Mar de Rosas?

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4227
      MauPriJP
      Participante

      Bom Dia a Todos,

      Vou entregar meu processo no próximo dia 28, embora me preocupe com esse tramite, na verdade minha maior preocupação é com a chegada lá, encontrar um emprego, ou melhor os tais sub-empregos!!!Por isso, peço a ajuda de vcs. sou engenhairo e sei que não será fácil reconheçer meu diploma no Canadá, se alguém puder escrever a respeito, agradeço.
      Quanto paga e que são os sub-empregos???Vive-se bem com esses valores???

      Grato,

      Mauricio Lopes

    • #9356
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Mauricio,

      seja bem vindo ao grupo!!!

      e parabéns pela coragem!!!!

      @MauPriJP”;p=”924 wrote:

      … minha maior preocupação é com a chegada lá, encontrar um emprego, ou melhor os tais sub-empregos!!!

      esta é a de todos! sinta-se reconfortado! todos temos esta mesma preocupação!

      Mas, quem deseja VENCER neste processo de integração, que vai além do emprego, pesquisa muito, muito mesmo….. mudar de vida, de país, não é algo que se faça do dia para a noite! sei que não deve ser o seu caso… mas é preciso se munir do máximo de informações possíveis para reduzir as incertezas e vencer as dúvidas…

      Por isso, peço a ajuda de vcs. sou engenhairo e sei que não será fácil reconheçer meu diploma no Canadá…

      se você deseja ser engenheiro lá comece agora… vá no site da ordem dos engenheiros e comece a sua pesquisa para se tornar engenheiro lá, pois é possível, depende de você. Informação é o que não falta aqui na comunidade e lá nos sites dos organismos de imigração do Québec. Os links estão todos aqui na comunidade. Veja a seção WEBLINKS.

      Quanto paga e que são os sub-empregos???Vive-se bem com esses valores???

      se você conseguir arrancar esta informação de alguém poste aqui, pois deve ser tão difícil quanto saber quanto….. bem…. deixa para lá. É difícil que alguém diga isso.

      Agora veja que todos tem um plano B, chegar e estudar….  chegar e levar muita grana e fazer o reconhecimento… chegar e ….  isso é baseado em informações obtidas nos sites, blogs, comunidades, etc…. ninguém pode fazer isso para você, desculpe a sinceridade! mas sou assim.

      Explore ao máximo tudo o que já foi postado pelos colegas aqui e em outras comunidades sérias sobre imigração pro Québec. Se precisar de digas sobre tais comunidades, Veja nesta mesma seção WebLINKs que tem bastante fontes de informações e quem sabe você não acha um brasileiro engenheiro trabalhando lá que já tenha postado suas informações sobre como fez para ter sucesso.  Já vi muita informação assim, postada em Blogs, mas nenhum de engenharia, senão eu mesmo indicaria para você ler.

      É isso. Sinta-se bem vindo em nome da Adriana, do Bruno e dos demais colegas!!!

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9358
      MauPriJP
      Participante

      Prezado Carlos Luiz,

      Obrigado pela sua resposta e principalmente pelo estímulo, aliás vc é um dos que não pode desanimar, afinal sua família é grande!!!Li sua entrevista aq na comunidade!!!Parabéns!!
      Sem dúvida informação é o melhor caminho e é o que farei.

      Mais uma vez obrigado.

      Mauricio Lopes

    • #9359
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Maurício,

      Rapaz, vc não morre tão cedo….

      veja esta informação postada justamente por um engenheiro na lista canadaimigration@yahoogroups.ca ainda há pouco….

      Atualmente Alberta e BC sao as bolas da vez…. Emprego para
      Engenheiro existe mas nao e’ fácil se inserir no mercado. Leva tempo
      e requer contatos e experiencia. Essa é a minha experiencia pessoal
      como Engenheiro formado no Brasil procurando emprego no Canada.
      Depois de algum tempo sempre se acha o seu lugar. O problema e’ ter
      condiçoes financeiras para suportar o tempo de busca do emprego aqui
      ou submeter se a trabalhar em outros empregos até conseguir algo na
      area. Ser registrado com P.Eng. ajuda muito. Sugiro darem uma olhada
      nas novas regras de registro para engenheiros que está bastante  
      facilitado aqui em BC com a criaçao da figura do Provisional Member:
      meets academic requirements • has more than four years of approved
      experience outside of Canada and is working to gain the required year
      of engineering work in a Canadian environment • does engineering work
      under the supervision of a P.Eng. • can use “engineer” in title when
      being supervised by a licensed P.Eng. .

      Aqui vai o link:
      http://www.apeg.bc.ca/reg/RegistrationHomePage.html

      LVargas
      BC

      Boa sorte !

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9360
      Carlos_Santos
      Participante
    • #9361
      MauPriJP
      Participante

      Caraca Carlos,

      O mar está começando a apresentar umas pétalas!!!!!

      Muito obrigado, + uma vez.

      Mauricio

    • #9364
      keepcoller
      Participante

      Ola a todos.Gostei dos topicos apesentados aqui.Eu tb sou engenheiro e ate que sou bem empregado aqui no Brasil, mas estou buscando morar numa sociedade mais justa.Assim como vc, Mauricio, tenho um forte preocupação em mudar para um pa´ diferentes e trabalhar num sub-emprego.

      Olhando esses topicos eu tive uma ideia.Eu pretendo ir para o Canadá apenas em 2008-2009 e estou me preparando.A gente podia ir montando um e-grupos ou algo assim dos engenheiros brasileiros no Quebec ou do Canada, de forma que nos possamos começar a montar o nosso networking e nos ajudar mutuamente uma vez trabalhando no Canada…o que acha>>>

      Abração,

      Estevão

    • #9365
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Carlos, muito obrigada pelas boas vindas prestadas ao nosso solega em meu nome… estes dias estou bem ocupado e estou sem tempo de dar uma passadinha aqui na Comunidade… :cry:

      Muito boa as dicas postadas tb :P

      A idéia do Estevão é uma boa!!! Assim vocês já se enturmam desde o Brasil.

      Abraços,[/align]

    • #9385
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Estevão,

      @keepcoller”;p=”936 wrote:

      …..A gente podia ir montando um e-grupos ou algo assim dos engenheiros brasileiros no Quebec ou do Canada, de forma que nos possamos começar a montar o nosso networking e nos ajudar mutuamente uma vez trabalhando no Canada…o que acha>>>

      esta sua idéia não é nova em conceito e muitos já o fazem… :wink: :wink: :wink:

      Por isso os encontros que já são feitos em vários estados, a Adriana, que faz aí em BH, nós fazemos os nossos aqui no Rio, tem um grupo aqui na comunidade de Brasilia que está se organizando também, etc… :idea: :idea: :idea:

      o Negócio é se associar à algum grupo que já exista e se “enturmar”. 8) 8) 8)

      Vejam aonde vocês estão e participar dos encontros existentes ou se não houver criem o de vocês. :idea:

      Procurem aonde vocês estão, um grupo que já está se articulando e entrem nele…. todos são bem receptivos a novos membros.

      Fica a dica!

      Adriana,

      é sempre um prazer participar aqui! :wink:

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9391
      paspatour
      Participante

      Bom dia para todos

      Estou escrevendo pela primeira vez , fiquei interessado em conhecer todos vocês , afinal pelo que parece estamos todos embarcando , ou já embarcados re re re  , no mesmo  bateau com destino ao Canadá – Québec . Mandei meus documentos  muito recentimente então ainda não tenho resposta de nada , reli tantas vezes cada documento ou prova de declaração que creio que esteja duto certo , de qualquer maneira agora é só esperar . Gostaría de fazer mais aulas de Frânces do que consigo ( afinal não posso deixar de trabalhar , e olha que tem coisa !!!!) , com isso vou estudando o máximo possível .
      Acredito que como todos tenho muitas dúvidas , mas nesse momento eu gostaría de ter contato com alguém que viva de maneira ” real” em Québec . Nós estamos muito ainda no estágio das dúvidas e das soluções para as mesmas , mas como é saber da vida no Québec para alguém que vive já a dois , três anos  . Amigos, claro que eu sei que cada um tem uma trajetória , uma forma de encarrar as dificuldades , sucesso tem uma série de sentidos e possibilidades  . Como sería falar com alguém que já tem uma história construída , real  . Alguém que tenha uma noção clara entre dificuldade e o impossível ,, entre o dia a dia Quebecoiase  e outros lugares .

      Eu também estou lendo muito , estudando muito  , adquirindo informações   , fazendo anotações e mesmo assim em alguns momentos parece  que não é suficiente . Melhor deixar para sofrer depois   re re re  Até porque eu tenho muito claramente por que deixar o Brasil  e penso que o objetivo de cada um deve ser o nosso mote para permanecer firme .

      Abraços a todos

    • #9392
      Carlos_Santos
      Participante

      Paspatur,

      Acredito que como todos tenho muitas dúvidas , mas nesse momento eu gostaría de ter contato com alguém que viva de maneira ” real” em Québec . Nós estamos muito ainda no estágio das dúvidas e das soluções para as mesmas , mas como é saber da vida no Québec para alguém que vive já a dois , três anos  . Amigos, claro que eu sei que cada um tem uma trajetória , uma forma de encarrar as dificuldades , sucesso tem uma série de sentidos e possibilidades  . Como sería falar com alguém que já tem uma história construída , real  . Alguém que tenha uma noção clara entre dificuldade e o impossível ,, entre o dia a dia Quebecoiase  e outros lugares .

      mas é por isso que este e o Brasmontreal foram criados, para judar os demais.

      Aqui a Adriana posta informações vindas de colegas que lá já estão.

      O Carlos Rodrigues de Ottawa (há 7 ou 8 anos) deixou aqui depoimentos e respostas… mas tem o seu próprio Blog….

      O Eduardo do Brasmontreal vive no Québec (Montreal) há 8 anos!!!

      E tanto aqui como no Brasmontreal, trocamos informações até sobre vida cotiadiana, como comprar pão na padaria ou no supermercado, cuidados com o frio, produtos que nos faltam lá, etc… basta fazer uma pesquisa aqui no forum sobre este tema: vida cotidiana e você vai achar informações de quem está lá!!!

      Bem é isso!  

      Adriana, espero que vc e o Bruno não se encomodem com a minhas referências ao Brasmontreal…   :oops:  :oops:  :oops:

    • #9394
      Lane
      Participante

      OI Gente! :lol:
      Eu também estou com um pouco de medo :cry: . Pois como vcs disseram é uma mudaçam e tanto! Gostaria de saber se vcs tem podem me informar sites de comuinidades de pessoas que já estajam em quebec, pra relatar um pouco de suas experiências.

      Fico grata desde já! :D
      Lane  :lol:

    • #9395
      Carlos_Santos
      Participante

      Veja os Blogs indicados na seção WebLInks.

      já tem bastante opção por lá.

      atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9396
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos,

      Não se preocupe em relação as referências de outros sites :wink:

      Abraços,[/align]

    • #9405
      MauPriJP
      Participante

      Boa Noite a todos,

      Prezado Estevão, eu topo a sua idéia, aliás em relação ao reconhecimento do diploma de eng. lá, li no orkut uma baita dica de um colega que está por lá desde o ano passado, vc encontrará na comu Brasileiros em Quebec, tópico Pergunta aos Imigrantes LEGAIS no Quebec. Muito interessante!!!

      Sds,

      Mauricio

    • #9412
      Normando
      Participante

      Caros(as)  amigos,

      Sou novo no forum e, pelos comentários, creio que me enquadro no que alguns de vocês gostariam de contatar aqui no Quebeque:

      –Sou engenheiro júnior da Ordre des ingénieurs du Québec, diplomado engenheiro no Brasil em 1975, mestrado na França pelo CNPq 1982-84, ex-incorporador imobiliário no Brasil (1986-2001, associado da ADEMI) e hoje um micro-micro-empresário aqui (infelizmente não posso ainda oferecer emprego). Estou há cinco anos morando em Montreal (centro e depois região metropolitana) e já tenho a nacionalidade canadense. Meu processo de migração foi o Gens d’Affaires.

      Um amigo aqui fez um comentário que realmente nos incomoda muito aqui, o tal de sub-emprego nos primeiros anos de Canadá. Eu, porém, pergunto-me: –Não será que os engenheiros no Brasil que ganham muito pouco, não poderíamos também dizer que são sub-empregos?

      Resposta: –No Brasil muitos diplomados têm o título universitário, mas não têm a dignidade de um bom salário. Aqui, nos primeiros anos, perde-se o orgulho de poder usar o título (e isto não é fácil de administrar), mas se tem a dignidade de um bom salário. Assunto a se pensar…

      Venho pouco na web, mas terei prazer de conversar por telefone fora do horário comercial (450) 472-2658.

      Normando Lima
      http://www.nninspection.com

    • #9413

      [align=justify]Olá Normando, bem vindo à nossa Comunidade, :)

      Gostaria de agradecer este seu depoimento, ainda mais de uma pessoa que já vivencia todas nossas expectativas, nossos anseios.[/align]

      Um amigo aqui fez um comentário que realmente nos incomoda muito aqui, o tal de sub-emprego nos primeiros anos de Canadá. Eu, porém, pergunto-me: –Não será que os engenheiros no Brasil que ganham muito pouco, não poderíamos também dizer que são sub-empregos?

      Resposta: –No Brasil muitos diplomados têm o título universitário, mas não têm a dignidade de um bom salário. Aqui, nos primeiros anos, perde-se o orgulho de poder usar o título (e isto não é fácil de administrar), mas se tem a dignidade de um bom salário. Assunto a se pensar…

      [align=justify]E com certeza concordo com o que vc disse, quantos milhões de brasileiros graduados, doutores ganham aqui no Brasil um salário de fome, incompatível com o investimento do estudo. Acho que isso é realmente um Sub-emprego…

      Agora quanto a isso acho que todos nós já em processo avançado ou inicial, até mesmo aqueles que estão somente na fase de pesquisa devem ter em mente que o que nos espera aí de início não vai ser fácil mesmo, será tudo novo, temos que estar dispostos à encarar este desafio e engolir nosso orgulho por uma vida melhor, digna, coisa que construiremos com o tempo, isso é fato.

      Relatos como este seu aqui são de fato muito importantes principalmente para aqueles que possuem profissões regulamentadas e que acham impossível exercerem no Canadá suas profissões…

      Grande abraço e Sucesso! :D [/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #9415
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Normando,

      Apesar de ….

      @Normando”;p=”996 wrote:

      ….
      Venho pouco na web, mas terei prazer de conversar por telefone fora do horário comercial (450) 472-2658.

      o seu depoimento fica registrado!

      E serve de estímulo como o Bruno muito bem o disse!

      Não deixe de vir aqui e participar!!!

      O que você irá repetir e repetir por telefone com quem estiver disposto a fazer uma ligação internacional, não  ficará registrado.  :cry:

      Aqui mesmo que pouco, muitos irão aproveitar !!!

      pense por este ângulo….   :wink:

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9420
      keepcoller
      Participante

      Fala Mauricio, blz>>

      Cara vamos trocar umas ideias via Msn…me adiciona ai…keepcoller@hotmail.com

    • #9421
      Normando
      Participante

      Bruno e Carlos,

      Mais uma vez obrigado pela recepção.

      Fiquei quase três anos respondendo perguntas sobre migração em foruns. Onde um ano e meio já aqui. Depois todos temos de cuidar de nossas vidas, pois a adaptação social e profissional é meio complicada. Eu mesmo costumo dizer que já moro há 08 anos em culturas francofônicas e irei precisar de mais outros tantos para entender esse povo, a mentalidade, a legislação, os valores culturais, etc.

      Ninguém pense que eu ou minha família, risos, somos burros ou de difícil adaptação. Não, inclusive moramos nos três continentes, Europa (Paris), Brasil (Recife e Rio) e agora Montreal.

      Resolvi então ajudar por outros caminhos além da web, até porque do processo de emigração fiquei meio por fora, as leis mudaram algumas coisas e meu processo foi o de negócios. Direciono minha ajuda mais para os que já aqui chegaram ou os que estão realmente decididos de deixar o Brasil, estes dois tipos de frequentadores de forum não pensam muito antes de telefonar, é uma migração decidida.

      Meu objetivo? Ajudar e fazer amizades (coisa não muito fácil por aqui, o povo é muito gentil mas as relações são superficiais e distantes, não há esse calor brasileiro que tão bem conhecemos, por outro lado aqui me parece que existem menos hipocrisias).

      Meu anúncio se oferecendo para ajudar está colocado em diversos foruns. É impossível ficar respondendo perguntas na web, preciso trabalhar para sobreviver aqui, onde se paga bem, mas se tem de trabalhar muito.

      Quem não tiver condições de telefonar, guarde nosso telefone e ligue quando estiver aqui (fora do horário comercial), terei prazer de responder perguntas, de colaborar e de fazer amizade.

      Abraços,

      Normando Lima
      Tel.: (450) 472-2658
      St-Eustache (Québec) Canada

    • #9423
      MauPriJP
      Participante

      Bom Dia a todos,

      KeepColler vc já está adicionado!!!!

      Normando,

      Conforme já escrivi no e-mail privado, conto com sua ajuda, pois já estou mais que decidido em ir para o Canadá.Vou instalar o Skype para podermos falar,ok!!!

      Grato,

      Mauricio

    • #9424
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Normando,

      me desculpe pela mensagem anterior….

      Fiquei quase três anos respondendo perguntas sobre migração em foruns. Onde um ano e meio já aqui.

      Não sabia de sua participação anterior em foruns… eu conheço suas postagens no Brasmontreal somente depois de fevereiro (quando me interessei pelo assunto e pela imigração)…  

      quanto a…

      Depois todos temos de cuidar de nossas vidas, pois a adaptação social e profissional é meio complicada.

      pois é ….  me coloco por vezes nesta sua posição, que será a minha futura, e fico imaginando em que tempo eu terei para fazer o que faço hoje em vários foruns e comunidades ORKUTs… o que eu acredito que eu farei? ainda não sei…. ainda…. se eu tiver tempo … eu continuarei ajudando…. mas eu me conheço…. irei me dedicar mais a minha familia primeiro e o trabalho depois será a minha preocupação, sobrará tempo para tantos foruns nesta nova vida ??? talvez como você…. não sei… estou filosofando…. :huh:

      … inclusive moramos nos três continentes, Europa (Paris), Brasil (Recife e Rio) e agora Montreal.

       :) então temos alguns pontos em comum, pois não fiz mestrado na França, nem em Paris, mas estive em Clermont-Ferrand (pós-doutorado) por dois anos também, apesar da idade, mas como estudante e com bolsa do governo… :wink:

      …Resolvi então ajudar por outros caminhos além da web,

      bacana!!!  isso é que me estimula a fazer o mesmo, já tive muitas dúvidas e pessoas como você me ajudaram muito.   :wink:

      Direciono minha ajuda mais para os que já aqui chegaram…

      já anotei o seu número….   :D

      Meu objetivo? Ajudar e fazer amizades (coisa não muito fácil por aqui, o povo é muito gentil mas as relações são superficiais e distantes, não há esse calor brasileiro que tão bem conhecemos….

      Só por curiosidade…  :bsofftopic:

      Você tem sido bem sucedido com as amizades brasileiras feitas aí???

      pois percebi que nós ficamos muito mais solidários fora do país para com os nossos patrícios, mas existem pessoas e pessoas e só ser brasileiro, não é sinônimo de ser uma boa pessoa, picaretas tem em todo lugar !  :annihilate:

      …É impossível ficar respondendo perguntas na web, preciso trabalhar para sobreviver aqui, onde se paga bem, mas se tem de trabalhar muito.

      pois é …………. isso como disse  antes me faz repensar tanta participação em tantos foruns…. :!:

      Adriana,

      já havia discutido isso com você pelo MSN, e vc me disse que sempre arranjaria um tempinho para ler e responder o pessoal aqui, mesmo estando lá nas terras geladas….  

      Eu confesso que não tenho tanta certeza assim como confirma o nosso novo amigo Normando, por isso havia pensado há algum tempo em “capitalizar” estas pessoas que sempre estão dispostas a ajudar num único forum, criando um volume de pessoas com as quais pudéssemos contar com o pouco tempo que disporam no futuro, mas que tivéssem este espírito de ajudar o próximo num único lugar.

      Já comecei este projeto de centralização…. e tenho me esforçado para que isso aconteça, até porque facilitará em muito a vida dos nossos colegas….  

      Não quero esvaziar nenhuma comunidade ou forum com esta proposta, apenas fortalecer um deles, sem vaidades, nem egoísmos de parte a parte, penso assim apenas para facilitar a meu próprio futuro de tempo escasso como o do Normando.

      Veja os exemplos de colegas que não conseguem manter seu Blogs, o próprio TIMELINE, que vocês assumiram, etc…   :oops:  :oops:  :oops: isso é o reflexo do que o Normando está depondo aqui…. :idea:  

      Não faz pensar???

      Eu gostaria apenas de tornar meus pensamentos e preocupações públicas aqui, para que possamos construir algo sólido e consciente, só isso, ok! sem criar polêmicas ou discussões acaloradas sem sentido…. :bangwall:    

      Estou velho de mais para ter “certas frescuras” e hipocrisia não faz parte de meus defeitos, aliás tenho vários, como falar o que penso, mesmo sendo honesto demais! :x  

      Bem, é isso….  acho que tirei o dia para reflexões…. desculpem a longa postagem. :oops:

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9425
      Carlos_Santos
      Participante

      Alguém falou em SKYPE????

      pode anotar aí o meu clns2006

      abraços,

      Carlos Luiz

    • #9428
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos,

      Realmente já havíamos conversado sobre este ponto…mas centralizar os esforços em uma comunidade só é praticamente impossível… as vezes outras comunidades acabariam perdendo o seu público e não acho isto justo… além também das afinidades… existem pessoas que tem afinidade aqui na Comunidade Brasil-Québec, outras possuem afinidades por certas comunidades do Orkut e outras pessoas possuem afinidades por outros fóruns existentes na net…

      Sempre continuarei o meu trabalho por aqui e acredito que mesmo que as postagens diminuam elas sempre existirão… construimos esta comunidade, antes queríamos um blog, para podermos contar nosso dia a dia e coisas interessantes, e acredito que poderemos sim continuar com a tarefa.

      A Comunidade Brasil-Québec está aberta a todo tipo de ajuda e sempre os colaboradores serão bem-vindos, como é o seu caso… eu mesmo participo ativamente muito pouco de outras comunidades pois tenho que concentrar os esforços nesta que criamos, mas sempre que posso dou uma passadinha nos outros meios existentes… e o mesmo acontece com os donos de suas respectivas comunidades, poucos passam por aqui… cada um criou a sua com carinho e creio ser muito dificil abandoná-las :cry:

      Abraços,[/align]

    • #9430
      Normando
      Participante

      Adriana e Carlos,

      Todos passamos por diversas fases durante o processo de migração. Participamos de foruns web, criamos foruns, etc. Quando se chega aqui são tantas e tantas coisas para fazer ao mesmo tempo, que é quase impossível dedicar tempo para, por exemplo, administrar um forum.

      O melhor é deixar os novos no processo irem administrando o forum, não se meter muito, evitar as polêmicas (grande motivo de esvaziamento de foruns, não sei se vocês já tiveram esse problema), não misturar cor de time de futebol (sem, é claro, impedir ninguém de se expressar), é preferível ser objetivo e direcionar os assuntos para fazer amizades e o complexo processo de migração (burocracia, chegada, adaptação, busca de emprego, etc).

      Carlos me perguntou sobre fazer amizades aqui no Canadá. É um assunto muito relativo, depende de cada pessoa, a própria definição de amizade é muito ampla, depende de faixa etária (alguém aqui tem pais ou avós na faixa dos setenta com muitos amigos?).

      Como a pergunta foi pessoal (aqui no Canadá se evita muito perguntas pessoais, mas não me incomoda, fiquem à vontade, mas por telefone), conheço muita gente aqui na comunidade brasileira, não sou membro do Conselho de cidadãos por acaso, este conselho é oficial em todos consulados do mundo criado pelo governo de FHC (mas não sou funcionário nem empregado do consulado nem do governo do Brasil).

      Tenho muitos amigos no Canadá, nos USA, na Europa (sobretudo na França) e no Brasil (onde fui, entre outras coisas, diretor de clube, vice-presidente da Associação dos ex-extagiários na França APEF região nordeste, vice-presidente de Federação de Tênis, etc, etc.)

      A comunidade brasileira no exterior espelha em muito a sociedade de nosso país de origem. Todo tipo de gente, pessoas brilhantes, educadas, gentís, tímidas, extrovertidas, simpáticas, acolhedoras e também outras que correspondem ao antônimo desses adjetivos citados. Delicadamente falando, risos, há também pessoas que devemos manter a distância maior possível.

      No meu caso, como no de quase todo mundo, sou seletivo, busco identidades para amizades evitando discriminação (crime muito grave aqui, no Brasil também mas o judiciário é nulo e não existe, sendo ameno na opinião), sou aberto à todos, mas me empolgo particularmente com pessoas honestas e sérias, independente de ideologias, time de futebol, cor, raça, origem, religião, idade, etc (como a maioria do povo canadense e muitos brasileiros).

      Pessoas que não correspondem aos critérios de seriedade e honestidade não me interessam, não deixei o Brasil da corrupção para conviver em guetos de má qualidade. Os bons brasileiros e/ou canadenses e/ou gente de qualquer parte do mundo me interessam de ter amizade. Entre essses, muitos frequentam minha casa e estamos desenvolvendo uma boa amizade (verdadeiras amizades se desenvolvem durante anos, não é?).

      Vou pedir um favor, quem desejar conversar por favor me telefone ou procure minhas milhares e milhares de respostas que coloquei em foruns brasileiros e franceses (http://www.immigrer.com) entre os anos de 2000 e 2002.

      Abraços,

      Normando Lima
      Tel: (450) 472-2658

    • #9433
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Normando,

      obrigado pela resposta.

      Entendi o que disse, agradeço o seu tempo em nos responder e pelas dicas.

      Quando puder te telefonarei! acho que quando chegar ai…   :wink:

      abraços,

      Carlos Luiz

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.