Plano B: Finalizar o Federal em Québec

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Plano B: Finalizar o Federal em Québec

Visualizando 64 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7480
      javabeats
      Participante

      Olá pessoal!

      Muito já foi dito aqui sobre o plano B do imigrante castigado pela demora do Federal: aguardar a conclusão do processo federal no Québec! Acompanhando alguns blogs, vejo que alguns colegas já optaram por isso e estão fazendo suas malas.

      Eu e esposa estamos refletindo a respeito – fizemos até uma lista com “prós” e “contras” da decisão de antecipar a viagem. Acho que estes pontos estão claros para a maioria, mas segue um exemplo para quem ainda está “indeciso”:

      Prós
      – Acelerar a adaptação cultural
      – Melhorar a qualidade do(s) idioma(s)
      – Conhecer melhor a(s) cidade(s) e a província
      – Fazer contatos profissionais (ou, como estudante, progredir na área)

      Contras
      – Alto custo sem a oportunidade de trabalhar enquanto se espera o processo
      – Tempo limitado de visto de turista/estudante (6 meses)
      – Possível atraso ou imprevistos no Federal podem forçar uma volta ao Brasil
      – Dificuldade em alugar imóvel devido ao status de “turista” (apesar de existirem opções)
      – Necessidade de deixar o país para fazer o “landing” como RP (final do processo federal)

      Além da lista acima, temos algumas dúvidas. A primeira delas, sobre o “landing”. Normalmente, o imigrante no plano B opta por ir rapidamente aos EUA e então “voltar” ao Canadá, aí sim, como RP. Nossas perguntas, aos mais experientes, são:

      1. É preciso um visto americano para isso? Somos de Curitiba, e gostaríamos de evitar o stress de ir à SP obter o visto americano.
      2. Lemos em alguns blogs que a francisação parcial é possível apenas com o CSQ em mãos. Alguém confirma ou desmente a informação?

      No mais… gostaríamos de saber a opinião dos mais experientes, sobre o assunto. Estamos em uma situação confortável, e antecipar a adaptação é muito interessante para nós. Mas ao mesmo tempo, não queremos correr riscos desnecessários, pois não é uma questão de impaciência. Se alguém conhece mais algum detalhe – favorável ou não – à este “plano B”, por favor, compartilhe!

      Abraços!

    • #45400
      victor_m
      Participante

      Putz… tinha escrito uma resposta gigante para ti sem estar logado, e na hora de logar errei minha senha e quando acertei ele perdeu a mensagem… vou dar uma respirada e faço um resumo de tudo que tinha escrito antes… hehehe

    • #45402
      victor_m
      Participante

      Vamos lá… de novo… hehehe

      Javabeats,

      Não sou experinete (Acabei de receber o CSQ e vou dar entrada no federal agora) mas sei responder a uma de suas perguntas, então vamos lá:

      “1. É preciso um visto americano para isso? Somos de Curitiba, e gostaríamos de evitar o stress de ir à SP obter o visto americano.”

      Sim! Você precisa de visto para entrar no USA e seu status de RP não mudará em nada isto, só após você ter a cidadania canadense é que ele não será mais necessário, ouseja, no mímo três anos após o RP. Realmente é chato ir no consulado americano, eles vão perguntar até a cor de sua cueca…. mas, como você vai morar do lado deles, acho válido ter o visto, e hoje eles estão dando geralmente visto de 10 anos… então, independente se você ir agora ou depois, eu acho válido ter… e Curitiba SP é rapidinho… ;)

      Bem, já que respondi a pergunta que sabia, vou dar conselhos leigos e pessoais nas outras questões:

      Então, eu também já pensei em fazer algo do tipo que você está querendo fazer, sei como que é a sensação após CSQ, “Posso ir agora pra Québec??”, mas eu acho que você pode fazer tudo isso que você quer fazer depois de receber o RP e correr o “risco” de conseguir um emprego no caminho, por que se você for agora, com certeza você não poderá trabalhar e terá que começar a gastar suas economias. Lógico que tudo depende de sua situação financeira, mas qual é o meu plano. Guardar $$$ nesse 1 ano que me aguarda, não trocando mais de carro, não comprando móveis e utensilios não necessários para casa, etc, continuar trabalhando aqui no brasil, etc..

      Minha sugestão para você é fazer o que eu pretendo fazer, continue trabalhando, juntando um bom $$$ para se manter bem nos primeiros meses de Québec, pois você ficará um tempo desempregado, fato (Salvo exceções = Enfermeiros… hehehe) e pegue férias com sua esposa no trabalho de 1 mês e vá para Quebéc como turista para fazer um intensivo de francês, conhecer o local, pessoas, empresas, mas sem precisar largar tudo por aqui ainda…

      Bem… essa é minha opinião, mas na verdade tudo se resume a quanto você pode e a quanto quer gastar $$$$.

      Espero que meu plano tenha sido util para você.

      Grande abraço,

      Victor

    • #45404
      javabeats
      Participante

      Olá Victor,

      Primeiro, obrigado pelos esclarecimentos e considerações. Deixe-me falar um pouco da nossa situação:

      – Estamos com 5 meses de Federal. Nosso “plano B” – se decidirmos por ele – seria iniciado à partir de Outubro/Novembro
      – O principal motivador de fazê-lo é justamente antecipar este período inicial de adaptação no Québec; para que quando o visto RP chegar, já estejamos razoavelmente preparados para a busca de emprego. Esse período de adaptação será necessário independente de quando formos ao Québec, então, pensamos que “quanto antes, melhor”.
      – Essa rotina de economizar, estudar, e viver uma meia vida no Brasil, temos desde o início do processo provincial… Apesar de não podermos nos dar ao luxo de dizer que dinheiro não é problema, fizemos as contas e vimos que mais 7 ou 9 meses de economia e estudo aqui no Brasil não são tão interessantes quanto antecipar a adaptação no Québec.

      Sendo assim, é por esses motivos que estamos considerando carinhosamente a ida antecipada ao Canadá. E fizemos o post para ver se alguém nos lembra de algum detalhe que estamos esquecendo.

      Novamente, obrigado Victor… e quem tiver mais idéias à compartilhar, fiquem à vontade :)

    • #45405
      camilagnunes
      Participante

      Oi Javabeats, tudo bem?

      Eu e meu marido estamos na mesma duvida que vocês, quanto as duas dúvidas, o victor já respondeu em relação ao visto americano e eu, particularmente, tenho a mesma opinião que ele neste ponto, ou seja, não vou sair daqui sem tirar o meu já que tenho certeza que em algum momento antes dos 3 primeiros anos vou querer cruzar a fronteira para visitar a terra do Tio Sam.
      Em relação a francisação somente com o CSQ eu já li em vários blogs de pessoas que estão lá e no Orkut, mas também não tenho o link para a informação oficial.
      Quanto ao visto ser válido por apenas 6 meses, na verdade você pode renová-lo. Não é muito simples estando por lá, mas é possível.

      Tenho uma duvida a acrescentar:
      No caso do meu marido, ele tem apenas um sobrenome e, por isso, diversos homonimos. Por isso, precisou ir até a policia federal tirar o antecedente criminal. Isso é nosso principal impeditivo pois, não tenho como saber se vão solicitar outro antes do envio de exames e se ele poderia faze-lo diretamente do Canadá. Acredito que não pois o dele não sai pela internet. Se esse for o seu caso ou de sua esposa, inclua na sua lista.

      Minha opinião sobre o assunto: Já temos o plano financeiro de estudar o francês quebecóise alguns meses antes de entrar no mercado de trabalho (nossos calculos são de 3 a 6 meses, mas estamos preparados para mais alguns se for necessário) e, pensando dessa forma ficariamos sem trabalhar durante esse tempo mesmo. Por isso pensamos em fazer isso antes, mesmo sem o RP. Acho que prá quem já se planejou financeiramente para isso pode ser uma forma de adiantar a adaptação na sociedade, mas temos o impeditivo que coloquei acima, por isso acredito que vamos esperar o processo todo mesmo.

      Victor, só um comentário: os enfermeiros não conseguem um emprego logo que chegam ao Québec, muito pelo contrário, eles precisam se inscrever na ordem dos enfermeiros, e isso demora. Por isso, quem é da área de TI (como o javabeats e eu, por exemplo) teriamos mais facilidade de encontrar um emprego mais rapidamente.

      Ótima discussão para todos nós! :discuss:

      Abs

    • #45406
      victor_m
      Participante

      @camilagnunes wrote:

      …Victor, só um comentário: os enfermeiros não conseguem um emprego logo que chegam ao Québec, muito pelo contrário, eles precisam se inscrever na ordem dos enfermeiros, e isso demora. Por isso, quem é da área de TI (como o javabeats e eu, por exemplo) teriamos mais facilidade de encontrar um emprego mais rapidamente.

      Ah é verdade! Tinha esquecido disso, até porque não sou enfermeiro, eu sou de TI também!

      :)

      Assim, se realmente não é vantajoso vocês ficarem no Brasil mais esse tempo, eu acho que vocês tem mais é que ir mesmo, mas considere voltar ao Brasil pelo menos uma vez depois que receber o RP, sempre considere o pior caso nas suas contas e aproveite para tirar o visto americano enquano ainda está aqui!

      Algo que talvez você tenha esquecido ainda… não sei… Enquanto estiver lá lembre de considerar o custo de um seguro saude, pois você não terá acesso a isso..

      Como disse, se você já botou na balança e não compensa ficar aqui, com certeza esta antecipação é válida, mas talvez o pessoal mais experiente, que já mora lá, possa enxergar algo que não estamos considerando…

      Vamos continuar nossa conversa.

      Abs

      Victor

    • #45407
      jujunogueira
      Participante

      Olá Pessoal!

      Nós somos um dos casais que resolveu fazer as malas antecipadamente e estamos indo para Québec em 30/08. No nosso caso, ponderamos vários prós e contras e chegamos a conslusão que para nós valeria a pena.

      Já tinhamos a intenção de ficar 6 meses apenas estudando e nos preparando antes de entrar no mercado. No caso do meu marido Fabiano, que é de TI, ele precisa melhorar muito ainda o francês para conseguir uma boa proposta, e temos plena consciência de que sem um bom francês isso não será possivel, mesmo sendo de uma área com demanda e relativamente “mais fácil” de conseguir uma colocação. No meu caso, quero voltar a estudar, então o francês tem que estar 100% em dia!

      Enfim, para isso, já estavamos nos preparando financeiramente desde antes de darmos entrada no processo provincial, o que nos coloca hoje numa situação um pouco mais confortável para partirmos antes.

      Outra coisa, também percebemos que o curso de francês aqui é uma das nossas maiores despesas hoje, e infelizmente, não sei se pelo cansaço ou qualquer outro motivo, nossa evolução não tem sido muito boa, ou seja, estamos gastando um valor considerável e não estamos tendo o retorno esperado. E assim como aconteceu quando aprendi inglês no passado, achamos que a imersão é uma das melhores formas de aprender o idioma de verdade.

      Sobre a entrada no mercado de trabalho, o Fabiano tem feito contato e tem tido conversas com algumas empresas de lá e em todos os casos a resposta tem sido a mesma: “Seu perfil é interessante para nós, meu endereço é tal, meu telefone é tal, boa sorte no seu processo de imigração e me procure quando chegar”. Ou seja, pensamos também que podemos começar o nosso networking estando lá, de uma maneira melhor do que aqui, mesmo que isso não signifique nenhuma proposta de trabalho antes de finalizar o processo de RP, mas achamos que pode ajudar um pouco.

      Enfim, para quem está com esse planejamento, achamos super válido. Coloquei um post no nosso blog sobre a nossa decisão.

      Ahhhhh! Sobre o visto americano, não deixem de tirar!!! Nosso processo foi rápido, facil e sem maiores perguntas, apenas onde queremos ir e o que fazemos aqui. Mais nada!!! E 10 anos de visto!!!

      Abraços e boa sorte a todos!!!! :D

    • #45409
      roders
      Participante

      Irei postar a minha opinião:

      Eu e a minha companheira pensamos muito nesta oportunidade de terminar o processo no Canadá, porém não seguimos em frente devido:
      1 – falta de $$ para nos mantermos lá enquanto, como turistas,
      2 – ainda possuimos nossos empregos aqui, por mais que já estamos de saco cheio com eles, ainda são eles nos mantêm
      3 – dificuldade para alugar um apartamento, pelo o que foi lido nos blogs
      4 – aproveitar, um pouco a mais, a família
      5 – nossas profissões são regulamentadas

      Foram estes os motivos, pelos quais decidimos aguardar no BR, porém enquanto isso:
      1 – continuamos a estudar o francês,
      2 – demos entrada no processo de equivalência dos estudos no MICC
      3 – economizamos $$
      4 – procuramos empregos e mantemos contatos com os que respondem aos nossos e-mails
      5 – procuramos moradia
      6 – obtemos mais informações sobre o Canadá, processo de imigração, etc.

      Algo que estou aprendendo, as duras custas, com este processo de imigração é ter paciência, pois muitas coisas não dependem de nós e, que mesmo ficando no BR, aguardando terminar o processo, a nossa vida (no Canadá) não está parada, fazemos o que é possível daqui.
      Sucesso a todos !!!

    • #45410
      victor_m
      Participante

      Deixa eu sair só um pouquinho do assunto:

      Vocês que estão prevendo ir para lá antes, quanto que vocês consideram que é um bom valor considerar por mês para um casal sem filhos, para todas as despesas?
      Pergunto para saber o quanto eu preciso guardar.

      Obrigado,

      Victor

    • #45421
      javabeats
      Participante

      @Victor: Existem alguns tópicos aqui no fórum com valores mais precisos, e também alguns recursos oficiais na internet. Dar uma olhada neles é fundamental, porque orçamento depende muito do perfil do casal: eu e a esposa não dispensamos certas concessões no nosso estilo de vida – apesar das circunstâncias como imigrantes, não queremos mudar totalmente o estilo de vida que temos no Brasil – e por isso, nos esforçamos para economizar bastante e garantir um pouco mais de tranquilidade.

      Em números, para o nosso perfil e fazendo alguns ‘cortes’, estamos considerando uma média de CAD 2.500/mês. Essa previsão ainda vai ser ajustada mais uma vez, sempre com um prospecto mais pessimista. Nisso, tentamos incluir tudo que pudemos pensar e pesquisar – mesmo despesas com imprevistos, como consertos, taxas inesperadas, etc. Novamente, sugiro uma boa pesquisa para identificar o seu perfil de consumo.

      Mudando novamente de assunto, outro atenuante com relação ao “Plano B”: a possibilidade de continuar trabalhando para uma empresa no Brasil. Como tenho uma ótima relação com a empresa onde trabalho – que esteve ciente sobre o processo desde o início – e a demanda por aqui continua alta, estou ‘negociando’ a hipótese de continuar trabalhando parcialmente nos primeiros meses no Canadá, em regime de Home Office. Como muitos de vocês são da área de TI, como eu, pensem nessa possibilidade – pode ajudar bastante nessas economias.

      Abraço,
      Rodrigo

    • #45425
      janeneves
      Participante

      Olá Pessoal,

      eu acredito que entre ficar patinando na vida aqui, e agilizar a vida lá, vale a pena agilizar lá… mas só para quem tem a possibilidade de fazer isso com segurança financeira e não tem “outros complicadores”, como a questão de antecedentes, saúde, etc.

      Para quem está pensando em ir, e fazer o “landing” pelos EUA, não é possível fazer o visto americano lá do Canadá??? Afinal pelo que ouvi é comum o pessoal do Canadá ir aos EUA fazer compras ou turismo de fim de semana… deve haver uma estrutura disponível para emissão de vistos pois só Canadense “nato” tem isenção para os EUA. Imigrante, mesmo após ter a cidadania, ainda precisa do visto.

      Abraços!

      Jane.

    • #45435
      javabeats
      Participante

      Mandei um e-mail ao consulado americano em SP questionando isso, e se não obter resposta, vou ligar lá (ou mesmo no consulado em Montréal) para esclarecer o assunto.

      Imagino que seja realmente possível, pedir um visto B2 americano lá mesmo no Canadá. O único ponto é que a sua documentação (e as provas de vínculo irrefutável com o Brasil, por exemplo) teriam de ser traduzidas, penso eu. Quanto ao vínculo com o Brasil, para utilizar o emprego atual como tal, já complica. No fim das contas, mesmo sendo possível, talvez não seja viável…

    • #45436
      victor_m
      Participante

      @javabeats wrote:

      @Victor: Existem alguns tópicos aqui no fórum com valores mais precisos, e também alguns recursos oficiais na internet. Dar uma olhada neles é fundamental, porque orçamento depende muito do perfil do casal….

      Abraço,
      Rodrigo

      Olá Rodrigo,

      Já havia visto estes tópicos sim, só queria saber mais um valor prático realmente, também estava considerando um valor muito próximo a este em minhas pesquisas. Era mais para ter uma comparação. Obrigado pelas informações amigo!

      Agora, se você tem a possibilidade de Home Office!! Demorou… assino em baixo que esta é a melhor opção para você.

      @janeneves wrote:

      Olá Pessoal,

      eu acredito que entre ficar patinando na vida aqui, e agilizar a vida lá, vale a pena agilizar lá… mas só para quem tem a possibilidade de fazer isso com segurança financeira e não tem “outros complicadores”, como a questão de antecedentes, saúde, etc.

      Para quem está pensando em ir, e fazer o “landing” pelos EUA, não é possível fazer o visto americano lá do Canadá??? Afinal pelo que ouvi é comum o pessoal do Canadá ir aos EUA fazer compras ou turismo de fim de semana… deve haver uma estrutura disponível para emissão de vistos pois só Canadense “nato” tem isenção para os EUA. Imigrante, mesmo após ter a cidadania, ainda precisa do visto.

      Abraços!

      Jane.

      Concordo com a Jane em relação a você ir agilizar a vida lá, agora quanto ao visto americano, é possível lá?
      É, mas imagino que vai ser mais complicado e provavelmente eles te darão um visto especial, tipo, de só uma entrada.

      Sugiro fortemente que você faça este visto aqui que é bem provavel que você consiga um de 10 anos! E é bem mais fácil de provar os vinculos com o Brasil, que é o que o consulado americano exige.

      Abraços,

      Victor

    • #45437
      victor_m
      Participante

      @javabeats wrote:

      Mandei um e-mail ao consulado americano em SP questionando isso, e se não obter resposta, vou ligar lá (ou mesmo no consulado em Montréal) para esclarecer o assunto.

      Imagino que seja realmente possível, pedir um visto B2 americano lá mesmo no Canadá. O único ponto é que a sua documentação (e as provas de vínculo irrefutável com o Brasil, por exemplo) teriam de ser traduzidas, penso eu. Quanto ao vínculo com o Brasil, para utilizar o emprego atual como tal, já complica. No fim das contas, mesmo sendo possível, talvez não seja viável…

      exatamente.

      Não complique, faça aqui no Brasil.

      ;)

    • #45438
      Carlos_Santos
      Participante

      é possivel tirar o visto americano estando aqui.

      Mas nao sei o que foi pedido aos colegas que o pediram. Posso ver se me informo e depois volto aqui….

      Quanto à vir antes, tudo é uma questao de flexibidade e de diponibilidade financeira.

      A vida aqui, sem o NAS de RP, pois um estudante ou turista podem tirar, mas o numero nao é o mesmo e as cias sabem a diferenca.

      Seguro de carro, habitacao, etc… também sabem, o que faz com que sai mais caro também.

      Alugar apto também nao deve ser moleza, pois os contratos sao de um ano… além disso é preciso mobiliar para viver confortavelmente, isso fica mais facil se alugar ja mobiliado….

      Tem muitas condicoes e aspectos (que involvem $$$$). Se nao é problema, entao talvez seja uma boa…. Mas isso nao serviria para uma familia como a minha, filhos em escola, etc….

      Cada um sabe de si… fica as informacoes!

      Se quiser saber algo mais especifico, é so perguntar!

    • #45439
      jujunogueira
      Participante

      @victor_m wrote:

      Deixa eu sair só um pouquinho do assunto:

      Vocês que estão prevendo ir para lá antes, quanto que vocês consideram que é um bom valor considerar por mês para um casal sem filhos, para todas as despesas?
      Pergunto para saber o quanto eu preciso guardar.

      Obrigado,

      Olá pessoal

      Estamos considerando +/- o valor de CAD 2.000,00, mas como margem de segurança! Vamos tentar evitar de gastar tudo isso no mês, apertando bem os cintos mesmo!

      Não pretendemos diminuir muito o padrão daqui, apenas eliminar gastos supérfluos ou desnecessários no momento. Vamos priorizar o aprendizado do idioma! Outras coisas como viagens, passeios, restaurantes, etc e tal, até mesmo o aluguel de um apê maior e melhor, ficarão para depois quando estivermos mais estabilizados e já como residentes.

      Acho também que por sermos um casal sem filhos, as coisas ficam “mais faceis”, pois se tivessemos um baby ou mais, provavelmente não teriamos tomado essa decisão!

      E quanto ao visto americano, tentem tirar aqui. Por mais que seja burocrático, acho que é mais fácil do que tirar lá e tem uma “garantia maior de sucesso”. Sem contar que vcs já saem daqui tranquilos, podendo até pegar uma passagem mais em conta com escala no USA.

    • #45441
      javabeats
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      Se quiser saber algo mais especifico, é so perguntar!

      Uma dúvida que eu sempre tive: é realmente necessário sair do Canadá para fazer o “landing”? Não bastaria, com a posse do visto e o status de RP após a finalização do processo, procurar o MICC ou mesmo o bureau no aeroporto, e fazer o landing?

      Pergunto pois é possível viver legalmente no Canadá com visto de residência temporária (trabalho ou estudo), e em caso de cursos universitários, é possível dar entrada no visto de RP diretamente no Canadá, após a graduação. Mas um estrangeiro que conseguiu o visto de RP pelas vias normais, só pode fazer o “landing” em um port of entry quando em trânsito para o país? Mesmo que tenha visto válido de estudante, por exemplo?

      Se souber responder.. agradeço :)

    • #45442
      javabeats
      Participante

      @jujunogueira wrote:

      Estamos considerando +/- o valor de CAD 2.000,00, mas como margem de segurança! Vamos tentar evitar de gastar tudo isso no mês, apertando bem os cintos mesmo!

      Vocês têm certeza? Pelas nossas pesquisas, chegamos a um valor um pouquinho maior. Explico:

      Da mesma maneira que vocês, vamos tentar apertar os cintos, claro. Mas, o custo de vida – no nosso caso, Montréal – é mais alto. Além disso, viver em um “regime de guerra” pode trazer mais dissabores que vantagens.

      Pensem bem: vocês viverão em terra estrangeira, e mesmo que empolgadíssimos no princípio, logo as dificuldades com o idioma, o clima, a saudade da família, e o ócio, vão começar a pesar. E antes que protestem, sim, considerem o ócio – pelo menos no nosso caso, é a primeira vez que vamos ficar tanto tempo sem trabalhar. Mesmo aplicados no estudos e na adaptação, não é a mesma coisa que levar uma vida produtiva integral. Se à esses fatores, você somar mais um desconforto, financeiro – economia ao custo de qualidade de vida – pode acabar se decepcionando facilmente, o que é muito pior que aguardar o final do processo federal.

      Veja bem, não é uma crítica à decisão ou ao planejamento de vocês – apenas levanto aqui todas as questões possíveis, pois como estamos em um fórum, espero que isso ajude novos imigrantes quando se depararem com a mesma questão.

      Courage!

    • #45445
      jujunogueira
      Participante

      De maneira alguma javabeats, não vemos como critica não! É super válido ouvir outros pontos de vista! :)

      Realmente o que vc disse é algo a se considerar sim! Não sei se me expressei direito… pelos nossos calculos este é +/- o valor que pretendemos gastar no mês, mas vamos levar uma margem de segurança boa para imprevistos e tal, e até mesmo um pouco de lazer…

      No começo não pretendemos mesmo gastar muito, mas não vamos chegar a viver num regime de guerra!!! O ócio é uma das nossas preocupações tbm, pq nunca ficamos tanto tempo também sem um trabalho, apenas estudando (na verdade trabalhamos desde os nossos 15 anos, quanto tempo)… Mas, vamos tentar levar as coisas numa boa, porém sem extravagancias…

      Inicialmente vamos para Mtl também, mas pretendemos ficar mesmo em Quebec. Tudo vai depender do fator “emprego do marido”! rsrsrs

    • #45448
      javabeats
      Participante

      Muito bom, realmente, tenho certeza que não tomaram tamanha decisão precipitadamente ;)

      Quanto ao ócio que eu comentei, uma das dicas recorrentes aqui – com certeza já a conhecem – é fazer trabalho voluntário. É excelente porque alia a prática do idioma num contexto de trabalho com uma boa ação. E ainda pode te valer um bom networking (mesmo que não seja exatamente na sua área de formação).

      Se estão indo à Montréal, e o marido é da área de TI, vamos manter contato! No que pudermos ser úteis, é só chamar.

      Abraço!

    • #45449
      javabeats
      Participante

      Follow up:

      Recebi resposta do consulado americano – é possível sim pedir o visto B2 em Montréal. Porém, é preciso entrar em contato com o consulado de lá sobre a necessidade de traduzir os documentos (e confirmar se os requisitos são os mesmos daqui).

      Ou seja, pelo que parece, é possível sim, mas talvez não compense fazê-lo. Aí o melhor caminho é fazer uma visitinha à SP.

    • #45450
      jujunogueira
      Participante

      @javabeats wrote:

      Muito bom, realmente, tenho certeza que não tomaram tamanha decisão precipitadamente ;)

      Quanto ao ócio que eu comentei, uma das dicas recorrentes aqui – com certeza já a conhecem – é fazer trabalho voluntário. É excelente porque alia a prática do idioma num contexto de trabalho com uma boa ação. E ainda pode te valer um bom networking (mesmo que não seja exatamente na sua área de formação).

      Se estão indo à Montréal, e o marido é da área de TI, vamos manter contato! No que pudermos ser úteis, é só chamar.

      Abraço!

      Realmetne o trabalho voluntário pode ser uma boa ideia, principalmente para praticar o idioma e até para começar a criar o networking e ter referencias pessoais e profissionais lá!

      Com certeza vamos manter contato sim… ele é de TI, vamos inicialmente para Mtl, mas pelas nossas pesquisas a cidade de Québec está mais promissora e acho que vamos nos instalar “definitivamente” lá! Na verdade, ficaremos onde estivermos melhor profissionalmente! :wink:

    • #45451
      Mari14
      Participante

      Ola,

      Cheguei aqui em Montreal em maio porque meu marido conseguiu um work permit. Estamos com o CSQ e nosso processo federal foi iniciado em novembro de 2010. Estou com uma dificuldade enorme de estudar frances em escolas subsidiadas pelo governo, todas pedem o RP. E as particulares sao bem caras. Alguem ja teve essa experiencia, pode me dar alguma dica sobre essa situacao?

      Obrigada

    • #45452
      javabeats
      Participante

      Talvez este link lhe ajude:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/langue-francaise/Services-francisation.pdf

      Seção “CONDITIONS D’ADMISSIBILITÉ

    • #45453
      jujunogueira
      Participante

      @Mari14 wrote:

      Ola,

      Cheguei aqui em Montreal em maio porque meu marido conseguiu um work permit. Estamos com o CSQ e nosso processo federal foi iniciado em novembro de 2010. Estou com uma dificuldade enorme de estudar frances em escolas subsidiadas pelo governo, todas pedem o RP. E as particulares sao bem caras. Alguem ja teve essa experiencia, pode me dar alguma dica sobre essa situacao?

      mari14
      No Blog http://chucksarahauquebec.blogspot.com/ eles cometam que conseguiram fazer a francisação apenas com o CSQ sem maiores dificuldades… eles até colocam os dados da escola, como foi o processo junto ao MICC, datas de teste de nivel e etc…
      Dá uma olhadinha lá… pode ser que tenha alguma info interessante para vc!

    • #45459
      janeneves
      Participante

      Olá a todos!

      concordo que se puder sair daqui com o visto dos EUA pronto é melhor. Afinal é uma complicação a menos depois. Mas se é uma alternativa viável, é bom que esteja “no radar”, porque eu acho mais viável fazer um visto americano de lá do que voltar ao Brasil como já foi sugerido…

      No nosso caso, eu tenho, mas marido e ainda filhos não… então é algo que vamos ter que corrigir… mas ainda não decidimos quando (nem de onde!).

      Abraços :)

      Jane.

    • #45466
      erikabcoelho
      Participante

      Pessoal, eu tenho uma curiosidade:

      Considerando a hipótese (apenas uma hipótese) de que o Canada nao conceda o visto de RP (é dificil, mas acontece!). O plano C,D ou E.. seria qual? Viver ilegalmente no Canada? Retornar ao Brasil e recomeçar do 0? :?:

      Abr
      Erika
      leslapins.wordpress.com

    • #45471
      javabeats
      Participante

      @erikabcoelho wrote:

      Pessoal, eu tenho uma curiosidade:

      Considerando a hipótese (apenas uma hipótese) de que o Canada nao conceda o visto de RP (é dificil, mas acontece!). O plano C,D ou E.. seria qual? Viver ilegalmente no Canada? Retornar ao Brasil e recomeçar do 0? :?:

      Retornar ao Brasil. Não há outra escolha. Essa hipótese de recusa nos afeta muito, seja aqui ou lá no Canadá. Se não viajássemos, economizaríamos um pouco, OK. Mas eu não me importo com isso – no mínimo, sairia da história toda com um (bom) francês.

      E, em caso de recusa, ainda é possível recorrer – vai depender do motivo da recusa. Nesses casos, as pessoas que tiveram seus processos recusados já conheciam a possibilidade antecipadamente: algum antecedente criminal ‘mal resolvido’, problemas graves de saúde, ou informações falsas no pedido de visto.

    • #45473
      Carlos_Santos
      Participante

      @javabeats wrote:

      Uma dúvida que eu sempre tive: é realmente necessário sair do Canadá para fazer o “landing”? Não bastaria, com a posse do visto e o status de RP após a finalização do processo, procurar o MICC ou mesmo o bureau no aeroporto, e fazer o landing?

      Sim, é preciso e conheço varios colegas mesmo de outras nacionalidades que tiveram de SAIR e entrar novamente, até no mesmo momento, mas o fizeram.

      Isso é porque o registro é feito nas fronteiras do País, assim me explicaram.

    • #45463
      javabeats
      Participante

      Obrigado pela resposta, Carlos.

      Foi um excelente tópico, pudemos discutir vários aspectos dessa antecipação da viagem, e isso certamente vai ajudar na nossa decisão final. E principalmente, espero que esse debate ajude a próxima leva de imigrantes – certamente passarão pelas mesmas dúvidas e inquietações.

    • #45462
      janeneves
      Participante

      Olá Érika,

      excelente pergunta!
      Sinceramente, eu tive um calafrio só de pensar nisso, e olha que nem pretendo ir antes do RP!

      Mas acho que quem está indo antes tem que pensar nessa possibilidade e se planejar para ela.
      Caso a recusa não se dê por motivos de segurança, provavelmente seria possível recorrer, como disse o Javabeats.

      Mas é importante aproveitar muito bem esse tempo passado lá, para que não seja “em vão”. Aproveitar o período para desenvolver o francês e se possível, fazer algum aprimoramento profissional e muito networking.

      Isso seria útil tanto para conseguir uma vaga de trabalho para quando sair o RP ou que justifique uma permissão temporária de trabalho (que pode ser pedida a qquer momento, independentemente da solicitação de RP estar em análise), quanto para no caso de voltar para o Brasil, voltar numa situação um pouco melhor profissionalmente (afinal o mercado aqui adora profissionais com vivência no exterior, e se tiver um canudinho para mostrar, melhor ainda!).

      Sei que isso não é a saída perfeita, mas é uma forma de tirar o melhor proveito da situação (e devem existir outras!)… Mas convenhamos, a situação seria pesadíssima. Se a pessoa acha que pode não aguentar o tranco de passar por isso (financeira e emocionalmente!) é melhor esperar por aqui mesmo, e ir trabalhando nos planos B, C, D…

      Abraços!

      Jane.

    • #45476
      jujunogueira
      Participante

      @erikabcoelho wrote:

      Pessoal, eu tenho uma curiosidade:

      Considerando a hipótese (apenas uma hipótese) de que o Canada nao conceda o visto de RP (é dificil, mas acontece!). O plano C,D ou E.. seria qual? Viver ilegalmente no Canada? Retornar ao Brasil e recomeçar do 0? :?:

      Assim como o javabeats falou, retornar ao Brasil é a alternativa. Viver ilegalmente nem é algo a ser cogitado por nós.

      No nosso caso, caso isso aconteça, até pensamos em nos matricular em um curso de idiomas ou de especialização e ficar por um pouco mais de tempo como estudante estrangeiro. No entanto, devido ao custo elevado, isso depende também de como estarão as finanças na época. O que pensamos é que na pior das hipóteses pelo menos retornaríamos com o francês ou inglês melhor ou mesmo com alguma especialização na nossa área! Temos que tirar o máximo de proveito desse período ainda incerto.

      Acho que mesmo na pior das hipóteses, a experiência é valida pelo aprendizado e poderia até nos trazer vantagens numa possível volta ao Brasil. Não fiz nenhuma especialização no exterior, apenas cursos de idioma, desses tipo intercâmbio, e percebemos que o mercado aqui adora essas chamadas “experiências internacionais”. Ou seja, mesmo numa situação adversa, poderiamos tirar proveito de toda essa experiencia, e se no final das contas não tivesse outro jeito, começaríamos do zero novamente aqui no Brasil com esse “diferencial”.

    • #45479
      mrodolfo
      Participante

      A única pessoa que eu me lembro que esteve por aqui enquanto aguardava o Federal é do Mauro Repacci (acho que é assim o nome dele). Vale a pena pesquisarem sobre os posts dele e ler suas estórias.

      No mais, antes era mais fácil de se planejar, pois o Federal levava no máximo 10 meses… Como se planejar agora? Quantos meses ficariam por aqui e ainda como turistas? Já pensaram em estudar como alunos estrangeiros nas universidadades (e pagar mais por isso)?

      Aproveitem o tempo de Brasil para curtir as pessoas mais próximas pois nunca sabemos quando teremos condiçoes de voltar a vê-las. Planejem seus primeiros passos por aqui (e nao estou dizendo que vais tirar o NAS em tal lugar, a Assurance Maladie fica em tal estaçao!). Ter objetivos claros a perseguir nos primeiros meses ajuda muito a adaptaçao.

      Bon courage!

    • #45509
      Patinha11
      Participante

      Jujunogueira,
      Faço minhas as palavras de meu amigo MRodolfo,
      Quando estamos no Brasilqueremos de qq modo vir,mas uma vez aquí,percebemos (na maioria das vezes)que poderíamos ter esperado um pouquinho mais,nos despedido mais dos nossos queridos,ido a mais lugares,economizado mais um pouquinho..aquí o dimdim voa nos primeiros meses!!
      Segurem o tempo que puderem antes de vir ,de preferencia esperem seu visto pq sem ele nao vão poder fazer muitas coisas e pagarão bem mais por tudo fora a dificuldade em alugar algo anual. Já tem quem exija referencias,emprego com mais de 3 meses..imagine quem nem tem o CRP!!
      Mas é aquela coisa,estamos só dando um toque,longe da gente querer jogar agua fria em cima dos planos de ninguem!.
      Seja qual for a decisão,boa sorte pra vcs!!

    • #46068
      thiagoelizie
      Participante

      Sem querer desenterrar tópico morto nem fazer auê masss… sempre achei esse lance de “plano B” de quem espera na fila do Federal uma baita manobra “à la jeitinho brasileiro”. Particularmente, uma das coisas q me fazer querer tentar a vida fora é fugir do ambiente onde se pratica essa “jogada exxxperta”.

      Entendo a angústia (estou passando pela mesma situação) mas não compartilho dessa pressa em querer antecipar as coisas, esse ar de desespero até. Respeito aqueles que optaram/optam por esse “plano B”, mas acredito que seguir as normas, cumprir tabela, assumir o ônus do bônus (ou simplesmente seguir o curso natural das coisas) é e sempre será a melhor opção. Mesmo tendo q enfrentar essa fila, atraso, etc. Coisa chata demais, claro… c’est la vie!

      Quem começa de forma impaciente e “atropelando”, espero q saiba dominar esse sentimento na hora q a vida real no QC lhe impor sensações parecidas. Não quero melar o de ninguém. Só achei importante colocar aqui meu ponto de vista nesse assunto… vejo mta gente optando por essa manobrinha bacana, mas acho q além da boa posição financeira q possibilita a pessoa fazer esse investimento, tem aí tbm uma questão ética. Sei lá se estou sendo chato ou exagerado demais… mas penso assim. É uma boa discussão.

    • #46069
      javabeats
      Participante

      Amigo, permita-me discordar em um ponto que considero chave: não creio que se possa tratar a questão como um “desvio ético”, ou como você descreveu, uma “jogada exxxperta” – mas sim de uma possibilidade completamente legal, de antecipar os primeiros meses de adaptação com estudo intensivo do idioma. Há nisso uma grande diferença! Muitos dos que vão ao Canadá com a intenção de aguardar a finalização do processo federal por lá, não mentem em seus pedidos de visto de estudo (ou mesmo turismo) – informam ao consulado o que pretendem, justamente para evitar maiores dores de cabeça. E pelo menos nos últimos casos que vimos, os vistos estão sendo concedidos normalmente, com a validade habitual de 6 meses.

      Claro, como bem já foi discutido no tópico, existem muitos riscos inerentes à escolha; e concordo plenamente que ninguém deveria tomar uma decisão assim por culpa da ansiedade – essa é para mim a justificativa mais falível.

      Acho que cada um sabe onde seu sapato aperta… cada um conhece seus limites, suas aspirações, e principalmente, suas condições financeiras e psicológicas, para encarar a possibilidade de “dar tudo errado”. Eu não censuro quem toma essa caminho, desde que o faça com consciência dos riscos, e dentro da mais absoluta legalidade.

    • #46072
      janeneves
      Participante

      Olá Thiago & Lizie,

      eu discordo de sua opinião por alguns motivos bem simpes:
      1 – quem tem condições financeiras (e emocionais) de encarar o período morando em outro país e investir em si mesmo, está corretíssimo em fazê-lo, independentemente se faz para viabilizar um projeto de imigração ou só por razões pessoais como turismo, formação…;
      2 – é ingenuidade achar que algumas horas por semana em escola no BR darão o mesmo nível de fluência que a imersão em ambiente francófono, e a relação entre fluência no idioma e acesso ao mercado profissional ou educação superior são notórios… portanto “usar” este período em que não se pode trabalhar para estudar a língua, a cultura, as cidades, estabelecer contatos, etc e acelerar seu processo de integração pode ser muito benéfico, mas claro, depende das condições e do projeto de cada um;
      3 – trazer para si o ônus de sua “francisação”, que é o que faz quem opta por ir antes do RP e portanto não recebe suporte financeiro do QC ou do CND, não me parece atitude de malandro ou jeitinho, mas atitude de gente honesta, que está investindo em si e em seu projeto contando apenas com seus recursos e capacidade, o que no meu ponto de vista é louvável.

      Eu creio que os atributos que você menciona se aplicam apenas aos que tentam usar a desculpa de estudar para tentar chegar antes e trabalhar ilegal… mas aí é completamente outra história.
      Ilegal é ilegal e pronto, é não só desnecessário como prejudicial a todos, tanto ao “apressado” que pode ser deportado e nunca mais conseguir o visto (sem falar que SE conseguir trabalhar provavelmente vai ser com gente desonesta… e estará sujeito a calotes e problemas SEM suporte legal e SEM ter a quem recorrer…) quanto para quem está fazendo tudo direitinho, que acaba encarando processos mais severos, burocráticos e lentos.

      Abraços!

      Jane.

    • #46075
      thiagoelizie
      Participante

      @javabeats wrote:

      Amigo, permita-me discordar em um ponto que considero chave: não creio que se possa tratar a questão como um “desvio ético”, ou como você descreveu, uma “jogada exxxperta” – mas sim de uma possibilidade completamente legal … Muitos dos que vão ao Canadá com a intenção de aguardar a finalização do processo federal por lá, não mentem em seus pedidos de visto de estudo (ou mesmo turismo)

      javabeats,
      Td bem? Não trato o assunto como ilegalidade pois sei q não é. Meu ponto de vista é do jeitinho de chegar antes, sair da fila, driblar a impaciência, botar a carroça na frente dos bois… q é mto louvável se a pessoa, enqto no BR, está desempregada, sem expectativas, sem rumo… o q acredito não ser o caso nem de 50% dos q optam por essa manobra. Talvez eu tenho exagerado mesmo em caracterizar como “desvio ético” e até peço desculpas se alguém se ofendeu. Agora, peço permissão para tbm discurdar de algo q vc mencionou. Quem pede o visto de estudante e turismo tbm não diz q é para aguardar o processo de imigração lá… ou seja, não mentem… mas tbm não falam a verdade.

    • #46076
      thiagoelizie
      Participante

      janeneves,
      Vc foi perfeita em suas colocações. Em se tratando de aproveitar essa “manobra” totalmente legal, diga-se, para estudar/adaptar ao meio e somente estudar/adaptar ao meio (o q mais além disso já q sem RP não se pode tirar documentos, alugar apê, etc.?) está td certo. Mas ao menos pelo q nos chega vindo dos blogs e comentários dessas pessoas o tempo é bem gasto sim com passeios, compras, viagens, etc. Sem generalizar, claro. Mas é isso o q acontece na maioria das vezes, daí eu dizer q a pressa pra furar a espera da fila é algo pra se questionar.

    • #46077
      camilagnunes
      Participante

      Oi Thiago & Lizie,
      Até onde eu sei, pelo que li de casos em blogs e aqui na comunidade, quem vai antes fala SIM que está indo terminar o processo federal por lá. Até porque vc precisa dar essa informação para o consulado se precisar mudar seu endereço de correspondência ou fazer os exames direto no Canadá.
      Eu e meu marido estudamos essa possibilidade por algum tempo, justamente para melhorar o francês, desistimos pois vimos um risco que, no nosso caso, nos faria ter que voltar ao Brasil antes do fim do processo e com isso o custo era inviável.
      Já fiz a experiência de estudar inglês fora e pude comprovar o quanto vc aprende em relação a fluência, expressões e costumes, a experiência é muito enriquecedora e passaremos por ela nos primeiros meses no Quebec mas, se você tem condições de adiantar essa experiência e fez um plano bem definido, realmente acho que é uma alternativa ótima!
      Na minha opinião, ninguém que vai antes está “furando a fila”, eles vão esperar tanto quanto você e eu para terem os direitos que buscamos com o visto permanente (trabalho, estudo, etc.). Se a pessoa foi e gastou seu tempo com passeios, compras, viagens como você diz, eu realmente acredito que ela faria a mesma coisa indo antes ou depois do RP…e se as pessoas tem condições (financeiras) de tirar um tempo pra fazer isso, porque vamos questionar?
      Abs e boa discussão a todos.

    • #46078
      janeneves
      Participante

      Mas ao menos pelo q nos chega vindo dos blogs e comentários dessas pessoas o tempo é bem gasto sim com passeios, compras, viagens, etc.

      Olá Thiago & Lizie,

      o que você descreve para mim são pessoas tirando visto de turista para fazer… turismo!
      Sem problemas na minha opinião.

      Mas claro, se há um plano de imigração, é bom ter o cuidado para não dilapidar as economias para fazer turismo… e também lembrar que vida de turista é uma coisa… e de residente outra, isso para não se decepcionar/desanimar quando o cotidiano de verdade começar com suas batalhas por reconhecimento de formação, emprego, etc.

      Abraços!

      Jane.

    • #46085
      javabeats
      Participante

      Quanto ao hábito de fazer esse “turismo” nas primeiras semanas, acho natural e inevitável. Ninguém é de ferro, e um pouco de diversão fará muito bem para aliviar a saudade da família, e o peso da integração na nova sociedade. Olhando por esse ponto de vista, é até louvável. Se a pessoa comete exageros, problema dela – ninguém vai arcar com as consequências, a não ser ela própria.

      E reforço, uma rápida olhada em blogs vai demonstrar que as pessoas comentam SIM que estão indo ao Québec para antecipar a integração. Do ponto de visto do consulado, não há problemas, uma vez que o visto solicitado é o de estudo ou turismo, e a pessoa se compromete à deixar o país (fazer o landing) dentro do prazo determinado.

      É bastante interessante, para quem reune as condições, estudar francês no Québec enquanto aguarda o processo federal. Não existe um “fila” a ser furada, e não há prejuízo para os direitos de ninguém – a pessoa beneficia (ou prejudica) somente a si própria, de acordo com os planos que faz.

    • #46088
      mrodolfo
      Participante

      Mes deux pièces:

      O projeto de imigraçao é algo individual e varia muito de caso a caso. Se uma pessoa pode antecipar passos em funçao de seu perfil, seja por se adaptar no novo ambiente, iniciar contatos, melhorar sua cominicaçao no idioma e por aí vai ela apenas está fazendo antes coisas que teria que fazer de qualquer maneira.

      Enquanto essa pessoa estiver fazendo as coisas dentro da legalidade, nao vejo nada de anti-ético nisso. Ela nao conseguirá estudar pagando valores de residentes, nao receberá qualquer auxílio governamental; terá que subexistir por conta própria. Problema passa a existir caso ela trabalhe de maneira ilegal…

      Salut,

    • #46976
      SANDROMS
      Participante

      Entrei meio tarde nesse conversa, mas me parece [ATENÇÃO não custa verificar essa informação] que não é preciso sair do Canadá para fazer o landing, mas apenas ir até a fronteira com os EUA e reentrar no Canadá sem ter entrado nos EUA.

      Como isso funciona. Existe um retorno antes da aduana americana e que permite voltar ao Canadá. Veja o link abaixo na fronteira entre Montreal e Plattsburgh, NY.

      http://maps.google.com/maps?saddr=Autoroute+15+S&daddr=Autoroute+15,+Saint-Bernard-de-Lacolle,+QC+J0J+1V0,+Canada&hl=en&ll=45.009773,-73.452208&spn=0.004953,0.010332&sll=45.009606,-73.451607&sspn=0.004953,0.010332&geocode=FWHRrgIdPzOf-w%3BFY_NrgIdbTWf-ynZ-VRdRIfJTDFyWpeP9FqPLA&vpsrc=6&mra=mift&mrsp=0&sz=17&t=h&z=17

      Lembrando que vale a pena dar uma ligada no posto de fronteira e perguntar se essa conversão é autorizada. Outras opção é fazer o retorno ainda mais cedo, estacionar o carro e ir a pé até o posto de fronteira para fazer o landing.

      Ou pergunte como esse casal fez o landing, acredito que eles não tenham visto americano pois chegaram no Canadá via Toronto:

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=26&t=3455&p=32079#p32068

    • #47338
      fernandasrcm
      Participante

      Olá todo mundo!

      Gostaria que minha pergunta não rendesse análises que façam juízo de valores da mesma. Na verdade, o fato é que tão particular quanto a vida de cada um, sobre o projeto de emigração de cada um, são os fatores que por ventura podem motivar alguém a querer terminar o processo federal já estando no Québec. Enfim, pra mim só faltam duas peças pra eu montar meu quebra-cabeça e gostaria de saber se alguém pode ajudar com uma destas peças. Então pergunto:

      – “‘É possível frequentar a francisação só com o CSQ? “

      Merci

    • #47340
      mrodolfo
      Participante

      @fernandasrcm wrote:

      – “‘É possível frequentar a francisação só com o CSQ? “

      Será que você não confundiu CSQ – Certificat de sélection du Québec com o CRP – Confirmation de résidence permanente ?

      O site do MICC sobre o assunto é o seguinte :

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/apprendre-quebec/index.html

      Entre em contato com o MICC e faça diretamente ao responsável pelo serviço a sua pergunta, afinal de contas, só você sabe qual é o seu interesse em fazer a francisação. Depois, conte para a gente! ;-)

      Isso se tratando do MICC, pois há diversas escolas que tem cursos de francês a preços módicos por aqui, algumas muito bem recomendadas.

      Bonne chance,

    • #47342
      javabeats
      Participante

      Recomendo uma leitura no blog Chuck & Sarah au Québec, pois parece que sim, e foi justamente isso que fizeram. O endereço, caso ainda não conheça o blog: chucksarahauquebec.blogspot.com

      Eu não pude encontrar, em nenhuma das fontes oficiais, algo que impedisse o portador de CSQ, mas ainda não portador do RP, de fazer a francisação. Vamos ver se alguém se manifesta aqui confirmando isso.

      Agora, acho que apesar de poder fazer a francisação, não é possível receber ajuda financeira à que esses estudantes têm direito. Novamente, não tenho como confirmar, mas nas fontes oficiais sobre reembolso costuma-se mencionar o status de RP. Mesmo assim, o valor é muito baixo (CA$ 460 por pessoa, somente para tempo integral), portanto não chega a ser um problema para antecipar a viagem.

      Boa sorte com seus planos :wink:

      Edit: Não estou menosprezando a ajuda do governo. Só acho muito perigoso considerar esse valor da francisação nos seus planos, caso esteja pensando em antecipar a viagem. Nessa hipótese de viajar antes do RP, tem que sempre lembrar que os custos são mais altos, não haverá a mesma ajuda disponível que um RP tem, e portanto é bom ir com um bom respaldo financeiro. Pelo menos essa é minha opinião.

    • #47343
      JF
      Participante

      Complementando a informação do javabeats: ir ao Québec só com CSQ e visto de residente temporário (turismo ou cursos até 6 meses) não dá direito ao uso do sistema público de saúde, por isso é preciso incluir o gasto com um seguro particular nas suas contas.

      Também me parece que não dá pra alugar um apartamento sem ter conta em banco canadense e outros documentos, por isso o jeito é alugar um studio (tipo o Fleurimont ou Berri Suites) que tem preços mais altos que um aluguel comum.

      Vale também se informar sobre as datas de início da francisação e sobre as inscrições, pois há uma fila de espera que varia conforme a época e a cidade. E verificar se para seu nível de francês, a francisação é “eficiente”, já que os relatos aqui dizem que o nível mais alto da francisação oferecida pelo governo não é lá muito avançado. Já os cursos de francês particulares tem preços muito mais altos para não-residentes.

      Ufa! Enfim, tem alguns casais que pesaram todas as variáveis acima e decidiram que valia a pena ir só com CSQ.
      É possível, mas depende de muitos fatores para saber se é a melhor opção para o seu caso.

      Boa sorte na sua decisão! :-)

      Julia.

    • #47350
      Mama
      Participante

      Oi so para complentar….
      Vc nao pode utilisar nenhum serviço publico no Canada so com o CSQ.
      Todos os Beneficios fornecidos pelo governo demandam a apresentacao de:
      – CSQ
      – Record of Landing (Imm1000) ou Permanent Resident Card
      e em alguns caso A carteira da Saude (RAMQ) e o NAS (numero do seguro social – o CPF do Canada)

      O documento ”Record of Landing (IMM 1000) e dado no momento que vc chega no Canada ja com o visto de imigrante no seu passaporte. Este e o unico documento que confirma que vc tem direito de morar no Canada como residente permanente.

      Nao conheco muitos casos de pessoas que vieram para ca sem o visto federal de imigrante mas posso contar uma historia pessoal.

      Quando recebemos nosso CSQ em junho de 2006, tiramos o visto de visitante (turismo) por que queriamos passar as ferias nos EUA e Canada e aproveitar para fazer uma visita de prospeccao pelo Quebec. Fomos para os EUA, alugamos um carro e viemos para o Canada…
      Passamos a bagatela de 1h30 na fronteira pois o oficial nos perguntava de 15 em 15 minutos o que iamos fazer no Canada. E a resposta era sempre a mesma: Estamos de ferias e passaremos uma semana viajando.
      Queriam ver passagem de volta, nao tinhamos era e-ticket.
      Finalmente na ultima vez o oficial perguntou, voces estao em um processo de imigracao para o Canada? Surpresos, dissemos que sim. E ele nos passou um sermao dizendo que o CSQ nao nos dava direito de imigrar para o Canada, e patati e patata.
      Respondemos que nao tinhamos a intencao de ficar no Canada e que pelo contrario nossa ideia era conhecer melhor o pais que tinhamos escolhido para morar no futuro, e entao eles nos perguntou tudo, ele sabia tudo sobre nossa vida, perguntou se eu tinha largado o trabalho na empresa, se meu marido tinha vendido o restaurante, etc, etc, etc.
      E nos disse que quando eles passaram nossos passaportes nos scanners, o sistema ja informava que tinhamos um CSQ e que tinhamos dado entrada no Federal. E que como muitas pessoas ”acham” que podem imigrar so com o CSQ, eles ficam esperando que elas digam que estao no processo de imigracao. Senao eles desconfiam.

      Colocado isto, sei que cada um enfrenta os riscos e desafios que se propoem à encarar. Mas é bom estar preparado.

      Outra coisa que e importante colocar como custos é que, uma vez que vc nao tem estatuto de residente tudo que vc for ”Contratar” sera pedido um deposito de seguranca:

      por exemplo: um celular vao te pedir um minimo de 200$ de deposito
      Servicos residenciais como internet, telefone, Eletricidade tem que estar incluidos no aluguel
      Aluguel: geralmente vcs terao contratos mensais em apartamentos ja imobiliados e terao que pagar um mes do valor do aluguel como deposito de seguranca

      Fora o que outros disseram como: Educacao e mais cara para nao residente, Tem que contratar um plano de saude particular, nao da para abrir conta em banco (sempre da para transferir dinheiro do brasil via cartao de credito ou VISA PLUS, mas e bom acordar quantias e tarifas com seu banco).

      Bom isto foi no que pensei quando li seu post!

      Boa Sorte!!!

      Marcia

    • #47355
      Carlos_Santos
      Participante

      Obrigado Marcia pelo depoimento ;-)

    • #47361
      jujunogueira
      Participante

      Olá a todos

      Estamos em Montreal e ainda não recebemos o visto de residente permanente. Viemos com o visto de turismo que dá direito a estudar por até 6 meses, e assim como várias outras pessoas que conhecemos aqui e vieram na mesma situação, conseguimos fazer algumas coisas e outras não. É preciso ter um bom planejamento financeiro e, no nosso caso, o foco foi melhorar o idioma. E como estamos aqui, queremos “desmitificar” algumas coisas.

      – Conta bancária: É possível abrir conta e ter cartão de crédito aqui sim. Fazemos transferencias de R$ para a nossa conta do Canadá sempre que necessário e usamos muito inclusive o cartão de débito.

      – Francisação: Nos matriculamos num curso de francês particular de 30 dias, mas em novembro começaremos a francisação parcial, que é aquela que não dá direito à ajuda de custo do governo. Para ter a ajuda de custo tem que ser residente mesmo. E só não começamos a francisação antes por que o horário era o mesmo do curso que pagamos e ainda não terminamos.

      – Aluguel: Também é possível e pelo mesmo preço que todo mundo aluga. É claro que em alguns imóveis os proprietários pedem enquete de crédito, garantias e etc, mas tendo referências aqui as coisas mudam. Estamos com 2 apartamentos para alugar e ainda não decidimos em qual vamos ficar, pois cada um fica em uma cidade.

      – Celular: Compramos um celular com plano pré-pago sem nenhum problema. Se você quiser um plano pós pago com contrato de 2 ou 3 anos, você tem que ou ser residente, ou ter um cartão de crédito aqui para deixar um valor bloqueado ou ainda deixar um depósito. Mas, nos planos pre-pagos não tem nenhuma exigência.

      Saúde: Somente com o CSQ não é possível utilizar o sistema de saúde, portanto é necessário incluir no orçamento um seguro saúde para emergências. É possível fazer esses seguros por um preço razoável e renova-lo por mais tempo caso seja necessário.

      Bom, acho que é isso. Espero ter ajudado.

    • #47366
      JF
      Participante

      Oi Juliana,

      Obrigada pelo relato! Nada como informações de quem está passando pela experiência…

      Tenho acompanhado o blog de vocês e as primeiras “aventuras” em Montreal. Admiro a coragem de vocês de ir embora antes do visto e confesso que eu não teria estômago para ir e ficar na ansiedade, nessa história de pedido de exame médico que atrasa cada dia mais e o visto que não tem data pra chegar…

      Mas fico feliz de ver que vocês já estão se virando super bem e vivendo a vida que sonharam – ou, pelo menos, estão se preparando para ela. :-)

      Julia.

    • #47374
      Carlos_Santos
      Participante

      excelente contribuicao Juliana. Nada melhor do que contar com a experiência de viver a situacao!

      Bonne chance et bon courage.

    • #47725
      fernandasrcm
      Participante

      Olá todo mundo!

      Muito obrigada pelas respostas!!!!

      Na verdade descartei esta possibilidade por conta das crianças, quero dizer, da minha criança mais “velha” que fará 6 anos mês que vem e com isto tem obrigatoriedade de frequentar escola. Daí sondei e ela até pode frequentar escola, mas é muito caro tendo que pagar, pois só com CSQ nós teríamos que pagar.

      E no nosso caso, juntando isto ao fato de termos uma criança na garderie, fica pesado, pois a garderie public tem uma fila imensa. O certo é que teríamos que pagar pela garderie particulier inicialmente e termos a reposição da grana no IR do ano seguinte.

      Assim, desembolsar pra saúde e pra educação de 2 crianças bem no começo de vida do Quebéc não é o que planejamos… Temos muitos planos e precisamos de lucidez para conseguirmos colocá-los em prática.

      Tomei uma dose a mais de maracujina e estou mesmo pedindo aos céus que nosso pedido de exames chegue ainda este ano para que possamos ir logo após o carnaval.

      Dedos cruzados!

    • #58409
      Helen Hartung
      Participante

      Olá CBQuenses!

      Em 1°lugar, me desculpem se essa pergunta está em um tópico errado e/ou se ela já foi feita e respondida antes.
      Estava lendo esse tópico e me surgiu uma dúvida.
      É muito discutido a possibilidade ou a não possibilidade de fazer francisação somente com CSQ e com visto de turismo.
      Sei que existem vários programas de formação oferecidos pelo governo como:

      -S’adapter au Monde du Travail Québécois do MICC;
      -Club de Recherche d’Emploi, oferecido pelos Centres de Recherche d’Emploi;
      -Centres Locaux d’Emploi do Emploi Québec;
      -ONG Concertation-Femme que oferece o curso Prête pour l’emploi et fière de l’être entre muitos outros…

      Vcs sabem se é possível usufruir de algum desses ou de outros programas do governo apenas com o CSQ ?
      Não desejo nenhum tipo de reembolso como turista, claro. Mas tenho curiosidade de se, além dos cursos de idiomas pagos que podemos fazer ainda sem ser residentes, se podemos tb fazer alguns dos programas que o governo oferece enquanto terminamos o processo já estando no Québec.
      Merci d’avance à tout le monde!

    • #58414
      camilagnunes
      Participante

      Oi Helen, tudo joia?
      Olha só, até onde eu sei todos os serviços relacionados ao Emploi Quebec solicitam seu numero de assitencia social (NAS ou SIN) portanto você não teria acesso sendo turista já que esse número vc só consegue tirar se estiver com o visto de RP ou visto de trabalho.
      Beijo, boa sorte!

    • #58420
      rafaelserial
      Participante

      @Helen Hartung wrote:

      Olá CBQuenses!
      É muito discutido a possibilidade ou a não possibilidade de fazer francisação somente com CSQ e com visto de turismo.

      Oi Helen! Vejo que em breve o seu processo irá andar já que é de julho e estão em junho. Tomara que receba logo o RP. Só queria dizer que o assunto fazer a francisação somente com o CSQ e visto de turismo não precisa ser discutido tendo em vista que é uma certeza, ou seja, é totalmente possível fazer a francisação parcial apenas com CSQ e visto de turismo, não há dúvidas quanto à isso! Agora em relação aos outros cursos citados por você daí temos que descobrir!

    • #58425
      camilagnunes
      Participante

      só queria dizer que o assunto fazer a francisação somente com o CSQ e visto de turismo não precisa ser discutido tendo em vista que é uma certeza, ou seja, é totalmente possível fazer a francisação parcial apenas com CSQ e visto de turismo, não há dúvidas quanto à isso!

      Oi Rafaelserial,
      Na verdade acho complicado falar que é “certeza”, mesmo em Montreal, em outras cidades menores como Gatineau, por exemplo, isso não se aplica em todos os casos. Explico: como aqui só existem 2 locais onde a francisação pode ser feita e somente um deles tem francisação parcial não é certeza que vc consiga a vaga e/ou que tenham turmas disponíveis. Vir contando com isso como uma certeza acho bem arriscado, mesmo considerando que você vá para Montreal. É bom lembrar que as turmas de francisação tem datas especificas para começar e que, mesmo que vc esteja inscrito antes de uma delas começar, nada garante que vc vá conseguir a vaga imediatamente.
      Bonne chance!

    • #58426
      Helen Hartung
      Participante

      Obrigada pelas resposta Camila e Rafael!

      Na verdade, eu já tinha quase certeza que esses programas do governo seriam somente pra quem é RP, mas não custa perguntar, né? Penso que o raciocínio deles está certo em não oferecer todos os benefícios pra quem está ainda como turista no país, mesmo pra quem está na finalização do processo. Eu estaria tirando o lugar de quem já está com o processo concluído.
      Eu estou verificando essas informações pq caso o federal pare de novo, eu iria nos primeiros meses de 2013 pra começar o estudo do idioma, farei cursos de francês e inglês. Mas ainda vou aguardar até o final de dez pra ver como será o andamento do consulado.
      Obrigada pela atenção de vcs! Beijos

    • #58432
      rafaelserial
      Participante

      @camilagnunes wrote:

      só queria dizer que o assunto fazer a francisação somente com o CSQ e visto de turismo não precisa ser discutido tendo em vista que é uma certeza, ou seja, é totalmente possível fazer a francisação parcial apenas com CSQ e visto de turismo, não há dúvidas quanto à isso!

      Oi Rafaelserial,
      Na verdade acho complicado falar que é “certeza”, mesmo em Montreal, em outras cidades menores como Gatineau, por exemplo, isso não se aplica em todos os casos. Explico: como aqui só existem 2 locais onde a francisação pode ser feita e somente um deles tem francisação parcial não é certeza que vc consiga a vaga e/ou que tenham turmas disponíveis. Vir contando com isso como uma certeza acho bem arriscado, mesmo considerando que você vá para Montreal. É bom lembrar que as turmas de francisação tem datas especificas para começar e que, mesmo que vc esteja inscrito antes de uma delas começar, nada garante que vc vá conseguir a vaga imediatamente.
      Bonne chance!

      Oi Camila. Na verdade a certeza que eu quis dar é que a pessoa tem esse direito, ou seja, quem tem o CSQ mesmo sem o RP tem total direito à fazer a francização parcial. Agora se vai ter vaga, se na cidade que a pessoa vai escolher tem algum colégio que dá o curso, etc, não falei nada sobre isso e nem poderia pois concordo contigo depende de alguns fatores. Agora creio que em Montrèal seria bem mais fácil fazer a francização parcial pelo número de colégios presentes e claro que a francização tem uma periodização então temos que ficar atentos às datas para não chegar lá e ficar parado aguardando-a. Mesmo assim em Montrèal a rotatividade das datas e vagas deve ser maior que em cidades menores como Gatineau. Resumindo: é certeza que temos o direito de fazer a francização parcial no Québec apenas com o CSQ porém se a pessoa vai conseguir ou não depende de estudo e planejamento dela mesmo.

    • #58436
      SANDROMS
      Participante

      Eu não fiz francisação, mas sempre ouvi falar que em Montreal a fila de espera é maior. Se por um lado tem maior oferta, por outro lado tem um enorme acumulo de imigrantes recem chegados.

    • #60099
      flopes
      Participante

      Olá pessoal!
      começamos a pensar em ir logo para o Quebec e gostaria de opiniões, por favor.
      Nosso dossiê foi aberto em julho de 2012 e, de acordo com os funcionários do BIQ do méxico, só seremos chamados para entrevista mais para o fim desse ano.
      Como termino meu doutorado em julho, pensei em tentar uma bolsa de pos-doc do brasil para ir para o Quebec.
      Aí vêm as dúvidas:
      – Tenho um filho de 5 anos, ele poderia estudar numa escola quebequense enquanto eu estiver fazendo o pos-doc, mesmo minha bolsa sendo brasileira?
      – Se o meu csq sair mesmo no fim deste ano, eu deveria dar a entrada do federal a partir do quebec? O pos-doc é de 1 ano, prorrogável por mais 1.
      – O meu marido ficaria aqui até que tivéssemos alguma novidade concreta do processo federal, afinal seria a renda mais segura. Acho muita loucura jogar tudo para o alto pois temos um filho.

      Na pior das hipóteses, eu terminaria meu pos-doc e voltaria para o Brasil. Mas é claro que não queremos isso. Essa me parece uma forma de tentar acelerar as coisas, pois é muito chato só esperar e não poder fazer nada. Somos engenheiros de alimentos (graduação) e estou terminando o doutorado em engenharia química (biotecnologia). A palestrante me afirmou que nossa profissão não é regulamenta, mas acho que ela está enganada não?

      Desde já, muito obrigada pela ajuda de vocês!!!
      Abraços,

      Envio do dossiê: 06/2012
      Recebimento do e-mail de abertura do processo: julho/2012
      E-mail Intention de Rejet: 13/05/2014
      E-mail dizendo que o dossie estava em espera para decisão: 12/09/2014
      Recebimento dos CSQ`s prioritários pelo correio: 14/10/2014.
      Processo Federal: Chegada dos documentos em Sidney: 12/11/2014

      Perfil: casal com menos de 35 anos, ambos engenheiros de alimentos, dois filhos

    • #61692
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      OI Pessoal!

      Desculpe se estou fazendo uma pergunta que já foi repetida, mas procurei uma resposta parecida e não encontrei…

      Eu e meu marido vamos para o Quebec no ano que vem para que eu possa estudar e ele aperfeiçoar o francês. Vou fazer um DEC (preferencialmente 2 anos), infelizmente pagando como estudante estrangeiro, e ele vai fazer um curso intensivo de francês enquanto não começam as turmas da francização. É claro que isso só será definitivamente feito após o CSQ em mãos, por isso estamos nos programando para ir no verão de 2014 e iniciar os estudos na temporada de outono, que começa em agosto.

      Minha dúvida é, se enviarmos os documentos para o processo federal já morando no Canadá, ele será avaliado por Sidney e depois enviado para SP (pois somos brasileiros), ou por morarmos no Canadá ele já será analisado todo por lá?

      Muito obrigada!

      Abraços,
      Stefânia

    • #61701
      SANDROMS
      Participante

      Tópicos que podem ter a resposta à sua pergunta, trazer a experiência de outros:

      APLICAR MORANDO NO CANADÁ
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/6/832.html

      PROCESSO FEDERAL PARA BRASILEIROS É SEMPRE FEITO POR SP?
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/3/775.html

      PROCESSO FEDERAL INICIADO NO BRASIL E CONCLUIDO OUTRO PAÍS
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/25/3181.html

    • #61704
      Tissot_au_Quebec
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Tópicos que podem ter a resposta à sua pergunta, trazer a experiência de outros:

      APLICAR MORANDO NO CANADÁ
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/6/832.html

      PROCESSO FEDERAL PARA BRASILEIROS É SEMPRE FEITO POR SP?
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/3/775.html

      PROCESSO FEDERAL INICIADO NO BRASIL E CONCLUIDO OUTRO PAÍS
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/25/3181.html

      Obrigada pela ajuda Sandro! Vou olhar todos os tópicos com calma!

      Abraços!

Visualizando 64 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.