hugoc

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Traduções de documentos para o dia-a-dia #58933
    hugoc
    Participante

    Quando fui pegar minha carteira de motorista em Quebec (Jun-2011), a tradução feita pelo consulado não era mais aceita.

    La traduction officielle doit être produite par un membre :
    de l’Ordre des traducteurs, terminologues et interprètes agréés du Québec (OTTIAQ)
    ou
    de l’Association des traducteurs et interprètes judiciaires (ATIJ)
    ou
    d’un organisme qui fait partie du Conseil des traducteurs, terminologues et interprètes du Canada (CTTIC).

    http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/traduction.php

    em resposta a: VISTO 2012 #58647
    hugoc
    Participante

    Mais um processo concluido! Recebi ontem o meu passaporte com o visto, como já estou no canada parti logo para a fronteira e em 30 minutos fiz o landing como residente permanente :). Meu processo federal durou 20 meses e ao todo durou 2 anos e meio.

    Pra quem esta fora do pais também, eu tive bastante receio em enviar meu passaporte pelo correio, mas usei o FEDEX e em mais ou menos uma semana o passaporte foi e voltou sem problema nenhum.

    Boa sorte aos que ainda estão no processo e tomara que esse periodo final 2011 e principalmente começo de 2012 tenha sido de fato o pior, e agora as coisas só melhorem no consulado.

    Meu timeline final:
    14-05-2010 – Inicio CSQ
    21-10-2010 – Entrevista
    15-03-2011 – Inicio federal
    20-09-2012 – Exames medicos
    29-10-2012 – Pedidos passaporte
    08-11-2012 – Recebimento passaporte e Landing

    em resposta a: Exames médicos 2012 #58530
    hugoc
    Participante

    ecas update: Decision Made!!

    inicio federal: 15-03-2011
    exames medicos: 20-09-2012
    pedidos passaporte: 29-10-2012

    em resposta a: Exames médicos 2012 #58446
    hugoc
    Participante

    @m1chell3 wrote:

    Parabéns Hugo!
    Como nossas datas estão parecidas, tu saberia me dizer quando teus exames chegaram em Ottawa?

    Eu não sei quando os exames chegaram lá. No meu ecas só apareceu “exames recebidos” ontem. A previsao da clinica era que os exames chegassem em Ottawa dia 3 de outubro. Eu estou no Canadá e fiz os exames por aqui mesmo.

    em resposta a: Exames médicos 2012 #58427
    hugoc
    Participante

    Hoje pela manhã eu recebi o melhor email dos ultimos anos.. pedido dos passaportes e pagamento da taxa! :)

    Não sei porque recebi por email e não correio, mas melhor assim, vem mais rápido.

    Sou de 15 de março e fiz os exames há mais ou menos um mes atras.

    em resposta a: O que o levou a escolher Quebec ao invés do resto do país? #58188
    hugoc
    Participante

    Aqui vai uma declaração otimista, interprete com parcimonia.

    Se eu pudesse escolher entre ser Canadense ou Brasileiro no Canada, eu certamente escolheria ser Brasileiro (a não ser pelo fato de poder falar 100% frances/Ingles). Socialmente, as pessoas sempre mostraram muito mais interesse e foram muito mais amigaveis comigo ao saberem que venho do Brasil. Normalmente quando eu era apresentado a alguem, me apresentavam como brasileiro, mas as vezes esqueciam e falavam só o meu nome. Era clara a diferença na reação da outra pessoa. Minha experiencia é mais na área de Montreal, mas uma das pessoas mais amigaveis comigo que conheci era uma Quebeca bem do interior e pró-separação (que fez questão de falar em ingles comigo pois ela queria praticar o ingles dela).

    E no mercado de trabalho, pelo menos na area de TI, a experiencia que eu tive também me mostrou que os brasileiros são muito bem vistos. No meu trabalho antigo me perguntaram especificamente por algum amigo Brasileiro pra preencher uma vaga, com a mesma formação que eu tinha. No meu trabalho atual (não mais em Quebec, mas acho que tambem vale), o gerente me disse que descartou os curriculos locais e considerou apenas os imigrantes, pois pela experiencia dele eles são mais qualificados.

    Claro que existe de tudo, pessoas super preconceituosas que detestam qualquer um que venha de fora, pessoas que nao tem problema algum com imigrantes e aquelas pessoas que simplesmente não gostam de ninguém! Se você fosse nativo, ela também não gostaria de você!! Eu acho que nessa equação imigrante x nativo cada um tem o seu papel. A sua atitude e o seu modo de interagir influenciam muito. Se chegar aqui se achando vitima e que vai ser discriminado por ser de fora, tem grande chance de ser mesmo (ou pelo menos achar que está sendo).

    Um relato comum de quem chega é a dificuldade de um imigrante em alugar um apartamento. Eu estou no meu sexto apartamento e nunca tive problemas pra alugar nenhum deles. Claro que eu dei muito sorte, encontrei pessoas simples que não gostavam de encrencar. Poderia da mesma forma ter encontrado landlords com mil e uma exigencias, mas isso nao seria necessariamente um sinal de que ele é preconceituoso e nao quer alugar pra um imigrante. Conheço uma Quebeca que passou 6 meses no Brasil e quando voltou pra Montreal teve varios problemas pra alugar um apartamento pois nao tinha trabalho ainda, se fosse um imigrante, já seria mais um post sobre o preconceito em Quebec.

    em resposta a: Consulado do Brasil em Montreal em greve #56437
    hugoc
    Participante

    oi javabeats, você já tirou sua carteira canadense? Quando eu fui tirar a minha, em Junho do ano passado, eles não aceitavam mais a tradução do consulado brasileiro, eu tive que traduzir de novo com outro tradutor.

    em resposta a: Cage para cachorro – (Viagem Canada-Brasil) #55817
    hugoc
    Participante

    O seu cachorro deve ir embaixo do banco da frente, então a altura realmente não pode passar do que eles pedem, senão não cabe. É difícil encontrar cage no tamanho que eles pedem.

    Viajei com o meu num voo domestico, dentro do Canadá, ele é maior que o seu e eu tive que mandar junto com as malas. Fui em varias lojas e não encontrei nenhuma cage com as dimensões que eles pedem, sempre 2 dimensões batiam e a outra era uma palegada maior.. fui obrigado a comprar uma bem menor por causa disso, acho que eles fazem isso de propósito, dizem que aceitam até determinado tamanho, mas esse tamanho não existe..

    em resposta a: Histórico de Crédito #55683
    hugoc
    Participante

    Se eu não me engano, um imigrante recém chegado começa com um score de 500. Ouvi isso do gerente do meu banco, mas nunca vi isso escrito em lugar nenhum.

    em resposta a: Exames médicos 2012 #55682
    hugoc
    Participante

    @Nicky wrote:

    Ola Hugo! vc é de que dia de março? sou do dia 16/03/2011… espero receber algum contato tbm em breve :)

    Nicky, sou do dia 15 de Março, cheguei um dia antes :)

    em resposta a: Exames médicos 2012 #55676
    hugoc
    Participante

    Mais uma atualização.. sou de Março de 2011 e também recebi hoje o email pedindo antecedentes criminais. É bom saber que pelo menos alguém tocou no seu processo :)

    em resposta a: Ilegal nos EUA querendo imigrar para o Canada #55183
    hugoc
    Participante

    Confirmando o que já foi dito, isto é o que diz o site de imigração do Canada:

    You must submit your application to the visa office responsible for the country or region where you live. You must have legal status in your country of residence.

    A opção seria voltar pro Brasil e aplicar de lá.

    em resposta a: Custos para ter um carro em Québec #54771
    hugoc
    Participante

    Com 22 anos, sem carteira canadense e nenhuma experiancia comprovada, a La Capitale foi a mais barata que consegui. Em torno de 500$ por ano só pra terceiros num Mazda 2003 em Montreal.

    em resposta a: Meu Endereco apareceu no E-cas!!!! #54110
    hugoc
    Participante

    Nao sei como funciona esse endereço no ecas porque nunca vi o meu, mas sei que é assim que eles escrevem o endereço aqui, quando é um apartamento vem primeiro o numero do apartamento, depois o numero da rua e o nome da rua. Eu diria que não tem nenhum problema no seu endereço..

    em resposta a: Imigrar sozinho é mais difícil? #54106
    hugoc
    Participante

    Aos que estão imigrando sozinhos, parabéns pela coragem e determinação!

    Me mudei sozinho para Montreal 2 anos atras e, pode ate parecer mais difícil no começo, mas eu pessoalmente acho que facilita na ambientação e integração. Você se ve obrigado e procurar e interagir com os quebequenses, ao inves de ficar em casa com sua familia (nenhum problema em ficar em casa com a familia :), mas quem vem sozinho não tem essa opção).

    Os quebequenses que conheci foram bem abertos e amigáveis (se você se esforçar e mostrar interesse), em pouco tempo eu fiz amigos quebequenses, conheci amigos de amigos, me ofereceram lugar pra ficar, emprego pra trabalhar (claro que dei sorte e não é todo mundo que vai fazer isso..).

    Os que vem sozinhos ainda tem a chance de um dia achar um parceiro(a) quebequense, todos dizem ser a melhor maneira de se aprender o francês.

    Bom, boa sorte a todos e tenho certeza que, se se esforçarem, dará tudo certo!

    Hugo

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)