Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
pvwrParticipante
Você pode fazer consultas particulares sim. Você paga o médico e tem o mesmo atendimento que os que não pagam por terem o cartão medicare :smile: . Sério, não é piada, não existe tratamento “particular” como aqui no Brasil.
pvwrParticipanteÉ bom também distigüir a diferença entre visto de residência e autorização (permissão) de trabalho. O primeiro dá o direito de morar no Canadá e fazer o que você bem entenda (dentro da lei, claro). O segundo permite que você apenas exerça o trabalho indicado no visto (não pode cursar faculdade) e encerra junto com o seu trabalho temporário. Acabou, tem que voltar para o país.
pvwrParticipanteO sistema canadense é sui generis. Ele é muito melhor que o público brasileiro, que praticamente está sucateado, mas é muito pior para quem é acostumado com planos particulares no Brasil.
Lá todos são “iguais”, então não existe médico particular. O primeiro contraste que se nota é a falta de hora marcada com médico em consultas regulares e as condições muitas vezes ruins dos consultórios. Por exemplo, certa vez fui em um pediatra com o meu filho recém-nascido e a sala de espera era escura e, como era época de neve, o chão não era muito limpo. Isso porquê éramos o primeiro horário da manhã, imagino no fim do dia.
Uma vez quebrei uma costela e fiquei mais de 3 horas esperando no hospital da McGill para fazer um raio X, seguido de um exame de sangue e um de urina (sabe lá porquê esses dois últimos por causa de uma costela fraturada). Claro, o melor de tudo isso é o médico me receitar um Tylenol extra forte e evitar fazer esforços durante um mês :-) .
pvwrParticipanteO mínimo exigido pelo governo federal é bem mais realista que o do governo do Québec. Dependendo de onde você morar, esse dinheiro vai só com alimentação e moradia nos três primeiros meses.
pvwrParticipanteComentário necessário: não espere que alguém viva em Montreal ou qualquer cidade de grande porte ganhando o salário mínimo por hora. O custo de vida lá simplesmente não permite esse tipo de coisa. Dependendo de onde se enfiar para morar dá pra sobreviver, mas as condições são no mínimo questionáveis.
pvwrParticipanteAh, então Hull entrou na mesma bagunça de fusão que Montreal passou. Que pelo menos eles não façam como em Montreal, que defusionou uma parte das cidades :???: . Mas se você pegar a estrada, as placas ainda indicam Hull, ou ao menos até ano passado indicavam :-) .
22 de maio de 2006 às 17:41 em resposta a: Brasileiros morando no Quebec, tem alguém neste forum #8878pvwrParticipanteBom, eu morei quatro anos em Montreal, então vão aí algumas das dúvidas:
No Canadá a gente abastece o carro e paga na própria bomba. Só precisa entrar na loja de conveniência se for pagar em cash. Detalhe, isso só funciona lá, aqui no Brasil nunca daria certo :-) .
Água da torneira eles não recomendam, porém você compra baratinho (20 a 30 C$) um filtro da Brita. Você passa nele a água e pode tomar na boa, usei muito tempo esses filtros e nunca tive problemas.
Pão dá pra comprar tanto em padaria como em supermercado, tem nos dois. A vantagem da padaria é a variedade e ppode pegar pães mais frescos. Aliás, para os brasileiros em Montreal a pedida é o Quartier Portugais próximo ao Plateau Mont Royal. Lá as padarias vendem pães no estilo que a gente está acostumado aqui (quem comprou pão no Canadá sabe do que estou falando).
Bom, quanto a roupas, é lenda de que precisa de muita roupa. Eu usava calça jeans e camiseta básica. Por cima disso, colocava uma jaqueta de neve e luvas, calçando uma bota. Era bastante prático, aonde quer que eu fosse era só tirar a jaqueta e estava tranquilo. em lugares fechados (casa, apartamento, lojas, estação do metrô, etc) é tudo aquecido, então a ropupa pesada mais atrapalha do que ajuda.
pvwrParticipanteAh, no Canadá faz frio, mas o povo exagera. Talvez pra quem venha do Nordeste seja um horror lá, mas eu moro em Curitiba e considero mais agradável o inverno lá do que aqui, por mais que na rua chegue a fazer -40ºC. Motivo? Lá eles sáo preparados para o inverno, é tudo aquecido. Dá pra ficar em casa na boa sem problemas só de bermuda e camiseta, coisa que aqui em Curitiba no inverno nem dá pra pensar em fazer. É pior de sair na rua, claro, se a pessoa não estiver preparada para a sessão de neve ela pode ficar deprê mesmo, mas nada que não dê pra encarar.
pvwrParticipanteNão conte com a “cidade subterrânea” em Montreal, isso é chamativo para turista. Ela tem sua praticidade, mas nada que te ajude a aguentar mais o frio. No máximo, ajuda a fazer compras numa região bem limitada do centro sem precisar caminhar do metrô até as lojas.
Québec (capital) tem o problema (de acordo com quem mora lá) de ser uma cidade que em grande parte vive do turismo ou de empregos no governo (70% dos empregos são no governo). Claro, se conseguir uma bocada no governo não tem problema 8) .
Até onde eu sei, Québec não é tão mais barata que Montreal a ponto disso ser um fator tão decisivo. Fica REALMENTE mais barato se for pra Chicoutimi, Rimouski ou outras cidade com menos 200.000 habitantes. Aliás, lá é barato justamente por não ter uma oferta de empregos e infra-estrutura tão boa.
pvwrParticipanteHull ainda existe, fica colada em Ottawa, em Ontario. Por sinal, é lá que fica o museu da civilização. Se mudou de nome, esqueceram de mudar as placas nas estradas, porquê ano passado eu parei em Hull para ir no museu .
pvwrParticipanteValeu, legal saber disso. Ao menos o governo do Québec exige menos dinheiro que o federal. Se bem que como consta no guia da entrevista, melhor se tiver a mais :-) .
pvwrParticipanteAs cidades menores são interessantes pelo custo de vida, por exemplo, em Rimouski dá pra comprar uma casa por menos de 60.000C$. O duro nessas cidades é que o leque de empregos é muito pequeno e na hora que tiver filhos significa em fatalmente mandá-los estudar fora.
Já Montreal custa muito mais caro, só que tem três universidades e a escola de tecnologia superior, sem contar uma pá de CEGEPs. Uma solução intermediária ao meu ver para quem quer ficar perto de Montreal é se estabelecer em cidades da região metropolitana, como Longueil, Brossard, Laval, Dorval, etc. Tem a possibilidade de comutar facilmente de trem ou ônibus para Montreal e as casas/apartamentos são mais baratos.
Morar no centre ville de Montreal é caro pacas, evitem até terem um emprego muito bom, ou evitem pra ficar com mais dinheiro no caixa no fim do mês :-).
-
AutorPosts