho… No papel não estava claro que precisaria do diploma e histórico escolar do 2º grau….

      Aí, foi um desastre….Eu comecei a gaguejar… Fiquei muda… tentei consertar com “Si vous veux, ahn…voulez, je peux te vous envoyer… Pardon…” Ele foi seco e dieto e respondeu “Pas nécessaire” e completou com um: “Mas eu estou aqui para isso”….

      Pronto ! Fui reprovada… maldito histórico escolar….

      Mas ele prosseguiu… Você quer morar a onde no Quebec? Eu respondi… Montreal, mas no formulário eu coloquei Outaouis por que nesteas cidades existe um programa de MBA que eu quero fazer…. Completando logo com … Este MBA é aos Sábados, eu posso fazer enquanto trabalho…. (Já esperta com o que o AlexBHZ tinha relatado) Mostrei o folder que recebi da universidade….

      Outro corte: Se você vai estudar, casar, ter filhos, não me interessa o que você vai fazer por lá, estou aqui para avaliar se você tem condições de trabalhar lá.

      Aí foi a minha deixa: Expliquei a ele que a minha profissão é regulamentada (sou contadora e administradora), por isso precisaria estudar para exerce-la, mas enquanto não obtinha o registro havia outras oportunidades de emprego que se encaixavam no meu perfil… Mostrei uma oferta da Randstad, que é uma empresa de consultoria. Mostrei ofertas também da Price, da Ernst e da KPMG, uma vez que tinha trabalhado 3 anos como Auditora nas duas primeira empresas.

      Ele falou muito bem da Randstad e disse que era uma boa oportunidade trabalhar lá… Por um acaso a vaga estava “desenhada” para o meu prerfil e não exigia registro na ordem…

      Então, aproveitei a deixa e mostrei a ele uma apresentação em Power Point, falando sobre o mercado de trabalho Quebecois, como eu pretendia me inserir nele, coloquei minhas experiências, minhas características e meu plano de estudar para poder assumir cargos mais importantes na minha área de atuação.

      FOI NESTE MOMENTO QUE ELE PASSOU A SER SÓ SORRISOS!!!!!!! Muito obrigada Sandra Vicente, por me dar esta idéia!!!

      Ele adorou… Pediu para ficar com a apresentação, e começou a falar pelos cotovelos… Só elogios para mim…

      Mostrou umas pirâmides e uns gráficos no flip chart falou um monte, mas eu não entendi nada… Senti que tinha passado… Ele começou a falar que a minha apresentação tinha sido a MELHOR de todas até o momento, que os brasileiros eram muito envergonhados e não se saiam bem na entrevista, apesar dos bons CVs, boa formação, bom francês, bom inglês… Não tinham a atitude correta… Que os peruanos e mexicanos se saiam bem nas entrevistas, apesar de ter menos gente aprovado e que São Paulo é onde mais tem gente aprovada…. blábláblá….

      Eu sei que em um momento ele foi fazer alguma coisa no computador e reclamou (não entendi o que ele falou…) Aí ele se tocou… Ah! “Félicitations, vous êtes acceptée”. Imprimiu o meu CSQ, me acompanhou até o elevador, como não tinha ninguém lá fora, ficamos conversando.. Ele me disse que não tinha dúvidas que eu seria bem sucedida no Quebec….

      Ah! Em algum ponto, eu mencionei que a minha irmã faria entrevista no dia 13. Ele perguntou quantos filhos éramos, eu disse que só nós duas… Aí ele resolveu me convencer a levar meus pais… Eu disse que ia ser caro sustentar os dois lá. Ele prontamente respondeu que como éramos duas, seria mais fácil…

      Na hora de embora ele me disse que eu deveria tentar levar os meus pais depois que eu estivesse estabilizada que eles iam ficar muito sozinhos aqui sem as filhas…

      IMPRESSÕES: Ele é muito simpático, mas no início ele fica um pouco durão para poder cobrar o que é devido dos entrevistados….

      RESULTADO: Felicidade total pro resto do mês.

    • #15486
      casalmineiro
      Participante

      parabens Chrisazevedo,
      felicidades e sucesso na etapa federal

    • #15487
      AleBHZ
      Participante

      Lfantoniosi,

      parabéns pela pré-convocação. Estejam bem preparados para agosto!!! Façam pesquisas sobre o mercado de trabalho e possíveis oportunidades, estudem francês, pratiquem conversação, etc…
      Boa sorte!!!:)

      Parabéns pelo sucesso Chris!!!

      Pelo visto você deu um show para o M. Leblanc!!!
      Obrigado pela informação disponibilizada sobre a minha entrevista. Nem fazia idéia de que a gente ganhava pontos nela.
      Foi bom você ter escrito isto, porque eu estava achando que tinha ido mal por ter ocorrido aquele lance dos estudos, que ele não gostou muito.:)
      Reitero suas observações sobre ele. Ele foi sensacional comigo tb.

      Abraços e boa sorte no federal. Que bom que meu relato ajudou em alguma coisa. :)

      Alê

    • #15489
      Daniele
      Participante

      Parabéns lfantoniosi, de repente vamos nos encontrar na sala de espera do hotel.  :) A nossa entrevista tb será em agosto!!

      Parabéns chrisazevedo e sucesso na parte federal!

      Abraços, Daniele.

    • #15490
      Carlos_Santos
      Participante

      “a safra está boa e a colheita promete!” :wink:

      Parabéns aos que passaram na entrevista e tiveram suas entrevistas marcadas!   :wink:

      Sorte e estudo aos demais!  :D

      Pelo visto o índice de aprovação por aqui na CBQ está melhor do que qualquer pré-vestibular ou cursinho!   :lol:  :lol:  :lol:

    • #15492
      AlexMartinsDF
      Participante

      RELATO DA NOSSA ENTREVISTA PARA OBTENÇÃO DO C.S.Q.
      ABRIL 2007

      Coleg@s,

      Descreveremos abaixo o transcurso da nossa viagem a São Paulo e da nossa entrevista para obtenção do Certificat de Sélection du Québec (C.S.Q.).

      O nosso entrevistador foi o M. Daniel Leblanc e ficamos muito satisfeitos com a forma que formos recebidos por ele e estamos felizes pela obtenção do Certificat de Sélection du Québec (C.S.Q.).

      QUEM SOMOS NÓS

      Sou Alex, tenho 38 anos, jornalista, fluente em francês e em inglês (tenho DALF e Diplôme de Français de l’Université de Nancy I, II, III) , e estava apresentando minha candidatura juntamente com meu cônjuge de direito, que tem 31 anos, funcionário público, francês intermediário, ainda cursando faculdade. Entramos com nossa papelada no Escritório do Québec em Buenos Aires no mês de outubro de 2006. Somos remanescentes da “Geração Roche Paquette” (que ministrava palestras informativas sobre o Processo de Imigração para o Québec maravilhosamente bem).

      A VIAGEM

      Viajamos para São Paulo no domingo passado, à noite, para a entrevista que ocorreu ontem, terça-feira, no Hotel Crowne Plaza, na Rua Frei Caneca, próximo à Avenida Paulista. Nossa intenção era de chegar um pouco mais cedo em SP, descansar na segunda e estar bem dispostos para a entrevista na terça-feira.

      A IDA AO HOTEL

      Como estávamos em um hotel próximo ao Crowne Plaza, resolvemos chegar com antecedência naquele hotel. Nos dirigimos à recepção e fomos informados exatamente onde estava a sala de entrevistas do M. Leblanc. Ao chegar lá, encontramos os avisos da entrevista e mais duas cadeiras para esperarmos sentados pela nossa vez.

      ESPERANDO PARA SER ENTREVISTADOS

      Passados uns 30 minutos, saem duas pessoas da sala de entrevistas e se despedem de nós… de repente, sai da sala o M. Leblanc se apresentando, pedindo desculpas pelo pequeno atraso e nos pedindo uns cinco minutinhos para que ele preparasse a sala e a nossa documentação para nos atender (tout dit en français…)

      A ENTREVISTA COMEÇA

      Fomos chamados para entrar. O M. Leblanc se apresentou, confirmou a nossa presença, nos pediu para se apresentar, quem era o solicitante principal e quem era o cônjuge de direito. Pediu para demonstrar exatamente como era o nosso nome e sobrenome e a forma pronunciada em português e em francês.

      É necessário que se diga que a entrevista foi toda em francês.

      Nos perguntou se era a primeira vez que solicitávamos imigração para o Québec, se já tínhamos alguma vez estado no Canadá, datas e locais de nascimento, idade, endereço de residência atual, se o endereço tinha mudado após ter feito o pedido para o Escritório em Bs.As, qual era o nosso estado civil, desde quando estávamos juntos, se tínhamos filhos, qual eram nossas áreas profissionais, jornada de trabalho, nossas formações acadêmicas e técnicas, as instituições onde tínhamos estudado, como – onde – quando aprendemos o francês (instituição e cursos feitos), se falávamos inglês (foi uma pergunta só em inglês e nada mais), se tínhamos amigos ou parentes no Canadá, quem eram, onde moravam… como são as nossas famílias aqui no Brasil, onde moram nossos pais, se eles têm vontade de imigrar conosco e se temos irmãos e irmãs que também querem emigrar.

      O que nos ajudou nesse processo preparatório para a entrevista foi o Blog maravilhoso do Luis e Tati no Québec. Lá tem uma seção que traz as perguntas que são geralmente feitas na entrevista de obtenção do CSQ e podemos dizer que 90% daquelas perguntas fizeram parte do nosso interrogatório. Esse roteiro de perguntas pode ser acessado no seguinte endereço eletrônico: http://pplano. blogspot. com/2005/ 12/provveis- perguntas- da-entrevista. html

      PERGUNTAS CLÁSSICAS QUE SÃO FEITAS PARA TODOS

      Eis aqui três perguntas nos foram feitas e que fatalmente vão ser as mesmas em sua entrevista: por que queríamos imigrar para o Québec, o que sabíamos a respeito dessa província do Canadá e por que queríamos deixar o Brasil.

      COMPROVAÇÃO DA PAPELADA

      Prepare-se de maneira bem organizada porque o entrevistador vai querer ver tudo. Por isso, leve seus documentos originais divididos em várias pastas (documentos pessoais, diplomas de formação educacional e certificados, lista de seus bens / IRPF / contracheques, comprovantes de emprego, etc.).

      Aquelas pastas que vêm divididas em várias folhas de plástico são ótimas, porque alguns documentos são checados simplesmente com os olhos do entrevistador e alguns outros (os mais importantes) ele vai tirar da folha plástica para poder ser checado minuciosamente por ele.

      O M. Leblanc nos pediu para ver praticamente tudo. Como estávamos bem organizados quanto a isso, ele nos agradeceu por otimizar o tempo da entrevista pela checagem bem prática da documentação.

      Lembre-se de uma coisa: tudo aquilo que você preencheu no formulário enviado para Buenos Aires vai ser checado. Para cada documento apresentado, ele certifica com uma marca “ok” no seu formulário.

      EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS

      O M. Leblanc nos perguntou quais eram as nossas expectativas profissionais no Québec, se tínhamos conhecimento do mercado de trabalho e se tínhamos feito alguma pesquisa sobre esse assunto. Felizmente, nós tínhamos impresso vários anúncios de emprego na nossa área profissional que tinham nos interessado e também empregos “alternativos” ou abaixo do nosso nível de formação, contudo não adiantava se candidatar sem ter o visto de residente ainda. Ele adorou ver os anúncios impressos e nos fez muitas perguntas sobre o que eram, quais eram as empresas, se sabíamos do que se tratava e se não nos importávamos em começar por um emprego de nível mais básico.

      Ele deixou bem claro que era importante demais para nós sabermos o que teríamos de passar no início e que certamente não encontraríamos o emprego tão sonhado logo assim de cara, ao desembarcar no Québec e que isso levaria um certo tempo e paciência e que dependeria do nosso desempenho. Ele enfatizou que o Governo do Québec não garante emprego para imigrantes recém-chegados à Província e que nós tínhamos de correr atrás do emprego, ou seja, que não esperássemos que o emprego corresse atrás de nós.

      QUANTIA NECESSÁRIA PARA EMIGRAR

      O M. Leblanc nos pediu para ver a quantia que tínhamos economizado desde já para emigrar e ainda preenchemos outro formulário onde nós nos responsabilizarí amos por aquele período inicial de três meses nos Québec.

      CONFERINDO TUDO

      Já lá pelos 50 minutos de entrevista, o M. Leblanc fez toda uma revisão do que foi apurado, digitou inúmeros códigos no computador e de repente começamos a ouvir o barulho da impressora funcionando – esse era o sinal de que tudo tinha dado certo.

      FINALIZANDO. ..

      Ele imprimiu os certificados, nos orientou como devíamos proceder para dar entrada no Processo Federal, os nossos prazos, nos deu um guia para o imigrante, várias folhas contendo informações e endereços de web sites para futuros imigrantes e nos desejou boa sorte.

      IMPRESSÕES

      O M. Leblanc é muito simpático e astuto. Ele faz várias perguntas para obter a mesma resposta nossa. Às vezes, parece se fazer de desentendido, mas a gente sabe que ele está cumprindo a função dele de checar se você realmente sabe o que está falando.

      Não é preciso ficar intimidado com ele. Se ele percebe que você está muito ansioso ou nervoso com a situação, ele lhe dá um sorriso, fala algo cômico para lhe distrair e sabe muito bem como lhe deixar à vontade.

      Caso você não compreenda direito uma ou outra pergunta que ele lhe fez, você pode dizer que não entendeu e pedir para repetir ou perguntar mais devagar. Ele não reclama disso, muito pelo contrário, ele quer que você o compreenda da melhor forma.

      ENFIM

      Prepare-se da melhor forma. Vale a pena fazer uma entrevista simulada com seu professor de francês e estar com as respostas na ponta da língua.

      Vou deixar uma outra mensagem de e-mail contendo algumas dicas preparatórias para todos aqueles que vão passar por esse processo.

      Feliz Processo de Imigração para todos.

      Um abraço,

      Alex
      Brasília – DF

    • #15493
      AlexMartinsDF
      Participante

      Deixo, abaixo, algumas boas dicas para você que vai passar pela entrevista para obtenção do Certificat de Sélection du Québec (C.S.Q.).

      Dicas para sua entrevista:

      # A primeira grande dica que gostaria de compartilhar com todos aqui é você deve simular sua entrevista com seu/sua professor(a) de francês e/ou companheiro( a) com as prováveis perguntas que serão feitas. Essas perguntas estão todas relacionadas no Blog do “Luís e Tati no Québec” que podem ser acessadas no seguinte endereço eletrônico: http://pplano.blogspot.com/2005/12/provveis-perguntas-da-entrevista.html  Eu segui esse simulado e 90% das perguntas listadas ali foram feitas pelo meu entrevistador. Quanto mais você treinar a sua pronúncia, desenvoltura, construção de idéias e apresentação, melhor.

      # Três perguntas clássicas que são feitas para todos os solicitantes são (01) “por qual razão você quer emigrar para o Québec?” , (02) “O que você sabe a respeito do Québec?” e (03) “por que quer deixar o Brasil?”

      # Se você guardou cópias dos formulários enviados para o Escritório do Québec em Buenos Aires, releia-os todos antes de seguir para a entrevista. O entrevistador vai checar tudo aquilo que foi escrito ali e é bom que você se relembre exatamente do que escreveu.

      # Se você enviou um Curriculum Vitae redigido em francês quando deu entrada em seu pedido de imigração para o Québec, releia-o todo também. O entrevistador vai lhe fazer inúmeras perguntas sobre as suas funções no emprego atual e nos anteriores, bem como que tipo de profissão é a sua, a sua área de trabalho, os ramos das empresas onde você trabalha atualmente e trabalhou nos últimos dez anos, além da sua formação técnica e acadêmica. Se souber falar isso com desenvoltura, ele vai ficar encantado.

      # Chegue em São Paulo com um dia de antecedência. Evite transtornos com cancelamento/ atraso de vôos e ansiedade em aeroportos.

      # Fique hospedado em um hotel próximo ao endereço da entrevista. Vale a pena até conhecer o local da entrevista um dia antes para se familiarizar com o trajeto.

      # Assista a TV5 o dia inteiro antes da entrevista. Isso equivale a uma imersão na língua francesa. Verifique se o hotel onde você for ficar hospedado tem conexão com TV a cabo e se recebe a TV5.

      # Faça uma alimentação bem leve durante o dia e procure dormir cedo na noite anterior. Se sua entrevista é na parte da tarde, tenha moderação com o almoço.

      # Aconselhável ir bem apresentável para a entrevista. Não precisa exagerar no traje “passeio completo”, mas lembre-se: essa vai ser a primeira impressão que o entrevistador vai ter de você como imigrante e como profissional. O seu bom senso vai lhe dizer qual será a roupa mais adequada para a ocasião.

      # Chegue no hotel com antecedência e confirme com a recepção o local marcado para a entrevista.

      # Prepare-se para esperar. Podem ocorrer atrasos com o entrevistados marcados antes de você e isso vai lhe forçar a tomar chá de cadeira.

      # Controle a ansiedade. Mas se na hora de responder a determinadas perguntas der algum “branco”, seja natural, fale o que está acontecendo, que você está muito ansioso(a) que o entrevistador certamente vai lhe ajudar. Eles recebem treinamento para isso e sabem como deixar a conversa mais informal e mais alegre. Mais na frente, você vai se “soltar” e vai expor toda a sua capacidade lingüística de maneira espontânea. Lembre-se que até mesmo em situações que passamos aqui no Brasil (em entrevistas de emprego que são realizadas na nossa própria língua, por exemplo) isso pode acontecer.

      # TO-DA documentação original exigida para a entrevista tem de ser apresentada. Faça uma checagem antes de partir para a viagem. Se esqueceu de algum documento, isso pode comprometer a expedição do seu CSQ no mesmo dia da entrevista.

      # Prepare-se de maneira bem organizada porque o entrevistador vai querer ver tudo. Por isso, leve seus documentos originais divididos em várias pastas (documentos pessoais, diplomas de formação educacional e certificados, lista de seus bens / IRPF / contracheques, comprovantes de emprego, etc.).

      # Não se esqueça também de incluir a sua última declaração de imposto de renda, últimos extratos bancários, escrituras, qualquer bem que possa ser comprovado.

      # O interesse maior do entrevistador é saber se você realmente fala bem o francês. Não perca seu tempo em querer mostrar que você também fala inglês fluentemente ou até alguma outra língua estrangeira. Eles só vão fazer uma única pergunta se você também fala inglês e é só.

      # É importante você demonstrar que já está buscando emprego no Québec por meio daqueles sites de busca (Monster. Job-boom, etc.). O entrevistador vai lhe perguntar sobre que tipo de emprego você busca, quais os sites que você utiliza e ainda vai querer que você mostre algum anúncio que você andou pesquisando. Ele vai lhe perguntar de que função se trata, para qual é a empresa, de que área é a empresa e você se considera realmente capacitado para trabalhar na função desejada.

      # Trate de saber tudo sobre como é a sua profissão no Québec (se é regulamentada ou não), o nome oficial da sua profissão em francês e o código que ela recebe pelo Governo canadense para demonstrar isso na entrevista.

      # Também é importante você demonstrar para o entrevistador que você sabe os preços dos aluguéis do local onde você deseja se estabelecer no Québec. Vale a pena mostrar que você recebeu folhetos turísticos de lá (solicite-os pelos sites turísticos do Québec) e que também andou pesquisando os preços e os pré-requisitos para se alugar um imóvel na cidade. Imprima anúncios de oferta de imóveis e mostre que você está bem informado.

      — Feliz processo de imigração para todos.

      Alex Martins
      Brasília – DF

    • #15495
      makeloo
      Participante

      Alex,
      parabéns pela vitória nessa etapa.
      Quero agradecer-lhe pelo relato e pelas dicas. Como minha entrevista é na segunda feira vou seguir a risca os detalhes apresentado por você.
      Um outro ponto importante que também serve de exemplo e motivaçãopara mim, é que eu também apresentei a minha candidatura com o meu “cônjuge de direito”.
      Muito obrigado pelo depoimento.

      Chris,
      Parabéns pela dedicação e peloresultado dela.

      Se deus quiser, em breve serei um dos próiximo a postar .
      Um abraço

    • #15496
      fabiana
      Participante

      Parabéns Alex e Chris!!!

      Abraços,
      Fabiana

    • #15497
      chrisazevedo
      Participante

      Eu descobri porque todos que participamos deste forum passam… Porque estamos todos interessados, escutamos os conselhos dos que já passaram por isso e nos preparamos.

      A moça que fez a entrevista na minha frente não passou porque não seguiu dois dos mandamentos descritos na “tábua do Alex”:

      # É importante você demonstrar que já está buscando emprego no Québec por meio daqueles sites de busca (Monster. Job-boom, etc.). O entrevistador vai lhe perguntar sobre que tipo de emprego você busca, quais os sites que você utiliza e ainda vai querer que você mostre algum anúncio que você andou pesquisando. Ele vai lhe perguntar de que função se trata, para qual é a empresa, de que área é a empresa e você se considera realmente capacitado para trabalhar na função desejada.

      # Trate de saber tudo sobre como é a sua profissão no Québec (se é regulamentada ou não), o nome oficial da sua profissão em francês e o código que ela recebe pelo Governo canadense para demonstrar isso na entrevista.

      Ela falava francês fluente, muito melhor do que eu, mas não pesquisou sobre o Mercado de trabalho, o lugar, a sua profissão por lá.

      Bonne Chance e bons estudos aos que ainda vão fazer a entrevista!

    • #15499
      AleBHZ
      Participante

      Isso mesmo Chris.

      Além de pesquisar as ofertas no mercado de trabalho (Monster, Jobboom, Emploi Québec…), é importante também estudar as perspectivas da região onde se pretende morar. Um ótimo site para isso é o IMT.

      Outro ponto relevante é chegar na entrevista já sabendo qual é o seu código de acordo com a CNP (Classification National des Professions). Ele determina o que você pode e não pode fazer na sua profissão, além de disponibilizar informações muito úteis.

      Alex e cônjuge,

      parabéns pelo sucesso na entrevista e pelas dicas postadas.

      Abraços,

      Alê

    • #15500
      carol.
      Participante

      Parabéns Alex e Cris,
      Vocês arrasaram na entrevista, merecem todo sucesso.
      Abraços,
      Carol

    • #15503
      brunobbc
      Participante

      Caro Alex,

      Muito importante o seu relato. Acho que estes, só engrandecem o fórum !
      Você e sua esposa estão de parabéns pela organização , relato e aprovação.

      Desejo toda feliidade do mundo para você.

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #15506
      Fabiocb
      Participante

      Olá a todos,

      @ lfantoniosi, parabéns pelo email, acho que todos que ja o receberam sabe a importancia que ele tem.

      @ Chris e Alex, parabéns mesmo pelo conquista e muito obrigado pelas dicas, minha entrevista também já está chegando, faltam 2 semanas :o  e essas dicas e relatos de todos vocês que ja passaram por isso serão de grande valia.

      Abraços e boa sorte nos proximos passos.

      Fábio

    • #15511
      AdriAkelas
      Participante

      Olá pessoal!!!minha entrevista foi dia 11/04 às 9h00 e eu tbm já tenho meu CSQ em mãos!!!!
      Eu cheguei um dia antes, fiquei em um hotel da rede q trabalho na rua da Consolação com minha mãe! fomos a pé até o Crowne, havia pego no yahoo mapas o trajeto! O único detalhe é q não dizia q era tudo subida até a Av. Paulista, hehe, mas tudo bem! Cheguei meia hora antes, confirmei na recepção e o recepcionista falou q era pra subir só na hora pq nao havia onde sentar lá! Como minha mãe estava comigo ficamos conversando umpouco, mas qndo deu 8h45 eu subi. M. Leblanc estava lá e qndo cheguei já começou a falar em francês e foi muito simpático. Pediu um minuto para ver umas coisas no laptop dele, e pediu para eu ir separando o passaporte e a certidão de nascimento. Ao ver os documentos pediu para eu confirmar minha data de nascimento, telefone de casa e do trabalho. e o endereço. Nessa hora meu frances foi mais ou menos, mas ai ele começou a conversar sobre meus estudos, e como já havia me preparado, pesquisados os termos, o francês foi saindo mais fácil. Sou formada em turismo, além do diploma levei o resumo das materias com as medias finais, ainda bem q quase todas eram acima de 8!!! Expliquei as matérias q tive, o q aprendemos na faculdade. Levei meu histórico do 2º grau que foi o que eu havia preenchido na papelada enviada pra Argentina, e ele gostou de eu ir já mostrando tudo para ele e já ir falando sobre cada papel. Depois perguntou a cidade q eu gostaria de ir e falei Ville du Quebec, em algumas pesquisas q fiz na internet, obtive informações de q é uma cidade que está crescendo o númerode hotéis e de turistas tbm, e ele gostou da pesquissa q fiz. Pediu para ver minha experiência profissional! Levei os contratos de trabalho dos 2 hoteis q trabalhei e os holerites tbm. e ele conferiu as datas do primeiro e último para ver se batia como q eu havia escrito. Trabalhei 3 meses nos estados unidos no Mc Donald´s e só tinha um último pay check q guardei de recordação mesmo. E falei pra ele q só tinha esse pq lá eu nem me preocupei de guardar todos, mas q tinha um certificado da minha participação no programa de trabalho temporário, q dizia q eu havia cumprido meu contrato tudo certinho! Logo, perguntou se eu pesquisei sobre oportunidades de emprego, e mostrei omaterial q eu havia impresso e marcado as ofertas mais atraentes. E ele foi super simpático lendo-as e falando que eu me encaixava bem para cada vaga! Perguntou do nivel de ingles, eu so falei em frances mesmo, q havia estudado 4 anos aqui no BR, e morado 3 meses fora, e q como trabalho numa rede internacional falo ingles todos os dias com hóspedes no trabalho!!! Ele nem perguntou nada em ingles para mim. Eu até falei q se eu comparasse meu ingles era melhor q o frances, e ele disse q meu nivel de frances era muito bom. Aproveitou e perguntou onde estudei frances e ha qnto tempo. Fiz 2 anos de frances e expliquei q agora só estava fazendo aulas de conversação, até pq no mes q vem vou para a europa e q vou ficar 15 dias na frança treinando o frances. Ele ficou super empolgado com a minha viagem, perguntou para onde eu ia, com quem? Fez a pergunta básica de como eu fiquei sabendo do programa, pq queria ir para lá e o q eu sabia do Quebec no geral. Enqnto ele digitava, ficamos conversando sobre assuntos diversos. Até q finalmente ele virou para mim e falou : ” parabens, é um prazer aceitá-la !!!!!” Disse tbm: É de pessoas como vc q precisamos para imigrar, sua apresentação foi clara e objetiva, e eu gosto de tudo muito claro e de que sejam objetivos!!!! Sugeriu q qndo eu vá para lá procure nas opçoes para alugar algum lugar para procurar por co-loc q é qndo uma pessoa do quebec mesmo aluga um quarto da casa, q assim seria mais fácil de ir se acostumando com a cultura deles, e q tbm já era uma opçao de ir conhecendo pessoas do quebec mesmo e não ficar morando sõ com brasileiro!!! Como eu sou uma pessoa q fala bastante mesmo, acredito q ele tenha gostado q a cada pergunta q ele fazia eu respondia tudo sem deixa-lo com duvidas! Principalmente em relação a experiencia de trabalho! Eu já mostrei os papeis e já fui falando, explicando o q era cada papel, até perguntei se ele conseguia ler em portugues, e ele disse q compreende muitas coisas, quase tudo, mas nao consegue falar pq é mto complicado! Acredito q pensar bem nas frases q vc vai falar, seguinda a lista de perguntas do Blog q o pessoal ja falou é uma boa, pois as vezes vc pensa em falar algo e falta um palavra ai vc já ve no dicionario e vai mais confiante sabendo falar de tudo!!! Desejo boa sorte aos próximos e parabens aos outros q como eu devem achar q esse mes de abril é o melhor de todos até agora!!!!! Q todos realizem seus sonhos!!!! Essa sexta ja pago a taxa e mando o processo federal!!!!Só esperar as proximas etapas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Adriana

    • #15515
      Carlos_Santos
      Participante

      ótimas novas! parabéns AdriAkelas! mais uma lista dos aceitos pelo Québec!

      boa sorte nas próximas etapas e não deixe de ler a postagem sobre :: Como preencher os Formulários – Federal :: que irá te ajudar bastante!   :wink:

      boa sorte a todos!

    • #15516
      fabiana
      Participante

      Parabens Adriakelas!!! Muito bom seu relato, bem detalhado… Sucesso na proxima etapa!

      Abraços,
      Fabiana

    • #15518
      Fabiocb
      Participante

      Olá AdriAkelas,

      Parabéns pela conquista, este mês realmente está sendo muito bom, boa sorte nas proximas fases.

      Abraços

      Fábio

    • #15522
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns Adriana,

      boa sorte no processo federal!!!

      Abraços,

      Alê

    • #15524
      Daniele
      Participante

      Parabéns AdriAkelas, gostei muito do seu relato e da dica de já ir falando sem esperar que as perguntas venham!!

      Abraços e sucesso daqui pra frente.

      Daniele.

    • #15531
      casalmineiro
      Participante

      Parabens pelo sucesso na entrevista,
      e secesso tb na parte federal

    • #15546
      JeffersonAV
      Participante

      Gente,

      são tantos CSQs  :lol:  :lol:  :lol:

      Parabéns a todos, e vamos continuar fazendo pensamento positivo para os próximas…

      Marcelo, estamos torcendo por vocês.

      Abraços,

    • #15548
      carol.
      Participante

      Parabéns AdriAquelas,
      Muito boa sorte nas outras etapas, o mais difícil já passou,
      agora é só comemorar.
      Abraços,
      Carol

    • #15553
      amorim
      Participante

      Parabens AdriAquelas por passar mais uma etapa, com certeza é muito bom sentir que conseguimos uma vitória, vá em frente com a parte Federal e tenha paciência e perseverança.

      Um abraço,

      Giovanni Amorim

    • #15555
      Marcus
      Participante

      Parabéns, Chrisazevedo e Adriakelas!!! Sucesso e paciência na parte federal.

      Fábio e Marcelo, cabeça fria! Fiquem tranqüilos que tudo vai dar certo. Sigam tudo o que foi sugerido até agora neste tópico que não tem erro. Podem ter a certeza que a entrevista é muito mais tranqüila do que a preparação para ela. Pelo menos para mim e para a minha esposa foi.

      Ifantoniosi e Daniele. Parabéns pela pré-convocação. Se vocês foram pré-convocados é porque vocês foram pré-aceitos. Agora é só se prepararem legal para a entrevista. Pesquisem muito sobre o mercado de trabalho e sobre as profissões de vocês no Québec. Sigam as sugestões de todos que fizeram a entrevista com M. Leblanc que não tem erro! Se tiverem amigos no Québec, levem o máximo de informações sobre eles. Imprimam e-mails deles, etc. Imprimam também ofertas de empregos e de imóveis para locação.

      Um grande abraço a todos e muito sucesso no processo!

      Marcão.

    • #15557
      Danix
      Participante

      Nossa, que legal, os relatos são cada vez mais positivos e completos!!!
      Muito bom para preparar os próximos da lista de entrevistas!
      E pelo ritmo da turma, todos vão se sair mto bem!

      Daqui há uns meses, ainda vamos fazer um belo churrasco ou pizzada no Quebec, juntos, pra comemorar tudo isso, hein?   :D

      Boa sorte a todos! Coragem, perseverança, fé e mto estudo! É a alegria e a solidariedade dessa comunidade que completam os ingredientes finais do sucesso!  :D  :)  :D  :)  :D

      Bjocas,

      Dani

    • #15558
      makeloo
      Participante

      Jefferson,  Marcão e demais colegas,
      obrigado pela força,

      Adriana
      sucesso nessa nova etapa.

      Um abraço

    • #15560
      reganem
      Participante

      Oi, pessoal!

      Eu fiz a entrevista no dia 10/abr as 14:30h

      Eu passei mas não estou com o certificado. :t_oops:
      Quando terminou a entrevista ele disse: “faltam 2 pontos referente às 150h do curso de francês que, agora, é uma exigência. Como você está terminando as 150 horas, considere-se aprovada. Parabéns!” :D

      Ele me pediu que terminasse o curso de de francês no próximo mês e mandasse o certificado para o escritório de imigração.  

      Quando me dei conta que não receberia o certificado na hora, fiquei um tanto preocupada  :cry: .
      Depois “dos parabéns”, “Caiu a ficha”  :o .

      Eu mandei a minha doumentação uma semana depois que as “regras” haviam mudado. Logo, eu só poderia comprovar 96h do meu primeiro curso de francês.  :(

      A entrevista
      Eu cheguei super cedo pois, preocupada com a confusão nos aeroportos, resolvi fazer a viagem de ônibus.
      Cheguei no hotel da entrevista as 8:30h da manhã. Fui ao banheiro, me arrumei e voltei “inteira” para o bar. Repassei algumas questões em francês até as 10h. Relaxei e fui ‘bater perna” na Paulista. Voltei as 13:30h. Sentei no bar e simplesmente “apaguei”. Eu estava muito cansada. Acordei 30 min depois assustada com a hora e corri na recepção. “Já posso subir???”  :P

      Chegando no 15ª, haviam duas cadeirinhas vazias me esperando.
      Quando eu sentei e respirei fundo….as 14:07h, chegou Daniel Leblanc….me fazendo um monte de perguntas  :?:  , falando super rápido  :!: abrindo a sala de reunião e me chamando para começar a entrevista antes da hora  :o …  (eu pensei que ainda teria mais 30 min para serenar a mente mas deu tempo).

      Monsieur Leblanc, puxou a cadeira para eu me sentar, muito gentil. Sentou-se continuo a perguntar.

      Principais perguntas:
      1) Fale do seu trabalho, o que você faz?
      2) Para onde vc vai? (no meu caso, Laval)
      3) Por que Laval?
      4) Por que quebec?
      5) O que você vai fazer no Quebec? ( não resisti e disse que eu ia morrer de frio. Ele riu muito e perguntou: “e depois que você ressuscitar, vai fazer o que?  :lol: )
      6) O que seus parentes e amigos acham da sua decisão?
      7) O que você sabe sobre o Quebec? (ele adorou saber que como sirop d’érable pela manhã! falei da vida cultural do Quebec, da importancia dos rios e lagos para a economia da provincia, etc)

      A partir das perguntas que ele fazia eu aproveitava a oportunidade para contar a minha experiência de vida. Esse foi o ponto forte da minha entrevista, falar da minha bagagem. Não só profissional mas, mostrar quem era a “Renata”. Tive a oportunidade de mostrar a minha facilidade de adaptação, flexibilidade frente as exigências da vida, e acima de tudo a minha convicção na decisão tomada.

      Meu ponto de vista
      Leia os relatos do colegas mas não esqueça de que sua bagagem é única. O entrevistador está, naquele momento, só para você. A questão é “como” você vai contar a sua história.
      Por isso, tenha lucidez, objetividade e lógica nos seus motivos para essa mudança de vida. Tenha um plano em “PORTUGUÊS e aprenda a contá-lo em FRANCÊS”!

      Parabéns a todos que “sobreviveram” a essa etapa  :beer2:  e boa sorte :clover: aos que ainda vão enfrentá-la.

      Na realidade, esse é um confronto interno….o vencedor só pode ser você!  :hooray:

      Um abraço a todos.

    • #15562
      Marcus
      Participante

      Parabéns, Renata!!!

      Excelente o seu depoimento!!! Concordo com tudo o que você disse no seu “ponto de vista”.

      Muito sucesso e muita sorte no restante do seu processo!

      Abraços,

      Marcão.

    • #15563
      casalmineiro
      Participante

      parabens Renata, e que chegue o mais rapido possivel seu csq,

      sucesso na parte federal!!!

    • #15569
      Daniele
      Participante

      Marcus, valeu mesmo pelo incentivo e pelas dicas!

      Renata, parabéns e sucesso daqui pra frente. Muito bom o seu relato! Laval é tb uma das nossas cidades pretendidas, logo, se vc não se importar, vamos trocar umas figurinhas, beleza?  :lol:
      Vou te enviar uma MP pra te passar o meu e-mail.

      Abração, Daniele.

    • #15570
      Daniele
      Participante

      Pessoal, essa é para os casados que fizeram a entrevista recentemente….

      quando vcs fizeram a entrevista com o M. Leblanc ele exigiu bem do(a) companheiro(a)? imagino que apenas ao requerente principal foi feita a maioria das perguntas e ao companheiro(a), uma ou outra perguntinha!! foi isso mesmo?

      Daniele.

    • #15571
      rcsmelo
      Participante

      Renata parabéns , e obrigado pela dicas ,
      e que logo vc esteja com seu CSQ  nas mãos.
      Abraços
      Robson

    • #15573
      casalmineiro
      Participante

      Daniele, a minha esposa foi a requerente principal ele fez perguntas p/ nos dois mas foi um pouco mais voltado p/ ela, mas q/ ela dava uma garrada no frances eu a ajudava e ele nao repreendeu por isto, e ele nao nos pediu nenhum bem, nem comprovacao de renda.
      E Laval e uma de nossas cidades tb

      felicidade e sucesso

    • #15574
      Fabiocb
      Participante

      Olá Renata,

      Parabéns pela conquista, fico muito feliz em saber que as coisas estão indo bem.

      Abraços

      Fábio

    • #15575
      makeloo
      Participante

      Parabéns Renata,
      obrigado pelo depoimento e sucesso.
      Um abraço
      Marcelo

    • #15576
      LueRo
      Participante

      Oi Dani,

      mais uma grande vitória…realmente são dias angustiante…mas valeu a pena toda esta preparação…
      Parabéns…sucesso

      abraços
      Luciane :)

    • #15585
      Carlos_Santos
      Participante

      Daniele,

      independente de quem é o requerente principal a entrevista é dirigida à todos os presentes nela!

      comigo foi pedido que minha esposa (que não era o principal) falar e responder normalmente tanto quanto eu!

      Parabéns e Boa sorte Renata! :wink:

    • #15589
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns Renata!

      Boa sorte no Federal!

      Aos queridos amigos Marcelo, Fabiana e Emerson,

      toda a sorte do mundo para voces nos dias 16 e 17 de abril!

      abraços,

      Ale

    • #15596
      Marcus
      Participante

      Daniele,

      Minha esposa foi a requerente principal, mas as perguntas foram dirigidas a nós dois, praticamente na mesma quantidade. Quando um agarrava no francês o outro ajudava e vice-versa. Ele não se importou com isso. Para te falar a verdade, o que nós percebemos é que o M. Leblanc dá muita importância para o nível de francês dos candidatos. Mas ele não quer constatar se você fala fluentemente e sem erros o francês. Acho que ele está muito mais preocupado se você possui um nível que te dá condições de começar a vida no Québec (ou seja, se você se vira bem no francês) e se você tem condições de se empregar logo e contribuir para o mercado de trabalho e a sociedade do Québec. Se você mostrar um francês de razoável para bom, um bom planejamento para começar a vida no Québec e conseguir convencê-lo que não está indo para o Québec só para fazer um pé de meia ou um curso e voltar logo para o Brasil, pronto! O CSQ é seu.

      Minha sugestão é totalmente dentro do que foi falado até agora neste tópico mesmo. Estudar bem o francês, estudar bem as questões mais triviais para apresentar respostas bem firmes e decididas, apresentar um bom plano de imigração e provar que você deseja prioritariamente trabalhar e, depois, estudar.

      Na hora da entrevista, cabeça fria, segurança e firmeza.

      Um grande abraço!

      Marcão.

    • #15599
      lfantoniosi
      Participante

      Reganem,

      Parabens pelo CSQ, mas isto que vc nos disse sobre as horas nos deixa um tanto preocupados. Nós fazemos aulas particulares, o que enviamos ao BIQ foi uma cartinha simples assinada pelo professor.

      Pelo que vc disse teremos então ter que fazer a “provinha de nível” da AF, (que não é toda AF que faz!), para atestarmos nossas horas de francês. Mesmo que a gente fale com desenvoltura na entrevista, esse atestado agora é um requisito obrigatório para o CSQ.

      Felipe.

    • #15600
      Diogo
      Participante

      Felipe,

      pelo que entendi, a Renata terá que apresentar apenas o atestado de que fez as horas, pois ela já passou na entrevista.

      Ainda mais que o teste da AF não diz quantas horas vc fez… a exigência deles é que ela apresente o comprovante das
      150horas…  detalhe… esse atestado, ou certificado não precisa ser necessáriamente de uma escola de idiomas, podendo
      ser de um professor particular como é o seu caso…   eu vou apresentar quando for a hora, grande parte de escola, mas provavelmente apresentarei um complemento de horas de professor particular…

      teste na AF, só se for muito necessário…

      abraço
      db

    • #15602
      Daniele
      Participante

      Carlos e Marcus, obrigada pela atenção. A minha preocupação é, se um dos 2 der uma agarrada no francês o outro poderá ajudar. Parece que o M. Leblanc é bem mais tranquilo que o M. Cosineau (??), que não permitia muito que o outro ajudasse.

      Abração, Daniele.

    • #15604
      daniel_abs
      Participante

      ATENÇÃO PESSOAL!!! MAIS UM CSQ!!!!

      Como esse tópico tem muitos relatos bem-sucedidos (ainda bem  :D ) vou tentar fazer o meu um pouco mais resumido e um mais detalhado vou postar depois no meu blog.

      Nossa entrevista foi no dia 12/04 ao meio-dia.

      Realmente o M. LeBlanc é muitop simpático e descontraído. Ele realmente dá muita, mas muita importância ao conhecimento que se tem sobre o mercado de trabalho e se o candidato é capaz de comprovar isso com pesquisas.

      Nosso Perfil:

      Daniel e Eliza, 26 e 25 anos respectivamente.
      Somos casados, eu sou designer e a Eliza é psicóloga.
      Temos 84 horas de frânces. Isso me preocupava muita antes da entrevista, mas acredito que compensamos isso com outros fatores:
      – existe demanda para a minha profissão;
      – em julho deste ano me formo em Inglês;
      – a Eliza fala inglês fluentemente, é professora de inglês (já morou nos EUA – 3 meses – e em Toronto – 1 mês);

      Além disso, penso que nosso ponto forte na entrevista é que fomos muito comunicativos. No início eu tive uma certa dificuldade em entender o M. LeBlanc, mas a Eliza me ajudou. Depois, a medida que ele ia fazendo perguntas e pedindo documentos, tanto eu como a Eliza respondíamos, fazíamos piadas, etc (sempre em francês). Mostramos pro M. LeBlanc absolutamente TODAS as pesquisa que fizemos… mesmo quando ele não pedia falavamos “Ah, tb pesquisamos sobre isso… Quer ver?”. Ele deixou muito claro que ficou satisfeito em ver nosso dinamismo e as nossas pesquisas.
      Engraçado é que em alguns momentos a Eliza falava em Inglês, ele respondia em Francês e ela retrucava em inglês. Eu fiquei só no francês mesmo. Ah! Ele quase esqueceu de pegar nosso contrato de autonomia financeira, eu é que tive de lembrá-lo.
      Depois da entrevista, com o CSQ em mãos, perguntei o que ele havia achado do nosso francês. Ele disse que nosso frânces era bom. Que o principal é que mostravamos confiança no nosso francês e, mesmo não sabendo falar tudo, conseguiamos no comunicar. Disse: “dessa forma vocês a fluência vêm rapidinho”.

      Ficamos felizes pois ele deu uma salva de palmas antes de dizer o tão esperado “félicitations”! E depois nos levou até o elevador sempre dizendo que achava que iríamos ter sucesso em Quebec.

      DICA: Relaxe. Se vocês estiver preparado, pense na entrevista como uma conversa e não como uma avaliação (porque no fundo é isso que ela é). É como se você fosse contar a um amigo sobre a sua vontade de emigrar, mostrando a ele tudo o que você sabe. Só que nesse caso o seu “amigo” é uma pessoa que você nunca viu e que só fala francês mas, garanto, o entrevistador sempre tenta ser o mais amistoso possível. No final você nem vai querer ir embora de tão boa que a conversa vai estar.

      Bom, esse é o resumo. Quando postar o relato completo no nosso blog, aviso vocês!
      Ah, Brigado a todos da CBQ pela disponibilidade em ajudar!!!

      Abraços!
      Daniel e Eliza
      http://www.elizaedaniel.blogspot.com

    • #15605
      casalmineiro
      Participante

      Parabens Daniel-abs,
      e que de tudo certo na parte federal!!!

    • #15608
      Fabiocb
      Participante

      Olá Daniel e Eliza,

      Parabéns pela conquista, fico muito feliz por vocês.

      Abraços

      Fábio

    • #15611
      AdriAkelas
      Participante

      Obrigada a atodos e parabens aos que tbm já tem o CSQ!!! Já mandei o processo federal na sexta -feira, agora é só aguardar!!!!
      Beijos
      Adri

    • #15616
      AleBHZ
      Participante

      Adriana, Daniel e Eliza,

      parabéns e boa sorte no processo federal!!!
      Tomara que a nossa espera não seja muito sofrida!!!

      Abraços,

      Alê

    • #15617
      chrisazevedo
      Participante

      Todos já enviaram a documentação para o Processo Federal?

      Parece que eu ainda vou ter que esperara, porque eu preciso de uma carta do consulado para poder dar entrada na solicitação das Certidões negativas… Parece que esta carta tem prazo de espera médio de 1 mês…

      Boa Sorte na espera de vocês… A minha será mais longa que eu imaginava.

      att,

      Ana

    • #15619
      JeffersonAV
      Participante

      Olá Ana,

      Não entendi sobre esta carta do consulado???

      Nós não precisamos de nada disto…

      Será que há diferença de cidade para cidade???

      Abraços, e boa sorte!

    • #15620
      AleBHZ
      Participante

      Jefferson,

      provavelmente a Ana é do RJ, onde é preciso obter uma carta do Consulado do Canadá para os antecedentes, só não sei se todos ou só algum deles (Polícia Civil, Polícia Federal e Justiça Federal).

      Abraços,

      Alê

      *minha entrevista foi no dia 10/04, enviei o Federal no dia 11/04 e ele chegou lá no dia 12/04!!!
      Antes de ir para a entrevista eu já havia deixado tudo pronto:

        as fotos 3.5 x 4.5cm
        os antecedentes (lembrem-se que a Polícia Federal não entrega na hora. Leva 3 dias úteis)
        os formulários preenchidos e impressos
        a lista de controle
        Só faltava o CSQ e o pagamento da taxa.
    • #15621
      Marcus
      Participante

      Parabens, Daniel e Eliza!!! Sucesso na parte federal!!!

      Daniele, o M. Leblanc permite sim a ajuda do(a) esposo(a) durante a entrevista. Como eu disse, ele quer saber se você sabe se comunicar. Ele náo quer saber se você e fluente em francês.

      Abraços,

      Marcao.

      P.S. desculpem-me pelos erros de acentuaçáo. Estou num teclado desconfigurado. Fico puto quando isso acontece!!!

    • #15624
      makeloo
      Participante

      Olá pessoal
      Acabei de chegar de SP. Foi DIFÍCIL, mas conseguimos os nossos CSQ’s. Já podem computar mais dois.

      Vou tentar detalhar como foi a entrevista, porém como a entrevista não teve uma sequencia, M Leblac, ia e voltava em algumas questões, vou tentar descrever a medida qeu eu me lembro. A entrevista foi toda em francês (incluiseve a parte no elevador. LER NO FINAL DO RELATO). CABE LEMBRAR QUE ESSA É NOSSA EXPERIÊNCIA, ASSIM COMO CADA DOSSIÊ É UM.

      Chagamos às 8:30 para a entrevista que começava as 9:00h de hoje (16/04). Somente subimos às 8:45, pois a recepcionista do hotel disse para subir somente quando estivesse próximo do horario marcado. Como tinhamos ido eu, meu companheiro e Fabiana para SP , juntos. A Fabi resolveu ir conosco e esperar do lado de fora da sala, nas cadeiras que fiacam no corredor.  M. Leblac chegou às 8:50 nos cumprimentando pelos nomes e disse que tinha ido a recepção para nos procurar. Cumprimentou a Fabi. Nos convidou para começar a nossa maratona que durou uma hora e vinte minutos, marcados pela Fabi (Tinha hora lá dentro que eu achava que o tempo não passava).

      La dentro nos sentamos e a primeira coisa que ele perguntou se nós tinhamos como comprovar que éramos realmente um casal pois, aviamos declardo isso e teriamos que provar a veracidade disso com contas públicas em nossos nomes, conta bancária conjunta, etc. Porém começariamos pela identificações e pediu as certidões de nascimento e os passaportes. Esses ele deixou onde eu os coloquei, já aquelas, olhou detalhes e confirmo nossos dados ( nomes, data de nascimento, endereço) Primeiro os meu e depois do meu Conjoint.

      A segunda parte foi a comprovação de conjoit de fait. ele pediu as contas públicas que tinhamos, apresentamos as contas de telefone mais antigas e a mais recente. Ele pergunto pq tinhamos dois telefones sendo que sonos um casal. Falei que eram celulares. Apresentei também contratos da escola de francês, a conta conjunta que temos e uma declaração que fizemos e com assinaturas reconhecidas em cartório.

      Perguntou-nos se tinhamos amigos no Quebec, dissemos que sim e mostramos foto da Dri e Bruno, Gustavo e Silvania, Ney e Tati, que embarcan sábado, Fotos dos encontros de imigrantes que fazemos. Quando viu a foto do dia que recebi as bandeiras e a responsabilidade de organizar os emcontros de BH no lugar da Dri, ele perguntou se eu queira ficar com a responsabildade por muito tempo. De início não entendi bem porém em um segundo instante disse que não, no máximo até outubro, rimos todos

      Passou para a terceira parte que foi a escolaridade, vasculhou todos os certificados, históricos( graduação, mestrado e inclusive o do ensino médio) eu também levei certificados de cursos e trabalhos que eu já apresentei (+/- uns 25) e ele olhou todos. Dava OK em cada tópico e conferia com o que nós tinhamos mandados. O que não estava lá, acrescentava. passou para meu conjoint. Como ele não tem curso superior completo, pediu o histórico do curso que ele fazia. Leu em voz alta todas as disciplinas que ele fez, comentou as notas altas e baixas que ele tinha tirado e perguntou pq ele abandou o curso. (pq não daria tempo de ele terminar esse curso a tempo de imigrar segundo nossos planos, pois pretedemos ir em Março /2008 e o curso acabaria em dez/2009) O entrevistador disse que ele poderia fazer esse mesmo curso no Quebec em 3 anos. Perguntou sobre outras formações dele (mecânica, um curso de 1 ano que ele fez e que estava preenchido como se fosse 6 meses, M Leblac, corrgiu por conta propria, porém questionou pq preenchemos errado, e outros cursos na área de gastronomia que ele tem).

      Direcionou-se novamente pra mim e começou a questionar-me sobre a minha experiêcnia profissional. Pediu as carteiras de trabalho e perguntou pq tenho duas, eu expliquei pq uma acabou o espaço e tive que tirar outra, sem problemas. Ele conferiu, com a minha ajuda cada contrato apresentado na folha que mandei para BA e o que estava na carteira e tb os contratos de autônomo que eu tenho. Olhou um por um e conferio a data de entrada na empresa e de saída, isso minuciosamente, porém foi rápido ele falava o nome da empresa e eu mostrava o contrato. Ele adorou essa postura minha e disse que foi muito prático e organizado.  Depois me perguntou sobre como eu faria para validar os meus cursos no Quebec. Eu disse que sobre as exigências da ordem dos tradutores e os pré-requisitos para ser professor universitário. Então ele me perguntou se eu não tinha interesse em ser professor de primário e secundário. Eu disse que não tinha pesquisado sobre isso. (assinei um documento, qdo mandei os formulários para BA, falando que não tinha esse interesse) Ai ele disse que eu deveria olhar isso pois o meu perfil era muito bom para essa área. Então me perguntou par qual cidade pretendiamos ir e pq. Falei que tinha escrito Montreal, porém tinha mudado para Sherbrooke, pois essa é uma cidade universitária e que como trabalho na área de educação achava que era melhor para eu conseguir um bom emprego. Também como toda universidade gera conhecimento e o conhecimento deve ser divulgado, então teria muitas traduções para  fazer. Ele bateu palmas e perguntou se eu tinha mais algumas experiêcnia para comprovar. Mostrei o contrato de tradutor que tenho e também as capas com sumário dos manuias que já traduzi e que tinha levado para apresentar. Ele disse que não precisava comprovar mais nada pois ele já acreditva que eu era um excelente profissional. Depois disso passou para o outro entrevistado. Questionou cada empresa uma por uma e conferiou o tempo de trabalho. Agradeceu a praticidade dessa conferência.

      Logo depois disso, perguntou o Porquê de estarmos querendo ir par o Quebec. Falei sobre as qualidades do Quebec e apresentei um dado que foi fundadmental. Basei-me sobre uma noticia dada no MGTV de duas semanas atrás que falou que em um fim de semana 28 pessoas foram assassinadas na grande BH. Ele ficou supreso e disse que isso era demais e já mudou de assunto.

      Voltou-se para meu companheiro e pergunrtou para ele o que ele faria para conseguir um emprego para se mantar o mais rápido possível. (Esse foi o momento mais tenso de toda a entrevista) Meu conoint, disse que estudaria a noite… Foi interrompido pelo M. Leblanc falando que não queria saber o que ele queria fazer pois o objetivo principal da entrevista era o de, além de comprovar a veracidade dos documentos, era MAIS AINDA o de avaliar a empregabilidade “LES PLUS VITE POSIBLE” do candidato (ISSO COM TODA DELICADEZA E ELEGANCIA POSSÍVEL). Meu conjoint ficou meio perdido pois ele falou muitas coisas junto a esse contexto e esperou uma resposta. Então eu respondi a pergunta para ele e o entrevistador disse que minha resposta esta perfeita porém ele queira que o meu conjoint falasse. Foi quando esse pegou as prespectivas de emprego da região de ESTRIE (Região de Sherbrooke) e mostrou que o Mercado de trabalho para Boulangeur e conducteur era favorável e aceitável e que estudaria a noite para que no futuro trabalhasse na área dele. Então o M. Leblanc bateu palmas e disse que ele seria muito bem sucedido, pois tinha visto que ele era muito batalhar e dedicado e que o Quebec precisa de pessoas assim. Anteriormente, qdo o entrevistador comentou as notas do  histório do meu amigo ele disse que ele tinha começado a trabalhar muito cedo e sempre teve que consiliar as duas coisas. Essa resposta foi tb para jusitficar o grande período entre o fim do ensino médio e o início do curso supeiror.

      Depois disso ele pediu os comprovantes de francês, perguntou porque eu falava melhor que ele sendo que estavamos na mesma sala. Eu falei que tenho 60 horas a mais que meu conjoint. Ele somou hora por hora de cada um de nós e quando viu que eu tenho 412 horas e estou matriculado para cursar mais 120 até agosto. Ele disse ULALA e afirmou que o meu francês estava impecável e que eu não preciso nem de francisação porém o meu amigo sim.  Afirmou que quando eu chegar no Quebec eu posso ir direto pedir junto ao ministério de educação a validação do meu diploma e ir direto para a sala de aula. (Isso me deixou muito feliz, pois meu professor vive dizendo que eu misturo espanhol no meu francês. Sou professor de espanhol).

      Então ele falou o “vous avez reussi” e mais uma vez bateu palmas. Elogiou nossa entrevista, porém o CSQ não era impresso. Ele ficou uns 10 minutos fazendo contas. Então eu perguntei o que estava acontecendo. Ele disse que fazia unas manosbras em cima dos pontos para niver nossas pontuações (não entendi), então imprimiu os CSQ’s. Pediu para conferir,  e disse que realmente nossa entrevista foi muito boa que poderia ser modelo para as outras. Muito dinâmica, organizada e bem fundamentada. Que nossas pesquisas foram muito boas.

      Saimos da sala. Lá estava a Fabi e o próxmo candidato. Ele pediu para o entrevistado seguinte esperar e nos acompanhou até a recepção do hotel. Segui comentando com a Fabiana sobre nossa entrevista e dando dicas para ela do que ela teria que fazer na entrevista dela. Ele é uma pessoa muito gentil, educada, divertido pois a todo tempo ele trocava piadas conosco. Uma pessoa muito elegante.  AH!!! Enquanto deciamos no elevador, ele disse que os Brasileiro se comunicam pela intenet sobre as intrevistas e ele já reparou que a cada dia a qualidade das entrevista crescem muito.

      Lá em baixo, mais uma vez confirmou nosso sucesso no Quebec, segundo a opinião dele, e se despediu mais uma vez.

      DESCULPE-ME PELO ENORME RELATO, MAS QUIS SER DETALISTA COM TUDO. ESTOU MUITO FELIZ E AMANHÃ MESMO JÁ VOU ENVIAR A PARTE FEDERAL QUE SÓ FALTAVA O CSQ (FALEI ISSO PARA M. LEBLAC) AGORA BOLA PRA FRENTE.

      Obrigado pela força e a energia dispensada.

    • #15625
      casalmineiro
      Participante

      Parabens Marcelo e ao seu companheiro,
      agora e a parte federal e que tenham muito sucesso nesta etapa tambem.
      e  parabens tb pela qualidade da entrevista.

    • #15638
      Daniele
      Participante

      Parabéns Marcelo e Emerson!! Fico muito feliz mesmo por vcs. Daqui pra frente agora é só alegria.

      Abração, Daniele.

    • #15640
      agomes
      Participante

      Parabéns para vocês dois! E sucesso!
      Obrigada pelo relato!

    • #15643
      Felipewise
      Participante

      Parabens Marcelo e Emerson!

      É uma grande alegria comemorar o seu sucesso!
      Agora aguardamos pelo CSQ da Fabi!!

      Abs.,

      Felipe

    • #15646
      JeffersonAV
      Participante

      Parabens Marcelo e Emerson!

      É isto aí… além desta comunicação pela Internet (em comunidades, grupos e e-mails) existe uma grande solidariedade entre os emigrantes em processo, que ajuda muito na hora que estamos lá, diante do entrevistador, e sabemos que tem muita gente torcendo por nós.

      Foi assim comigo, e tenha certeza que foi assim com você também…

      Parabéns, e sucesso nas próximas etapas!!!   :D

    • #15650
      Anonymous
      Participante

      Marelo e Emerson,

      Parabéns e sucesso.

      QUe venha o parte Federal.

      Um abraço,

      Jean

    • #15653
      Fabiocb
      Participante

      Olá Marcelo e Emerson,

      Meus parabéns pela conquista, e pelo jeito essa leva de CSQ’s vai ser grande, boa sorte nas proximas fases.

      Abraços

      Fábio

    • #15656
      amorim
      Participante

      Parabens Marcelo e Emerson, mais uma etapa vencida.
      Agora vamos torcer pela nossa amiga Fabiana.

      Um abraço,

      Giovanni Amorim e Familia

    • #15663
      AleBHZ
      Participante

      Marcelo, Emerson e Fabi (apesar de não ter postado ainda),

      parabéns pelas conquistas de vocês.
      Sabia que iria dar tudo certo!!!

      Agora vcs já podem respirar mais aliviados e temos que comemorar!!!

      Abraços,

      Alê

    • #15664
      Carlos_Santos
      Participante

      Marcelo,

      obrigado pelo looooooooooooooooooooooongo relato! muito útil !

      com relação à “…os Brasileiro se comunicam pela intenet sobre as intrevistas . …”

      isso só reforça a certeza de que o BIQ de Buenos AIres acompanha no nosso fórum, e os demais, aonde existe seriedade e trabalho de ajuda aos colegas!

      Grande abraço e boa sorte a Todos nas próximas fase e dúvidas!

      Não se esqueçam que temos um ótimo fórum  para os que estão com o CSQ e cheio de perguntas e respostas!   :wink:

    • #15666
      MauPriJP
      Participante

      Olá a TODOS!!!!

      VOU COMEÇAR ASSIM  MAIS 1,MAIS 1, MAIS 1 É também fomos aprovados!!!! :lol:  :lol:

      É isso meus amigos foi uma das melhores sensações que já passei na vida, para minha esposa tb!!!Após 1:30 hs de sufoco, recebemos os parabéns, fomos aceitos!!!

      Sinceramente, o pior da entrevista é esperar por ela. Aliás agora é esperar pelos exames… :D

      Obrigado à CBQ pela ajuda e a todos que enviaram pensamentos positivos.

      Mauricio,Priscilla e João Pedro.

    • #15670
      makeloo
      Participante

      Pessoal, Obrigado pela força

      Agora, como já disse é bola pra ferente.

      Um abraço
      Marcelo

    • #15671
      Marcus
      Participante

      Parabéns, Marcelo, Emerson, Maurício, Priscila e João Pedro!!!

      Felicidades, paciência e boa sorte na parte federal!

      Tudo de bom para vocês!!!

      Abraços,

      Marcão.

    • #15673
      Carlos_Santos
      Participante

      :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

      os parabéns não param de aparecer….. também não param de aparecer APROVADOS no CSQ  :lol:  :lol:  :lol:

      Parabéns Maurício! :wink:

    • #15680
      carol.
      Participante

      Marcelo, Emarson e Fabiana,
      Estou muito feliz com a conquista de vocês,
      meus parabéns, agora é só comemorar  :beer2:
      e aguardar os exames médicos.
      Abraços, :clap:
      Carol

    • #15681
      carol.
      Participante

      Mauricio, Priscila e João Pedro,

      sei como a sensação é indescritível,
      com certeza é o dia mais feliz das nossas vidas…
      antes da viagem, claro :lol:  :lol:

      Meus parabens,
      Um abraço,
      Carol

    • #15685
      Fabiocb
      Participante

      Mauricio, Priscilla e João Pedro,

      Parabéns pela conquista, a cada visita temos uma nova conquista de CSQ, tomara que continue assim, boa sorte nos proximos passos.

      Abraços

      Fábio

    • #15688
      AleBHZ
      Participante

      Maurício, Priscilla e João Pedro,

      parabéns pela conquista.
      Passada esta fase de pesquisas e estudos (que aconselho a todos continuar), agora é partir para a fase federal, que envolve uma longa espera, mas pelo menos, sem aquele medo de não passar.

      Abraços,

      Alê

    • #15690
      Emerson
      Participante

      Maurício Pricila e João,
      Parabéns pale conquista. muto sucesso nessa nova etapa.
      Um abraço

    • #15694
      casalmineiro
      Participante

      Mauricio, Priscila e Joao, parabens pela vitoria,
      sucesso na parte federal tb

    • #15695
      makeloo
      Participante

      Mauríco, Pricila e João
      Parabénspela vitorioa nessa parte e muito sucesso nas que virão.
      um abraço

    • #15696
      makeloo
      Participante

      Mauríco, Pricila e João
      Parabénspela vitorioa nessa parte e muito sucesso nas que virão.
      um abraço

    • #15698
      KarinaFalci
      Participante

      Marcelo e Emerson!!! Meus queridos….Vcs mereceram todo o sucesso!!!torço muuuuiiiiittto por vcs!!super bjos…

    • #15702
      fabiana
      Participante

      Salut mes amis!!!

      Primeiramente quero parabenizar A TODOS que conseguiram o CSQ!
      E agora segue o relato da minha entrevista, pois EU TAMBÉM CONSEGUI! IIIIUUUUUPIIIII!!!!
      Quem sou eu: 31 anos, solteira, psicóloga (atualmente trabalhando como secretária)
      Para onde vou: Sherbrooke
      Tempo de duraçao da entrevista: aproximadamente 50minutos, 1 h.
      O entrevistador: simplesmente estou APAIXONADA pelo M. Leblanc! Extremamente gentil, educado, objetivo, atencioso. Nota 10.
      Minha entrevista estava marcada para 12hs, mas só começou às 12:40, pois segundo M. Leblanc, ele tinha que verificar muitos detalhes de documentaçao do casal anteriormente entrevistado.
      Conheci o M. Leblanc no dia anterior a minha entrevista, pois acompanhei meus amigos Marcelo e Emerson. Isso foi fundamental p mim, pois ajudou a “quebrar o gelo” e me tranquilizar. M. Leblanc me deu orientaçoes do que ele espera de uma entrevista. Foi muito atencioso comigo.
      Bom, voltando a entrevista: foi tudo muito objetivo. Ele foi logo me pedindo as carteiras de trabalho, contra-cheque (nessa hora custei p entender o que ele queria), me questionou pq eu nao declarei imposto de renda como psicologa, eu disse que recebi pouco mas ele disse que mesmo assim eu deveria ter declarado, pois é uma forma de comprovar a experiencia. A medida que eu mostrava as declaraçoes de emprego, ia falando um pouco sobre minha experiencia. Ele me perguntou sobre o meu projeto: eu disse que a principio, pretendia trabalhar como boulangere, pois tinha feito 3 cursos na área especialmente p me “virar” em Quebec nos primeiros meses. Ele achou ótimo. Mostrei minha pesquisa de empregos na área de RH, que tenho experiencia tb e mostrei um gráfico que indica que a profissao de psicologo é “très favorable”. Isso me garantiu.
      Ele me questionou sobre o diploma da pós-graduçao em Teoria Psicanalítica. Expliquei que ja cumpri os créditos mas falta apresentar a monografia. Ele me perguntou qual era o tema e quando eu respondi que era sobre “Suicídio” ele achou excelente. Me disse que o índice de suicído em Quebec é alto, e que eu devo terminar minha pos e validar meu diploma o mais rápido possível, pois isso será muito importante p mim em Quebec.
      Mostrei as fotos da Adriana e do Bruno e tb de outras pessoas que vao imigrar. Me perguntou por que Quebec e pq Sherbrooke.
      Foi basicamente isso. A entrevista foi focada na experiencia profissional. Depois de imprimir o CSQ, ele ainda me deu várias dicas. Disse que é importante no inicio, trabalhar. Nao importa em qual atividade, pois experiencia canadense é fundamental. Eu respondi que concordava e que acreditava que o trabalho é uma importante ferramenta de inserçao social, que ajuda na adaptaçao. Ele concordou plenamente. Me desejou sucesso e comentou que os brasileiros sao muito gentis e batalhadores. Disse que quando eu estiver em Sherbrooke eu devo ter orgulho de dizer que eu sou brasileira.
      É isso pessoal, espero nao ter esquecido nenhum detalhe importante…
      Agradecimentos especiais: marcelo, emerson, alessandro, julio, carol e gustavo (vcs me ajudaram demais!) e todos aqueles que rezaram e torceram por mim!!!

      Um grande beijo a todos e boa sorte p os que vao fazer entrevista ainda!
      FAbiana

    • #15706
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Ola Fabi,

      Que excelente noticia!!! Ontem estavamos anciosos pela resposta e o Marcelo havia me contando do resultado positivo!!!

      Agora falta pouco pra vc chegar aqui, mas também é uma espera interminavel pois mesmo depois de chegar aqui as pesquisas e a correria continuam.

      Bom saber que ja terei uma psicologa para me ajudar a me entender  :lol:  :lol:

      Abracos e estamos te esperando!!! [/align]

    • #15708
      Daniele
      Participante

      Parabéns Fabiana e continue tendo sucesso daqui pra frente!

      Abraços, Daniele.

    • #15718
      Fabiocb
      Participante

      Olá Fabiana,

      Parabéns pela conquista, e boa sorte nos proximos passos.

      Abraços

      Fábio

    • #15724
      makeloo
      Participante

      Fabi,
      Nós tinhamos certeza absolutaque voc~e conseguiria.
      Muito sucesso e vamos juntos para a parte federal.
      Um beijo
      Marcelo

    • #15735
      AdriAkelas
      Participante

      Parabéns Marcelo e Fabiana!!!!! Eu recebi hj a confirmação do correio de q o processo federal foi entregue!!!Agora é só esperar mesmo!!!!Boa sorte pra vcs!!!
      Beijo
      Adri

    • #15737
      casalmineiro
      Participante

      Parabens Fabiana, mais um CSQ na area,
      felicida e sucesso na parte federal…

      abracos,
      Pollyany

    • #15738
      Diogo
      Participante

      todo dia eu penso….

      agora vai estabilizar e vou dar um parabéns só pra todos, de uma vez…

      mas todo dia (e isso me faz sentir muito bem) tem novos depoimentos de aprovados…

      então desisti de esperar pra dar um parabéns só daqui há alguns dias (sabe lá quando)

      PARABÉNS A TODOS APROVADOS!!! GRATÍSSIMO PELOS DEPOIMENTOS E DICAS…
      eu e minha companheira Simone estamos de olho vivo nessas preciosidades… rs

      Boa sorte na fase federal…
      aos que ainda vão fazer a entrevista, fiquem tranquilos… parabenizo novamente depois…
      rs
      db

    • #15740
      AleBHZ
      Participante

      Oi Fabi,

      agora que vc postou seu relato posso te parabenizar novamente!!!
      Fiquei super feliz com seu sucesso na entrevista.
      Espero que possamos todos ser uma grande família lá no Québec, mesmo se ficarmos em cidades diferentes… Bom que teremos lugares novos pra conhecer.

      bjs,

      Alê

    • #15748
      JeffersonAV
      Participante

      Olá Fabiana…

      Você não sabe como eu esperava pelo seu relato e o resultado de sua entrevista. Lembra dos nossos papos “tenebrosos” no início do ano sobre suas possibilidades como solteira, na área de psicologia, e ainda no aprendizado de francês…?

      Você é uma VENCEDORA… ultrapassou todas as barreiras e venceu. Mais do que qualquer um, merece seu prêmio, seu CSQ. E com certeza seu projeto todo será bem-sucedido.

      Meus sinceros parabéns!!!

      Eu estava torcendo e (da minha maneira) rezando por você.

      Um forte abraço,

      e manda os docs pro Federal rapidin… para vir pra turma do “Esperando pelos exames médicos…”    :lol:

      PS.: com sua permissão, vou usar seu exemplo para convencer minha irmã de ir para Québec também… ela está se formando em psicologia, tem 24 anos, e tb tem essa garra!!!

    • #15772
      Carlos_Santos
      Participante

      Mais parabéns! ficamos felizes em ver a quantidade de pessoas que apesar das dificuldades que cada vez aumentam na seleção dos novos imigrantes, conseguem ser aprovados!

      Desejo sorte e paciência nas próximas etapas, incluindo “torturas medievais”, não é Marcelo!

      Abraços

    • #15787
      amorim
      Participante

      Fabiana,
      Meus parabens e agora é partir para mais uma etapa a Federal, mas é só ter paciência e esperar, tudo vai dar certo.

      Um abraço,

      Giovanni Amorim e Familia

    • #15795
      ernandes
      Participante

      Não poderia deixar de passar por aqui e dar um BRAVO a todos meus alunos pela réussite na entrevista de imigração ao Québec. Fico muito feliz por todos voces e que bom que o sonho continua.
      Sei q o projeto de imigrar para o Quebec é duro, causa ansiedade, nervosismos mil…mas td deu certo e agora au revoir Brasil!!!

      Renatinha e Pipe, parabéns pelo empenho e dedicação nas terças e quintas pela manhã…
      Marcus e Núncia pela vontade grande, pelo empenho nos sabados, domingos e quando dava…
      Alessandro pela organização e apresentação super!!!!
      Marcelo e Emerson…parabéns, excuse-moi se fui muito enjoado, mas foi querendo ajudar…
      Fabiana, pela disposição as 9 da noite ou as 7 da manhã…continue firme…

      A todos vcs, um abraço carinhoso, um pedido de desculpas pelas cobranças e o desejo q vcs sejam muito felizes…

      Tenho pra mim e foi o q aprendi chez moi q quando vamos fazer alguma coisa, deve-se fazer direito e não pela metade…passar na entrevista talvez não seja um bicho de 7 cabeças…mas causar uma boa impressão e tirar elogios…não tem preço…Valeu meus queridos mastercards!!!

      votre prof.

      ps.: e não pára por ae…segunda é o dia de Jac q Bruno e Paulo e Alessandra…energia positiva…e vamos torcer por eles…

    • #15802
      lucienep
      Participante

      Olá, Fabiana então era vc que estava depois de nós, desculpem a demora é que a nossa também atrasou um pouco!
      Que bom que vcs passaram!  Segue o relato que atrasou a sua entrevista! ihhhh…

      Fomos no dia anterior a noite tudo correu bem! Pegamos um táxi para o Hotel San Gabriel que deu uns R$ 32,00 o táxi.

                 O Hotel é meio mais ou menos, o café tem que levar dinheiro e pagar na loja de conveniência, e ele pedem para arrumar o quarto, não tem shampoo, nem condicionador.

                 Bem, no mesmo dia a noite encontramos um outro casal do Rio que pegou o mesmo avião que a gente e que também ia para entrevista, conversamos um pouco, foi legal.

                 Tem um Shopping bem pertinho do Hotel e foi ele que nos salvou pois o sapato do Cláudio arrebentou na viagem, conseguimos comprar outro bom e até barato.

                 No dia seguinte, no café encontramos esse mesmo casal, e vimos um outro com “ cara de entrevista” , hummm.. vi uma apostila do Canadá e tive certeza, eles eram de Recife, muito simpático todos dois casais! A conversa nos tranqüilizou bastante!

                 Nossa entrevista era as 11:00 e saímos do Hotel as 10:00, fomos a pé, e realmente perto, só subir a rua.

                 O Recepcionista pediu para aguardarmos no Hall até 5 para as 11:00, tinha um monte de gente falando Espanhol no Hall e fiquei com medo de acabar misturando tudo com o Espanhol.

                 Faltando 10 minutos subimos, ah!! Na carta está 12º andar mas mudou para o 15º, chegando lá em cima as famosas cadeiras, eu sentei para esperar, mas  Cláudio não conseguiu andava para lá e para cá.  Realmente dá para ouvir a entrevista, mas eu só entendia o M. Leblanc a menina falava muito baixo, o engraçado é que a entrevista dela foi diferente da nossa, no ritmo e tipo mesmo.  Eu fiquei incrivelmente tranqüila, alias foi Deus que me deu muita tranqüilidade.

                 Depois de 30 minutos ( subimos 10 antes)de ansiedade o M. Leblanc termina com a menina e nos chama! Ela saiu com um sorriso e fez um sinal de ok!

                 Ele começa pela documentação como sempre! Pergunta da certidão de nascimento, e o Cláudio não tem só eu, explicamos.  Começou por mim, e na hora de conferir minha carteira deu um problema porque uma das empresas que eu trabalhei colocou a data de saída errada e não batia, eu fiquei nervosa, procurava em toda a carteira, eu não entendo bem essa coisa de carteira é meio confusa, e não achei! Expliquei o que aconteceu e ele entendeu, numa boa e ficou fazendo as contas dos estudos e trabalho.

                 No começo, falei muita coisa errada de Francês nossa e o pior e que depois que eu falava eu sabia que tinha falado errado, mas aos poucos fui melhorando, ele elogiou meu sotaque e disse que vou ter facilidade, e quase não terei sotaque, como muitos brasileiros, ele diz que temos facilidade com isso. Elogiou a professora também!!! Ele disse que tem gente com 300 horas que fala muito mal!

                 Pediu as vagas de emprego, e disse que realmente serviam para mim, disse que no começo procuraria algo como assistente para conhecer o mercado e tudo mais, mas ele disse que não precisava, que eu deveria escolher bem o emprego que eu ia querer pois tinha boa experiência!

                 O meu portifolio ele olhou muito rápido, o tempo estava acabando e ele atrasado, o do Cláudio ele gostou muito! Elogio e deu a maior força pra gente!

                 Foi engraçado! ele nos deu felicitações, e o Cláudio queria continuar a entrevista, tinha se animado, mostrar as aminações dele e etc, mas ele já tava expulsando a gente, tinha um casal esperando a um bom tempo lá fora! Ele disse não dá mais tempo!

                 Enfim, achamos ele super simpático e agradável não tenham medo!

                 Depois que tudo acabou, agradeci a muito a Deus! Estava com o corpo todo dolorido da tensão e fiquei assim até a noite.

    • #15805
      Daniele
      Participante

      Parabéns Luciene!! Boa sorte na parte federal!

      Abraços, Daniele.

    • #15806
      rcsmelo
      Participante

      Parabéns , agora é só relaxar  e boa sorte no federal.
      Abraços
       
      Robson

    • #15807
      lucienep
      Participante

      Muito Obrigada! pessoal

    • #15809
      casalmineiro
      Participante

      Parabens Luciene e Claudio, por esta conquista,
      e sucesso na parte federal.

      abracos,
      Pollyany

    • #15815
      jrsp
      Participante

      Parabéns a todos vcs que conseguiram!!!

      Ficamos felizes em ver que esta fase da entrevista está sendo desmistificada ( digo, me parece que nesta rodada o entrevistador está mais amigável…) tomara que a próxima rodada seja também dado o enfoque maior em relação a preparação, pesquisa e planejamento que todos nós fazemos para imigrar com segurança.
      Desse jeito, nos encontraremos no Canadá e estaremos cientes que investimos no francês e no planejamemto de nossa ida para que nossa adaptação e recolocação no mercado.

      Camila e José Roberto

    • #15825
      fabiana
      Participante

      Olá,

      Obrigada a todos que carinhosamente me parabenizaram!

      Luciene e Claudio: PARABENS!!!! Enquanto eu esperava lá fora, já estava ficando tensa pois o silencio na sala era grande… de repente ouvi o M. Leblanc parabenizando vcs…….ufa…….que alivio! Que bom que deu tudo certo!

      Um abraço
      Fabiana

    • #15826
      Carlos_Santos
      Participante

      Luciene, não poderia deixar de dar os meus mais sinceros Parabéns a vocês dois!

      Apesar da sua cidade destino ser diferente da nossa, tenho certeza que ainda nos veremos por la!

      Grande abraço e boa sorte nas demais etapas!

      ps.: para quem não sabe…………… a Luciene, juntamente com o Claudio, aceitaram a liderança dos nossos encontros do RIo, que tem sido realizados na mais completa harmonia, graças ao esforço desta nova equipe, que é extremamente cooperativa e funcional, tendo mais uns 6 ou 8 integrantes, além da Luciene e Claudio!

      Merecido! :wink:

    • #15831
      makeloo
      Participante

      Felicitaion Luciene E Claudio

    • #15832
      Cesar1801
      Participante

      :D  abração a todos…

    • #15833
      AleBHZ
      Participante

      Luciene e Cláudio,

      mais uma vez (já os parabenizei 2 vezes no orkut) félicitations!!!

      Boa sorte no processo federal!!!

      Abraços,

      Alê

    • #15836
      Fabiocb
      Participante

      Olá Luciebe e Claudio,

      Parabéns  :D  nossa não para mesmo, ainda bem  :D  boa sorte nos proximos passos.

      Abraços

      Fábio

    • #15840
      JeffersonAV
      Participante

      @lucienep”;p=”8087 wrote:

      Foi engraçado! ele nos deu felicitações, e o Cláudio queria continuar a entrevista, tinha se animado, mostrar as aminações dele e etc, mas ele já tava expulsando a gente, tinha um casal esperando a um bom tempo lá fora! Ele disse não dá mais tempo!

      Luciene,

      antes de mais nada, parabéns para vocês dois…

      Queria saber uma coisa, estas “animações” que o Cláudio queria mostrar ao M. Leblanc é desenho animado? Animações para Internet?

      Se for, é muito legal descobrir vocês dois, pois também sou animador (aqui em BH, formado pela EBA/UFMG) e estou com grandes espectativas de migrar para Québec e trabalhar no mercado de animação por lá (que é bem grande).

      Na época de minha entrevista, também levei um portifólio com minhas animações… mas quem disse que a entrevistadora teve tempo de vê-la. Mas disse que não me faltaria oportunidades de trabalho, que era uma mercado em crescimento no Canadá… nós sabemos, o Canadá é a 4ª potência no cinema de animação no mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, Índia e Japão (na ordem).

      Abraços, e boa sorte pros dois nas próximas etapas.

      Jefferson AV

    • #15845
      MsKelly
      Participante

      Oi Luciene,

      Parabéns para vocês!!!
      Eu sou a menina que estava antes de vocês por tudo que entendi!! Eu fiz uma estorinha da minha entrevista na lista canadaimmigration, vou colocar abaixo. Fiz entrevista dia 18/04.
      Mas achei o máximo ler o seu e da Fabi porque nós conseguimos montar a manhã do M Daniel.
      ANTES: QUEM SOU EU
      Sou solteira, 30 anos, consultora de informática em Brasília para desenvolvimento com Java. Tenho 5 e 7 meses de experiência com desenvolvimento Java para WEB. Sou fluente em inglês e comecei a estudar francês no ano passado (estou no 3o semestre do curso regular da Aliança).

      ANTES DA ENTREVISTA:
      Estudei muito nas últimas três semanas com aquelas perguntas que quase todos já devem conhecer:
      http://www.itc-canada.com/Interview-Quebec.shtml
      Contratei um professor particular, 5 horas, e ele me ajudou a montar as respostas. Depois eu fiquei treinando sozinha.

      MINUTOS ANTES DA ENTREVISTA:
      O horário marcado era 10:00, mas cheguei às 09:20 e subi para o 12o Andar. Esperei até 09:30, mas como não vi nenhum movimento perto da sala que deveria ser eu desci e perguntei a recepcionista se eu estava no lugar correto. Ela me avisou que as entrevistas estavam sendo no 15o, mas era melhor esperar em baixo porque lá não tinha lugar de sentar. Fiquei no hall do salão até 09:50 e subi. Chegando lá, vi um papel no hall com nome do M Daniel Leblanc e Immigration Quebec. Na porta da sala onde eram as entrevistas estava escrito para aguardar ser chamado no hall. Apesar de ver que haviam duas cadeiras no canto, eu fiz como o escrito e fiquei em pé esperando no hall. Eu fiz isso também porque do lugar das cadeiras dava para escutar a entrevista do casal que estava lá dentro e eu achei que isso poderia me deixar mais nervosa. Aguardei até 10:30, fiz um burraco de tanto andar de um lado para o outro no pequeno hall. Daih, o casal saiu com uma folha de papel apenas na mão. Eu já tinha lido que o CSQ era só um papel e fui toda feliz perguntar se eles haviam passado. Bom, o silêncio e a risadinha sem graça me deram logo a dica e eu mudei de assunto. Eles disseram que o M Daniel falava muito rápido e me disseram de onde eles eram. Eu falei que era de Brasília e assim ficamos: eles ficaram esperando o elevador e eu fui chamada pelo entrevistador.

      A ENTREVISTA: (10:30 – 11:30)
      Ele me perguntou se eu era Kelly. Eu disse que sim. Ele mostrou a cadeira e pediu para eu aguardar porque ele precisava lavar as mãos e já voltava.
      Eu aproveitei e abri o zíper da minha pasta especialmente preparada para esse dia. Uma pasta com plásticos bem organizado e separadinho.
      Assim que chegou pediu minha certidão de nascimento. Nesse momento,  percebi que o lance de pasta com plásticos não tinha sido uma boa idéia. Devia ter levado aquelas pastas-arquivo super fáceis de tirar e colocar os documentos. Ele não quis olhar na pasta, então eu tirava e colocava os documentos.
      Ele começou a preencher a minha ficha no computador dele. Nem me perguntava quase nada, foi falando sozinho e colocando meu nome, minha idade, meu estado civil. No meio ele perguntou meu endereço e o telefone. Devo dizer que o telefone quase não saiu :).. daih ele corrigiu um número e ele mesmo falou os outros números de trabalho, e outro endereço lá. Eu ia só concordando. Daí pediu meu passaporte, conferiu. Ele perguntou, quantos anos no total você tem de estudo e eu disse, 16. Ele perguntou qual era minha área de formação, eu respondi: “Informática , nível superior”. Daih ele me pediu meu diploma. Eu mostrei e ele ficou pensando sozinho com a planilha de equivalência dos cursos. Ele leu em voz alta: Ciência da computação… daih ele se perguntou: Qual a diferença entre engenharia da comp e ciencia da comp??… Eu só olhando.  Daih me pediu o histórico de notas. Ele olhou, olhou e perguntou: Esse “04” é nota?? Daih eu falei, não esse é o número de crétidos de cada disciplina (quantas horas de aula temos por semana desse curso). Daih vi que ele continuou sem saber o que era nota. Daih eu apontei, “olhe, essas são as notas: SS, MS, MM, MI, SR” e mostrei a legenda no final. Ele: “Ahh, dificil de entender essas notas com letras. O que é TR?”. Daih eu tentei horrivelmente explicar o que era um trancamento.. nem devia ter tentado.
      Em seguida me pediu o certificado do segundo grau. Eu tirei do plástico e entreguei, ele ficou olhando e disse: não, esse é primeiro grau.. Na hora eu apavorei, “será que eu peguei o certificado errado?” Eu acreditei porque terminei o primeiro grau e o segundo no mesmo lugar. Daih ele fez uma cara meio desconfiada de mim e foi para o computador.. Eu peguei o meu certificado e falei: Ué, esse eh do segundo sim. È porque ele tinha olhado no lado que diz “Curso anterior: Primeiro Grau”. LEMBRE-SE QUE ELE É CANADENSE E FIQUE ATENTO SE ELE ESTÁ ENTENDENDO SEUS DOCUMENTOS EM PORTUGUÊS. Bom, pediu o histórico do segundo grau e eu disse que não tinha levado. Perguntou se eu tinha feito um segundo grau regular e eu falei que sim, “2o grau científico”, o mais comum. Passamos para a parte de antecedentes de trabalho. Perguntou se eu tinha experiência na minha área de atuação e eu disse que sim, trabalho com desenvolvimento há 7 anos. Daih ele me pediu os documentos de todos os que eu tinha colocado naquele papel que mandamos para o escritório quando abrimos o processo. Essa parte foi longa e difícil, eu tenho vários documentos, vários contratos. E tudo o que ele quer é: data de começo e data de fim. Daih ele vai colocando do lado quantos meses. Foi uma confusão, devo dizer. Em baixo eu vou fazer uma seção especial para isso porque só interessa para quem tem um monte de contratos como eu. Depois eu ficou calculando os quantos meses nos últimos 5 anos…. Ele disse: “22 meses?” Eu disse: “não, está faltando da outra folha” .. Ele calculou denovo: “44 meses?” Daih, eu fiquei pensando e ele foi anotar no computador. Eu olhei para as contas dele e falei.. mas quantos meses vc considerou do meu último emprego? São 18 né? Ele: “ahhhh, tá, faltou 12 meses.” Daih ficou pensando, pensando… Eu: “56”… Ele:”ah sim, perdão”. Passada essa parte ele, me perguntou quando eu comecei a fazer francês e pediu o certificado ou comprovação de horas. Eu mostrei meu certificado de 128 horas do ano passado da Aliança de disse que estava fazendo curso regular e estava no terceiro semestre. Daih me perguntou: “Sim, certo, qual seu nível?” Eu: “Estou no 3o sem do básico”. Ele anotou no comp: “Básico” Daih eu fiquei pensando: “Essa entrevista não é tb para avaliar o francês? E eu que digo para ele qual meu nível??” Bom, me perguntou se eu falava inglês. Eu: Sim e fui pegando meu certificado. Ele:tem certificado?Eu:Sim, fiz o IETLS. Ele denovo olhou e perguntou: “Como eu sei a nota?” Eu apontei.. Ele:”Sim, mas o que quer dizer?” Daih começou a falar em inglês: Eu mostrei o verso e disse em inglês:: “Olhe, 9 é a maior nota”.. . Eu tirei : 8, 8, 8 e 6.5 … média 7.5 .. Ele:”Ah tá, então você é muito boa :) e imendou considerações.” Não conversamos em inglês e voltamos para o francês. Ele: “Mas então, qual sua motivação?”, depois:”Qual cidade?”, depois: “O que você sabe do Quebec?”, depois: “O que você vai fazer nos primeiros meses para se sustentar?”, depois: “O que você sabe do mercado de trabalho?”. Mostrei o documento do Quebec onde mostra quais os números CNP que correspondem com o que eu trabalho e trabalhei no Brasíl. Mostrei um resultado de pesquisa da minha especialidade por região e disse que das 31 ofertas, quase todas eram de montreal como ele podia observar. Mostrei dois conjuntos de ofertas que eu imprimi: uma mais iniciantes e outras que são compatíveis com o que faço hoje. Ele:”Mas o que tem nessas vagas que é vc?” Eu acho que não soube explicar bem, mas ele entendeu o geral. Ele: “é uma área muito técnica né?”, o vocabulário é muito técnico e ele não sabe avaliar se eu estou dizendo a verdade. Mas claro, eu estava dizendo a verdade.

      FIM DA ENTREVISTA:
      De repente ele disse: Parabéns você obteve êxito no processo de seleção do Quebec! Aguarde a impressão e confira seus dados. Daih eu dei aquele : “Yes”(baixinho).. E ele ficou todo sorridente e começou o discurso que eu vou resumir nas seguintes palavras: “Você fez uma apresentação muito boa, sua área está com alta necessidade no Quebec, vc fez uma boa pesquisa, seu francês é interessante(gentil ele neh?) “.. Imendou isso explicando o que fazer em seguida. Me deu dois papeis de CSQ, uma para o consulado e outro para quando entrar no Quebec. E ficou nas recomendações. Nessa parte eu viajei um pouco, alívio eu acho. Ele disse para estudar francês até ir. Daí eu falei que ia fazer um curso de imersão em Montreal por 8 semanas antes de ir para o mercado de trabalho. E ele disse que não precisava, eu sabia inglês, meu francês só precisa ser funcional porque é uma área muito técnica. Sabe aquela estória de começar do começo: que nada, para mim, falou para tentar aqueles compatíveis com meu currículo, mas entender que eles iriam me colocar numa posição inicial até que me conhececem melhor.

      CONSIDERAÇÕES:
      Ele é muito gentil e sorridente. Entendi tudo que ele falou durante a entrevista. Acho que essa é a vantagem do curso regular: vc escuta muito, por outro lado, fala muito pouco. Não falei muito, fui objetiva e usei 10% do que havia treinado. Fui classificada como NF (Não francofono). Mas tive impressão de que tinha passado antes de entrar lá, pareceu apenas conferência como muitos já falaram por aqui. É como o Roque falou: eles verificam se o que vc colocou é coerente, se já começou a estudar mesmo o francês, se vc estudou o Quebec e se estudou o mercado de trabalho de lá.

      PARA QUEM TEM MUITOS CONTRATOS DIFERENTES COMO EU
      O que ele quer: Totalizar os meses de experiência que você tem nos últimos 5 anos.
      O que ele verifica: Data inicial e data final de cada um.
      O que devemos fazer: antes da entrevista, marque o lugar onde esses dados se encontram porque na hora é um desespero para achar a duração no meio do contrato. E vc mesmo, conte antes quantos meses você tem de experiência.  Eu mesma só percebi que havia um intervalo sem contrato na hora. Mas é porque eu tenho vários diferentes: só no último (onde estou há 18 meses) já tenho 6 contratos.
      Lembre-se: você precisa conferir e prestar atenção nas contas dele. Não que ele esteja tentando te testar, mas ele está com pressa e pode se equivocar. É mais importante para você do que para ele.

      Bom, agora começar a parte federal.

    • #15851
      fabiana
      Participante

      Parabéns Mskelly!!! Sucesso nas proximas etapas!

      Abraços,
      Fabiana

    • #15854
      amorim
      Participante

      Luciene e Claudio, meus parabens.
      O mais importante neste processo é realmente a força  que recebemos de todos que se encontram no processo.

      Agora e entrar no Federal e ajudar a outros que virão por aí,

      um abraço

      Giovanni Amorim

    • #15856
      AleBHZ
      Participante

      Kelly,

      parabéns pela entrevista! Desejo sucesso na parte federal!

      Só faltou um espaçamento para facilitar a leitura do texto…

      Fica a dica para os próximos relatos…

      Abraços e boa sorte a todos os próximos candidatos.

      Alê

    • #15866
      clpimenta
      Participante

      Nós tb conseguimos,

      Eu e minha esposa fomos entrevistados dia 19 as 15:30 e ja estamos com o CSQ na mão.

      M Daniel Leblanc é uma pessoa muito educada e compreensiva, pois eu dei umas travadas feias. Uma coisa que ele foca bastante é a comprovação dos documentos em cima dos formularios, levem tudo organizado. Outra é a questão da empregabilidade, ele gosta que vc demonstre que tem possibilidade de encontrar um trabalho. uma Coisa que ele fez questão de ver foi um anuncio de emprego do quebec e como vc se enquadra nele, se atende os requistos. Uma coisa que senti que ele gostou foi qdo falei que ia conseguir a certificação java e  melhorar meu francês e inglês ainda no brasil. É interessante mostrar como vc vai ser útil pro Quebec e não Quebec util pra vc.

      Gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram até aqui!!!

      E que venha a parte federal

    • #15870
      lucienep
      Participante

      Olá, pessoal

      Primeiramente, muito obrigada por tantas demostrações de carinho, por parte de todos!
      Obrigada especial ao Carlos Luiz pela força e todo suporte, e disponibilidade em ajudar!
      e o Alessandro por vermos sua real satisfação! (quanto a caricatura mande uma foto lá pelo site dele)

      Jefferson, quanto as animações do Claudio, sim são animações em flash, ele tem um site também que
      vc pode ver algumas é caricaturarte, seria otimo conversarmos sobre isso!  ele pretende fazer uma curso de especialização em animação lá também, para desenho animado essas coisas.  Ele é formado na UFRJ em pintura, alias o
      M.Leblanc ficou impressionado com a duração do curso, 5 anos!

      Kelly e Fabiana espero conhecer vcs no quebec!

      Um grande abraço

      Luciene

    • #15872
      Fabiocb
      Participante

      MsKelly e Clpimenta,

      Parabéns as conquistas, esse topico parece que vai ser longo, boa sorte nos proximos passos.

      Abraços

      Fábio

    • #15873
      brunobbc
      Participante

      Caros amigos,

      Estou acompanhando as entrevista e os relatos.
      Sempre é a mesma coisa …..
      Muda entrevistador, muda critérios, muda exigência financeira, mas NÃO MUDA A EXIGÊNCIA DA LÍNGUA FRANCESA.

      ATENÇÃO : VAMOS investir pesado na língua FRANCESA. Com um bom nível de língua tudo será mais fácil.
      Todas entrevistas serão em FRANCÊS e com um bom nível, facilita e aumenta consideravelmente a chance do candidato.

      Abraços,
      Buno Cunha

    • #15881
      makeloo
      Participante

      Kellly e CLpimenta,

      parabé´ns por essa conquista. Força e sucesso na nova etapa.
      um abraço
      Marcelo

Visualizando 216 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.