FCelso

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 377 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Dúvida de universitária !! #62210
    FCelso
    Participante

    Oi Bia,

    A primeira questão a ser definida na sua dúvida seria justamente a universidade. Você já escolheu, e eu escolheria baseado num critério bem definido, a saber, a pontuação da universidade considerando o mercado do Canadá e o internacional, nessa ordem. Se a tua ideia é utilizar o curso universitário realizado no Canadá para atuar no Brasil, não fará muita diferença onde fizestes o curso, pois no Brasil considerarão que você fez no Canadá, “aquele país que neva e faz frio”.

    A Gabi já deu uma boa ideia de como é a vida na Cidade do Québec, e é basicamente como ela falou.

    A respeito do custo de vida, considere ainda buscar um quarto para alugar próximo ao campus. Eu fiz isso porque queria conhecer melhor por conta a cidade e não estava muito interessado em seguir os colegas (no meu caso fiquei 1 ano fazendo pesquisa, não tinha aulas). Na casa onde fiquei, a 15 minutos de bicicleta (emprestada pelo dono da casa) do campus, pagava CAD$ 370,00 por um quarto pequeno com cama, guarda-roupa, escrivaninha e estante, internet sem fio, telefone local, lavadora e secadora com sabão incluído, frigobar próximo à cozinha, TV a cabo no quarto, acesso à cozinha completa com lavadora de louça, podendo ainda eventualmente receber amigos para churrasco no jardim/pátio ou utilizar a sala de jantar.

    Para o transporte, o passe mensal de ônibus é bastante acessível e você paga uma taxa para todo o mês, podendo fazer quantas viagens quiser. No inverno e nos dias de chuva será bastante útil. No caso de escolher morar fora do campus é muito importante verificar o trajeto das linhas de ônibus no site do sistema de transporte público da cidade.

    Sobre o frio, vou te contar da minha experiência própria. Como você ficara á 3 anos, vale a pena pesquisar e encontrar roupas de qualidade para o clima frio. Dentro de casa e em qualquer lugar fechado que você for, não se passa frio, pois há aquecimento (18 a 22oC) em todos os lugares fechados, inclusive em algumas paradas de ônibus. A temperatura mínima que peguei no inverno foi de -35oC com sensação térmica de -45oC devido à brisa suave naquela manhã de janeiro. O forte do inverno costuma acontecer do final de dezembro a meados de março, mas para teres uma ideia mais concreta, neva mesmo, geralmente do final de outubro até abril. De maio a meados de outubro não neva. De maio a junho, e de setembro a meados de outubro, fica um clima entre o inverno e o outono da capital gaúcha (Porto Alegre – considero o “inverno” bem suave – na região do Planalto Médio, onde cresci, no Nordeste do RS, é bem mais frio). O verão, em julho e agosto pode ter dias abafados com 27-30oC, mas é por pouco tempo, e à noite fica próximo a 20oC.

    Respondendo a tua questão, se o frio é insuportável, eu diria que depende de como estás preparada. Se as roupas não forem adequadas, tu correrás o risco de congelar no ambiente aberto e suar à beça no ambiente fechado.

    Triste ou bonito, vai depender do teu modo de encarar as coisas. Ou, se fores bipolar, pode ser que um momento esteja triste, e no outro bonito! rsrs

    Sair de casa no inverno é possível. Você precisa saber o que fará no ambiente esterno. Quanto tempo ficará exposta ao relento. Esperar ônibus parada durante 5 minutos a -10oC, um tipo de roupa pode ser adequado. A mesma roupa pode te congelar a ponta dos dedos, do nariz, as orelhas, se tiveres que esperar 20 minutos parada. Ou se a temperatura estiver a -25oC. Se você for sair para uma caminhada, ou melhor, passeio de raquetes, para ficar, digamos, umas duas horas se movimentando e fazendo exercício físico intenso, a roupa terá que ser adequada para isso. Se você sair para o cinema, ou para um encontro com amigos, ou para o mercado… em cada caso, saber a vestimenta certa fará a diferença na hora de sofrer mais ou menos com o clima.

    O clima, a alimentação, o idioma, os costumes, a cultura – a tudo isso terás que te adaptar.

    Boa sorte na sua aventura!

    em resposta a: Bolsas de Estudos Humanas – Sociedade Africana #61571
    FCelso
    Participante

    Olá João,

    Desde o Brasil, podes verificar as bolsas CAPES e CNPQ. A principal diferença é que exigem do bolsista que passem no Brasil o mesmo período de tempo pelo qual foi concedido a bolsa.

    Boa sorte na sua busca!

    Abç,
    Fabrício

    em resposta a: Bolsas Programa Futuros Líderes nas Américas #60844
    FCelso
    Participante

    Não por isso Carlos!

    O que chega no meu e-mail e acredito ser pertinente, passo para cá! :wink:

    em resposta a: Custo de vida #60733
    FCelso
    Participante

    Doug,

    Eu colocaria pelo menos CAD$ 350,00 mensais para alimentacao. Estava olhando minha planilha de 2008-2009 e o minimo que gastei foi 194,87 em novembro 2008 e 274,2 em outubro 2008. Nos outros meses, sempre acima de 300. E isso foi na Cidade do Quebec que eh teoricamente mais barata.

    Sds,
    Fabricio

    em resposta a: Custos para ter um carro em Québec #60289
    FCelso
    Participante

    Boas Rod_SS,

    Aqui tens uma base de custos para um Honda CRV 1998 com 190000 km, para rodar em torno de 3500 km durante 5 meses. Comprei por CAD$ 3500.00 e vendi por CAD$ 3300.00. Ambas as transações foram feitas de particular para particular.

    http://www.spritmonitor.de/en/detail/294826.html

    No caso de auto usado, é muito importante avaliar bem o veículo e mandar fazer uma verificação em uma oficina credenciada CAA (cobram em torno de CAD$ 75.00 a hora para inspeção)

    em resposta a: Impressões do Brasil de um imigrante russo ao Québec #59504
    FCelso
    Participante

    @Alex_e_Podushka wrote:

    Como cada um tem sua opinião:
    Pareceu que ele quis informar, mas deixou a interpretação totalmente por conta do leitor.

    Achei legal ele falar sobre as indecisões dos filhos e os arrependimentos dele. Seria legal que ele desse a opinião dele sobre porque que ambos os filhos tiveram essa indecisão.

    Abs

    Olá Alex e Podushka,

    De fato, eu comentei com ele que colocaria uma mensagem aos futuros imigrantes aqui, focando principalmente o que ele gostou e não gostou na sua experiência. Ele não comenta muito a respeito do filho mais novo, mas elogia muito o filho mais velho. Não puxei o assunto das dificuldades do filho mais novo a fundo. Talvez eu consiga fazer isso conversando diretamente com o rapaz, pois pretendo visitá-los no próximo verão (julho) se nosso projeto de pesquisa aqui for aprovado, pois prevê interação com a ULaval. Não me parece questão de indecisão, mas antes, dificuldades de adaptação e integração.

    Abraço,
    Fabrício

    em resposta a: Impressões do Brasil de um imigrante russo ao Québec #59474
    FCelso
    Participante

    Uma colaboração que considero válida aos futuros imigrantes: algumas observações feitas pelo imigrante russo ao QC.

    – Maiores dificuldades da família: língua e integração com a sociedade. O casal imigrou na idade aproximada de 45 anos, com dois filhos adolescentes. O filho mais novo fala francês e inglês fluentes, foi praticamente integrado à sociedade quebeca, na escola, grupos de amigos, convívio social, mas isso não está garantindo atualmente, aos 30 anos, o seu sucesso profissional. O filho mais velho encontrou o caminho como técnico no exército, optando por imigrar para a parte inglesa e utilizando inglês como seu idioma principal. A esposa não fala inglês, mas tem francês fluente, o que é suficiente para o cargo de gerência e controladoria que ela exerce no ministério das pensões. O marido fala inglês fluente e francês funcional (dia a dia), mas se lamenta de ter sido comodista e de não ter sido mais pró-ativo quando estava começando sua vida profissional no QC, isto é, não confiar apenas nas bolsas de projeto sendo pesquisador e buscar se integrar no meio acadêmico de modo a obter uma posição de professor pleno, ou ainda, buscar outra atividade enquanto estava com bolsa e era mais jovem. Agora com quase 60 anos está complicado para ele conseguir mudar de área e também obter bolsas devido ao orçamento reduzido do governo Canadense para pesquisa. Em relação ao clima, não houve maiores impactos, uma vez que eles moraram bom tempo na Sibéria e depois no Casaquistão (mais quente).

    – A sociedade é bastante fechada e algumas profissões têm uma máfia que controla que trabalha nelas. Explico: ele tem um amigo médico que imigrou da Rússia, fez todas as equivalências durante 6 anos e depois disso passou os 4 anos na residência obrigatória (já tendo feito tudo isso na Rússia). No último ano da residência, o avaliador decidiu não recomendar o médico para a prática da especialidade, sem justificativa e sem direito à contestação. Uma vez que a avaliação é subjetiva, o médico russo não pode trabalhar na sua área.

    – Como conselhos gerais, o russo mecionou:

    1) Identificar muito bem as possibilidades de trabalho e mercado atual de trabalho ;/ reais possibilidades e custo/prazos para equivalências;
    2) Estar com inglês e francês fluentes / quanto maior a responsabilidade do cargo, maior o nível de proficiência;
    3) Preparar-se com o máximo de $ que puder;
    4) Ser uma pessoa aberta a mudanças e praticar a flexibilidade e a resiliência.

    Acredito que esses 4 itens todo pretendente à imigrante já deve saber :wink:

    Abraço,
    Fabrício

    em resposta a: Aluguel auto esporte manual Ville de Quebec e Montreal #59351
    FCelso
    Participante

    Obrigado Carlos!

    Entretanto, esse que você sugeriu só tem carros com câmbio automático… :alright:

    em resposta a: Aluguel auto esporte manual Ville de Quebec e Montreal #59318
    FCelso
    Participante

    Bueno Sandro,

    Valeu as dicas. Já revirei pelo Google com os termos em francês, até porque minha ideia era me basear em VQ e ir passear em Mtrl no findi. Porém a maioria das locadoras desse tipo estão em Montréal.

    Encontrei mais uma que é candidata, mas não incluiram os preços no site…

    http://www.eliteexotique.com/

    Minha saída talvez seja algugar um auto comum em Mtrl para ir a VQ e retornar no findi, ficando daí com um esportivo em Mtrl nesse período. Melhor ainda, se tivesse um Track Day no Autódromo do amigo Jaques… :mrgreen:

    em resposta a: Ville du Quebec – mais informações #59108
    FCelso
    Participante

    Tem um post nesse sentido, iniciado em março/2010

    http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/36/3648.html

    Boa leitura!

    em resposta a: Sou Viviane #58961
    FCelso
    Participante

    @Viviane_de_Montreal wrote:

    Isso é interessante, a negação da individualidade prol do grupo. É algo que eu não conheço. É a influência (socialista) alemã e italiana?

    Bom Viviane,

    Não sei de onde vem esse comportamento, mas é fato que quando os brasileiros estão em grupo, tendem a a “simplificar” as coisas, por exemplo num churrasco, comprando grandes quantidades de cerveja da mesma marca/tipo, e alguns tipos de carnes apenas, evitando muita variação e atendimento de pedidos diferenciados. Quem, por acaso, levar uma carne diferente, ou cerveja diferente, para consumir em separado, ou para um subgrupo de pessoas, é discriminado. Pelo menos é assim no interior da minha província, especialmente entre amigos e conhecidos próximos.
    Quando eu fiz as mesmas atividades (churrascos e jantares com amigos) em Ville de Québec, geralmente cada um trazia o que melhor lhe conviesse, e apenas algumas vezes foi feito um prato básico geral para todos comerem (com todos dividindo esses custos).
    Bem, essas são as minhas impressões :discuss:

    Abraço,
    Fabrício

    em resposta a: Sou Viviane #58916
    FCelso
    Participante

    Muito bem Viviane, agora ficou mais claro para mim. Tens interesse em intercâmbio, e não turismo!

    Vou comentar em cima do que você escreveu:

    – Florianópolis: excelente região para conhecer, pois há muitas belezas naturais, inclusive as praias na região de Porto Belo (uns 80 km acima de Florianópolis), com pontos de mergulho e apneia. Minha sugestão é que evites o período de férias no verão (dezembro a fevereiro) pois a região recebe muitos turistas e fica em torno de 3x mais do que a população normal. Meados de março ou fim de novembro são boas épocas pois ainda está quente e há poucos turistas.

    – Curitiba: Ainda não conheço a cidade a fundo, apenas visitei de passagem a região central. Em todo caso, é uma referência no Brasil em relação à organização.

    – Foz do Iguaçu: As cataratas e o parque estão no mesmo local, é dispor de tempo para visitar todo ele, pois é bem extenso. Te sugiro ainda incluir uma visita a Usina Hidroelétrica de Itaipu. Sugestão para visita, tanto Foz do Iguaçu como Curitiba, é que evites o período de inverno (junho a agosto) em ambos os casos, e procure se informar sobre como está o nível de água nas cataratas, porque em caso de estiagem (seca), o fluxo do rio pode diminui muito, e a beleza natural fica comprometida.

    Sobre o senso de humor, há pessoas mais sérias e pessoas mais descontraídas aqui no sul. Tenho uma amiga que mudou de Porto Alegre para Curitiba e sentiu as pessoas lá mais fechadas a fazer novas amizades.

    O que percebo do Sul é que há uma pressão social para se fazer parte de um grupo. Por exemplo, não é como nos grupos de amigos no QC onde cada um escolhe o que quer beber e comer; aqui na maioria dos grupos de amigos, “o grupo” escolhe algo para todos, e as escolhas individuais se perdem.

    Basicamente, creio que seria isso!

    E boa sorte com seu projeto de visitar o Brasil!
    Fabrício

    em resposta a: Sou Viviane #58896
    FCelso
    Participante

    Olá Viviane,

    Seja bem vinda ao fórum CBQ!

    Gostaria de saber qual o motivo de ires ao sul do Brasil (onde vivo) em vez de ir a outros lugares mais populares para turismo (como Rio e Salvador).

    Abraço,

    Fabrício

    em resposta a: Aluguel de roupa de inverno carnaval de Quebec #58291
    FCelso
    Participante

    Velho Québec e arredores. Também na Avenida Grande Allée Leste, próximo à Cidadela ou à Planície de Abraão.

    em resposta a: Aluguel de roupa de inverno carnaval de Quebec #58274
    FCelso
    Participante

    @Crisleine Boadas wrote:

    Alguém sabe me informar se há lojas ou hotéis que alugam roupas impermeáveis e quentes em Quebec?
    Agradeço muito a atenção de todos!
    Abraço,
    Cris

    Outra coisa que esqueci de mencionar, se o clima na estação for regular (sem mudanças malucas), roupa impermeável não adianta muito, é importante roupa cortavento e isolante térmica, porque a água toda que tem no exterior vai estar na forma de gelo. E prepare os cremes hidratantes para as partes expostas. Além disso, esteja ciente que você vai sair do verão no RS e chegar no inverno do QC, o que pode te dar uma amplitude térmica de até 70oC de diferença (máxima de 35oC em POA por exemplo, e mínima de -35oC em Ville de Quebéc). Minha esposa tomou um baita choque térmico, e mesmo ficando um mês e meio, não se adaptou bem.
    Bonne chance!

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 377 do total)