leorigaud

Respostas no Fórum

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: ENTREVISTA MAIO/JUNHO EM SP #28971
    leorigaud
    Participante

    Pessoal,

    Obrigado por tudo, essa comunidade me ajuda bastante…

    Abraço,

    Leo

    em resposta a: ENTREVISTA MAIO/JUNHO EM SP #28952
    leorigaud
    Participante

    Parabéns Ibere,

    O mais engraçado que achei na sua entrevista foi sobre o “demonstratif de paye”  ele fez a mesma pergunta para a gente e não entendemos nada, então ele apontou para o “demonstratif de paye” na mesa.hehehehe

    segue meu relato atrasado… hehehehe

    Relato da Entrevista de Leo e Nayara
    Dia: 25/04/08
    Hora: 11h
    Local: Hotel Vila Rica, Boa Viagem – Recife
     
    Oi gente,

    Bem….primeiro de tudo: foi muito tranqüilo. Na verdade É muito tranqüilo, mas eu sei que não adianta dizer isso pq você não consegue pensar que vai ser tranqüilo. Mas sempre é.

    Nossa entrevista estava marcada para as 11h no Hotel Vila Rica, em Boa Viagem. Chegamos umas 10h15.  Esperamos um pouco lá embaixo (nesse tempo eu e Leo estávamos suuuuuuper ansiosos. Ele falando frânces sozinho e eu lendo umas coisas) e quando foi umas 10h45 subimos.

    (Só para vocês entenderem – a entrevista foi no primeiro andar, mas o local não tinha sala de espera, por isso se subíssemos iríamos ficar em pé na porta esperando a outra pessoa sair. Daí, a orientação do hotel foi de que esperássemos um pouco lá em baixo).

    Logo quando entramos no elevador, demos de cara com M. Leblanc todo suado e muito simpático (o ar condicionado da sala da entrevista estava quebrado).

    Ele já notou que seríamos os próximos pela quantidade de pacote que levávamos. Aí foi aquela coisa: bonjour, comment ça va, etc, etc…eu já no caminho fui logo perguntando se éramos os últimos da semana e tal (pq eram 11h da sexta-feira). Mas ele negou. No dia, ainda teria mais três entrevistas.

    Ele nos levou para a sala e ai ficou aquele silêncio. Mais uma vez, pra quebrar o gelo, perguntei se ele já havia conhecido Recife e tal. Ele respondeu que sim, que tinha ido no zoológico….

    Leo era o principal, mas quem falou mais fui eu…como sempre! Hehehe

    No começo ele fez umas duas perguntas que não entendemos nada. Ai era só pardon, pardon…mas ele eh um amor, repetia sempre quando não entendíamos e pouco mais devagar.

    Ele deu, de início, um documento pra Leo assinar. Nessa hora eu vi Leo tremendo. Ele não estava preparado pra assinar nada. Não sabíamos disso…bem, mas era um documento familiar, era a carta que eles mandam pelos correios, então ele não precisou ler tudo, assinou e pronto.

    Bem depois disso foi só checagem de documentos. Ele é super criterioso. Checou tuuuuuuuuuuuuudo! Documentos pessoais, cursos, experiências profissionais….Achei ótimo pq ele considerou até mesmo minha pós sem eu ter terminado. Inclusive ele elogiou muito as certificações de Leo (Microsoft, ISO, etc) E o abestado nem ia mostrar! Eu, claro, puxei e mostrei logo! hehehehe

    Daquelas perguntas que temos na lista ele perguntou pq imigrar e qual era nosso projeto de imigração. A primeira Leo respondeu bem direitinho (Leo ficou frustrado pq ele não fez a famosa “Pourquoi choisir le Québec?” hehehe.).

    Depois, para responder a segunda pergunta, abrimos um mapa gigante de Montreal (Encontramos essa mapa em alta resolução no site do Sistema de Transporte de Montreal. Arretado! Se quiserem podem baixar no link: http://www.stm.info/info/reseau2007.pdf.)  O tamanho que imprimimos foi mais ou menos 1,80m por 0,80m.

    O mapa estava todo marcado com adesivos sinalizando as empresas de TI ou que oferecem vagas na área de informática; as empresas de comunicação, asssim como federação de jornalismo, etc; as casas dos amigos que conhecemos la; e os alojamentos que poderíamos ficar.

    Nessa hora ele elogiou muito. Ficou bem curioso sobre as empresas e demais pontos marcados. Levamos várias ofertas de empregos. Nesse momento, falei pra ele que Leo havia recebido seis mil ofertas de emprego. Ele se espantou e perguntou de novo: seis mil?? Seis, zero, zero, zero??? hahahaha! Confirmamos e ele perguntou em quanto tempo. Sete meses! Ele ficou de queixo caido! Ou seja: mercado precisando de profissional qualificado como meu noivo!!! hehehe ;)

    Ficou abismado tb com a quantidade de pessoas que conhecíamos. (Nessa hora foi engraçado: ele nos perguntou quantas pessoas conhecíamos lá. Respondi que umas dez mais ou menos, e que outros quatro estariam indo este mês. Ele ai se espantou e perguntou se eram todos brasileiros. Eu disse que sim, que eram, inclusive, todos de Recife. Ele fez uma cara de espanto, mas de quem estava gostando. Ai eu emplaquei: disse que íamos dominar o Quebec!! Ele se estourou de ri!! Aliás nos três morremos de ri! Hahahahaha! Sou maluca, eu sei.)

    Uma coisa importante: ele viu tuuuuuuuudo! Estávamos muito preparados pq ele quis ver tudo que levamos. Até as cartas-convites que a galera mandou por e-mail ele olhou. (Por falar nisso: Valeu Carol e Naty. Como sempre vocês têm sido d+! Estendo tb os agradecimentos a Ju e Tonel e Edja e Paulo!!).

    Mas essa idéia do mapa foi muito boa, pq além de comer um tempo ainda foi um diferencial. Bem, ele gostou!

    Teve um momento em que eu estava em pé fechando o mapa e ai ele perguntou a Leo se naquelas ofertas de empregos ele se encaixava. Leo não entendeu e olhou pra mim, mas eu estava longe pra ajudar, ai Leo fez de desentendido e começou a guardar as coisas…..hahahahahaha! Ai M. Leblanc reparou e fez a pergunta de outra maneira e Leo respondeu. Ele tb ficou abismado com a quantidade de tecnologia que Leo trabalha. O bixo é foda mesmo!! hehehe

    Depois ele começou a dizer que ele só ia enviar o CSQ  (Certificado de Seleção do Quebec) dia 05 ou 06 de maio pq o sistema não esta integrado e tal…mas ele não disse: felicitations, vous êtes acceptés!! Fiquei frustrada por causa disso! hehe

    No final, ele foi andando com a gente até o elevador e falando que era legal que a gente fizesse equivalência de diploma, mesmo não sendo obrigado e tal…nessa hora eu não entendia mais nada. Na verdade eu não queria entender, queria sair gritando e comemorando! :-)

    Bem depois disso, faço algumas considerações pra quem ainda não fez entrevista:

    – Saiba tudo sobre sua profissão. Decore o que você faz, onde trabalhou. Pesquise o mercado de lá. Cadastre-se em sites de empregos (ex:Jobboom), veja o que as empresa precisam na sua área. Ele quis saber muito sobre nossas profissões;

    – Esteja bem preparado.  Leve tudo que você possa precisar e saiba explicar todos os seus documentos;

    – E mais importante: não tem mistério. É muito tranqüilo. Realmente você não consegue imaginar, mas é uma conversa informal. Pelo menos na nossa entrevista, em momento nenhum ele nos constrangeu, nos tratou de forma grosseira, sem paciência. Pelo contrário, apesar de estar perto da hora do almoço, ele já ter falado com várias pessoas, e ainda ter várias outras pela frente, e o ar condicionado ainda estar quebrado, ele foi muito atencioso, educado e gentil.

    Bem….foi isso galera! Espero ter ajudado alguém! E no que precisarem podem contar conosco!!

    Nosso CSQ ainda não chegou! Estamos ansiosos para poder dar entrada no federal e continuar esperando…..esperando….esperando……pois eh paciência é a alma desse processo.

    Um beijo a todos!

    em resposta a: Entrevista em Abril 2008 – Chegou nossa hora!! #27635
    leorigaud
    Participante

    Minha entrevista é 25 de abril – Recife

    em resposta a: Envio do Processo em Agosto Acompanhamento #25775
    leorigaud
    Participante

    Ola a todos,

    Minha entrevista será em 25 de abril de 2008 as 11:00 – EM RECIFE

    Abraço,
    Leonardo Rigaud

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)