Saque de FGTS por brasileiros residindo no Exterior

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Saque de FGTS por brasileiros residindo no Exterior

Visualizando 30 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6939
      Anonymous
      Participante

      Essa noticia pode interessar bastante gente:
      Finalmente caminhou o processo para saque de FGTS por brasileiros residentes legalmente no exterior.
      O primeiro pais a fazer parte do conv^nio é o Japao, onde os brasileiros poderao dar entrada no processo para o saque a partir de 01/08.

      abraços
      Erika

      links:
      http://leslapins.wordpress.com/2010/07/21/brasileiros-no-exterior-poderao-finalmente-sacar-fgts/

      http://www.valoronline.com.br/?online/geral/20/6385059/caixa-e-itamaraty-facilitam-saque-do-fgts-por-brasileiros-no-exterior&scrollX=0&scrollY=0&tamFonte

    • #40160
      SANDROMS
      Participante

      Me interessa e muito!

      Agora vamos ver o que acontece primeiro: se o programa chegar no Canadá ou eu visitar o Brasil.

      Já havia lido que existia uma motivação social para fazer no Japão, pois muitos dekasseguis estavam em sérias dificuldades por conta da crise… vamos ver se lembram dos neo-canadenses tb.

    • #40168
      Carlos_Santos
      Participante

      Merci Erika por nos manter atualizados, pois este assunto interessa a muitos ;-)

      Mas como o Sandro, eu sei que chego ao Brasil antes do processo chegar aqui no Canada :lol:

      Abraços

    • #40172
      Anonymous
      Participante

      Nem me falem… Eu acho uma palhaçada não poder sacar um dinheiro que é meu, O FGTS.

      Gente, como eu faço? Preciso do dinheiro para ajudar nas minhas contas iniciais aí e eles dizem que tenho que esperar 3 (TRÊS) anos para sacar o que é meu! =/

      Que absurdo!

      Só um desabafo… :alright:

    • #40179
      AP2003
      Participante

      @vanessa nishiura wrote:

      Nem me falem… Eu acho uma palhaçada não poder sacar um dinheiro que é meu, O FGTS.

      Gente, como eu faço? Preciso do dinheiro para ajudar nas minhas contas iniciais aí e eles dizem que tenho que esperar 3 (TRÊS) anos para sacar o que é meu! =/

      Que absurdo!

      Só um desabafo… :alright:

      Vanessa, concordo em gênero, número e grau com vc! O dinheiro é nosso por direito e não podemos usufruir! Palhaçada de governo brasileiro! Em último caso vc pode usar a grana se estiver em total desgraça (em determinados casos pré estabelecidos) e olhe lá! :oops:
      E qual o fundamento do tempo de 3 anos???? Com certeza o único motivo deve ser mais tempo para o governo ususfruir dessa grana que é nossa. Queria ver se fôssemos pegar esse grana emprestada em qq Banco brasileiro o quanto de juros absurdos pagaríamos… Mas enfim, é Brasil :angery:
      Só um desabafo tbm.

    • #40194
      SANDROMS
      Participante

      @vanessa nishiura wrote:

      Preciso do dinheiro para ajudar nas minhas contas iniciais aí e eles dizem que tenho que esperar 3 (TRÊS) anos para sacar o que é meu!

      Veja o meu caso: já se passaram 3 anos e eu tenho que ir pessoalmente para fazer o saque. Pois a Caixa não está aceitando nenhum tipo de procuração…. Por isso essa notícia é tão interessante.

    • #40149
      Anonymous
      Participante

      Sandro e Carlos,

      Pois é, eu tb. tenho “uns trocos” para receber pois já tenho quase 4 anos sem registro em carteira brasileira e achava um absurdo nosso procurador, com todos os poderes, nao poder sacar. Estava me vendo ir ao Brasil “obrigada” por conta disso, mas com essa noticia vou tentar postergar mais um pouquinho. Quem sabe o canada nao vem logo tb? Nao vejo a hora de me livrar de mais essa amarra com o governo do pais varonil. :)
      Continuemos na torcida!! :)

      Abraços
      Erika

    • #40216
      Anonymous
      Participante

      Pessoal,

      Alguém sabe ou fez o processo de resgate por procurador ou é necessario viajarmos para o Brasil?
      Quem ja o fez, poedria por favor mostrar o passo-a-passo?

    • #40220
      Jhon
      Participante

      Olá Caroljeff,

      Eu não sei muito sobre esse assunto, porém citando a Erika no comentário logo acima do seu:

      @erikabcoelho wrote:

      Sandro e Carlos,

      Pois é, eu tb. tenho “uns trocos” para receber pois já tenho quase 4 anos sem registro em carteira brasileira e achava um absurdo nosso procurador, com todos os poderes, nao poder sacar. Estava me vendo ir ao Brasil “obrigada” por conta disso, mas com essa noticia vou tentar postergar mais um pouquinho. Quem sabe o canada nao vem logo tb? Nao vejo a hora de me livrar de mais essa amarra com o governo do pais varonil. :)
      Continuemos na torcida!! :)

      Ou seja, atualmente , sem essa medida do governo Brasileiro-Canadense, não existe a possibilidade de procurador, somente a própria pessoa poderá sacar o dinheiro…. isso depois do tempo previsto. Existem vários casos em que a pessoa poderá retirar seu dinheiro, mas acredito o que nós nos encaixemos é o de “após 3 anos sem carteira assinada”.

      até

    • #40239
      SANDROMS
      Participante

      @Caroljeff wrote:

      Pessoal,

      Alguém sabe ou fez o processo de resgate por procurador ou é necessario viajarmos para o Brasil?
      Quem ja o fez, poderia por favor mostrar o passo-a-passo?

      O passo-a-passo é:
      1. Espero o prazo para poder sacar o fundo.
      2. Compre um passsagem para o Brasil e viaje
      3. Uma vez em visita ao Brasil já até uma agência da Caixa com a documentação necessária. :mrgreen:

      No site da Caixa tem um FAQ e embora deveria ser um FAQ parece mais um texto jurídico!

      http://www.caixa.gov.br/fgts/pf_saque_faq.asp

      O saque após 3 anos fora do regime do FGTS é o inciso VIII e portanto está na lista dos casos que não permitem o uso de procurador. Segundo a lei:

      http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=ART.+20+DA+LEI+8.036+%2F90&s=jurisprudencia

      Algum advogado no forum!?!?! :bangwall:

    • #43742
      neilasasa
      Participante

      Boa notícia para os que já residem nas terras geladas! (fonte Folha Online)

      25/03/2011 – 10h10
      Acordo vai autorizar brasileiros a sacar FGTS no exterior

      A partir de agora, os brasileiros que moram no exterior poderão sacar o dinheiro depositado nas contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A medida começa a valer porque o Ministério das Relações Exteriores e a Caixa Econômica Federal firmaram um termo aditivo a um termo de compromisso que foi adotado em julho de 2010.

      Antes disso, somente os três consulados-gerais do Brasil no Japão estavam aptos a receber a documentação necessária para o saque de contas do FGTS. O termo aditivo assinado ontem (24) dará flexibilidade para a gradual expansão desse serviço aos brasileiros residentes em outros países.

      Caberá ao governo autorizar as situações que permitirão o saque das contas de FGTS. Uma das possibilidades é limitar os saques para aposentadoria e contas inativas por mais de três anos. No Japão, onde a comunidade brasileira é de cerca de 254 mil pessoas, a medida já está em vigor desde agosto do ano passado.

      De acordo com técnicos que trabalharam na elaboração do termo aditivo, depois da liberação, o dinheiro será transferido para conta na própria Caixa ou outra instituição financeira brasileira. O projeto, implantado inicialmente no Japão, serviu como piloto.

    • #43786
      _TAZ_
      Participante

      @Visitante wrote:

      Nem me falem… Eu acho uma palhaçada não poder sacar um dinheiro que é meu, O FGTS.

      Só uma observação. É chato não poder sacar o dinheiro mas existe uma razão para isso, que é uma segurança para o trabalhador. Dada a situação sócio-econômica da maioria dos trabalhadores no Brasil, eu não acho abusiva a retenção e a política restrita para saques.
      Eu também tenho dinheiro parado lá mas, vai fazer o quê. Eu me beneficiei do montante depositado por todos quando financiei o meu apartamento a uma taxa de juros bem abaixo daquela do mercado, justamente porque era financiada pelo FGTS. Quando completar os 3 anos de inatividade e eu passar no Brasil eu saco.

    • #44797
      erikabcoelho
      Participante

      Olá! vi uma reportagem hoje no G1 comentando que a partir da próxima segunda feira sera possivel o saque para residentes nos EUA tb.
      Tomara que a partir de agora a fila ande mais rápido e esse beneficio chegue até os brasileiros no Canada também. :roll:
      abraços
      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #44798
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Erika,

      vc tem o link da noticia para nos informar???

      Obrigado pela informacao.

      Atenciosamente

    • #44808
      erikabcoelho
      Participante
    • #44827
      Carlos_Santos
      Participante

      Merci Érika ;-)

    • #45735
      _TAZ_
      Participante

      Só pra constar, o governo brasileiro não está dando uma de bonzinho ao permitir o saque no exterior. Na verdade, ele quer evitar que os brasileiros que tenham sido afetados pelas crises comecem a voltar para o país (estava no Brasil ainda quando liberaram para o Japão o motivo alegado era esse mesmo). Permitindo o saque, os brasileiros “aguentam as pontas” mais um tempo, aumentando as chances de recuperarem o emprego e ficar no exterior.
      A grande jogada é que esses brasileiros enviam MUITO dinheiro para o Brasil (na casa de bilhões de dólares). A característica principal de trabalhadores que vão para o Japão é que eles vão fazer um pé de meia, na maioria das vezes fazendo serviço braçal. Para os EUA, a mesma coisa. Essas pessoas não têm a intenção de morar para sempre.
      Eu acho que uma liberação dessas para o Canadá vai demorar … justo porque o Brasil não ganha nada com a gente. Também não ficamos enviando dinheiro para a família. Provavelmente vão liberar para países da Europa, tipo Portugal, Espanha e Inglaterra, onde tem bastante brasileiro com a mesma “característica” do Japão.

    • #45742
      erikabcoelho
      Participante

      Também nao vejo “bondade” nenhuma nas açoes do governo, mas seja pro que motivo for, eu quero meu dinheiroooooooooooooooooooooooooo!! :bangwall:
      rsrs

      E parece que sim, assim como os acordos de previdencia, Canada parece ser prioridade numero 5.345.432.896, mas ao menos estao fazendo alguma coisa, ainda que em ritmo de tartaruga.

      Abçs
      Erika

      leslapins.wordpress.com

    • #60541
      RonaldoMaciel
      Participante

      Oi pessoal, pergunta aos veteranos.

      Como vcs sabem, é possível fazer o saque do FGTS nos EUA. Eu tinha pensado que era somente para residentes dos EUA que poderiam fazer isso, mas parece que quem mora no Canadá pode ir até os EUA e solicitar o saque.

      Achei esta informação neste blog: http://schultz-canada.blogspot.ca/2012/07/saque-do-fgts-no-exterior.html

      Alguém aqui já conseguiu fazer isso? Poderia relatar sua experiencia?

      Abracos e bom fim de semana.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #60542
      Carlos_Santos
      Participante

      sinto Ronaldo mas usei o velho método: fui ao Brasil e saquei la!

      Parece interessante ….

    • #60543
      VitorVG
      Participante

      Pessoal,

      Já havia pesquisado este tema, foi uma das minhas primeiras preocupações quando decidi sair do Brasil. Desculpem não ter compartilhado antes…

      Por enquanto, a única maneira de sacar é esperando 3 anos sem recolher depósitos.
      O governo está estudando uma alternativa para residentes no exterior, mas por enquanto nada oficial.

      Vejam as informações aqui:

      http://www.fgts.gov.br/perguntas/trabalhador/pergunta49.asp

      Abs

      VG

      Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

    • #60547
      RonaldoMaciel
      Participante

      Oi pessoal, recebi um email do Igor do blog que mencionei acima e ele confirmou q era residente do Canadá somente e que conseguiu sacar o FGTS em Boston sem problemas. Excelente notícia hein!!!

      Boa semana a todos,

      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #60549
      bobsmith
      Participante

      Me ocorre uma maneira de contornar as restrições contra saque no exterior, se você conhecer gente no Brasil que você confia e se você não se incomodar de usar um procedimento um pouco incorreto.

      Quando eu fui sacar o meu FGTS no Caixa foram muito grosseiros comigo e decidi que não queria mais conversar com os caixas do banco. Portanto liguei para uma central de atendimento (não me lembro o número nem qual foi a instituição) e solicitei um Cartão Cidadão. Este cartão permite saque de salto de FGTS nas maquinas de caixa eletrônica do CEF. Se você deixar este cartão com alguém que esteja no Brasil e que é de confiança, você pode pedir para esta pessoa saque o dinheiro na maquina usando sua senha numérica.

      Em princípio não é permitido, mas muitas coisas necessárias na vida somente são possíveis por meios não permitidos e isto não me parece um pecado mortal.

      Após a solicitação por telefone o cartão é enviado para uma agência próxima à sua casa ou à sua casa mesmo se você tiver uma conta no CEF e seu endereço estiver no computador. De qualquer forma será necessário visitar uma agência para escolher uma senha.

      Não sei se o CEF permite que uma outra pessoa recolha o cartão e escolhe uma senha na agência. Me parece que seria um risco de segurança mas talvez valeria a pena perguntar. É claro que se você informar o banco que pretende deixar outra pessoa sacar o seu dinheiro que eles não vão permitir.

      Se você ainda estiver no Brasil e esperando para imigrar, me parece que seria prudente obter este cartão se você achar que será necessário sacar o saldo do FGTS ou seguro desemprego.

      Também não sei se informar o banco um endereço no Brasil possa prejudicar seu status como residente no exterior para fins de imposto de renda (saída definitiva). O CEF é uma instituição federal e e possível que seus computadores estejam interligados com os da receita. Eu sei que o CEF tem acesso aos dados do imposto de renda porque fui negado uma conta poupança devido a uma diferença de uma letra entre o nome de minha mãe no computador da receita e no meu RG (o RG estava correto). Talvez o fluxo de informação não seja somente da receita ao CEF mas também no sentido contrario. Outros bancos parecem não ter este acesso pois consegui abrir conta em múltiplos outros bancos sem problema.

      Cartão Cidadão
      http://www.caixa.gov.br/fgts/cartao_cidadao.asp#
      http://www.caixa.gov.br/fgts/pf_cartcid_faq.asp#

    • #62913
      RonaldoMaciel
      Participante

      Somente para dizer que fui até os EUA fazer minha solicitação de saque do FGTS junto ao Consulado do Brasil em NY e consegui!

      Fiz a solicitação dia 18 e recebi finalmente a quantia 11 dias depois. Tudo deu certo e não tive nenhum problema. No formulário não se pede endereço e não tive de dar nenhuma explicação relacionada ao fato de morar no Canadá e pedir nos EUA, nada. Entao fica a dica, é possível sim ir até os EUA e fazer a solicitacao de saque do FGTS.

      Abraco a todos
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #62917
      corsino
      Participante

      Ronaldo,

      O pagamento é feito em espécie ou é depositado em sua conta no Canadá?

    • #62928
      RonaldoMaciel
      Participante

      E aí Corsino, o pagamento é feito via TED em sua conta bancária no Brasil (ou uma conta de outra pessoa que vc designar).

      Como tenho o esquema do HSBC, minha conta no Brasil ainda está ativa então pude fazer assim.

      Abs,
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #62929
      corsino
      Participante

      Ronaldo,

      Obrigado pelo esclarecimento. Eu tb tenho o esquema do HSBC. A bronca é esperar os 3 anos pro FGTS ser liberado. ehehehe. Bem que podiam antecipar essa liberação para os imigrantes.

    • #62933
      afbernardi
      Participante

      Ola Ronaldo,

      Vc deu entrada no pedido no mes do seu aniversario ? Tenho essa duvida pq no site da Caixa fala : “Após o trabalhador ter permanecido 03 anos seguidos fora do regime do FGTS, o saque da conta vinculada poderá ser requerido a partir do mês do seu aniversário.”

      Me pergunto se isso tb vale pra pedidos fora do BR.

      Obrigado pelo seu relato,

    • #62939
      RonaldoMaciel
      Participante

      É isso mesmo Arnaldo, vc tem de contar 3 anos mas só pode sacar após a data do seu aniversário. O meu completou 3 anos em agosto do ano passado, daí fiz aniversario em dezembro. Eu já podia ter solicitado o meu mas esperamos pela data da minha esposa.
      O dela deu tres anos em julho (dia 20 e poucos) mas ela faz aniversario dia 03 de julho, daí tivemos de esperar um outro ano para poder sacar.

      Abs,
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #62945
      afbernardi
      Participante

      obrigado Ronaldo,

      vou amadurecer a ideia, mas é realmente uma boa opcao ir pra NY.

    • #62954
      RonaldoMaciel
      Participante

      Na realidade, o saque pode ser solicitado em todo consulado brasileiro nos EUA, não somente em NY, mas em Atlanta, Chicago, Boston, Miami, Los Angeles etc…

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Visualizando 30 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.