Exame Oftalmológico – CERATOCONE

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Exames Médicos Exame Oftalmológico – CERATOCONE

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
      Fabio_Ctba
      Participante

Olá Pessoal,

Estou numa grande dúvida. Estava vendo alguns blogs e ralatos de quem já terminou o processo e ví que o exame oftalmológico é meio “rigoroso”. Acontece que tanto eu como minha esposa temos uma doença um tanto comum na visão chamada Ceratocone. Pra resumir, esta doença é a maior causadora de transplantes de córnea, embora isso se dê quando não é tratada corretamente ou em sua fase inicial.
      Tanto eu como minha esposa estamos tratando e iremos fazer a cirurgia recomendada para interromper o avanço da doença. Nossa visão é muito boa ainda, eu por exemplo, dirijo sem óculos, ou seja, temos uma vida completamente normal e não temos preocupação quanto a isso.
      Minha esposa sempre falou e quis morar no Canadá e há algum tempo fala disso. Recentemente me convenci disso também e marcamos o início das aulas de francês para o dia 14/01/13. Se não fosse pelo processo de imigração, não estudaria francês agora, pois teria outras prioridades.
      Não gostariamos de iniciar o processo de imigração, estudar e criar expectativas pra algo que pode não dar certo por um problema de saúda e minha dúvida é se existe alguma forma de descobrir como isso será avaliado ou se corremos algum risco de não assarmos nos exames por este problema.

Se alguém tiver algum conhecimento ou experiência com isso e puder ajudar, agradeço!!

Obrigado!!
      Fábio

Buscape
      Participante

Olá Fábio,

Não posso responder pelo consulado, porém eu e minha esposa fizémos o exame de vista aqui em Curitiba também, e foi bem tranqüílo. Em resumo o que foi feito foi pedir para ler as letrinhas daquele quadro que todo oftalmologista tem, se precisar de óculos pode usá-los, e se não me engano ele olhou os olhos com aquela lâmpada/lente (talvez aqui seja verificado alguma coisa diferente e precise explicar).

Creio que o melhor seria enviar um e-mail ao consulado explicando a situação e perguntar qual é a posição deles.

No geral o que é “barrado” são casos que venham a sobrecarregar o sistema de saúde canadense, como doenças que exijam tratamento e acompanhamento contínuo pelo resto da vida, ou doenças que ponham em risco a população local. Creio que seu caso não se enquadre em nenhum dos dois casos, correto?

Abraços!

Fabio_Ctba
      Participante

Olá Buscapé,

Pois é, o nosso caso não representaria maiores problemas não, pois não é contagiosa e como iremos tratá-la aqui mesmo, imagino também que não seria problema para o “SUS” canadense, mas a questão é como eles irão interpretá-la. Aqui, por exemplo, essas cirurgias não possuem cobertura de nenhum plano de saúde. Vamos ter que fazer por conta própria. Outro problema é que existe uma pequena chance de ela não dar certo, tendo que ser refeita depois de um tempo (12 a 24 meses).

Já poderia me passar o nome da clínica onde fez exames aqui em Ctba? Já passei por várias aqui e de repente já conheço o oftalmo ou o médico com que estou tratando conheça, assim “encurto” o caminho.

Obrigado!!

coralla
      Participante

Oi Fabio,

Realmente nao sei, mas quando eu fiz os exames medicos (no RJ), eu nem fiz o exame oftamologico!! Eu ate perguntei, mas o medico disse que nao era necessario.
      Eu diria o menos possivel ao medico, sem mentir. Tambem, serah que sua condicao eh algo que se possa ver num exame normal de vista?
      Bom, boa sorte, mas acho que a maioria das vezes o exame oftamologico nao eh rigido, nao.
      Mas se voce tiver oculos com certeza traga-os no dia do exame!

Vivs
      Participante

Olá!

Quando eu fiz a consulta, o médico não fez nenhum exame oftalmológico, só o teste de vista com o quadro com as letrinhas. Também não me perguntou nada. E olha que eu descobri que meus óculos estavam fracos, pois não consegui ler tudo, e ainda assim ele disse que estava tudo bem. Até perguntei se seria preciso fazer óculos novos e repetir o exame e ele disse que não.
      Eu realmente acredito que não deve ter maiores problemas a questão do ceratocone. Mas, meu conselho é responder o que ele perguntar, simples assim. Ele vai fazer um questionário sobre o que é realmente importante e que poderia causar algum impedimento. Se casos como esse fossem causar algum problema, certamente haveria uma investigação maior ou um exame ocular mais apurado para todos os candidatos, não é mesmo?
      Fiquem tranquilos, certamente isso não impedirá o seu processo. :bigups:

Buscape
      Participante

Opa, desculpe a demora!!! Final de ano e não entrei aqui uns dias :)

O local onde fizemos os exames foi nesta clínica:
      http://institutoforlanini.com.br/

O médico é o Dr. Benito Bernardino Gusso, é o único credenciado aqui em Curitiba.

Abraços!

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.