Relatos de uma amiga que mora no Canadá a algum tempo…

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Relatos de uma amiga que mora no Canadá a algum tempo…

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5616
      Malaman
      Participante

      Oi Pessoal, estou compartilhando, essas informações são opiniões de experiência dela….

      “Espero q a imigração pra Quebec seja como vc falou em um ano, pq p as outras províncias está levando mais, viu?

      Tenho 2 amigos q deram entrada em 2006 (agosto e dezembro) e até agora nadaaaa. Receberam a cartinha falando, ok estamos com o seu processo, mas além disso mais nada.

      Uma está em Vancouver num work visa e o outro em SP com irmã aqui já imigrante e tal.

      Talvez Quebec esteje agilizando, tomara!

      Legal q vcs tem vários amigos já vivendo em Quebec, isso vai ajudar e muito, mas lá vc precisa ser fluente, esse papo de bilingue, pra mim é balela, mas deve saber de tudo isso uma vez q tem amigos lá.

      Então, o q me deixa P*** da vida é essa propaganda q eles fazem do programa de imigração, as exigências pra se candidatar e ai qdo chega aqui ninguém quer saber do seu diploma de MBA em faculdade brasileira.

      Well, minha experiência, tá??

      Fiz Direito mas nunca quis advogar, sou mais empresa e era mais RH, tanto q fiz MBA em RH, usei os diplomas e as experiência gerencial q tinha pra pontuar e imigrar (meu marido não é canadense então, casando com ele não me daria o status de permanent resident) enfim, precisei de tudo isso p ser aceita no programa q qdo coloquei meu resume no mercado não conseguia nem entrevista, queria pelo menos ter a chance de mostrar a minha cara, sabe??? Depois o recrutador poderia avaliar…

      Enfim, ai achei q deveria ter um diploma canadense, já q tb não tinha canadian experience (tb concordo q a legislacao trabalhista ai e diferente) mas queria uma chance, nunca me deram.

      Qdo falei pro Jamie q iria estudar mais uns 16 meses e pegar um diploma certificate ele achou a maior besteira:

      Re:

      “Vc tem MBA, experiência em cargo gerencial em empresa de médio porte….vai mandando resume q logo pinta.

      Tenta ser atendida pelas pessoas de RH, vai lá mostra q vc é simpática q fala ingles e bla bla bla.”

      Escutei o marido e me ferrei, nem entrevista na minha área pintou…

      Em contrapartida ele por ser native em english só progredia, e acho q ele achava q comigo iria ser =, mas Ricardo existe um certo preconceito e por isso fico p*** com o lance da propaganda da imigracao….

      Isso de t dar um curso no começo da estadia e ainda t remunerar é pouco, a quantia de imposto q pagamos aqui é absurdaaaaaa, vc verá????

      48% do seu salário vai pro leão.

      Well, depende de qto vc ganha, mas salário bom é acima de 80 mil e ai as taxas são super altas.

      Ai; conversando e vivendo aqui ví q é preciso ter paciência, esquecer os diplomas q temos ai e começar de novo como sua noiva fará, mas eu confesso, q não tinha  7, 8 ou até 10 anos pra voltar a um cargo gerencial e fui me decepcionando com o Canadá no quesito carreira.

      Sempre trabalhei, sempre fui muito independente e aqui sofrí. Era recem casada e tava super mal comigo mesmo, e tem o lance do clima tb, ainda não me acostumo apesar de tentar aproveitar o inverno ao máximo(esquiando), mas sou muito outdoor e aqui me restrinjo um pouco no inverno.

      Enfim, traga o $ da casa q iria comprar ai, mais o $ dos carros e mais o q puder juntar pq vcs irão precisar no começo.

      Não acho q aqui irá encontrar problemas como vc mencionou, mas apenas desafios!

      Eu adoro desafios e estou pronta pra encarar um outro….ainda não decidimos aonde, e o Jamie tb tem um compromisso com esse novo escritorio q ele começou aqui em Calgary até 2011, mas eu acho q não ficamos aqui não.

      E tem tb o lance  daquela ajuda q ai é tão normal e aqui é bem cara!

      Faxineira aqui em Calgary cobra $25 dolares por hora, baby sitter num sei pq ainda não preciso destes serviços, mas a vida vai ficando cara, quer dizer, ganha-se bem mas gasta-se bem!

      Depois se nos falarmos podemos falar mais sobre as províncias….

      Quebec é a pior economia de todo Canadá….num sei qto é o salário mínimo, aluguel etc lá mas, sei q eles não andam bem das pernas e até estão invadindo a província de Alberta…

      Vc imigrando por quebec tem q ficar por qto tempo lá??

      Ah! Detalhe, acho q sofri tudo q sofrí profissionalmente porque estava em BC e lá a economia não anda ruim das pernas, mas não tem grandes empresas, é mais voltada para o turismo e a indústria de filme. Acho q se tivesse vindo pra Alberta de cara, teria me dado melhor profissionalmente.

      Sei lá….that’s my 2 cents.

      Inté, “

    • #26899
      fflush
      Participante

      Quebec é a pior economia de todo Canadá… Ela nao conhece o Maritimes (New Brunswick, PEI, Nova Scotia), o Quebec esta longe de ser a pior economia do Canada, nao ta explodindo feito Alberta mas nao vamos exagerar.

    • #26909
      Marcus
      Participante

      Não sei não. Acho que ela está mal informada. Até onde me consta, Québec é a segunda economia do Canadá e, de fato, está com esta posição ameaçada pelo crescimento vertiginoso da província de Alberta. O fato é que está muito longe de ser a pior economia do Canadá.

      Abraços!!!

      Marcão.

    • #26912
      Malaman
      Participante

      Achei interessante a colocação que ela fez sobre fato da economia do Québec estar indo mal, perguntei a ela de onde ela tirou isto, pois não foi isso que pesquisei. No site Statistics Canadá o Québec é classificado como a segunda maior economia do Canadá, atrás somente de Ontário

      Vejam os dados abaixo:
      http://www40.statcan.ca/l01/cst01/econ50.htm

    • #26947
      pablo111
      Participante

      Realmente a informação é estranha. O Québec é a segunda maior economia canadense e ganha em qualidade de vida. A mortalidade infantil é metade da do Ontário entre outros fatores sócio-culturais…

      Essa questão da inserção no mercado de trabalho já não é novidade. O próprio governo canadense tem uma campanha forte para que os empregadores contratem imigrantes, que são tão bem qualificados quanto os canadenses. Parece que essa cultura aos poucos está mudando. Acho que é a grande reclamação e preocupação dos que estão chegando no Canadá. Realmente deve ser uma experiência difícil e não é a primeira pessoa que vejo falando sobre essa propagando imigratória do governo canadense ser “enganosa” em vários aspectos… Mas bora lá. Quem mora no Canadá as vezes esquece alguns outros detalhes:

      Distribuição de Renda. A possibilidade de escolha e as diferenças sociais não são esse abismo que é o Brasil. Quer ficar rico? Já sabemos que o Canadá não é a opção… Estamos acostumados com nosso mundinho no Brasil, onde o dinheiro está concentrado na mão de uma minoria e a maioria da população vive na miséria. A distribuição de renda no Brasil é a SEGUNDA pior do MUNDO, perdendo somente para Serra Leoa. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u69318.shtml). Outra informação: Em 2003, 1/3 da população vivia com a renda mensal de até 1/2 salário mínimo… Isso é que não dá. Também não dá pra deputado ganhar R$20.000 (oficiais, fora o caixa 2) pra ser essa palhaçada que é…

      O imposto no Canadá é de aprox. 40% – Verdade. Mas a educação é gratuita e de qualidade. A segurança funciona. O transporte coletivo funciona. A saúde pública não é top 10 mas funciona (comparando a saúde privada aqui no Brasil). E no Brasil, quanto gastamos com o governo? Veja mais um dado abaixo:

      “Dr. Gilberto Luiz do Amaral (IBPT) – O brasileiro paga a tributação sobre sua renda, que é o imposto de renda mais o INSS. Paga a tributação sobre o seu patrimônio, principalmente o IPTU e o IPVA e paga também tributação sobre consumo, aquele conjunto de tributos que já estão embutidos no preço final dos produtos e serviços. Desta forma ele paga, em média, 18% sobre a renda, 3% sobre o patrimônio e 23% sobre o consumo, o que dá um total de 44% do seu rendimento bruto.”

      Pois é amigos… a tributação não é tão diferente da do canadense! Com o diferencial que aqui, além dos impostos, há o gasto com plano de saúde, educação, segurança… faz as contas. Lá no Canadá o dinheiro é gasto para se ter qualidade de vida.

      Aqui, a pessoa que não acha emprego tá lascado. No Canadá você pode ter qualidade de vida lavando pratos e limpando casas a 25,00 CAN a hora.

      Enfim… essa discussão já é velha aqui no fórum. Mas acho que dá pra deixar um pouco mais clara a situação.

    • #26951
      fflush
      Participante

      Lavar prato a 25,00 CAN/hora  no quebec? rs Talvez em Fort McMurray/Alberta, no quebec ta mais 8 dolares a hora mesmo :)

    • #26952
      Malaman
      Participante

      Pessoal,

      Questionei ela sobre a economia do Québec ir mal, ela disse que se baseou no mercado imobiliário e nos salários pagos. Ela tem uma empresa e também encomendou uma pesquisa para definição dos targets de mercado, então verificou que o Québec não tem um poder de compra muito bom, se comparado as outras grandes províncias.

      Claro que ela exagerou quando disse que era a pior província. É estranho, ela fala do Québec comigo como se fosse a pior coisa do mundo. Uma coisa que eu já sabia, mas nunca tinha sentido isso diretamente é que existe uma rivalidade, quase um “ódio” muito grande das outras provincias com o Québec. Acho que tudo causado pelo movimento separatista, pois ela me escreveu em 2 e-mails,  “eles deveriam ser outro País mesmo”.

      Ela disse também que existem algumas províncias como New Brunswick, citado pelo Luciano, que realmente a economia não é legal, e que não dá para viver de paisagens nestes lugares.

      Bom é isso, exageros e ódios a parte, ainda sou mais o Québec….

    • #26958
      maurorepacci
      Participante

      Acho que ela exagerou bastante nas conclusões. Antes de fazer o programa de imigração do Quebec estava pensando em morar em Calgary, Alberta e fui para lá umas 4 vezes. Fiz várias entrevistas de emprego e falei com muita gente sobre o mercado de trabalho e as condições de vida lá.
      É fato que lá os salários são mais altos que no Quebec e que a economia esta crescendo mais. Mas por outro lado existem algumas coisas que devem ser pensadas:
      1 – A economia de Alberta depende de dois produtos: petróleo e gás natural. A economia do Quebec é bem diversificada com destaques para os setores de TI, bancário, serviços, aero-espacial, madereiro, etc.
      2 – O custo de vida em Alberta é bem maior. O preço médio de um apartamento em Calgary é 380 mil dólares e em Montreal é de 230 mil dólares.
      3 – Em termos de carreira, oportunidades de crescimento, chances de estudar e aprimorar os conhecimentos o Quebec esta bem na frente de Alberta. Só em Montreal, temos 5 universidades incluindo a McGill que esta entre as 20 melhores universidades do mundo. Em Calgary só tem uma grande universidade.
      4 – A província de Alberta não tem um programa de imigração como o de Quebec. Para voce imigrar lá, voce precisa ser apadrinhado por uma empresa.
      5 – A maior demanda para trabalhoes lá é para profissões com baixa qualificação enquanto no Quebec existe demanda para profissionais com nível técnico e universitário.

      Agora se alguém quer ganhar dinheiro rápido (mais que os 80 mil dólares por ano que ela falou) pode arrumar um emprego fácil em Fort McMurray (norte de Alberta) soldando os gaseodutos no meio do compo de petróleo. O salário é de 12 mil dólares mensais mas quero ver quando tempo voce dura.

      Esses foram os pontos que pesaram pra mim na escolha do Quebec. Agora nem vou perder compararando o Canadá com o Brasil porque não tem graça.

    • #26962
      Anonymous
      Participante

      Na verdade a imigração nunca me falou que eu ia achar emprego fácil na minha área.
      Na entrevista para obtenção do CSQ, o entrevistador disse que o Canada tem gente diplomada demais, o que falta é gente apra por a mão na massa (e por a mão na massa não é sub-emprego)
      Então já estou indo com esse pensamento na cabeça: se por acaso achar algo em minha área, otimo, se não achar, to pornta pro que der e vier. Não fui enganada em momento algum a esse respeito. Aqui no Brasil a gente também pode viver a situaçãod e ter diploma, ter exercido cargo gerencial, falar x idiomas e mesmo assim não ser chamado para entrevista.
      Sobre comparar Brasil e Canada, bom, basta sentar no sofá e assistir o JN por 5 minutos (faça um esforço), rsrsr…Fica fácil,fácil optar pelo Canada.
      Mesmo que Quebec fosse a ultima economia do Canada, ainda está muito melhor do que temos no Brasil em muitos aspectos.

    • #26963
      Malaman
      Participante

      Oi Mauro, concordo com você !

      Abração !

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.