crodrigues

Respostas no Fórum

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: 1o. emprego #8896
    crodrigues
    Participante

    O governo recomenda em Ontario uma reserva de mais de CDN$ 15,500 para uma família de 3 pessoas. Em Quebéc é muito menos pelo que sei. Outros aqui podem comentar. Esse é o valor que deve ser comprovado quando da mudança para cá pelo que sei.

    Com relação aos empregos, provavelmente os sites como o Monster.ca, o Workopolis.ca e outros vão mostrar tudo que é emprego. Mas não custa tentar.

    Na busca de um emprego aqui, o detalhe maior é realmente a formação das pessoas. Algumas profissões tem uma aceitação muito maior por motivos como menor dependência com relação ao idioma, nenhum tipo de localização (no sentido de ajustes locais), não necessidade de validação de diplomas, etc.
    Como sempre falo IT é um caso típico. Desenvolvimento de Software então nem se fala.

    Mas outras, principalmente as de cunho administrativo/financeiro, vão ser muito mais complicadas de se arrumar algo de imediato. É em parte por causa dessa dificuldade que muitos vão trabalhar praticamente com qualquer coisa.

    Em relação aos custos, o salário mínimo aqui, apesar de alto se comparado ao Brasil, é relativamente baixo para se viver com conforto. O mesmo é na casa de CDN$ 1,200 brutos por mês. Um aluguel de apartamento custará em média pelo menos CDN$ 750 (um dormitório). Adicione a isso alimentação, ônibus, etc e dá para ver que é realmente bastante apertado. Não que não dê para viver. Dá sim. Mas analisando-se o nível do imigrante que para cá se muda e que conseguiu atender aos requisitos do governo para a obtenção da residência permanente, o padrão de vida de modo geral em muitos casos cai. Claro que coisas como violência, etc não estão presentes aqui.

    No caso do casal trabalhar a situação melhora é claro pois são dois gerando receita. Mas com filhos pequenos, as coisas se complicam pois em princípio teria que arrumar um Daycare para deixar os filhos que ainda não estão em idade escolar, durante o dia (não sendo o mesmo barato ou de graça) e conviver com o fato dos filhos ‘crescerem’ ou ‘serem criados’ por pessoas de culturas e valores bastante diferentes (já que esse é um dos problemas de um país multi-cultural como o Canadá e que de certo modo possui essas ‘ilhas’ de isolamento por parte de cada uma dessas comunidades – exemplo, Árabes, Chineses, etc).

    Quando nos mudamos minha esposa pode ficar em casa todo o tempo. Devido a isso hoje meus dois filhos falam o português extremamente bem e entendem/apreciam grande parte da cultura do nosso país. Se tivessem crescido num Daycare, seria diferente com toda a certeza e como vi nos filhos de diversos Brasileiros que para cá se mudaram.

    O que quero dizer com tudo isso!?

    Venha para cá sim! Temos lá alguns problemas e dificuldades por aqui e só tento mostrar que nem tudo aqui é perfeito/maravilhoso e que temos obstáculos sim, principalmente ao chegarmos aqui. Em alguns vejo que a expectativa de ‘fazer a América’ é enorme. Não é realmente o caso para uma grande maioria. Principalmente num país que tem uma classe média enorme e uma diferença social pequena (e que taxa ao extremo quem ganha consideravelmente mais que a média).

    Mas para todos aqueles que tem plena consciência do que esperar aqui e que baseado nisso se preparam de acordo, tudo tende a correr tranquilamente e do modo que planejamos!

    em resposta a: Brasileiros morando no Quebec, tem alguém neste forum #8807
    crodrigues
    Participante

    Carlos,

    Aqui vão mais algumas respostas. Note que como moro em Ontario as coisas podem vir a ser um pouco diferentes. Mas como sempre estou em Montreal sei que elas variam mas nem tanto assim!

    Liquidações: Não são regulamentadas não mas acontecem de modo parecido com o que citou. Temos ainda o ‘Boxing Day’ que é dia 26/12 onde todos os lojistas tentam queimar o máximo os estoques. Diria que é o dia esperado por todos aqui no Canadá de modo geral. Pelo que sei o mesmo existe em Quebéc.

    Produtos Brasileiros: dá para se achar sim, normalmente em lojas voltadas ao mercado latino ou português. No supermercado é possível achar Chocolates Garotto por exemplo. Nessas lojas menores achamos coisas do tipo farinha de mandioca, mandioca, Guaraná, Farinha Láctea, etc. Em Ottawa até requeijão (vindo da Europa) e cerveja Bavaria/Brahma já temos. De modo geral com um pouco de procura dá para se achar muita coisa. Mas não temos lojas especializadas em produtos Brasileiros como em Boston/NY (onde esse mercado é muito maior). A única coisa que nunca vi por aqui é Catupiry.

    Derivados de Leite/Carne: praticamente o mesmo que na Europa. Os iogurtes são variados e excelentes. Bastante variedade de queijos. A carne é realmente cara para o padrão Brasileiro (mas pelo que ouvi custa bem menos em Quebéc que em Ontario). Aqui em Ottawa, por exemplo, um Kg de Filé Mignon (chamado Tenderloin) custa CDN$ 40.00 o quilo (quase R$ 80.00!).

    Frutas: achamos praticamente de tudo. Manga, mamão Papaya, Abacaxi, etc. Claro que frutas muito típicas (Graviola, etc) não tem não. Mas as mais comuns, numa boa.

    Carros: mesma coisa aqui. Ao renovar a ‘placa’ (que pode ser por dois anos) caso seu carro tenha mais que três anos deve passar por uma vistoria e vão medir emissões de poluentes por exemplo. Caso não passe terá que arrumar e levar lá de novo até ser aprovado e pegar o ‘selo’ deles.

    Abraços!

    em resposta a: Mais um no grupo. Mas já estou aqui! #8804
    crodrigues
    Participante

    @clns2006 wrote:

    Caro Claudio,

    vou aproveitar a sua deixa então, você poderia contribuir para deixar as suas respostas às questões da vida cotidiana que coloquei aqui neste forum e que ninguém respondeu (senão eu mesmo e Adriana, ambos aqui no Brasil).

    Isso quando você puder, é claro! :-)

    Atenciosamente,

    Carlos Luiz.

    Respondido lá. :-)

    em resposta a: Brasileiros morando no Quebec, tem alguém neste forum #8803
    crodrigues
    Participante

    Pode ser que algumas coisas sejam diferentes em Quebéc (por exemplo não podemos comprar cerveja/vinho no supermercado; tem que ser nas lojas controladas pelo governo de Ontario; em Quebéc isso é possível!):

    – vc mesmo abastece seu carro no posto de gasolina, como na França?
    –> Tem dos dois jeitos. Normalmente você mesmo que abastece mas existem postos com ‘FULL SERVICE’ onde eles o fazem para você.

    – vc pode beber agua da torneira ?
    –> Eu bebo. :-) Se pode não sei dizer. Mas após sete anos aqui ainda estou vivo.

    – vc compra pão na padaria da rua ou no supermercado? quem morou na França vai entender a pergunta.
    –> Em Ontario temos padarias é claro mas elas são muito poucas se comparadas aos supermercados. Desse modo acredito que a grande maioria compre pão nos supermercados.

    – o seguro de carro é obrigatorio contrar, em seguradoras?
    –> Obrigatório. Tem que ter seguro sim. Pelo menos em Ontario. Acredito que seja o mesmo em Quebéc de modo a manter certa uniformidade no país.

    Algumas outras questões interessantes que eu mesmo me perguntei um dia!
    – Posso remover a placa da frente do meu carro e andar com qualquer outra ou ainda sem placa na frente mesmo?
    –> Pode em Quebéc. Em Ontario não pode. O carro dever ter as duas placas instaladas! Até agora não me pararam (a minha placa da frente é alemã) por aqui já que ficam na dúvida se sou de Quebéc ou Ontario. Só saberiam isso vendo a placa traseira, depois que passei pela polícia! Muita mão de obra ir atrás de mim e me parar. :-)

    – Canadense é meio frio ou não? Um pouco de modo geral. Se tornam bons amigos sim mas não tem aquela coisa de estar SEMPRE em contato com os amigos. O lado Francês é melhor um pouco, mais parecido com o jeito Brasileiro.

    Quem tiver mais alguma pergunta doida é só colocar aqui. Já vi de tudo nesses sete anos. :-)

    em resposta a: Qualidade do sistema de saúde #8802
    crodrigues
    Participante

    Em resumo: é uma porcaria. E explico o porquê da minha opinião.
    O Brasileiro que obtém o visto de residência permanente aqui no Canadá já é de uma classe favorecida, se comparado à grande maioria do povo Brasileiro.
    As chances que tal pessoa tenha um plano de saúde particular é enorme. Isso já seria motivo para uma outra enquete. Quantos de vocês aplicando para o tal visto Canadense tem plano de saúde particular no Brasil?
    E é aí que está o problema todo. Nos mudados do Brasil para cá acostumados com um sistema onde quem tem condições é extremamente bem atendido. Ao chegarmos aqui nos deparamos com um sistema de saúde feito para todos, ricos ou pobres. De modo geral, o atendimento para a população de classe baixa ou de classe média baixa no Canadá é infinitamente superior ao atendimento oferecido às mesmas classes sociais no Brasil.
    Mas para quem estava acostumado ao sistema de saúde privado, o Canadense está MUITO atrás. Em caso de emergência sem risco de vida, pelo menos em Ottawa, espera-se tranquilamente de quatro a seis horas para ser atendido. Presenciei isso por diversas vezes tanto para mim quanto para meus filhos e nos mais diversos hospitais.
    Dependendo do exame a coisa é ridícula. Leva-se MESES até conseguir fazer o exame. Absurdo mesmo.
    Nesses casos o que fazemos normalmente é ir até Toronto e realizar os exames por lá (muito menor a fila de espera). Claro que isso adiciona todo o custo de gasolina, alimentação, hotel etc. No fim um exame que deveria ser gratuito me custa $400-500 toda vez…
    Sem comentários…

    em resposta a: visto residencia X permissao de trabalho #8801
    crodrigues
    Participante

    Tem sempre o lado dos impostos em Quebéc que muita gente não comenta. Por exemplo, o assalariado médio em Quebéc, normalmente PAGA e bastante, no começo do ano ao fazer seu imposto de renda.
    Não me lembro os números exatos mas tenho diversos amigos em Quebéc que pagam em média $2000 a $3000 por ano em imposto de renda.
    Claro que algumas coisas são muito mais baratas em Quebéc. Seguro de automóvel (já que a província assume o liability e não o segurado como em Ontario), IPTU, etc.
    O que quero dizer com tudo isso? Que muita gente acaba entrando por Quebéc mas se desilude com algumas coisas que não sabem ou que a província não deixa claro àqueles que pretendem imigrar e no final acabam se mudando para outra província.
    Concordo com a Dri_Torres que se quer mesmo ir para Quebéc faça o processo deles. Caso contrário faça o outro.
    Mas saiba que o fato de mudar de idéia e não mais querer ficar em Quebéc não é mal visto por aqui não. :-)

    em resposta a: Trabalho para programador Java #8799
    crodrigues
    Participante

    O mercado nas grandes cidades está aquecido. Em Quebéc isso significa Montreal. Em Ontario, Toronto é no momento o lugar mais fácil de arrumar emprego no caso de desenvolvedores Java.

    em resposta a: Média de salários ^^ #8798
    crodrigues
    Participante

    A lista em Quebéc está nesse site:
    http://www.cnt.gouv.qc.ca/en/gen/faq/salaire_minimum.asp

    Minimum wage rates as May 1, 2005

    General rate $7.60 / hour
    Employees who usually receive tips $6.85 / hour

    Em Ontario é de $7.75.

    Aí ainda vai ter os descontos de imposto de renda, seguro desemprego, etc.

    em resposta a: Tecnologia da Informação – TI #8797
    crodrigues
    Participante

    Na minha experiência, a formação acadêmica, para empregos na área de IT aqui no Canadá, é a que menos conta (para não dizer que não vale nada).
    O que interessa realmente é a sua experiência/conhecimento (no.1) e o seu domínio do idioma (no.2).
    No momento, para desenvolvedores, o mercado está aquecido para qualquer coisa relativa a .NET e Java (principalmente aplicações móveis).
    Na área de Infra, migrações/administração Windows 2003, implantações de MOM/SMS, Citrix/Terminal Services e outras tecnologias são as qualificações mais procuradas.
    Tem gente que conheço que conseguiu emprego aqui em menos de um mês após ter chegado!

    Abraços!

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)