CRITÉRIOS PARA ESCOLHER UMA CIDADE NO QUÉBEC

Home Fórum Vivendo no Canadá Regiões e Cidades no Canadá Québec CRITÉRIOS PARA ESCOLHER UMA CIDADE NO QUÉBEC

Visualizando 45 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4124
      condenado
      Participante

      Quais critéros poderíamos utilizar para escolher uma cidade.
      Quem vai com família poderia preferir uma cidade menor,mais tranquila e menor custo de vida.
      Quem vai sozinho pode preferir Montreal que também parece oferecer maiores possibilidades de emprego.
      Quem procura uma Universidade pensa em Sherbrooke que tem duas.
      Quem procura uma formação tecnológica precisa consultar os CEGEPS para saber onde e quais cursos são ofertados.
      Podemos analisar a possibilidade de morar e estudar em uma cidade e trabalhar em outra.Então é preciso analisar a distância entre elas.
      Escolher uma cidade próxima de um grande centro(Québec) pode ser uma opção .
      Onde predomina um determinado tipo de interesses,Biotecnologia por exemplo?
      Acredito que este tema pode interessar a todos.
      Um abraço.

    • #8835
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá,

      As suas dicas e avaliaçãoes de como escolher uma cidade são muito boas!!!
      Mas no nosso caso, meu e Bruno, agora estamos em uma dúvida sem tamanho… Escolhemos e colocamos no nosso Dossiê Sherbrooke, pois existe cursos interessantes no CEGEP e existe os cursos que queremos fazer também, a qualidade de vida é excelente, o custo de vida menor, já temos alguns conhecidos e que dizem coisas muito boas da cidade….mas e os empregos de lá???? isso está me encucando bastante!!!:-?

      A outra cidade seria Montréal pois é uma cidade grande também com vários cursos interessantes, temos vários amigos que nos ajudam sempre, mais facilidade de inicio como alugar um imovel para morar, mais Empregos principalmente os subempregos até conseguirmos um emprego na nossa área… mas é uma cidade mais cara e os serviços ofertados pela imigração tb são mais demorados principalmente o curso de francês!!!:-?

      Creio que somente no Quebec que teremos uma real noção do melhor lugar para cada um, mas quem puder me ajudar a me decidir eu ficarei imensamente grata!!! Acho que cada vez que vai ficando mais perto de viajar tudo que já parecia certo vai se enrolando e se tornando uma dúvida cruel!!! :lol:

      Abraços, [/align]

    • #8837
      Carlos_Santos
      Participante

      Cara Adriana,

      vc viu o relato do Antonio, um brasileiro na lista canadaimigration, sobre a facilidade dele para fazer o tal curso de frances do governo??? que ia mesmo contra as informações dadas a ele pela entrevistadora!!!

      vou repassar aqui:

      Ola amigos do grupo,

      Uma questao que ja foi discutida varias vezes aqui no grupo e a da
      demora para conseguir vaga nos curso de frances do governo, full-
      time e que da direito a ajuda em dinheiro.

      A propria entrevistadora da o conselho de procurar outras cidades em
      vez de vir para Montreal, pois diz que a espera e grande e pode ser
      de + ou – 6 meses… especulacao??? Nao sei…

      Fato: cheguei em Marco/2006 e fui chamado para fazer o curso na
      semana passada… 2 meses de espera.

      Existem varios outros alunos no mesmo curso que chegaram na mesma
      epoca que eu e outros ha menos tempo (tem gente que chegou ha 1 mes,
      1 mes e meio). Quando o oficial do governo telefonou chamando para o
      curso tinha varias vagas de gente que foi chamada e acabou
      desistindo na primeira semana.

      Outro fato: as datas de inicio dos cursos sao fixas e valem para
      todas as cidades do Quebec – MAIO, AGOSTO, NOVEMBRO, etc… e so
      escrever um e-mail para um orgao oficial e perguntar a data do
      proximo curso… por exemplo nao adianta nada chegar aqui no meio de
      MAIO pois acabou de comecar uma turma.

      + 1 fato: o nivel INTERMEDIARIO e o mais lotado, entao tem mais
      chance de conseguir o curso + rapido quem esta no nivel basico ou no
      nivel avancado.

      Quem tiver algo a acrescentar fique a vontade.

      []s

      Antonio

      …quem puder me ajudar a me decidir eu ficarei imensamente grata!!! …

      acho que NINGUEM vai conseguir nos ajudar nisso, me incluo também nisso, so nos mesmos poderemos saber o que é melhor para nos mesmos.

      Veja o relato do Julio Augusto da comunidade Orkut Quero ir para o Quebec em http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2464318143427786294&start=1

      Meu Criterio 13/05/2006 17:53
      O criterio que escolhi foi o seguinte: cruzei as taxas de desemprego, taxa de emprego, quantidade de emprego, a proximidade a grandes cidades (pois quero um custo de vida menor),se tem ou nçao CEGEP, serviços de ajuda ao imigrante e etc. Ou seja, tudo que voce acha importante epara cada ponto dei pesos. Assim encontrei uma região na qual escolhi.

      ele usou um critério hiper sensato para os parametros dele, acho que isso que deveriamos usar também, nao achas?

      Abraços,

      Carlos Luiz.

    • #8838
      Dri_Torres
      Participante

      Olá Luiz,

      Eu vi estes dois relatos sim… Mas o do Júlio eu já conhecia… aliás o Júlio tb vai morar comigo!!!ele é meu amigo aqui de BH e pretendemos ir juntos para no inicio dividirmos as despesas… mas ele tb tem uma certa dúvida entre Montreal e Sherbrooke… sempre discutimos as variáveis e nos decidimos aí na outra semana mudamos de novo!!! Ai que dúvida cruel!!!

      Abraços,

    • #8839
      Carlos_Santos
      Participante

      Cara Adriana,

      vocês não deveriam estar tão angustiados assim, afinal vcs são um casal sem filhos, traduza como tendo mobilidade, se não for bom em Sherbrooke, vai para Montreal! experência não é desperdício de tempo!!! vivam, experimentem e quem sabe não é lá mesmo que está o futuro de vocês!

      Até hoje eu não sei o que estava fazendo morando há 10 anos em Petrópolis antes de ir para a França. Quando voltei vi que não queria mais mais morar lá, vai entender!!! mas é assim mesmo…. ganhei experiência!

      Se vocês tem amigos lá, beleza eu não deixaria passar esta oportunidade, o resto, bem…. só lá mesmo para avaliar!

      Relaxa e cuca fresca!!! toda mudança é assim mesmo…. medo do desconhecido é algo que pertuba, mas fé no seu futuro é algo que faz toda a diferença. Acredite e faça!

      Foi o que fiz. Cheguei no aeroporto em Clermont-Ferrand com esposa e três filhos, muitas malas, e não deixei casa no Brasil, tinha só umas caixas com lembranças, fotos, só! o resto da minha casa, carro, etc… VENDI TUDO! não deixei nada de valor ($$$$) e fui….

      O que me salvou foi justamente o meu colega francês, na época! e que hoje é um dos meus melhores AMIGOS!!! me deu a partida e depois foi por minha conta! o que fez dar certo, não sei ao certo? bem… mas me informei Muuuuuuuuuuuuuuuuito antes de ir, tudo; saude, banco, carro, visto, etc… cheguei munido de muita informação! e de muita boa vontade e vontade de vencer…… sem com educação consegui coisas que nossos colegas brasileiros que estavam há mais tempo não conseguiram! deu tudo certo para a gente! ah! esqueci de dizer que não acredito em sorte, ok!

      Bonne continuation a Vous Tous!

      A plus!

      Carlos Luiz

    • #8840
      condenado
      Participante

      Oi Dri,

      é por isso que estou pensando em uma cidade que não seja muito distante dos grandes centros com Montreal ou Ville de Québec.
      Isto permitiria maior mobilidade e ampliaria as possibilidades de trabalho e estudo.Imagine você e Bruno trabalhando ,morando e estudando em um local e de repente pinta uma grande oportunidade de trabalho na área profissional para um dos dois.Os dois teriam que trocar de cidade, de trabalho e de escola.A quetão é que a possibilidade disto acontecer é muito maior nas maiores cidades.
      O quê vocês pensam a respeito?
      Abraços .
      David

    • #8841
      Kale
      Participante

      Dri e Bruno,

      Já que vcs são da área de TI(particularmente eu também quero migrar para essa área), por que não pensar em ir para Gatineau? Também é uma cidade menor, cerca de uns 200.000 hab., fica no Québec, está colada a Ottawa onde tem mais empregos na área de TI. Andei pensando sobre essa cidade, e confesso, que fiquei em dúvida, já que também tinha planejado ir para Sherbrooke. 8)

    • #8842
      Dri_Torres
      Participante

      Olá Kale,

      O Bruno principalmente as vezes comenta de Gatineau… mas não sei porque nunca tivemos uma “emoção” com esta cidade….acho que somente estando lá para ter a real noção… queriamos já ir para uma cidade onde temos pessoas conhecidas como em Montreal e Sherbrooke para podermos ter um auxilio de nossos amigos… mas nada não nos impede de mudar de cidade!!!

      Abraços,

    • #8865
      pvwr
      Participante

      As cidades menores são interessantes pelo custo de vida, por exemplo, em Rimouski dá pra comprar uma casa por menos de 60.000C$. O duro nessas cidades é que o leque de empregos é muito pequeno e na hora que tiver filhos significa em fatalmente mandá-los estudar fora.

      Já Montreal custa muito mais caro, só que tem três universidades e a escola de tecnologia superior, sem contar uma pá de CEGEPs. Uma solução intermediária ao meu ver para quem quer ficar perto de Montreal é se estabelecer em cidades da região metropolitana, como Longueil, Brossard, Laval, Dorval, etc. Tem a possibilidade de comutar facilmente de trem ou ônibus para Montreal e as casas/apartamentos são mais baratos.

      Morar no centre ville de Montreal é caro pacas, evitem até terem um emprego muito bom, ou evitem pra ficar com mais dinheiro no caixa no fim do mês :-).

    • #8871
      SSNV
      Participante

      Ola a todos,

      A minha estrategia eh a seguinte (por enquanto… vai q mudo de ideia???) Estamos querendo ir para uma cidade menor no comeco, tipo Sherbrooke por causa do custo de vida menor etc… e depois de fazer o curso de frances, provar a vida no Canada e praticar o fances todos os dias, mudar para uma cidade maior onde teremos mais chances de conseguir trabalho, mais opcoes de cursos etc…
      abracos!
      Sara

    • #8873
      Dri_Torres
      Participante

      Olá Sara,

      A área de Biologia, pelo menos em questão de estudos e estágios, é muito boa em Sherbrooke ainda mais se vc gostar de algo relacionado à saúde pois em sherbrooke há um dos maiores centros hospitalares de Québec.

      Abraços,

    • #8898
      SSNV
      Participante

      Oi Dri!

      Eu vi, mas como pretendo fazer um posdoc acho que se for para uma grande universidade depois fica mais facil (com a experiencia) conseguir algo definitivo em uma cidade menor…
      Valeu!
      Abracos!

    • #8905
      selminha
      Participante

      GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES A RESPEITO DE QUNTO EU DEVERIA DISPOR PARA PODER IR P QUEBEC. QUANTO DEVO TER EM MÃOS PARA COMEÇAR? DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO DE QUEM PUDER ME DAR ESSA RESPOSTA. BOA NOITE E EBRIGADA.

    • #8907
      selminha
      Participante

      Boa noite. Pretendo começar o processo p imigrar no final do ano. Até lá pretendo me informar mais a respeito do idioma pois o meu frances é o básico. Gostaria de manter sempre contato com voces no sentido de ampliar amizades e saber como está sendo a expectativa da viagem. E quem já estiver por lá e quiser manter contato, eu ficarei muito feliz. Espero que todos nós tenhamos sucesso e que possamos nos tornar amigos. Fiquem com Deus e o que voces puderem fazer no sentido de me manter informada, eu agradeço. beijos a todos. Selma

    • #8911
      Dri_Torres
      Participante

      Olá Selminha,

      Primeiro se deseja se informar sobre os valores exidos visite a seção Artigos e leia o Passo a Passo do Processo de Imigração para Québec.

      Em relação a sua segunda mensagem sugiro que a poste no Fórum Apresente-se para que todos possam conhece-la melhor.

      Abraços

    • #8913
      henriqueclt
      Participante

      Alguém poderia passar o link para consulta da lista de cursos técnicos ofertados nos CEGEPs?

      Grato!

    • #8914
      Dri_Torres
      Participante

      olá,

      Poste a sua pergunta no Fórum sobre Estudos!!!

      Atenção a todos quando forem postar alguma pergunta!!!

      Abraços,

    • #9027
      mirian
      Participante

      Oi pessoal. Estamos ha muito tempo estudando a possibilidade de irmos pro Quebec. Parece que agora tudo vai dar certo, estaremos encaminhando nossa proposta em julho. Em relação às cidades, pesquisei muito também. Em princípio escolhi Laval, mas descobri que é um reduto classe média alta e acho que tão caro como Montreal. Depois também optamos por Sherbrooke (dois filhos adolescentes prestes a entrar na faculdade). E de repente, descobri Trois Rivieres, um dos custos de vida mais baratos do Canada (pelo menos em estatística), com uma universidade bastante diversificada eum curso de frances internacional (não tem duas como Sherbrooke), 150.000 habitantes, um porto ativo no Rio São Lourenço  e vários CEGEPs. Andei vendo emprego na região e parece que na área comercial não é desprezivel. E mais importante, fica mais próximo de Montreal que Sherbrooke. Alguém gostaria de comentar? Já pensaram nesta cidade? Abçs.
      Mirian

    • #9029
      miridiam
      Participante

      Estou vendo que todos estão espertos em relação a escolha do local de Inicio… isso é bom…. pois será nossa primeira experiencia e visão de um todo…… ademais que nossos primeiros 6 meses de adptação não serão tão faceis…. Bom alguém sabe onde estão as cidades focadas em TI, Informática etc.?

    • #9051
      vinicius
      Participante

      Tenho visto cidades, e a principio escolheria Montreal por ter amigos residindo lá.. Mas gostei de Sherbrooke e de sua Universidade.
      Quero saber a opinião de vcs sobre cidades que vcs já conhecem pra me dar outras opções de escolha.
      um grande abraço
       Vinicius Joia

    • #9053

      @miridiam”;p=”529 wrote:

      Estou vendo que todos estão espertos em relação a escolha do local de Inicio… isso é bom…. pois será nossa primeira experiencia e visão de um todo…… ademais que nossos primeiros 6 meses de adptação não serão tão faceis…. Bom alguém sabe onde estão as cidades focadas em TI, Informática etc.?

      [align=justify]Olá miridiam, como também sou da área de TI (infraestrutura) cheguei a pesquisar sobre isto.  :)

      Cidades em que eu percebi a alta de Ti foram Gatineau por estar ao lado de Ottawa e Montreal, onde pricipalmente a parte de fibra ótica e multimídia é muito forte. Note que estou falando sobre o Québec, com certeza Toronto, Vancouver e tantos outros grandes centros no Canadá devem ter uma demanda forte em TI.

      No nosso caso iremos primeiro para Sherbroke, custo de vida mais barato, francisação e integração mais acessível, além de ter duas ótimas universidades e CEGEPS, o Roch nos disse em sua última visita que o melhor Carrefour de ajuda aos imigrantes e encontra em Sherbroke também.

      Mas com certeza quando chegarmos tudo pode mudar… temos que nos adaptar

      Grande Abraço e Sucesso a todos![/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #9054
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Vinicius,

      o melhores informantes sobre a cidade de Sherbrooke são o Luis & Tati e o Paulo & Wal, que ja estao la!!!

      Dê uma olhadinha nos blogs que eles mantém atualizados.

      So a titulo de curiosidade,  li la no blog do Luis e da tati o porque eles escolheram esta cidade fazendo um balanço dos pros e contras confrontando com as informações que eles tinham aqui no Brasil.

      Abraços,

      Carlos Luiz

    • #9057
      Fabi
      Participante

      Olá Dri,

      Meu esposo e eu, estamos com muitas dificuldades em escolher uma cidade. Ele é técnico quimico,com muita experiencia em farmácias de manipulação, termina este ano sua faculdade de farmácia .Planejamos sair de Petróplis e ir para Quebec em 2008,afinal vamos de mala e cuia,vamos vender tudo é partir, mais a dúvida fica.Qual melhor cidade para esta profissão de farmacêutico ou Quimico?
      Eu sei que vai ser menos difícil por não termos filhos,e estarmos nos preparando em todas as áreas.

      Merci!!

    • #9058
      franciscori
      Participante

      Olá a todos.
      Meu nome é Francisco e após assistir uma palestra do sr. Roch em minha cidade fique decidido a iniciar meu processo dei migração para a região de Quebec antes que seja tarde.
      Venho pedir maiores informações de vocês sobre as cidades dessa região no sentido de adequar facilidades de estudo e emprego. Sei que já devem estar cansados disso, mas é que irei sozinho (já que sou separado e não tenho filhos) e os únicos amigos que tenho no Canadá vivem em Toronto.
      Sou médico com especialização em Anestesia, mas sei que atuar como médico no Canadá envolve um processo a parte que quase equivale a realizar um novo curso até a validação. Mas também sou graduado em Relações Internacionais e é nessa profissão que espero conseguir um emprego até ter todo o processo médico formalizado. Além disso, li em alguns blogs da possibilidade de realizar cursos de tecnologia (e aí poderia unir algo à Medicina ou mesmo a Relações Internacionais).
      Bem, espero que vocês possam me ajudar expondo seus pontos de vista e indicando algumas melhores cidades pra que ue possa analisar.
      Muito obrigado.
      Francisco.

    • #9059
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Fabi,

      Em relação a profissão de farmacéutico, segundo as minhas vagas pesquisas, a melhor área é a de Montréal mesmo, lá que se concentram as maiores e melhores indústrias.
      Acesse o arquivo em anexo que fornece uma imensa lista de empresas da área de Fármacia. O arquivo é um pouco antigo, então sugiro verificar pelos websites quais empresas ainda funcionam, mas de qualquer forma já é um caminho…

      Olá Francisco,

      O modo melhor de se procurar por uma cidade é verificar onde você terá os cursos para validar o seu diploma e onde você ao mesmo tempo poderá trabalhar.
      Acesse Lista de Cégeps para poder saber onde estudar e também o site Association des Universités et collèges du Canada.
      Na seção Web Links do nosso site você poderá encontrar vários links para sites de procura de empregos para saber a melhor régio para a sua área de atuação.

      Espero ter ajudado a todos,

      Abraços,[/align]

    • #9118
      Patt
      Participante

      Bom estamos tb iniciando nosso processo de imigração e gostariamos de saber para a nossa situação que temos um filho de 3 anos onde seria melhor para morarmos ja que como percebi aslgumas cidades que tem cutos de vida menor as escolas não são proximas!!!
      Desde já agradeço Patt :)

    • #9119
      Carlos_Santos
      Participante

      Cara Patt,

      não entendi o que tem custo de vida baixo com localização de escolas????

      se vc quer saber aonde tem escolas para seu filho de 3 anos com um custo de vida mais baixo, sugiro que visite o site das comissões escolares (nos web links do forum)e veja que havera sempre uma escola em quase toda as cidades, mesmo as de mais baixo custo de vida.

      ou Então veja para aqueles que querem escolher o melhor bairro para morar na cidade de Québec, veja o guia Guide à l’intention des immigrants à la recherche d’un logement

      que pode ser visto em http://www.ville.quebec.qc.ca/po/exploration/docs/guide_logement_immigration.pdf

      O que   em cidades de baixo custo de vida  pode nao existir é muita oferta de trabalho, isso sim, mas escolas, acho que não é o caso!!!

      Outra coisa, uma cidade legal para mim pode nao ser para você, isso é muito subjetivo, pois depende do que vc esta procurando nesta cidade. :wink:

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9123
      Patreca
      Participante

      Olá Adriana,
      nós nos falamos pelo orkut na semana passada e vc me aconselhou visitar a sua página. Realmente adorei!
      Sabe Adriana, tenho tantas dúvidas, mas tantas dúvidas, que vou até na palestra de novo. Gostaria também de ter alguém lá no Canadá para auxiliar, dar dicas, mas no momento só fico lendo os relatos de quem foi p/ lá. Quando vc tomou a decisão de ir, vc já conhecia alguém lá? Eu gostaria de chegar e já começar a trabalhar, mesmo no sub-emprego, pois sei que tenho que ter fluência na língua e vivência no país também antes de conseguir um emprego melhor. Vc acha que consigo trabalho assim que chegar lá? A grande dúvida é que não sei aonde escolho para morar. Bem, vc já viu que estou bastante perdida. Vamos manter contato, se não for pedir demais.
      Abraços,

    • #9124
      mirian
      Participante

      Perspectivas para médicos, químicos e farmaceuticos, retirado do jornal LeDroit de 30/06/06: Le vendredi 30 juin 2006

      Une pluie d’emplois

      Se trouver un emploi demeurera chose facile d’ici 2009 en Outaouais, surtout si on est médecin, chimiste ou pharmacien…

      Emploi Québec évalue à 28 000 le nombre d’emplois qui seront créés d’ici trois ans, dont 12 000 grâce à l’essor économique de la région.

      Le reste, soit environ 16 000 emplois, proviendra des départs à la retraite. Les nouveaux rentiers devront être remplacés par du sang neuf.”

      É só correr atrás para validar os diplomas.

    • #9345
      Carlos_Santos
      Participante

      Colegas,

      trago uma notícia de hoje da Radio-Canada muito interessante para nos interármos sobre desenvolvimento econômico e opções, aumentando o nosso leque de informações no momento da escolha pela região aonde aportaremos com nossas famílias.

      Boa Leitura!

      Segue a notícia:

      Les villes prospèrent, les régions dépérissent

      L’économie des régions éloignées des centres urbains est en perte de vitesse au Québec alors que les régions métropolitaines connaissent les plus fortes croissances. Montréal et Québec présentent les plus forts indices de développement économique, selon les données compilées dans le Portrait socioéconomique 2006 des régions du Québec.

      Ce rapport, commandé par le ministère du Développement économique, Innovation et Exportation, dévoile les données de six facteurs socioéconomiques compilées sur une période variant de 5 à 10 ans. Ces données sont colligées et converties en un indicateur appelé indice de développement économique qui permet de dresser un portrait de l’état économique des 17 régions administratives québécoises.

      Montréal se retrouve au sommet du palmarès avec un indice de développement qui se situe 3,9 % au-dessus de la moyenne québécoise. À l’opposé, la région de la Gaspésie-Îles-de-la-Madeleine enregistre un indice de développement économique inférieur de 20,6 % à la moyenne québécoise.

      Les régions de Québec (3,7 %), des Laurentides (2,7 %), de la Montérégie (2,1 %), de l’Outaouais et de Lanaudière enregistrent également des écarts positifs par rapport à la moyenne provinciale.

      Déclin des régions ressources Foresterie

      Les régions dont l’économie dépend des ressources naturelles ont connu les plus fortes baisses de leur indicateur entre 1995 et 2004. Ces régions dépendent le plus étroitement des transferts gouvernementaux comme l’aide sociale, l’assurance-emploi et des allocations diverses. Ainsi, à Montréal, les citoyens reçoivent en moyenne 15,74 $ en transferts gouvernementaux pour chaque tranche de 100 $ de revenus. Cette proportion atteint pratiquement 50 % du revenu en Gaspésie, où les habitants reçoivent en moyenne 47,54 $ par tranche de 100 $ de revenus.

      Le nombre de médecins par tranche de 100 000 habitants, le taux de criminalité, la proportion de travailleurs oeuvrant dans le milieu culturel et l’exode des jeunes sont aussi symptomatiques.

      Les facteurs socioéconomiques considérés pour établir l’indicateur de développement économique sont :

      # L’évolution de la population;
      # La main d’oeuvre;
      # L’emploi;
      # Le revenu par habitant;
      # La proportion des revenus personnels provenant des transferts gouvernementaux;
      # La scolarité de la population.

      Variation de l’indice de développement économique par rapport à la moyenne québécoise pour chacune des régions :

      # Montréal ; 3,9 %
      # Québec : 3,7 %
      # Laurentides : 2,7%
      # Montérégie : 2,1 %
      # Outaouais : 0,9 %
      # Lanaudière : 0,8 %
      # Laval : – 0,9 %
      # Chaudière-Appalaches : – 2,9 %
      # Centre-du-Québec : – 5 %
      # Mauricie : – 6 %
      # Estrie : – 6,5 %
      # Saguenay-Lac-Saint-Jean : – 7,8 %
      # Abitibi-Témiscamingue : – 8,7 %
      # Bas-Saint-Laurent : – 9,2 %
      # Côte-Nord : – 9,8 %
      # Nord du Québec : – 10,1 %
      # Gaspésie-Îles-de-la-Madeleine – 20,6 %
      Fonte: http://radio-canada.ca/nouvelles/regional/modele.asp?page=/regions/Montreal/2006/08/08/003-Indice-economique-Qc.shtml

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9347
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Patrecca,

      Que bom que gostou da Comunidade Brasil-Québec!!!

      Quando resolvi entrar no processo de imigração não conhecia ninguem no Canadá… mas sou muito persistente e chata tb :lol:  e ficava no pé do pessoal dos blogs e do pessoal nas comunidades do Orkut… enchi tanto a paciência deles que hoje tenho vários amigos no Canadá e todos de grande valia, pelos quais tenho uma enorme gratidão :wink:
      Aos meus amigos Flávio, Luis e Tati, Luíz e Dani, Benjamim, João etc etc etc à todos os outros que não irei citar senão o post ficará gigante… meu muito obrigado!!!:bigups:

      Se você pretende começar a trabalhar logo te aconselho a procurar cidades maiores e a também pesquisar nos sites de empregos que você encontrará na seção Web Links do nosso site… as pesquisas são fundamentais para se ter uma idéia da melhor cidade para você.

      Continue sempre fazendo suas perguntas pois tenho certeza que existem pessoas sempre dispostas a ajudar.

      Olá Carlos e Míriam,

      Obrigada pela colaboração de vocês!!!

      Abraços a todos,[/align]

    • #14281
      david2006
      Participante

      Escolhemos LAVAL.

      Nossas considerações sobre proximidade de Montreal, menor custo de vida e oferta de empregos nos levaram a esta escolha.
      Opniões de  amigos que moram no Québec também influenciaram.
      O fato de termos uma filha nos leva a procurar uma cidade menor  que, teoricamente, oferece maior facilidade de integração.

      PROCURO  CONTATOS COM QUEM MORA OU ESTÁ INDO PARA LAVAL NOS PRÓXIMOS DIAS

      UM ABRAÇO  A TODOS.

      SUCESSO NO ENCONTRO DE BH AMANHÃ.

      DAVID,ERCÍLIA E CAROL

    • #14415
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá David,

      O encontro foi realmente legal!!!

      Não sei quem está indo para Laval, mas se souber te aviso.

      Abraços,[/align]

    • #15475
      agomes
      Participante

      Olá! Ainda não iniciei o processo mas estou preenchendo o DCS.  Já estou pesquisando todas as cidades pois não gostaria de trocar a cidade que vou colocar no meu dossiê. Bom, alguém tem alguma sugestão? Casal (eu área jurídica, ele área de TV/rádio e publicidade). Nosso filho é bebê, mas queremos escolher uma cidade com boas ofertas de emprego, escolas/universidades (trabalho numa aqui no Brasil) e, claro, custo de vida não tão alto). Alguém tem maiores informações sobre a região de Monterégie?

    • #15477
      Carlos_Santos
      Participante

      Agomes,

      se vc conseguir não trocar a cidade do seu Dossier até a sua entrevista ou até vc chegar no Québec, ou vc é uma grande pesquisadora ou é felizarda ou os dois!

      é muito difícil no começo do processo saber tudo isso que vc deseja saber…….. só depois de muita procura e o pessoal do BIQ sabe disso!

      Mudar de província é que é o problema para eles! mas de cidade é possível!

      Se perguntarem o porque, mostre suas pesquisas feitas e estará tudo ok!

      boa sorte! e boa pesquisa!

    • #29122
      Anonymous
      Participante

      Minha dúvida é entre Gatineau e Montrèal.

      Eu tenho francês intermediário, quero viver em francês para melhorá-lo e viver toda a cultura da região, mas gostaria de falar inglês e ouvir esse idioma que eu adoro, sempre que me desse vontade. Sei que quem mora em Gatineau é só atravessar o rio que terá um “mundo” em inglês. E em MontrÈal, como é isso? Sei que a cidade é bilingue e etc, mas na prática como é? Ouve-se inglÊs nas ruas? Sei que há teatros com apresentações em ingles…

      Já a minha dúvida com Gatineau é quanto à vida cultural. O que tem pra fazer aí? Ha um grande teatro aí? Há uma universidade (não cegep) em francÊs? As apresentações que vão até a cidade são profissionais ou amadoraS locais? Eu me interesso por essa cidade, mas não queria ter que ir a ottawa sempre que quisesse ver um peça, por exemplo.

      Outra coisa, o transporte público: Faz muita falta não ter metrô aí em Gatineau no inverno?
      Pra quem está em Montrèal: me interessa a possibilidade de ir a qualquer lugar de metro, mas é possivel $$$ viver perto de uma estação?

      Abraços.

    • #57426
      Mariana Helder
      Participante

      Vou ressuscitar o tópico, pois vi que as mensagens são na maioria de 2007 pra baixo. Sou enfermeira e meu marido e desenvolvidor .NET. Temos dois filhos que provavelmente terão 3 e 5 anos quando imigrarmos. No começo pensamos em Ville de Quebec porque percebemos que muitas vagas de TI que estão aparecendo são lá. Também tem muitas vagas em Montreal, mas meu marido não sabe inglês. Eu gostei de Laval, pelas minhas pesquisas. Gostei do “clima” da cidade, do fato de estar perto de Montreal, de poder ir até lá de metro e de ter custo de vida menor que Montreal, mas sem meu marido saber inglês, temo que ele não consiga emprego. Eu tenho alguns problemas com carro e nao sei se seria tranquilo pra mim dirigir na neve. Queria poder andar livremente pra todo lado com meus filhos sem precisar de carro, por isso o metro me atrai muito. Gostamos de cidade pequena, mas atualmente moramos em Sao Paulo e nao sei se seria uma mudanca muito brusca ir direto pra uma cidade pequena. Por isso Montreal tambem nao sai da minha cabeca. O que acham? Vejo o doc j’adopte un pays e vejo meu marido no Patrick. Fiquei sabendo que o Patrick deu uma entrevista agora em 2012 onde ele diz que se soubesse teria imigrado direito pra Quebec, pois sofreu bastante em Montreal sem saber inglês. Apesar de achar Ville de Quebec muito bonitinha, Montreal e Laval mexeram mais comigo. Também fiquei um pouco assustada porque li vários depoimentos de pessoas dizendo que andam tranquilamente nas ruas de Montreal durante o inverno, mas não conseguem ficar 5 min na rua em Quebec! Procuro opiniões atuais pra me ajudar a clarear minha visão virtual sobre A província de Quebec e as melhores opções pra minha família.

    • #57433
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola MAriana,

      @Mariana Helder wrote:

      ….Também fiquei um pouco assustada porque li vários depoimentos de pessoas dizendo que andam tranquilamente nas ruas de Montreal durante o inverno, mas não conseguem ficar 5 min na rua em Quebec!

      o que faz vc dizer isso ?

      aqui venta mais, sim. E é mais frio que Montreal. Mas aqui é um “pequena grande” cidade no sentido que nos bairros é tranquilo como uma cidade pequena e a agitacao esta no centro.

      Nao temos metro, claro…. mas em nenhum pequena cidade vc vai acha-lo.

      Passei mais de um ano aqui sem carro, so usando o onibus da RTC. Para isso é preciso saber morar, pois alguns bairros tem menos opcao de onibus…

      @Mariana Helder wrote:

      …. pensamos em Ville de Quebec porque percebemos que muitas vagas de TI que estão aparecendo são lá. Também tem muitas vagas em Montreal, mas meu marido não sabe inglês.

      Em Montreal isso vai ser bem mais complicado… veja as inumeras postagens aqui dos colegas de TI que moram em Montreal.

      @Mariana Helder wrote:

      …….Eu gostei de Laval, pelas minhas pesquisas.

      veja um pouco mais o TVA Nouvelles, pois a maioria das noticias que eu detesto ver aqui no Québec vem desta regiao….

      Veja é apenas a minha opiniao, merece mais pesquisas, ok?

      É sempre complicado escolher, mas acho que o emprego leva a uma melhor integracao e foi isso que eu busquei na hora de imigrar…

      Se quiser saber mais é so escrever!

    • #57446
      SANDROMS
      Participante

      @Mariana Helder wrote:

      Também tem muitas vagas em Montreal, mas meu marido não sabe inglês.

      Mariana, eu sou de TI, moro em Montreal, e te garanto que a área de TI exige tanto o inglês como o francês, mas existem exceções. Dependendo da empresa, um dos dois pode ser apenas funcional. Se você sai um pouco do centro de Montreal, o inglês deixa de ser tão importante. Por isso Laval, ou outra cidade na região metropolitana são boas escolhas. Mas no quesito empregabilidade, Ville de Quebec está muito bem nesse momento.

      Tanto em Montreal, quanto em Ville de Quebec, acho difícil passar um inverno aqui com crianças e sem carro. Dirigir na neve não tem mistério, no gelo aí sim é um problema, mas você pode evitar sair de carro nos poucos dias que tem verglass. Eu fiz um FAQ sobre isso no meu blog: http://www.truth.com.br/ospatos/2012/02/faq-dirigindo-na-neve/

    • #57453
      Mariana Helder
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      o que faz vc dizer isso ?

      me desculpe, Carlos, não me expressei direito. Me refiro ao frio mesmo! Li aqui no fórum depoimentos dizendo que a sensação térmica de Quebec é muito diferente de Montréal. Minha dúvida na verdade é bem pontual: dá pra ir até um mercado próximo? Até o ponto de ônibus esperar o ônibus? Levar as crianças pra escola? Enfim, se estivermos com as roupas adequadas, dá pra encarar o vento gelado no rosto numa boa?Ou precisa do carro pra não sofrer?

      @Carlos_Santos wrote:

      Nao temos metro, claro…. mas em nenhum pequena cidade vc vai acha-lo.

      Passei mais de um ano aqui sem carro, so usando o onibus da RTC. Para isso é preciso saber morar, pois alguns bairros tem menos opcao de onibus…

      Sim, pelo que li morar em bairros que tenham acesso as linhas 800, 801 e 802 no metrobus, é isso?

      @Carlos_Santos wrote:

      veja um pouco mais o TVA Nouvelles, pois a maioria das noticias que eu detesto ver aqui no Québec vem desta regiao….

      Veja é apenas a minha opiniao, merece mais pesquisas, ok?

      É sempre complicado escolher, mas acho que o emprego leva a uma melhor integracao e foi isso que eu busquei na hora de imigrar…

      Se quiser saber mais é so escrever!

      Vi agora algumas notícias e você tem razão, eu não estava familiarizada com essa parte, vou pesquisar melhor, obrigada pela dica!

      Também concordo que o emprego ajuda bastante na integração, tenho a impressão de que sem o emprego a vida no Québec não começa pra valer. Por isso estamos tendenciando a optar por Ville de Québec que realmente parece ser muito bonitinha, aliás estávamos convencidos sobre isso, o que me assustou foi mesmo os depoimentos sobre o frio e o vento.

      A minha profissão (enfermeira) é mais tranquila de achar vaga em qualquer lugar (mas provavelmente vou passar de 1 ano a 1,5 ano estudando para a validação do meu diploma, então precisamos morar perto da ULaval e meu marido precisará ter condições de nos manter. Acha que um salário de analyste et consultant en informatique recém-chegado consegue manter uma familia de 4 pessoas?

      Já até temos um bairro que nos interessou bastante: Montcalm :)

    • #57474
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Mariana,

      @Mariana Helder wrote:

      … Minha dúvida na verdade é bem pontual: dá pra ir até um mercado próximo? Até o ponto de ônibus esperar o ônibus? Levar as crianças pra escola?

      como disse eu vivi um ano sem carro. Familia de 5 pessoas, passeavamos, crianca indo para escola, fazendo compras com carrinho de rodinhas, etc….

      O segredo é ter uma boa roupa de inverno e se acostumar a chegar no ponto do onibus alguns poucos minutos antes do horario que ele passa no ponto, isso no auge do frio. Assim vc fica menos tempo esperando no frio.

      Mas da para viver, se é aqui que vc quer viver, claro….

      @Mariana Helder wrote:

      …Enfim, se estivermos com as roupas adequadas, dá pra encarar o vento gelado no rosto numa boa?Ou precisa do carro pra não sofrer?

      até para isso tem solucao. Comprei um oculos que barra o frio mesmo pelas laterais. Nem mesmo em uma nevasca eu fiquei na mao com ele.

      As vezes de carro numa nevasca eu preferia o onibus ;-)

      @Mariana Helder wrote:

      …Sim, pelo que li morar em bairros que tenham acesso as linhas 800, 801 e 802 no metrobus, é isso?

      existem outros perrcusos bem servidos também como o 7 por exemplo. Veja no site da RTC os percursos e principalmente os horarios dos onibus.

      http://www.rtcquebec.ca/Horairesettrajets/Horairesettrajets/tabid/202/Default.aspx

      @Mariana Helder wrote:

      … meu marido precisará ter condições de nos manter. Acha que um salário de analyste et consultant en informatique recém-chegado consegue manter uma familia de 4 pessoas?

      eu mantive uma familia de 5, alias até hoje mantenho ;-)

      @Mariana Helder wrote:

      …Já até temos um bairro que nos interessou bastante: Montcalm :)

      eu nao gosto de morar perto do centro, mas é uma opcao.

      Atenciosamente

    • #57489
      gabi-infirmiere
      Participante

      Mariana, se vc é enfermeira, sua equivalência sera num CEGEP e nao na Universidade.

      em QC, o curso é dado no Cégep Limoilou.

      acho muuuuuuuito precipitado escolher bairro numa fase tao inicial do processo, pode ser um fator de estresse a + e nao tera nenhuma serventia pratica a médio prazo.
      Acho que a escolha de bairro deve ser feita no espaçod e tempo (que nao é desprezivel) entre o CSQ e a obtençao do visto. Assim essa escolha sera feita de maneira mais objetiva e focada.

    • #57513
      Mariana Helder
      Participante

      Merci, Carlos! Fiquei muito mais tranquila agora! Com certeza queremos morar aí, isso não tem duvidas não! Com roupa, óculos, horário dos ônibus já fico muito satisfeita.

      @gabi-infirmière wrote:

      Mariana, se vc é enfermeira, sua equivalência sera num CEGEP e nao na Universidade.

      em QC, o curso é dado no Cégep Limoilou.

      acho muuuuuuuito precipitado escolher bairro numa fase tao inicial do processo, pode ser um fator de estresse a + e nao tera nenhuma serventia pratica a médio prazo.
      Acho que a escolha de bairro deve ser feita no espaçod e tempo (que nao é desprezivel) entre o CSQ e a obtençao do visto. Assim essa escolha sera feita de maneira mais objetiva e focada.

      Ah, Ok Gabi! Obrigada pelo esclarecimento. Limoilou também parece ser um bairro interessante. Pelo menos bastante gente aqui fala bem de lá. Também acho cedo pra escolher definitivamente um bairro agora, não penso nisso de forma objetiva agora não…na verdade faço tour pela cidade através do google maps e earth mais pra desestressar, rs, o que me estressa é não ter idéia de como é a cidade, os bairros, como eu faria no dia-a-dia, sabe…isso tira meu sono literalmente e quando eu tenho pelo menos uma idéia do lugar pra onde desejamos ir, aí eu relaxo. Relaxando, consigo me concentrar em outra coisa como documentação e francês. Pra mim funciona melhor estudar a língua, o local, o cotidiano, a cultura, a documentação assim, alternando, porque quando uma coisa começa a me estressar, eu me desestresso estudando outra e tudo vai tomando corpo meio que junto mas com bastante tempo ainda pra bater o martelo. Agora que você falou do CÉGEP Limoilou vou estudar mais o bairro e considerar endereços um pouco mais longe do centro…eu gosto de Charlesbourg também…quem sabe, rs. Agora é mais uma visão geral, vou fazer como você disse: entre o CSQ e o Visto vou estudar os bairros de maneira mais focada.

    • #57553
      AlexBan
      Participante

      Gostei das dicas,mas qual cidade é a mais facil de conhecer pessoas ?
      Sabe,onde o povo é mais extroverdito e acolhedor,ouvi dizer que os canadenses são bem timidos,e pramim que vou sozinho ir para em uma cidade muito “timida”,e meio ruim porque é bem provavel que eu fique bem forever alone por lá,pois tambem sou umpouco timido :oops:

    • #57561
      Mariana Helder
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      @Mariana Helder wrote:

      Também tem muitas vagas em Montreal, mas meu marido não sabe inglês.

      Mariana, eu sou de TI, moro em Montreal, e te garanto que a área de TI exige tanto o inglês como o francês, mas existem exceções. Dependendo da empresa, um dos dois pode ser apenas funcional. Se você sai um pouco do centro de Montreal, o inglês deixa de ser tão importante. Por isso Laval, ou outra cidade na região metropolitana são boas escolhas. Mas no quesito empregabilidade, Ville de Quebec está muito bem nesse momento.

      Tanto em Montreal, quanto em Ville de Quebec, acho difícil passar um inverno aqui com crianças e sem carro. Dirigir na neve não tem mistério, no gelo aí sim é um problema, mas você pode evitar sair de carro nos poucos dias que tem verglass. Eu fiz um FAQ sobre isso no meu blog: http://www.truth.com.br/ospatos/2012/02/faq-dirigindo-na-neve/

      Sandroms, só vi seu post agora, me desculpe!
      Li seu post e achei muito bacana, deu pra ter uma boa ideia de como e. Muito didáctico! Mas me explique melhor por que acha complicado passar o inverno sem carro.

    • #57573
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Alex,

      @AlexBan wrote:

      Gostei das dicas,mas qual cidade é a mais facil de conhecer pessoas ?

      nunca pensei que este poderia ser um critério…. interessante.

      IMagino que se vc é que é timido, na minha opiniao nao é a cidade que fara diferenca.

      Uma cidade pequena as vezes pode ser acolhedora ou nao.

      Numa cidade grande, vc se “confunde na massa” e mesmo assim pode conhecer varias pessoas.

      Bem, esta é a minha opiniao, claro…..

      Sinceramente nao sei responder diretamente a sua questao!

Visualizando 45 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.