Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
BuscapeParticipante
Opa, e aí Gustavo!
Chego em Montréal dia 1o de abril, irei procurar apartamentos, apesar de já ter locado um flat por no mínimo dois meses.
Quando tiver o link e as fotos me envie, tenho interesse em ficar próximo à UdeM, já que vou começar a vida no Québec com um mestrado.
Curiosidade, qual o valor do aluguel?
Abraços!
BuscapeParticipanteOk ok, finalmente chegando com a quase conclusão da abertura de conta :).
Segunda-feira dia 25/01 chegou em casa o Welcome Package e também o envelope com as senhas (minha e da minha esposa, abrimos conta conjunta). Já era bem tarde quando cheguei em casa, então deixei os testes para terça-feira.
Na terça-feira tentei entrar na conta no http://www.hsbc.ca, para isso é necessário ligar no Call Center do HSBC canadá e criar o Tele-PIN. Eles pedem nome da mãe, aniversário, etc e finalmente te liberam o menu de criação do tele-pin. Com ele você entra na página e cria a senha para acesso on-line. Beleza, entrei na página do HSBC no Brasil e no mesmo dia é possível linkar as duas contas pelo Global-View.
O IBC tem até dois dias para liberar a transferência entre contas (se tentar antes você reebe uma mensagem para ligar para o call-center). Aguardei a liberação e fiz uma primeira transferência, que era o meu objetivo, finalmente ver como funciona e quais os valores. Resolvi transferir R$1000,00 para teste, a cotação do dia no BACEN era de 1 CAD = 1.923 BRL.
No final do dia a transferência já estava concluída, com o dinheiro disponível na conta canadense! Ótimo, meu irmão está em Los Ângeles e leva até uma semana para receber as remessas de dinheiro. Ponto para o global view.
COTAÇÃO:
Teoricamente pela cotação do BACEN, deveria ter aparecido CAD 520,02 na minha conta no Canadá, porém o HSBC não usa a cotação do BACEN, usam uma cotação deles. Então foi creditado CAD 497,XX, 4.4% abaixo do que o “esperado”.Todos os bancos e casas de câmbio cobram o dólar acima da cotação do BACEN, então não achei abusivo, só quero verificar no Banco do Brasil pois se não me engano eles cobram a conversão do Banco Central e uma taxa fixa do serviço, talvez dependendo do montante valha à pena fazer desta forma. Alguém saberia dizer?
Abraços!
BuscapeParticipanteCaramba vivi 8O !
E eu achando que tava mal nessa história! Pelo que você falou parece que tudo está mais acertado agora, vamos esperar esses welcome packages!
Pois então, voltei pra continuar minha saga. Como postei antes, começo de janeiro tentei procurar meu “gerente de relacionamento” (entre aspas mesmo pq não serviu pra nada além de me atrasar), lá pelo dia 20 de janeiro finalmente consegui entregar os formulários na agência para que fossem enviados ao IBC.
Lá pelo dia 25 de janeiro consegui confirmar com o IBC que meus documentos haviam sido recebidos, conferidos com sucesso e enviados para o Canadá (depois de entregar os documentos na agência parei de tentar ajuda com o gerente, estou ligando direto no IBC para pedir informações). Como o prazo para abertura de contas teoricamente era de 10 dias mais ou menos esperei até o dia 7 de fevereiro e liguei de volta para ver se o Welcome Package já havia sido enviado. Infelizmente nada ainda – o Guilherme do IBC ligou para o Canada e foi informado que os processos deles haviam sofrido algumas mudanças e que estava um pouco mais demorado, porém para não me preocupar (fiquei sabendo que o HSBC estava sendo acusado de ser usado para lavagem de dinheiro, então começaram a fazer uma verificação mais minunciosa na hora de abrir contas para estrangeiros, ok, 10 dias ou 15 dias está dentro do esperado).
Na semana logo após o carnaval liguei de volta ao IBC e o guilherme me atendeu super bem de volta, conseguiu já ver que a conta havia sido aberta, e me enviou por e-mail as informações disponíveis (número da conta, SWIFT code, etc). Agora estou esperando o envio do welcome package e da senha pela DHL! O porteiro que não me aguenta mais perguntando se chegou algo para mim !
Assim que tiver novidades repasso!
Abraços!
BuscapeParticipanteOpa!
Agora já estou com uma data aproximada de quando devo ir, provavelmente algo próximo do 24 de março!
Minha idéia de estadia ainda está meio bagunçada, achei uns studios (Studios Fleurimont) aqui no fórum. São simples mas o valor é baixo, e bem localizados – logo creio que serão minha opção para os dois primeiros meses. Como eles só alugam mes fechado provavelmente eu tenha que ficar em algum quarto do airbnb nos últimos dias de março para entrar no studio em abril (ainda estou tentando negociar se posso pagar só a última semana de março para ir direto lá).
também tenho um amigo que estava morando em Montréal e teve que se mudar para Halifaz, ele me ofereceu a cession de bail do apartamento dele, porém falei para ele tentar alugar o apartamento nesse meio tempo, pois se for me esperar ficaria com o apartamento 2 meses fechado pagando aluguel. Se ainda estiver livre final de maço é possível que eu fique com o apartamento dele.
Quem for chegando em Montreal vai postando as dicas! :)
Abraços!
BuscapeParticipanteOpa, início do ano parece que está agitado em Montréal!
Eu e minha esposa estamos indo, só não sabemos ao certo as datas ainda. Estou aguardando uma resposta da UdeM, meu plano é começar a vida lá com um mestrado para ter tempo de validar o diploma, melhor o conhecimento em francês e já melhorar o currículo! Já consegui um professor interessado e um projeto, e o processo já passou a “reitoria” deles, agora aguarda o ok do departamento. Se Deus quiser logo sai e estou indo!
Enquanto isso continuo no Brasil juntando dinheiro, se o mestrado não der certo por algum motivo vou em abril pra Montréal, minha esposa vai em seguida em junho.
A propósito, ela trabalha na parte administrativa de uma rede hoteleira e eu com engenharia elétrica (telecomunicações), somos de Curitiba e ambos temos 30 anos.
Acho legal este grupo aqui para trocarmos experiências, finalmente cosegui abrir minha conta HSBC no Canadá e já entrei em contato com alguns lugares para morar nos primeiros meses…
Abraços!
BuscapeParticipanteBom pessoal! Vou começar a contar minha saga para abrir a conta no HSBC, quem sabe assim consigo ajudar alguém no futuro :). Vou pular a parte sobre valer à pena ou não, pois tomei a decisão pois já tenho conta no HSBC desde 2005, e não teria custo nenhum ter a conta no Canadá – logo me pareceu ótimo!
Quinta-feira dia 3 de janeiro fui até uma agência HSBC premier para me informar – falaram que apenas meu gerente (que é de uma agência mais longe de casa) poderia me ajudar, então liguei para meu “gerente de relacionamento”. Conversamos sobre o assunto e ele me prometeu retornar a ligação até sexta com as informações necessárias – visto que ele nunca tinha feito o processo, me pareceu justo. Esperei até sexta 4 da tarde e nada, resolvi ligar para ele… Ele pediu para retornar na segunda, pois não tinha conseguido as informações ainda. De segunda a terça liguei a cada 2h, até que terça no final do dia ele resolveu perguntar para a gerente dos gerentes, que ajudou a preencher o formulário de recomendação, e me informaram que em até 72h o setor responsável entraria em contato…. Ok, não preciso dizer que já estava pensando em pedir para mudar de gerente.
Até sexta nada, então resolvi ligar de novo para o gerente – ele comentou que ainda estava aguardando, e que iria atrás de informações e me ligaria até o final do dia – nada, liguei de volta no final do dia e ele comentou que estava muito difícil entrar em contato com o setor responsável :/
Hoje de manhã (11 dias depois – teoricamente tudo já deveria estar concluído) fui atrás de informações e achei o telefone que nosso amigo aí em cima postou (+55 41 3307-6422) do IBC em Curitiba! Liguei para lá e me informaram que ainda não tinham reebido nenhum documento do meu gerente, então meu processo não existia!!!!! :bangwall: :bangwall: Porém, a pessoa que me atendeu foi super prestativa, antes de conseguir desligar o telefone já havia recebido um e-mail com cópia para meu gerente, pedindo a carta de recomendação e enviando o passo a passo do processo. Espero que agora que eles estão tocando o processo de dentro do banco tudo corra melhor…
MINHA RECOMENDAÇÃO para quem for fazer este processo, tente um ou dois dias com o gerente. Se não der certo ligue no IBC direto para não passar raiva (+55 41 3307-6422).
Meu problema não foi o gerente não saber o processo, visto que não é algo que devam fazer muitas vezes, porém a falta de interesse e de respeito no atendimento – prometendo que iria telefonar com respostas e não cumprindo nem ao menos uma vez. Esperar o processo passar para ver como vai daqui em diante para escrever ao HSBC…
Bom, era isso, depois posto como foi a conclusão do processo!
BuscapeParticipanteOpa, desculpe a demora!!! Final de ano e não entrei aqui uns dias :)
O local onde fizemos os exames foi nesta clínica:
http://institutoforlanini.com.br/O médico é o Dr. Benito Bernardino Gusso, é o único credenciado aqui em Curitiba.
Abraços!
BuscapeParticipanteOpa,
Nosso processo não era prioritário não, talvez eles tenham feito um pacote de final de ano e estejam enviando todos os passaportes agora de uma vez? Veja que o envelope é mandado como carta registrada, não é sedex nem nada, levou 6 dias de São Paulo para Curitiba… Agora nessa época de natal pode levar um tempo até a entrega.
Com certeza nos próximos dias deverá chegar aí pra você e pra Vivs! E nos vemos no Québec!
BuscapeParticipanteOlá Fábio,
Não posso responder pelo consulado, porém eu e minha esposa fizémos o exame de vista aqui em Curitiba também, e foi bem tranqüílo. Em resumo o que foi feito foi pedir para ler as letrinhas daquele quadro que todo oftalmologista tem, se precisar de óculos pode usá-los, e se não me engano ele olhou os olhos com aquela lâmpada/lente (talvez aqui seja verificado alguma coisa diferente e precise explicar).
Creio que o melhor seria enviar um e-mail ao consulado explicando a situação e perguntar qual é a posição deles.
No geral o que é “barrado” são casos que venham a sobrecarregar o sistema de saúde canadense, como doenças que exijam tratamento e acompanhamento contínuo pelo resto da vida, ou doenças que ponham em risco a população local. Creio que seu caso não se enquadre em nenhum dos dois casos, correto?
Abraços!
BuscapeParticipanteEntão pessoal!
Somos de escrever puco no fórum, até um pouco pra não ficar nessa agonia da espera das mudanças acabamos evitando um pouco entrar aqui todos os dias! Mas sempre que precisávamos de algo vocês estiveram aí para sanar nossas dúvidas. E agora queria compartilhar as nossas boas novas! Chegaram nossos passaportes com os vistos na última quinta feira (estava voltando do parque as 7 da manhã, e quando cheguei no prédio o porteiro me avisou que tinha um envelope pra eu assinar!!!).
Nesse meio tempo várias coisas mudaram, o plano inicial era de ir pra Ville de Québec, porém vi que na área de Pesquisa e Desenvolvimento um mestrado se faz necessário, então estou pleiteando um mestrado na Polytechnique de Montréal (na verdade parece que vai sair! Esperando a avaliação do meu histórico! Porém já tenho um professor que se colocou à disposição para ser o orientador!!! AÊÊÊÊ ).
Como uma dúvida do pessoal tem sido os tempos no final do processo estou compartilhando aqui nosso timeline mais do que completo :).
Timeline
Fev. 2011 – Envio do dossiê ao BIQ
26/05/11 – Entrevista BIQ
31/05/11 – Entrega do dossiê federal
09/03/12 – Email com nr. do processo federal
12/03/12 – Nome aparece no eCas
05/10/12 – eCas “En cours”
11/10/12 – Req. Exames médicos
22/10/12 (+-) – Realização dos exames médicos
20/11/12 – Recebida requisição do pagamento e do envio dos passaportes
04/12/12 – Pagamento realizado e envio dos passaportes (Tinha uma viagem pros EUA marcada pela empresa, então não pude enviar os passaportes antes).
14/12/12 – Carimbo dos correios no envelope dos passaportes
18/12/12 – Status mudou para “Decision prise”
20/12/12 – Passaportes com vistos recebidos!!! (Que demora dos correios 8O )TOTAL: 1 ano e 10 meses! (Isso sem contar um ano de francês antes da entrada do provincial).
Bom, novamente, obrigado pelo apoio e informações, agora como diria o SANDROMS, lá vamos nós para a próxima fase!!
BuscapeParticipanteEntão pessoal!
Somos de escrever puco no fórum, até um pouco pra não ficar nessa agonia da espera das mudanças acabamos evitando um pouco entrar aqui todos os dias! Mas sempre que precisávamos de algo vocês estiveram aí para sanar nossas dúvidas. E agora queria compartilhar as nossas boas novas! Chegaram nossos passaportes com os vistos na última quinta feira (estava voltando do parque as 7 da manhã, e quando cheguei no prédio o porteiro me avisou que tinha um envelope pra eu assinar!!!).
Nesse meio tempo várias coisas mudaram, o plano inicial era de ir pra Ville de Québec, porém vi que na área de Pesquisa e Desenvolvimento um mestrado se faz necessário, então estou pleiteando um mestrado na Polytechnique de Montréal (na verdade parece que vai sair! Esperando a avaliação do meu histórico! Porém já tenho um professor que se colocou à disposição para ser o orientador!!! AÊÊÊÊ ).
Como uma dúvida do pessoal tem sido os tempos no final do processo estou compartilhando aqui nosso timeline mais do que completo :).
Timeline
Fev. 2011 – Envio do dossiê ao BIQ
26/05/11 – Entrevista BIQ
31/05/11 – Entrega do dossiê federal
09/03/12 – Email com nr. do processo federal
12/03/12 – Nome aparece no eCas
05/10/12 – eCas “En cours”
11/10/12 – Req. Exames médicos
22/10/12 (+-) – Realização dos exames médicos
20/11/12 – Recebida requisição do pagamento e do envio dos passaportes
04/12/12 – Pagamento realizado e envio dos passaportes (Tinha uma viagem pros EUA marcada pela empresa, então não pude enviar os passaportes antes).
14/12/12 – Carimbo dos correios no envelope dos passaportes
20/12/12 – Passaportes com vistos recebidos!!! (Que demora dos correios 8O )TOTAL: 1 ano e 10 meses! (Isso sem contar um ano de francês antes da entrada do provincial).
Bom, novamente, obrigado pelo apoio e informações, agora como diria o SANDROMS, lá vamos nós para a próxima fase :P.
BuscapeParticipanteEntão Coralla,
Não sei quanto tempo que tem levado entre enviar os exames e o final do processo, o mcerqueira ali em cima estava com a mesma dúvida e pelo que vi não conseguiu uma boa resposta ainda.
Hoje liguei no consultório e consegui o tracking number dos exames, me espantei com a agilidade! Fiz os exames na segunda, os resultados foram postados já na terça e hoje ao meio dia chegaram em Ottawa 8O ! A quem interessar fizemos o exame em Curitiba, custo total ficou perto do da Coralla, foi R$575 por pessoa (2). Se for uma pessoa só sai por R$622.
Agora é só esperar o próximo contato, porém agora meio que desisti de ir este ano, provavelmente vai ficar para fevereiro / março do ano que vem! Agora tenho que começar a procurar um mestrado :P.
Abraços e sucesso a todos!
BuscapeParticipanteEntão pessoal! Uns dias atrás postamos aqui que havíamos recebido o pedido de exames, hoje fomos fazer a consulta aqui no Dr. Benito em Curitiba (ele não aceita unimed, e só aceita os exames da própria clínica – então é uma facada).
Mas o que vale à pena é escutar o “Boa viagem!” no final da consulta. Sei que os resultados só saem na quarta na verdade (exames de laboratório), dia em que poderemos pegar o número de rastreamento se tudo estiver certo, mas é ótimo o sentimento de mais uma “etapa concluída”. Agora é esperar o pedido dos passaportes!
Abraços a todos!
BuscapeParticipanteOpa, e aí André!
Dias atrás postei quase a mesma dúvida no tópico de exames médicos 2012 e fiquei no limbo, talvez tenha sido o lugar errado :).
Nosso caso é ligeiramente diferente do seu, estamos com o pedido de exames em mãos, com a consulta marcada para segunda-feira.
Como você mesmo disse, muitas coisas mudaram nesse meio-tempo, entre começar as aulas de francês e agora estar chegando ao fim do processo, se contarmos tudo estamos falando de quase 3 anos! Nesse meio tempo vieram promoções, novas empresas / projetos, reforma da casa (agora com uma churrasqueira legal sendo terminada), e creio que talvez o mais preocupante – meu pai ficou bem doente um mês atrás, e comecei a me perguntar se não deveríamos ficar em casa perto da família para ajudar e sermos ajudados nos momentos de crise (graças a Deus e à medicina meu pai se recuperou e está 95% bem). Ou seja, uma montanha de dúvidas (ainda mais que minha profissão – engenharia eletrônica não é uma das super em demanda e precisa de um longo caminho se eu decidir revalidar o diploma)!
Mas nessas horas eu e minha esposa paramos para lembrar o que nos levou a começar tudo – principalmente tentar ter uma vida um pouco mais tranqüíla – onde possamos deixar as crianças irem à escola sem ficar com medo, onde dê pra pegar uma bicicleta pra dar uma volta sem ter que ficar de olho se alguém está à espreita, além de que queremos tentar achar empregos de 37,5h / semana, para tentar ter tempo para a família. Aqui saímos as 7 da manhã de casa para chegar as 7 da noite de volta. Talvez seja questão de você lembrar o que te motivou a começar tudo isso, e quão importante isso é pra você.
Outra coisa que também já acertamos, é que não vamos vender a casa de início, justamente com a idéia que os amigos aí em cima deram. Nós vamos para ver se aquilo que idealizamos realmente é verdade, e se o que achamos ser importante realmente é o que queremos. Nos propusemos a nos esforçar por pelo menos 3 anos, pois sabemos que o recomeço sempre será difícil em qualquer lugar. Se nesse tempo decidirmos que não dá, temos como voltar e continuar a vida aqui – que já sabemos como é -, se gostarmos vendemos o apartamento aqui para dar entrada em um imóvel por lá.
Resumindo – acho que o melhor é ir ver como é a vida lá. No pior dos casos, não existe nada que te impeça de voltar e admitir que você ainda prefere o Brasil, mesmo com os seus problemas :bigups: .
Abraços, e espero ter ajudado!
BuscapeParticipanteEntão pessoal!
Nosso pedido de exames médicos chegou na última quarta-feira! Desculpem não ter postado antes, é que estamos numa fase bem complicada agora, nesses dois anos (quase três) de preparação e espera, tanta coisa mudou, que as vezes nos pegamos pensando se realmente estamos fazendo a coisa certa… E agora com a conclusão do processo se aproximando a ansiedade só aumenta!
Queria saber se somos só nós que sentimos esta dúvida, este final de semana passamos com os meus pais, e dá uma pena deixar a família (ainda mais que ambos estão cada dia mais velhos, e fico pensando se não deveria ficar para cuidar da família). Ambos temos bons salários e bons empregos (só que para isso gastamos 12h por dia, além das viagens, apenas para a empresa – isso é uma das coisas que estamos querendo mudar). O que buscamos no Québec é uma vida mais tranqüíla na questão segurança – tanto para nós quanto para os futuros filhos – poder sair dar uma volta de bicicleta sem se preocupar em ter que pegar rodovias, se preocupar com assaltos, deixar os filhos brincarem no parque (óbvio que existem perigos, porém não tão crítico quanto aqui). Também trocar um pouco do “sucesso” no emprego por tempo com a família (ao invés de 12h por dia quem sabe conseguir algo de umas 9h por dia – considerando os deslocamentos).
Bom está aí! A novidade é que somos de final de maio e estamos com o pedido de exames na mão!
-
AutorPosts