Normando

Respostas no Fórum

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Brasileiros no Canadá #9445
    Normando
    Participante

    Caros Bruno, Carlos e demais,

    Fiz o que me explicaram, a entrevista de hoje na Rádio Canadá Internacional foi colada no FTP, agora é com Bruno para disponibilizar no forum.

    Fiquei temeroso de fazer o mesmo com as duas entrevistas de TV, cerca de 240 Mbytes cada. Não iria criar problema para o Forum? Devo tentar?

    Quem desejar escutar direto na RCI ou salvar a entrevista é só ir no http://www.rcinet.ca, clicar embaixo em “português” e a entervista ficará lá por uma semana.

    Abraços,

    Normando Lima

    em resposta a: Brasileiros no Canadá #9439
    Normando
    Participante

    Adriana, Bruno, Carlos e demais,

    Muito obrigado.

    Adriana, não sei o que é FPT, bom, de qualquer forma não recebi ainda teu email.

    Vocês podem ouvir o “Canadá Direto de Montreal” em português por ondas curtas, ao vivo, todas as sextas-feiras às 21:00 UTC (18:00 horário de Brasília) pelas freqüências 15455 ou 17860 kHz.

    Hoje gravei e amanhã às 18 horas de Brasília será emitida a minha entrevista, tratamos de amenidades (a nova culinária e o aumento de de peso, stress, etc. dos primeiros anos do imigrante), assuntos que raramente se debatem nos foruns internete. A entrevista será repetida durante vários dias e horários. Ver o site e em seguida clicar em “Português”:

    http://www.rcinet.ca

    O Hector Vilar, jornalista paulistano, ex-Folha de São Paulo e ex-UOL, que imigrou em 2001 é o responsável do programa. Disse-me há poucos minutos que amanhã colocará (durante uma semana) no site acima minha entrevista disponível para download e, parece-me, que também algumas fotos minhas com a entrevistadora Gilda Salomone.

    Caso desejem fazer o “download” e colocar no forum, amanhã poderão fazê-lo, a RCI já me comunicou que é de domínio público.

    Aguardo ainda autorização para colocar na internete as duas entrevistas pela TV CH Montreal.

    Quanto a TV estou com uma grande dificuldade, cada entrevista tem cerca de 240 Megabytes, não funciona portanto em email e nem o Youtube aceita (só recebe até 100 Mb). Alguém conhece outro site que hospede filmes ou saberia me dar a dica para comprimir o arquivo com filme (compressor de foto já tentei e não funcionou)?

    Abraços,

    Normando Lima
    Tel.: (450) 472-2658

    em resposta a: Mar de Rosas? #9430
    Normando
    Participante

    Adriana e Carlos,

    Todos passamos por diversas fases durante o processo de migração. Participamos de foruns web, criamos foruns, etc. Quando se chega aqui são tantas e tantas coisas para fazer ao mesmo tempo, que é quase impossível dedicar tempo para, por exemplo, administrar um forum.

    O melhor é deixar os novos no processo irem administrando o forum, não se meter muito, evitar as polêmicas (grande motivo de esvaziamento de foruns, não sei se vocês já tiveram esse problema), não misturar cor de time de futebol (sem, é claro, impedir ninguém de se expressar), é preferível ser objetivo e direcionar os assuntos para fazer amizades e o complexo processo de migração (burocracia, chegada, adaptação, busca de emprego, etc).

    Carlos me perguntou sobre fazer amizades aqui no Canadá. É um assunto muito relativo, depende de cada pessoa, a própria definição de amizade é muito ampla, depende de faixa etária (alguém aqui tem pais ou avós na faixa dos setenta com muitos amigos?).

    Como a pergunta foi pessoal (aqui no Canadá se evita muito perguntas pessoais, mas não me incomoda, fiquem à vontade, mas por telefone), conheço muita gente aqui na comunidade brasileira, não sou membro do Conselho de cidadãos por acaso, este conselho é oficial em todos consulados do mundo criado pelo governo de FHC (mas não sou funcionário nem empregado do consulado nem do governo do Brasil).

    Tenho muitos amigos no Canadá, nos USA, na Europa (sobretudo na França) e no Brasil (onde fui, entre outras coisas, diretor de clube, vice-presidente da Associação dos ex-extagiários na França APEF região nordeste, vice-presidente de Federação de Tênis, etc, etc.)

    A comunidade brasileira no exterior espelha em muito a sociedade de nosso país de origem. Todo tipo de gente, pessoas brilhantes, educadas, gentís, tímidas, extrovertidas, simpáticas, acolhedoras e também outras que correspondem ao antônimo desses adjetivos citados. Delicadamente falando, risos, há também pessoas que devemos manter a distância maior possível.

    No meu caso, como no de quase todo mundo, sou seletivo, busco identidades para amizades evitando discriminação (crime muito grave aqui, no Brasil também mas o judiciário é nulo e não existe, sendo ameno na opinião), sou aberto à todos, mas me empolgo particularmente com pessoas honestas e sérias, independente de ideologias, time de futebol, cor, raça, origem, religião, idade, etc (como a maioria do povo canadense e muitos brasileiros).

    Pessoas que não correspondem aos critérios de seriedade e honestidade não me interessam, não deixei o Brasil da corrupção para conviver em guetos de má qualidade. Os bons brasileiros e/ou canadenses e/ou gente de qualquer parte do mundo me interessam de ter amizade. Entre essses, muitos frequentam minha casa e estamos desenvolvendo uma boa amizade (verdadeiras amizades se desenvolvem durante anos, não é?).

    Vou pedir um favor, quem desejar conversar por favor me telefone ou procure minhas milhares e milhares de respostas que coloquei em foruns brasileiros e franceses (http://www.immigrer.com) entre os anos de 2000 e 2002.

    Abraços,

    Normando Lima
    Tel: (450) 472-2658

    em resposta a: Brasileiros no Canadá #9429
    Normando
    Participante

    Caros Adriana e Carlos,

    Temos MSN, Skype e câmera há 05 anos, mas eu não os uso, melhor: nunca os usei! Pois prefiro conversar longe do PC, num telefone sem fio e eventualmente fumando (uma das minhas fraquezas), evidentemente fora da casa. Mas quem desejar pode me ligar pelo skype.

    Recentemente fui duas vezes entrevistado pela TV CH Montreal (canal 14 à cabo e canal 62 televisão normal), num programa em português ONDA BRASIL / LUSO MONTREAL, pela famosa jornalista brasileira-canadense Gilda Salomone.

    Numa entrevista falo do mercado imobiliário (compra de imóveis, caso dos novos imigrantes, investimento, como fazer, etc) no Canadá, na outra falo da Inspeção de imóveis, précompra e prévenda de imóveis usados, prérecepção de imóvel novo e préaluguel. Devido as diferenças de legislação dos USA e Canadá com relação ao Brasil, este segundo assunto é importatíssimo aqui.

    Acho que são assuntos muito úteis para todos vocês e eu poderia colocar neste forum, de primeira mão o arquivo com esssas entrevistas (240 Megabytes cada), imagem e som. Respondam-me se se é possível, caso contrário penso em colocar no Youtube, assim todos terão acesso.

    Amanhã de manhã darei entrevista em português na Radio Canada International, ondas curtas, o assunto será algo em torno da adaptação do novo imigrante, o stress e os problemas de saúde decorrentes. Talvez vá ao ar sexta próxima à tarde, nesse caso você poderão escutar do Brasil. Vou me informar à respeito. Informarei aqui os detalhes.

    Irei pedir também autorização (TV e rádio) para colocar na internete (direitos autorais, não manjo nada do assunto exceto na minha área de engenharia). Se vocês desejarem a gravação de rádio para os arquivos do forum, também terei prazer de fornecer.

    Abraços,

    Normando Lima
    Tél.: (450) 472-2658

    em resposta a: Mar de Rosas? #9421
    Normando
    Participante

    Bruno e Carlos,

    Mais uma vez obrigado pela recepção.

    Fiquei quase três anos respondendo perguntas sobre migração em foruns. Onde um ano e meio já aqui. Depois todos temos de cuidar de nossas vidas, pois a adaptação social e profissional é meio complicada. Eu mesmo costumo dizer que já moro há 08 anos em culturas francofônicas e irei precisar de mais outros tantos para entender esse povo, a mentalidade, a legislação, os valores culturais, etc.

    Ninguém pense que eu ou minha família, risos, somos burros ou de difícil adaptação. Não, inclusive moramos nos três continentes, Europa (Paris), Brasil (Recife e Rio) e agora Montreal.

    Resolvi então ajudar por outros caminhos além da web, até porque do processo de emigração fiquei meio por fora, as leis mudaram algumas coisas e meu processo foi o de negócios. Direciono minha ajuda mais para os que já aqui chegaram ou os que estão realmente decididos de deixar o Brasil, estes dois tipos de frequentadores de forum não pensam muito antes de telefonar, é uma migração decidida.

    Meu objetivo? Ajudar e fazer amizades (coisa não muito fácil por aqui, o povo é muito gentil mas as relações são superficiais e distantes, não há esse calor brasileiro que tão bem conhecemos, por outro lado aqui me parece que existem menos hipocrisias).

    Meu anúncio se oferecendo para ajudar está colocado em diversos foruns. É impossível ficar respondendo perguntas na web, preciso trabalhar para sobreviver aqui, onde se paga bem, mas se tem de trabalhar muito.

    Quem não tiver condições de telefonar, guarde nosso telefone e ligue quando estiver aqui (fora do horário comercial), terei prazer de responder perguntas, de colaborar e de fazer amizade.

    Abraços,

    Normando Lima
    Tel.: (450) 472-2658
    St-Eustache (Québec) Canada

    em resposta a: Brasileiros no Canadá #9419
    Normando
    Participante

    Carlos,

    Muito obrigado pela recepção. Estamos às ordens para qualquer contato no telefone já citado durante a semana entre 19 e 21 horas (horário de Montreal), e no fim de semana em qualquer horário.

    Abraços,

    Normando

    em resposta a: Mar de Rosas? #9412
    Normando
    Participante

    Caros(as)  amigos,

    Sou novo no forum e, pelos comentários, creio que me enquadro no que alguns de vocês gostariam de contatar aqui no Quebeque:

    –Sou engenheiro júnior da Ordre des ingénieurs du Québec, diplomado engenheiro no Brasil em 1975, mestrado na França pelo CNPq 1982-84, ex-incorporador imobiliário no Brasil (1986-2001, associado da ADEMI) e hoje um micro-micro-empresário aqui (infelizmente não posso ainda oferecer emprego). Estou há cinco anos morando em Montreal (centro e depois região metropolitana) e já tenho a nacionalidade canadense. Meu processo de migração foi o Gens d’Affaires.

    Um amigo aqui fez um comentário que realmente nos incomoda muito aqui, o tal de sub-emprego nos primeiros anos de Canadá. Eu, porém, pergunto-me: –Não será que os engenheiros no Brasil que ganham muito pouco, não poderíamos também dizer que são sub-empregos?

    Resposta: –No Brasil muitos diplomados têm o título universitário, mas não têm a dignidade de um bom salário. Aqui, nos primeiros anos, perde-se o orgulho de poder usar o título (e isto não é fácil de administrar), mas se tem a dignidade de um bom salário. Assunto a se pensar…

    Venho pouco na web, mas terei prazer de conversar por telefone fora do horário comercial (450) 472-2658.

    Normando Lima
    http://www.nninspection.com

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)