Québec (capital nacional) ou Montreal

Home Fórum Vivendo no Canadá Regiões e Cidades no Canadá Québec Québec (capital nacional) ou Montreal

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4097
      douglasla
      Participante

      Oi a todos, entrei há poucos dias aqui no site e gostei muito, está sendo muito útil, estou entrando com o pedido Provincial dentro de alguns meses, e eu passo hrs todos os dias pesquisando sobre Québec e Montreal, e não consigo chegar a uma conclusão, ONDE É MELHOR PARA MORAR?
      Deixa eu me explicar melhor para q vcs possam me ajudar…
      -Eu pretendo fazer outra faculdade após migrar para Québec, Bioestatística, e sei q nas duas cidades eu terei essa oportunidade, porém em Montreal com mais opções, mas tb com mais procura.
      -Eu vi que Montreal por ter toda a cidade subterrânea parece estar mais adaptada ao frio do q Québec´.
      -Québec por sua vez é menor q Montreal, e isso implica em menor custo de vida e mais sossego.
      -Não sei onde seria mais fácil de se conseguir um emprego antes de me formar em estatística, atualmente sou dentista, mas trabalho na área administrativa de um convênio.

      Portanto com tantas dúvidas eu preciso de ajuda!!!! Mercy.

    • #8767
      Liah
      Participante

      tem uma excelente Universidade que é a Université du Laval, entre no site e veja os cursos. Meu marido já fez um estágio lá na area de Informática. Nesta area tem muita oferta, mas sem o certificado de seleção nao se consegue nada. Se vc for fazer mais um curso eles tem vários programas de bolsa de estudo tem que sair procurando na Internet.

      Boa sorte

      helena

    • #8876
      pvwr
      Participante

      Não conte com a “cidade subterrânea” em Montreal, isso é chamativo para turista. Ela tem sua praticidade, mas nada que te ajude a aguentar mais o frio. No máximo, ajuda a fazer compras numa região bem limitada do centro sem precisar caminhar do metrô até as lojas.

      Québec (capital) tem o problema (de acordo com quem mora lá) de ser uma cidade que em grande parte vive do turismo ou de empregos no governo (70% dos empregos são no governo). Claro, se conseguir uma bocada no governo não tem problema 8) .

      Até onde eu sei, Québec não é tão mais barata que Montreal a ponto disso ser um fator tão decisivo. Fica REALMENTE mais barato se for pra Chicoutimi, Rimouski ou outras cidade com menos 200.000 habitantes. Aliás, lá é barato justamente por não ter uma oferta de empregos e infra-estrutura tão boa.

    • #15345
      bartirab
      Participante

      Ai,ai ai,tantas dúvidas…
      Pretendo migrar para Quebec em 2008.Mas essa da cidade também temnho muitas dúvidas.
      Fui em uma palestra em dezembro e fiquei sabendo que como a procura por Montreal é muito grande,as coisas estão mais difíceis para os Imigrantes.Parece que até o curso oferecido pelo Governo demora mais um pouco em Montreal.Mas olha,não sei se é verdade.
      Também gostaria de uma dica para me decidir em relação a cidade.Tem que se alguma onde o emprego não seja difícil.Sou mãe solteira e não posso ficar desempregada.
      Ouvi muito falar de uma cidade chamada  Sherbrooke.
      Parece que lá é legal.
      Alguém poderia me dar maiores esclarecimentos.
      Grata

    • #15349
      brunobbc
      Participante

      Prezado amigos e amigas,

      Como diz o Rei, Roberto Carlos : “São tantas emoções !!!”.
      Bem .. Confesso que estou mudando de idéia, estou pensnado seriamente em ir para Cidade de Quebec, antes pensava em ir para a Montreal.
      Como tudo na vida, comparando, todas as cidades, sempre existirá os prós e contras, muito dificilemente terá uma cidade que seja 100% das nossas expectativas.

      Ums questionam o frio da cidade de Quebec. Já ouvi falaram que é APENAS 5 graus superior a Montreal.
      Porém a oferta de emprego em Montreal é infinitamente superior, mas em contra partida a concorrência é muito maior.
      Existem muitas faculdades interessantes em Montreal, porém em Quebec, como muito bem citado existe Laval, que é uma das faculdades mais tradicionais do Canadá.

      Como citado, Montreal é muito maior que Quebec, porém a vida em Quebec é mais calma.
      Em Quebec, o francês COMANDA, já em Montreal acho bem interessante falar as duas línguas oficiais do país. (Isso é uma opinião minha, ok ?)

      Poxa … Esse cara só me confunde ! Q isso ? Não é isso !

      Como falei, existem muitos prós e contras. Depende do interesse e pesquisa dos Srs.

      Temos um Post que está rolando, que eu e o Carlos , junto com outros colegas estamos conversando sobre a Cidade de Quebec. Os convido (TODOS COLEGAS DO FÓRUM) para participarem e debaterem conosco. Vamos lá, conversar sobre Quebec, bairros, vida e etc ..

      Me desculpe, pelas brincadeiras e opiniões, ok ?

      Abraços e que o poder da decisão correta esteja convosco,
      Bruno Cunha

    • #15396
      GUeCRIS
      Participante

      Oi Bartirab!
      A oferta de emprego depende da sua formação. Vc tem que consutar o emploi.quebec, que já foi citado diversas vezes aqui no fórum. Vc  pode pesquisar as profissões em demanda nas diferentes regiões. Acredito que seja o mais confiável. Boa sorte em sua pesquisa!
      Com relação às cidades… acho que para muitos a definição só vem mesmo pouco antes de embarcar. Temos que indicar uma cidade no início do processo, é verdade. E deve ser uma cidade onde, pelo menos, haja uma demanda de trabalho para o requerente principal.
      Nós estamos entre Chicoutimi, Gatineau, Montreal, Sherbrooke…. até agora…rs
      Quanto mais informações temos, mais complicado fica decidir. Mas é assim mesmo… É o preço da consciência…rs
      Até mais!
      Cristiane

    • #15398
      JeffersonAV
      Participante

      @brunobbc”;p=”7597 wrote:

      Prezado amigos e amigas,
      Temos um Post que está rolando, que eu e o Carlos , junto com outros colegas estamos conversando sobre a Cidade de Quebec. Os convido (TODOS COLEGAS DO FÓRUM) para participarem e debaterem conosco. Vamos lá, conversar sobre Quebec, bairros, vida e etc ..

      Ei Bruno,

      que post é este? Qual o link? É aqui na CBQ ou em outro fórum?

      Para os outros,

      Sobre mercado de trabalho… tenho um bom exemplo, o meu exemplo. Eu e minha esposa decidimos ir primeiro para Ville de Québec, pois acreditamos que nossa integração se dará melhor lá… mas futuramente talvez mudemos para Montréal.

      Mesmo assim pesquisei sobre mercado de trabalho para minha área (mais específica) que é o cinema de animação… em Montréal tem uns 40 estúdios de animação, de grandes a pequenos, além de faculdades da área, fabricantes de softwares e o Office National du Film du Canada (National Film Board)… mas em Ville de Québec também encontrei alguns estúdios (6 para a área de animação), ou seja, menos ofertas, mas também menos concorrência.

      Vantagens que vejo no meu caso particular: menos imigrantes, melhor qualidade dos serviços de apoio ao imigrante; cultura 100% francofônica; custo de vida menor (achamos um ap 3 1/2 por 435,00 com todos os serviços); todos os arrondissements possuem escolas para nosso filhote; faculdade de Laval; cegep de Limoilou; mercado de trabalho com menos concorrência (apesar de menos oferta tb)… e a cidade é linda. Montréal é uma metrópole, como tantas no mundo… cosmopolita e congestionada de gente (3 milhões de pessoas, a mesma população da Grande BH).

      Claro, eu vejo vantangens nas coisas acima… mas para outra pessoa podem ser desvantagens… sempre será interpessoal.

      ABraços,    :D

    • #15402
      Carlos_Santos
      Participante

      JEFFERSON,

      @JeffersonAV”;p=”7651 wrote:

      que post é este? Qual o link? É aqui na CBQ ou em outro fórum?

      veja em Alguém da Cidade de Quebec ?

      é isso!

    • #46955
      rafasgomes
      Participante

      Poxa, esse link ta quebrado…
      e não acho o tópico !

      Aideeee !

      Merci !

    • #46966
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Rafael,

      este topico desapareceu na nova versao do forum pois era muito antigo. Eu e o JeffersonAV estavamos no Brasil quando comecamos este topico, em 2006-2007.

      Veja este aqui que esta mais atual;:

      Ville du Quebec – mais informações
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/11/3240.html

    • #46975
      rafasgomes
      Participante

      obrigado Carlos

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.