Prova de Recursos Financeiros

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Prova de Recursos Financeiros

Visualizando 127 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4134
      pvwr
      Participante

      Tanto o Québec como o governo federal exigem que a pessoa demonstre possuir recursos financeiros para a imigração. Este valor deve ser demonstrado em dinheiro em conta corrente/investimento, ou pode ser em bens quea pessoa vá se desfazer para imigrar?

    • #8866
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro PVWR,

      faço minhas as palavras do Bruno:

      Na seção Conteúdo do nosso site, na barra de Navegação do lado esquerdo da tela, fornecemos o passo a passo do processo.

      lá vc encontra-se:

      5. Prova de possuir recursos financeiros como, um extrato bancário com a movimentação da conta dos últimos 3 meses. Ou ainda, um documento autenticado por cartório de registro de títulos e documentos que ateste que o requerente principal tenha disponível, ao menos, o valor mínimo exigível em seu patrimônio.

      abraços,

      Carlos Luiz

    • #8867
      Dri_Torres
      Participante

      Olá,

      Somente para acrescentar:

      Não vale mais carro e nem moto como comprovação de renda;

      Imóvel somente poderá valer se vc tiver pelo menos uma boa parte em dinheiro já disponível, ou seja, no banco.

      Abraços,

    • #8869
      pvwr
      Participante

      Valeu, legal saber disso. Ao menos o governo do Québec exige menos dinheiro que o federal. Se bem que como consta no guia da entrevista, melhor se tiver a mais :-) .

    • #9379
      guspeao
      Participante

      Prezados Amigos,

      Por acaso alguém teria um modelo da declaração cartorial que ateste a existência de recursos disponíveis?conforme a citação abaixo)

      Desde já agradeço. Gustavo

      Citação:  ‹ Selecionar ›  
      5. Prova de possuir recursos financeiros como, um extrato bancário com a movimentação da conta dos últimos 3 meses. Ou ainda, um documento autenticado por cartório de registro de títulos e documentos que ateste que o requerente principal tenha disponível, ao menos, o valor mínimo exigível em seu patrimônio.

    • #9382
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Gustavo,

      acho que a questão é saber se esta declaração é ainda aceita por eles.

      Tem coisas nestes forumulários de informação que eles passam que não são 100% atualizadas e podem ter sofrido alterações sem pré-aviso.

      Por exemplo, quando enviam um documento de informações sobre sites a consultar antes da entrevista, cuja dada remonta 2004!!!

      Ora, um site na internet muda rápido, muito rápido, assim dois anos é uma eternidade!!!

      Veja o próprio exemplo do site do ministério da imigração que mudou recentemente, incluindo os endereços de formulários do DCS!

      Bem, se eu fosse você, eu perguntaria primeiro a eles se esta forma de prova financeira é válida e depois, se a resposta for positiva, partiria para o modelo da mesma. :wink:

      Boa sorte!

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9386
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Gustavo,

      Concordo com o Carlos e você deve verificar a validade desta declaração… de qualquer forma neste link Anexo- Declaração de Autonomia Financeira você encontrará um modelo para esta declaração.

      Abraços,[/align]

    • #9390
      guspeao
      Participante

      Carlos e Adriana,

      Muito obrigado pelas dicas!

      Um abraço,

      Gustavo

    • #9397
      jomaracanada
      Participante

      Adriana, tudo bem
      vc poderia me informar porque não pode comprovar venda de carro e moto como prova de recursos financeiros?

    • #9400
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Jomara,

      Sei que não aceitam mais como comprovação de renda um automóvel pois inclusive na minha entrevista onde eu havia levado documentos do carro e comprovantes de valor de mercado, a Mme. Grenon nem deu importância ao mesmo. Outro detalhe são as pesquisas que faço e verifico que realmente eles não aceitam mais o carro com comprovante. Meu amigo Miller de Aracaju mesmo quando foi dar entrada no processo juntamente com o Roch(naquela época que os funcionários do escritório de imigração estavam recolhendo os pedidos) foi informado que teria que voltar com o processo pois eles não aceitavam mais o carro como renda…

      No grupo Canada Immigration, estes dias recebemos uma mensagem do Rodrigo Silveira:[/align]

      Emigrantes,

       Dei entrada no processo dia 12/06 e recebi semana passada dia 9/08
      uma carta que diz que estou na lista de espera para entrevista em
      outubro/novembro. Nesta carta está escrito:

      “La propriété d’une voiture n’est peut pas être considérée comme une
      preuve d’autonomie financière.”

       Ou seja, não estão mais aceitando carro como prova de fundos.
       Na carta sobre os documentos originais que devem ser levados à entrevista tem:

      “4. Relevés bancaires du mois en cours (au moment de l’entrevue) et
      des 2 mois précédents.  À défaut de relevés bancaires corroborant
      votre déclaration sur le montant d’argent dont vous disposerez à votre
      arrivée au Québec – question 14 de la Demande de certificat de
      sélection (DCS) – vous devrez présenter une déclaration assermentée
      devant notaire indiquant que vous disposerez bel et bien de la somme
      indiquée sur la DCS;”

       Ainda temos a opção de declaração juramentada de que teremos a
      quantia declarada até a hora de sair.

      Abraços,
      Rodrigo.

      [align=justify]Abraços,[/align]

    • #9403
      makeloo
      Participante

      Qual seria o valor mínimo que se tem que comprovar no dia da entrevista?

    • #9411
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Makeloo,

      Visite o link Passo a Passo do Processo de Imigarção que você verá um quadro com os valores.

      Abraços,[/align]

    • #9416
      Tuco
      Participante

      Esta estória do(s) veículo(s) não valer(em) como comprovação de fundos vale tanto para o processo federal quanto para imigrar por Quebec?
      O que preciso fazer segundo o consulado? Vender os carros e ficar a pé até sair o visto?

      Obrigado.

    • #9417
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Tuco,

      Em relação ao processo Federal direto não sei te informar pois esta Comunidade visa ajudar os que fazem o processo via Québec, que no caso não aceita mais o veículo como comprovação de renda… agora ficar a pé antes de imigrar é um dos menores problemas que você enfrentará durante seu processo e sua chegada no Canadá…

      Abraços,[/align]

    • #9460
      Ricardo
      Participante

      E o comprovante de compra de dolares é válido?

    • #9462
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Ricardo,

      Na época que fiz a minha entrevista, eu levei o comprovante da compra de dólares e escaneei todas as cédulas e levei também e a Mme. Grenon os analisou e anexou ao meu processo… hoje em dia não sei se são aceitos ainda…envie um e-mail para o Escritório de Imigração de Québec em Buenos Aires.

      Abraços,[/align]

    • #9490
      flaviapaz
      Participante

      Puxa, acho que vou ter que vender o carro antes da entrevista… Tenho a quantia necessária e mais um pouco, cerca de 15 mil numa conta e mais o carro que é o dinheiro que espero levar para me estabelecer…

      Vcs acham que mostrar que tenho um carro como complemento não ajuda? Sei que a pergunta está um pouco repetitiva, mas coloco o veículo aqui como suplemento das provas financeiras…

    • #9491
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Flávia,

      Como dito antes: o carro não vale como comprovação financeira… se você já possue a quantia mínima necessária não rpecisa se preocupar… :wink:

      Abraços,[/align]

    • #9500
      Ricardo
      Participante

      Adriana valeu pela resposta.
      Vou entrar em contato com o pessoal da imigração sim.

      Abraços

    • #9505
      lucasmelillo
      Participante

      Olá,
      Queria uma sugestão para o meu caso.
      Sou estudante universitário, no penultimo periodo do meu curso de direito. Já sou formado em Relações Internacionais há um ano. Não tenho experiencia profissional, a não ser estágio por 6 meses no Tribunal de Justiça. Não estou empregado e não tenho, consequentemente, patrimonio meu. O que eu poderia fazer para a minha declaração financeira? Pergunto porque, no meu caso, meus pais é que vão bancar o processo e os primeiros meses lá, até que eu consiga emprego. O que me recomendam? Abraço e obrigado desde já.

    • #9516
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Lucas,

      Seu caso é complicado pois é você que tem que comprovar a capacidade financeira e não seus pais. Lembre-se também que você precisa ter ao menos 06 meses de experiência na sua área, se tiver um pouco a menos não será aprovado… e além do quer com pouca experiência você acaba com uma pontuação baixa que tem que ser compensada com outro quesito.

      Sem capacidade financeira nem te chamam para a entrevista…

      Abraços,[/align]

    • #9532
      jojurian
      Participante

      OLÁ,

      Olhe,eu tenho um terreno,pequeno, mas com o valor suficiente para comprovar que tenho o dinheiro exirgido para me manter em Quebec os primeiros meses(a quantia que eles exirgem).Será que terreno é aceito como  garantia?
      Obrigada,, um abraço,

      Eliana

    • #9536
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Eliana,

      A melhor coisa a se fazer é enviar um e-mail para o Escritório de Imigração de Québec em Buenos Aires… cada dossiê é um caso, depende do perfil do candidato, às vezes podem aceitar ou não… no meu caso eu também levei a escritura de um lote e o IPTU, mas nem foi conferido…

      Abraços,[/align]

    • #9538
      riceli
      Participante

      Adriana,

      Obrigada,farei o que você sugeriu.

      Forte abraço,

      Eliana

    • #9541
      Dri_Torres
      Participante

      Olá Eliana,

      Primeiro não entendi, você possui 02 cadastros no site, pois aparece riceli e jojurian ao lado…

      Li este e-mail hoje no grupo de discussão Canada Imigration:

      Essa semana fui à entrevista da Soraya, e ela deixou claro que documento de
      carro e FGTS, não valem como comprovação financeira, pois o FGTS não é
      garantido que a pessoa vai receber e carro, ninguém sabe, neh?! :) Mas ela
      disse que serve escritura de imóvel. Logo, segundo a Soraya, o Wilker não
      precisaria vender seu carro agora. Bom, mas essa é a segunda entrevista que
      eu fui e as coisas mudaram um pouco desde a primeira (com o Roque).

      []’s
      Marcelo

      Espero que te ajude,

      Abraços,

    • #9543
      riceli
      Participante

      Adriana,

      Realmente tenho dois cadastros.Fiz o segundo porque não conseguia mais acessar com o primeiro(não sei bem o que aconteceu, sou um horror com internet,computadores… também, esqueci a senha).

      Obrigada pelas informações e pela disponipilidade em ajudar.Suas dicas são sempre muito úteis,principalmente para mim que estou ainda com muita dúvidas a cerca de todo o processo.

      Um abraço,

      Eliana.

    • #9565
      riceli
      Participante

      Adriana,

      Como vai?

      Estou precisando de mais uma informação.Os e-mail para a embaixada de Buenos Aires têm necessária que ser em espanhol ou podem ser em Português? Tenho que endereçar´para alguém ou algum setor especificamente? A embaixada do Canada no Brasil não possue estas informações?

      Mais uma vez obrigada,

      Eliana,

    • #9566
      riceli
      Participante

      Adriana,

      Leia NECESSARIAMENTE, no e-mail anterior.

      Obrigada,

      Eliana,

    • #9568
      Carlos_Santos
      Participante

      pode ser em portugues mesmo.

      quando recebia mensagem em frances eu respondia em frances, quando eles escreviam em portugues eu respondia em portugues;

      é isso;

      atenciosamente,

      carlos luiz

    • #9570
      lucianoisouza
      Participante

      Adriana,

      Tenho uma dúvida…estou preparando toda a documentação para dar entrada agora em outubro. Pelo que vi no requerimento, tenho que dizer quanto pretendo levar. Bom eu tenho uma expectativa, pois assim que chegar tenho que pagar pelo mba que estou me preparando tb..

      Porem aí surge a duvida – quando eu enviar a documentação para o escritório da argentina eu tenho que já enviar um extrato do banco? Na verdade, eu trabalho, e vou começar a poupar no proximo mes. Até o fim do ano devo estar recebendo uns honorários que me darao segurança financeira. Porem hoje nao teria nada substancioso para mostrar.

      Eu tenho dois imóveis, inclusive ai em belo horizonte, em meu nome. Será que posso enviar cópia deles , e na entrevista apresentar o extrato bancário? (espero ter juntado algo ate lá)

      Luciano

    • #9571
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Eliana,

      Eu sempre enviei os e-mails tanto para o Consulado Geral do Canadá em São Paulo, como para o Escritório de Imigração de Québec em Buenos Aires em português mesmo.

      Olá Luciano,

      A melhor maneira de ter certeza é enviar um e-mail para Escritório de Imigração de Québec em Buenos Aires. Mas se você tem contra-cheques para comprovar seu salário e ainda imóveis em seu nome, provavelmente eles aceitarão seu pedido, solicitando que an data da entrevista comprove fundos na conta… sugiro também que faça a declaração que você encontra neste tópico Perguntas sobre a Documentação necessária

      Espero que tenha ajudado vocês…

      Abraços,[/align]

    • #9580
      Carlos_Santos
      Participante

      @lucianoisouza”;p=”1177 wrote:

      … quando eu enviar a documentação para o escritório da argentina eu tenho que já enviar um extrato do banco? Na verdade, eu trabalho, e vou começar a poupar no proximo mes. Até o fim do ano devo estar recebendo uns honorários que me darao segurança financeira. Porem hoje nao teria nada substancioso para mostrar.

      eles vão ficar mais interessados nos seus extratos bancários e o valor apresentado no formulário deveria ser comprovado.

      @lucianoisouza”;p=”1177 wrote:

      Eu tenho dois imóveis, inclusive ai em belo horizonte, em meu nome. Será que posso enviar cópia deles

      claro que pode mandar, mas isso não é dinheiro no banco!

      @lucianoisouza”;p=”1177 wrote:

      … e na entrevista apresentar o extrato bancário? (espero ter juntado algo ate lá)

      vão te pedir de novo para levar os extratos dos três últimos meses!

      espero ter ajudado.

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9584
      akang
      Participante

      Olá Luciano e demais quebecoises,
      No meu caso eu também tenho  um imóvel e foi através dele que confirmei, associado ao meu imposto de renda. Na hora da entrevista  pra falar a verdade ele nem olhou isto!!!!!!!!!!!!!
      Agora como sempre dissem cada caso é um caso. Mas acredito que o imóvel já comprove a renda.
      Salut, Akang.

    • #9588
      leserafim
      Participante

      Olá a todos..

      Na minha entrevista me foi solicitado um comprovante do banco, comprovando o valor declarado, pois bem eu apresentei um extrato e mesmo assim ele (Sr. Dominique) solicitou meus comprovantes de bens e qualquer outro papel que comprovasse uma previsão de recebimento, graças a Deus eu estava com todos os comprovantes, então prevenido somba do tempo

      Abraços

      Leandro Serafim

    • #9599
      Daniele
      Participante

      Olá pessoal…. alguém saberia me informar se tenho que comprovar os meus recursos financeiros somente na entrevista ou mesmo antes disso?

      Dri, tb sou de BH. Gostaria muito de corresponder com vc para troca de experiências nessa nossa caminhada. Caso se interesse aí vai o meu e-mail: daniazevedo18@terra.com.br.

      Abraços a todos.

      Daniele.

    • #9601
      leserafim
      Participante

      Daniele,

      Voce precisa enviar o comprovante de que voce dispõe da quantia exigida já no envio da documentação para o escritório de Buenos Aires, quer dizer, no início do processo.

      Se tiver alguma duvida sobre os valores a serem comprovados, entre na seção ARTIGOS depois no SUB ITEM PASSO A PASSO.

      Leandro Castilho

    • #9604
      Daniele
      Participante

      Obrigada Leandro. Vou dá uma olhada no passo a passo.

      Bjs, Daniele.

    • #9615
      daniel_abs
      Participante

      Olá pessoal!!
      Olhem meu caso. Eu e minha esposa enviamos a documentação. Não tínhamos na conta o dinheiro exigido (aprox. $3.800 CAD) mas nossos contra-cheques e extratos bancários mostram que nossos ganhos mensais são um pouco mais da metade desse valor. Além disso, enviamos também a escritura do nosso apartamento (financiado pela Caixa Econômica).
      Bom, recebemos um e-mail de Buenos Aires solicitando que enviassemos novamente nossos extratos bancários, e além disso que enviassemos uma declaração de quanto ainda devemos à Caixa e uma avaliação de quanto nosso apartamento vale hoje.

      A justificativa é que na conta não havia o valor mínimo exigido no processo e que nosso imóvel está hipotecado.

      Alguém já teve que fazer alguma avaliação de valor de bem? Como fez? Será que uma avaliação feita por uma imobiliária é válida?

      Obrigado!!

      Daniel

    • #9618
      daniel_abs
      Participante

      Mandei um e-mail para Buenos Aires com essas dúvidas também. Quando tiver a reposta de lá, posto aqui.

      Daniel

    • #9619
      Carlos_Santos
      Participante

      @daniel_abs”;p=”1228 wrote:

      Mandei um e-mail para Buenos Aires com essas dúvidas também. Quando tiver a reposte de lá, posto aqui.

      Daniel

      Obrigado pela boa vontade! assim todos ganhamos!

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9620
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Daniel,

      Poste sim a resposta pois nunca vi um caso como o seu, e a melhor forma de se conhecer algum detalhe do processo é conversando com o Escritório de Imigração.

      Abraços,[/align]

    • #9622
      daniel_abs
      Participante

      olá!
      no e-mail que enviei, expliquei que na escritura consta o valor financiado (cerca de 70% do valor do imóvel) e que os outros 30% (recursos próprios) comprovariam minha autonomia. Perguntei se ainda assim precisariam de outro documento. No mesmo instante recebi a resposta dizendo que considerariam então os meus 30% como recursos próprios (ufa!).
      Porém, eu disse que enviarei algum outro documento que reforçe essa informação (devo enviar o contrato que assinei com a Caixa).

      No mais, alguém saberia me dizer quando deve acontecer a próxima rodada de entrevistas?? Acredito que sejamos chamados….

      Daniel

    • #9623
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Daniel,

      Pelo momento sabemos que haverão entrevistas até o fim de outubro… mas acredito que podem convocar algumas pessoas em novembro também, pois senão creio que somente em 2007… geralmente não ocorrem entrevistas nem em dezembro nem em janeiro… e como existem várias pessoas iniciando o processo talvez agora, talvez façam umas entrevistas em novembro…

      Abraços,[/align]

    • #10002
      elianarica
      Participante

      Olà amigos,

      Em relação as mudanças ocorridas no processo para quebec,uma delas,foi quanto a prova de recursos financeiros. Alguém poderia  me explicar exatamente em que mudou? Estou cheia de dúvidas(como sempre). Não aceitam mais imóveis como prova de recursos financeiros?
      Já li o formulário , mas sinceramente fiquei com dúvidas.

      Obrigada,

    • #10003
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Eliana,

      O formulário de Comprovação Financeira foi alterado mas não encontrei nele nenhuma informação recusando o imóvel como comprovação de renda, você pode nos repassar onde encontrou esta informação???

      Abraços,[/align]

    • #10004
      Carlos_Santos
      Participante

      Pessoal,

      havera entrevistas em Novembro, pois alguns colegas da comunidade Quero ir pro Quebec aqui do Rio, irão para SP!!!

      Sobre Dezembro, tenho alguns colegas com a data prevista para Dezembro, agora aonde sera, eu nao sei….

      é isso

      Atenciosamente,

    • #10006
      elianarica
      Participante

      Adriana,

      Eu enviei um email para Buenos Aires questionando sobre os imóveis que eu tenho ,se servem como prova de recursos financeiros. Ela ,Daniela , respondeu que haviam acontecidos algumas mudanças  no prócesso e que eu procurasse ler o formulário novo(prova financeira) para me informar melhor.Fiquei na mesma. Eu é que achei que poderiam não aceitar mais este tipo de prova.

    • #10008
      Carlos_Santos
      Participante

      Adriana,

      em função da questão da Elianarica eu fui ver no site do Governo o formulario:

      #  tous les autres formulaires requis (annexes, déclarations, Contrat relatif à la capacité d’autonomie financière (PDF, 68 Ko), etc.) selon votre territoire et votre situation

      que esta diferente do formulario indicado aqui no forum, no passo a passo da seção ARTIGOS, sugiro a sua atualização!

      Agora respondendo a Elianarica , eu li o novo formulario e não vi nada sobre imovel

      é isso.

      atenciosamente

    • #10013
      elianarica
      Participante

      Caros companheiros,

      Isto significa que imóvel , eles não aceitam mais como prova de recursos financeiros? Só aceitarão extrato bancario como comprovante?

      Obrigada,

    • #10014
      Carlos_Santos
      Participante

      @elianarica”;p=”1679 wrote:

      …Daniela , respondeu que haviam acontecidos algumas mudanças  no prócesso e que eu procurasse ler o formulário novo(prova financeira) para me informar melhor.

      Isto significa que imóvel , eles não aceitam mais como prova de recursos financeiros? Só aceitarão extrato bancario como comprovante?

      Elianarica,

      o que eu digo é que no formulario, mesmo tendo mudado não INFORMA ABSOLUTAMENTE NADA sobre se aceita ou não imoveis como prova de recurso financeiro!!!

      Eu honestamente não sei se aceitam ou não…. mas no formulario não tem nenhuma informação esclarecendo isso!

      Desculpe não poder ajudar mais….

      Você pode retornar a escrever para a Daniela, informando isso, que no formulario não precisa nada sobre o aceite do imovel e tc…  e vê o que ela responde!

      Boa sorte!

      Atenciosamente

    • #10015
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos,

      Eu já vi que o formulário de Comprovação Financeira foi alterado e que em breve irei atualizar o Passo a Passo e a seção Como Preencher os Formulários.

      Eu também não li nada a respeito de imóvel nos novos formulários.

      Abraços,[/align]

    • #10020
      elianarica
      Participante

      Amigos,

      Eu  já enviei outro email.Assim que obtiver uma resposta ,eu informo a vocês.

      Obrigada,

    • #10023
      Carlos_Santos
      Participante

      @elianarica”;p=”1696 wrote:

      …Assim que obtiver uma resposta ,eu informo a vocês.

      :D

    • #10090
      Nilo
      Participante

      Pessoal,

      Apenas a declaração juramentada, conforme texto abaixo,  é aceita como única comprovação de renda??

      4. Relevés bancaires du mois en cours (au moment de l’entrevue) et
      des 2 mois précédents.  À défaut de relevés bancaires corroborant
      votre déclaration sur le montant d’argent dont vous disposerez à votre
      arrivée au Québec – question 14 de la Demande de certificat de
      sélection (DCS) – vous devrez présenter une déclaration assermentée
      devant notaire indiquant que vous disposerez bel et bien de la somme
      indiquée sur la DCS

      Sei que contra o dinheiro na conta ou mesmo a compra TC’s não há argumentos, mas essa possibilidade existe?

    • #10094
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Nilo,

      Esta declaração não é necessária, nós a fizemos como garantia…
      O importante mesmo é o dinheiro em conta, dólares e TC’s.

      Abraços,[/align]

    • #10117
      nakhatealokalokimm
      Participante

      @Nilo”;p=”1772 wrote:

      Pessoal,

      Apenas a declaração juramentada, conforme texto abaixo, é aceita como única comprovação de renda??

      Nilo,

      Não. Pode até fazer, o que vai contar são os extratos de cc, poupanca, fundos. etc.

      valeu,
      alok

    • #10121
      JeffersonAV
      Participante

      Oi,

      posso meter o bedelho neste assunto?

      Estou fazendo vários sacrifícios para ter a grana que pedem em conta poupança antes da entrevista. As dificuldades da vida do emigrante começa por aqui mesmo… e continua lá, quando viramos “imigrantes”.

      Já a compra de dólares, temos que ter cuidado com esta prática… existe uma legislação sobre isto, e o cidadão comum só pode comprar dólares em uma situação: se for viajar recentemente.

      E ainda tem a quantidade máxima que se pode levar em dinheiro vivo. Dólar “legal” não pode ser comprado como um investimento… melhor pesquisar direitinho.

      Abraços,

    • #10124
      Nilo
      Participante

      Valeu pessoal.

      Era só para tirar essa dúvida. Nesse caso, como já havia definido um plano de economias, terei que seguí-lo e não terei possibilidade de adiantar o processo.
      Além do mais ficarei atento quanto a validade do CSQ para dar entrada no processo federal o negócio é planejar ainda mais.

      Obrigado mesmo!

    • #10141
      elianarica
      Participante

      Olá a todos!

      Hoje recebi um email, em resposta as minha dúvidas ,do site oficial .

      Eles não responderam diretamente a pergunta que fiz que é se aceitam ou não imóveis como prova de recursos financeiros, após às mudanças de outubro.Pediram ,mais uma vez,que eu preenchesse o formúlario novo e enviasse. Continuo sem resposta.O que vocês acham disto?Têm alguma novidade acerca do assunto?

      Obs.: não desisti de obter uma resposta mais clara,enviei outro email.

      Abraços,

    • #10142
      Carlos_Santos
      Participante

      @elianarica”;p=”1831 wrote:

      ….Pediram ,mais uma vez,que eu preenchesse o formúlario novo e enviasse. Continuo sem resposta.O que vocês acham disto?Têm alguma novidade acerca do assunto?

      o que eu acho:

      eles querem que você pague para saber a resposta!!!

      “preencha e mande”, quer dizer isso!  pague para que analisaremos seu caso em particular

      “….se tudo estiver certo te chamamos para a entrevista e te damos o CSQ…”,   :hooray:  caso contrario,

      “….sinto muito, você não atende as condições e nao podemos te dar o CSQ…” :sorry:

      é o que eu entendo! direto e reto ao assunto!   :wink:

      @elianarica”;p=”1831 wrote:

      ..Têm alguma novidade acerca do assunto?

      :alright:  
      não que eu saiba! 8O

      Acho que você pode insistir mas não acredito em uma resposta direta, senão teriam que te dizer o que eu disse acima!

      Espero estar errado……..  :roll:

      Abraços

    • #10165
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá ElianaRica,

      Um amigo meu e participante do fórum,  enviou semana passada a sua demanda, e colocou um imóvel como comprovação de renda, quem sabe ele receba alguma resposta mais concreta e possa nos ajudar a resolver esta questão.

      Abraços,[/align]

    • #10169
      riceli
      Participante

      Adriana,

      Então vamos aguardar.Você, como sempre muito prestativa e dando aquela força.

      Agora, pensem bem, eles poderiam pelo menos dizer que iam analisar cada caso.É estranho ,mas poderiam ser mais objetivos,já que anteriormente eles aceitavam imóveis como prova de recurso financeiro.Antes de enviar os formulários e pagar as taxas temos que ter maiores informações,caso contrário, é um tiro no escuro.

      Bom, agora é esperar e ver o que acontecerá com o processo do nosso amigo.Tomara que dê tudo certo.

      Obrigada,mais uma vez.

    • #10171
      leserafim
      Participante

      Riceli,

      Isso é muito louco, quando eu  dei entrada no processo em fevereiro 2006, fui informado que um simples extrato bancario dos tres ultimos meses era o suficiente, pois bem, na hora da entrevista com Sr. Dominque ele pegou o extrato olhou, olhou e nos solicitou os comprovantes da quantia necessária, eu gelei, expliquei que aquele era o comprovante e ele me disse que não valia, mas como previnido somba do tempo, eu levei documento do carro, comprovante de aplicação, enfim levei tudo o que podia.., e deu certo.

      Leandro

    • #10199
      riceli
      Participante

      Olá amigos,

      Vejam o email que recebi do site oficial, em resposta a questão de imóveis como prova de recursos financeiros:

      “Provas finaceiras: extratos das contas corrente e/ou de investimento dos últimos 3 meses, fotocópias de travellers checks, fotocópia de escritura de propriedade, etc. Todos esses documentos devem estar no nome do solicitante principal ou da esposa ou cônjuge de fato. Não são aceitos: extrato do FGTS ou comprovante de propriedade de um veículo.”

      Após vários emails ,enfim uma resposta objetiva.

      Acredito ser muito importante esta informação para todos.

      Até mais,

    • #10203
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Riceli,

      Excelente contribuição!!!

      Abraços,[/align]

    • #10211
      makeloo
      Participante

      Ola Pessoal. Eu enviei a minha demanda no dia 18/11 e estou aguradando um retorno. O meu recurso, além do meu sálario e do meu companheiro, é o meu apartamento. Eu li aqui no forum ou no orkut, não me lembro bem, que eles aceitaram como comprtovante o imóvel de um colega nosso, sendo, inclusive, o imóvel finaciado pela CEF. Acredito que não haja problemas se comprovamos a renda com imóveis.
      Assim que eu receber uma posição deles contrubuo, postando aqui, uma vez que sei que há muitos colegas querendo um exclarecimento.
      um abraço

      Marcelo Ribeiro

    • #11683
      Daniele
      Participante

      Pessoal, alguém faz alguma idéia se os valores que deverão ser declarados (prova de autonomia financeira) por uma pessoa/família serão aumentados para o próximo ano?

      É que no formulário de autonomia finaceira indica que os valores ali informados são válidos até 31/12/06. Alguém se lembra de haver uma variação muito grande de 2005 para 2006?

      Abraços e obrigada,

      Daniele.

    • #11684
      Carlos_Santos
      Participante

      @Daniele”;p=”3525 wrote:

      …Alguém se lembra de haver uma variação muito grande de 2005 para 2006?.

      desculpe mas eu não sei mesmo…. ja entrei neste processo este ano!!!  :oops:

      você ja pensou em procurar nas publicações do Québec e ver os documentos dos anos anteriores sobre o assunto, deve ter um registro por la…. :wink:

    • #11686
      AleBHZ
      Participante

      Eu não tenho 100% de certeza, mas acho que antes de 2006, o valor para imigração de uma pessoa solteira era 2490,00 (hoje é 2575,00) dólares.

    • #11689
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!!!

      Também fiquei curioso com relação à alteração no valor da Autonomie Financière e procurei por fontes fidedígnas na net e em meus arquivos, mas não achei nada oficial. :cry:

      Contudo, nosso amigo Cléber, em seu blog e-migrante, postou em dez/2004 que a quantia para um adulto era de CAD 2446,00… :?

      Já nosso amigo Luís, do blog Luis e Tati no Québec, postou em set/2005 que o valor para um adulto era de CAD 2490,00… 8O

      Já o valor atual, como a maioria sabe, é de CAD 2575,00 :x  (isto, para um adulto, como nos anteriores)

      Sei que INFORMAÇÃO sem fontes e referência vira DESINFORMAÇÃO, mas consideremos, para efeito de discussão e para termos uma base, as postagens de nossos amigos! :wink:

      Abraços!

    • #11691
      AleBHZ
      Participante

      Pelo menos os valores encontrados servem para termos uma idéia de quanto foi a variação entre 2005 e 2006.
      Tomara que os valores para 2007, se forem alterados, sigam essa variação e não ultrapassem CAD 2700,00.

    • #11694
      Erasmo
      Participante

      O mais importante é termos em mente que esses valores podem não ser suficientes (o que acredito!) para os primeiros meses…temos que pagar o aluguel adiantado, comprar o mínimo de utensílios para tocar a vida, aliás, iniciar nova vida…já pensou?!

      É interessante termos isto em mente…. :wink:

      Abraços!

    • #11696
      AleBHZ
      Participante

      Também acredito que esses valores podem não ser suficientes.
      O ideal é a pessoa levar o máximo que ela conseguir juntar, acima deste mínimo. Quanto mais, melhor…
      Vamos tentar estipular algumas despesas? À vontade para completar a lista…

      Iniciais:

        aluguel
        contas (o que não estiver incluído no aluguel)
        supermercado
        utensílios de cozinha e banheiro
        transporte
        roupas/sapatos de frio

      Outros:

        hospital (para quem não fizer um seguro saúde)
        medicamentos
        taxas e documentos
        alguns móveis (para imóveis não mobiliados)
        computador (mais cedo ou mais tarde vamos ter que comprar e parar de usar o da biblioteca…)
    • #11703
      leserafim
      Participante

      Concordo,

      o melhor é levar o maximo possivel, pois lembre-se estaremos em outro País, distante, onde não conhecemos muita coisa, enfim é melhor previnir do que remediar…

      Leandro

    • #11708
      makeloo
      Participante

      Voltanto ao tema sobre a quantia financeira, eu também acredito que o mínimo como comprovação´não é suficiente. Concordo com os colegas que falaram que tem que levar o máximo que puder, e então cabe lebrar que o máximo que se pode levar sem pagar impostos são 10.000 dolares.  Se estão indo duas pessoas acredito que seja esse valor para cada um. Agora uma dúvida, esse valor tem que estar declarodo no imposto de renda?
      Outra: Se um casal está levando a quantia de 20.000, dolares, 10.000 para cada um, e somente um membro do casal recebe e declara imposto de renta, como fica o outro membro? terá que pagar imposto de renda sobre esse valor que ele leva?

      Um abraço

    • #11725
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Os valores mínimos sofrem sim alteração na virado do ano e mesmo quem entrou com o processo antes dos novos valores deve apresentar na entrevista o valor correspondente no dia da mesma.

      Também tive esta dúvida quando enviei meus papéis e fui informada sobre isso. A alteração geralmente em pequena em torno de 100 a 200 dólares.

      Em relação aos impostos nada sei informar  :( já combinei de ir ao contador para resolver minha vida…

      Abraços,[/align]

    • #11726
      Espektro
      Participante

      Eu tb acho que é melhor previnir a remediar…

      Alguém sabe quantos % é o Imposto de Renda lá no Canada?

    • #11732
      Erasmo
      Participante

      Olá Alessandro, sugiro que você dê uma olhada no link :: Preço Médio de Produtos e Alimentos 08/09/2006 ::…já para ter uma idéia…

      Olá Espektro, seguem alguns links que podem ser úteis:

      Ministère du Revenu du Québec

      2006 Personal Tax Calculator (Cálculo do imposto federal e provincial).

      A todos nós, antes de postar ou comentar algo, pesquisemos nas mensagens anteriores e demais ferramentas da comunidade…com certeza, teremos um melhor direcionamento das mensagens.

      Caso não encontremos as respostas ou alguma indicação, iniciemos UM NOVO TÓPICO!

      [align=center]:!: Vamos nos atentar ao tópico da mensagem :!:[/align]

      Para maiores informações, leiam as :: Regras de Utilização dos Fóruns ::

      Abraços!!

    • #11734
      Daniele
      Participante

      Obrigada a todos pelas respostas! Pelo visto, a variação é bem pequena. Vamos esperar então a divulgação dos novos valores.

      Abraços, Daniele.

    • #11737
      makeloo
      Participante

      Obrigado pela informações.
      Um abraço

    • #11750
      Vivijayres
      Participante

      Todos aqueles com mais experiência…

      Eu estou saindo de férias agora em Janeiro, vou vender 10 dias e vou utilizar todo este dinheiro para colocar em uma aplicação… (ainda estou decidindo qual)…  este dinheiro é o começo da minha poupança para o Canadá.  

      A minha dúvida é… para começar o processo, posso enviar em março os extratos destes 3 meses, juntamente com o meu contra-cheque, mesmo que ainda não prove que possuo o valor total necessário???  Pois sei que teremos tempo para poupar até a data da entrevista e posteriormente da viagem… ??

      posso enviar somente os extratos desta aplicação/poupança??? Pois usarei a minha conta corrente apenas para pagar contas, sacar dinheiro e não deixarei nada lá… tendo todo o valor a mais, enviado para a aplicação.

      Queria saber se alguém começou o processo de envio de documentos para Buenos Aires com quantia menor que a solicitada e mesmo assim foi chamado para a entrevista…

      Já agradecendo antecipadamente!!

      Abraços,

      Viviane

    • #11776
      Daniele
      Participante

      Olá Viviane! É necessário realmente vc enviar a comprovação do valor integral quando for enviar o seu dossiê para Buenos Aires, caso contrário, o seu processo nem será aberto. Portanto, aconselho a não enviar o seu pedido enquanto vc não tiver o mínimo requerido.

      Abraços, Daniele.

    • #11779
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Viviane,

      Você pode sim enviar o extrato de 03 meses desta poupança mesmo ainda não tendo todo o valor, mas envie seu contra-cheque e uma carta se comprometendo a apresentar o valor total na entrevista. Já vi casos de pessoas que fizeram isso e deu certo.

      Abraços,[/align]

    • #11782
      Vivijayres
      Participante

      Dri e Daniele…

      Estava super preocupada com isso!!..

      Muito obrigada pelas respostas..

      beijos, Vivi

    • #11858
      marco31
      Participante

      ola amigos
      Com relação a prova de suficiencia finaceira minha em particular é a seguinte: nossa filha tem 10mil dolares, minha esposa aprox. 30 mil dolares na poupanca e 60 mil dolares em conta conjunta com sua tia tb na poupanca  e eu somente 2 mil dolares na poupanca. A compravaçao é familiar ou deve ser transferido para minha conta ja que sou aplicante principal, ou pode deixar do jeito que se encontra, e mostrar os valores dos extratos das poupancas de minha filha, minha esposa e meu respectivamente.
      marco, rj

    • #11871
      Carlos_Santos
      Participante

      Marco,

      sua questão é bem particular mesmo…. eu serei honesto contigo, eu não sei responder! :oops:

      Bem, se eu fosse você, eu perguntaria ao BIQ de Buenos Aires sobre esta questão e logo, pois os extratos deveriam ser dos ultimos três meses!

      Então…. no PIOR CASO, que é o de você ter de movimentar esta grana para a sua conta você ainda precisara esperar mais  tres meses depois da transação!  para poder cumprir esta exigência deles! :idea:

      Boa sorte!

      Atenciosamente,

    • #11873
      AleBHZ
      Participante

      Eu tb não tenho certeza, por isso não escrevi nada antes.
      Eu acho que vc, como o aplicante principal, é quem deveria comprovar o dinheiro, pois todo o processo está sendo feito em seu nome.
      Sua esposa, como acompanhante, deveria ter as mesmas qualificações que vc, como experiência profissional e acadêmica, nível mínimo de francês… Ela apenas assinaria junto como vc a declaração de autonomia financeira. Mas é só especulação, não sei a resposta…

      Mas, como disse o Carlos, o melhor a fazer é escrever ao BIQ em Buenos Aires, para obter uma resposta exata.
      Tomara que não seja necessário transferir o dinheiro para a sua conta… Imagina a CPMF desse montante…rsrsrs

      Boa sorte e abraços,

    • #11886
      marco31
      Participante

      kenny e carlos
      Agradeco pela ajuda de vcs, vou me informar na fonte de Buenos Aires.
      Grato
      Marco, rj

    • #12059
      johnnie
      Participante

      quanto a essa quantia mínima que o governo do Quebec pede que tenhamos: ela deve estar na minha conta a pelo menos 3 meses ou não tem importancia se ela está lá a 3 dias ou 3 meses?

    • #12066
      Erasmo
      Participante

      Olá Johnnie, não sei se há uma regra, mas para garantir que não haveria falhas, fizemos assim: vendi o carro que tínhamos e fiz uma aplicação (poderia ter colocado na poupança ou deixado em conta mesmo, mas como achava que o processo iria demorar, teria algum rendimento) em dezembro de 2005 e enviei a solicitação do CSQ em fevereiro/2006 (três meses depois). Quando fizemos nossa entrevista, em junho, nossa aplicação já tinha sete meses, o que causou boa impressão ao entrevistador (M. Cousineau). Então, se você pode, acho bom já guardar o dinheiro antes do envio da documentação.

      Mas isto não é regra…foi nosso caso, e deu certo! 8)

      Abraços!

    • #12096
      johnnie
      Participante

      ok, muito obrigado Erasmo. acho que o jeito é segurar o deinheiro por uns 3 meses mesmo, então vou tentar vender meu carro esse mês e daqui a um bom tempo eu envio o meu pedido pro escritório de Buenos Aires.

    • #12098
      brunobbc
      Participante

      Bem .. Aproveitando a questão da comprvação financeira, gostaria de contar com o conhecimento e ajuda dos Srs.

      A minha questão é a seguinte: Tenho o montante exigido pelo governo em Ações (BOVESPA) (+- 5000 Dólares).
      Mandei como comprovente e o relatório que recebo mensalmente informando o montante que possuo. Será que isto seria aceito sem problemas ?

      Caso não aceitem o que teria que fazer ? O processo é interrompido ? Seria cancelado ? Recusado ?

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #12100
      nevesea
      Participante

      @johnnie”;p=”3975 wrote:

      ok, muito obrigado Erasmo. acho que o jeito é segurar o deinheiro por uns 3 meses mesmo, então vou tentar vender meu carro esse mês e daqui a um bom tempo eu envio o meu pedido pro escritório de Buenos Aires.

      A partir do dia da demanda (envio dos documentos para Buenos A.), você vai ter que segurar o dinheiro até o dia da entrevista, pois nesse dia, a entrevistadora vai querer ver os extratos atuais e não os extratos que você enviou para Buenos Aires. Veja o timeline para ter idéia das datas. Você pode passar mais de 6 meses esperando a entrevista.

      Eduardo.

    • #12102
      Erasmo
      Participante

      Olá Bruno, acho que não terá nenhum problema…mas como não entendo nada sobre ações fiquei me pensando se o escritório não questionaria os riscos deste investimento e como pode ser resgatado… :?:
      Acho que seria interessante você pensar nisto…mas como lhe disse, não entendo patavinas sobre ações… :?

      Olá Eduardo, concordo contigo…mas acho que quanto mais tempo ele demonstrar que tem guardado o dinheiro, melhor será a opinião do entrevistador…mas é um ponto de vista pessoal e depende de cada um… 8)

      Abraços

    • #12296
      Espektro
      Participante

      Pessoal, li as mensagens deste tópico, mas ainda fiquei com uma certa dúvida.

      Eu tenho um apartamento no meu nome, basta eu enviar e apresentar uma cópia do registro de imóveis? Fazendo isto, não há necessidade de apresentar extrato bancário… é isso?

    • #12323
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Espektro,

      O meio mais fácil de se comprovar a autonomia financeira é através do extrato bancário. O imóvel creio eu mais ajudar a comprovar e não ser utilizado como única comprovação. Envie um e-mail para Buenos Aires e veja a resposta.

      Abraços, [/align]

    • #12393
      Espektro
      Participante

      Ok Adriana… vamos ver o que eles vão dizer.

      Obrigado.

    • #12397
      Javs
      Participante

      Ola Espektro,

      quando tiver uma resposta de Buenos Aires coloque-a aqui, Pois eu sei que tem gente que fez essa mesma pergunta a eles e a resposta foi que o imovel valeria como comprovação. Vale agora perguntar se somente o imovel é aceito.

      Um Abraço,
      Julio

    • #12399
      brunobbc
      Participante

      Eu também já ouvi algo que apenas IMÓVEL e/ou CARROS não serão considerados, mas é bem interessante ouvirmos o que vão responder.

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #12405
      Daniele
      Participante

      Pessoal eu tb já tive a mesma dúvida e questionei Buenos Aires sobre isso. A resposta deles não foi muito completa mas já dá pra ter uma idéia.

      Segue abaixo o meu questionamento e a resposta deles.

      Para análise do dossiê na obtenção do CSQ, o governo da província aceita como prova de capacidade financeira algum tipo de documento que atesta a propriedade de bens automóveis? ou apenas são aceitos extratos bancários? caso o comprovante de bens sejam aceitos, qual documento devo anexar ao meu dossiê? como devo proceder?

      aceitamos títulos de bens imóveis e extratos de contas bancárias

      Abraços, Daniele.

    • #12410
      RedCzar777
      Participante

      @Daniele”;p=”4309 wrote:

      Pessoal eu tb já tive a mesma dúvida e questionei Buenos Aires sobre isso. A resposta deles não foi muito completa mas já dá pra ter uma idéia.

      Segue abaixo o meu questionamento e a resposta deles.

      Para análise do dossiê na obtenção do CSQ, o governo da província aceita como prova de capacidade financeira algum tipo de documento que atesta a propriedade de bens automóveis? ou apenas são aceitos extratos bancários? caso o comprovante de bens sejam aceitos, qual documento devo anexar ao meu dossiê? como devo proceder?

      aceitamos títulos de bens imóveis e extratos de contas bancárias

      Abraços, Daniele.

      Concordo que eles poderiam dar uma resposta mais completa, mas também acho que essa já deixou as coisas bem mais claras:

      1- Automóvel não vale;
      2- Imóvel vale;
      3- Dinheiro vale (e como!).

    • #12413
      AleBHZ
      Participante

      Olá,

      sabemos que esses itens valem ou não, mas acredito que a dúvida esteja justamente se esses itens valem somente juntos, ou seja, um complementa o outro e não substitui.

      Alguém já entrou com o processo somente com um desses itens? E o que aconteceu? Os outros foram solicitados?

      Abraços,

      Alessandro

    • #12427
      makeloo
      Participante

      Eu também estou curioso para saber se alguém foi aprovado apresentando somente IMÓVEL  como confirmação.
      Um abraço

    • #12434
      AleBHZ
      Participante

      A compra de travelers cheques também é considerada como prova de autonomia financeira.
      O demandante pode enviar junto com os documentos as cópias dos cheques e no dia da entrevista levar os originais.
      Os cheques têm seguro e são reembolsáveis em caso de perda, roubo ou furto…

      Abraços,

    • #12462
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Já vi caso de pessoas que apresentaram somente o imóvel e foram chamados para a entrevista, ainda não a fizeram, mas são pessoas empregadas e por isso possuem alguma renda, o que o escritório pode também analisar como fator positivo. Acredito ser interessante pelo menos apresentar um pouco do dinheiro solicitado junto com o imóvel.

      Abraços,[/align]

    • #12482
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Paula,

      Creio poder comprovar com esta conta sim já que é conta conjunta, mas você deve apresentar algum documento que comprove isso, mas também creio que você deve enviar um e-mail para o Escritório em Buenos Aires.

      Respondendo a sua pergunta feita ao Marcelo, é o seguinte, como ele apresentou o imóvel e ainda está empregado, isso ajuda e provar que na entrevista ele terá o valor declarado. O emprego por si só não serve como comprovação financeira, mas pode ajudar um pouco, quando a pessoa assina o termo de compromisso de ter a quantia X na viagem.

      Abraços,
      [/align]

    • #12552
      johnnie
      Participante

      olá denovo pessoal. eu queria saber outra coisa.  tem algum problema se abrir uma poupança e deixar lá essa quantia minima que o governo do Québec exige ou só pode ser na conta corrente? ahhh, onde consigo os valores novos da quantia mínima exigidas pelo Québec?

    • #12553
      makeloo
      Participante

      Olá Paula,
      a Dri respondeu em meu lugar, e muito bem pois somos próximos e ela conhece o meu dossiê. É isso mesmo. eu tenho um imóvel e estamos empregados. Então a soma desse dois recursos comprova a quantia.
      Quando mandei assim não tinha certeza se iria ser aceito, mas pareceque que foi pois me enviaram a carta falando da entrevista que será em Marco ou abril desse ano.
      Um abraço

    • #12559
      Erasmo
      Participante

      Olá Johnnie, eu acredito que não…nossa comprovação foi através de um investimento (fundo de renda fixa) e não tivemos problemas…mas não custa confirmar. :wink:

      Abraços!

    • #12567
      Daniele
      Participante

      Os valores novos pra esse ano já estão disponibilizadas no próprio formulário D21 (Contrat relatif à la capacité d’autonomie financière) que pode-se pegar diretamente no site do governo do Quebec.

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/D21.pdf

      Abraços, Daniele.

    • #12568
      Erasmo
      Participante

      @Erasmo”;p=”3533 wrote:

      Olá a todos!!!

      Também fiquei curioso com relação à alteração no valor da Autonomie Financière e procurei por fontes fidedígnas na net e em meus arquivos, mas não achei nada oficial. :cry:

      Contudo, nosso amigo Cléber, em seu blog e-migrante, postou em dez/2004 que a quantia para um adulto era de CAD 2446,00… :?

      Já nosso amigo Luís, do blog Luis e Tati no Québec, postou em set/2005 que o valor para um adulto era de CAD 2490,00… 8O

      Já o valor atual, como a maioria sabe, é de CAD 2575,00 :x  (isto, para um adulto, como nos anteriores)

      Sei que INFORMAÇÃO sem fontes e referência vira DESINFORMAÇÃO, mas consideremos, para efeito de discussão e para termos uma base, as postagens de nossos amigos! :wink:

      Abraços!

      Já havíamos neste mesmo tópico…então só para complementar, seguem os valores atualizados exigidos para Autonomie Financière nos primeiros três meses (valores válidos até 31 de dezembro de 2007):

      Besoins essentiels des principales unités familiales pour la période de trois mois suivant l’arrivée au Québec:

                                        Un adulte      Deux adultes
      Aucun enfant                  2 593 $           3 802 $
      Un enfant (-18 ans)         3 484 $           4 259 $
      Deux enfants (-18 ans)    3 933 $           4 597 $
      Trois enfants (-18 ans)     4 381 $           4 934 $

      :: LINK OFICIAL ::

      Abraços!

    • #12569
      AleBHZ
      Participante

      Este ano os valores para uma pessoa solteira mudaram pouco…:)
      Obrigado pelas informações pessoal…

    • #12710
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Obrigada pela informação dos novos valores e esta semana prometo atualizar no nosso Passo a Passo do Processo de Imigração por Québec.

      Alguém sabe se algum formulário mudou este ano????

      Abraços,[/align]

    • #16671
      rguareschi
      Participante

      Gente, preciso tirar uma dúvida urgente!

      Alguem sabe se ainda é necessário comprovar a quantia mínima na entrevista? Pois li uns relatos de pessoas que foram nas palestras e segundo eles não precisa mais comprovar através de extratos bancários e sim somente assinar o Contrato Relativo à Autonomia Financeira? Essa informação procede?

      Olha, enviei um email para o Escritório em BA, me responderam que não é necessário mais mesmo enviar esses extratos, só que assim, quando enviei minha documentação (05/04/2007) e até hoje tenho a quantia necessário em minha conta corrente, o problema é que estou precisando utilizar o $$ urgente. Não iria mecher nesse  $$ se não fosse realmente necessário.
      Meu medo é de utilizar este $$ e na entrevista for solicitado que eu comprove, sendo que eu já assinei o contrato que eles pedem para enviar junto com a documentação.

      Preciso mesmo comprovar se isso pode complicar meu processo ou não, pois senao terei de recorrer a outros meios.

      Pessoal, que voces acham?

      Agrade’co muito se pudessem me ajudar a resolver mais essa! rsrs

      Abra’co a todos.

    • #16676
      mariangela
      Participante

      Caro rguareschi

      A resposta voce já obteve do proprio escritório de BA, através do e.mail.
      Acredito, com base nos vários depoimentos lidos, que a quantia declarada deverá ser comprovada apenas no serviço de imigração, na sua entrada no Canadá.
      Os que já estão do lado de lá talvez possam dar mais detalhes.
      Mariangela

    • #19546
      agata
      Participante

      Ola pessoal

      Eu tenho esta mesma dúvida do rguareschi . O extratos foram realmente abolidos do processo? Somente a declaração é suficiente?

      Obrigada,

      agata

    • #23392
      zerograu
      Participante

      Olá a todos…

      Esta dúvida do rguareschi é a mesma da minha. Li em algum momento neste fórum em algum tópico que agora não me lembro que bastava apresentar esta declaração de que a pessoa se compromete a ter este valor na hora em que chegar no Canadá, no balcão de imigração. Queria saber se isto realmente é verdade? Talvez quem tenha feito a entrevista recentemente e tenha passado pro esta situação possa dar uma explicação melhor, não sei….

      Valeu!!!

    • #23394
      RafaCalango
      Participante

      Luiz e Tizzi,

      Fizemos nossa entrevista no final de outubro e não nos foi cobrado nenhum comprovante de recursos financeiros. A entrevistadora também nem olhou para o Contrat Relatif à la Capacité d’Autonomie Financière que nós enviamos para B.A. Pelo menos não durante a entrevista.
      De qualquer forma, não tenho certeza se isso agora é a regra ou a excessão. Se alguém souber…

      Abraços,

      Rafael e Tininha

    • #23395
      otto
      Participante

      Realmente,…

      …de acordo com o que foi comentado nas 116 mensagens antes dessa e nos procedimentos dos colegas que enviaram documentação após a mudança de critérios ( no início do ano), a comprovação de recursos financeiros  ( extratos bancários, escrituras e comprovações de posse de bens de rápida liqüidez…) deixou de ser necessária, sendo exigido somente o formulário D-21, devidamente preenchido.

      Otto.

    • #23400
      zerograu
      Participante

      Valeu pessoal….é este tipo de notícia que anima meu dia!!! rsrsrs….dessa forma dá pra eu juntar o suficiente até a hora de nós imigrarmos, só em junho ou julho de 2010 se Deus quiser!!!

      Valeu pela ajuda otto e rafacalango!!!

    • #23427
      otto
      Participante

      Boa sorte…. e não demore a enviar a tua documentação!

      Otto.

    • #23469
      55021
      Participante

      Eu to até hj querendo ter notícias do pessoal que chegou a pouco no Canadá.
      Como está sendo o requisito quantidade mínima para imigração (comprovação de renda), eles olham mesmo? pedem para ver a quantia? Pois se não pedirem acho desnecessário sacar toda a grana q tem aqui e levar em travel check.
      Espero conseguir a ajuda de alguém em terras Canadense.
      Abraços

    • #23520
      zerograu
      Participante

      @55021″;p=”16624 wrote:

      Eu to até hj querendo ter notícias do pessoal que chegou a pouco no Canadá.
      Como está sendo o requisito quantidade mínima para imigração (comprovação de renda), eles olham mesmo? pedem para ver a quantia? Pois se não pedirem acho desnecessário sacar toda a grana q tem aqui e levar em travel check.
      Espero conseguir a ajuda de alguém em terras Canadense.
      Abraços

      Vi em alguns blogs de pessoas que estão lá que eles exigem sim. Só não me lembro agora qual destes blogs. Uma informação mais concreta você teria mesmo com alguém que passou por esta situação e está lá, mas se não me engano eu li que eles exigem sim…..

      Otto, eu não pretendo demorar pra enviar os meus primeiros documentos para BA. O problema é que tenho que começar o francês do zero. Não psso enviar agora sem saber nada do idioma. Vou tirar este ano de 2008 só estudando para no começo de 2009 sim fazer a aplicação. Tomara que até lá estas normas de documentação não se alterem. O que eu acho pouco provável, já que pelo que vi aqui nesta comunidade eles alteram praticamente todo o ano a documentação e as exigências para residente permanente…. :?

      Valeu!!

    • #36676
      Riba
      Participante

      Pessoal, to com uma duvida….
      Eu sou o requerente principal, e para comprovar a autonomia financeira… a grana esta na conta da minha mulher… que ela vai cmg…
      tem algum problema na comprovação, uma vez que eu sou o requerente principal????
      Somente com os 3 extratos já e suficiente???

      Abraços,
      Riba e Ná

    • #36726
      Gus_23
      Participante

      Riba, até onde eu sei não está mais exigindo o comprovante não, apenas uma declaração de quanto vc vai levar ao canadá.  Pelo menos foi assim comigo.

      Sugiro que vc leia no site do BIQ e do CIC para confirmar a informação, pois podem ter mudado, mas acho que não estão exigindo comprovação não. Só que o valor que vc escrever no formulário vai ser verificado na sua chegada ao canadá. Quem chegou lá recentemente poderia confirmar essa informação!

      [ ]’s

      Gus

    • #36727
      Riba
      Participante

      Gus, vou verificar isso então!
      Porque estamos com esse dúvida, vou procurar e até posto aqui.

      Se alguém souber de alguma informação também e puder ajudar será bem vindo.

      Abs,
      Riba e Ná

    • #36738
      curty
      Participante

      Complicado isso de ter que informar o valor e depois ele ser verificado, porque o embarque geralmente é muito depois da entrevista, muita coisa pode mudar nesse período. Imagino que seja uma previsão difícil de fazer.

      Há um tempo atrás eu estava pesquisando sobre isso e vi vários relatos de que não houve nenhuma verificação de posse desse dinheiro no desembarque no Canadá. Mas já faz algum tempo, então não lembro exatamente as fontes para citar aqui. De qualquer forma, cada caso é um caso e o melhor é sempre seguir as informações oficiais.

    • #36739
      SANDROMS
      Participante

      Todo o processo é baseado numa relação de confiança até mesmo na questão do dinheiro. O processo do Quebec, diferentemente do federal, não te obriga a ter patrimônio para ser aceito. Você precisa apenas se comprometer a trazer dinheiro suficiente para se sustentar durante o período de adaptação.

      O Quebec vai te obrigar a assinar um termo de compromisso com o valor aproximado de 5000 dólares (dependendo do numero de dependentes), e na entrada no aeroporto o governo vai te questionar quanto você realmente trouxe, esse valor deve ser igual ou maior que o que consta no documento  – não há porque colocar um valor muito acima do mínimo do documento, se na hora da viagem você tiver mais dinheiro, melhor!.

      No meu caso ninguém pediu para eu comprovar o dinheiro, entrei no Canadá com 200 dólares no bolso, e uma quantia maior na conta previamente aberta. Levei cópia do estrato bancário mas ninguém pediu.

      Por que toda essa confiança? Porque aqui não admite mentir para um oficial do governo, a diferença do Canadá para o Brasil é que se te pegam na mentira a sanção é pesada. Se o ministério da imigração descobre que você mentiu em alguma fase do processo anula-se a situação de residente permanente, e você tem que voltar para o Brasil fonte no site do CIC – atenção para o termo “residency obligations”.

      P.S. é de consenso geral que a tabela de valores mínimos é insuficiente para os primeiros meses, as vezes você demora a se encaixar no mercado de trabalho e precisa tirar mais dinheiro do bolso. Um valor mais apropriado seria mais ou menos o dobro do que eles pedem.

Visualizando 127 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.