Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada

Visualizando 192 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4394
      daviararipe
      Participante

      Oi pessoal!!!

      Estou aqui ha’ dois anos e meio e passei por muita coisa que no processo seletivo e
      principalmente aqui no Quebec que poderia ser util…

      Entao, gostaria de chamar outros companheiros que tambem estejam por
      aqui para ajudar aos companheiros que tenham duvidas.
      Eu estou na cidade de Gatineau que e’ fronteira com Ottawa.
      Se alguem tiver alguma duvida, e tiver como responder, terei prazer em ajudar…
      Bem, sem querer virar um pretencioso “oraculo” gostaria de auxilia-los, primeiro
      pq ninguem fez isso por mim quando vim pra ca e sei quanto isso eh frustrante,
      e segundo porque seria irresponsabilidade nao alerta-los sobre certas coisas.

      Abracos amigos!!! Sigam fortes no sonho!!!

      Davi.

    • #10995
      Carlos_Santos
      Participante

      excelente inciativa!!

      começo então com as perguntas….   :wink:

      porque você escolheu Gatineau ???  algo especialmente interessante para esta escolha?

      Deixo outros perguntarem…. senão mando outras depois

      Obrigado pela boa vontade em nos ajudar, isso é muito legal!   :wink:

      abraços

    • #10999
      Daniele
      Participante

      Olá Davi… vc é um amor viu!!   :wink:

      Queria saber o seguinte: após esses dois anos e meio seu aí, qual o balanço que vc faz? acho que se vc está aí até hoje é porque tá valendo a pena, não é mesmo?

      Abraços, Daniele.

    • #11001
      leserafim
      Participante

      Ola´Davi,

      Voce poderia falar um pouco como foi a sua chegado, digo, quais foram as maiores dificuldades, desafios, enfim um resumo e algumas dicas.

      Obrigado

      Leandro Serafim

    • #11002
      vbfrancois
      Participante

      Olá Davi,

      Bem uma dúvida constante na minha cabeça é: pra qual cidade ir. Tenho pesquisado muito sobre o assunto e Gatineau é uma das cidades em em cheguei a cogitar. Principalmente por ser fronteira com Ottawa e porque sou da área de TI. Gostaria de saber qual foi o seu critério de escolha da cidade e se você ficou satisfeito.

      Abs,

    • #11004
      dansm
      Participante

      Pretendo estudar no Quebec em 2007, antes de fazer a entrevista de seleção. Há algum curso barato de francês em Gatineau? O custo de vida aí é muito alto? Obrigado, Danilo.

    • #11010
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Fala Davi,

      Não sei se foi pro causa do meu apelo, mas coincidiu, pois ontem tinha escrito sobre isso no off-topic.

      Vamos ver se conseguimos organizar um pouco, ou seja sejamos praticos. Ou seja nao tem nao tem a 1a etapa, 2a etapa? Sugiro Uma “pos segunda etapa” , nao um geral “pos segunda etapa”, pois se pensarmos bem tudo depois da 2 etapa seria “pos segunda etapa”, nao concordam?

      Ante gostaria de ver com a moderacao se me permitem sugerir? em caso positivo, lah vai…

      primeiro no indice do forum sugeriria se fosse possível a inclusao apos Processo Québec – 2ª Parte – Federal, para ficar uma coisa sequencial :

      Processo Québec – Pós 2ª Parte – ainda no Brasil
      Processo Québec – Pós 2ª Parte – Canadá
      Frances
      Estudos…..

      para Processo Québec – Pós 2ª Parte – ainda no Brasil, sugiro criar os tópicos abaixo, que me vem agora e depois creio que virao os outros naturalmente , seja por mim ouo por outros memebros do forum :

      compra de passagens – para economizar (se existe alguma forma)
      Dicas de como desfazer das coisas
      vender coisas
      preparo para aeroporto
      etc….

      para
      Processo Québec – Pós 2ª Parte – Canadá

      comidas no aviao ( pra mim que tenho problemas serios como comidas gordurosas, pode levar algo pra comer?)
      ao desembarcar
      alfandega
      primeira semana
      documentacao
      banco
      etc….

      Bom forum, isso é o que tenho em mente por enquanto. O que acham? Gostariam de primeiro discutirmos os topicos e as estruturas? para depois nao termos va’rios topicos similares? Ou todos estao de acordo com o que bolei, inicialmente? O que pensei está , creio eu que numa sequencia normal e natural dos acontecimentos.  Claro com  a aprovacao da moderacao . eh claro

      valeu,
      alok

    • #11011
      daviararipe
      Participante

      Ok amigos… preparem-se entao para um texto longo!!!

      Eu fiz o processo de imigracao pelo Quebec, acho que boa parte de dos companheiros devem ter tambem optado pelo Quebec. Assim o fiz pq nao teria que comprovar mais renda no processo federal e tambem porque nao teria que fazer as provas para comprovar idioma como IELTS e TEF. Estudei frances com dificuldades pq trabalhava pra caramba, era advogado e professor secundarista no Brasil, financeiramente as coisas para mim estavam indo bem no Brasil, eu conseguia visualizar uma evolucao, mas… resolvi arriscar tudo pq eu havia “experimentado” este nosso fenomeno VIOLENCIA e nao queria viver com medo. Medo de chegar em casa, medo de parar no semafaro, medo de ir ao banco, medo de sair com os amigos pra balada… Se nao bastasse, tambem estava cansado da bagunca politica e da instabilidade economica, em que as vezes nos tomamos de esperanca e no outro dia ja nao temos nada!!! Ademais tinha o sonho de aprimorar minha experiencia profissional. Bem, essas foram as minhas razoes, talvez alguns amigos concordem, outros talvez nao…

      Eu escolhi o Canada apos assistir uma palestra do Roch na alianca francesa, preparei-me, busquei os recursos, aguentei o bom humor da Maria Joao na fase federal, e por fim consegui!!!
      A principio, eu achava que isso seria o mais dificil, pois apos obter a residencia ficaria amparado pelo governo e poderia desfrutar dos servicos sociais como um cidadao canadense. Logo descobri que isso nao eh verdade….

      A escolha por Gatineau surgiu por eu ter contatos nesta cidade e tb por sua proximidade com Ottawa, a capital federal, penso que a escolha correta devera ser por conta das possibilidades profissionais que cada area exige. Aqui na minha regiao por exemplo, o pessoal de informatica se sai bem, principalmente TI. Entretanto o mercado de High-Tech aqui no Canada, que ja foi excelente, esta retraido e nem todo mundo consegue emprego.

      Outra vantagem por estar em uma cidade como Gatineau, que nao eh grande como Montreal, eh que vc nao espera muito por certas aplicacoes. Por exemplo, assim que vcs chegarem no Quebec, poderao solicitar o curso de Francisation, que eh um curso de 6 meses em que o governo paga em media 435 dolares para que o imigrante recem-chegado estude frances em uma universidade ou escola tecnica. Em gatineau, apos enviar os formularios, disponiveis no site de imigracao, fiz a entrevista em 1 mes para prontamente iniciar o curso. Se estivesse em Montreal, deveria esperar cerca de 4 meses!!!

      Amigos, a maior dificuldade que tive aqui e tambem foi a minha maior frustracao, foi saber que meus diplomas nao valeriam muita coisa pq as ordem profissionais tem o direito constitucional de avaliar as condicoes para obter a permissao e sao protecionistas PRA CARAMBA!!! Depende da profissao claro, mas o que vale pelo Quebec, nao vale para Ontario e assim por diante. Muita coisa aqui eh regional. Na palestra o Roch me falou que seria possivel a equivalencia, tentei contactar as ordens previamente e nao obtive resposta. Quando cheguei aqui descobri que para ser professor secundario deveria estudar tudo de novo e para ser advogado deveria, alem de estudar por algum tempo disciplinas do direito civil no Quebec (dois anos) deveria pagar provas carissimas!!!

      Eu entendi o problema com o direito pq as leis sao mesmo diferentes, mas vi que tinha algo errado na decisao para ser professor… Durante o meu curso de frances subsidiado pelo governo, estudei com imigrantes de varios paises africanos, sul-americanos, europeus e todos os meus colegas tinham nivel superior, alguns eram psicologos, medicos, dentistas, advogados como eu e no dia da licao para aprender a fazer o curriculo nos moldes do Canada, os exemplos eram apenas para trabalhos como: entregador de pizzas, vendedor de loja, faxineiro e afins.

      Protestamos e ouvimos dos responsaveis, secamente, que “deveriamos ser praticos”!!! Ou seja, nao sairiamos daquele curso para sermos profissionais das areas que haviamos estudado. Realmente, a amplitude eh enorme, vc tem boa formacao e quando chega aqui nao consegue fazer nada intermediario!!! Neste curso tive a oportunidade de conhecer o prefeito e uma colega da Romenia que ja tava doida da vida pq nao conseguia trabalhar como professora ou psicologa (suas profissoes em seu pais) perguntou na lata o que acontecia, ele disse que nao era responsavel por isso, eram as ordens profissionais. Por sua vez, elas dizem que a culpa eh do governo pq sao os responsaveis pela politica de imigracao!!!

      “Toma o q o filho eh teu”

      Foi assim que eu me senti nos primeiros meses…. Foi bastante dificil, mas reagi.

      Falando com amigos imigrantes, descobri que nao havia mesmo chance de encontrar trabalho no governo, mesmo ja dominando o frances e ingles. A saida seria voltar pra universidade e pedir bolsa de estudos do governo. Assim o fiz, entrei em um mestrado de ciencias sociais na univ. de ottawa e obtive ajuda mensal de 715 dolares. Vejam so o governo do Quebec da a mesma subvencao!!! Consigo complementar minha renda com projetos de pesquisa, nao da pra viver faustosamente, meu padrao de vida nao eh realmente o mesmo que tinha no Brasil, tenho certas “emocoes” às vezes, mas posso viver dignamente.

      O custo do aluguel aqui em gatineau para um apartamente de 1 quarto esta por volta de 600 dolares, supermercado para solteiro sai por volta de 150 dolares, onibus 67 dolares por mes.

      O aluguel em Montreal eh pouco mais caro, mas se forem para la nao deixem de morar perto de estacao de metro. Em Quebec City, o aluguel eh bem mais barato e tambem tem uma otima universidade (Laval), mas por ser uma cidade pequena nao tem muitas oportunidades de trabalho, e tambem eh bem mais fria que Montreal ou Gatineau.

       Amigos, apos este tempo aqui, tenho a dizer-lhes que o Quebec e o Canada sao otimos! As pessoas sao respeitosas, nao ha racismo como em outros paises do primeiro mundo (embora pensem que isso aqui nao existe!), o Quebec, infelizmente tem uma ideia secular em achar que sempre teve menos que o restante do Canada, por isso sempre tem gente aqui tentando proclamar sua independencia, e na ansia de deixar bem seu proprio povo, sao mais protecionistas… Em contraste, sao mais abertos a amizade que os anglofonos.

      Voltando um pouco a minha experiencia profissional aqui, devo dizer-lhes que um diploma daqui vale muito e apos tres anos de residencia e virar cidadao, as coisas melhoram bastante!!! Ao pessoal da area de humanas nao ha melhor opcao, mas a preferencia eh aos cidadaos!!! Ja estive mais chateado com estas condicoes, mas sei que ha meios de vencer aqui, mas saibam que eh fundamental ter persistencia e muita vontade!!!

      Ja ouvi de gente que voltou ao Brasil dizendo que o Canada lhes havia mentido, pegou gente qualificada e assim nao causariam problemas sociais que um trabalhador oriundo de um nivel social modesto supostamente causaria, pra fazer trabalho que eles nao querem fazer. Tambem ja pensei que sim, pois ja fiz faxina uma vez!!! Mas apos lutar vejo que ha saida e diferentemente do Brasil, aqui trabalho e esforco se convertem em exito!!!

      A melhor definicao do Canada foi de um ex-primeiro ministro que disse que o Canada era ” A terra da esperança, do trabalho duro  e por fim do sucesso”.

      Percebam que minha historia tb nao eh regra algumas pessoas conseguem empregos logo que chegam, depende da area, informatica e afins nao tem problema com ordens profissionais!!!

    • #11012
      daviararipe
      Participante

      Dicas e respostas:

      – O maior problema do imigrante no Canada eh nao ter historia de credito!!! Eh muito dificil conseguir cartao de credito aqui. E caso nao o tenha fica complicado para alugar casa ou ap!!! Em alguns casos da imobiliaria pede algum fiador, pagamentos adiantados ou mesmo lhe recusam!!! A saida pra isso eh ter cartao de credito american express no Brasil e transferi-lo para ca ao chegar. Eh o unico que eh possivel de faze-lo e vai poupar muita, mas muita dor de cabeça!!!

      – Antes de vir pra ca, tirem no Detran de sua cidade a carteira de motorista internacional. Eh simples, levem a habilitacao regular com fotos e apos o pagamento de um taxa modica vao obter uma carteira valida em quase todo mundo. Aqui no Canada ela eh valida por 1 ano.

      – Cursos de frances ou ingles: Aqui existem varios!!! Se vc tem status de imigrante nao paga nada em muitos deles ou ate recebe ajuda em dinheiro (mais dificil), mas se tiver status de estudante, o mesmo curso sai caro.

      – alok: Vc pode comprar passagens mais baratas ser for estudante e tiver ate 35 anos, viajar por uma companhia area americana (sao mais em conta), veja o site do STB, http://www.stb.com.br . Quanto a comida no aviao, minha tinha quando veio me visitar solicitou comida especial no momento da compra do bilhete, mas na hora haviam esquecido e passou 12 horas comendo so biscoito com agua rs rs rs…. Na volta, nao quis saber, apesar de falarem que seria proibido, levou sua comida na maior cara-dura, so que desta vez eles haviam preparado sua comida!!!

      – Ao pessoal que esta vindo: Estudem na Alianca Francesa! E o unico curso de frances do exterior valido aqui!!! Atraves disso a universidade sera mais flexivel para quem quiser voltar aos estudos!!

      – Amigos, o Canada gosta muito de tudo profissional, eles odeiam jeitinho ou coisa pela metade!!! Aqui 99 nao eh 100!!! Tem brasileiro que fica doido com a intolerancia e precisao deles! Portanto estudem bem o idioma pq na universidade ou no trabalho eles nao sao tolerantes com seus erros de frances!

      – Outra coisa, eles nao gostam quando vc reclama das coisas daqui! Principalmente no Quebec, ficam chateados mesmo quando vc fala de seus problemas de imigrante ou do clima! Ja teve gente que ficou brava comigo pq comentei, somente comentei que a ordem profissional nao dava espaço aos imigrantes. Eles se defendem dizendo que como um trabalhador sem nivel superior se vive bem, eh verdade, a diferenca de salarios e padrao de vida nao eh tao grande, mas penso ser dificil deixar o pais para vir aqui e ter uma profissao que nao esta de acordo com toda sua vida profissional e academica, mesmo que possa comprar sua casa, carro e pagar as contas.

      Obrigado e desculpem-me por qualquer coisa amigos!!! E boa sorte!!!

    • #11014
      daviararipe
      Participante

      Retificar:

      Escrevi muita coisa e nao revisei, portanto vejam algumas correcoes:

      “alok: Vc pode comprar passagens mais baratas ser for estudante e tiver ate 35 anos, viajar por uma companhia area americana (sao mais em conta), veja o site do STB, http://www.stb.com.br . Quanto a comida no aviao, minha TIA quando veio me visitar solicitou comida especial no momento da compra do bilhete, mas na hora haviam esquecido e passou 12 horas comendo so biscoito com agua rs rs rs…. Na volta, nao quis saber, apesar de falarem que seria proibido, levou sua comida na maior cara-dura, so que desta vez eles haviam preparado sua comida!!! “

      “Amigos, apos este tempo aqui, tenho a dizer-lhes que o Quebec e o Canada sao otimos! As pessoas sao respeitosas, nao ha racismo como em outros paises do primeiro mundo (embora NAO pensem que isso aqui nao existe!), o Quebec, infelizmente tem uma ideia secular em achar que sempre teve menos que o restante do Canada, por isso sempre tem gente aqui tentando proclamar sua independencia, e na ansia de deixar bem seu proprio povo, sao mais protecionistas… Em contraste, sao mais abertos a amizade que os anglofonos.”

      NO MAIS, PERDOEM-ME POR ESTES E OUTROS ERROS.

      ABRACOS.

      DAVI.

    • #11015
      Erasmo
      Participante

      Simplesmente fantástico! Muito obrigado por compartilhar conosco tanta informação preciosa e rica em detalhes!!!

      Boa sorte e prosperidade!

      Erasmo

    • #11016
      makeloo
      Participante

      Davi, você sabe muito bem a falta de dicas como as que você postou fizeram falta para vocês.
      Por isso so temos que agradecer.
      Um abraço

    • #11020
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Alok,

      sugiro você postar sua discussão sobre a abertura de novos Fóruns em outro tópico para que os assuntos não fiquem misturados… irei deletar este seu depois que vc abrir o novo, e a idéia é pertinente, por isso quremos discutir sobre este tema!!!

      Abraços,
      [/align]

    • #11021
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Davi,

      Bem legal a sua disponibilidade em contribuir!!!

      Tem algumas coisas que depois quero averiguar para poder discutir com você, e uma delas é em relação ao que disse sobre a carteira de motorista internacional valer por 01 ano:[/align]

      Antes de vir pra ca, tirem no Detran de sua cidade a carteira de motorista internacional. Eh simples, levem a habilitacao regular com fotos e apos o pagamento de um taxa modica vao obter uma carteira valida em quase todo mundo. Aqui no Canada ela eh valida por 1 ano.

      [align=justify]
      Vou confirmar mas creio que não é aceita por este período…a carteira normal de habilitação vale por 90 dias… Alguém pode confirmar o tempo de validade da carteira internacional???

      Sobre as passagens aéreas:[/align]

      alok: Vc pode comprar passagens mais baratas ser for estudante e tiver ate 35 anos, viajar por uma companhia area americana (sao mais em conta), veja o site do STB, http://www.stb.com.br . Quanto a comida no aviao, minha TIA quando veio me visitar solicitou comida especial no momento da compra do bilhete, mas na hora haviam esquecido e passou 12 horas comendo so biscoito com agua rs rs rs…. Na volta, nao quis saber, apesar de falarem que seria proibido, levou sua comida na maior cara-dura, so que desta vez eles haviam preparado sua comida!!! ”

      [align=justify]
      A forma mais barata que encontrei foi a relatada na notícia A saga pelas passagens. A passagem de estudante é barata mas deve-se comprovar a inscrição em um curso de no mínimo 15 dias. Atenção em ir pelos EUA… pode-se não ser tão vantajoso, principalmente se ainda tiver que solicitar o visto americano… outro detalhe importante é a forma do vôo até Québec, pois segundo o nosso amigo do blog Luís e Tati em Québec foi uma viagem bem desgastante… passar pela alfandêga americana, além de pegar um avião pequeno com destino ao Québec que não cabiam todas as malas, então o que aconteceu??? chegaram em Québec mas tiveram que ficar esperando durante horas o restante das malas chegar…

      Vamos às discussões!!!

      Abraços,[/align]

    • #11028
      kakazinha
      Participante

      oi Davi!!

      Muito legal mesmo a sua ajuda, ja tinha lido alguns outros depoimentos de pessoas q. foram p/ quebec e disseram a mesma coisa…..o maior problema que eu li nos relatos é realmente em relação ao exercicio da profissão ai no quebec e esse é meu maior desejo,pois hoje p/ mim aqui no Brasil ja tenho um otimo emprego estavel e com um bom salario, porém não é na minha profissão, talvez não consiga trabalhar de engenheira no Canadá e tenha q. voltar p/ o Brasil ,mas …só Deus sabe…..oq. vou fazer qd. chegar ai é com certeza voltar p/ a faculdade e fazer um mestrado, pq. se as coisas não derem certo ai um  mestrado no Canadá aqui no Brasil é bem mais fácil conseguir um bom emprego emprego.

      Tenho uma duvida DAVI, em relação a Aliança Francesa, estou fazendo francês com uma professora particular q. já morou ai, está sendo muito bom e rapido meu aprendizaso oq. eu acho q. em escolas não seria tão rapido ( pq. eles ´dão uma enroladinha), mas já li em outros depoimentos q. p/ entrar na universidade é necessário fazer um teste de francês oq. independe da escola q. vc estudou, por isso to com duvida em relação a oq. um curso na Aliança pode realmente a judar ese compensa visto q. é bem mais caro q. qualquer outro curso!.

      Au revoir!
      kakazinha

    • #11029
      Terepo
      Participante

      Olá Davi,

      Adoramos os seus pontos de vista com relação ao Canadá. Penso que, como a maioria está percorrendo um caminho cheio de dúvidas e incertezas, as suas dicas e esclarecimentos nos auxiliam muito!!
      Grata por sua participação!!

    • #11033
      leserafim
      Participante

      Ola Davi

      Muito obrigado pelo relato, realmente creio que o importante é ir com muita força, coragem e disposição para recomeçar.

      Abraço

      Leandro Serafim

    • #11034
      driaoquadrado
      Participante

      Muito obrigada Davi por sua preocupação conosco. As suas informações são muito importantes, uma vez que dificilmente alguém que já esteja aí se dispõe a falar dos problemas e dificuldades e, ainda assim, acreditar na escolha feita.

      Esperamos poder contar com mais dicas,

      Adriana

    • #11039
      Eliamar
      Participante

      Oi Davi,eu sou cabelereira,auxiliar de enfermagem e ótima cozinheira :D
      tenhu 40 anos e quero muito ir para o canadá,e já estou me informando sobre o assunto
      e pretendo ir,com uma passagem só de ida!
      vc poderia me dar alguma dica,sobre empregos lá?
      eu pretendo ir com o meu marido e dois filhos(menores de idade)
      vc saberia me informar a burocracia de lá,para com os menores?
      e meu marido é mecanico e técnico em eletronica,haveria áera de trabalho para ele ai
      e para mim?
      ps:estou com dificuldade em encontrar o endereço para enviar
      o curiiculo de seleção vc saberia me informar?

      ficarei agradecida se responder   :wink:

    • #11040
      Marcus
      Participante

      Davi,

      Primeiramente gostaria de agradecer pela sua boa vontade e presteza em ajudar a todos nós que ainda estamos em processo de imigração. A sua iniciativa demonstra uma solidariedade que, sem dúvida alguma, trará benefícios não só para nós que precisamos realmente dessas preciosas informações como também para você que certamente colherá frutos desta benevolência, embora tenho certeza que este não é o seu propósito. Que Deus te abençoe e te ilumine para que consiga tudo que almeja, principalmente nos seus propósitos em relação ao Canadá.

      Eu também estou em processo de imigração e a minha escolha pelo Québec foi fruto de muito estudo e pesquisa e deveu-se a várias razões. As principais delas foram as oportunidades e vantagens para a minha filha de quatro anos e a questão da segurança. Assim como você, estamos muito saturados e até mesmo muito assustados com toda essa violência do Brasil.

      Tenho várias questões para discutir com você, mas, para não tornar este texto grande e cansativo, achei melhor perguntar os assuntos por partes, ao longo do tempo. Por hora, ficaria muito satisfeito se você pudesse me informar sobre o sistema de saúde. Realmente é tudo isso que falam dele? Existe mesmo toda essa perfeição no sistema e todo o respeito pelo enfermo que tanto se fala? Ou é muita propaganda e na hora que se precisa a coisa não é bem assim?!

      Um grande abraço e tudo de bom! Sucesso, paz e saúde!

      Marcus.

      P.S.: em breve mando mais questões. Agora que você se disponibilizou a ajudar, vou acampar! (risos). Se eu tiver exagerando, é só falar que eu manero, ok?!

    • #11043
      MauPriJP
      Participante

      Olá Davi,

      Como os outros participantes agradeço sua msg, é muito importante para nós.Obrigado.
      E vamos ás questões:
      O que vc faria de diferente, com a experiência que vc tem hoje :?: Ou seja, a famosa frase “Ahh, se eu soubesse…!!!”
      Neste período que vc está aí, o número de imigrantes aumentou bastante certo, isso tem causado alguma mudança por parte das instituições,das pessoas, enfim, vc sentiu alguma mudança no tratamento com os imigrantes :?:
      Vc tem algum contato com a área da engenharia e mais especificamente com gestão de projetos  em Montreal:?:

      Desta vez fico por aqui, mas voltarei :lol:

      Sds,

      MauPriJP

    • #11046
      Ventura
      Participante

      Olá Davi,

      Gostaria de reforçar a pergunta sobre a área de engenharia civil aí no Quebec. Você tem contato com engenherios que possam dizer se o mercado para esta profissão é bom como dizem?

      Parabens pela boa vontade de compartilhar conosco a sua experiencia e seu aprendizado. Como o Marcus disse, tenho certeza que receberá em dobro!

      Att.

      Alexandre

    • #11051
      Anonymous
      Participante

      Ola Davi,

      Gostaria de agradecer tb em relação a sua mensagem.

      Trabalho com Analise de sistemas assim como tb com hardware em informática.

      Sucesso a vc e se tiver mais informações, não se hesitem em nos colocar.

      Um abraço e sucesso.

      Jean

    • #11055
      Daniele
      Participante

      Olá Davi, muito obrigada pela sua disponibilidade em nos prestar essas informações tão valiosas.

      Abraços e sucesso na sua caminhada!

      Daniele.

    • #11060
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Eliamar,

      Todas estas perguntas podem ser respondidas se você pesquisar aqui no site!!! Temos um excelente Passo a Passo do processo de Imigração.

      Veja também os vários tópicos no Fórum com diversas questões sobre a imigração inclusive a discussão sobre a dificuldade de pessoas acima de 35 anos em conseguir ser aprovado no processo. Fique atenta quanto a esta questão!!!

      Leia as Regras do Fórum antes de postar, você verá que fica mais prático postar suas perguntas em novos tópicos!!!

      Abraços,[/align]

    • #11113
      daviararipe
      Participante

      Ola amigos!!!

      Obrigados pelas mensagens de apoio que recebi!!! Estou feliz em saber que este grupo, alem de ter excelente nivel, tem pessoas responsaveis e firmes em seu projeto! Parabens ao pessoal da moderacao!

      Vou responder agora algumas questoes enviadas pelos companheiros:

      Kakazinha: o curso regular da alianca francesa eh melhor recomendado! O importante eh que vc chegasse aqui com algum diploma deles, que poderia ser oriundo do intensivo ou de conversacao. Realmente faz diferenca!

      Marcus: Nao ha problema! Envie suas questoes e as responderei se for capaz! Quanto ao sistema de saude… Tenho que lhe dizer que eh bem diferente do que lhe disseram, alias, acho que isto deveria ser um topico a parte para discussao, pois ninguem paga plano de saude, mas o sistema tem muitas falhas como filas e outros problemas. Vou propor um topico para discutirmos isso.

      MauPriJP: A principio, qual sua area em engenharia? Isso faz muita diferenca! Quanto a Gestao de Projetos, e’ uma otima area, principalmente para governo! Existem ate’ mestrados (http://www.uqam.ca http://www.uqo.ca) que vc poderia cursar para abrir as portas.

      Jean: Sua area eh excelente, pois nao ha impedimentos como ordens profissionais, entretanto o mercado deu uma caida. Mas ainda sim acho que vc podera’ encontrar trabalho sem muitas dificuldades.

      Alexandre: Nao conheco o pessoal da eng. civil, mas sei que a ordem dos engenheiros eh dificil. Sei q ha um engenheiro civil brasileiro que trabalha em Montreal, encontrei seus dados em um outro forum de discussao

      Normando Lima, M.Sc.
      Inspecteur en bâtiment
      Membre de l’Ordre des ingénieurs du Québec
      Membre do Conselho de Cidadãos, Consulado Geral do Brasil
      Tel.: (450) 472-2658

      Eliamar: Como tec em eletronica, dependendo da area, acho q seu marido encontra trabalho sem problemas. Como mecanico, provavelmente, eles vao pedir que ele faca um curso no Canada, assim como para vc em suas areas. Quanto as criancas nao se preocupe, sempre se adaptam bem! Pq vao a escola, crescem no sistema canadense e sao sempre muito respeitados.

      Abracos! E se eu esqueci alguem… por favor, lembre-me!!!

      Davi.

    • #11114
      Daniele
      Participante

      Olá Davi…

      aproveitando a sua resposta a MauPriJP sobre engenharia, gostaria de saber se você tem alguma informação sobre o mercado de trabalho para engenharia elétrica/técnico em eletrônica. Na província do Quebec, quais as cidades onde há maior demanda para esses profissionais? pergunto isso, porque estou interessada nas cidades de Sherbrooke e Trois Riviéres e não encontrei muitas ofertas de trabalho nessas duas.

      Abraços, Daniele.   :wink:

    • #11118
      MauPriJP
      Participante

      Davi,

      Obrigado pela resposta, e complementando sou eng. mecânico, tenho dois planos em mente:
      1) Fazer a certificação em gestão de projetos pelo PMI, o que vc poderia dizer a respeito, é interessante?? ou, em função dos valores,
      2) fazer a prova do GMAT para ter acesso a um MBA ou Mestrado como vc disse.Em um de seus comentários vc fez referência a uma universidade em Laval, vc sabe alguma coisa sobre a McGill, em Montreal??

      Qual sua opinião sobre minhas alternativas??

      Abusando da sua boa vontade, se vc sober sobre o mercado para Fisioterapeuta (é o caso da minha esposa) agradeço muito!!!

      Sds,

      MauPriJP

    • #11121
      Anonymous
      Participante

      Ola Davi,

      Obrigado pelas resposta.  Elas contribuiram muito.

      Jean

    • #11124
      daviararipe
      Participante

      Ola amigos!!!

      Daniele: Como eng. eletrica, dependendo do q vc for fazer, tera que fazer as “benditas” equivalencias… Como tec. eletronica ja fica mais facil. Mas se vc for trabalhar na area de telecom nao ha problema! Eu nao sei muito bem do mercado na sua area em Sherbrooke e Trois Rivières, mas sei que em Montreal e aqui em Gatineau por estar na divisa com Ottawa têm bastante coisa.

      MauPriJP: Estas duas areas sao promissoras, nao tenho muitos detalhes pq sou da area de humanas. Mas sei que Gestion de Projet é excelente! Acho que vc deveria começar sua vida aqui estudando no mestrado, neste programa, geralmente o pessoal trabalha e os horarios sao de acordo. Outra coisa, vc vai ter a oportunidade de começar sua Network. Com relaçao a McGill tenho a dizer-lhe que, ela està entre as 20 melhores universidades do mundo!!!! Sua esposa està com sorte, eu levantei todos os dados para uma amiga recentemente que esta vindo pra ca trabalhar como fisioterapeuta. Neste caso, vou te explicar como funciona: O processo para equivalencia no Quebec eh diferente do resto do Canada. E aqui eh, felizmente, mais facil. Basicamente, ela vai primeiro pedir uma avaliacao acerca a comparacao de estudos feitos no Brasil com o Quebec. Eles vao querer saber se ela estudou o mesmo tempo que um Quebecois estudou e se seu curso eh universitario ou tecnico. Quem faz esta avaliaçao eh o ministerio da educaçao do Québec. (http://www.mels.gouv.qc.ca/). Apos isso, ela vai abrir um dossiê na ordem dos fisioterapeutas do Québec, http://www.oppq.qc.ca/PordreAdmPhys3.php, onde eles vao pedir que ela faça algumas disciplinas, estagio de 06 meses (remunerado) e prova de francês. O processo todo dura cerca de um ano e meio, mas vale a pena pq tem procura e ganha-se bem. Entretanto, antes de vir, traduza com um tradutor juramentado todas as ementas do curso universitario, historicos, diplomas e tambem experiencia profissional.

      Abraços!

      Davi.

    • #11125
      Ventura
      Participante

      Olá Davi,

      Obrigado pela resposta! Vou tentar entrar em contato com o engenherio que falou. Gostaria de aproveitar a oportunidade e tirar um dúvida sobre a sua primeira postagem neste tópico.

      Você disse Assim o fiz, entrei em um mestrado de ciencias sociais na univ. de ottawa e obtive ajuda mensal de 715 dolares. Vejam so o governo do Quebec da a mesma subvencao!!!”

      Te pergunto: Para poder voltar a estudar a única ajuda que obteve foi 715 dolares? E o custo do mestrado? Quando você disse que o Quebec da a mesma subvenção,  você quis dizer que não tem diferença entre Ottawa e Quebec?

      Mais uma vez obrigado pelas  respostas!!

      Forte Abraço a todos,

      Alexandre

    • #11126
      daviararipe
      Participante

      Ventura,

      Como estou na fronteira das duas provincias, o Quebec paga os custos do mestrado, minha manutençao (715 dolares) ainda que seja em Ottawa. Tambem existe financiamento federal, entretanto nao tem a ajuda mensal que tem o Quebec e isso so tem quem eh residente do Quebec.

    • #11130
      Ventura
      Participante

      Valeu mais uma vez, Davi!! Eu estou terminando meu mestrado aqui no Brasil e seria ótimo a possibilidade de realizar um doutorado aí no Canada se não conseguisse emprego rapidamente.

      Percebo que você tem contribuido muito com todas as pessoas aqui, a impressão que tenho é que o Quebec (Canada) tem atraido no seu programa de imigração pessoas com caráter e bastante valiosas. Espero que não faça falta para o Brasil, pois estamos vivendo uma crise moral e ética sem precedentes!!

      Que Deus possa te iluminar cada dia mais!

      Forte Abraço a todos,

      Alexandre

    • #11133
      vbfrancois
      Participante

      Davi,

      Também sou analista de sistemas e Gatineau é uma cidade que tenho em vista. Vi que você disse que seria facil encontrar emprego nessa área. Mas seria possível encontrar trabalho em Gatineau mesmo ou em Ottawa? Gatineau tem Universidade? Pretendo fazer um mestrado e gostaria de lecionar na universidade. Por acaso você sabe como isso funciona este processo?

      Obrigada desde já!

    • #11135
      MauPriJP
      Participante

      Davi,

      Mais uma vez muito obrigado, são informações e estímulos fundamentais, muito obrigado mesmo!!! :D

      Um grande abraço, isso não quer dizer que eu não vá te incomodar mais, ok!!!

      Sds,

      Mauricio Lopes

    • #11144
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Davi

      Quanta informação legal… Algumas dúvidas já foram sanadas em outras respostas, como no caso dos engenheiros. Porém, ainda há duas grandes dúvidas.
      1. O mercador para farmacêutico é bom porém de difícil validação de currículo?
      2. No caso de acharmos que a burocracia é muita para a equivalência, é muito difícil ser um empreendedor aí? O que devemos fazer com essa segunda possibilidade?

      Muito obrigada pela ajuda que está dando a todos nós,

      Adriana

    • #11160
      kakazinha
      Participante

      Oi Davi!!
      Legal a dica da Aliança vou pensar com mais carinho……
      Agora ja que todo mundo ta aproveitando da sua boa vontade …hehehe posso também?
      Você sabe como anda o mercado de trabalho na área de Engenharia Química, pretendo ir para o canadá assim que me formar aqui no BR para  fazer um curso de mestrado não sei em qual área direito se na área ambiental ou de otimização de processos…….nem em qual faculdade….a McGill é bem interessante principalmente pq. está entre as melhores do mundo, mas não sei se Montreal tem um bom mercado para engenheiros químicos. Já verifiquei que Laval é um pólo Bio-farmaceutico ,mas Montreal estou ainda pesquisando.

      Merci beaucoup
      Au revoir!!

    • #11170
      daviararipe
      Participante

      Ola amigos!

      Nao se preocupem em pensar q estao incomodando! Pra mim, isto eh uma satisfacao! Sei dos problemas que temos em mudar tao radicalmente a vida.

      1) “Também sou analista de sistemas e Gatineau é uma cidade que tenho em vista. Vi que você disse que seria facil encontrar emprego nessa área. Mas seria possível encontrar trabalho em Gatineau mesmo ou em Ottawa? Gatineau tem Universidade? Pretendo fazer um mestrado e gostaria de lecionar na universidade. Por acaso você sabe como isso funciona este processo?”

      R. Existe bastante coisa em Ottawa, mas precisamente em Telecom. Aqui em Gatineau vc podera estudar na universidade do Quebec en Outaouais – UQO (http://www.uqo.ca) que tem cursos para sua area. A partir de um mestrado vc podera dar sequencia em sua vida academica, mas para ensinar na universidade aqui so eh possivel apos o doutorado.

      2) “Quanta informação legal… Algumas dúvidas já foram sanadas em outras respostas, como no caso dos engenheiros. Porém, ainda há duas grandes dúvidas.
      1. O mercador para farmacêutico é bom porém de difícil validação de currículo?
      2. No caso de acharmos que a burocracia é muita para a equivalência, é muito difícil ser um empreendedor aí? O que devemos fazer com essa segunda possibilidade?”

      R. Existe o processo de validacao para farmaceutico, nao sei o quanto dificil ele eh, mas vc podera checar no site da ordem: http://www.opq.org/fr/adm_pratique/admission_cand_hors_qc.htm.

      Para ser um empreendedor existem alguns criterios como: quanto dinheiro vc tem para investir, pois se o tem, tudo bem! Se vc quer dinheiro emprestado, so apos alguns anos… Pois somente com uma historia de credito, experiencia profissional no Canada, que as pessoas (bancos, governo) vao apostar em seu projeto.

      3) “Legal a dica da Aliança vou pensar com mais carinho……
      Agora ja que todo mundo ta aproveitando da sua boa vontade …hehehe posso também?
      Você sabe como anda o mercado de trabalho na área de Engenharia Química, pretendo ir para o canadá assim que me formar aqui no BR para  fazer um curso de mestrado não sei em qual área direito se na área ambiental ou de otimização de processos…….nem em qual faculdade….a McGill é bem interessante principalmente pq. está entre as melhores do mundo, mas não sei se Montreal tem um bom mercado para engenheiros químicos. Já verifiquei que Laval é um pólo Bio-farmaceutico ,mas Montreal estou ainda pesquisando.”

      R. Sei que tem bastante coisa em Montreal e Quebec City na area Quimica. A area ambiental eh forte tb por aqui, principalmente se vc tiver algum projeto em relacao a FLORESTA. Uma boa pra vc, talvez fosse comecar fazendo mestrado em alguma universidade de Montreal como a McGill ou a univ. de Montreal (http://www.umontreal.ca) ou ainda em Quebec City na univ. de Laval (http://www.ulaval.ca).

      Obrigado a todos pelas palavras de apoio e agradecimento! Abracos e boa sorte!!!

      Davi.

    • #11171
      daviararipe
      Participante

      Amigos!!! Nao se acanhem em perguntar!!! Isto realmente nao me incomoda!!! Nao venham pra ca com duvidas!!! Venham com ideias e caminhos a seguir!!!

      Abracos do Davi.

    • #11174
      Espektro
      Participante

      Olá Davi…

      Parabéns pela sua iniciativa… é de grande valia.

      Eu sou formado em Ciências Contábeis e pós graduado em Controladoria e Finanças. Gostaria de saber se o mercado para trabalhar na área de finanças/contabilidade é bom? Preciso validar diploma na ordem ou pra ser funcionario não precisa?

      Abraço

      Daniel.

    • #11175
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Davi,

      Muito legal esta sua disponibilidade. Parabéns!!!

      Vou aproveitar e te contar o que acontece comigo para ver se você pode me ajudar.

      Pretendo fazer meu mestrado em Microbiologia na Université de Sherbrooke. Não tenho nenhum projeto de pesquisa, por isso entrei em contato com os professores do mestrado, explicando meu caso e perguntando se poderia ajudá-los nos seus projetos, para desta forma me inserir e poder fazer o mestrado. Nenhum deles me respondeu… :cry:  Você acha que é difícil eu conseguir algum orientador para fazer meu mestrado? será que quando eu chegar em Sherbrooke ficará mais fácil me “enturmar” e conseguir uma vaga com algum orientador?

      Vi também que meu mestrado é do tipo Recherche:

      Maitrise Recherche

      E neste caso tenho que ter um orientador para me inserir na faculdade exato???

      Você sabe alguma forma ” mais prática” ou exata de como conseguir um orientador??? Penso que quando chegar em Sherbrooke será mais fácil, mas fico com receio de não conseguir entrar no mestrado e ter que mudar meus planos.

      Abraços,[/align]

    • #11184
      Drocha
      Participante

      Bom…Já que é para abusar :P …vou aproveitar também..rs
      Davi, você por acaso viu algum jornal luso ou brasileiro por ae no Quebec?
      Se tiver os nomes tem como me passar? Estou pesquisando e achei somente um realmente interessante…Se você souber, ficarei grato com a informação. E se não puder, agradeço da mesma forma. Pois, você está ajudando muita gente aqui.
      Au revoir!
      ;)

    • #11185
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Drocha,

      Não sei se você conhece mas existe a RCI- Internacional que tem como direção o Hector Vilar que é brasileiro.

      abraços,[/align]

    • #11188
      Erasmo
      Participante

      Olá Drocha…inclusive o Sr. Hector Vilar entrevistou nossos amigos Patrick e Valéria.

      Abraços!

      Erasmo

    • #11197
      daviararipe
      Participante

      ola amigos!!!

      Espektro: Sua area eh muito boa! O pessoal ganha bem, alguns ganham ate 100.000 por ano!!! Mas infelizmente tem uma ordem profissional que exige equivalencia, nao chega a ser tao dificil como medicina ou direito, mas ainda sim vc tera que cursar alguns cursos e fazer provas. O site deles eh este aqui: http://ocaq.qc.ca/fra/2_protection/2_5_1_admission.asp.
      Algumas pessoas acham mais facil fazer um curso de dois anos em nivel tecnico, eh bom tb e ganha-se praticamente a mesma coisa. Se vc for trabalhar em uma empresa em algo analago, talvez nao seja necessario… Mas isso vai depender da empresa. Talvez com um mestrado em finanças vc ja fique garantido. Boa sorte!!!

      Adriana: Foi legal vc colocar esta questao, eu nao sei se isso funciona pra todos os programas, mas normalmente pra entrar em mestrado aqui vc nao precisa de projeto. Eles vao olhar suas notas, experiencia e boa… No momento da seleçao é legal que vc converse com professores pessoalmente pra mostrar sua motivaçao e interesse, as vezes vc ja encontra alguem disposto a te orientar. Olhe os trabalhos deles e suas especiliadades e apos isso faça uma proposta. Eles nao estao te respondendo pq esta no fim do sessao de outono e isso ta uma loucura!!! Nao se preocupe, as coisas vao acontecer quando vc estiver por aqui.

      Drocha: Vc pode tentar tb a revista brasileira aqui no Canada, alias todos da lista deveriam dar uma olhada na “Sotaque Brasileiro”:
      http://www.sotaquebrasileiro.com/

      La tem tudo que um brasileiro precisa aqui no Canada!!!

      Abraços!!!

      Davi.

    • #11199
      daviararipe
      Participante

      correçao: este eh o site da Sotaque Brasileiro

      http://www.sotaquebrasileiro.com/canada/index.html

      Perdao amigos…

      Davi

    • #11200
      daviararipe
      Participante

      Adriana, se ficar alguma duvida quanto a mestrado no Canada, por favor mande suas questoes ok? Pois isso eh muito importante e estou convencido que este eh, dentre muitos, o melhor começo para nos aqui.

      Abraços!

      Davi.

    • #11202
      kakazinha
      Participante

      OI Davi!!!
      Como funciona ai em relação a estagiarios para universitários? Seria legal enquanto estiver validando meu diploma de engenharia química, ou seja, fazendo as matérias q. eles acham q. falta  ir  fazendo um estagio na minha área para ir ja começando a me inserir no mercado……isso funciona ai como é aqui no Brasil? É remunerado?Como são as vagas?

      merci beaucoup!
      Au revoir!!

      kakazinha

    • #11213
      daviararipe
      Participante

      Kakazinha: O estagio aqui eh feito, salvo raras excessoes, dentro de seu progama universitario de estudos. Depende do programa, em algumas areas, como direito e fisioterapia, o estagio eh obrigatorio ao fim das disciplinas de equivalencia. E ele eh remunerado, e bem remunerado. Mas durante o periodo de validacao vc podera pedir ajuda social ao governo para ficar so nos estudos. Nao eh muito, mas da pra sobreviver. Mesmo pq creio ser melhor so estudar neste periodo, para assim ter boas notas para o emprego ou pos-graduacao. Ou ainda, se vc preferir, podera trabalhar em outro servico durante os estudos. Os estudantes aqui, quando querem um pouco mais de dinheiro, trabalham em cafes, restaurantes e afins, mas fica dificil de conciliar.

      Abracos!

      Davi.

    • #11214
      daviararipe
      Participante

      Ola amigos!!!

      Este site eh de uma imobiliaria que opera na regiao de Gatineau, nele vcs vao ter uma nocao de precos e tb de regras e qualidade dos aptos daqui:

      http://www.etasse.com

      Davi.

    • #11215
      daviararipe
      Participante

      Este outro aqui eh muito bom para encontrar apartamentos em todo Canada!!!

      http://www.rentersnews.ca

      Abracos!

      Davi.

    • #11216
      daviararipe
      Participante

      Pessoal, neste site do Gov. do Quebec vcs vao encontrar as regras para solicitar ajuda para estudos em geral:

      http://www.afe.gouv.qc.ca/

      Davi.

    • #11217
      Espektro
      Participante

      Davi… obrigado pela resposta… fiquei sabendo sobre a imigração para Quebec somente a 2 semanas e estou pesquisando bastante na internet para tomar minha decisão.

      Os seus comentários me deu um animo a mais pra seguir em frente.

      Muito obrigado.

      Abraço
      Daniel.

    • #11219
      Erasmo
      Participante

      É isso aí, Daniel…você está no caminho certo…pesquise, pesquise, pesquise e depois pesquise sobre o que pesquisar…. :lol:  :lol:  :lol: !!

      Boa sorte!

      Erasmo

    • #11221
      Marcus
      Participante

      Davi,

      Mais uma vez quero te parabenizar e agradecer por toda essa boa vontade e disponibilidade em nos ajudar. Já deu pra perceber que o seu caráter é o daquelas pessoas que fazem o bem pelo prazer de ajudar e sem buscar nada em troca. E pessoas com este perfil não buscam agradecimentos nem elogios. Aliás, nem gostam muito deles. Ficam até meio sem graça quando são elogiadas. Eu até tentei evitar esta prática, mas, com tudo que você tem feito por todos nós, não dá para começar uma mensagem para você sem exaltar todas essas suas qualidades e parabenizá-lo pela iniciativa.

      Que Deus continue te iluminando, te guiando e te conduzindo rumo a todos os seus objetivos!

      Espero ir ainda no ano que vem para o Canadá, junto com a minha esposa e minha filha de quatro anos. Se não for possível, irei no início de 2008. Eu estudo Adminstração de Empresas aqui e estou no meio do curso. Antes deste curso, fiz Zootecnia mas não cheguei a me formar. Quando faltavam um ano e meio tive que trancar por problemas de família e de trabalho. Tenho curso de Técnico em Agropecuária. Ou seja, ainda não tenho curso superior, mas tenho bastante experiência em várias áreas acumuladas ao longo dos últimos dezesseis anos. Cheguei a pensar várias vezes em só me mudar para o Canadá depois que eu concluísse o meu curso de Administração, porém várias pessoas me aconselharam a ir já, inclusive o próprio Roch Paquete. O Roch me disse que concluir o meu curso aí seria muito mais interessante para mim. Ele disse que eu não teria muitas dificuldades em aproveitar boa parte do que já estudei e que meu diploma sendo canadense seria mais valorizado pelo mercado de trabalho daí. Sem contar que estudando aí eu vou ter muitas oportunidades boas de trabalho, segundo ele, muito melhores do que as que aparecerão se eu estiver fora da universidade.

      Gostaria de saber a sua opinião e também o que você pode me falar sobre o mercado de trabalho para Administrador de Empresas. Tenho vontade de fazer um outro curso superior depois que me formar. Fico indeciso entre Contabilidade, Comércio Exterior e Economia. Para o mercado de trabalho do Canadá, qual dos três você acha mais interessante?

      Mais uma vez muito obrigado e desculpe o abuso.

      Um grande abraço!

      Marcus.

    • #11226
      daviararipe
      Participante

      Obrigado Marcus!!!

      Na verdade, eu acho importante passar estas dicas pra vcs pq sei o quanto estao investindo e principalmente, o quanto estao deixando pra tras… Familia por exemplo… Eu e outros que conheco, perdemos bastante por nao ter algumas pequenas dicas que eu postei aqui. Eh impressionante!!! Mas tudo bem!!! Se eu soube so agora eh por alguma razao… O Roch tem razao quanto ao aproveitamento, talvez nao tudo, mas algo significativo. Para isso, vc devera traduzir o historico e todas as ementas de curso das disciplinas que cursou ai no Brasil. Nao sai muito barato, pq deve ser feito por tradutor juramentado. Quanto ao melhor caminho para trabalhar, devo dizer-lhe que os tres sao muito bons!!! Creio que vc podera escolher qualquer um de acordo com sua afinidade quando iniciar seu estudos por aqui.

      Abracos!!!

      Davi.

    • #11228
      Nandos
      Participante

      Oi Davi!

      Estou descobrindo esta comunidade hoje, e parabéns pelo depoimento me ajudou bastante, minha história é parecida com a sua. Sou casado, Fisioterapeuta e tec. de Enfermagem, minha esposa é Nutricionista. Qual cidade seria melhor ir para tentar estudar melhor o frances e conseguir trabalho na nossa área? Tenha uma clinica de tratamento de coluna Quiropraxia e Osteopatia, tb em hospital aqui em SP, queremos arriscar e ir. Nos fale melhor sobre qual escola devemos estudar aqui.

      Um abraço e Sucesso.

    • #11229
      ReLucena
      Participante

      Olá Davi!
      Acho que  vou abusar um pouco da sua boa vontade tb  rs…
      Você mencionou acima,Comércio Exterior como uma opção boa, você sabe me dizer, quais os principais produtos que o Canadá(Quebec principalmente) exporta e importa?
      Sei que o porto de Québec é o mais antigo do país, por isso suponho que a região seja “movimentada” para o comércio internacional.
      Enfim, as empresas em québec, grandes e pequenas, tem mentalidade exportadora/importadora?
      De qualquer  forma, obrigada e parabéns pela iniciativa em ajudar!

    • #11269
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Nandos,

      Em relação a cidade, isso acho pessoal, portanto te indico consultar sites de empregos, que você encontrará na seção Web Links aqui da Comunidade. Através destes sites você poderá verificar qual cidade proporciona melhores chances de emprego.

      Quanto ao curso de francês, praticamente em todas as cidades de Québec você encontrará escolas para poder estudar. Faça uam pesquisa nas faculdade, que também estão com links na seção citada acima.

      Abraços,[/align]

    • #11270
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Davi,

      Obrigada pela resposta.

      Na verdade enviei o e-mail no início de outubro  :( Já verifiquei os professores e seus projetos e escolhi os que mais me interessavam…creio que quando chegar ficará mais fácil o contato com eles.

      Abraços,[/align]

    • #11275
      kakazinha
      Participante

      Oi Davi!! É realmente acho que será melhor só me dedicar aos estudos……só dá um pouco de medo em relação a grana, mas se você disse que o governo da uma ajuda e eu consigo completar minha renda com bicos!! blz!!

      Legal a pergunta q. o Marcus fez a você……… também é uma dúvida q. eu tenho e vira e mexe eu penso nisso, ou seja em terminar a faculdade no Canadá, só que o Marcus está no meio do curso e eu estou quase no fim….falta apenas 1 ano e meio, ou seja, o tempo do processo de imigração e de aprender francês ( q. comecei a 1 mês!), mas mesmo assim as vezes isso passa pela minha cabeça pq. a faculdade que eu faço é particular e muuuito cara e nada comparado a qualidade do ensino do Canadá!
      conversando com uma amiga que ja ficou ai em Quebec por 1 ano aprendendo francês ela disse q. é legal terminar a faculdade no Canadá mesmo, mas como eu estou no fim do curso…não compensaria……..oq se acha?

      Merci beaucoup!
      Au revoir!
      Kakazinha

    • #11287
      Drocha
      Participante

      @Dri_Torres”;p=”2986 wrote:

      [align=justify]Olá Drocha,

      Não sei se você conhece mas existe a RCI- Internacional que tem como direção o Hector Vilar que é brasileiro.

      abraços,[/align]

      Oi Dri!!!!
      Obrigado pela informação!!!! ;)
      Vou dar uma olhada e postar esta informação lá no orkut na comunidade do jefferson tb. :D
      Au revoir! ;)

    • #11288
      Drocha
      Participante

      @Erasmo”;p=”2989 wrote:

      Olá Drocha…inclusive o Sr. Hector Vilar entrevistou nossos amigos Patrick e Valéria.

      Abraços!

      Erasmo

      Erasmo, obrigado por esta informação. Vou ver se consigo encontrar a entrevista no site!
      Obrigado.
      Au revoir! ;)

    • #11294
      daviararipe
      Participante

      Ola amigos!!!

      Adriana: Nao se preocupe!!! As coisas vao acontecer quando vc estiver aqui! Vc vai ver!

      Kakazinha: Vc poderia vir e aproveitar uma parte e terminar, mas no seu lugar eu preferiria terminar por ai e iniciar um mestrado no Canada.

      Abracos!

      Davi.

    • #11295
      daviararipe
      Participante

      ReLucena: Nao so o Quebec, mas todo Canada tem Comercio Exterior bem ativo. Eu conheco gente que conseguiu emprego logo. O mercado eh variado, tem para frutas, moveis, manufaturados em geral etc.
      Vc vai encontrar mais informacoes no site do Canada: http://canada.gc.ca/azind/cindex_f.html#itd.

      Abracos.

      Davi.

    • #11313
      kakazinha
      Participante

      OI Davi!!!!

      Tenho uma dúvida em relação ao mestrado:
      Para eu começar a fazer o mestrado 1º eu terei q. validar meu diploma ai né?, ou seja, terei q. curso…sei lá, mais 1 ano na graduação para só depois começar o mestrado……to certa?
      Se sabe mais ou menos quanto tempo a mais um brasileiro formado em engenharia tem que cursar na graduação para validar seus estudos?

      Merci beaucoup
      Au revoir!!

      kakazinha

    • #11320
      makeloo
      Participante

      Olá Davi,
      Primeiramente obrigado pela atenção e dedicação a todos nós.
      Estamos entrando em um tema que acho bastante interessante, o mestrado. Eu faço o meu mestrado em linguistica aqui. sopu professor e tradutor de língua espanhola. Pretendo continuar com a docencia supeior e com a tradução. Pelo que já pesquisei, o mercado de trabalho é promissor, porém eu terei que saber bastante franc~es e inglês. Tenho uma amiga que com um mês consegui aulas de portugues para dar, porem tem outras pessoas, que entrei em contato, que já sentem dificuldade, pois o número de aulas é pequeno.
      Agora, é muito diferente você tirar conclusões pelo que os sites informam e que uma pessoas te afirma. O que você pode comentar sobre isso.
      Desde já, e mais uma vez, obrigado.

    • #11340
      Eliamar
      Participante

      Olá Davi…obrigada por responder minhas dúvidas. :)
      eu gostaria de saber,se posso enviar um curriculo por aqui,ou pelo orkut?
      e outra dúvida,eu envio o formulário de para imigração,para que lugar?
      o consulado do canada no Brasil?ou Buenos Aires?
      qual o endereço vc sabe?
      e vc tbm sabe,em qual banco se deposita as taxas da inscrição?

      Obrigada.inté…

    • #11341
      ReLucena
      Participante

      Davi!

      Muito  obrigada  pela resposta e dica de site!

    • #11344
      ediblumen
      Participante

      oi, davi, obrigado pelas informações.
      edineide

    • #11346
      Erasmo
      Participante

      Olá Davi, você poderia nos passar alguma informação sobre hospedagem para os primeiros dias?

      Abraços!!!!

      Erasmo

    • #11366
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Eliamar,

      Leia o Passo a Passo disponibilizado na seção Artigos aqui do site!!! O processo é totalmente explicado e bem detalhado!!!

      Abraços,[/align]

    • #11367
      AleBHZ
      Participante

      Olá Davi,

      que bom que temos mais alguém tão disposto a nos fornecer informações preciosas…
      Parabéns e obrigado.

      abraços,

    • #11403
      Espektro
      Participante

      Olá Davi, obrigado pelas informaçoes anteriores… mas eu esqueci de perguntar uma coisa. Minha esposa é formada em Educação Física, o mercado é bom? Esta profissão tem Ordem?

      Abraço.

    • #11417
      ENGDOM
      Participante

      Davi;
      estou admirado pela sua presteza de estar tirando todas essas dúvidas… É muito dificil encontrar uma pessoa com essa vontade e companherismo…Parabéns.

      Queria tirar algumas dúvidas mais para isso escreverei um breve resumo da minha situação: Sou Engenheiro Eletrônico a exatos 04 anos e tenho uma boa experiencia em Telecomunicações desde 1998. Sempre trabalhei nessa área prestando serviço para empresas como Telemar e Oi. Tenho experiencia a nível prático mais principalmente em Gestão de Projetos. Atuamente tenho uma empresa que presta serviços em manutenção, instalação de sistemas de comunicações via rádio, WLL e telefonia celular. Como a área de Telecomunicação é bastante vasta, gostaria de ter uma idéia de qual seguimento tem mais demanda em Gatineau e Otawa.
      Você conhece alguem que trabalhe nessa área ai no Canadá para que eu possa entrar em contato?
      E quanto ao processo de reconhecimento da minha profissão (Engenharia Eletrônica), você tem alguma informação? Quanto tempo de universidade ainda tenho que cursar? O processo é muito difícil?
      Quanto aos cursos técnicos, graduação, especialização, mestrado e doutorado na área de Telecomunicações em Gatineau e Otawa, o que você pode falar a respeito?
      OBS.: Estou querendo morar em Gatineau!!!

      Desculpe-me pela quantidade de perguntas e pela forma muito direta de faze-las. Estou planejando fazer um curso de Francês de 04 meses ai no Canadá e gostria de aproveitar o tempo e fazer uma visita de prospecção em Gatineau e Otawa, mais para isso gostaria de estar com muitas dúvidas respondidas…

      Obrigado mais uma vez.

    • #13622
      Debefort
      Participante

      Olá Davi!

      Obrigado pelas informações. Minha dúvida é: Sou formado em Educação Física. Como é o mercado? Esta profissão tem Ordem?

      Grato.

    • #13630
      Werner
      Participante

      Salut, Bonjour,

      Je sui économist et je voudrais savoir sur le marché de le traveil au Québec.

      Bom, venho estudando francês mas prefiro, por enquanto, me expressar em português.

      Gostaria de saber de algum colega que já esteja no Canadá sobre o mercado de trabalho para economistas ou assemelhados que tenham tido, no Brasíl, experiência com Controladoria ou Auditoria, fiscalização de gastos públicos, etc.

      Agradeço antecipadamente por qualquer colocação.

      Merci beaucoup

      Édouard Werner

    • #15894
      wilianbatista
      Participante

      Olá Davi, MUITO OBRIGADO pelas informações

      Tenho acompanhado atentamente este “Tópico” pois como já me apresentei em uma outra oportunidade, sou formado em Engenharia Elétrica e tenho como ofício a formação profissional como Eletricista de Manutenção (SENAI – 3600h) e alguns anos de experiência.

      Assim como foi descrito e respondido em um Post anterior sobre emprego como técnico em eletrônica, gostaria de saber se a demanda para Eletricistas é grande e ainda se possível, em que região o campo é mais promissor para esta ocupação ? A princípio estava interessado em Québec.

      Pretendo inicialmente trabalhar com a segunda opção…estudar e futuramente trabalhar para o reconhecimento da minha formação em Engenharia.

      Mais uma vez, obrigado…saúde, sucesso e paz !

    • #16515
      GUeCRIS
      Participante

      Olá Davi! Td bem? Eu e meu marido temos nossa entrevista marcada para junho. Vi o tópico que vc iniciou e achei muito legal a iniciativa.
      Eu também sou advogada no Brasil, mas pretendo fazer outro curso no Canada. Nosso destino, a princípio, será Gatineau.
      Eu sempre trabalhei com direitos humanos e encontrei um curso que adoraria fazer na Universidade de Otawa: Conflict resolution and human rights. Pelo que entendi, vc conseguiu uma bolsa do programa de prêt et bourse do Governo do Québec para estudar em Otawa, residindo em Gatineau. É isso mesmo? É possível? Outra coisa: fica muito longe? É fácil se desclocar? Agradeço imensamente a sua atenção. Sei que não deve ser fácil encontrar tempo para responder a tantas perguntas.   Obrigada!  
      Cristiane

    • #16519
      Hanton
      Participante

      Olá pessoal!

      Alguém sabe por onde anda o Davi :?:  Ele desapareceu depois do seu último post 8O , que creio eu deve ter fugido às regras do fórum e por isso foi removido :oops: , mas na minha modesta opinião não só as coisas boas  servem como parâmetros para formarmos opinião sobre alguma coisa ou lugar, portanto quem tiver notícias ou puder explicar melhor o que aconteceu realmente :?:  :?:   :wink:

      []’s a todos

      Hamilton

    • #16520
      paspatour
      Participante

      Davi

      Parabens … obrigado … suas informações foram muito importantes …  é bacana de ver que cada um tem seu caminho mas já é possível de identificar  as dificuldades que  serão de todos  afinal seremos todos imigrantes …

      abraços

      será um prazer trocar idéias com você  não deixe de escrever  …

    • #16525
      Katy
      Participante

      Olá David.

      Muito obrigada pelas informações prestadas. Muitas delas foram de grande valia para nós(eu e meu noivo), pois o nosso destino será Gatineau.
      Gostaria q vc me dissesse, se possível, como anda o mercado para os profissionais de Turismo. Tenho procurado bastante a respeito disso, inclusive já encontrei cursos técnicos que agreguem valor ao meu diploma, caso esse seja validado.

      Abs

    • #16538
      Carlos_Santos
      Participante

      Hamilton,

      @Hanton”;p=”8888 wrote:

      Alguém sabe por onde anda o Davi :?:  Ele desapareceu depois do seu último post 8O , que creio eu deve ter fugido às regras do fórum e por isso foi removido :oops: ,

      Ele não foi removido, pois esta atitude é extrema e destinada a SPAMMER, coisa que não cabe a ele, muito pelo contrario, pois as postagens dele estão sendo reclamadas pelo colegas!  8O 8O 8O 8O

      A ultima postagem dele data de 28/02/2007-00:19:01   no tópico  Noticias do Canadá!!!

      Por vezes a vida da uma viradas e o tempo fica escasso!  :x

      Esperamos que ele possa voltar a contribuir em breve!   :wink:

    • #16547
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Forum,

      Aguardem, quem é vivo sempre aparece !!!

      Davi, aparece aí.

      valeu alok

    • #17470
      daviararipe
      Participante

      Ola amigos! Estou de volta!!! Como o Carlos falou, estava realmente bem ocupado com a universidade e nao pude acompanhar o forum. Bem, Hanton… Seja um pouco mais cuidadoso com suas suposiçoes. Nao quero criar polêmica ou ainda iniciar alguma discussao desagravel, mas… Ok!!! Recapitulando um pouco a minha experiência devo dizer-lhes que passei por algumas fases aqui no Québec: Fase da empolgaçao e da esperança; fase da preocupaçao, desconfiança e inquietaçao; fase da irritaçao; fase da decepçao e agora creio estar na fase da reestruturaçao das metas. Amigos, o Québec é uma regiao que esta vivendo uma fase de modernizaçao iniciada nos anos 70 quando o governo federal do sr. Trudeau realizou a Revoluçao Tranqüila e iniciou um periodo de concessoes aos quebecois com o fito de permitir uma melhora social. Isso realmente aconteceu e os filhos de operarios sao hoje engenheiros, professores universitarios e médicos. Iniciou-se uma fase de florescimento cultural e o melhor exemplo disto é o Cirque du Soleil. Entretanto, ainda ha vestigios de colonizaçao entre os quebecois, no sentido que muitos se comportam como resistentes de um invasao. Ou seja, sao protecionistas, favorecem a si mesmos. Aos amigos que têm um diploma na area de humanas ou area de saude que sao amarrados a uma fiscalizao de ordem profissional, sem ilusao ou exagero… É muito dificil validar, pois custa caro, é longo e às vezes nao ha vagas na universidade para quem quer fazer os cursos de equivalência. É dificil, mas nao estou dizendo impossivel!!! Mas o que ocorre com muitos aqui é: entre ficar esperando 4 ou 5 anos por uma validaçao de diploma e mudar ou seguir uma carreira conexa é melhor seguir a segunda opçao. No meu caso, como advogado e professor, preferi fazer mestrado em sociologia.

      Trabalhar no governo federal ou municipal é o sonho de muita gente daqui, pois sao bem remunerados (média de 60.000 dolares por ano), tem um bom plano de carreira e é estavel. Entretanto, no federal a escolha de um residente permanente é feita so mesmo apos nenhum cidadao qualificado ser encontrado, entao, apos 4 anos como residente (contando tempo necessario e processo de cidadania) você podera ter mais chances. No governo do Québec, esta regra nao é marcada em portarias, mas funciona na pratica e é ainda pior porque mesmo sendo cidadao você nao é de origem quebecoise…. Estagiei em um orgao provincial, por conta do meu programa de mestrado, que tinha 200 funcionarios e eu era a unica pessoa desta unidade que nao era de familia quebecoise!!! Infelizmente isso acontece aqui… Um quebecois sai da universidade e ja vai para o governo se quiser, um imigrante espera entre 5 a 10 anos para ter a mesma oportunidade!!!

      Empregos que exigem menor qualificaçao existem, mas têm jornadas longas como o do pessoal que enfrenta Wal-Mart ou algum supermercado e ainda nao pagam tao bem. Mas ha ainda quem faça carreira e apos um bom tempo vira gerente ou encarregado de algum setor e ganha o suficiente para financiar casa e comprar carro. Assim é aqui, você podera viver, vai ter dificuldades, mas depende do que cada busca em sair de seu proprio pais. No meu caso, queria segurança,  desenvolvimento profissional e oportunidades. Até agora so a segurança.

      Devo lembrar-lhes que o pessoal da area de informatica tem bastante chance porque nao sao vigiados por ordens profissionais e sempre tem trabalho, mas qualquer outra provincia inglesa paga melhor a um profissional de informatica que o Québec.

      No meu caso, entre trabalhar em supermercado ou fazer faxina (é sim!!! muita gente com diploma ta fazendo isso aqui pra pagar as contas) prefiri voltar pra universidade. O prêt étudiant do governo do Québec paga seus estudos e te da em media 715 por mês. Dependendo da cidade onde o apartamento nao é tao caro da pra viver, mas sem muito luxo como por exemplo Sherbrooke (melhor opçao pra quem vai voltar a estudar, por conta do custo de vida e da qualidade da universidade), agora se você estiver em Montreal ou Gatineau….. Boa sorte faquir!!!

      Voltando a estudar é mais facil porque você conta com um diploma do Québec que é sempre preferido em empregos e faz seus contatos. Isso é um bom caminho. Mas ainda de médio prazo.

      No meu caso, estou esperando terminar meu programa de estudos e vou planejar minha saida para Alberta, Vancouver ou Manitoba. Em Alberta existem muitas oportunidades, nao se espera muito tempo para trabalhar, o aluguel e o custo de vida é mais alto, mas o salario compensa os gastos. Além do mais, eles nao ligam se você fala com sotaque.

      O francês me parecia ser mais facil de aprender que o inglês quando estava vindo pra ca. Tinha um nivel mediano em francês e basico em inglês. Segundo o Roch Paquette seria ja suficiente pra começar minha vida aqui. Bem, o francês é bem complicado!!! Apos dois anos ainda tenho que aprender, ainda existem erros e antes que alguém duvide de minha inteligência… Isso é uma caracteristica da lingua, tem muitos floreios, fonemas que nao usamos e ai isto se torna um eterno aprendizado. O que é ruim, pois os francofonos em forma geral nao gostam de sotaque e nao gostam de empregar pessoas que devem ligar com publico e têm sotaque forte demais. Pra algumas pessoas é até prova de falta de cultura!!!! (segundo experiências proprias) . O inglês é mais facil (para falar inglês é necessario de um vocabulario de 1000 palavras – francês 3000) e eles nao se incomodam tanto com sotaque. Desenvolvi meu inglês com algumas poucas aulas e com possibilidade de pratica-lo em Ottawa que é do outro lado do rio. Claro, sei que ha casos e casos : “Ahhh, meu primo disse que foi mais facil o francês!!!” Entendo, mas a estrutura é sim mais facil em inglês e o francês nao é tao proximo do português como pensamos.

      Assim amigos, sei que isso tudo é cinza! Talvez alguém me ache chato ou estraga prazeres!!! Mas digo isso tudo porque realmente quero ajuda-los. Creio que relatos amargurados sao também importantes. O Québec nao foi bom pra mim porque nao estava com o perfil profissional ideal para um estrangeiro que quer bons trabalhos. Os melhores sempre serao pra eles!!! Mas vocês vao encontrar pessoas que se deram bem aqui, mas nao é a terra para todos os tipos de profissionais.

      No mais, agradeço pelas palavras agradaveis de vocês, lembro-lhes que estou disponivel a ajuda-los sempre que a faculdade nao pegar no meu pé… rsssss

      E para aqueles mais resistentes a idéia que estao vindo ao paraiso, gostaria de anexar aqui uma matéria em francês do jornal “Le Soleil” falando algumas experiências bem comuns de imigrantes que nao conseguem empregos de melhor qualificaçao.

      Abraços!!! À plus!!!

      LES IMMIGRANTS SONT FOUS DE LA VILLE, MAIS SE VOIENT FORCÉS DE LA QUITTER, FAUTE D’EMPLOIS

      Dans notre récente “radiographie” de Québec, l’immigration y apparaissait de loin comme son principal échec. Les immigrants viennent peu à Québec, et quand ils y viennent, ils en repartent souvent… sans faire de bruit. Ils n’aiment pas se plaindre par peur des représailles. LE SOLEIL a néanmoins demandé à certains d’entre eux de sortir de leur habituelle réserve pour décrire les difficultés d’immigrer à Québec.

      Les immigrants sont fous de Québec. Mais pourtant ils y viennent peu, et quand ils y viennent, ils en repartent en très grand nombre. Amèrement déçus, la plupart du temps.

      Le cas d’Aka Anam, Afghan d’origine, est particulièrement patent. Après s’être battu pour s’installer à Québec, il vient d’acheter une maison à Gatineau, 14 ans plus tard. “J’en ai assez vu”, laisse-t-il tomber, sur le ton réfléchi de ses 64 ans, de ses études supérieures en France et de sa vaste expérience de coopération à travers le monde, notamment à l’emploi de l’Organisation des Nations unies à un certain moment.

      Il déménagera en juillet, avec sa femme et possiblement ses deux filles adultes, hautement scolarisées. “Rien ne bouge à Québec, dit-il au SOLEIL. J’ai tout essayé. Je me suis moi-même dévoué bénévolement au sein d’organismes de soutien aux immigrants pour mieux comprendre. Le résultat de ça, c’est que j’ai payé des impôts ici pour des revenus gagnés en Afrique, parce que mes compétences n’ont pas été reconnues au Québec.”

      Ingénieur forestier et agronome diplômé de l’Hexagone, où il a appris un français impeccable, il essuie pourtant un premier refus du Québec en 1987. Mais, raconte-t-il, le Canada insiste pour l’accueillir néanmoins et lui propose Edmunston, au Nouveau-Brunswick, parce que le français y est parlé.

      “Edmunston nous a accueillis à bras ouverts, dit M. Anam. Mais nous voulions quand même vivre au Québec un jour, et à Québec précisément. Nous y sommes déménagés en 1990, parce qu’alors plus rien ne pouvait nous en empêcher.” Une fois qu’un immigrant obtient sa résidence permanente dans une province canadienne, il a automatiquement accès à tout le reste du pays.

      Première douche d’eau froide : après des mois et des mois de démarches officielles, l’Ordre des ingénieurs du Québec ne reconnaît toujours pas la validité de ses diplômes. Il laisse tomber de dépit et accepte des contrats de coopérant à Madagascar, au Tchad, et ailleurs en Afrique. Pour lesquels il est imposé ici !

      Il décroche finalement un petit contrat à 1000 $ par mois, auprès d’une association forestière pour laquelle il bâtit un projet-pilote. Il leur dit : “Si vous êtes contents, nous renégocierons mon salaire en bout de ligne.” Ses employeurs veulent le projet écrit, mais ne veulent plus parler argent. Il prend la porte avec son document.

      Il travaille ensuite sur un programme de parrainage de jeunes immigrants, qui marche très bien, affirme-t-il. “Changement de gouvernement, le programme disparaît !” Illustration parfaite du fouillis qu’il dit avoir constaté dans l’accueil local aux immigrants.

      “De nouvelles bureaucraties remplacent sans cesse les anciennes, déplore Aka Anam. Il n’y a pas d’écoute des vrais besoins. Un tas de choses simples sont mal supervisées, par exemple la transition de réfugiés qui n’ont jamais vu un lit ni une fourchette de leur vie. Trop de guichets différents à travers lesquels l’immigrant se perd rapidement. Les cours de français sont insuffisants. Et les organisations passent leur temps à répéter aux nouveaux arrivants : “Ici, ce n’est pas là-bas !””

      Muraille de protectionnisme

      Le Congolais Tity Dinkota ne songe pas (encore ?) à repartir, après trois années à Québec. Mais il a parfois trouvé brutal et exagéré cet “ici, ce n’est pas là-bas” que décrie M. Anam. “Quand nous avons rempli les formalités de citoyenneté québécoise, raconte l’Africain, une fonctionnaire a insisté pour avoir le nom de fille de ma femme, sous prétexte que c’est plus facile, après, pour le divorce. Charmant accueil, n’est-ce pas !” Mais le couple a persisté et a fini par gagner.

      Tity Dinkota, aujourd’hui 41 ans, a étudié en Belgique, puis a travaillé en Suisse, notamment dans une organisation de médiation culturelle entre Blancs et Noirs. C’est de là qu’il a effectué sa première demande d’immigration au Québec, en 1998, qui lui fut refusée. La deuxième devait être acceptée, en 2001.

      “Ma femme et moi avions eu un coup de coeur pour le Québec, dit-il, à partir de la promotion qui en est faite en Europe. On y dit, entre autres, qu’on peut aisément se trouver du travail sur Internet. Après trois mois de démarches sur le Web, j’ai reçu seulement trois réponses, toutes négatives.”

      Les formalités sont longues et rigides, constate M. Dinkota. “Nos formations professionnelles ne sont pas reconnues. Nous nous butons à une muraille de protectionnisme. Mais, insiste-t-il, je décidé de me battre et de foncer tête première, en me disant que s’il reste une seule place pour un immigrant à Québec, ce sera moi !”

      Après avoir travaillé 10 mois dans une banque, il décide d’entreprendre une maîtrise à l’École nationale d’administration publique (ÉNAP). Il complète actuellement sa dernière session, par un stage à l’hôpital Laval. Il est aussi entraîneur de soccer de haut niveau (Dynamos et Caravelles). Sa femme a complété un diplôme d’éducatrice en garderie et a décroché un emploi. Leurs trois enfants réussissent bien à l’école.

      “Mais c’est maintenant que nous allons découvrir la vraie réalité québécoise, déclare Tity Dinkota. C’est maintenant que je vais voir si un diplôme reconnu par Québec me permettra de faire mon chemin dans une ville de réseaux où se décident 80 % des choses.”

      La couleur, un handicap ? C’est Aka Anam qui répond. “Bien sûr que c’est un handicap. Comme l’accent, d’ailleurs. Nous sommes tout de suite marginalisés. Mais comment en vouloir aux Québécois de trouver les immigrants marginaux, dans une ville où il y en a si peu ? Comment peut-il exister une vraie conscience immigrante dans une ville qui compte seulement 5 % d’immigrants ?”

      M. Dinkota se choque quand il entend dire que l’immigration ne marche pas à Québec. “Tout le monde sait ça depuis longtemps ! lance-t-il. Mais alors, qu’est-ce qu’on attend pour corriger la situation ? Si l’immigration ne marche pas à Québec, c’est qu’elle n’est pas une priorité, voilà tout !”

      LA LANGUE ET LE TRAVAIL : LE DOUBLE CAUCHEMAR DES RÉFUGIÉS

      C’est pour leurs trois enfants que les réfugiés kurdes irakiens Wafa et Tahir Said vont finalement rester à Québec. Autrement, ils seraient peut-être déjà repartis ailleurs, tellement ils ont dû faire des sacrifices.

      Contrairement aux immigrants indépendants, les réfugiés politiques ne choisissent pas leur ville d’accueil ; ou ont bien peu de choses à dire. Ce qui fut le cas des Said, lorsqu’ils sont arrivés à Québec, en 1995. D’autres ont été déposés à Toronto, à Montréal. Eux ont échoué à Québec. Le choc fut retentissant.

      D’abord la langue. Alors qu’il baragouinait déjà l’anglais et qu’il se préparait à l’apprendre correctement avec beaucoup de confiance, Tahir Said découvre qu’il devra plutôt apprendre le français, une langue éminemment plus complexe que la première. Il suit ses 30 semaines de français au défunt COFI (Centre d’orientation et de formation des immigrants), mais c’est nettement insuffisant pour le parler correctement.

      Résultat : comment trouver du travail en parlant si peu français, dans une ville de services où à peu près tout passe par la communication verbale ? “Il n’y a pas de manufactures à Québec, dit M. Said. Le français appris au COFI est suffisant pour travailler dans une usine. Mais pas pour servir des clients.”

      Deuxièmement : il n’y a pas ou peu d’autres Kurdes irakiens à Québec. Ce qui fait que, contrairement aux Latino-américains, par exemple, les Said ne peuvent pas compter sur une communauté de compatriotes.

      Troisièmement : tout est extrêmement compliqué entre le Québec et Immigration Canada, déplore l’homme de 46 ans. “Des familles de réfugiés débarquent parfois à Québec sans que personne n’en ait été prévenu, raconte-t-il. Ils arrivent ici avec un petit sac seulement, et ils savent à peine où ils sont rendus.”

      Quatrièmement : sa formation d’aide anesthésiste n’est reconnue par aucun hôpital ni aucune instance appropriée. “On m’a dit de reprendre mes études. Je ne pouvais pas, il fallait que je fasse vivre ma famille.” Il a donc accepté des petits boulots dans la restauration, pendant que sa femme cognait aux portes de tous les hôtels et motels de Sainte-Foy, leur ville de résidence, pour occuper n’importe quel emploi à n’importe quel salaire. Mais en vain.

      “Quand nous sommes arrivés, en 1995, raconte M. Said, nous étions plusieurs Kurdes à Québec. Presque tous les autres sont repartis pour que leurs enfants puissent apprendre l’anglais. Les services d’accueil ontariens sont plus rapides et plus efficaces qu’ici, nous ont dit ceux qui sont allés là-bas. Sans compter qu’ils y ont facilement trouvé du boulot. Nous ne comprenons pas qu’il y ait tant d’emplois en Ontario et si peu à Québec.”

      Même si sa communauté est minuscule à Québec, c’est quand même vers elle qu’il a dû se tourner pour gagner sa vie. Il travaille de nuit dans une pizzeria qui appartient à des Kurdes.

      Mais ses enfants de 8, 12 et 31 ans sont maintenant chez eux, à Québec. “Nous allons rester pour eux. Ils en valent la peine.”

      Reprendre l’université à zéro

      Le Colombien Luis Carillo, 26 ans, étudie jusqu’à trois heures du matin pour arriver à comprendre le français de l’administration des affaires, dont il espère devenir bachelier, à l’Université Laval. Il lit dans les volumes. Mais beaucoup aussi sur ordinateur, le portable est d’ailleurs obligatoire dans son domaine d’études. “Je commence à avoir des troubles de vision”, affirme-t-il.

      Il fait voir ses résultats. Il risque des échecs malgré qu’il parle très bien le français. “C’est une langue extrêmement difficile à lire et à écrire, dit-il. Je me sens donc doublement à l’écart, à l’université à cause de la langue et de l’âge.”

      Les réfugiés Luis Carillo et sa femme ont d’abord été dirigés vers Jonquière, quand ils sont arrivés au Canada, à l’automne 2003. “Nous faisions partie d’un groupe de huit Colombiens appelés à s’intégrer à ce qui était appelé là-bas la petite Colombie. Environ 150 familles de mon pays sont passées par cette ville. Mais une fois qu’elles avaient appris le français, elles repartaient presque toutes ailleurs, notamment à Montréal, comme mon père, ou à Drummondville, comme ma soeur.”

      Il raconte que plein d’initiatives d’intégration étaient entreprises au Saguenay, mais qu’aucune n’aboutissait vraiment. De sorte que la région s’est vidée de ses Colombiens, comme Québec se vide de plusieurs ethnies.

      Le lieutenant Carillo a étudié le génie civil, dans l’armée colombienne. Il a tenté d’obtenir des équivalences au Québec. Les universités ont démontré une certaine ouverture, mais le gouvernement, aucune, dit-il. “Il nous demandait de suivre tel et tel cours de rattrapage. De sorte que ça devenait plus simple de tout reprendre à zéro, même avec deux enfants.”

      Il préfère de loin les prêts et bourses à l’aide sociale, laquelle est une vraie honte pour les Colombiens, insiste-t-il. “Dans un pays pauvre comme le mien, les gens sont habitués de travailler dur et ne s’en plaignent pas. Alors quand un Colombien est sur l’aide sociale, dites-vous bien qu’il n’a pas d’autre choix. Se le faire noter par un Québécois est quelque chose d’extrêmement humiliant pour lui. Il va tout faire pour sortir de ça.”

      Comme de cueillir des fraises l’été. Ce qu’a fait Luis Carillo lui-même, qui se dit prêt à se battre à l’extrême pour rester à Québec.

      Il n’y est que depuis moins d’un an. Il est encore trop tôt pour savoir s’il va ou non repartir un jour. Mais il n’est pas trop tôt pour savoir que le défi est grand. “Il existe un manque d’accompagnement flagrant pour les immigrants à Québec”, déplore-t-il, comme tant d’autres avant lui.

      Source : Alain Bouchard, Le Soleil

    • #17471
      daviararipe
      Participante

      Willian na area de eletrônica nao tem tanto problema, mas como eletricista vai ser chato pra reconhecer porque é uma area que requer segurança e outras coisas e assim tem muita coisa pra fazer. Conheci uma vez uma pessoa com formaçao em eng. elétrica que apos ver que seria meio chato pra trabalhar com a mesma coisa resolveu trabalhar com a area eletrônica. Além do fato de ter arranjado logo seu emprego, apos três ele ganha 112.000 dolares por ano!!!

      Boa sorte!!!

    • #17477
      bcastellani
      Participante

      Ola Davi….
      muito obrigado pelos seus comentarios…..
      como percebi … vc cita muito o pessoal da area de  TI, como sendo o mais “facil” de se conseguir emprego. Pois bem… estou me formando em Ciencias da Computacao, trabalho a 5 anos na area… e estou tirando algumas certificações….. E mesmo assim tenho duvidas se consiguirei um emprego na minha area ai.
      Tenho um ingles intermediario e pretendo estudar o frances por mais 1,5….
      Não se se vc pode me ajudar, mas hj será que eu teria boas chances na minha area ou será que é necessario mais mas estudo por parte minha.. para poder chegar ai mais “confiante”.

      Desde já Obrigado!!!

    • #17481
      Hanton
      Participante

      Prezados Carlos e Davi,

      Acho que não me fiz entender corretamente.   :huh:
      Quando falei removido, estava me referindo AO ÚLTIMO POST TER SIDO REMOVIDO e não ao Davi ter sido removido.
      Davi, suas contribuições são muito importantes, pois através de críticas e conhecimento das dificuldades é que nós, que estamos interessados em imigrar e estamos nos preparando para isso, iremos tomar maior consciência das dificuldades e assim termos chances de ficarmos melhor preparados!!
      Estava questionando onde vc estava, pois estava sentindo falta das suas colocações BEM REALISTAS, como estas últimas que você postou!! Se as discussões que vierem a surgir podem ser entendidas como “desagradáveis”  :discuss: por alguns, como vc mesmo falou, para outros servirá para abrir os olhos. 8O
      Detalhe: sou da área de TI e, ainda assim, sei que nem tudo serão flores (sem espinhos :lol: ). E minha esposa é advogada, assim como você e, desta forma, temos que cogitar todas as possibilidades e estarmos preparados para tudo. :book:
      Ficamos felizes em vê-lo novamente presente. Esperamos que as fases às quais vc se referiu, tenham deixado o aprendizado, mas que agora vc esteja numa fase mais estável, promissora e a caminho da realização.  :clover:
      Um forte abraço e ficamos no aguardo dos seus próximos posts!! :up:

      Hamilton e Daniela

    • #17490
      Daniele
      Participante

      Olá Hamilton, eu havia entendido a sua msg da forma como vc explicou acima!

      Davi, essa dúvida de um suposto post que pode ter sido removido, suspeito que, o que aconteceu (desculpem se estou falando bobagem!!) é que a um tempo atrás, houveram uns probleminhas aqui na comunidade com a renovação do host e algumas msgs podem ter sido perdidas. Inclusive um depoimento bem interessante de uma pessoa que já está no Canadá, relatando algumas experiências não muito bem sucedidas, que foi perdido (não me lembro de quem era).

      Abraços, Daniele.

    • #17496
      daviararipe
      Participante

      Ok Hamilton, perdoe-me por minha resposta acre. Foi mesmo um mal-entendido! E para vc, o Castellani que sao profissionais de TI, digo-lhes que esta é a area de mais facil absorçao ao mercado. Algumas pessoas que conheço daqui pesquisaram sites de empresas como Nortel, Ciena (http://www.ciena.com) e tantas outras da area de high-tech para avaliar a carreira. Ou seja, fizeram uma pesquisa preliminar do que o pessoal desenvolve aqui para ver se estava no perfil. Tem espaço, isso digo sem medo. Aconselho ainda, a vocês, de entrarem em contato com os brazucas de Ottawa que trabalham com TI, a melhor forma seria através do site dos brasileiros de Ottawa: http://www.bino.ca. A comunidade brasileira de Ottawa é plena de profissionais de TI que vieram para ca (maioria de paulistas) nos ultimos 15 anos. Entao, seria bom ver alguém (sao bem gentis e solicitos) para perguntar alguma coisa e ver possibilidades de mercado.

      Abraços!

      Davi.

    • #17497
      daviararipe
      Participante

      Castellani, completanto o q vc falou: “será que eu teria boas chances na minha area ou será que é necessario mais mas estudo por parte minha.. para poder chegar ai mais “confiante”. ” Aqui é assim: quanto mais idioma, dinheiro guardado e conhecimento técnico tiver, melhor serao suas chances. Nao tenho como te dar uma informaçao precisa acerca do que você deveria aprender para ter boas chances na sua area aqui. Por isso, aconselho-te a buscar apoio do pessoal da comunidade brasileira em Ottawa : http://www.bino.ca. O pessoal la é muito cortês e vai te ajudar a saber como proceder para aplicar ao “jobs” de TI na regiao.

      Abraços.

      Davi.

    • #17507
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Fala Davi,

      Vc nem imagina … ontem escrevi um textao e quando mandei deu erro na pg da CBQ. Depois dei um back space e jah era . Tava com falta de tempo pra escrever novamente. Aproveito pra falar pro nosso Adm Bruno pra ver se está tendo algum tipo de problema com o servidor, pois na semana passada tive que dar varios back spaces, pois tava dando erro direto. A minha sorte eh que naquela ocasiao a mensagem escrita ainda estava aparecendo. Creio que isto explica as mensagens repetidas do pessoal ultimamente.

      Bom, uma parte do que havia digitado ontem , o pessoal jah se manifestou. Sou da area de TI [ + um ;-) ].  Não por isso que me sinto aliviado. Precaucao e preparo tanto profissional e financeiro sera fundamental.

      O que me deixa um pouco apreensivo são os nossos jargoes da informatica e eu que lido com suporte, devo ter a lingua fluente e tinindo. Isso tenho nocao e me aprofundar nisso.

      Tenho ouvido muito falar da galera de Otawa, mas vou mesmo eh ficar pelas bandas de Quebec.

      Valeu,
      alok

    • #17510
      daviararipe
      Participante

      Caro Alok,

      Nao se preocupe com a linguagem, nao sou da area mas sei que usam termos universais. Ingles mesmo!!!

      Sei que voce prefere o Quebec, mas ainda sim se fosse voce, conversaria com o pessoal de Ottawa pq estao mais organizados e poderam te dar dicas sobre o Quebec tb. Ainda, poderao ate te dar sites de empresas que voce poderia  enviar CVs.

      Abracos!

      Davi.

    • #17511
      lfantoniosi
      Participante

      Alok,

      A dica que eu dou é vc largar mão do windows em português (se é que vc usa isso) e instalar um linux de sua preferência em francês. Em casa eu so uso o ubuntu em francês e pude aprender muito. O openoffice com os dicionários frances-canadá ajudam muito na hora de escrever um texto ou uma carta.

      Também, é possível instalar um corretor ortográfico de francês no firefox, vai ajudar na hora de digitar os textos em páginas da internet, webmail, etc.

      Bonne chance,

      Felipe.

    • #17512
      mariangela
      Participante

      Oi

      Como cheguei nessa comunidade em abril/07, não tinha tido a oportunidade de ler os depoimentos desse tópico (Dicas com o pessoal….) e gostei muito, qdo cheguei na fase em que todos estavam pedindo pro Davi reaparecer fiquei torcendo pra que ele voltasse :? e voilá ele voltou.
      Percebe-se que as aflições dos que estão pra ir são imensas, todas confluem para a inserção no mercado profissional o que é compreensível.
      Depois sabemos que cada um terá a sua própria história, que o futuro é um desafio diário, o amanhã é imprevisível mesmo, e que diferentemente dos depoimentos que li no artigo que o nosso colega Davi colocou, alguns são de refugiados, é compreensível que o processo deles seja bem doloroso, a nossa opção não, é uma escolha mesmo, onde cada decisão tomada é resultado de reflexões, sabemos dos desafios que nos aguardam e mesmo assim estamos decididos.
      Davi te parabenizo pelas dicas que voce tem dado aos que AINDA estão do lado de cá, que bom, se todos que por aqui passaram voltassem para colaborar também.
      Davi continue voltando sempre precisamos de suas info.
      Mariangela :wink:

    • #17516
      RedCzar777
      Participante

      Eu também sou da área de informática, mas mesmo sabendo que é uma área de rápida absorção de mão de obra, eu não estou facilitando. Sempre vi a imigração como algo muito sério e por isso tenho me preparado bastante. Já sou formado e pós-graduado, e estou estudando bastante para tirar algumas certificações na minha área antes de ir. Sem contar que estou estudando francês diariamente e no mês de setembro vou passar 20 dias no Canadá para fazer um “reconhecimento” da área.

      Devido alguns problemas com documentação,  eu só devo mandar minha demanda pelo CSQ no final desse ano ou no início do próximo. Assim serão pelo menos 2 anos e meio de preparo antes de pisar definitivamente em terras canadenses.

      Todos torcemos para dar certo, mas precisamos fazer a nossa parte!   :wink:

    • #17520
      bvmoraes
      Participante

      Olá!
      Realmente, é muito bom ter alguém que nos passe estas informações, que são muito úteis para nossa preparação.
      Obrigada, Davi.
      Bom, sou nova na comunidade e comecei a pesquisar sobre o processo de imigração bem cedo, pois só pretendo ir por volta do ano 2011. Quero ter certeza de ter me preparado totalmente antes de ir e de saber tudo que é necessário e importante.
      Já pesquisei bastante o site da comunidade, descobri várias coisas, mas não encontrei nada ligado à área que irei me formar. Daqui 2 anos estarei me formando em secretariado executivo blíngue/inglês. Pretendo fazer francês, claro, mas senão no próximo semestre, no ano que vem. O que eu gostaria que vc me esclarecesse é como está o mercado para o meu curso? Pretendo ir e conseguir um trabalho nessa área, inicialmente, e cursar uma universidade na área de biomedicina, que é o que realmente quero seguir. Iria cursar aqui no Brasil, mas pelo que estou lendo, é melhor fazer uma faculdade direto no Canadá, o que facilitará a minha inserção no mercado de trabalho nessa área.
      Enfim, gostaria, se possível, que vc me informasse como está o mercado para secretariado, se é de fácil inserção. Como está o mercado para biomedicina, qual é a cidade melhor para cursar esse curso e trabalhar nessa área. Resumindo, me dizer uma visão, daí, de quais são as reais perspectivas para o meu caso.
      Desculpe o abuso da sua boa vontade. :)
      E desde já, obrigada…
      Um abraço…

    • #17530
      augustulus
      Participante

      Também gostei muito desses comentários e prossigo no acompanhamento.
      Muito obrigado ao Davi e aos demais.

    • #17531
      daviararipe
      Participante

      Ola amigos!!!

      Antes de tudo perdao pelo erro de meu ultimo post, queria dizer poderao e escrevi poderam. (Too bad!!!)

      Bem, tenho gostado dos argumentos e perguntas do pessoal deste forum. Realmente, o nivel aqui eh muito bom no que diz respeito ‘a qualficacao e formacao geral. A dica do Felipe eh genial. Se fosse da area de TI iria fazer o mesmo!!! Alias, talvez os profissionais deste forum devessem fazer topicos de suas respectivas areas para trocar informacoes.

      RedCzar, sua preparacao esta excelente!!! Acho que voce nao vai cair do cavalo quando estiver por aqui. Talvez ate voce poderia conseguir algo nestes 20 dias que vais estar por aqui. Pourquois pas? Seria realmente bom se todos conseguissem vir pra ca antes de vir pra valer, mas infelizmente o custo nao da pra todos nos…

      Mariangela, sabe o que descobri aqui? Para os quebecois, se voce vem de um pais que nao seja de primeiro mundo, certamente sera refugiado. Ja perdi a conta das inumeras vezes que o pessoal daqui me pergunta se eu seria refugiado. O que nao eh bom, pois fica aquele estereotipo de que voce esta “as custas” do Quebec e vem de um lugar que nao te deu condicoes de se desenvolver intelectualmente. As pessoas na America do Norte, infelizmente, nos generalizam e nao sabem nada de nosso pais. Ha quem pense (por propria experiencia), que todas as mulheres sao mulatas e andam nuas pelas praias. Que somos alguma coisa parecida com arabes (uma vez por nao comer um paozinho em uma lanchonete, um colega de estagio me perguntou se eu nao o comeria porque era algo contra o Corao???!!!!). Acham que a Embraer esta bem porque pagam 100 dolares por mes aos seu engenheiros!!!!

      Bem, estes exemplos bizarros sao, eh claro, uma absoluta minoria. Mas realmente, nao se pensa que alguem do terceiro mundo consiga residencia permanente sem ter passado antes pelo status de refugiado.

      Bvmoraes, nao creio que ha problema para voce trabalhar como sec. executiva se vc fala bem ingles. Falando frances e vindo para o Quebec, so trabalhara se estiver com excelente nivel neste idioma. Nao encontrei ordem profissional para te encher e talvez, se vc quiser trabalhar logo ao chegar, poderia fazer um curso de 6 meses em alguma escola tecnica que dispunha de estagio obrigatorio. Excelente opcao para ficar no emprego e o governo paga teus estudos. Se vc quiser estudar logo, te aconselho ir para a Univ. de Sherbrooke, pois alem de ser excelente sua ajuda de estudos vai render bastante, ou entao a univ. de Laval na Ville de Quebec que tem um centro bom de estudos nesta area. Quanto ao emprego como biomedica, devo dizer-lhe que apos terminar este diploma aqui (veja bem: aqui!!!) tera seu lugar ao Sol sem problemas!!!

      Cheers…

      Davi.

    • #17532
      mariangela
      Participante

      Oi Davi

      E pensamos que esse programa de imigração do governo do Canadá fosse bem divulgado ente os cidadãos canadenses, uma vez que as exigências atuais não permitem que alguem seja aceito SEM qualificação, já que o programa é de trabalhadores QUAILIFICADOS. Em outras palavras os imigrantes que chegam trazem uma boa bagagem intelectual, acadêmica e sobretudo a VONTADE de se instalar e de contribuir que esse país que certamente foi escolhido após beaucoup de reflexões.
      Depois já havia concluído que ah! se tivéssemos sido colonizados desta forma, por jovens candidatos cheios de esperança, boa-vontade e desse nível….
      Enfim c’est la vie.
      Acredito tb que esse tipo de desconhecimento do que se passa na América Latina, em particular, é pura ignorância mesmo. Sei que encontramos muita gente assim na América do Norte e tb na Europa. Fazer o que?
      Davi continuaremos a te agradecer e não se preocupe com esses pequenos deslizes da nossa língua ela é difícil mesmo.
      Mariamgela

    • #17553
      daviararipe
      Participante

      Eh verdade Mariangela, quando cheguei aqui pensei que o pais estava bem integrado ao grande numero de imigrantes. E eles se declaram como pais de imigracao!!! A verdade eh que nem todos e o Quebec mais ainda (pelo que noto em relacao a Ontario) desconhecem essa chegada massiva. Eu postei um artigo de jornal em frances (Le Soleil – Montreal) que cita o caso de imigrantes curdos que optaram pelo Quebec e ficaram comendo moscas ao contrario de seus compatriotas que apos alguns meses se desiludiram do “canto da sereia” e foram para Ontario. Leiam este artigo!!! Vale a pena!!!

      Davi.

    • #17554
      rcesar
      Participante

      BOA NOITE!!

      MEU NOME É RODRIGO, SOU DE BELO HORIZONTE-MG. PRECISO DA AJUDA REFERENTE ÀS SEGUINTES DÚVIDAS:

      AO CHEGAR EM QUEBEC, COMO CONSEGUIREI EMPREGO?
      O GOVERNO CANADENSE O FERECE ALGUMA AJUDA FINANCEIRA AO IMIGRANTE?
      QUAL A QUANTIA EM DINHEIRO DEVEREMOS LEVAR ?

      CONTO C/ A COLABORAÇÃO DE VOCÊS.

      GRATO.

    • #17555
      daviararipe
      Participante

      RCesar, vc poderia precisar suas questoes? Existem alguns arquivos bons no site com algumas dicas de procedimento. Pois fica dificil dizer como vc conseguiria emprego porque isso depende de seu nivel de frances, ingles e qual profissao tem. Chegando aqui, o governo nao te da dinheiro nao. Podera caso vc faca um curso de frances dado por eles que, dependendo da cidade, sua vaga pode esperar por 3 ou 4 meses. Ai vc recebe uma ajuda de cerca de 400 dolares que nao paga nada!!! Apos tres meses aqui vc podera pedir seguro desemprego que tambem fica por volta dos 400 dolares. Quanto a sua pergunta de quanto deveria levar… Eh dificil dizer, pois depende se vc viria so ou com familia? Como pretende viver?

      boa sorte!

      Davi.

    • #17557
      clarisseborba
      Participante

      Olá Davi,

      Primeiro gostaria de parabenizá-lo pela ajuda. E agora peço sua ajuda. Sou fisioterapeuta e como vc cita que solicitou informações sobre fisioterapia para uma amiga, gostaria de perguntar como está o processo dela, se ela já pediu equivalência, se vc conhece algum(a) fisioterapeuta brasileira trabalhando em québec, qq informação sobre já é válida.
      Penso que o melhor é fazer mestrado e depois pedir equivalência, devido ao tempo que leva, ao custo e  tb ao tempo de adequação social.

       Obrigada

       Clarisse

    • #17558
      daviararipe
      Participante

      Oi Clarisse, vou tentar entrar em contato com e saber como esta seu processo. Quando tiver as informacoes te envio ok?

      Abracos.

      Davi.

    • #17562
      mariangela
      Participante

      Olá rcesar

      Sei que vc entrou agora na comunidade, sugiro navegar um pouco pelos fóruns, garimpar as informações importantes pro teu caso.
      Agora voce já visitou o site oficial do serviço de imigração? Faça isso em primeiro lugar, visite o site do escritório de Buenos Aires, que é em portugues. Faça o teste on line e veja o seu resultado. Depois tem o passo a passo que vc encontra na página principal daqui.
      Esats são as etapas iniciais, uma vez em Québec é que vem o DEPOIS.
      Enfim caro colega seja bem-vindo e comece as suas pequisas, talvez várias de suas questões já estejam esclarecidas nos fóruns bem como outras.
      Boa sorte
      Mariangela

    • #17591
      vbarizon
      Participante

      Davi,

      Primeiramente, parabéns pela sua atitude de ajudar os que estão aqui e pretendem ir para o Canadá.

      Minha dúvida é em relação a pós-graduação, como funciona no Quebec?
      Os horários são compatíveis com o horário de trabalho? Este diploma é valorizado pelo mercado (Trabalho com TI)?

      Ainda não sou formado, meu plano é ir em 2011 para o Quebec depois de me formar e estar afinado com o francês e inglês.

      Minha outra dúvida em relação ao nº/qualidade de oportunidades para a área de Desenvolvimento de Sistemas, você acha que está aquecido?

      Obrigado.

    • #17594
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Davi e companhia,

      Obrigado pelas sugestoes .

      valeu,
      alok

    • #17601
      clarisseborba
      Participante

      Obrigada Davi,

      Fico aguardando.
       
          Abraços

          Clarisse

    • #17625
      Carlos_Santos
      Participante

      Que bom que vc teve um tempo para retornar à CBQ Davi!

      Acredito sempre que cada um tem suas experiências para contar e adoro ler estes relatos de experiências!

      Acredito também que cada um segue por caminhos diferentes mesmo estando na mesma cidade, mesmo bairro, etc… so o pessoal la de cima consegue explicar as diferenças   :wink:

      Espero poder continuar a ler mais relatos como os de Davi!

      atenciosamente

    • #17694
      daviararipe
      Participante

      Ok Carlos, espero poder ajuda-los no que for possivel.

      Abraços e boa sorte!!!

      Davi.

    • #17701
      daviararipe
      Participante

      Oi Carlos,

      Vc disponibilizou aquela informaçao acerca das residências como opçao aos recém-chegados? Creio ser importante.

      Abraços!

      Davi.

    • #17708
      Carlos_Santos
      Participante

      Davi,

      não me lembro de ter indicado residências em particular mas de ter indicado no caso da cidade do Québec em particular, o site da cidade que contém inúmeras opções de moradia temporária, que inclui também estas residências estudantis…

      Daqueles links eu tirei a minha moradia temporária na chegada!

      Depois de chegar e usar eu posso passar minhas impressões….. até agora estou super satisfeito com o tratamento e a atenção, isso apenas por email e telefonemas!

      Atenciosamenet

    • #17713
      Ananda
      Participante

      Olá Davi,
      Vc tem alguma informação sobre o mercado para quem trabalha com turismo? E para Antropologia? Sou formada em turismo e tenho pós em Antropologia, gostaria de trabalhar com gestão de turismo ou na area de eventos. Outra opção seria trabalhar com grupos minoritários, meu trabalho na pós foi sobre racismo. Como é o trabalho das ONGS por aí, tem alguma informação?

    • #17717
      daviararipe
      Participante

      Bem na area de turismo tem muita coisa!!! Principalmente nesta época do ano. Eu te aconselharia a fazer um curso de gestion des projets com ênfase em turismo, pois ai você podera pegar vagas em nivel de coordenaçao. Mas para isso vai ter que estar informada do mercado. Uma otima regiao para você explorar é Laurentides, que tem muito emprego na area de turismo. Como antropologa nao estou muito certo, tem muita ong cuidando desta questao de racismo, mas é meio dificil você conseguir algo de cara recebendo pagamento, pois tem mais para ser voluntario. Eu sou meio desconfiado destes trabalhos voluntarios daqui, mas neste caso podera funcionar no começo. Se você quiser mesmo seguir esta area, provavelmente vai encontrar perspectivas nas agências de apoio internacional que o Canada mantém, como por exemplo a ACDI dentre outras. Estas agências têm muitos projetos no exterior, principalmente Africa e outras regioes de conflito. Entretanto, sao lugares dificeis e por contratos longos (média de dois anos).

      Boa sorte!!!

      Davi.

    • #17747
      Ananda
      Participante

      Muito obrigada Davi,
      Eu estou estudando muito o francês e economizando muito para ficar tranquila( economicamente falando) quando chegar no Quebec. Eu pretendo ir para a Cidade do Quebec, já vi um curso de gestao de turismo na ULaval, vi tbm um de antropologia. No começo a minha intenção é ser voluntária, pra pegar experiência ai. Gosto muito dessas 2 areas, mas acho muito complicado tentar entrar no curso de antropologia logo de cara, mas vamos esperar pra ver quando chegar por ai.
      Muito abrigada pela ajuda
      Ananda

    • #17775
      Katy
      Participante

      Olá David.

      Há algum tempo enviei a seguinte mensagem:

      @Katy”;p=”8895 wrote:

      Muito obrigada pelas informações prestadas. Muitas delas foram de grande valia para nós(eu e meu noivo), pois o nosso destino será Gatineau.
      Gostaria q vc me dissesse, se possível, como anda o mercado para os profissionais de Turismo. Tenho procurado bastante a respeito disso, inclusive já encontrei cursos técnicos que agreguem valor ao meu diploma, caso esse seja validado.

      Devido a vida corrida que vc vem levando, acabei não obtendo resposta. Assim, gostaria que me desse dicas a respeito do mercado turístico em Gatineau e se é uma boa opção a escolha por esse cidade.

      Abs

    • #17777
      Javs
      Participante

      Ola Davi,

      voce tem algum informação ou ideia quais sao os cursos na area de multimidia? Achei dois curso muito interessantes. O primeiro ofertado pelo CEGEP (Techniques d’intégration multimédia http://www.cegep-ste-foy.qc.ca/csf/index.php?id=469) e o segundo na Universidade de Quebec em Abitibi-Témiscamingue (Baccalauréat avec majeure de création en multimédia interactif http://www.cegep-ste-foy.qc.ca/csf/index.php?id=469).

      No CEGEP terei que fazer disciplinas como sociologia, filosofia, literatura do Quebec, educaçãio fisica, etc) alem de estudar com pessoas mais novas, a ajuda do governo não é dada duranto o periodo de ferias.

      Ja na Universidade tem o problema da regiao nao ser muito desenvolvida, e muito distante dos grandes centros, nao tem muita infra-estrutura para receber o imigrante, etc

      Tenho ainda a opçao de mudar de area, mas isso seria em ultimo caso.

      Bem, estou na duvida ainda o que sera melhor, mais estou tendendo mais para o CEGEP e enfrentar as aulas que nao me agradam muito.

      O que voce pode me falara sobre isso?

      Muito obrigado!
      Julio

    • #17884
      daviararipe
      Participante

      Katy,

      O mercado de Gatineau eh de uma certa forma interessante se vc considerar tb a cidade de Ottawa. As duas juntas oferecem possibilidades. Existem bons hoteis e Ottawa eh a capital federal!!! Pode ser uma boa, mas eu neste caso ainda preferiria a Ville de Quebec.

      Julio,

      No Cegep nao tem so garoto nao!!! Ainda sim, na universidade talvez vc encare algumas disciplinas de humanas tb. Quanto a Abitibi, realmente eh uma cidade sem muita opcao e muito friiiiia. O inverno la nao brinca, mas se vc for determinado a estudar por um tempo pode ser uma boa pq eh uma otima universidade e vai te ajudar no mercado…. Vc podera continuar com a ajuda do governo se continuar estudando durante o verao como eu. Faco disciplinas no verao para nao interromper minha ajuda de estudos e aproveito pra acelerar o curso. Quanto a infra-estrutura pra receber o imigrante, vc vai ter la o que puder ter em qualquer outro lugar do Quebec (exceto Montreal que eh mais organizada), e ja te aconselho a nao achar que eh muita coisa nao!!!

      Abracos.

      Davi.

    • #17886
      jrsp
      Participante

      OI Davi,
      já que vc é consultor para assuntos gerais da comunidade,
      gostaria de saber se vc conhece algum dentista brasileiro trabalhando como dentista ai? Ou alguém que tentou e não conseguiu.
      Obrigada pela disponibilidade e ajudar tantas pessoas!

      camila

    • #17889
      Katy
      Participante

      Oi Davi

      Obrigado pela atenção, nada melhor do que ouvir a opinião de quem já está convivendo com a realidade do Québec.
      Durante o processo de pesquisa sobre as cidades do Québec, admito que, apesar de ter surgido uma imensa vontade de ir para Gatineau (simpatizei muito com a cidade), considero Ville de Quebec, Laurentides, Montréal… opções mais adequadas a minha formação acadêmica. :wink:
      Ah! Aproveitando a oportunidade, será q vc saberia me dá informações sobre uma cidade chamada Saint-Foy? Fiquei muito curiosa qdo vi que há muitas oportunidades de trabalho, além de aluguéis baratos.

      Grata

      Katy

    • #17895
      daviararipe
      Participante

      Camila,

      Eu nao conheço nenhum dentista pessoalmente, so através de outras pessoas. Conheço alguns que desistiram e preferiram fazer um curso de higienista no CEGEP por dois anos e estao trabalhando com salario de até 30 dolares a hora. Nao chega a ser a mesma coisa de um detista que ganha mais até que médico aqui, mas é ainda sim muito bom e nao falta trabalho. O processo para dentista é longo, caro e dificil. As provas sao dificeis também. Te aconselho a pesquisar mais e encontrar alguém realmente da area que esteja por aqui e possa te ajudar, va ao http://www.bino.ca que é o site dos brasileiros de Ottawa e pergunte se alguém tem o contato de um dentista brasileiro. Creio que exista. Boa sorte!

      Katy,

      Nao conheço a cidade de St-Foy, mas sei que Laurentides é uma boa opçao aos turismologos, além de ser uma regiao belissima!!!

      Abraços.

      Davi.

    • #17901
      Katy
      Participante

      Oi Davi

      Vou te abusar mais um pouquinho. rsrsrsrs
      Realmente a região de Laurentides é belíssima, no entanto, também tenho que analisar o mercado de trabalho para meu esposo (ele é formado em Farmácia). Segundo o site o IMT a região é favorável e ainda pudemos verificar que cidades como Montréal, Laval, Ville de Québec… são cidades favoráveis ao mercado farmacêutico. E vc q está vivendo no Quebéc, o que pensa a respeito do mercado para esses profissionais?

      Abs

      Katy

    • #17904
      daviararipe
      Participante

      Katy, creio ser Montreal e a Ville de Québec o melhor destino, pois ambas dispoem de universidades para equivalências. Além do mais, entre Montreal e Laurentides nao é uma grande distancia, creio ser apenas de 1 hora. Você deveria verificar com a ordem dos farmacêuticos como esta o mercado e o que é preciso para equivaler o diploma. Isto é muito importante e deve ser iniciado o mais rapido possivel.

      Boa sorte.

      Davi.

    • #17907
      Katy
      Participante

      Davi

      Muito obrigado. Vou, juntamente com ele, buscar informações junto a Ordem. Penso que para ele será mais fácil obter a equivalência.
      Já que Ville de Quebec é uma opção que favorece aos dois, acredito que não fará mal uma mudança de planos quanto ao destino. Além do mais, já havia buscado informações sobre as Universidades e nessa busca encontrei o Collège Medici, onde posso estar fazendo alguns cursos técnicos na área.  Vc o conhece?

      Abs

      Katy

    • #17914
      daviararipe
      Participante

      Nao conheco Katy, mas ainda sim, boa sorte!

      Davi.

    • #17916
      AleBHZ
      Participante

      Katy,

      Sainte-Foy faz parte de Ville de Québec. Lá é onde se localizam o Cégep Sainte-Foy e a ULaval.

      Abraços,

      Alê

    • #17917
      Katy
      Participante

      Valeu Alê

      Brigadão. Vc conhece algum site que eu possa buscar mais informações?

      Abs

      Katy

    • #18244
      vivirio
      Participante

      Olá David,

      sou nova aqui, então vou me apresentar, meu nome é Viviani, sou advogada e junto com o meu marido Mauro (q é da área de TI) pretendo ir p/ o Quebec.
      Vi q vc é advogado tb e queria saber a sua opinião sobre fazer um curso de Técnico Jurídico no CÉGEP. Estou levando essa opção em consideração devido à dificuldade de validar o meu diploma. O q q vc acha? Vale a pena fazer esse curso? E o mercado de trabalho é bom nessa área?
      Outra dúvida q tenho é em qual cidade vamos morar. Sei q é difícil pra vc dizer isso, mas vc tem alguma idéia de que cidade conciliaria melhor a área de direito com a área de TI, em termos de mercado de trabalho?

      Desde já agradeço a sua resposta.
      Abraços,
      Viviani

    • #18261
      Godo
      Participante

      Davi, obrigado pela suas dicas, são muito valiosas.

      Li que vc recebe uma bolsa de $700 do governo pelo seu mestrado e que pelo que percebi suas despesas são quase esse valor.
      Estou achando que o valor que é exigido para se manter aí durante três meses um pouco baixo, levando em conta o que vc citou.
      Pelo que entendi o negócio é partir para o mestrado caso eu queria me inserir no mercado de trabalho, já que sou administrador de empresas e pelo que li as coisas não são tão fáceis quanto achamos.
      Voce poderia me dar uma idéia de quanto é necessário para manter uma família, sendo marido, esposa e um bebê, durante um mês?

      Grato.

    • #18264
      Carlos_Santos
      Participante

      godo,

      esta questão é bem relativa…………..  cito um exemplo, eu posso passar meses sem comer um bom fromage français e você pode passar muito tempo sem comer um bom bife? ou ter de comprar um por semana e não por dia?

      Tudo depende de como vc esta ou estara disposto a gastar por mês….

      Vi uma postagem semelhante no Brasmontreal, quando o Eduardo que mora em Montreal, disse em detalhes, todos estes gastos, comida, telefone, internet, etc… vc pode dar uma pesquisa por la!

      aqui na CBQ existe um tópico que vale a pena olhar também custo de Vida no Quebec

      Boa sorte nas suas pesquisas!

    • #18290
      Godo
      Participante

      Carlos, obrigado pela dica.
      Quando me refiro ao custo de vida, quero dizer levando uma vida modesta, nada de exageros, refeições simples.
      Estou me inteirando melhor sobre essa comunidade, já estou conseguindo achar algumas coisas, e a opção de salvar como favoritos é ótima.
      Se você puder me ajudar em mais uma questão eu agradeceria, fui demitido do meu emprego na semana passada enquanto já estava pesquisando sobre o Québec, agora estou em dúvida se mando a o papelada agora ou aguardo até conseguir outro emprego.

      Agradeço mais uma vez, essa comunidade realmente é show!!

      Abraço.

    • #18302
      Carlos_Santos
      Participante

      Estar empregado não é condição para ser aceito pela província do Québec, o que é prerequisito é ter as condições necessárias (incluindo $$$).

      Afinal todos saímos do país desempregados, não é mesmo?

      :idea: se tiver mais dúvidas coloque em outro tópico se não for sobre COTIDIANO, assim organizamos melhor o forum!

      Leia as regras do forum, ajudará muito!  :idea:

      Atenciosamente

    • #18320
      daviararipe
      Participante

      Caro Godo,

      Isto eh relativo como falou o Carlos. Se vc estiver em Montreal ou Gatineau com o prêt étudiant, vai ser duro viver com os 715. Mas se vc estiver em Sherbrooke ja fica mais facil. Afinal, para quem vem ao Quebec é importante saber que cada cidade responde muitas vezes a necessidades especificas. Por exemplo:

      Se você é de uma area de humanas ou saude e vai ter que voltar a estudar, o melhor destino é Sherbrooke e depois Ville du Québec, pois o aluguéis e custos de vida sao mais baixos.

      Se você é da area de TI, Montréal é o melhor destino, pois além de ter muita empresa é bilingüe. Caso você fale mais inglês podera trabalhar “gastando” mais seu inglês no inicio. Entretanto, nunca esqueça que vai ter que aprender bem o francês. Um outra opçao é Gatineau, que juntamente com Ottawa, tem um polo de informatica interessante.

      Respondendo sua pergunta, digo-lhe que, para viver razoavelmente aqui, talvez você devesse colocar suas despesas em um patamar de 800 dolares canadenses por adulto. Nao é muito, mas da pra viver sem tantos sobressaltos. Entretanto você tem que ver como ficaria a situaçao de seu filho. Ele vai para a creche? Se for entramos em uma outra despesa, pois normalmente é caro. Mas sei que o governo da algumas subvençoes. Nao tenho como te dizer com precisao, talvez fosse legal encontrar alguém que tenha filhos por aqui para saber como ficam os gastos.

      Boa sorte!!!

      Davi.

    • #18321
      daviararipe
      Participante

      Ola Viviani,

      Veja, se seu marido é da area de TI, nao vai ter muitos problemas para ter bom emprego aqui. Neste caso, você podera tentar obter sua validaçao, pois tera um suporte. É um processo meio chato, mas nao é impossivel. Principalmente se nao tiver que trabalhar para obtê-lo. De qualquer forma, o curso de técnico juridico é bom também e tem boas chances de trabalho e salario. Mas se fosse você insistiria em obter a validaçao.

      Tudo de bom!

      Davi.

    • #18327
      vivirio
      Participante

      Olá Davi,

      muito obrigada pela sua atenção!!
      Valeu mesmo!!!

      Viviani

    • #32908
      fabiolabvalio
      Participante

      Davi, as suas dicas são muito boas, e o relato das suas experiências são muito importantes. Apesar das mensagens serem um pouco antigas, eu acredito que a realidade ainda seja a mesma (ou parecida), e o seu toque de realismo ajuda bastante!

      Como eu sou nova na comunidade, não sei se você ainda freqüenta este espaço, mas se ainda estiver por aqui, como está a sua vida?

      Obrigada!

      Fabíola

    • #33161
      daviararipe
      Participante

      Olà Fabiola,

      Realmente faz um bom tempo que nao estava vindo aqui. Bem, achei que algumas pessoas nao se agradavam com meus relatos e concluindo que nao estava ajudando muito resolvi “dar um tempo”.

      Eu entendo um pouco a afliçao que pode ocorrer a quem està vindo e de repente sabe de alguém daqui que vai enfrentar muito mais que estaria disposto. No meu caso, gostaria ter ouvido um pouco mais de “realidade” e menos sonho pra ponderar esta situaçao. Confesso que se soubesse como funciona no Québec, nao teria vindo pra cà. Na verdade, nao sei se teria vindo ao Canada de uma forma geral.

      Minha situaçao pessoal ficou equilibrada apòs a conclusao de meu mestrado, tive muita sorte, pois meus colegas do mesmo programa (os estrangeiros claro!) ainda continuam seguindo em empregos aquém da capacidade e da experiência. Alguns mais velhos (proximos dos 50) ja desistiram e apostam nos filhos. Eu ouvi isso também de alguns agentes do governo :” nao se preocupe com vc, seus filhos vao se integrar bem!”.

      Eu nao sei o que vc pensaria disto, mas eu que nao tenho filhos e nem estou fugindo de guerra no meu paìs, simplesmente me recuso a ter um tratamento de terceira categoria. Nao é por nada que 30% dos imigrantes saiam do Québec no primeiro ano para outra provincia (dados oficiais e confidenciais), as ordens sao fechadissimas, têm medo de assimilaçao cultural.

      Hoje posso estar melhor por ter conseguido estrutura para comprar um carro em bom estado, ter condiçoes de iniciar um financiamento de uma casa, mas ha 3 anos no Brasil eu ja tinha mais que tudo isso! Quantos vejo aqui dizendo que esperam 5 anos para ter o que ja tinham no Brasil?
      Pessoalmente, estou reunindo condiçoes para mudar este ano de provincia, provavelmente Ontario, pois tem uma politica de assimilaçao muito correta, melhores salarios e dao chances.

      Eu até repito algumas coisas que ja disse, mas acho importante que saibam:
      1. Québec nao tem nada de Brasil, nao existe isso de québecois ser como brasileiro!
      2. Bolsas de estudo para todos! Viver do prêt-étudiant!
      3. Trabalhar no governo como residente permanente, ainda que cidadao é muito dificil.
      4. A logica é dar prioridade ao povo daqui, se sobrar vai ao imigrante. Alias deveriamos fazer isso no Brasil, é so chegar um gringo que muita gente vai logo dando a propria cama pra ele dormir.
      5. Vao ser tolerantes com seu francês com sotaques e erros, até da pra encontrar uma alma boa que vai querer te ajudar, mas em regra eles querem que o francês seja muito bom. Isso vale pra universidade e trabalho, pois pra muita gente francòfona, a “inteligência é avaliada pelo nivel de francês”.

      Na boa, nao quero que pensem que tudo é ruim em vir pra cà. Sei que nao animo muito, mas é apenas uma questao de praticidade:

      1. Existem provincias mais preparadas e liberais aos imigrantes que o Québec;
      2. A verdadeira necessidade de profissionais daqui é no setor que nao exige qualificaçao (limpeza, serviços, restaurantes, supermecados);
      4. A unica area aberta é do setor de TI, pra quem vai pra Montréal com esta profissao e experiência nao vai saber o que é dificuldade;
      3. Se vc vem principalmente das areas de saude, educaçao, juridica, esteja ciente que vai ter dificuldades pra validar o diploma pra trabalhar, custa caro e demora entre 3 a 5 anos na maioria dos casos. Se nao quiser ou nao puder fazer a equivalência (ajuda do governo? espere um milagre no lugar disso) é melhor voltar aos estudos e ai poder ser cégep (técnico – 2 anos em média), graduaçao (3 ou 4 anos), mestrado (2 anos) com um crédito educativo te ajudando a sobreviver com 730 dolares por mês que mal pagam um quarto em Montréal por exemplo.

      Bem, sei que repeti muito do que ja havia dito. Mas acho que é importante que todos saibam.
      E antes que alguém diga que sou “razinza”, “frustrado”, estava esperando que o Québec “fizesse tudo por mim”, aconselho a falar com pessoas dispostas a falar a verdade, pois muito imigrante nao gosta de assumir a derrota porque falo do que vi e vivi, nao me baseio em sonhos ou de ouvir falar.

      Entao, boa sorte e quem mais quiser dicas por favor escrevam. Terei prazer em ajuda-los.

      Abraços.

      Davi.

    • #33163
      Baratinha
      Participante

      Ola Davi

      Você escreveu a seguinte frase : “Confesso que se soubesse como funciona no Québec, nao teria vindo pra cà. Na verdade, nao sei se teria vindo ao Canada de uma forma geral. ” Bem se não fosse abusar (eu sei que isso é bem pessoal).,você poderia aprofundar os motivos que te levaram a escrever isso e uma outra dúvida, vc poderia colocar seu perfil e sua profissão.

      Outra pergunta, na sua opinião, quais são os pontos positivos do Québec.

      Muito obrigado pela contribuição , agradeço pelo post.

      Bianca.

    • #33166
      daviararipe
      Participante

      Cara Bianca,

      Respondendo as suas perguntas, sou advogado e fiz mestrado em ciências socias na univ. de ottawa. Como positivo do Québec posso dizer em primeiro lugar a segurança; é uma regiao muito bonita, a cidade de Québec é especialmente de encher os olhos; mesmo que vc esteja em um emprego bem simples como camareira, faxineira e afins, vc terà chances de comprar um carro e financiar uma casa, mas em médio prazo (2 anos carro, 5 anos casa). Pra muita gente isso ai é suficiente, mas eu nao saì do meu paìs e fiquei longe de amigos e famìlia neste frio pra passar o resto da vida em um trabalho assim. Tive sorte, pois trabalho na area de ciências sociais, nao é salario dos sonhos, mas é razoàvel dentro do que poderia ser na minha condiçao de imigrante.
      Ademais, os pontos positivos que elenquei sao encontrados em todas as outras regioes do Canada. A questao é que imigraçao no Québec é recente e nem todo mundo acha que deveria ser assim. A falta de mao-de-obra nao esta exatamente (salvo casos pontuais) nas profissoes que exigem diploma técnico ou universitario. Esta penùria de profissionais tao alardeada nao condiz com a realidade. Eles precisam de gente pra justificar o emprego dos professores, organismos comunitarios, setores do governo, mas veja: profissionais do Québec.

      Quando vc chega aqui eles podem te oferecer um curso de francês (baixissima qualidade) com uma ajuda mensal de 400 dolares, chama-se francisaçao. La tb te ensinam a fazer o Curriculum nos moldes daqui, mas segundo minha propria experiência: SAO CURRICULUMS PARA TRABALHAR COMO FAXINEIRO, ENTREGADOR DE PIZZA, GARÇOM…
      Assim somos necessarios pra aquecer a economia.

      No entanto, nao é que vc nunca vai sair desta condiçao, mas vai ter ralar muuuuito pra nao ficar presa a isso.

    • #33172
      Baratinha
      Participante

      Ok.

      Obrigado pela resposta Davi.

      Sucesso.

    • #33174
      fabiolabvalio
      Participante

      Olá, Davi, obrigada novamente pelos comentários.

      Eu acredito muito que as suas experiências possam nos ajudar a nos preparar melhor para o que vamos enfrentar por lá. Eu gosto de ler os relatos e experiências de todos os que já chegaram no Canadá para aprender um pouco mais e não ser pega de surpresa depois.

      Eu gostaria que você continuasse escrevendo, afinal podem ter outras pessoas passando pelo que você passou e as suas experiências podem ajudar outros a não passarem por isso.

      Boa sorte!

    • #33181
      SANDROMS
      Participante

      Davi,

      É excelente mesmo ter de vez em quanto um choque de realidade, obrigado pelo seu relato.

      Mas gostaria de citar que quando assisti a palestra de imigração aqui em Curitiba, com a Sra. Tandel, lembro bem dela ter dito: a aceitação de profissionais varia conforme a profissão, e profissões como médico, dentista e advogado (o seu caso) era muito difícil e geralmente exigia voltar para a faculdade.

      Ou seja, nesse caso, não ouve tentativa de iludir mas foi mostrada a realidade. Foi apresentado também um vídeo sobre brasileiros no Quebec (um video de um jornalista brasileiro, não um vídeo oficial do quebec) e nesse vídeo vimos pessoas em suas profissões, engenheiros que viraram tradutores, outros que cairam no sub-emprego por falta do francês e/ou inglês. Vi que ia ser dificil e pesei na balança o que eu tinha a ganhar e que eu tinha a perder.

      Estou indo em março, e, como sou da área de TI, realmente estou sentindo o mercado aberto para mim pelos primeiros contatos que fiz. Então decidir pagar o preço de começar de novo. Se eu fosse advogado como você e não tivesse algum forte motivo para recomeçar do zero, ficaria por aqui mesmo.

      Sandro

    • #33183
      petula
      Participante

      davi, bacana ler teus relatos. bacana que eu seja de ti e adorei o que você falou!!!
      :)

      eu realmente acredito no poder do “pé de meia”, francês impecável e um certo orgulho próprio. realmente acho que o pessoal dá uma negligenciada no francês. claro, cada um tem uma expectativa na vida, não é mesmo? acho que o québec, por exemplo, é bacanérrimo pra quem pretende ter família, filhos. não é o meu caso também, mas as vantagens como poder estudar com bolsas boas, uma vida cultural intensa e um custo de vida mais baixo do que toronto ou vancouver são um atrativo e tanto.

      enfim, essa comunidade é simplesmente o máximo! a gente troca informação e pode fazer umas escolhas bem mais balizadas, além de compartilhar as alegrias e ansiedades de todo o processo, da submissão dos papéis à integração!

      []s
      P

    • #33186
      daviararipe
      Participante

      Petula,

      Onde estao mesmo estas bolsas de estudo boas??? Olha, nao é bem aqui nao!!! Vivi no meio acadêmico aqui e a coisa nao é bem assim! Como relaçao ao custo de vida isso é muito relativo, pois se vc paga mais pra viver em Vancouver ou Alberta saiba que também vais ter um salario bem melhor e ainda vai opçoes no mercado de trabalho. Ou seja, a sobrevivência é mais segura là.

      Sandro,

      Na minha época o pessoal era tao pilantra que nem imagem de frio mostravam na palestra. A coisa precisou ficar mais sincera pq o Parlamento federal ameaçou corta uma gorda verba que eles têm pra imigraçao por conta de toneladas de cartas que os imigrantes, ja cidadaos… escreviam para questionar esta politica de atraçao bizarra. O lance quanto a profissao eu sabia que nao ia dar, mas tb sou formado em pedagogia e havia estudado na aliança francesa por muito tempo, antes de vir pra cà ja tinha todos os diplomas. O que isso fez em ser diferente? Nada… Em dia tinha tudo e cheguei com a lorota do Roch Paquette de teria chance de trabalhar para o governo assim que chegasse. Se nao tivesse voltado pra universidade e torrado minhas reservas enquanto fazia meu mestrado teria que ir ao sub-emprego como muitos que conheço. E olha que foi um esforço heroico. Para ser professor aqui (bons salarios!!!) teria que estudar 85% da graduaçao de novo, ou seja quase 4 anos so estudando e vivendo do jeito que desse. Em Ontario pra ser professor eu precisaria estudar so 6 meses!!!! Isso é pra qualquer profissao com ordem e a maioria tem. Se tem ordem , vacilou!!! Quantas vezes vi entrevistas de diretores das ordens dizendo que nao é problema deles. O governo que meteu gente aqui que resolva. GENTE, NAO É BRINCADEIRA NAOOOO ouvir isso aqui….

      O discurso é muito “caché” aqui no Québec, eles fazem as coisas da melhor forma para nao se prejudicarem e nao se queimarem. Na boa, sei que errei, mas tinha a idéia que aqui tinha mais justiça por ser paìs de primeiro mundo e tudo mais e que o Brasil era so tragédia. Mas o bom em ter vindo aqui é descobrir que nem tudo do Brasil é ruim e até funciona melhor e nem tudo no “primeiro mundo” é melhor que nòs. O que ocorre é que todos eles se vendem muito bem e agente so esculacha a nossa terra pra todo mundo.

      Abraços!

    • #33187
      maurorepacci
      Participante

      @daviararipe”;p=”27704 wrote:

      4. A logica é dar prioridade ao povo daqui, se sobrar vai ao imigrante. Alias deveriamos fazer isso no Brasil, é so chegar um gringo que muita gente vai logo dando a propria cama pra ele dormir.
      5. Vao ser tolerantes com seu francês com sotaques e erros, até da pra encontrar uma alma boa que vai querer te ajudar, mas em regra eles querem que o francês seja muito bom. Isso vale pra universidade e trabalho, pois pra muita gente francòfona, a “inteligência é avaliada pelo nivel de francês”.
      2. A verdadeira necessidade de profissionais daqui é no setor que nao exige qualificaçao (limpeza, serviços, restaurantes, supermecados);
      4. A unica area aberta é do setor de TI, pra quem vai pra Montréal com esta profissao e experiência nao vai saber o que é dificuldade;

      Davi,

      Eu acho muito valida a sua contribuicao e reconheco que o Quebec nao e perfeito e muitos imigrantes que chegam aqui mal preparados passam muitas dificuldades e dificilmente encontram alguem disposto a a ajudar. Mas pela experiencia de quem tem vindo para o Canada desde 2004, morou 1 ano no oeste do Canada e 1 ano em Montreal, eu sou obrigado a discordar das afirmacoes acima. Talvez algumas pessoas realmente passam por isso mas eu acho que isso nao ocorre com a maioria dos imigrantes com certeza nao ocorre com quem vem preparado para encarar o desafio de viver numa sociedade diferente.

      Em primeiro lugar eu acho ingenuidade nossa pensar que vamos conseguir emprego bom sem dominar pelo menos um dos idiomas oficiais. Em qualquer pais do mundo e assim. Mesmo no Brasil, vai numa entrevista de emprego para vaga de nivel superior e fala portugues que nem o Lula e voce vai ver se eles te contratam. Temos que dominar pelo menos um idioma (depende da sua cidade e area de trabalho).

      Segunda fato que voce disse que aqui eles dao prioridade para as pessoas daqui. Se o imigrante tiver melhor qualificacao, ele vai ser contratado. Isso e fato na maioria das grandes empresas do Canada. (Na Air Canada, na area financeira tem 120 pessoas, mais da metade e imigrante – Na Price Waterhouse Coopers, 20% dos auditores sao imigrantes e por ai vai). Isso nao e opiniao, e fato. Agora se o imigrante for menos qualificado ou igualmente qualificado, logicamente o canadense sera contratado.

      Terceiro fato e que a necessidade esta em quase todos os setores da economia, voce so precisa se qualificar para o emprego. Vou dar exemplos de pessoas que conheco:

      1- Brasileiro, formado em direito no Brasil e refez o curso na Mcgill. Trabalha no maior escritorio de advocacia do Canada desbancando varios colegas de classe canadenses.
      2- Dentista brasileira que trabalha em Montreal e validou seu diploma.
      3 – Medico cardiologista Brasileiro em Montreal (formado no Brasil com mestrado aqui)
      4- Brasileiro, gerente geral da area de marketing de uma grande revista no Quebec (formado no Brasil)
      5- Brasileiro, gerente financeiro de grande empresa no canada (arrumou emprego em um mes)
      6- Engenheiro civil, formado na argelia, gerente da SNC-Lavalin
      7- Brasileiro, formado em design trabalha na Eletronic arts, arrumou emprego em 1 mes, financiou um apartamento e carro em 6 meses

      O caminho para conseguir emprego e dificil mas para muitas areas no Brasil e muito mais dificil conseguir emprego. O mais importante e que nos estejamos muito bem informado sobre o que vai ser necessario. Outro ponto, se voce tem casa ou carro no Brasil e conseguir um emprego rapidamente, voce consegue comprar

      Eu nao acho que o Quebec faz propaganda enganoso. Voce entra no site emploi quebec, no site das ordens la fala exatamente o que deve ser feito. O Quebec nao e um paraiso mas esta anos luz na frente do Brasil. Acho que cabe a cada um de nos fazer o melhor possivel para dar certo no lugar onde decidimos viver.

      Abs
      Mauro

    • #33191
      Baratinha
      Participante

      Mauro.

      É muito bizarro, realmente, se você fala português que nem o Lula e quer uma vaga de carga superior no Brasil, eles não te contratam mas “nem abaixo de cabo de guarda chuva”, agora pra presidente da República, essas são as melhores qualificações. Hhahahhahahaha.

      Brincadeiras a parte, obrigado pelo depoimento.

      Bianca

    • #33192
      SANDROMS
      Participante

      Mauro,

      acrescento dois casos de amigos meus (não tão enormemente bem sucedidos mas cito por serem amigos próximos) que são engenheiros e trabalham hoje como engenheiros.

      O primeiro conseguiu emprego em 2 meses graças a um bom nível de Inglês, não precisou ser aceito na Ordem pq o empregador não exigiu isso, apenas a formação.

      E no segundo caso, uma moça também engenheira, fez algumas materias extras em poucos meses entrou na Ordem do Engenheiros, enquanto fazia as matérias extras já trabalhava em um cargo menor na empresa de engenharia, qdo saiu o “CREA” foi imediatamente efetivada como engenheira. E é admirada pelos superiores por ser flexivel, criativa e falar francês, inglês, português e arranhar no espanhol.

      Quer saber, o que importa é a lingua. Tenho um amigo chileno que mora no Brasil desde pequeno, obviamente ele fala português sem o menor sotaque. Alguem pergunta se ele brasileiro num processo seletivo? Obvio que não! Acho que o segredo é esse.

      Davi,

      Quanto ao seu caso, qual é a Ordem que te tratou mau desse jeito, a ordem dos advogados? ou outra? é bom saber, porque cada caso é um caso.

      Sandro.

    • #33194
      fflush
      Participante

      4. A logica é dar prioridade ao povo daqui, se sobrar vai ao imigrante. Alias deveriamos fazer isso no Brasil, é so chegar um gringo que muita gente vai logo dando a propria cama pra ele dormir.

      Este ITEM merece um comentario. Quem é competente que se estabeleca.

    • #33197
      Ventura
      Participante

      Mauro,

      achei excelente sua reflexão! Obrigado por compartilhar conosco!

      Abs.

      Ventura

    • #33198
      Dri_Torres
      Participante

      @daviararipe”;p=”27730 wrote:

      Petula,

      Onde estao mesmo estas bolsas de estudo boas??? Olha, nao é bem aqui nao!!! Vivi no meio acadêmico aqui e a coisa nao é bem assim! Como relaçao ao custo de vida isso é muito relativo, pois se vc paga mais pra viver em Vancouver ou Alberta saiba que também vais ter um salario bem melhor e ainda vai opçoes no mercado de trabalho. Ou seja, a sobrevivência é mais segura là.

      [align=justify]Olá a todos,

      Eu nao sei nao, mas uma bolsa de 740$ para poder estudar para mim é uma boa bolsa sim, pois no Brasil sempre estudei e nunca ganhei 1 real. Se contar que existem outras milhares de bolsa que vc pode conseguir, como por desempenho, empenho na vida cultural da universidade entre outras. E se você faz um mestrado ou doutorado geralmente os departamentos oferecem bolsas, e sim totalmente bolsas, em torno de 20 mil dolares anuais para mestrado, ou seja, isso nao é bom nao? Mesmo com a menor bolsa se a pessoa é controlada dá para viver, principalmente aqui em Sherby (nao vou falar por Montréal) pois vivi vários meses assim e conheço várias pessoas que vivem assim.

      Sobre a « se dar bem no Canada » isso depende do ponto de vista de cada um. Por exemplo tenho um amigo químico que chegou a 1 ano e meio e já está comprando sua casa, tem um bom emprego e carro, isso sem contar que só ele trabalha no momento. Aqui percebo que o poder de compra é muito maior que no Brasil, qualquer emprego que você consiga você já pode fazer o seu crédito aqui, tenho um amigo que somente com o prêts et bourses, comprou um carro zero, ele deu uma entrada pois se o histórico de crédito é muito bom nem entrada te exigem mas se é recente podem pedir uma entrada. Tenho amigos que trabalham sim nos chamados «sub-empregos» como entregador de comida e também já compraram seu carro zero com menos de 3 meses no emprego…

      As vezes sim é dificil e frustante nao conseguir um emprego na area, mas acho que uma das principais qualidades que uma pessoa deve ter ao chegar em Québec é a abertura de espírito para pensar no melhor no momento, as vezes fazer um outro tipo de trabalho, regular as contas, melhorar o francês tanto na escola que no trabalho, ter uma referencia de trabalho isso pode sim ser um bom começo para depois conseguir o tao sonhado emprego.

      Abraços,[/align]

    • #33200
      Dewet
      Participante

      Concordo com você, Adriana.

      Tenho minha empresa aqui no Brasil, minha esposa tem emprego, somos estáveis financeiramente e vamos largar tudo para ir em busca de um sonho. Temos total convicção que voltaremos a ter a TV sobre uma caixa de papelão, cadeiras de plástico, colchão no chão, nada mais de churrasco na sacada todo final de semana, etc… mas estamos dispostos a tudo isso? claro!! É o preço que devemos pagar para a realização de um sonho.

      Vamos conseguir? Tenho certeza que sim.

      Se tiver que trabalhar em algum “sub-emprego” (para mim emprego é emprego) para pagar as contas… sem problemas, tudo é válido em busca da experiência Québécoise, no aperfeiçoamento do francês na formação de um network.

      Devemos encarar o processo como um novo recomeço. Estudar, estágios, trabalhos voluntários tudo é válido e nos agrega experiência.

      Ps. Também estudei muito por aqui e nunca recebi nada… só paguei.

      Abraços,

      Dewet Virmond

    • #33201
      petula
      Participante

      Eu acho que esse tema será sempre polêmico. Sempre teremos contra-exemplos, não é verdade?
      :)

      O importante é que somos privilegiados. Somos um grupo que pode progredir no Brasil ou no Canadá, porque nascemos em um e fomos (muito bem) aceitos em outro. Eu, particularmente, darei uma chance super à charmosa Québec. Faço parte do grupo que prefere um custo de vida acessível.

      Eu ganho muito aqui no Rio de Janeiro trabalhando como analista desenvolvedora em java, consigo sustentar a minha casa e a da minha mãe. Consigo sair pra altas baladas, viajar; eu gasto absolutamente muito dinheiro. E ainda consigo juntar. Tenho certeza de que no mínimo vou ter que viver com um terço disso no começo da minha vida no Québec. Vou voltar à vida acadêmica, pois pretendo mudar para a área de tradução (minhas tentativas no Brasil foram todas frustrantes), quero fazer McGill (carésima) e além disso, vou me estabelecer numa cidade onde eu possa conseguir trabalho rápido, mesmo que não seja pelo melhor salário, daí minha opção pela badalada Montréal. É também uma cidade bacana, porque, como estarei sozinha, precisarei ocupar um pouco do meu coração e cabeça, precisarei de cinema, parques, teatros, atrações mil, umas pagas, outras não. Sei que vou recomeçar e acho isso o máximo e sei que sob certa ótica será dureza. Sei que não tenho um francês exemplar (farei meu melhor até os 45 do segundo tempo), sei que posso perder pra um canadense enquanto não adquirir a tal “experiencia canadense”, mas… beleza, pra mim faz parte do pacote. E muitos de nós ficaríamos mais desesperados de ter que passar por exatamente tudo isso (adaptação é adaptação) tendo que pagar pelo custo de uma Toronto ou Vancouver, que são tão lindas como aaaaabsolutamente infactívei$$$ e inviávei$$$ pra muitos de nós nesse recomeço.

      Boa sorte a nós em nosso recomeço e continuações, dentro ou fora da Belle Province!
      :)

      Bisous
      P

    • #33209
      pablo111
      Participante

      Um pequeno depoimento sobre a francisação do governo…

      Como funciona, pra quem não sabe: Você chega aqui, se inscreve na francisação. Algum tempo depois alguém do MICC vai entrar em contato e marcar uma entrevista para avaliar qual seu nível de francês. Rola um bate-papo e se a coisa flui bem, rola um pequeno teste escrito.
      Existem 3 níveis de francês regular, à tempo completo. No meu caso, entrei no nível 3.
      Cada nível dura por volta de 3 meses. Existe uma ajuda financeira do governo que pode variar de acordo com cada caso, mas no geral gira em torno de CAN 430,00 por mês. A partir deste inverno, o governo também colocou à disposição um curso de francês escrito a tempo completo, também com ajuda financeira, também dividido em 3 níveis. Cada nível dura 1 mês. Só tem direito ao francês escrito quem passou pelo curso regular tempo integral.

      PORQUE FAZER FRANCISAÇÃO?

      Bom, mesmo com um nível de francês suficiente para passar em entrevistas e viver a vida cotidiana, se você tiver a chance de fazer a francisação do governo FAÇA! Por que?
      – Fazer novos amigos! Devo dizer que fiz alguns bons amigos nesse processo… Claro que sempre temos aqueles que convivemos cotidianamente, principalmente brasileiros. Criamos nossa grande família aqui, mas amigo nunca é demais, principalmente de outras culturas! Eu fiz amigos russos, colombianos, venezuelanos, moldavos, ucranianos, chineses e até canadenses!
      – Aprender não só o francês “québécois” mas também sobre a história da província, visitar museus, viver a cultura daqui. Isso faz todo a diferença no processo de integração.

      Conversando com alguns brasileiros, pude notar que alguns ficaram bem descontentes… Claro que nessa história toda tem que entrar a questão sorte: E EU TIVE. Meu professor é incrível e a monitora também. A turma também é excelente. Muitos amigos desistiram na primeira semana porque o professor não era bom…

      E pra quem acha que a francisação não funciona, muitas pessoas da minha sala começaram há 8 meses com francês ZERO. Hoje a gente discute política e notícias do cotidiano, com debates calorosos!

      Na questão TRABALHO: Todos os brasileiros que conheço aqui tem emprego. Nem todos estão trabalhando na área que gostariam, mas poucos trabalham em “sub-emprego”. Aliás isso não existe aqui. Isso é mentalidade de gente pobre de espírito. Mesmo varrendo chão de lanchonete você vai conseguir ter uma vida bem digna, morando bem, comendo, saindo e se divertindo! Aqui ninguém é mais que ninguém porque um lava chão e o outro é diretor de empresa.

    • #33210
      Baratinha
      Participante

      Isso é mentalidade de gente pobre de espírito. Mesmo varrendo chão de lanchonete você vai conseguir ter uma vida bem digna, morando bem, comendo, saindo e se divertindo! Aqui ninguém é mais que ninguém porque um lava chão e o outro é diretor de empresa.”

      Apoiadíssimo!

      Concordo totalmente!

      Sucesso!

      Bianca

    • #33217
      Ventura
      Participante

      Cito o Francês Lavoisier,

      “Nada se cria, tudo se transforma”

      Para justificar minha opinião de que o Quebec, apesar de tudo que o daviararipe disse, é um excelente pais para se viver, copio o ultimo post do blog http://picolecarioca.wordpress.com/ que mostra o ranking e a metodologia do IDH, adiantando que o Canada ficou na terceira posição do IDH mundial e o Brasil em 70.

      in verbis:

      A ONU, através de sua agência de desenvolvimento (UNDP) acaba de divulgar o ranking do IDH para 2008 e o Canadá ficou em terceiro lugar, atrás apenas da Islândia e Noruega.

      O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – é um índice que mede as conquistas de um país em três aspectos básicos do desenvolvimento humano: saúde, conhecimento e um padrão de vida decente.  O objetivo do IDH é estimular discussões de políticas globais, regionais e nacionais sobre as questões que são relevantes para o desenvolvimento humano. O IDH é publicado todo ano, desde 1990.

      O IDH possibilita compor uma média para três dimensões do desenvolvimento humano: viver uma vida longa e saudável (medida pela expectativa de vida), ter acesso à educação (medida pelo nível de alfabetização de aultos e o número de alunos nos níveis primário, secundário e universitário) e possuir um padrão de vida decente (medido pelo poder de compra, renda).

      Alguns dados da pesquisa sobre o Canadá:

      Expectativa de vida: 80,3 anos
      Renda per capita: US$ 33.375,00
      Percentual de matrículas nos níveis primário, secundário e universitário: 99,2%
      População: 32,3 milhões
      Taxa de crescimento anual da população: 0,9%
      População urbana: 80,1%
      População com menos de 15 anos: 17,6%
      População acima de 65 anos: 13,% (até 2015 espera-se que esse percentual chegue a 16,1%)
      Gastos públicos com saúde: 6,8% do PIB
      População com acesso a saneamento: 100%
      População com acesso a fonte de água tratada: 100%
      Gastos públicos com educação: 12,5% dos gastos do governo
      Taxa de alunos matriculados no ensino primário: 99%
      Taxa de alunos matriculados no ensino secundário: 89%
      A lista é  enorme e esses são somente os tópicos que mais me chamaram a atenção. Pra quem quiser ler e entender mais, é só acessar a página da UNDP que lá tem muito mais informação.

      Forte Abraço,

      Ventura

    • #33301
      kanatakebek
      Participante

      Tsssss c ffffffffffff

    • #33874
      mksf
      Participante

      Salut les gars!!!

      Já elogiei a comunidade várias vezes, mas diante de um tópico como esse repete-se:

      Parabéns a todos! Incrível e fantástico!

      Estou naqueles 3 meses que antecedem a viagem, resultado: ansiedade, adrenalina e insegurança…

      Oi Pablo, David, Carlos, Dri e Mauro tenho algumas perguntas:

      Sou formado em Artes Visuais bacharelado em design gráfico pela Univ. Fed. de Goiás-UFG, tive boas notas, fui bolsista da Galeria de Arte e do Núcleo Editorial da faculdade. Me formei em 2004 e venho trabalhando na área como autônomo e em projetos como consultor PNUD no Mins. do Desenvolvimento Social. Faço alguns layouts para websites, sei o básico de Html e flash, tenho um curso Macromedia Authorized Training do SENAC. Minha especialidade é em projetos gráficos para mídia impressa. Meu francês é avançado/médio, minha pronúncia é bem legal porque já morei em Genebra. Meu inglês é médio, consigo me comunicar mas cometo alguns erros (vou fazer aulas particulares para me aprimorar antes ir). Sou fotógrafo também. Na preparação para a busca de emprego reuni meu portfólio e criei meu site. Estou acompanhando a oferta de empregos mas não envio minha candidatura pois acredito que para a contratação seja necessário a entrevista e como ainda faltam 3 meses…

      Para a entrevista: Preciso ter equivalência de diploma e Histórico com ementa do curso traduzido pelo tradutor juramentado?

      Vcs conhecem alguma coisa sobre essa área? Faço certo em não enviar meu CV ainda?
      Não vou perguntar como são minhas chances, pois é certo cada pessoa é cada pessoa. Mas se tiverem alguma dica para me dar seria ótimo!

      Abraço e boa sorte a todos!!!

    • #33875
      mksf
      Participante

      Esqueci de dizer, vou pra Montréal.
      :wink:

    • #33884
      kanatakebek
      Participante

      Tsssss c ffffffffffff

    • #33892
      Anonymous
      Participante

      Davi,

      achei maravilhosa sua iniciativa de ajudar a quem “tem fome”!!!  :D Achei as informações muito válidas. Mas ainda estou super insegura e preocupada com uma coisinha.
      O meu caso se torna ainda mais preocupante, pois quero imigrar além do meu esposo, com a minha filha de 11 anos. E até agora não achei em lugar nenhum informações como, a bolda de francês se é válido para ela, ou se ela precisa estudar já o francês aqui, se ela poderá entrar na escola lá e ir fazendo direto na escola, etc.
      As informações que eu tive foram através de blogs de casais que estão em outras províncias que não são o Quebec, e por ser em Inglês, a adaptação é bem mais fácil. Os filhos estavam fazendo o second language mas juntamente com a escola, e detalhes do tipo, onde fazia o curso, se era bolsa, como entrou, etc, não encontrei ainda.
      Estou muito preocupada. Quero muito colocar minha filha no Francês, mas por enquanto por questões financeiras, não dá. Ou investimos em mim e no marido para podermos ter mais chances aí, ou então… já viu!
      Se você pudesse ajudar a clarear minhas dúvidas, eu ficaria extremamente feliz!!!  :D

    • #33895
      Patinha11
      Participante

      b_laudanum..

      Respondedno a sua pergunta sobre sua filha…

      Também tenho uma filha da mesma faixa etária,chegamos em novembro e acredito que possa lhe ajudar em suas dúvidas.
      Chegando aquí voce vai ser orientada por sua agente do MICC do bairro onde tiver decidido morar,ela vai te dizer qual escola(Comissão Escolar) que voce vai inscrever sua filha,vai te dar o numero de telefone,explicações,mapas de ruas,etc..
      Voce vai telefonar e marcar um rendez-vous na escola e na data que eles marcarem voce irá com sua filha para conhecerem a escola e a professora da classe de Accueil(é uma turma de francisação)criada exclusivamente para os filhos de imigrantes aprenderem frances,lá as crianças tem também aulas de matemática…

      O tempo que ela ficará nessa classe depende do desempenho dela que terá avaliações periódicas feitas pela professora,quando ela estiver bem no francês, será transferida para uma classe regulier,de acordo com a idade dela.

      Não há realmente necessidade dela estudar o francês agora, nem para a chegada na escola nem para entrevista ,porém se ela estudar, chegará aquí menos insegura e saberá se comunicar mais rapidamente com os colegas e a professora(pelo menos o básico).

      Nossa filha estudou somente por um mes e meio no Brasil com professor particular da Aliança Francesa.
      Por questões  financeiras ,concentramos nosso investimento $$ no nossso frances,principalmente no de meu marido que era o requerente principal e com mais formação que eu.

      Existem sites que ensinam frances de maneira bem divertida,onde minha filha aprendeu algumas palavrinhas que junto as aulas particulares a ajudaram na chegada.
      Ela está há 03 semanas na francisation e já está falando algumas frases,eles focam bastante na conversação.

      Estou em Laval,QC e possuo um Blog com informações detalhadas sobre o andamento dessa parte escolar e se quiser,posso lhe enviar um convite para que leia  e acompanhe.
      Mande seu email atraves de mensagem privada aquí na comunidade que entrarei em contato,ok ?

      Sei como são essas preocupações com a questão escola…
      Um abraço.

      :wink:

    • #33896
      mrodolfo
      Participante

      b_laudanum,

      O blog da Patinha11 será uma excelente fonte para você, em função das crianças terem a mesma faixa etária…

      Caso você já saiba para qual cidade pretende ir, vale a pena começar a estudar as diversas comissões escolares que regem a região e também as suas escolas. Nos sites há diversas informações, desde a questão do projeto educativo da escola, sua área de abrangência, e por aí vai… Estou fazendo isso para as escola primárias da Ville de Québec… Dá um trabalhão, mas é muito positivo…

      Quando você gostar de uma escola em particular, dá para entrar em contato com ela por e-mail. Entrei em contato com duas ligadas ao IBO e no dia seguinte me responderam…

      Bonne chance,

    • #33905
      Carlos_Santos
      Participante

      @mksf”;p=”28496 wrote:

      Para a entrevista: Preciso ter equivalência de diploma e Histórico com ementa do curso traduzido pelo tradutor juramentado?

      emprego aqui depende muito. Minha empresa nao pediu historico nem traducao do diploma. Entreguei em portugues mesmo.
      Na sua area acho que mais vale a experiência e os trabalhos realizados (expostos em site ou portifolios), minha opiniao.

      @mksf”;p=”28496 wrote:

      Vcs conhecem alguma coisa sobre essa área?

      nada.

      @mksf”;p=”28496 wrote:

      Faço certo em não enviar meu CV ainda?

      acho que CV com endereco e telefone no Brasil nao adianta muito. Salvo casos raros….

      boa sorte na sua busca de emprego. Sugiro que olhe o que eles pedem nas ofertas de emprego  :idea:

    • #33906
      Carlos_Santos
      Participante

      b_laudanum,

      o melhor frances se aprende aqui. Um curso ai no Brasil ajuda…. mas o retorno é muito pequeno.

      paguei 3 meses de frances todos os dias para meus filhos antes de ir para a França.

      Eles mal falam frases curtas. So obrigado, bom dia, eu me chamo… etc…  depois de tres meses la, eles ja estavam no ritmo.

      Eles frequentaram escola publica e nao tiveram nem francisacao (isso nao existe na França), nem ninguém falando portugues nem espanhol por perto. So frances!

      Acho que nao precisa arrancar os cabelos, as criancas aprendem muito rapido e vao falar melhor e mais rapido do que você. O tempo dira!

      Quanto ao aprendizado, o que aprendi com meus filhos é que devemos prepara-los para a mudanca de pais, lingua, cultura, falta da familia, etc…

      ISSO sim é importante!  se ela tiver uma cabeca bem trabalhada, o francês ou qualquer outra lingua nao sera problema!

      Vi casos contrarios, aonde os pais nao ajudaram muito nesta fase e aqui a situacao ficou bem pior do que as duvidas deles antes de vir.

      Boa sorte na preparacao de vocês.

    • #33908
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Marcus Freitas,

      Concordo com o que o Carlos postou… existem empresas que podem te pedir a avaliaçao comparativa dos seus estudos e traduçoes e outras nao pedem. Falando em traduc¸oes aconselho a faze-las aqui no Québec, achei mais barato que no Brasil e sem risco de nao aceitarem. A avaliaçao comparativa dos estudos feita pelo MICC acho interessante faze-la assim que puder, mas quando chegar aqui mesmo, pois para servic¸es públicos, como por exemplo na ajuda para o emprego, ou em empresas ligadas ao governo, geralemente irao pedir.

      Olá b_laudanum,

      Nao tenho filhos, mas realmente nao se preocupe, aem 2007 chegou a filha de um amigo, com +- 10 anos que nao sabia nem bonjour. Ela chegou em julho e foi direto para a colônia de férias aqui, ou seja ia na escola e fazia atividades diversas, mas nao tinha aula propriamente dita, quando começou o ano escolar já falava muita coisa, com sotaque daqui, e logo se mudou para uma classe regular.

      abraços,[/align]

    • #33928
      daviararipe
      Participante

      Ola pessoal,

      Estive bem ocupado e nao pude, diria até me defender, no blog.

      Amigos, foram muitas mensagens e infelizmente vejo que existem pessoas que nao querem ouvir certas coisas. Eu acho valido e fundamental ter uma atitude mental positiva e acreditar nas coisas. Mas por outro lado é perigoso deixar o pròprio paìs e a famìlia sem avaliar e ouvir o que também existe de ruim.

      Eu nunca mencionei que a equivalência é impossivel. Ela existe, mas aos tantos que “ouviram falar” ou que têm um “amigo do primo do vizinho”… Perguntem às suas fontes QUANTO TEMPO LEVOU E QUANTO CUSTOU PARA OBTÊ-LA. Eu fui estagiàrio na Aide-Sociale do Emploi-Québec durante quase 1 ano. Eu vi, vejam EU VI, muitos casos de pessoas que nao conseguiriam pq nao poderiam esperar 5 anos para serem médicos outra vez. Que tipo de emprego vcs acham que elas tinham? A quantidade de pessoas que obtêm a validaçao é imensamente menor das que nao conseguem.

      Se nao acreditam em mim, vao la pesquisar no Emploi-Québec: http://www.emploiquebec.net.

      Ainda… Adriana, nao quero ser desrespeitoso com vc, mas tendo jà estudado e vivido em Ottawa (Ottawa Univ.), Montréal (UQAM) e Québec (Univ. Laval), admito que se possa viver com os 730 dòlares em Sherbrooke, mas vc REALMENTE ACREDITA que dà pra viver com isso em qualquer outra grande cidade do Québec? Onde eu estive nao dava.

      O prêt-étudiant é um empréstimo! Depois tem que ser restituìdo como o nosso velho crédito-educativo. As bolsas nao tao numerosas assim, nao é tao facil assim! É possivel com restriçoes aos niveis de pòs-graduaçao, nao é so entrar em um programa que ja vai ter direito. A UQAM por exemplo limita muito!!!

      Como ja cansei de falar, so o pessoal de informatica tem acesso ràpido aqui, justamente porque os sindicatos e ordens nao podem controlar. Por isso é facil alguém desta àrea ter uma visao melhor e dizer que alguém com meu argumento é “derrotista”, “negativo” ou ainda “quem é bom se estabelece”.

      Bem, jà participei como membro do conselho de administraçao de foruns com o Ministério de Imigraçao, conheci a realidade de centenas. Nao vim aqui para assustar ninguém, nao ganho nada com isso. So acho que merecem a verdade! Que descubram coisas antes de vir pra cà e nao ficar pensando como muita gente que o québécois é igual ao brasileiro, acolhedor e que vai adorar a alegria carnavalesca do brasileiro.

      Gente, francamente, a imigraçao aqui é parte de uma estratégia econômica! Que empregos eles querem dar pra quem vem de fora? É verdade que precisam de médicos, engenheiros e enfermeiros, mas vcs sabem quantos conseguiram a equivalência no ano passado??? Quantos estao esperando na maior angustia? Até quando se fala em nos ajudar eles aproveitam pra dar empregos ao povo daqui, com projetos e ongs que praticamente sò têm em seus quadros pessoas do Québec e que muito pouco podem fazer por nòs. Quando chegarem visitem os organismos de ajuda, muitos sò vao te ajudar a fazer um CV e dar umas dicas de como passar em uma entrevista (te fazem ir là por duas semanas pra isso!!!) e te recomendar trabalhar como voluntàrio pra fazer “contatos” rsss e vao ganhar 2000 dòlares (Carrefour Jeunesse) do governo para dizerem que estao te ajudando na “integraçao”. Vivem disto, é o que se chama aqui “chasse de clients”. O governo do Québec nao programa de adaptaçao aos imigrantes que seja evidente.

      A Francisaçao é limitada na formaçao em francês. Vc vai aprender a se comunicar mas nao dà pra sair de là e ter condiçoes de escrever uma dissertacao de mestrado, a nao ser que vc ja tivesse bom nivel francês antes de chegar aqui. Muita gente so vai la por causa dos 430 dolares que nao dà pra nada. Alias, esta é uma grande luta aqui. Dar acesso a bons cursos de francês aos imigrantes. Ao contrario, eles estao até sugerindo baixar as exigências pra vc chegar aqui com menos francês e aceitar mais facilmente os empregos que eles nao querem mais.

      Pessoalmente, tive dificuldades no começo, passei cinco anos para somente reaver o que tinha no Brasil. O que é um sucesso pra muita gente aqui: comprar casa, carro. Poderia estar aqui dizendo que é assim, dificil mas dà…. Mas creio que é muito dificil e frustrante e com resultados pàlidos quando se tem que esperar muito tempo e trabalhar dobrado. Diria que tive muita sorte, pois conheço gente com mais tempo que eu e ainda lava prato. Mas esta opiniao “cinza” que tenho foi obtida nao com “achismos” ou ouvir falar, mas conheci a fundo o sistema.

      Mas tudo bem, acho que nao devo estar “contribuindo pra muita gente” e é perda de tempo vir aqui e ficar sò me defendendo de alguns até que nem aqui ainda estiveram, pois dificilmente vi perguntas para construir uma nova vida aqui no Québec. Infelizmente o debate ficou muito entre “preto e branco” no campo das idéias e ainda tiveram umas “quizilas”. Entao agradeço a todos e desejo TODA SORTE DO MUNDO . E quem ainda tiver alguma dùvida acerca das ordens e equivalência, pois este era meu trabalho no governo, terei prazer em ajudar, meu e-mail : daviararipe30@yahoo.com.br.

      Muito obrigado por tudo e perdao antecipadamente por quem quer que esteja ofendido em alguma impropriedade escrita!

      E tenham cuidado com o “canto da sereia”, nao sejam ingênuos!

      Abraços cordiais.

      Davi.

    • #33930
      knwt
      Participante

      Valeu o depoimento. Pra mim foi muito esclarecedor. É bom ter os pés no chao  e saber exatamente o que podemos encontrar por aí. Estou no meio do meu processo e procurando me certificar na minha area (TI) para melhorar as minhas chances de arrumar emprego.

      Espero que você continue escrevendo por aqui. Grande abraco!

      PS: Vc tem um blog? Pode me passar o endereco? :D

    • #33937
      Carlos_Santos
      Participante

      @daviararipe”;p=”28559 wrote:

      Mas tudo bem, acho que nao devo estar “contribuindo pra muita gente” e é perda de tempo vir aqui e ficar sò me defendendo de alguns até que nem aqui ainda estiveram, ….
      E tenham cuidado com o “canto da sereia”, nao sejam ingênuos!

      se assim fosse nao teriamos aberto o topico O lado B do Québec – Quebrando o sonho do paraíso….”

      Acho que as suas contribuições podem e devem ajudar outros colegas. Afinal é essa a idéia do fórum.

      Nunca seremos unânimes nas nossas opiniões, …alias a “unanimidade é burra” diz um sábio ditado!   :wink:

    • #33957
      RedCzar777
      Participante

      Vlw Davi, não desanime com as críticas. Considero seus posts muito esclarecedores.

    • #33958
      Dri_Torres
      Participante

      Ainda… Adriana, nao quero ser desrespeitoso com vc, mas tendo jà estudado e vivido em Ottawa (Ottawa Univ.), Montréal (UQAM) e Québec (Univ. Laval), admito que se possa viver com os 730 dòlares em Sherbrooke, mas vc REALMENTE ACREDITA que dà pra viver com isso em qualquer outra grande cidade do Québec? Onde eu estive nao dava.

      O prêt-étudiant é um empréstimo! Depois tem que ser restituìdo como o nosso velho crédito-educativo. As bolsas nao tao numerosas assim, nao é tao facil assim! É possivel com restriçoes aos niveis de pòs-graduaçao, nao é so entrar em um programa que ja vai ter direito. A UQAM por exemplo limita muito!!!

      A Francisaçao é limitada na formaçao em francês. Vc vai aprender a se comunicar mas nao dà pra sair de là e ter condiçoes de escrever uma dissertacao de mestrado, a nao ser que vc ja tivesse bom nivel francês antes de chegar aqui. Muita gente so vai la por causa dos 430 dolares que nao dà pra nada. Alias, esta é uma grande luta aqui. Dar acesso a bons cursos de francês aos imigrantes. Ao contrario, eles estao até sugerindo baixar as exigências pra vc chegar aqui com menos francês e aceitar mais facilmente os empregos que eles nao querem mais.

      Davi.

      [align=justify]Concordo que cada pessoa tem a sua opiniao e é para isso que criamos o Forum no nosso site, para podermos conhecer a opiniao de cada um, mas Davi também nao querendo ser desrespeituosa com você aqui vao algumas correçoes:

      Primeiro o programa do governo do Québec se chama Prêts et bourses, ou seja, uma parte sim você tem que devolver e a outra você realmente ganha como bolsa. Geralemente você tem que devolver em torno de 30% do que recebeu, ou seja, a parte relativa ao pagamento da faculdade, pois você recebe também o dinheiro para a subsistencia mensal e para a compra do material escolar. Creio que o Prêts et Bourses é muito diferente do crédito educativo brasileiro, por vários motivos, primeiro o do Québec todas as pessoas que estudam em tempo completo podem solicita-lo, já no Brasil somente uma minoria e até perguntam se tem geladeira na sua casa, quanto paga de conta de luz etc etc etc No Brasil nao aganhamos o dinheiro para podermos viver cada mês e temos que reembolsar em completo o governo. Aqui quando chega a hora de reembolsar, você pode negociar, para se ter uma idéia o meu marido estudou mais de 1 ano na faculdade, recebendo o prêts et bourses e hoje devolve 70$ por mês, creio que durante 4 ou 5 anos, sendo que ele recebeu do governo, contando somente a parte mensal, pois nao me lembro os valores recebidos para pagar a universidade, 8760$, creio que no total recebeu perto de uns 12000$ do governo.

      Sobre as bolsas nas faculdades, isso realmente depende de cada curso e de cada Universidade. consegui uma excelente bolsa e realemnte conheço várias pessoas que também recebem bolsas aqui. Como disse nas outras mensagens, sempre falo sobre Sherbrooke, e vejo que nao morou e nem estudou aqui, as vezes a Universidade de Sherbrooke possuem mais verba e incentivos para os seus estudantes, coisas que as universidades que você estudou nao tinham tanto.

      Sobre a francisaçao, a questao nao é somente faze-la devido aos 430$. Existem algumas coisas que só obtem o direito quem fez a francisacao do governo. Muitas vezes o emploi-quebec paga as traduçoes e a equivalencia do diploma somente para as pessoas que seguiram a francisaçao. Conheço e realmente vi casos assim, entre outras questoes que sao favorecidas as pessoas que seguiram a francisaçao.

      Creio que ninguem que esta neste processo de imigraçao acredita no conto da sereia, creio que todos temos conhecimento o bastante para sabermos o que é melhor para cada um. Por isso a idéia deste site. Para que as pessoas possam cada vez mais saber o que querem para si.

      Abraços a todos,[/align]

    • #33963
      danisergio
      Participante

      b laudanum e Patinha,

      Posso sugerir que vocês coloquem seus posts também no tópico da CBQ do link abaixo? Acho que seria uma contribuição bacana.

      Imigrando com Filhos

      Coloco à disposição de quem se interessar meu arquivo com pesquisas sobre a imigração com as crianças, basta me mandar um e-mail no (dani.canada@yahoo.ca)

      Grande abraço,

      Dani Mello

    • #33976
      daviararipe
      Participante

      Adriana,

      Em nenhum momento estava querendo comparar o crédito do Brasil e o Prêt-étudiant. Mas o programa do Québec nao fica muito longe nos problemas. Quando estava em meu mestrado trabalhei na universidade pq realmente nao dava pra ficar so com o empréstimo, no ano posterior eles avaliaram essa entrada de dinheiro e cortaram o valor do que havia ganhado justamente uma semana antes do fim do mês. Se ano tivesse uma reserva, ficaria sem pagar o aluguel como assim o fez um amigo romeno por todo o verao, quase foi despejado o coitado!

      Se vc observar meus primeiros posts, vai notar que recomendei Sherbrooke como destino pra quem vai estudar. Alias este é melhor lugar para isso por conta dos custos e da qualidade da Universidade com seus recursos.

      A francisaçao, cada vez mais se distancia de seu modelo original que seria o elaborado pelo Partido Québécois. Pois nao dà muita condiçao pra aprender francês e levar ao mercado de trabalho. A meta é gastar menos com imigrantes, o partido liberal diz que eles precisam aprender ter”autonomia”. Isso tb nao impede de obter o beneficio da traducao dos diplomas (que nao se extende aos planos de curso exigidos pelas ordens) e quanto este pagamento das equivalências, por favor ficarei grato que me envie o link com a informaçao, pois quando trabalhava por là hà cerca de um ano e meio e cuidava destes casos, isso nao exitia. Deve ser recente.

      Infelizmente Adriana, tem muita gente iludida sim! Nao estou chamando a todos assim, muitos menos a vc! Sei que estais construindo tua integraçao com bases firmes, mas vi e o que é pior, vejo, muita gente chegando aqui e quebrando a cara. Por isso, acho que tem que existir gente “amarga” como eu pra que possam pensar nesta mudança de vida e trocar muita coisa por muito pouco na maioria dos casos.

      Tudo de bom.

      Davi.

    • #33985
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Davi,

      Sobre a questao de cortarem o prêts et bourse, isto acontece caso a pessoa receba mais de 5000$ anuais fora o dinheiro recebido pela bolsa. Comigo isto aconteceu quando recebi a minha bolsa do mestrado, mas já sabia como funcionava. Acabou de acontecer com um amigo nosso aqui e ele me ligou deseperado, sorte que também tinhas reservas para se manter até o valor recebido voltar ao normal. Por isso é sempre bom pesquisar ao máximo para nao ter problemas depois, e por isso continuo afirmando que o forumé uma ótima maneira de pesquisar.

      Sobre o link das traduçoes e equivalencia, eu nao sei se existe. Sei destas informaçoes através do pessoal que trabalha no Centre local d’emploi e por amigos que conseguiram o pagamento e fizeram a francisaçao e outros que nao conseguiram pois nao a fizeram. Quando falei equivalencia, queria dizer na verdade avaliaçao comparativa de estudos feita pelo MICC e as traduçoes necessárias para fazer esta avaliaçao. Mas sei també que só usufrui disto a pessoa que nao está recebendo o Prêts et Bourses, aliás, até aonde eu sabia quem recebe o prêts et bourses nao pode usufruir de nada no Centre local d’emploi. Pelo menos sempre que vou lá pedir alguma ajuda, fazer algum curso etc etc eles dizem que nao podem me oferecer pois estudo à tempo pleno na universidade…

      Abraços,[/align]

    • #33987
      kanatakebek
      Participante

      Tsssss c ffffffffffff

    • #33993
      Patinha11
      Participante

      Olá Dani!

      Farei o que sugeriu,vou transferir a postagem… esqueço totalmente daquele tópico!! desculpem!

      Outra coisa…nós temos um Blog desde junho de 2007 onde postamos as melhores pesquisas feitas,e nossas experiencias no processo todo,fase por fase.
      Esse Blog esteve privé por 09 meses e reabrí essa semana… se alguém tiver interesse em nos visitar lá,será um prazer e nosso foco é a validação de diploma de engenheiro,meu retorno aos estudos e o futuro de nossa filha.

      Segue o link do Blog   http://lescariocas.blogspot.com/
      Um abraço a todos!

    • #34004
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá kanatakebek,

      As faculdades aqui no Québec nao sao com o no Brasil nao, existem cursos de várias duraçoes possiveis. O meu marido fez um microprogramme de français de 15 creditos e um certificat en langues modernes de 30 créditos. Na verdade se a pessoa quiser e conseguir pode pegar quantas matérias desejar na faculdade e terminar mais rápido. só que é impossivel…geralmente os estudantes fazem de 4 a 5 matérias por sessao. Procere pesquisar sobre as faculdades daqui e você verá que nao parecem nem um pouco com as do Brasil.

      Abraços[/align]

    • #34585
      Anonymous
      Participante

      Pessoal, muito obrigada pelas informações!! Obrigada a todos MESMO!!

      Eu estava bem insegura no início, pois a maioria dos blogs que eu estava visitando só falavam com relação à crianças de até no máximo uns 7 anos, e como a minha filha já tem 11, eu achei que a adaptação dela seria mais devagar.
      Mas realmente, entrei no site da imigração e essa coisa do Conselho Escolar, e que o MICC orienta em tudo me deixou muito mais tranquila. Eles só faltam pegar vc pela mão e te levar aos lugares.
      A minha filha está estudando em casa, eu e meu marido estamos ensinando várias coisinhas pra ela, e também está aprendendo na internet. Ela, por incrível que pareça sabe falar melhor que o meu marido (em termos de pronúncia) e ele fica arrasado! =P
      Mas estamos estudando muito e recebemos a carta confirmando nossa entrada no processo, só não sabemos ainda quando será a entrevista. Como todos estão dizendo que o consulado anda agilizando demais os processos, tenho medo de marcarem nossa entrevista para Junho… antes de terminarmos o semestre na Aliança e sem poder fazer um intensivão em Julho, que é o que pretendemos fazer.
      Mas agora é esperar pra ver.
      Tenho um blog mas não falo necessariamente sobre a imigração nele, pois a minha família ainda não sabe. Então não gostaia que ficassem sabendo pela internet.
      Patinha, vou adicionar seu blog na minha lista, ok?
      E para quem quiser entrar em contato comigo: bvmartinez@gmail.com

      Ah… e eu escolhi a cidade de Montréal para imigrar, pela maior oferta de empregos na minha área (Química). Com relação aos bairros ainda estou pesquisando e vendo os mais baratos, melhor acesso, etc…

    • #34895
      FCelso
      Participante

      Olá pessoal,

      Aproveitarei esse tópico para escrever especificamente sobre a Cidade de/do Québec onde morei por um ano.

      Após um ano de trabalho, vivência, observação e reflexão, cheguei a algumas conclusões, que podem ser consideradas dicas:

      – Uma boa época para o imigrante chegar seria logo após o inverno, para poder se adaptar mais facilmente ao clima. Entre abril e maio seria um bom começo, pois se pega uma temperatura razoavelmente fria sem precisar muita proteção. Explico por que: Em abril ainda se tem temperatura negativa, às vezes chega a -10oC quando vem uma frente fria do norte. Em maio já se consegue pegar alguns dias com máxima de 20oC à tarde, mas não é sempre e é mais para o fim do mês. Em junho chove o mês todo, não é chuva forte, mas sempre chove um pouco por dia. Em julho e agosto do ano passado foi meio-a-meio, 15 dias de cada com chuva e 15 dias com sol. Setembro foi uma maravilha, temperatura na faixa dos 15-20oC e poucos dias sem sol. Outubro começa a esfriar com mais vontade, chegando na mesma faixa abril, com noites geralmente abaixo de 0oC. Novembro é um mês horrível, quase todos os dias nublados, escurece às 4 e meia da tarde, e a temperatura permanece praticamente todo o mês abaixo de zero, havendo precipitações de neve e também seu derretimento quando a temperatura está acima de 0oC. Dezembro, janeiro, fevereiro e março, a temperatura máxima sempre fica abaixo de zero. Janeiro e fevereiro são os meses mais frios, e o no período de frio máximo atingiu-se a marca dos -35oC. Nesses meses mais frios, -20oC é temperatura comum. Desse modo, é melhor evitar chegar entre dezembro e março, pois evita-se os gastos com vestimentas que só serão utilizadas no Canadá, além de se ter mais conforto e mobilidade para a instalação da nova vida.

      – Uma constante na Cidade de Quebéc é o vento (frio), especialmente na região próxima ao Rio São Lourenço, seja na parte de Beauport, Velho Québec, Mont-Calm, Sillery, Ste-Foy ou na parte sul (Rive-Sud, Lévis, Chaudière Apalaches). A média do vento fica na faixa dos 25 Km/h. Numa semana, geralmente 4 dias têm essa média, 1 dia não tem vento e os outros dois têm média acima disso (35km/h), com rajadas mais fortes (45-50km/h). As tempestades de neve geralmente têm ventos de 55-65km/h e rajadas de 80-100km/h. Utilizei diariamente o sítio Météomédia, bem como a televisão (canal 17, que assistia todas as manhãs para escutar o idioma francês). A confiabilidade das previsões se dá até o dia seguinte, sendo que dificilmente a previsão é incorreta para esse intervalo. Inclusive a previsão horária é bastante confiável, tanto para precipitação como para temperatura.

      – Roupas leves, impermeáveis, corta-vento e forradas, serão úteis na maioria dos dias. Agasalhos e casacos, sempre com capuz, pois mesmo que não haja chuva, tem o vento.

      – O sistema de transporte público RTC é bem organizado e pontual. As linhas 800 e 801 são as mais frequentes (intervalo de 10 min a 15 min), atuando no sentido Leste-Oeste. Entretanto, o sistema deixa a desejar quando é necessário se deslocar no sentido Norte-Sul. Um pouco mais afastado da cobertura das linhas mencionadas, a Cidade parece ter sido organizada para a utilização de transporte particular, portanto a aquisição de um automóvel facilita bastante o deslocamento aos pontos mais utilizados no dia-a-dia, incluindo os supermercados e lojas com preços mais acessíveis. É possível adquirir um veículo de sacrifício (velho) na faixa dos $2000 (é preciso prestar atenção na hora de comprar), mas qualquer viatura será útil no que diz respeito a proteger do vento, da chuva e da neve.

      – Consulta ao preço do combustível atual para a província do Québec (dividido nas diversas localidades) QuebecGasPrices

      – Em relação aos preços dos imóveis, tanto para aluguel como para compra, o lado de Lévis (Rive-Sud) apresenta preços mais baixos com o mesmo padrão de qualidade e dimensões dos imóveis da Cidade de Québec. Geralmente é necessário um automóvel para se deslocar até a Cidade de Québec e ainda há um pouco de engarrafamento (máximo 30min) nos horários de pico (8h e 17h). Uma grande parte dos quebequenses que trabalham em Québec optam por moram na Rive-Sud por essa razão (preço mais em conta).

      – O Google Earth é uma ferramenta muito útil para auxiliar na localização de locais e indicação de como chegar num local de interesse. O nível de detalhamento que se enxerga na área principal da cidade é excelente. Entretanto, há de se considerar que as fotos disponíveis são de maio/2007, segundo estimativa minha, baseada em observações da vegetação e das construções em alguns pontos.

      – As redes de supermercados mais conhecidas são: Metro, IGA, Provigo, Loblaws e Maxi. Importante lembrar que os produtos alimentícios essenciais como leite, pão, cereais, carnes, água, etc, não pagam impostos. Os demais produtos pagam imposto federal de 5% em cima do preço regular e estadual de 7,5% em cima do preço regular, acrescido do valor incidido sobre o imposto estadual. Exemplo: Compra de $9.99: TPS (federal): $0.50, TVQ (estadual): $0.79, TOTAL: $11.28. Como regra prática, adicionava $2 para cada $10 gastos.

      – Frutas, verduras, nozes e outros itens a granel, com preço mais barato se encontra na Fruiterie 440, que fica ao lado do Place Fleur de Lys. Frutas tropicais como banana e mamão geralmente são vendidas verdes, de modo que se deve esperar algum tempo depois da compra para poder consumí-las.

      Abraço e sucesso aos imigrantes à terra gelada   :wink:

      Fabrício

    • #34924
      Carlos_Santos
      Participante

      otima contribuicao Celso ;-)

    • #34935
      RedCzar777
      Participante

      Vlw FCelso! Muito boas essas informações!

    • #35217
      FCelso
      Participante

      Carlos,

      Estou atualizando as informações na medida que vou me recordando delas. Tento pensar naquilo que me seria útil saber antes de chegar em Québec (como por exemplo a sua dica do Cineplex às terças-feiras)   :wink: . Acho que esse tipo de informação pode auxiliar os futuros imigrantes em sua empreitada no Québec.

      RedCzar,

      Creio que esse fórum foi criado justamente para passar informações de quem passou por experiências no Québec e, com isso, pode auxiliar as demais pessoas interessadas em trabalhar temporariamente ou imigrar para o Québec.

      Abraço e sucesso!

      Fabrício

    • #38577
      Betoberg
      Participante

      Gostaria de compartilhar uma informação que não vi em outrs tópicos.
      Quando cheguei aqui não sabia disto e só descobri pq amigos me contaram. O MICC e nem CLE me falaram nada. Contudo estes meus amigos obitiveram esta informação do CLE. Dai concluo que este organismo da informações diferentes para cada individuo.
      Primeiro é o reembolso das traduções dos documentos e da reavalidação de diploma.
      Acho que o montante máximo é de 105$ CAN
      E a outra é a carta Priime. Esta carta o governo da para os imigrantes a fim de ajudar com que este consiga o primeiro emprego. Ao entregar esta carta ao empregador o governo paga a metade do salário do empregado por um período de 6 mese eu acho.
      Abraços a todos + 1 vez
      Beto

    • #38579
      Carlos_Santos
      Participante

      Um centro CLE pode dar o PRIIME é preciso atender alguns critérios.

      Um deles é que seja o seu primeiro emprego e na sua area de formacao.

      Tem mais detalhes e exigencias aqui:

      http://emploiquebec.net/individus/immigrants-minorites/priime.asp

      Obrigado Beto pela informacao!

    • #41094
      fsouza
      Participante

      Ola,

      Tenho uma grande duvida:

      ao entrar no Quebec o visto de imigrante é cancelado e precisamos obter o NAS , CARTE DE RESIDENT etc.

      Ouvi falar que a carte de resident permanent está demorando em media 240 dias em Montreal.

      Para sairmos do Quebec e reentrarmos no Quebec, quais documentos nos seriam solicitados no aeroporto? Só o NAS? Ou o NAS + Carte de resident permanent?

      Obrigada,
      Fsouza

    • #41100
      Carlos_Santos
      Participante

      @fsouza wrote:

      Para sairmos do Quebec e reentrarmos no Quebec, quais documentos nos seriam solicitados no aeroporto? Só o NAS? Ou o NAS + Carte de resident permanent?

      Obrigada,
      Fsouza

      dê uma lida no topico:

      RP Saindo do Canada sem o PR Card
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=42&t=3286&

    • #41116
      tmeza
      Participante

      Estamos no começo do nosso processo, mas já temos duas cidades emo nossa mente para morar. Eu gostaria da opinião de vocês para me ajudarem a decidir. Estou entre Montreal e Gatineau. Montreal por ter as melhores universidades do Canadá e melhor opções de emprego (pois pretendemos quando chegarmos ao Canadá voltar a estudar, pois meu marido é arquiteto aqui e eu sou desginer, ele quer fazer o teste da ordem, sabemos que é caro, mas graças a Deus não vamos precisar do dineiro do governo por um bom tempo, pois temos condiições de nos manter por alguns anos aí). Gatineua por estar ao lado de Ottawa e ser uma cidade mais tranquila para se viver, como dizeram é tudo mais fácil, porém me disseram que em Gatineau é mais frio que em Montreal isso é verdade? agradeço se puderem me ajudar com informações que vocês tem aí. Merci

    • #41120
      Carlos_Santos
      Participante

      @tmeza wrote:

      …., porém me disseram que em Gatineau é mais frio que em Montreal isso é verdade?

      dê uma olhada aqui:

      http://www.meteomedia.com/statistics/cl7025250

      e compare com

      http://www.meteomedia.com/statistics/CL7030170/caqc0177

      deve te ajudar a decidir com dados concretos!

      Boa pesquisa e desejo boa sorte na sua decisao!

    • #41124
      SANDROMS
      Participante

      @fsouza wrote:

      …Ouvi falar que a carte de resident permanent está demorando em media 240 dias em Montreal….

      Para sairmos do Quebec e reentrarmos no Quebec, quais documentos nos seriam solicitados no aeroporto? Só o NAS? Ou o NAS + Carte de resident permanent?

      Obrigada,
      Fsouza

      Onde vc ouviu falar de 240 dias?!? O prazo sempre foi de 4 a 6 semanas. Ou melhor 43 dias conforme site oficial:

      http://www.cic.gc.ca/francais/information/delais/canada/demandes-canada.asp#carte_rp

    • #41125
      fsouza
      Participante

      Sandroms,

      Nossa muito obrigada pela informação!!!Estava desesperada, pois meu namorado
      já está em quebec e havia me dito que estava demorando 240 dias…
      mas pelo link que vc me passou , vi que ele não havia feito o pedido corretamente…

      Obrigada!

      Só pra ver se estou certa:
      ao chegar em quebec, os documentos que precisaremos tirar são:NAS, ASSURANCE SOCIALE e o PR CARD?

    • #41127
      SANDROMS
      Participante

      @fsouza wrote:

      Sandroms,

      Nossa muito obrigada pela informação!!!Estava desesperada, pois meu namorado
      já está em quebec e havia me dito que estava demorando 240 dias…
      mas pelo link que vc me passou , vi que ele não havia feito o pedido corretamente…

      Obrigada!

      Só pra ver se estou certa:
      ao chegar em quebec, os documentos que precisaremos tirar são:NAS, ASSURANCE SOCIALE e o PR CARD?

      No link que te passei há dois prazos, para os “Résidents permanents arrivés récemment” e para renovação… o prazo de renovação está bem longo mesmo.

      Os documentos são esses. E se possível é bom tirar a carteira de motorista nos 3 primeiros vezes, enquanto a carteira brasileira ainda é válida para conduzir no Quebec.

    • #41136
      fsouza
      Participante

      Sandroms,

      Entrei neste link abaixo e pude verificar que o envio de pr card mudou apos 08/2009.
      pelo site, vc nao precisa fazer nada , é só esperar que ele chegara pra vc como parte do processo de imigraçao.

      fiquei em duvida agora, pois no cic em montreal eles disseram a mesma coisa: que nao precisa preencher papel nenhum é só aguardar…

      link:http://www.cic.gc.ca/english/information/pr-card/index.asp

      Fsouza

    • #41137
      SANDROMS
      Participante

      @fsouza wrote:

      Sandroms,

      Entrei neste link abaixo e pude verificar que o envio de pr card mudou apos 08/2009.
      pelo site, vc nao precisa fazer nada , é só esperar que ele chegara pra vc como parte do processo de imigraçao…

      Não é bem assim. O cartão será emitido automaticamente após vc dar entrada na imigração no aeroporto de chegada. Lá vc derá baixa no CRP (Confirmation de Résident Permanent) que é um formulário que vem com o visto. Vc também deverá fornecer ao agente da imigração um endereço no Canadá para recebimento do Cartão de RP. Aí será “automaticamente” enviado em até 6 semanas.

      Ou seja, não é tão automatico assim. Houve caso de gente que “pulou” o escritório de imigração no aeroporto e deve que se virar depois. Leia o caso abaixo:

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=26&t=3455&p=32079&hilit=fronteira#p32079

Visualizando 192 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.