erikabcoelho

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 87 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Blogs dos Filhos de Imigrantes #50503
    erikabcoelho
    Participante

    Cmussio e Lu_Campinas,

    Obrigada por nois acompanhar ;)

    Abraços
    Erika

    leslapins.wordpress.com

    em resposta a: Blogs dos Filhos de Imigrantes #50465
    erikabcoelho
    Participante

    Oi Sandro, obrigada pela citaçao. :bigups:

    Pessoal, se vcs quiserem filtrar no blog os posts escritos pela Lapin-Fille, basta digitar na caixa de procura: Babi
    pois é assim que ela assina os posts dela.

    E aproveito para comentar que nos primeiros 2 anos, a “fiótinha” vivia com dois pezinhos aqui (exclusivamente pela força do pátrio-poder) mas com o coraçaozinho lá no Brasil, o que cortava o coraçao dos pais, que estavam aqui. Mas depois de ir para o Cegep, conseguir se enturmar por lá com uma galerinha que pensa como ela e principalmente quando se deu conta que aqui ela nao era cerceada em seu direito de ir e vir a qualquer hora do dia ou da noite, toda a teoria dos pais fez sentido na cabecinha dela. Hoje ela mesma alardeia aos 4 ventos que o lugar dela nao é no Brasil. Entao, as palavras de ordem no nosso caso foram paciência e muito, mas muito sangue-frio.

    Abraços
    Erika
    http://www.leslapins.wordpress.com

    em resposta a: Relatos de Landing #49893
    erikabcoelho
    Participante

    Júlia,

    Essa declaraçao de bens vc. pode colocar valor estimado, mas claro, dentro de valores que condigam com a realidade.
    O ideal é mencionar que sao artigos pessoais e usados, quais vc esta trazendo com vc. agora e quais serao trazidos “futuramente”. Tabelinha básica de excel sem frufru ja basta.
    Depois de vcs ja estiverem aqui (porém asap!), vcs vao até alfandega (em Montréal fica na Place d’Youville) e eles vao te dar uma declaraçao de valores a trazer futuramente (Nao é todo mundo lá que conhece, tvz. vc tenha que explicar para umas 5 pessoas diferentes do que vc está falando…).
    Essa declaraçao mentiona o nr de pessoas da familia que poderao fazer uso dela, baseado na quantidade de pessoas no landing. Ela vai funcionar na prática como uma licença de importaçao (de seus bens usados). Quando nós fizemos isso, essa licença era válida por 5 anos, atualmente nao sei como anda. Eles vao te dar um formulário com carimbo da alfandega e vao carimbar sua lista que se transformara de uma anexo do formulário.
    Durante esse período, se vcs forem ao Brasil e tiverem trazendo as coisas da lista, até o limite do valor declarado, entra sem pagar imposto sobre eles. Pq. quem nao tem essa licença, dependendo do número de dias que passa fora do Canada, tem isençao de até 750$ por pessoa, o que passar disso tem que declarar E pagar imposto.
    No nosso caso, quando fomos ao Brasil, o que fizemos? Declaramos os itens novos comprados dentro dos $750 (nem chegava a isso para falar a verdade) e os usados usamos nossa licença.
    Aliás, mesmo tendo comprado menos do que a cota (os 750), tem que declarar que está trazendo algo mas que tá dentro da cota.

    Nosso landing em 2008 durou no máximo uma hora entre chegar, desembarcar, achar quais placas seguir, passar pelo guichet da imigraçao, passar no cambio para trocar $ para pagar o carregador, pegar malas, passar pelo fiscal, reembarcar malas e pagar o moço.
    Na volta da viagem que fizemos ao Brasil ano passado notamos que o número de guiches aumentou bastante e que há opçao de escolher agente bilíngüe (é identificado no “placar” quem é quem :lol: )

    abraços e calma que já foi! :alright: :bigups:
    Erika

    em resposta a: Sistema de Saude – Quebec #49488
    erikabcoelho
    Participante

    Essa semana a Télé-Québec começou a apresentar uma série chamada “Soins Intensifs” que mostra um pouco do sistema de saúde “por dentro”. Ao menos o primeiro episódio mostrou a rotina do ponto de vista de um profissional da saúde.
    Hj vi que está disponível no site:
    http://video.telequebec.tv/video/9657/en-traumatologie

    Abraços
    Erika
    http://www.leslapins.wordpress.com

    em resposta a: Seguro de Viagem (primeiros 90 dias no Québec) #49440
    erikabcoelho
    Participante
    em resposta a: Deixando o Brasil #49012
    erikabcoelho
    Participante

    Oi Ronaldo,

    Acabei de confirmar com o marido, que é o “contabil” aqui da família, e ele confirmou que anualmente preechemos a “simplificada”.
    Também conheço quem nao tenha feito, mas dentro do nosso perfil a melhor opçao foi mesmo o pacotao “declaraçao definitiva + declaraçoes anuais”, ao menos enquanto tivermos vinculos financeiros com o Brasil, mas como comentei antes, essa é uma descisao bastante pessoal.

    abraços
    Erika
    http://www.leslapins.wordpress.com

    em resposta a: Deixando o Brasil #49396
    erikabcoelho
    Participante

    Oi Júlia!
    Olha, nao sou contadora, nem fiscal da receita, nem advogada tributarista, mas acho que tem alguma coisa errada com essa informaçao de cancelamento de CPF em caso de saida definitiva, sugiro checar novamente com sua contadora. Pq. digo isso?
    Fizemos nossa declaraçao de saída definitiva há 3-1/2 anos e nosso CPF esta firme e forte, podemos confirmar a situaçao no site da RF. Nós mantemos conta no Brasil e fazemos “transferência de patrimônio” para o Canadá, o que só é possível tendo CPF ativo.
    O que eu sei que cancela CPF é nao apresentar declaraçao de renda. A declaraçao de saída definitiva substitui a declaraçao de IR ref. ao ano de saída do pais, mas nos anos seguintes, para manter o CPF ativo, é necessário continuar “mandando um oizinho” para a Receita através da declaraçao. No nosso caso, fazemos declaraçao como isentos, pois nao temos rendimentos que nos classificariam de outra forma.
    Entao é assim, mesmo nao sendo obrigatório fazer declaraçao de isento, se quiser manter o CPF, tem que fazer.
    Outra coisa que me faz estranhar essa informaçao de cancelamento do CPF é que mesmo estrangeiros que nunca pisaram no Brasil mas têm, por exemplo, participaçao como sócio em empresa brasileira, é obrigado a ter CPF e fazer declarao de IR (já tive contato direto com vários casos assim). Entao porque um brasileiro morando no exterior seria diferente?
    Este link confirma essa informaçao sobre a declaraçao que comentei acima:
    http://www.portalconsular.mre.gov.br/mundo/america-do-sul/republica-da-colombia/bogota/avisos/renovacao-do-cpf-declaracao-de-isento/

    Conheço pessoas que optaram nao fazer a declaraçao definitiva pq rola uma estória que nao pude nunca checar e nem sei a fonte, de que a receita enrola até o último minuto de prazo que ela tem para liberar a restituiçao de quem faz saída definitiva e quando libera a informaçao é dizendo que a pessoa nao tem nada a receber. Supostamente, fazendo isso, ela nao deixa tempo habil para a pessoa contestar e a pessoa perde. Como disse, nao sei se essa informaçao procede. Porém, contudo, todavia, até hoje (repito, 3,5 anos) nossa restituiçao NAO saiu!! E isso NAO me surpreende, tudo no BR para nós é sempre taaaao dificil! Mesmo assim, nao nos arrependemos de ter feito a saida definitiva: ou perderiamos a restituiçao (nao to em situaçao de rasgar $, mas se tiver que ficar de “esmola”, que fique!) ou teríamos que esquentar a cabeça futuramente com explicaçoes, multas e etc…na nossa ponderaçao foi melhor passar a régua e deixar para trás todo o marasmo da fazenda…Mas isso é uma descisao absolutamente pessoal, entao boa sorte nas descisoes!

    Abraços
    Erika
    http://www.leslapins.wordpress.com

    em resposta a: RAGQ – Aluguel com serviços compensa? #46858
    erikabcoelho
    Participante

    Quando viemos para cá ficamos em um studio deles, no plateau.
    Embora o preço fosse mais alto do que outros que haviamos visto por internet, preferimos alugar com eles devido a termos boas referencias. tinhamos receio de pagar do Brasil e chegar aqui a empresa nao existir, ou ser bem diferente das fotos, etc…No fim, nao nos arrependemos.
    Hoje, conheço empresas que alugam apartamentos com eles para temporadas mais longas para alocar tecnicos e visitantes que estao em trabalho temporário por aqui, pois sai bem mais barato que hotel.
    Mas em comparaçao com o aluguel “convencional” ele pode ser bem mais caro dependendo do perfil.
    No nosso caso, foi ótimo para um mês para procurar o apartamento definitivo, acho que até 2, 3 meses, dependendo do caso, pode compensar. Mais que isso, acho salgado demais: com esse valor dá, por exemplo, para pagar a hipoteca de um bom imóvel dependendo da localidades.

    abraços
    Erika

    em resposta a: AKI TEM UM BANDO DE LOUCO… #45793
    erikabcoelho
    Participante

    Já que a discussao neste tópico acabou puxando o assunto exercicioda medicina no QC, vou deixar link de uma matéria que vi hoje tb. relacionada ao tempo.
    Reinterando que as pessoas mencionadas na matéria sao francófonas.

    http://fr.canoe.ca/infos/quebeccanada/sante/archives/2011/06/20110628-052402.html

    Abraços
    Erika
    lespains.wordpress.com

    em resposta a: Saque de FGTS por brasileiros residindo no Exterior #45742
    erikabcoelho
    Participante

    Também nao vejo “bondade” nenhuma nas açoes do governo, mas seja pro que motivo for, eu quero meu dinheiroooooooooooooooooooooooooo!! :bangwall:
    rsrs

    E parece que sim, assim como os acordos de previdencia, Canada parece ser prioridade numero 5.345.432.896, mas ao menos estao fazendo alguma coisa, ainda que em ritmo de tartaruga.

    Abçs
    Erika

    leslapins.wordpress.com

    em resposta a: Mesas e cadeiras de jantar #45741
    erikabcoelho
    Participante

    Como disse o Marcos a Leon’s é uma boa opçao, tem estilos variados, preços atraentes e se conseguir aprovaçao de crédito déa até para dividir em 36 x.

    Os móveis da Structube sao lindos, mas os prços sao de um pouco mais altos a beeeem mais altos.

    Ambas tem sites.

    abraços
    Erika

    leslapins.wordpress.com

    em resposta a: AKI TEM UM BANDO DE LOUCO… #45675
    erikabcoelho
    Participante

    Só vou comentar a respeito das pessoas frequentemente esquecerem que muitos dos loucos (sejam loucos do Québec, do Canada, do Brasil…) nao nasceram loucos, eles se tornaram loucos.
    Sendo assim, cada um de nós “normais” nao está ileso de um dia passar a fazer parte desta triste realidade (neste momento estou aqui batendo na madeira!!).
    :wink:

    Abraços
    Erika

    leslapins.wordpress.com

    em resposta a: Filhos Trílíngues #45487
    erikabcoelho
    Participante

    Oi Galera,

    Por falar nesse assunto, a Falvia, do blog que eu tinha mencionado fez um post ótimo essa semana falando exatamente do assunto:
    http://flaviamandic.blogspot.com/2011/06/seu-filho-fala-portugues-qual-o-segredo.html

    Abraços
    Erika

    leslapins.wordpress.com

    em resposta a: Reportagem Globo Imigração Brasil-Canadá #45486
    erikabcoelho
    Participante

    Lu_Campinas,
    Quem já esta no processo ou mesmo no Canadá, não gosta NADA de divulgação que maquia a realidade. É só isso.
    Eu e vários colegas que estao aqui, colegas que estao no processo, usamos horas preciosas do nosso dia para dividir a própria visao com outros imigrantes e nao ganhamos nada (nem esperamos) por isso. Aqui na comunidade e no blog de nossa familia, falo de nosso dia-a-dia e de nossas experiencias e quem acompanha ja deve ter percebido que estamos muito felizes e realizados aqui. Mas que nao escondemos quando achamos que algo aqui nao é tao bom ou é errado. Dividimos isso com outras pessoas porque achamos que se sabendo dessas coisas ela ainda tiver motivos para vir, ela virá com os pés no chao e tem mais chances de se realizar, do que se vier achando que tudo é perfeito (como ouvimos a vida inteira falarem que é perfeito no primeiro mundo) e começar a colecionar decepçoes. Mas sempre tem aqueles (muitos) que nao querem ouvir ou pensa que estamos querendo “melar” o sonho deles, ou que estamos reclamando de barriga cheia. Uma pena, com certeza nao somos nós, que estamos relatando (o que pensamos ser) uma realidade que estaremos perdendo.
    Acho que todos tem o direito de sonhar e batalhar por seus sonhos sim, mas fico muito p* da vida quando vejo reportagens do escritório o Québec, como uma veiculada no UOL e que o SandroMS postou semana passada em outro tópico, onde a entrevistada fala “inverdades”, como por exemplo, que no Québec educaçao a saúde sao gratuitos e no Brasil nao é. Isso nao é verdade. O Brasil TEM sistema de educaçao e saúde gratuitos. Eles nao prestam, mas tem. Entao dizer que NAO tem, é uma “inverdade”. Nao precisa disso. Se falarem apenas o que o Québec tem, de verdade, já será suficiente para atrair muita gente, aqui é muito bom, sem precisar inventar nada.
    A reportagem da Globo, tema deste tópico, deva a impressao que pisando no Trudeau o profissional de enfermagem ja é levado para assinar o contrato, e mais ainda, com um salario maravilhoso!.
    Conheci enfermeiras aqui, com francês fluente (vindas de países francófonos!) que estavam fazendo oficinas de treinamento para procura de empregos pois ja estavam batalhando ha 3 anos por trabalho e nao conseguiam estagiar. Aqui realmente precisa-se de enfermeiros (as). Mas a ponte entre essa necessidade e a oferta de mao de obra imigrante é daquelas pontes de madeira e corda, igual no filme Indiana Jones X. Entao eu acho que aqui pode realmente ser ótimo para quem quer exercer a profissao, mas precisa ter em mente que talvez tenha que atravessar de uma margem a outra a nado e se preparar para isso.
    Abraços
    Erika
    leslapins.wordpress.com

    em resposta a: Plano B: Finalizar o Federal em Québec #45466
    erikabcoelho
    Participante

    Pessoal, eu tenho uma curiosidade:

    Considerando a hipótese (apenas uma hipótese) de que o Canada nao conceda o visto de RP (é dificil, mas acontece!). O plano C,D ou E.. seria qual? Viver ilegalmente no Canada? Retornar ao Brasil e recomeçar do 0? :?:

    Abr
    Erika
    leslapins.wordpress.com

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 87 do total)