pablo111

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 65 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada #33209
    pablo111
    Participante

    Um pequeno depoimento sobre a francisação do governo…

    Como funciona, pra quem não sabe: Você chega aqui, se inscreve na francisação. Algum tempo depois alguém do MICC vai entrar em contato e marcar uma entrevista para avaliar qual seu nível de francês. Rola um bate-papo e se a coisa flui bem, rola um pequeno teste escrito.
    Existem 3 níveis de francês regular, à tempo completo. No meu caso, entrei no nível 3.
    Cada nível dura por volta de 3 meses. Existe uma ajuda financeira do governo que pode variar de acordo com cada caso, mas no geral gira em torno de CAN 430,00 por mês. A partir deste inverno, o governo também colocou à disposição um curso de francês escrito a tempo completo, também com ajuda financeira, também dividido em 3 níveis. Cada nível dura 1 mês. Só tem direito ao francês escrito quem passou pelo curso regular tempo integral.

    PORQUE FAZER FRANCISAÇÃO?

    Bom, mesmo com um nível de francês suficiente para passar em entrevistas e viver a vida cotidiana, se você tiver a chance de fazer a francisação do governo FAÇA! Por que?
    – Fazer novos amigos! Devo dizer que fiz alguns bons amigos nesse processo… Claro que sempre temos aqueles que convivemos cotidianamente, principalmente brasileiros. Criamos nossa grande família aqui, mas amigo nunca é demais, principalmente de outras culturas! Eu fiz amigos russos, colombianos, venezuelanos, moldavos, ucranianos, chineses e até canadenses!
    – Aprender não só o francês “québécois” mas também sobre a história da província, visitar museus, viver a cultura daqui. Isso faz todo a diferença no processo de integração.

    Conversando com alguns brasileiros, pude notar que alguns ficaram bem descontentes… Claro que nessa história toda tem que entrar a questão sorte: E EU TIVE. Meu professor é incrível e a monitora também. A turma também é excelente. Muitos amigos desistiram na primeira semana porque o professor não era bom…

    E pra quem acha que a francisação não funciona, muitas pessoas da minha sala começaram há 8 meses com francês ZERO. Hoje a gente discute política e notícias do cotidiano, com debates calorosos!

    Na questão TRABALHO: Todos os brasileiros que conheço aqui tem emprego. Nem todos estão trabalhando na área que gostariam, mas poucos trabalham em “sub-emprego”. Aliás isso não existe aqui. Isso é mentalidade de gente pobre de espírito. Mesmo varrendo chão de lanchonete você vai conseguir ter uma vida bem digna, morando bem, comendo, saindo e se divertindo! Aqui ninguém é mais que ninguém porque um lava chão e o outro é diretor de empresa.

    em resposta a: Data Base Imigrados – Montreal #32285
    pablo111
    Participante

    Aaaaaa vagabundo!
    Eu to em Montréal! Mais especificamente no prédio do lado… hahahaha

    em resposta a: Encontro Montreal O’Regans 24/10 #32143
    pablo111
    Participante

    Vai sobrar pra mim com essa campanha da prefeitura de “MENAGE TON VOISINAGE!”

    hahahahaha

    em resposta a: Como vcs vão levar o dinheiro para Quebec? #32062
    pablo111
    Participante

    Só não é muito seguro deixar a churrasqueira nova na varanda!!! Fala aí Mauro!!! O resto é fácil…

    em resposta a: contrato de aluguel #32032
    pablo111
    Participante

    Acho que os dois são iguais… (usamos aqui a palavra BAIL mais em francês mesmo…). Talvez o “lease” seja uma forma de leasing… mas enfim, algumas informações úteis:

    Existem dois tipos de contrato aqui (mais comuns),

    1) O contrato anual, que dura exatamente um ano, ou seja, entrou dia 30 de outubro de 2008, sai dia 30 de outubro de 2009.

    2) O mais comum, que expira no famoso dia da mudança (1 de julho). Não importa o dia que você entra no apartamento, o contrato termina no dia 1 de julho, portanto a duração do mesmo varia de acordo com o dia de entrada.

    Outra coisa: normalmente o contrato começa no primeiro dia do próximo mês. Ou seja: você encontrou um apartamento bem bacana no dia 10 de novembro. Das duas uma: ou ele estará disponível somente dia 1 de dezembro ou o proprietário libera antes o apê e acaba nem cobrando…

    Como deixei em parenteses, esses são os casos mais comuns, mas existem diversos casos. Se com você não aconteceu dessa maneira como descrevi aqui, por favor não me fusile! Estou passando apenas uma experiencia pessoal!

    à tantôt!

    em resposta a: Como vcs vão levar o dinheiro para Quebec? #32031
    pablo111
    Participante

    Pessoal,

    Minha experiência foi a seguinte:

    – O grosso da grana eu trouxe em traveller. Assim que você abre uma conta aqui (na primeira semana), você já deposita sem taxa nenhuma e cai como dinheiro (Banque de Montréal). Além de ser seguro trazer traveller, a cotação é sempre mais baixa.
    – Cartão Visa Travel Money (http://www.rendimentovtm.com.br): trouxe uma parte da grana em VTM para compras iniciais como mobília e apetrechos para o novo lar. Está funcionando super bem e o controle financeiro fica mais fácil para as pessoas “menos organizadas”.
    – Cash: trazer um pouco de dinheiro em espécie só para os primeiros dias, café no aeroporto, etc… Como disse, logo que você abre uma conta no banco e é feito o depósito dos travellers, ele cai como dinheiro… e como a cotação é mais baixa, vale a pena comprar o máximo que puder em travellers…
    – Cartão de crédito: SIM. É POSSÍVEL TER CARTÃO DE CRÉDITO LOGO DE CARA. No meu caso, foi necessário fazer o que eles chama de collateral, ou seja, deixar uma grana presa por um ano como garantia. Esse grana pode ficar numa conta de savings. No caso do meu banco (BMO) tive que deixar 125% do limite preso. Ex.: para um limite de CAN 1000,00 por mês, tem que deixar lá quietinho 1250,00. Depois de um tempo eles revisam sua ficha e liberam a grana. Esse tempo pode variar… mas se você vai no banco mostrando contrato de trabalho, etc, deve ser rápido.
    – Alguns bancos que vocês podem pesquisar: BMO, RBC, Banque Scotia, DesJardins (não é exatamente um banco, mas também vale).

    Espero que tenha sido útil.

    Abcs

    em resposta a: Novo encontro São Paulo: junho 2008 #29442
    pablo111
    Participante

    Eu vou!

    em resposta a: VISTO AMERICANO TIRADO NO CANADÁ #27996
    pablo111
    Participante

    Visto de trabalho americano com CSQ Quebecois? Essa é nova…

    em resposta a: Exames Médicos – 2008 #27232
    pablo111
    Participante

    Grande Thiago!!!!! Parabéns!!!!!!!!!!!

    em resposta a: Exames Médicos – 2008 #27186
    pablo111
    Participante

    Yuhuuuuuuu!!!!!! Dito e feito! CHEEEEGOOOOOOUUUUUUUUUUUUU!!!!

    Essa semana promete!

    em resposta a: Justiça Federal em São Paulo não emite mais os antecedentes #27048
    pablo111
    Participante

    Pessoal,

    Acabo de receber uma carta do Consulado (já dei entrada no Processo Federal em dez/07), pedindo o original do Atestado de Antecedentes Criminais do Estado de São Paulo “ORIGINAL EMITIDO PELA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA – NÃO ACEITAMOS AQUELE EMITIDO PELA INTERNET”.

    Ou seja, por mais que no site da SSP-SP esteja escrito: “O Atestado emitido pela internet possui o mesmo valor legal do modelo tradicional, uma vez que é regulamentado pelo Decreto Estadual 50.386, de 22/12/2005.” – Tem que ir no Poupa-Tempo mesmo…

    Quanto a Certidão de Distribuiçao, foi aceita a da internet…

    Pelo menos as coisas estão caminhando

    Abcs

    em resposta a: Antecedentes Criminais – Estado de São Paulo #27047
    pablo111
    Participante

    Pessoal,

    Acabo de receber uma carta do Consulado (já dei entrada no Processo Federal em dez/07), pedindo o original do Atestado de Antecedentes Criminais do Estado de São Paulo “ORIGINAL EMITIDO PELA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA – NÃO ACEITAMOS AQUELE EMITIDO PELA INTERNET”.

    Ou seja, por mais que no site da SSP-SP esteja escrito: “O Atestado emitido pela internet possui o mesmo valor legal do modelo tradicional, uma vez que é regulamentado pelo Decreto Estadual 50.386, de 22/12/2005.” – Tem que ir no Poupa-Tempo mesmo…

    Quanto a Certidão de Distribuiçao, foi aceita a da internet…

    Pelo menos as coisas estão caminhando

    Abcs

    em resposta a: Exames Médicos – 2008 #27046
    pablo111
    Participante

    Pessssssoaaaaaalllllllllllllllllll!!!!!!!!!!!!!!!!! CHEGOU UM ENVELOPE PARDO!!!!!

    …. Infelizmente ainda não era o pedido… Era aquele papel pedindo regularização. Pediram o original de Antecedentes de SP. Na verdade mandei o que eu tirei pela internet, mas pediram o original. No site da SSP-SP diz que vale igual, mas fazer o que. Amanhã mesmo já vou no Poupa-Tempo pegar um original e levar lá pra Maria João. Tão começando a ver os pedidos de junho também!

    Abcsssss

    em resposta a: Exames Médicos – 2008 #26960
    pablo111
    Participante

    Mais uma semana sem exames… tá foda…

    em resposta a: Relatos de uma amiga que mora no Canadá a algum tempo… #26947
    pablo111
    Participante

    Realmente a informação é estranha. O Québec é a segunda maior economia canadense e ganha em qualidade de vida. A mortalidade infantil é metade da do Ontário entre outros fatores sócio-culturais…

    Essa questão da inserção no mercado de trabalho já não é novidade. O próprio governo canadense tem uma campanha forte para que os empregadores contratem imigrantes, que são tão bem qualificados quanto os canadenses. Parece que essa cultura aos poucos está mudando. Acho que é a grande reclamação e preocupação dos que estão chegando no Canadá. Realmente deve ser uma experiência difícil e não é a primeira pessoa que vejo falando sobre essa propagando imigratória do governo canadense ser “enganosa” em vários aspectos… Mas bora lá. Quem mora no Canadá as vezes esquece alguns outros detalhes:

    Distribuição de Renda. A possibilidade de escolha e as diferenças sociais não são esse abismo que é o Brasil. Quer ficar rico? Já sabemos que o Canadá não é a opção… Estamos acostumados com nosso mundinho no Brasil, onde o dinheiro está concentrado na mão de uma minoria e a maioria da população vive na miséria. A distribuição de renda no Brasil é a SEGUNDA pior do MUNDO, perdendo somente para Serra Leoa. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u69318.shtml). Outra informação: Em 2003, 1/3 da população vivia com a renda mensal de até 1/2 salário mínimo… Isso é que não dá. Também não dá pra deputado ganhar R$20.000 (oficiais, fora o caixa 2) pra ser essa palhaçada que é…

    O imposto no Canadá é de aprox. 40% – Verdade. Mas a educação é gratuita e de qualidade. A segurança funciona. O transporte coletivo funciona. A saúde pública não é top 10 mas funciona (comparando a saúde privada aqui no Brasil). E no Brasil, quanto gastamos com o governo? Veja mais um dado abaixo:

    “Dr. Gilberto Luiz do Amaral (IBPT) – O brasileiro paga a tributação sobre sua renda, que é o imposto de renda mais o INSS. Paga a tributação sobre o seu patrimônio, principalmente o IPTU e o IPVA e paga também tributação sobre consumo, aquele conjunto de tributos que já estão embutidos no preço final dos produtos e serviços. Desta forma ele paga, em média, 18% sobre a renda, 3% sobre o patrimônio e 23% sobre o consumo, o que dá um total de 44% do seu rendimento bruto.”

    Pois é amigos… a tributação não é tão diferente da do canadense! Com o diferencial que aqui, além dos impostos, há o gasto com plano de saúde, educação, segurança… faz as contas. Lá no Canadá o dinheiro é gasto para se ter qualidade de vida.

    Aqui, a pessoa que não acha emprego tá lascado. No Canadá você pode ter qualidade de vida lavando pratos e limpando casas a 25,00 CAN a hora.

    Enfim… essa discussão já é velha aqui no fórum. Mas acho que dá pra deixar um pouco mais clara a situação.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 65 do total)