O que o levou a escolher Quebec ao invés do resto do país?

Home Fórum Off-Topic Literalmente Off topic O que o levou a escolher Quebec ao invés do resto do país?

Visualizando 31 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4924
      vbarizon
      Participante

      Olá,

      Há algum tempo atrás, por uma matéria no Globo Online, fiquei sabendo do processo de imigração da província de Quebec – Canadá.

      Já pesquisei razoavelmente sobre o assunto, ultimamente tenho refletido sobre o porquê de algumas pessoas escolherem seguir o processo de Quebec ao invés de tentar ir a outra província indo direto para o processo federal?

      O meu questionamento, por exemplo, seria porquê eu gastaria tempo e dinheiro estudando mais um idioma sendo que eu já estou estudando inglês por causa da área que eu trabalho(TI).

      Por outro lado, o processo de Quebec me parece muito mais simples e definido.
      Um exemplo disso é a palestra de imigração, que eu já presenciei e foi muito interessante.

      Ano que vem pretendo ir ao Canadá fazer um reconhecimento do “terreno”(rs), e aprimorar meu inglês.

      Se optar pelo processo por Quebec, irei para Montreal.
      Se optar pelo processo federal, irei para Toronto.

      Gostaria que vocês me falassem do motivo que o levaram a escolher seguir para Quebec ao invés de outras províncias.

      Obrigado.

    • #17944
      Anonymous
      Participante

      Ola, vbarizon

      Primeiramente, estou estudando o processo de imigração para o Canadá desde o final de 2003. Fiz minha analise e acho que isso é algo muito pessoal, mas no meu caso, decidi ir para o Quebec. E o PQ?

      Simples, Sou casado, tenho 2 filhos pequenos (5 e 2 anos), o custo de vida em Quebec pelo que ja estudei é mais baixo se comparado com as outras provincias. Outra coisa, o custo de um curso universitário em QUebec para nós emigrantes permanentes com o processo realizado pela provincia de Quebec é mais Barato em realação ás outras provincias, e em relação a outros imigrantes feito diretamente pelo processo federal. Existe uma ajuda de custo da Provincia de Quebec em relação aos meus filhos além da Federal. Gosta da Lingua Francesa.

      Eu sou analista de Sistema, ja trabalho em desenvolvimento a mais de 5 anos e na área de informática a mais de 10 anos. Tenho o ingles somente técnico, só consigo ler textos em ingles.  Vou ter que estudar o ingles tb para poder trabalhar e isso tambem  é mais uma motivação. (estarei falando em 2 linguas alem da materna).

      A provincia de QUebec oferece cursos de frances para seus imigrantes gratuitamente (as vezes tem que esperar um pouco), é so planejar bem antes de sair daqui, tenho amigos que ja sairam daqui bem encaminhado a respeito disso.

      Existem outros fatores tb, mas para mim esses foram mais do que suficientes.

      Você pode ate achar pessoas que não exergam da mesma maneira que eu enxergo, porém esse é o “MEU PONTO DE VISTA“.

      Um abraço,

      Jean

    • #17945
      Daniele
      Participante

      Olá Vbarizon!

      Algumas das minhas razões:

      1. A simplicidade do processo por Québec;
      2. Menor custo de vida;
      3. Tempo menor para finalização do processo.

      Abraços, Daniele.

    • #17948
      julianomga
      Participante

      oiiii

      no meu caso foi basicamente por se falar francês e depois fui me encantando com o Quebéc.

      e agora estou rumando para la.

      abraços

      Juliano

    • #17956
      daviararipe
      Participante

      No meu caso foi pelo processo ser mais facil e tambem por achar que teria uma assimilaçao mais rapida com o francês. Também acreditei no mito de que os quebecois seriam mais amistosos e abertos que os anglofonos. Bem, depois de dois anos concluo que o Québec nao é a melhor opçao do Canada. O racismo aqui é mais evidente, ha alguns meses vi uma reportagem (vou tentar procurar) que apresentava uma estatistica revelando que o Québec era considerado o mais racista entre as outras provincias do Canada. Para falar a verdade, nem precisava ter lido pra saber. Neste momento existe uma discussao no congresso canadense acerca da imigraçao onde se questiona o fato de exigir a imigraçao de mao-de-obra qualificada, pois se exige qualificaçao elevada para novos residentes e apos isso so ha empregos de limpeza e construçao!!! O Québec esta sendo duramente criticado por ter as ordens profissionais mais protecionistas. O governo federal até esta acusando o Québec de usar seu sistema de imigraçao para captar verbas. Analisem antes de vir pra ca como sera sua possibilidade de trabalho, veja como exigente é sua ordem profissional.

      Boa sorte!

      Davi.

    • #17964
      fflush
      Participante

      Eu concordo com o Davi, eu vivo a 2 anos em New Brunswick onde estou bem adaptado, mas as oportunidates em TI em Montreal sao MUITO maiores.
      Acho que vou ter um pouco de dificuldade no inicio por so ter o ingles fluente  e um frances intermediario. Mas as vantagens sao muito tentadoras :)
      Montreal Montreal Montreal Montreal wohooo
      Eu diria que vou ter muito mais trabalho para me adaptar no Quebec do que eu tive em New Brunswick por exemplo.
      Nao caio muito neste papo do quebecois parecer mais com brasileiro nao, na minha opiniao e’ balela.

      Sinceramente,
      Luciano

    • #17966
      daviararipe
      Participante

      Luciano, nao se preocupe! Montreal é um exemplo a parte porque é plena de imigrantes e anglofonos! Pois é cosmopolita. Ademais, a vida de imigrante da area de TI nao é das piores. Tem oportunidades, nao ha como fazer barreiras. Agora esse papo de que o Québec é meio latino… Quem quiser que quebre a cara.

      Boa sorte em Montreal!

      Davi.

    • #17969
      GUeCRIS
      Participante

      Oi!
      Acho que a campanha que o Québec vem promovendo para atrair imigrantes foi importante também. Mostra que eles realmente têm necessidade de trabalhadores qualificados. Isso nos dá maior segurança. Nós gostamos do Canadá como um todo, mas o processo do Québec exigia comprovação de menos recursos (3 meses ao invés de 6). No momento em que iniciamos o processo, isso foi definitivo para nós. Eu tenho inglês avançado e meu marido intermediário. Não falávamos nada de francês. Mas resolvemos encarar. Hoje, me parece que o Québec, pelo menos nesse primeiro momento, realmente oferece as melhores condições. Concordo com as razões apresentadas pelo Jean.
      Além disso, eu tenho que retornar a Universidade, se quizer trabalhar em minha área (Direito) ou em outra. E me parece que não é difícil obter uma bolsa do Governo do QUébec. Pelo que sei, por alto, parece que as outras províncias não são tão generosas nesse aspecto e a bolsa do Governo Federal é bastante insuficiente para viver-se somente dela por 1 ou 2 anos (É isso ou estou falando besteira?)
      Bom, é isso!
      Mas tenho uma pergunta pro Luciano, que é da área de TI…
      Meu marido tb é da área de TI e nós temos ouvido opiniões no sentido de que é melhor trabalhar nessa área nas províncias inglesas… E vc, com inglês fluente, está aprendendo francês… Então, Montreal é realmente o melhor lugar no Canada para essa área? Outra coisa… vc sabe como é o campo de trabalho em Gatineau/Ottawa? O que o motiva a sair de New B. é somente o salário? Obrigada pela paciência!
      Cristiane

    • #17973
      Carlos_Santos
      Participante

      Boa questão esta sua!

      Primeiro, pois a familia ja fala francês! o que facilita um pouco na integração;

      Segundo, os custos do processo são menores e os incentivos da província são maiores ou pelo menos se engajam para seu sucesso na imigração;

      Terceiro, não me aprofundei nos demais processos de imigração das outras províncias. Se quiser saber quais são veja em
      SELEÇÃO DE IMIGRANTES POR OUTRAS PROVÍNCIAS

      Se você quiser fazer uma analise por si mesmo, veja o topico Processo federal é o melhor? (Sobre a necessidade do CSQ para trabalhar no Québec)

      é isso!

      boa decisão!   :wink:

    • #17982
      vbarizon
      Participante

      Obrigado a todos :!:
      As opiniões de cada um vão me ajudar muito a tomar esta decisão.

    • #17997
      fflush
      Participante

      Oi Cristiane,

      “Meu marido tb é da área de TI e nós temos ouvido opiniões no sentido de que é melhor trabalhar nessa área nas províncias inglesas…”

      Nao diria provincias inglesas no geral …

      Fora Toronto/Vancouver/Calgary nao vejo cidade melhor para se trabalhar com TI doque Montreal.

      Eu moro atualmente em New Brunswick, eu agradeco todo dia por ter conseguido um emrpego aqui, nao e’ facil, nao tem 1/10 das vagas de TI de Montreal.

      Eu diria o mesmo para Nova Scotia, PEI, Newfoundland, Manitoba, Saskatchewan.

      Ja no caso de British Columbia se voce tiver em Vancouver voce pode encontrar um pouco mais de oportunidas, o mesmo para Calagary em Alberta.

      A unica provincia INGLESA que eu diria que realmente tem muito mais oportunidades e’ Ontario.

      Esta e a minha opiniao.

      sinceramente,
      Luciano

    • #17999
      Hanton
      Participante

      Caro Luciano,

      Muito obrigado pela sua colaboração. Pretendo ir para Montreal também em 2008, mas fica aquela duvidazinha sobre o mercado de IT e o resto do país, mas sua experiência de vida está nos ajudando a dar o rumo certo :wink:

      []’s

      Hamilton e Dani

    • #18009
      GUeCRIS
      Participante

      Oi Luciano!
      Agradecemos imensamente a atenção e a resposta!
      Vamos considerar tudo isso.
      Boa sorte para vc!
      Cristiane e Gustavo

    • #18165
      Fabiocb
      Participante

      Olá Vbarizon,

      Bom o que tenho a dizer quanto a escolha por Québec é, primeiramente as dificuldades estarão em todos os locais, até mesmo no caso de outroa países.
      O “eldorado” nunca existiu, não existe e nunca existirá, porem é sim possivel ter uma ótima qualidade de vida no Canadá, acima de estar super qualificado, com ingles e francês na ponta da lingua, com rios de dinheiro, etc é preciso estar preparado psicologicamente para as mudanças, seja nos habitos alimentares, clima, vida social, emprego, etc senão ou acaba-se virando uma pessoa amarga que só sabe criticar e não se esforça para mudar (de certa forma o que acontece com o nosso Brasil).

      Quanto aos motivos mais paupaveis pela minha escolha por Québec:

      1 – Mercado de Trabalho – Montréal é um dos maiores centros de TI do Mundo, com investimentos bilhonarios.
      2 – Cultura – povo mais proximo ao brasileiro (no lado bom) e acolhedor.
      3 – Custo de vida mais baixo.
      4 – Facilidade de acesso aos serviços publicos – saúde, educação, etc
      5 – Apoio governamental a familia atraves de impostos e dinheiro.
      6 – Mistura das culturas europeia e norte-america.
      7 – etc

      @daviararipe”;p=”10520 wrote:

      No meu caso foi pelo processo ser mais facil e tambem por achar que teria uma assimilaçao mais rapida com o francês. Também acreditei no mito de que os quebecois seriam mais amistosos e abertos que os anglofonos. Bem, depois de dois anos concluo que o Québec nao é a melhor opçao do Canada. O racismo aqui é mais evidente, ha alguns meses vi uma reportagem (vou tentar procurar) que apresentava uma estatistica revelando que o Québec era considerado o mais racista entre as outras provincias do Canada. Para falar a verdade, nem precisava ter lido pra saber. Neste momento existe uma discussao no congresso canadense acerca da imigraçao onde se questiona o fato de exigir a imigraçao de mao-de-obra qualificada, pois se exige qualificaçao elevada para novos residentes e apos isso so ha empregos de limpeza e construçao!!! O Québec esta sendo duramente criticado por ter as ordens profissionais mais protecionistas. O governo federal até esta acusando o Québec de usar seu sistema de imigraçao para captar verbas. Analisem antes de vir pra ca como sera sua possibilidade de trabalho, veja como exigente é sua ordem profissional.

      Boa sorte!

      Davi.

      Olá Davi,

      Bom, primeiramente gostaria de dizer que toda informação é muito valida, mas mais uma vez digo que você generaliza demais e expoem com um certo rancor e frustração, porem vamos lá no que diz respeito aos diplomas existe sim uma discusão que inclusive foi iniciada pelo Sr. Jack Layton do NPD e isso é um problema do Canadá como um todo e não somente de Québec.

      Quanto a pesquisa feita pela Radio-Canada e um instituto de pesquisas canadense em todo o Canadá, o que se contatou é que os Quebequenses são contro as acomodações feitas para atender a pedidos dos imigrantes, os tão famosos “accommodements raisonables”, como por exemplo somente médicas mulheres para atender as mulheres muçulmanas e judias, uso do véu nas escolas, uso do kirpan em locais públicos, etc…

      Mais isso não é racismo, racismo é sim o que acontece em Alberta onde negros ou indianos são impedidos de entrar em casas noturnas, ou como aquele bar de Longueuil que foi fechado por não deixar negros entrar, ou como aconteceu em Halifax onde os negros foram expulsos de Africaville, etc …

      Em Québec, onde o povo é muito mais ligado as tradições, principalmente fora de Montreal onde os imigrantes representam uma pequena porcentagem se comparado as outras províncias como Ontário ou Columbia Britânica, eles não querem perder essa identidade que no resto do Canadá muitos vezes é ofuscada pela cultura americana.

      Mas tudo isso não deixa de ser também mais um motivo para “ibope” na midia canadense pois sabemos que muitos imigrantes se integram e vivem muito bem no Quebec assim como no resto do Canadá, existem casos sim existem, mas não podemos generalizar é o mesmo que dizer que todo Brasileiro é traficante de drogas, ladrão etc, assim como é mostrado no filme “Turistas”.

      Pra mim Québec é sim a minha primeira escolha, sei que vou ralar, mas poxa vida sou eu quem quero ir, ninguém está me forçando portanto vou dar o meu melhor e ralar o que for necessário para conseguir meu lugar ao sol, é lógico que se conseguir ajuda e incentivos do governo e dos demais será muito mais facíl, porem só dependerá de mim.

      Boa sorte a todos.

      Abraços

      Fábio

    • #18168
      daviararipe
      Participante

      Fabio, antes de responder o que vc falou, por favor diga-me: vc ja veio aqui no Québec?

      Abraços!

      Davi.

    • #18205
      daviararipe
      Participante

      Caro Fabio,

      Infelizmente, como você personalizou a sua idéia sobre sua escolha pessoal ao Québec e, classificou minha observaçao de
      “mas mais uma vez digo que você generaliza demais e expoem com um certo rancor e frustração”… Sinto-me motivado a exclarecer minha posiçao a respeito do que penso do Québec, nao a você, pois considero desnecessario iniciar debates personalizados no Forum, pois nao ha beneficio aos amigos que buscam informaçoes seguras para este grande passo na vida. Respondo a sua mensagem justamente a eles para que assim enriqueçam suas informaçoes e busquem o melhor caminho.

      Entao vamos… Certamente você nao foi cuidadoso o bastante para ler com cuidado meus posts e assim talvez nao tivesse sido injusto de me chamar de “generalista”, pois sempre falei que o Québec nao esta sendo atraente para mim por conta de minha formaçao profissional ser da area de humanas (professor e advogado), sempre falo em quase todos os meus posts que o Québec no que diz respeito a profissoes podera ser um destino bom para outros imigrantes.

      Quanto ao racismo, sempre falei que o racismo aqui é menos violento que em outros paises do primeiro mundo e que tabém conheci pessoas maravilhosas aqui, mas EXISTE!!! E infelizmente é mais cinico!!! Você acha realmente que aqueles incidentes em bares do Canada inglês que citou nao ocorrem aqui???? Eu mesmo presenciei situaçoes semelhantes!!! Em uma pesquisa do mês de maio do jornal Le Droit os quebecois foram considerados os mais racistas e isto por suas proprias palavras!!!!

      A razao deste racismo é advinda do medo secular que eles têm de serem assimilados na América do Norte, o movimento separatista é muito forte e para muitos é apenas uma questao de tempo. Pois o Québec ja faz a gestao de suas proprias decisoes em separado do Federal ha muito tempo. Nem mesmo da Constituiçao Federal o Québec é signatario!!!

      Isso mesmo, o senhor Lévesque nao assinou a Constituiçao nos anos 80!!!!

      Este debate em que participa o senhor Jack Layton esta na orbita federal esta correndo à margem das decisoes que serao tomadas no Québec. Se você observar, este escritorio especializado para reconhecimento de diplomas de imigrantes que foi criado pelo sr. Harper nao é atinente ao Québec, pois o Québec reinvidicou o seu direito em tomar suas proprias decisoes. Muitas equivalências so valem para as ordens do Québec e sao mais dificeis que em outros lugares. Por exemplo meu diploma de professor que poderei obter no Ontario apos 6 meses de curso e um exame de francês (TestCan) que é o mesmo exigido para estudantes que querem estudar em francês na universidade de Ottawa. Para fazer o mesmo no Québec, teria que estudar quase TRÊS ANOS e ao final prestar o exame de francês TELUQ. O Teluq é um exame exigido pelo québec para certas profissoes como por exemplo aos nao francofonos que querem trabalhar no governo provincial e tem nivel altissimo. Aos quebecois que querem ensinar francês nas escolas secundarias também é exigido este teste e o indice de aprovaçao é de apenas 60%!!!!

      O que você que ocorre???? Quase nao ha imigrantes trabalhando no governo provincial que é um excelente lugar, pois diferentemente do Brasil apresenta bons salarios e investimento no profissional que em poucas empresas privadas no Brasil se encontra o mesmo!!!!

      Por conta do meu programa de mestrado, fiz um estagio no Emploi Québec que também se ocupa da ajuda social. La, trabalhei auxiliando o pessoal de analise de casos e também no atendimento. Nos 6 meses que fiquei por la pude conhecer profundamente alguns aspectos desta sociedade. Um fato pitoresco foi quando um senhor libanês com aparência européia e francês impecavel nos procurou para entender porque nao conseguia emprego ja que tinha excelente formaçao acadêmica e experiência profissional em empresas americanas e européias. Simples!!! Minha chefe madou-o trocar seu nome nas cartas de apresentaçao e CVs que era algo como Ibrahin El Saqur por Pierre Landry!!!! Assim o fez e conseguiu 8 entrevistas na mesma semana!!! No fim da entrevista é que ele revelava seu terrivel segredo!!!

      Você pode compreender a dimensao disto???? As agências de apoio ao imigrante em outras provincias sao dos governos provinciais e federal. No Québec nao ha em nivel oficial!!!! Grande parte da orientaçao é feita por associaçoes e ONGs de imigrantes que pouco podem fazer porque nao têm tantos recursos!!!!

      Eu postei ja umas duas ou três vezes um artigo do jornal Le Soleil onde se questiona este protecionismo e abandono mais evidente do Québec em relaçao as outras provincias. La você podera ler relatos reais e comuns aos imigrantes no Québec. Ao que você chama de impressao generalista, rancorosa e frustada de minha visao, digo-lhe que a mesma é advinda de uma observaçao de três anos, de trabalho no governo e de um mestrado em sociologia especializado em economia local que concluo em breve. Alias, neste programa, existem quebecois e imigrantes (50% para 50%), sabe quantos quebecois nao estao trabalhando no governo federal e provincial? Todos eles!!!! Sabe quantos imigrantes têm emprego estavel? Nenhum deles!!!! Por que isso? Somos mais burros? Falamos mal francês? Nao, meus amigos da Africa francofona fizeram graduaçao na França ou Belgica em universidades mais prestigiadas e falam francês melhor que os locais e ainda sim nao têm as mesmas oportunidades. Trabalham como empacotadores em supermercados ou faxineiros para complementar o prêt étudiant que nao cobre as necessidades. (na verdade isto depende da cidade, em Sherbrooke ele rende mais em razao do aluguel ser mais baixo).

      Veja também o relato dos amigos que estao estudando em Sherbrooke, eles têm um blog e relatam como é dificil conseguir emprego por la. Citam uma situaçao onde a cidade abriu 400 postos de trabalho para o verao e nenhum dos brasileiros foi chamado sequer para a entrevista.

      “Pra mim Québec é sim a minha primeira escolha, sei que vou ralar, mas poxa vida sou eu quem quero ir, ninguém está me forçando portanto vou dar o meu melhor e ralar o que for necessário para conseguir meu lugar ao sol, é lógico que se conseguir ajuda e incentivos do governo e dos demais será muito mais facíl, porem só dependerá de mim.”

      Fabio saiba de uma coisa: ninguém honesto sai do proprio pais sem que esteja disposto a trabalhar com toda força para vencer, nao sai de casa deixando emprego e familia para tras pensando que iria ser adotado pelo governo do Québec, mas o que você pensaria se descobrisse que existem barreiras que nao permitem você trabalhar. Que tera que esperar anos para validar seu diploma e enquanto isso vai apenas ter o suficiente para sobreviver. Cada um tem a vida que escolhe, mas quando decidi vir para ca, nao me foi dito nas reunioes que participei com o Roch que as condiçoes de validaçao seriam tao complicadas e caras. Se soubesse, te asseguro que nao viria, pois com todos os problemas que temos no Brasil eu trabalhava como advogado e vivia razoavelmente bem. Nao voltei porque mudar de provincia sera mais atraente.

      Entrei neste forum porque me realmente me preocupo com algumas idéias que pessoal tem daqui e quando chegam quebram a cara:

      “4 – Facilidade de acesso aos serviços publicos – saúde, educação, etc”

      Realmente você tem alguma noçao do serviço de saude do Québec????

      “5 – Apoio governamental a familia atraves de impostos e dinheiro. “

      Você sabe o quanto se paga de impostos aqui????? Sabe quanto te dariam em ajuda social??????
      Desta aqui você nao vai poder duvidar de mim, pois trabalhei la!!!!

      “2 – Cultura – povo mais proximo ao brasileiro (no lado bom) e acolhedor.”

      Meu Deus!!! Livre-se desta lorota enquanto você pode!!!!!!!!!!!!!!

      No mais Fabio, espero que nao fique chateado com meu post, mas acho chato ser citado da forma como você me expôs o que ensejou uma resposta um tanto acre… E desde ja peço a você e aos demais amigos perdao por qualquer impropriedade dita e que desejo toda sorte nos teus planos e ainda que você esteja com razao sobre o Québec e eu seja apenas um pitoresco “Smurf Ranzinza”.

      Cheers.

      Davi.

    • #18206
      daviararipe
      Participante

      ERRATA:

      Quando disse: “sabe quantos quebecois nao estao trabalhando no governo federal e provincial? Todos eles!!!! “

      Queria dizer:  sabe quantos quebecois estao trabalhando no governo federal e provincial? Todos eles!!!!

      Abraços!

      Davi.

    • #18208
      GUeCRIS
      Participante

      OI pessoal!
      Eu não acho que o Davi generaliza. Ele sempre expõe a opinião dele (sustentada por informações bastante relevantes)… opiniões são sempre pessoais, não?
      De nossa parte, quero agradecer a contribuição do Davi pois está nos ajudando muito a refletir. O que ele relata faz TODO o sentido. E por mais que todos tenhamos vontade de enfrentar esse desafio de emigrar, acredito que é melhor fazê-lo com os pés no chão, sabendo o que poderemos encontrar pela frente. A “frustração” é um risco, uma possibilidade. Assim como o sucesso.
      Sim, cada um tem sua experiência. Mas vendar os olhos para os problemas não fará a nossa vida melhor no Québec.
      É isso!
      Cristiane

    • #18209
      Ventura
      Participante

      Prezados Davi e Fabio,

      A polêmica propriamente dita muitas vezes gera bons resultados. Quase como um brainstorm, onde as pessoas jogam suas ideias sem se preocupar com sua aplicabilidade. Vejo a discussão de vocês como positiva, pois polariza ideal com realidade.

      Davi, uma pergunta! Quando você fala de quebecois você está se referindo somente aos nascidos no quebec ou também aos imigrante que ja tiveram sua cidadania reconhecida. Quero dizer, após os tres anos e com a cidadania canadense, seremos tratados como os quebecois que você cita?

      Forte Abraço a todos,

      Alexandre

    • #18212
      daviararipe
      Participante

      Obrigado Cristiane!

      Alexandre quebecois é na verdade o pessoal descendente dos colonos franceses! Quem vira canadense nunca vira québecois seus filhos podem ser absorvidos, mas ha quem ainda nao considere… Nao estou dizendo que ninguem pode ter nada aqui, so vejo que é mais dificil que em outras provincias e isto depende da sua area de trabalho. Entretanto, esta é uma sociedade que foi colonizada por muito tempo e que tem receio de ser assimilada, ou seja, sao resistentes as mudanças. Os imigrantes aqui normalmente esperam mais e têm mais dificuldades para encontrar o que querem. Vejam: imigrantes qualificados!!!

      Abraços!

      Davi.

    • #18214
      daviararipe
      Participante

      Na verdade Cristiane, seu eu tivesse conhecido alguém que me falasse do Québec como eu falo para vocês teria vindo mesmo assim. Mas acho que estaria melhor aqui e seria mais tolerante as dificuldades se nao tivesse caido na conversa que aqui o povo é parecido com brasileiro, nao sao racistas e que ele precisam VERDADEIRAMENTE de imigrantes em todas as areas. Vejam: esta indulgência em pensar que aqui é muito diferente dos outros paises do primeiro mundo foi o meu maior erro.

      Davi.

    • #18215
      daviararipe
      Participante

      Cont.

      E infelizmente, meu erro é o mesmo da maioria dos imigrantes.

    • #58043
      Yurik
      Participante

      @daviararipe wrote:

      Quanto ao racismo, sempre falei que o racismo aqui é menos violento que em outros paises do primeiro mundo e que tabém conheci pessoas maravilhosas aqui, mas EXISTE!!! E infelizmente é mais cinico!!! Você acha realmente que aqueles incidentes em bares do Canada inglês que citou nao ocorrem aqui???? Eu mesmo presenciei situaçoes semelhantes!!! Em uma pesquisa do mês de maio do jornal Le Droit os quebecois foram considerados os mais racistas e isto por suas proprias palavras!!!!

      O que você que ocorre???? Quase nao ha imigrantes trabalhando no governo provincial que é um excelente lugar, pois diferentemente do Brasil apresenta bons salarios e investimento no profissional que em poucas empresas privadas no Brasil se encontra o mesmo!!!!

      Por conta do meu programa de mestrado, fiz um estagio no Emploi Québec que também se ocupa da ajuda social. La, trabalhei auxiliando o pessoal de analise de casos e também no atendimento. Nos 6 meses que fiquei por la pude conhecer profundamente alguns aspectos desta sociedade. Um fato pitoresco foi quando um senhor libanês com aparência européia e francês impecavel nos procurou para entender porque nao conseguia emprego ja que tinha excelente formaçao acadêmica e experiência profissional em empresas americanas e européias. Simples!!! Minha chefe madou-o trocar seu nome nas cartas de apresentaçao e CVs que era algo como Ibrahin El Saqur por Pierre Landry!!!! Assim o fez e conseguiu 8 entrevistas na mesma semana!!! No fim da entrevista é que ele revelava seu terrivel segredo!!!

      Você pode compreender a dimensao disto???? As agências de apoio ao imigrante em outras provincias sao dos governos provinciais e federal. No Québec nao ha em nivel oficial!!!! Grande parte da orientaçao é feita por associaçoes e ONGs de imigrantes que pouco podem fazer porque nao têm tantos recursos!!!!

      sociologia especializado em economia local que concluo em breve. Alias, neste programa, existem quebecois e imigrantes (50% para 50%), sabe quantos quebecois estao trabalhando no governo federal e provincial? Todos eles!!!! Sabe quantos imigrantes têm emprego estavel? Nenhum deles!!!! Por que isso? Somos mais burros? Falamos mal francês? Nao, meus amigos da Africa francofona fizeram graduaçao na França ou Belgica em universidades mais prestigiadas e falam francês melhor que os locais e ainda sim nao têm as mesmas oportunidades. Trabalham como empacotadores em supermercados ou faxineiros para complementar o prêt étudiant que nao cobre as necessidades. (na verdade isto depende da cidade, em Sherbrooke ele rende mais em razao do aluguel ser mais baixo).

      Entrei neste forum porque me realmente me preocupo com algumas idéias que pessoal tem daqui e quando chegam quebram a cara:

      “4 – Facilidade de acesso aos serviços publicos – saúde, educação, etc”

      Realmente você tem alguma noçao do serviço de saude do Québec????

      “5 – Apoio governamental a familia atraves de impostos e dinheiro. “

      Você sabe o quanto se paga de impostos aqui????? Sabe quanto te dariam em ajuda social??????
      Desta aqui você nao vai poder duvidar de mim, pois trabalhei la!!!!

      “2 – Cultura – povo mais proximo ao brasileiro (no lado bom) e acolhedor.”

      Meu Deus!!! Livre-se desta lorota enquanto você pode!!!!!!!!!!!!!!


      .

      Isso foi escrito em 2007 mas é verdade, ou melhor, ainda continua sendo verdade ?
      Existe mesmo esse lado de grande discriminação com o estrangeiro ?

      Estou perguntando isso pq sempre leio coisas legais aqui no forum e coisas reais que acontecem em Quebec, como a saúde, mas nada como esse post.

      Yurik

    • #58050
      SANDROMS
      Participante

      Yurik,

      Existe discriminação sim, mas essa mensagem está carregada de certo rancor e decepção e por isso é uma visão exagerada.

      O brasileiro de modo geral é bem recebido, mas não espere chegar e sentar na janelinha por que você tem ralar em dobro para provar o seu valor, principalmente se a língua não está 100%. Mas é possível progredir e se inserir completamente na cultura e no mercado de trabalho.

      As vezes a culpa é do canadense e as vezes a culta é de nós imigrantes que não somos capazes de nos desconstruir como profissionais para se reconstruir nos moldes de uma outra cultura. Sugiro assistir as 4 partes do vídeo abaixo para compreender aonde os imigrantes falham.

      http://vimeo.com/17473916 (meus comentário no meu blog: http://www.truth.com.br/ospatos/2010/10/adequacao-ao-mercado-de-trabalho-parte-1/)

      Em relação aos brasileiros a discriminação é menor que um nordestino em São Paulo (para usar como referência). Mas sinto que é maior com outras nacionalidades, principalmente quando a cultura é muito diferente da cultura do quebec/canada.

    • #58053
      Helen Hartung
      Participante

      Sandro, esses vídeos são simplesmente EXCELENTES.

      O palestrante realmente é muito didádico. As informações são muito claras e mesmo não sendo aplicadas somente para o Québec, são absolutamente úteis.
      Eu e meu marido vimos os vídeos e depois lemos seus posts.
      Queremos te agradecer por ter tido o trabalho de colocar as informações no seu blog de forma tão completa!
      Acho que seria interessante abrir um tópico com os links dos vídeos e do seu blog, pra chamar mais a atenção sobre esse tema tão importante pra quem imigra.
      Um abraço.

    • #58062
      Yurik
      Participante

      Sandro,

      Perfeito esses vídeos e concordo com a Helen de abrir um tópico novo, com eles, pra dar mais destaque. Parabéns.

      Obrigado

      Yurik

    • #58063
      javabeats
      Participante

      Sem hipocrisia, eu escolhi o Québec porque, na época, era o caminho mais rapido e mais facil de aportar no Canada. Mas, quando escolhi o Québec, escolhi de verdade, nao tenho planos de mudar de provincia, salvo em caso de referendo (como acredito seja o caso de boa parte dos imigrantes).

      Quando escolhi emigrar, independente do destino, me preparei psicologicamente para todo tipo de adversidade – incluindo xenofobia e racismo. Para a minha alegria, quase 1 ano depois de aportar aqui, nao tenho um episodio de xenofobia sequer para relatar. Muito pelo contrario.

      Esposa e eu somos elogiados com frequencia pelo nosso Frances; ela se perdeu na cidade em duas ocasioes (ônibus que mudam seus trajetos em funçao das obras de verao), e nas duas vezes, foi acolhida com muita gentileza pelas pessoas a quem recorreu.

      Numa dessas ocasioes, o ponto final do onibus havia mudado – foi bastante antecipado. Ela disse ao motorista que nao sabia, e ele tocou o ônibus em frente até o terminal onde ela imaginava que pararia. Na outra vez em que ela se perdeu, quando foi pedir informaçoes à respeito de onde estava, a pessoa se ofereceu para leva-la de carro até em casa.

      Nao duvido que existam racismo e xenofobia por aqui, nao sou inocente. O que eu quero dizer é que muito desse racismo e dessa xenofobia pode ser (e normalmente é) uma reaçao do Québécois à propria maneira de agir do imigrante. Existem muitos imigrantes radicalmente ligados à sua cultura de origem, ao ponto de nao respeitarem à maneira Québécois de viver. Nesse caso, é natural que esse imigrante encontre resistência e desconfiança.

      Acho que o brasileiro se da bem por aqui simplesmente por ser um povo que se adapta à qualquer situaçao. Some à isso respeito e bom senso, e você nao tera dificuldades desse gênero por aqui.

    • #58076
      Carlos_Santos
      Participante

      COncordo com o Javabeats.

      Tudo depende de como é a postura da pessoa quando passa pela situacao.

      Sempre ouvi colegas brasileiros reclamando dos servicos na Franca, e nos mesmos lugares aonde eles reclamavam eu resolvia os meus problemas sem maiores problemas.

      Se você chega perguntando com educacao, tudo se resolve. Assim eu acredito e assim eu sempre fiz.

      So cuidado com os habitos de cada lugar para nao ser mal interpretado, pois fazendo traducoes antes de falar as vezes nao falamos como deveriamos e ai, comeca o problema de interpretacao do que é educado ou nao dizer ;-)

      Abraços

    • #58077
      RonaldoMaciel
      Participante

      Vimos estes dias um progrma de debate em que um grupo de québécois discutia a imigração se ela deveria reduzir, aumentar e o que eles pensavam disso tudo. A imensa maioria se dizia resistente e denotava um sensível preconceito com relação aos imigrantes (eles mesmos admitem isso e reconhecem este fato). E foi quase unânime a ideia de reduzir o número de novos imigrantes, pois eles se diziam incapazes de acolher e integrar mais pessoas.

      Já publiquei em outro tópico uma pesquisa de um instituto québécois que provou por A+B que québécois no seu processo de seleção de emprego tendem a privilegiar nomes de origem québécoise e/ou francesa e preterir nomes árabes, africanos e de outras origens (inclusive nós latinos).

      Ou seja, a resistência e o preconceito existem e ponto – isso é provado estatisticamente. Acontece que existe uma falta de conhecimento muito grande por parte dos nativos de quem chega, quem são estas pessoas e muitos não sabem nada do processo de imigração e seus critérios. Aqui podemos elencar algumas falhas por parte do governo, falta de informação, processo de imigração deficiente em algumas categorias etc.

      Outro problema que eu vejo, como resultado desta falta de conhecimento, é que eles pensam que todos imigrantes são iguais e que só fazem ameaçar a cultura québécoise e o sagrado francês com suas culturas diversificadas, e exigências nos acommodements raisonables (que muitos não tem nada de raisonables). Além obviamente de crerem que imigrantes vem para falar inglês e não francês (o que é um grande mito).

      Isso é mais ou menos forte, conforme a origem do imigrante, cultura, hábitos e religião. É também provado estatisticamente que os oriundos da região do Maghreb (norte da África – muçulmanos e árabes) formam o contingente cultural que tem as maiores taxas de desemprego no Québec. Acredito eu em razão da crescente aversão de nortes americanos em relação ao islamismo e o seu constante e sólido crescimento.

      Então acho que nosso papel enquanto imigrantes é sempre ter de provar de que somos capazes e que não somos todos iguais, que há enormes diferenças de nível de preparação, conhecimento de idiomas, portabilidade da experiência profissional, abertura cultural etc. E é aqui que nós brasileiros nos destacamos e onde temos sempre de focar.

      Mas claro, toda experiência com o novo, com a sociedade québécoise, com a imigração é toda muito particular pois isso vai depender do seu background, suas expectativas, sua abertura a novas experiências etc.

      A luta no começo é difícil mas com o tempo as coisas melhores, sobretudo após um tempo de experiência canadense/québécoise. Tudo fica bem mais fácil. It’s a matter of time…

      Acho que é isso.
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #58083
      SANDROMS
      Participante

      Helen, Yiurik,

      Esse vídeo é antigo e já existe um tópico sobre ele: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/10/4180.html

      Existem outros tópicos discutindo o conteúdo da palestra, é só digitar na busca Lionel Laroche. Mas essa palestra mostra o lado dos erros cometidos pelo imigrante.

      O canadense e também o quebecois tem comete erros em relação a recepção do imigrante. Não estou falando do governo, estou falando das instituições privadas.

      O primeiro, mais gritante e pior de todos é questão da dificuldade de validação de diploma em certas ordens profissionais. Enquanto a ordem dos enfermeiros e dos engenheiros possuam processos claros de validação, outras como fisioterapia, por exemplo, são um verdadeiro labirinto. E outras são completamente fechadas como medicina.

      O segundo ponto é a questão do empregador. Meu ponto de vista é o seguinte: existem empresas abertas ao profissional imigrante, e existem empresas fechadas. Ponto final. Se o seu nome, sotaque ou aparência denunciam que você é imigrante, terá que arrumar emprego nas empresas que possuem o multi culturalismo como cultura da empresa. Não adianta dar murro em ponta de faca.

      Qual é a relação entre esse dois tipo de empresa? Não tenho ideia, acho que varia muito de região, tamanho da empresa (as maiores parecem mais abertas) e do ramo de atividade (áreas mais técnicas parecem mais abertas).

      Essa é a minha impressão. E no meu caso, TI em Montreal, vejo mais oportunidades aqui do que tinha em Curitiba, mesmo descontando as empresas que me parecem fechadas.

    • #58098
      Baratinha
      Participante

      Apenas um pequeno comentario com relaçao a questao de que empresas preferem contratatar candidatos com sobrenomes quebecois.

      Relato um pouco de minha expereiencia, pois este me parece um fenomeno mais tipico de Montreal pois e uma cidade onde as empresas ainda podem se dar ao luxo de escolher.
      Digo isso porque o nivel de desespero e grande nas regioes (em termos de mao de obra qualificada) e os empresarios nao tem mil e um curriculos em mao para ficarem escolhendo. Na empresa que trabalho temos cinco engenheiros no departamento de transporte e um quase-engenheiro(que esta no processo na ordem), pois bem entre essas seis pessoas, so duas sao quebecois. Na empresa que meu marido marido trabalha (TI) as ters ultimas contratacoes foram de estrangeiros.
      Eu cheguei aqui em 2009 e arrumei emprego na minha area com 5 semanas de Quebec. Eu enviei 6 CVs , 5 me chamaram e eu fui contratada na primeira entrevista que fiz e isso que eu nem sou essas coca-colas.

      Sucesso pra todos.

    • #58188
      hugoc
      Participante

      Aqui vai uma declaração otimista, interprete com parcimonia.

      Se eu pudesse escolher entre ser Canadense ou Brasileiro no Canada, eu certamente escolheria ser Brasileiro (a não ser pelo fato de poder falar 100% frances/Ingles). Socialmente, as pessoas sempre mostraram muito mais interesse e foram muito mais amigaveis comigo ao saberem que venho do Brasil. Normalmente quando eu era apresentado a alguem, me apresentavam como brasileiro, mas as vezes esqueciam e falavam só o meu nome. Era clara a diferença na reação da outra pessoa. Minha experiencia é mais na área de Montreal, mas uma das pessoas mais amigaveis comigo que conheci era uma Quebeca bem do interior e pró-separação (que fez questão de falar em ingles comigo pois ela queria praticar o ingles dela).

      E no mercado de trabalho, pelo menos na area de TI, a experiencia que eu tive também me mostrou que os brasileiros são muito bem vistos. No meu trabalho antigo me perguntaram especificamente por algum amigo Brasileiro pra preencher uma vaga, com a mesma formação que eu tinha. No meu trabalho atual (não mais em Quebec, mas acho que tambem vale), o gerente me disse que descartou os curriculos locais e considerou apenas os imigrantes, pois pela experiencia dele eles são mais qualificados.

      Claro que existe de tudo, pessoas super preconceituosas que detestam qualquer um que venha de fora, pessoas que nao tem problema algum com imigrantes e aquelas pessoas que simplesmente não gostam de ninguém! Se você fosse nativo, ela também não gostaria de você!! Eu acho que nessa equação imigrante x nativo cada um tem o seu papel. A sua atitude e o seu modo de interagir influenciam muito. Se chegar aqui se achando vitima e que vai ser discriminado por ser de fora, tem grande chance de ser mesmo (ou pelo menos achar que está sendo).

      Um relato comum de quem chega é a dificuldade de um imigrante em alugar um apartamento. Eu estou no meu sexto apartamento e nunca tive problemas pra alugar nenhum deles. Claro que eu dei muito sorte, encontrei pessoas simples que não gostavam de encrencar. Poderia da mesma forma ter encontrado landlords com mil e uma exigencias, mas isso nao seria necessariamente um sinal de que ele é preconceituoso e nao quer alugar pra um imigrante. Conheço uma Quebeca que passou 6 meses no Brasil e quando voltou pra Montreal teve varios problemas pra alugar um apartamento pois nao tinha trabalho ainda, se fosse um imigrante, já seria mais um post sobre o preconceito em Quebec.

Visualizando 31 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.