Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 2ª Parte – Federal › Exames Médicos › Exame Oftalmológico – CERATOCONE
- Este tópico contém 5 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 8 meses atrás por Buscape.
-
AutorPosts
-
-
25 de dezembro de 2012 às 23:11 #8474Fabio_CtbaParticipante
Olá Pessoal,
Estou numa grande dúvida. Estava vendo alguns blogs e ralatos de quem já terminou o processo e ví que o exame oftalmológico é meio “rigoroso”. Acontece que tanto eu como minha esposa temos uma doença um tanto comum na visão chamada Ceratocone. Pra resumir, esta doença é a maior causadora de transplantes de córnea, embora isso se dê quando não é tratada corretamente ou em sua fase inicial.
Tanto eu como minha esposa estamos tratando e iremos fazer a cirurgia recomendada para interromper o avanço da doença. Nossa visão é muito boa ainda, eu por exemplo, dirijo sem óculos, ou seja, temos uma vida completamente normal e não temos preocupação quanto a isso.
Minha esposa sempre falou e quis morar no Canadá e há algum tempo fala disso. Recentemente me convenci disso também e marcamos o início das aulas de francês para o dia 14/01/13. Se não fosse pelo processo de imigração, não estudaria francês agora, pois teria outras prioridades.
Não gostariamos de iniciar o processo de imigração, estudar e criar expectativas pra algo que pode não dar certo por um problema de saúda e minha dúvida é se existe alguma forma de descobrir como isso será avaliado ou se corremos algum risco de não assarmos nos exames por este problema.Se alguém tiver algum conhecimento ou experiência com isso e puder ajudar, agradeço!!
Obrigado!!
Fábio -
25 de dezembro de 2012 às 23:45 #59367BuscapeParticipante
Olá Fábio,
Não posso responder pelo consulado, porém eu e minha esposa fizémos o exame de vista aqui em Curitiba também, e foi bem tranqüílo. Em resumo o que foi feito foi pedir para ler as letrinhas daquele quadro que todo oftalmologista tem, se precisar de óculos pode usá-los, e se não me engano ele olhou os olhos com aquela lâmpada/lente (talvez aqui seja verificado alguma coisa diferente e precise explicar).
Creio que o melhor seria enviar um e-mail ao consulado explicando a situação e perguntar qual é a posição deles.
No geral o que é “barrado” são casos que venham a sobrecarregar o sistema de saúde canadense, como doenças que exijam tratamento e acompanhamento contínuo pelo resto da vida, ou doenças que ponham em risco a população local. Creio que seu caso não se enquadre em nenhum dos dois casos, correto?
Abraços!
-
26 de dezembro de 2012 às 01:54 #59369Fabio_CtbaParticipante
Olá Buscapé,
Pois é, o nosso caso não representaria maiores problemas não, pois não é contagiosa e como iremos tratá-la aqui mesmo, imagino também que não seria problema para o “SUS” canadense, mas a questão é como eles irão interpretá-la. Aqui, por exemplo, essas cirurgias não possuem cobertura de nenhum plano de saúde. Vamos ter que fazer por conta própria. Outro problema é que existe uma pequena chance de ela não dar certo, tendo que ser refeita depois de um tempo (12 a 24 meses).
Já poderia me passar o nome da clínica onde fez exames aqui em Ctba? Já passei por várias aqui e de repente já conheço o oftalmo ou o médico com que estou tratando conheça, assim “encurto” o caminho.
Obrigado!!
-
26 de dezembro de 2012 às 11:19 #59370corallaParticipante
Oi Fabio,
Realmente nao sei, mas quando eu fiz os exames medicos (no RJ), eu nem fiz o exame oftamologico!! Eu ate perguntei, mas o medico disse que nao era necessario.
Eu diria o menos possivel ao medico, sem mentir. Tambem, serah que sua condicao eh algo que se possa ver num exame normal de vista?
Bom, boa sorte, mas acho que a maioria das vezes o exame oftamologico nao eh rigido, nao.
Mas se voce tiver oculos com certeza traga-os no dia do exame! -
26 de dezembro de 2012 às 13:49 #59372VivsParticipante
Olá!
Quando eu fiz a consulta, o médico não fez nenhum exame oftalmológico, só o teste de vista com o quadro com as letrinhas. Também não me perguntou nada. E olha que eu descobri que meus óculos estavam fracos, pois não consegui ler tudo, e ainda assim ele disse que estava tudo bem. Até perguntei se seria preciso fazer óculos novos e repetir o exame e ele disse que não.
Eu realmente acredito que não deve ter maiores problemas a questão do ceratocone. Mas, meu conselho é responder o que ele perguntar, simples assim. Ele vai fazer um questionário sobre o que é realmente importante e que poderia causar algum impedimento. Se casos como esse fossem causar algum problema, certamente haveria uma investigação maior ou um exame ocular mais apurado para todos os candidatos, não é mesmo?
Fiquem tranquilos, certamente isso não impedirá o seu processo. :bigups: -
4 de janeiro de 2013 às 21:18 #59461BuscapeParticipante
Opa, desculpe a demora!!! Final de ano e não entrei aqui uns dias :)
O local onde fizemos os exames foi nesta clínica:
http://institutoforlanini.com.br/O médico é o Dr. Benito Bernardino Gusso, é o único credenciado aqui em Curitiba.
Abraços!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.