ENTREVISTA MAIO/JUNHO EM SP

Visualizando 49 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5741
      jaque
      Participante

      Pessoal,

      alguém com entrevista agendada para maio/junho em SP?

      Pelo que consta no site oficial, há entrevistas para esses meses em SP mas ainda não vi ninguém com entrevista marcada.

      Abçs,

      Jaque

    • #28389
      wendereana
      Participante

      Sim, certamente,
      A nossa está marcada para dia 07/05

    • #28399
      Anonymous
      Participante

      Olá,

      Estarei passando pela entrevista no dia 05/05/2008 as 15:30.

      Um abraço,

      Jean

    • #28403
      Carlos_Santos
      Participante

      bonne chance à tous!

    • #28405
      viniciusmarc
      Participante

      POxa,

      quer dizer, que as enrtevistas, começaram em SP, agora no mes de abril acontecerão em Recife,  e deposi voltam pra SP…

      Esse bureau de imigração, sempre inovando, hehehe

      Boa sorte a todos

    • #28408
      jaque
      Participante

      Olá Wendereana,

      quando vc mandou os docs para o bureau?

      Abçs,

      Jaque

    • #28455
      wendereana
      Participante

      Jaque
      Mandamos nosso processo em meados de agosto/2007

    • #28460
      profviniciuscp
      Participante

      Oi pessoal
      è minha primeira mensagem aqui no forum
      No dia 14 de fevereiro de 2008 eu recebi um e-mail dizendo que meu dôssie havia sido recebido em Buenos Aires.
      Vocês que já foram chamados, poderiam dizer em qual data passaram pela mesma estapa?
      Obrigado
      Vinícius Penteado

    • #28461
      profviniciuscp
      Participante

      Olha eu respondendo minha própria mensagem
      Agora que eu vi que minha questão já foi respondida

      Então
      O débito no meu cartão foi feito no dia 04/03
      Será que eu só vou ser chamado daqui à nove meses também?
      Espero que não
      Oh espera desagradável
      Gostaria de manter contato com quem estiver na mesma situação que eu, assim a gente divide um pouco a tensão.
      Um abraço a todos

      Vinícius Penteado

    • #28496
      wendereana
      Participante

      Caro Vinícius Penteado,

      Creio que com a mudança do escritório de imigração para São Paulo os processos de: seleção e entrevista serão mais rápidos.
      Isso é apenas uma opnião pessoal, não tirei de nenhuma fonte.

    • #28797
      Anonymous
      Participante

      Meus amigos,

      Passei por aqui apenas para dizer que nós passamos na entrevista em São Paulo com o Mr. Leblanc. Como estamos ainda no aeroporto nao vou colocar o relato completo.

      Assim que chegar em casa coloco o relato completo.

      Um abraço e obrigado a todos. :)

      :beer2:

      Jean e Camila

    • #28799
      RafaCalango
      Participante

      quelle bonne nouvelle! une très bonne excuse pour fêter cette semaine!  :beer2:

      félicitations, mes bons amis!

      rafael et tininha

    • #28800
      Enrique
      Participante

      Valeu Jean e família…. Grande notícia nessa segunda feira

      Estavamos torcendo muito por vcs.

      Vamos juntos nessa fase do federal com muita fé..

      Enrique e Michela

    • #28801
      danisergio
      Participante

      Resultado conforme o esperado; mas com certeza será comemorado, bebemorado e brindado!!

      Que bacana!

      Esperamos o relato!

      Dani Mello

    • #28804
      danielcasas
      Participante

      Eu quase fui para SP, para ficar fora da sala da entrevista esperando os dois saírem, com a faixa “EU JÁ SABIA”!  :lol:  

      Parabéns mais que merecidos e mais que esperados, meus amigos!!!!!!

      Grande, enorme abraço à vocês,

      Daniel

    • #28805
      Viegas
      Participante

      É isso aí, meus amigos! Estamos vibrando com a boa nova. Voltem correndo pra BH, que temos muito que “parler”. UM forte abraço, Luiz, Marina e Thales
      ps: nous vous manquons dimanche!

    • #28806
      mrochacv
      Participante

      Parabéns Jean e Família!!

      Sorte nas próximas etapas!

      Abraço

      Evando e Mônica

    • #28807
      fabiana
      Participante

      Parabéns Jean e Camila! Esse CSQ já era certo mesmo, nao tinha dúvidas!

      Um abraço
      Fabiana

    • #28816
      Anonymous
      Participante

      Olá pessoal,

      Muito obrigado pelos post fiquei muito feliz mesmo.

      Vai agora o relato, vou tentar resumir mas vai ser um pouco dificil, mas vale a pena.

      Chegamos no prédio do escritório às 14:00 (nossa entrevista seria as 15:30) com medo de pegar transito e nos atrasar. QUem nos recebeu foi a Sra. Soraia Tandel
      muito simpática e ja falando somente em frances. Nos levou a uma sala de espera onde ja estava um rapaz chamado Jaime que faria a entevista 14:30.

      As 14:15 chegou uma pessoa na porta do escritório e como eles estavam serm recepcionista (disse a Soraia que seria durante essa semana) ele me viu
      assentado e fez um sinal para que eu podesse ir ajuda-lo, falei que iria chamar alguem para abrir a porta e rapidamente ele fez sinal para a porta pedindo para abrir.
      Foi ai que vi que a porta so não abria por fora. Ele entrou e perguntou se estava esperando a entrevista e ja se apresentou que era o Mr. Daniel Leblanc.

      Enchante, pra la e pra cá. Muito bom esse momento, ele foi ate a sala de espera comprimento a Camila e chamou o rapaz para começar a entrevista.

      as 15:15 o rapaz saiu (creio que aprovado) e o Mr. Leblanc fez um sinal para podermos começar a nossa entrevista.

      Ele perguntou se eramos casado e apos a resposta ja pediu a certidão de casamento (nem citou a nossa de nascimento). Apos perguntou se tinhamos filhos e ja solicitou a certidão de nascimento dos dois e ao ler não consegui achar o nome da Camila em uma das certidões e nos pediu para mostrarmos, achamos e ele voltou ao computador preencher, durante o periodo que ele ia escrevendo, nos iamos conversamos tb. Pediu os passaportes de todos e foi ai que ele viu a foto do Luiz e ficou
      muito feliz e disse uma frase como (que petititinho, a Camila sabe melhor como foi) nessa hora falei que o Luiz me chamava para assistir o Video “ne me quitte pas” e que nas sextas quando saia de casa para ir para a conversação que vamos toda noite (essas 3 semana não trabalhei a noite) e o Luiz cantou, “Je ne vous oublie pas, non jamais” e nos rimos muito nessa hora.

      Perguntou qual cidade tinhamos escolhido e falamos que Laval e que tinhamos mudado de Montreal para Laval por causa do custo de vida mostrei a ele uns mapas que fiz mostrando os dois bairros que pretendemos morar e mostrei lugar que tinha apartamento a alugar com o preço, escola para as crianças e mostrei que escolhemos um bairro onde tem uma estação de metro que seria mais facil sair para trabalhar visto que muitas vagas de emprego para mim estavam em Montreal e que tinham alguns amigos virtuais que moravam em Laval. Nessa hora foi interessante que mostrei algumas fotos dos encontros que ja fomos e que agora nós organizamos os encontros de BH, nessa hora perguntei se ele conhecia o site http://www.brasilquebec.com e ele disse que sim, dai mostrei fotos nossa com a Adriana e o Bruno e falei que eles foram os idealizadores do site, e durante essa exibição, ele reconheceu o Alessandro (Alê) e disse que o conhecia e que tinha feito a entrevista dele. Mostramos uma foto do nosso grupo de conversação de frances de toda sexta, mostrei todos e os Idealizadores desse encontro todas as sexta, (Dani e Sergio),  foi um bate papo muito legal, e ele sempre muito profissional dava os palpites. Até então entendia tudo que ele falava.

      Nesse momento ele elogiou o frances da Camila e disse que ela não tinha nenhum sotaque e que a pronuncia dela era perfeita. Dai em diante a Camila não ficou mas nem um pouco nervosa, foi muito legal.

      Ele pediu o comprovante de escolaridade minha, passei para ele e mostrei outros curso que tinha feito para certificação e nessa hora disse que minha profissão não era regulamentada e que poderia assim que chegar em Quebec ele confirmou isso tb. Pediu os documentos de escolaridade da Camila e ai ele disse que ela possivelmente vai ter que fazer uma equivalencia de diploma. Então começamos a falar sobre o emprego mostrei minhas pesquisas e lógicamente mostrei umas 5 primeiras e falei que tinha várias e mostrei para ele e não foi necessário ver mais nada, ele perguntou se tinhamos feito para a Camila tb e mostramos o que sim ele gostou muito tb.

      Ele pediu os comprovantes de trabalho, verificou um por um (todos que coloquei na demanda com a minha carteira de trabalho) e apos perguntou se eu tinha um comprovante de pagamento dos empregos, falei que somente do ultimo e passei para ele todos desde março de 2006. Ele se surpeendeu pois estava com quase todos. (hehe). Pediu o comprovante de estagio da Camila e ele mostrou um contrato que ela fez tb e foi legal.

      Apos esse momento ele perguntou, porque vcs escolheram o Quebec, Falei que buscava uma melhor qualidade de vida ja que trabalhava durante a jornada de trabalho e a noite tb e que queria ficar a Noite com as crianças e trabalhar somente durante a jornada e que a Camila ano que vem iria voltar a trabalhar e que nos tinhamos feito um acordo dela ficar com as crianças até eles completarem 4 anos e poderem ir a escola. Mostrei umas pesquisa que fiz sobre a comparação do Canadá com o Brasil, falei que em Quebec meus filhos poderiam ter acesso a uma excelente educação e a uma faculdade excelente e que teriam uma melhor possibilidade de viver.

      Apos isso continuamos conversando, mostrei minhas perspectivas para os primeiros 6 meses e ele sempre digitando e prestava atençao, de repente ele começou a olhar para a impressora e falou “Vous étés acepté”, nessa hora a Camila não escutou pois estava preparando para mostrar a pesquisa dela sobre as escolas em Laval e Montreal quando ela olho para o lado ela viu o Mr. Leblanc levantar o braço e falar “Felicitations” para mim, ai que ela viu que nos ja tinhamos sidos aprovados. Ele nos deu os documentos para conferirmos e depois ainda conversamos por uns 10 minutos, ele nos explicando sobre o Quebec, sobre onde deveriamos validar o diploma da Camila entre outras coisas. Ai ele falou que o meu nivel de frances estava um pouco mais alto que o da Camila e me deu um “F” e para a Camila um “NF” para que ela podesse fazer a francisação. E me disse que eu não precisaria e que poderia ja de imediato começar a procurar um emprego.

      Saimos e fomos ao aeroporto comemorar.

      Esse é o meu relato, amanha a Camila deverá colocar o relato dela vista pelo lado feminino.

      http://jeancamila.blogspot.com  Não deixe de conferir depois la, acho que ela vai enriquecer muito esse relato.

      Obs: A entrevista durou 50 minutos.

      Um abraço, e vamos embora no Federal ainda esse mes.

      :beer2:

      Jean e Camila

    • #28817
      mrochacv
      Participante

      Parabéns Jean e Familia!!

      Que bom que deu tudo certo, ficamos felizes por vcs!!

      Evando e Mônica

    • #28818
      Butox
      Participante

      PARABÉNS!!!!!!

      Sem motivo nós já bebemos toda semana! Agora então……

      De qualquer forma, todos nós já sabiamos!!!!!!!!

      Parabéns Xerife, Primeira Ministra e seus herdeiros!!!! :D

      Rodrigo

    • #28823
      RafaCalango
      Participante

      Eh, saudade da nossa entrevista… MENTIRA!!! hehehe

      Parabéns, amigos! Vocês merecem todo o reconhecimento do M. Leblanc!

      Grande abraço!

      Rafael e Tininha

    • #28824
      julima
      Participante

      PARABENS JEAN E CAMILA,
      MAS JÁ ERA DE SE ESPERAR NÉ! HAHAHAHAH
      =)

    • #28830
      felipezeymer
      Participante

      Felicitacion pour vous!!! Je resterai pour cette nouvelle aussi. Je vous embrasse!!! À la rende-vous prochaine!!!  :D

    • #28833
      Anonymous
      Participante

      Oi gente,

      É a primeira vez que eu escervo aqui neste site pois sempre deixo esta tarefa para o Jean, visto que tenho que escrever no Blog…
      Mas devido a tantos comentários carinhosos destinados à nossa família não pude resistir… :up:
      Vcs são muito legais!!!
      Conseguimos nosso CSQ e isto é um alívio, uma sensação muito boa de dever cumprido.
      Quero agradecer aos amigos de sextas na casa da Dani, não vou colocar o nome de todos pq que participa já sabe… vcs são ótimos amigos… :yes:
      Como o Jean disse foi tudo muito tranquilo!!!
      Brigadão a todos.

      Mercy, Camila

      http://jeancamila.blogspot.com/

    • #28838
      Marisalpa
      Participante

      Parabéns Jean e família.
      Sucesso no federal
      Abraços

      Marisa

    • #28841
      Patinha11
      Participante

      Parabéns Jean e Camila !!
      Esforço feito ,resultado positivo!!!
      :clap:

    • #28843
      Susy
      Participante

      Parabéns Jean e Camila!

      Quantas horas de francês vocês apresentaram na entrevista? Vocês sabem dizer se é necessário um mínimo de horas para avaliação ou o que realmente conta é a fluência na entrevista?

      Obrigada!
      Susana

    • #28844
      mrodolfo
      Participante

      Jean, Camila et enfants,

      Félicitations, mes amis!

      Bonne change dans l’étape fédéral!

      Também estamos tentados a escolher Laval, já que minha esposa procurará um mestrado em história da arte e isso é possível na UQÀM. Qual foi o bairro que vocês pensaram ser o mais vantajoso?

      À bintôt!

      MRodolfo

    • #28849

      Eu já sabia Jean e Camila!!!!

      Ficamos muito felizes por vocês!!!!

      Estamos esperando vcs aqui para uma gelada no gelo!!!!! 8O  8O  :roll:  :D  :D

      Aproveito tb para parabenizar a todos que consiguiram e desejar sucesso aos que farao a entrevista, basta seguir o exemplo do Jean e Camila que nao tem erro!

      Abraço e sucesso a todos!

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #28851
      AleBHZ
      Participante

      Oi Jean,

      parabéns pelo sucesso na entrevista!!!
      Agora falta pouco para vcs!!!

      Boa sorte e tudo de bom!!!

      Abracos,

      Alê

      *adorei ter sido lembrado pelo M. Leblanc na sua entrevista. Ele é realmente super simpatico!

    • #28852
      Anonymous
      Participante

      Oi Susana
      Eu apresentei 210 horas e o Jean fez mais (262 horas). sei que tem um mínimo de horas que eles pedem… Acho que é em torno de 150 horas, mas o que conta mesmo é a desenvoltura da pessoa na hora… tipo a vontade de comunicar mesmo!

      oi MRodolfo,
      Nos escolhemos 2 bairros: Laval-des-Rapides e Pont-Viau
      São os bairros mais perto das estações de metro, os mais bem cotados por amigos que já moram lá e nas minhas pesquisas os que mais nos agradou…

      É isso…

      Camila

    • #28853
      Anonymous
      Participante

      Parabéns Jean e Camila!

      Parabéns e boa sorte na etapa federal… e muita paciência tb!!!

      abraços
      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #28858
      najinha
      Participante

      Parabéns Jean e Camila
      Sei como é a emoção!!!!! um misto de sentimentos depois de muito esforço é claro  a gente não sabe se ri ou se chora kkkkkkkkkk abraços!!!!!
                                                          Adélia Najinha e familia

    • #28868
      Danieleo
      Participante

      Parabéns Jean e camila!
      Como falei o CSQ já estava a caminho, só faltava pegá-lo…
      A Norma me contou ainda na 2ªf quando fizemos aula….
      Estamos muito contentes… Agora é o federal e Laval que nos espere!!!
      Ah, não está na hora de um novo encontro não????
      Abraços
      Dani

    • #28905
      ibere81
      Participante

      Olá amigos da CBQ! Gostaria de compartilhar com vocês como foi a nossa entrevista, que ocorreu hoje às 14h30 com M. Leblanc. Já adianto que conseguimos o CSQ!  :D
      Desculpem o tamanho do relato, mas estou tentado ser o mais detalhado possível, nunca se sabe que detalhe poderá ajudar um futuro entrevistado!

      Chegamos no prédio onde fica o escritório mais ou menos às 14h00. Na portaria do prédio estava um segurança, não uma recepcionista. Dissemos onde íamos, ele pegou uma lista e perguntou qual o meu nome, eu respondi, ele procurou o da minha esposa e não achou, eu expliquei que estávamos indo juntos para a entrevista, que não eram duas entrevistas separadas. Ele ligou para o escritório, chamou e ninguém atendeu. Ele nos disse que deviam estar almoçando e para que esperássemos ali na recepção do prédio – que não tinha cadeiras… pra alguém com o estômago embrulhado e as pernas bambas, isso foi muito ruim!

      Começamos a ficar preocupados quando chegou 14h10 e nada, principalmente porque lembramos de um relato em que a recepcionista esqueceu de anunciar o casal, eles acabaram entrando atrasados e levaram o maior sermão do M. Teixeira. Combinamos entre a gente que esperaríamos até as 14h15 e depois encheríamos o saco do segurança pra ele deixar a gente subir. Quando era um pouco menos que isso, chegou a recepcionista e disse que para o escritório do Québec podia subir direto, não precisava ser anunciado e que caso não tivesse ninguém esperando, pra bater na porta. Que alívio!

      Fica portanto aí a dica: se te deixarem esperando na recepção do prédio, encha o saco de quem estiver por lá até te deixarem subir!!!!

      Subimos e encontramos uma porta de vidro e dentro do escritório podíamos ver um balcão, mas não tinha recepcionista dentro. Eu olhei pra dentro e vi um homem trabalhando dentro de uma sala, imaginei que fosse o M. Leblanc. Bati na porta e ele veio nos atender.

      Depois do “bonjour” e tudo o mais habitual, ele nos perguntou se estávamos lá para a entrevista… eu não entendi a palavra “entrevista” (oh français québecois que mata!), mas minha mulher respondeu que sim. Ele pediu para esperarmos, que estava terminando um dossiê, voltou pra sala dele e fechou a porta. Não havia mais ninguém no escritório.

      Um pouquinho antes das 14h30, ele nos chamou. Disse especificamente onde eu deveria sentar e onde minha esposa deveria sentar e começou a entrevista.

      A gente já foi logo colocando uma pasta com todos os nossos documentos, que estavam separados entre os meus e os da minha mulher, e o nosso projeto em cima de mesa, pra não arriscar deixar passar algo em branco! Ele começou perguntando se eramos casados, pediu a certidão de casamento, pediu nossas certidões de nascimento e começou a digitar no computador (pelos outros relatos eu achava que ele digitava em algum sisteminha de contagem de pontos, mas que nada! ele digita no Word mesmo!). Durante o tempo que ele digitava a gente não se arriscava a puxar conversa!  :lol: Ele ia conferindo a documentação e nos devolvendo e nós já íamos separando pra não nos confundirmos.

      Ele perguntou para que cidade íamos, eu disse “Montréal” e ele repetiu “Ville de Montréal”, só que eu entendi ele dizer “Ville de Mont-Royal”, que é uma outra cidade dentro da ilha de Montreal, então eu enfatisei “Mon-tré-al, não Mont-Royal…. que é uma outra cidade na ilha, né?”, ele disse, “não não… Montreal mesmo! Apesar de que Mont-Royal é um lugar muito bom, muito bonito” e eu disse “mas pra gente é muito caro”, “é verdade… lá é caro mesmo”, ele nos falou. Ele perguntou se minha esposa era descendente de italianos por causa do sobrenome dela, ela disse que sim e ele comentou que em Ville de Mont-Royal tem muitos italianos. Depois disso ele não perguntou nada sobre o porquê de termos escolhido Montreal, por que não outras cidades, etc etc (e essa foi a parte que mais deu trabalho no nosso projeto!).

      Depois ele pediu a papelada de educação, perguntou quantos anos eu havia estudado, eu disse que 15, ele perguntou se eram 11 de formação primária e secundária e 4 de universidade, eu expliquei que eram 12 de formação primária e secundária (fiz o técnico) e 3 de universidade (sou tecnólogo). Depois foi conferir os da minha esposa. Para a universidade ela estava somente com o certificado, ele disse que para a área dela (arquitetura) era muito importante ela tirar o diploma, que é o que vale para recertificação no Québec, ele disse que o certificado “não vale nada lá”.

      Após a verificação da educação, ele começou a perguntar do francês: perguntou que nível eu tinha, eu disse que no dossiê havia colocado nível 6, mas que desde então eu tinha feito no total 250 horas: 150 de um teste de nível na AF, mais 50 de um módulo (o primeiro intermediário) da AF também e mais 50 com um professor particular. Aí ele perguntou se eu falava melhor do que minha esposa… eu disse que achava que sim, mas não muito, aí minha mulher vira e fala “ah! mas ele fez dez anos de francês!” e eu já falei logo em seguida: “eu TINHA ESTUDADO francês HÁ dez anos… ops! eu ESTUDEI francês HÁ dez anos!”, aí ele falou “entendi… ainda bem que você se corrigiu, porque o sentido das duas frases, apesar de não estarem erradas, são diferentes”. Ele pegou os papéis da minha esposa e viu que ela fez 200 horas. Depois disso ele me disse: “você parece ter mais do que 250 horas de francês… e você não tem sotaque de brasileiro, você tem sotaque de anglófono!” Eu fiquei feliz, porque eu estava confundindo alguns tempos verbais (errava o auxiliar do passé composé, usava imparfait no lugar do pc… uma mistura total) e achava que estava indo muito mal, quando ele disse isso eu dei uma relaxada.

      Ele explicou que eu não precisaria de francisação, mas como minha esposa vai precisar prestar exame da ordem dos arquitetos, ela vai precisa de um francês melhor, então ele recomendou o curso e disse que ia colocá-la como não-francófona e eu como francófono.

      Depois ele perguntou (em inglês) onde eu aprendi inglês, eu disse (em inglês também) que tinha aprendido no trabalho, onde eu tinha muito contato com americanos. Ele disse, já falando de novo em francês,  que o meu inglês era igual de um americano… “pelo menos daqueles que falam corretamente!” e começou a dar risada! Aí ele comentou que os brasileiros tem bastante facilidade para aprender línguas e sem muito sotaque, eu disse que era provavelmente porque o português é tão difícil que as outras línguas ficam fáceis, ele cometou que falar português “dói a bochecha”.

      Depois disso ele entrou na parte de trabalho: confirmou se eu ainda estava trabalhando na mesma empresa que eu havia enviado no dossiê, eu disse que sim, ele pediu então os holleriths… eu não entendi o jeito que ele perguntou, mas entendi que ele falou “pagamento” em francês… então depois de exitar eu mostrei pra ele. Ele pegou os papéis (dos últimos 4 meses) e ele leu, em português, o título “comprovante… de… pagamentô”, virou pra mim e disse “como você chamaria isso em francês?” eu respondi alguma coisa do tipo “demonstratif de paye” e ele disse que ia passar a usar esse nome com outras pessoas, pra facilitar, eu respondi que a nossa tendência é sempre achar um nome parecido com o português, aí ele disse que ia usar “demonstratif de salaire”, eu disse: melhor ainda!

      Ele perguntou o que a companhia onde eu trabalhava fazia, eu expliquei que era uma indústria farmacêutica, ele então perguntou se era uma empresa que fabricava genéricos. Eu disse que não e tentei explicar que eram medicamentos “de marca”, e já perguntei “… é assim que chama em francês?” ele pensou um pouco e disse “é uma empresa de pesquisa?”, eu disse que sim e já aproveitei pra dizer que era a maior do Canadá.  8) Então eu expliquei que era uma empresa farmacêutica mas que eu não trabalhava diretamente com os medicamentos, mas com a área de internet. Ele não perguntou nada a respeito do que exatamente eu fazia. Ele olhou ainda a carteira de trabalho e um contrato de estágio de logo que eu comecei na empresa a oito anos. Eu mostrei pra ele as datas e ele contabilizou meu tempo de experiência. Ele disse ainda que muitas empresas farmacêuticas ficavam no Québec, eu expliquei que esse era um dos motivos de termos escolhido Montreal. Depois disso ele começou a explicar que eu já devia começar a pesquisar o mercado de trabalho desde já, pediu um papel pra gente e anotou um e-mail no nosso caderninho que já tínhamos levado pra anotar coisas e escreveu um nome de uma empresa e o nome de uma pessoa (ele deu bastante ênfase no “Madame”, tipo… vê se não vai ser mal educado quando mandar o e-mail!  :P ). Ele então explicou que era o e-mail da irmã dele e que ela trabalhava em uma indústria farmacêutica, pra eu mandar um e-mail pra ela me ajudar com dicas do mercado farmacêutico de lá.

      Depois ele passou pra minha esposa. Como ela nunca trabalhou com carteira assinada e nem como pessoa jurídica, não colocamos nada no campo experiência profissional do dossiê, apesar de ela já trabalhar com isso desde muito tempo. Ele perguntou então se ela nunca tinha trabalhado. Ela explicou que sempre trabalhou, mas só informalmente e que no site da imigração diz que só conta trabalho legal. Ele então perguntou se ela tinha algum comprovante. Ela mostrou os relatórios de estágio e os comprovantes de todos os pagamentos que ela já recebeu. Ele fez os cálculos e contabilizou todo esse tempo de experiência!!! Isso foi muito bom.

      Enquanto ele digitava as informações de trabalho, ele fez a primeira pergunta bem daquelas estilo “130 perguntas”: porque nós havíamos escolhido o Québec? Eu comecei explicando que nós havíamos estudado os processos de imigração das outras províncias e o federal e de longe o Québec tinha o melhor processo e a melhor estrutura de acolhimento para novos imigrantes. Percebi que ele não ficou muito convencido, então resolvi usar nossa “carta na manga”, que era a viagem que fizemos pra lá em Março/Abril deste ano. Então já fui emendando “fora isso, nós viajamos para o Québec é amamos a província: o lugar é lindo e as pessoas são muito simpáticas” (o que é a mais pura verdade, aliás). Aí ele se interessou e já comçou outro assunto: “quando vocês viajaram para o Québec?”, eu entendi que ele perguntou “POR QUE vocês viajaram para o Québec?” e comecei a falar “para conhecer os lugares que poderíamos vir a morar e blá blá blá” e a minha esposa me salvou: “foi em abril!”, hahaha! Aí ele arregalou os olhos e disse “uh la la!”, eu já aproveitei a deixa e disse “é então! a gente até teve que cancelar nossa primeira entrevista porque… porque… estava lá!” (nem a pau que eu lembrava como falava “nós estávamos lá”).

      Ele pediu então pra olhar o visto no nosso passaporte, mostramos e ele disse “aqui diz só Toronto (porque nós fomo de Air Canada, via Toronto), vocês têm algum comprovante de que estiveram no Québec”. Eu pensei um pouco e falei: “bom… a gente tem fotos, serve?”, ele disse que sim e nós FINALMENTE abrimos nosso projetos e fomos mostrando as “fichas técnicas” que fizemos de todos os bairros que andamos e as fotos que tiramos, principalmente fotos em que nós aparecíamos. Quando ele chegou no quartier Shaughnessy Village ele perguntou pra gente onde ficava (porque esse é tipo um “sub-bairro” bem pequeno de um outro bairro), explicamos que ficava perto do Centre Canadien d’Architecture. Ele então nos contou toda a história do CCA, sobre a fundadora do local, sobre a luta dela para conservar prédios históricos da região – nós aproveitamos para mostrar fotos de prédios tombados pelo patrimônio naquela região, hehehe.

      Depois de mostrar todos os bairros e todas as fotos, ele nos perguntou qual bairro nós pretendíamos morar. Dissemos que depende muito do custo benefício… que onde nós realmente gostaríamos de morar era em Maisonneuve, mas que era caro (pelo menos a parte onde nós queremos morar, hehehe), então dissemos que o Plateau também era um lugar de nós gostamos (pra falar a verdade eu gostei de todos os lugares que visitamos com exceção de Parc Extention, que nem incluímos no projeto, e uma parte feiozinha de Mile-End).

      Depois ele perguntou como estávamos pensando em nos inserir no mercado de trabalho. O projeto ajudou muito nessa hora também: eu expliquei que apesar de estar formado em um domínio mais técnico (web design) eu trabalhava muito com a área de internet marketing, e expliquei que havia achado muitas vagas nas duas áreas e que fiquei surpreso, pois achava que principalmente na área de web marketing ia ter bem menos coisa. Eu disse pra ele também que apesar disso, sei que marketing demanda mais habilidade de comunicação, que eu não tinha neste momento, então ele disse que realmente o melhor seria começar como designer.

      Então ele pegou uma folha e desenhou um quadrado e disse “aqui é o Quebec”, e embaixo desenhou outro quadrado menor e disse “estas são as habilidades necessárias na sua área necessárias no Quebec”. Ao lado do quadrado escrito Quebec ele fez outro do mesmo tamanho e escreveu “este é você” e abaixo, outro quadrado “e estas são suas habilidades”. Aí ele perguntou “entre um e outro, o que você acha que falta pra você conseguir uma boa vaga no Québec?”, eu disse que as duas principais dificuldades seriam o conhecimento da lingua e a experiência canadense. Ele então explicou que a melhor forma de resolver esses problemas seria começar a pesquisar o mercado desde já e asis que chegasse no Québec bater na porta de várias empresas e perguntar se teria uma vaga pra mim, mesmo que num primeiro momento sejam vagas para empregos que pagam menos do que eu recebo aqui isso ia ajudar no francês e também na experiência e com o tempo eu ia consegui melhores posições. Mas ele disse pra não ter medo de procurar empregos “classe A”, porque eles entendem que eu sou estrangeiro e obviamente o meu francês não é tão bom quanto o dos québécois, mas que eu possuía outras qualidade que me diferenciariam (o fato de eu falar quatro línguas, por exemplo).

      Depois ele disse para a minha mulher que o mesmo valia para ela, mas que pelo nível de francês dela ela deveria começar buscando empregos classes B ou C (como ajudante de arquiteto, por exemplo). Ele disse que era muito importante que ela desse ênfase na recertificação, porque apesar de neste momento o mercado ter mais arquitetos do que vagas, uma formação é para toda a vida, e o mercado de trabalho do Québec é muito dinâmico e não se sabe como as coisas vão estar no futuro.

      Depois de toda essa conversa e de ele ter me dado o e-mail da irmã dele eu já estava bastante confiante… então perguntei “você acha então que só com o CSQ já vale a pensa começar a procurar emprego?” (hehehe, o convencidão que já achou que estava com o CSQ na mão!) e ele respondeu que sim, pelo menos pra começar a entender o que o mercado busca (e como a gente poderia se adaptar) e caso alguém resolvesse nos contratar, poderíamos mandar uma carta para o consulado e eles adiantariam nosso processo, que ele mencionou que provavelmente demoraria mais uns 5 meses.

      Então ele escreveu mais um pouco e disse a famosa frase: “Félicitácions, vous êtes acceptés!”. Nós nos cumprimentamos, ele entregou o caderninho Aprendre le Québec, indicou onde minha esposa deveria começar a fazer a recertificação e disse para ela não ir direto na ordem dos arquitetos, porque eles não são muito receptivos, já que têm muitos arquitetos lá e eles só aceitam os novos imigrantes porque o governo obrigado. Ele disse que é assim com todas as ordens, menos a das enfermeiras, que eles estão precisando de gente e só faltam “puxá-las pelo braço” pra ela irem para o Québec.  :lol:

      Aí ele me deu os parabéns, disse que minha mulher é “très belle” (hehe…) e desejou boa sorte.

      Fomos embora felizes da vida!

      Bom… deve ter um monte de detalhes que eu estou esquecendo de incluir, além de um monte de erros de português, mas acho que já escrevi demais por hoje. Qualquer dúvida por favor perguntem.

      Abraços!

    • #28909
      Anonymous
      Participante

      ibere81,

      Parabéns,  Sucesso e muita paciencia para nos agora na fase federal. :)

      Um abraço,

      Jean

    • #28919
      RafaCalango
      Participante

      félicitations, ibere81!

      Sucesso e, SOBRETUDO, como o Jean disse, PACIÊNCIA (!!!) na etapa federal!
      Vai indo que daqui a pouco a coisa começa a andar pra valer.

      Vamo que vamo!

      Abraços,

      Rafael e Tininha

    • #28946
      danisergio
      Participante

      Ibere,

      Obrigada pelo relato tão detalhado. Interessante como cada um tem um ponto distinto pra contar em cada entrevista. Coloco as entrevistas em um arquivo (eu e os meus arquivos), que já está com mais de setenta págimas, e você reportou algumas coisas que ninguém antes tinha dito.

      Estou um pouco désolè (ou, como disse o amigo na entrevista, “trés triste”, he he) esses dias com a retirada da rodada de entrevistas que jogou a nossa pra setembro ou outubro, então ler os relatos ajuda um pouco na frustração de não poder eu mesma postar aqui o meu.

      Parabéns e bom caminho!

      Dani Mello

    • #28952
      leorigaud
      Participante

      Parabéns Ibere,

      O mais engraçado que achei na sua entrevista foi sobre o “demonstratif de paye”  ele fez a mesma pergunta para a gente e não entendemos nada, então ele apontou para o “demonstratif de paye” na mesa.hehehehe

      segue meu relato atrasado… hehehehe

      Relato da Entrevista de Leo e Nayara
      Dia: 25/04/08
      Hora: 11h
      Local: Hotel Vila Rica, Boa Viagem – Recife
       
      Oi gente,

      Bem….primeiro de tudo: foi muito tranqüilo. Na verdade É muito tranqüilo, mas eu sei que não adianta dizer isso pq você não consegue pensar que vai ser tranqüilo. Mas sempre é.

      Nossa entrevista estava marcada para as 11h no Hotel Vila Rica, em Boa Viagem. Chegamos umas 10h15.  Esperamos um pouco lá embaixo (nesse tempo eu e Leo estávamos suuuuuuper ansiosos. Ele falando frânces sozinho e eu lendo umas coisas) e quando foi umas 10h45 subimos.

      (Só para vocês entenderem – a entrevista foi no primeiro andar, mas o local não tinha sala de espera, por isso se subíssemos iríamos ficar em pé na porta esperando a outra pessoa sair. Daí, a orientação do hotel foi de que esperássemos um pouco lá em baixo).

      Logo quando entramos no elevador, demos de cara com M. Leblanc todo suado e muito simpático (o ar condicionado da sala da entrevista estava quebrado).

      Ele já notou que seríamos os próximos pela quantidade de pacote que levávamos. Aí foi aquela coisa: bonjour, comment ça va, etc, etc…eu já no caminho fui logo perguntando se éramos os últimos da semana e tal (pq eram 11h da sexta-feira). Mas ele negou. No dia, ainda teria mais três entrevistas.

      Ele nos levou para a sala e ai ficou aquele silêncio. Mais uma vez, pra quebrar o gelo, perguntei se ele já havia conhecido Recife e tal. Ele respondeu que sim, que tinha ido no zoológico….

      Leo era o principal, mas quem falou mais fui eu…como sempre! Hehehe

      No começo ele fez umas duas perguntas que não entendemos nada. Ai era só pardon, pardon…mas ele eh um amor, repetia sempre quando não entendíamos e pouco mais devagar.

      Ele deu, de início, um documento pra Leo assinar. Nessa hora eu vi Leo tremendo. Ele não estava preparado pra assinar nada. Não sabíamos disso…bem, mas era um documento familiar, era a carta que eles mandam pelos correios, então ele não precisou ler tudo, assinou e pronto.

      Bem depois disso foi só checagem de documentos. Ele é super criterioso. Checou tuuuuuuuuuuuuudo! Documentos pessoais, cursos, experiências profissionais….Achei ótimo pq ele considerou até mesmo minha pós sem eu ter terminado. Inclusive ele elogiou muito as certificações de Leo (Microsoft, ISO, etc) E o abestado nem ia mostrar! Eu, claro, puxei e mostrei logo! hehehehe

      Daquelas perguntas que temos na lista ele perguntou pq imigrar e qual era nosso projeto de imigração. A primeira Leo respondeu bem direitinho (Leo ficou frustrado pq ele não fez a famosa “Pourquoi choisir le Québec?” hehehe.).

      Depois, para responder a segunda pergunta, abrimos um mapa gigante de Montreal (Encontramos essa mapa em alta resolução no site do Sistema de Transporte de Montreal. Arretado! Se quiserem podem baixar no link: http://www.stm.info/info/reseau2007.pdf.)  O tamanho que imprimimos foi mais ou menos 1,80m por 0,80m.

      O mapa estava todo marcado com adesivos sinalizando as empresas de TI ou que oferecem vagas na área de informática; as empresas de comunicação, asssim como federação de jornalismo, etc; as casas dos amigos que conhecemos la; e os alojamentos que poderíamos ficar.

      Nessa hora ele elogiou muito. Ficou bem curioso sobre as empresas e demais pontos marcados. Levamos várias ofertas de empregos. Nesse momento, falei pra ele que Leo havia recebido seis mil ofertas de emprego. Ele se espantou e perguntou de novo: seis mil?? Seis, zero, zero, zero??? hahahaha! Confirmamos e ele perguntou em quanto tempo. Sete meses! Ele ficou de queixo caido! Ou seja: mercado precisando de profissional qualificado como meu noivo!!! hehehe ;)

      Ficou abismado tb com a quantidade de pessoas que conhecíamos. (Nessa hora foi engraçado: ele nos perguntou quantas pessoas conhecíamos lá. Respondi que umas dez mais ou menos, e que outros quatro estariam indo este mês. Ele ai se espantou e perguntou se eram todos brasileiros. Eu disse que sim, que eram, inclusive, todos de Recife. Ele fez uma cara de espanto, mas de quem estava gostando. Ai eu emplaquei: disse que íamos dominar o Quebec!! Ele se estourou de ri!! Aliás nos três morremos de ri! Hahahahaha! Sou maluca, eu sei.)

      Uma coisa importante: ele viu tuuuuuuuudo! Estávamos muito preparados pq ele quis ver tudo que levamos. Até as cartas-convites que a galera mandou por e-mail ele olhou. (Por falar nisso: Valeu Carol e Naty. Como sempre vocês têm sido d+! Estendo tb os agradecimentos a Ju e Tonel e Edja e Paulo!!).

      Mas essa idéia do mapa foi muito boa, pq além de comer um tempo ainda foi um diferencial. Bem, ele gostou!

      Teve um momento em que eu estava em pé fechando o mapa e ai ele perguntou a Leo se naquelas ofertas de empregos ele se encaixava. Leo não entendeu e olhou pra mim, mas eu estava longe pra ajudar, ai Leo fez de desentendido e começou a guardar as coisas…..hahahahahaha! Ai M. Leblanc reparou e fez a pergunta de outra maneira e Leo respondeu. Ele tb ficou abismado com a quantidade de tecnologia que Leo trabalha. O bixo é foda mesmo!! hehehe

      Depois ele começou a dizer que ele só ia enviar o CSQ  (Certificado de Seleção do Quebec) dia 05 ou 06 de maio pq o sistema não esta integrado e tal…mas ele não disse: felicitations, vous êtes acceptés!! Fiquei frustrada por causa disso! hehe

      No final, ele foi andando com a gente até o elevador e falando que era legal que a gente fizesse equivalência de diploma, mesmo não sendo obrigado e tal…nessa hora eu não entendia mais nada. Na verdade eu não queria entender, queria sair gritando e comemorando! :-)

      Bem depois disso, faço algumas considerações pra quem ainda não fez entrevista:

      – Saiba tudo sobre sua profissão. Decore o que você faz, onde trabalhou. Pesquise o mercado de lá. Cadastre-se em sites de empregos (ex:Jobboom), veja o que as empresa precisam na sua área. Ele quis saber muito sobre nossas profissões;

      – Esteja bem preparado.  Leve tudo que você possa precisar e saiba explicar todos os seus documentos;

      – E mais importante: não tem mistério. É muito tranqüilo. Realmente você não consegue imaginar, mas é uma conversa informal. Pelo menos na nossa entrevista, em momento nenhum ele nos constrangeu, nos tratou de forma grosseira, sem paciência. Pelo contrário, apesar de estar perto da hora do almoço, ele já ter falado com várias pessoas, e ainda ter várias outras pela frente, e o ar condicionado ainda estar quebrado, ele foi muito atencioso, educado e gentil.

      Bem….foi isso galera! Espero ter ajudado alguém! E no que precisarem podem contar conosco!!

      Nosso CSQ ainda não chegou! Estamos ansiosos para poder dar entrada no federal e continuar esperando…..esperando….esperando……pois eh paciência é a alma desse processo.

      Um beijo a todos!

    • #28953
      Anonymous
      Participante

      Leo e Nayara,

      Antes tarde do que nunca. :)

      Parabéns pelo CSQ e sucesso no federal.

      Como estamos indo a Laval poderemos no encontrar por la.

      Excelente contribuição o Mapa.

      Um abraço,

      Jean e Camila

    • #28961
      ibere81
      Participante

      Esse mapa do Leo e da Nayara é ótimo. Eu adoro mapas e quando estive em Montreal eu fui em tudo quanto é lugar pra achar algum mapa bom… fomos até em uma loja que só vende mapas, mas não achamos nenhum que fosse tão bom quanto esse. Eu e minha esposa procuramos feito loucos uma versão já impressa deles e não achávamos, até que uma tiazinha muito boazinha em uma estação de metrô nos deu sem nem pedirmos. É o melhor mapa que eu conheço que dá uma idéia do que é exatamente a ilha de Montreal e adjacências (a maioria dos outros ou são muito bagunçados ou possuem só a parte mais central da cidade).

    • #28966
      vgaram
      Participante

      Este mapa é realmente excelente.

      Aqui vai o link atualizado:
      http://www.stm.info/English/info/reseau2008.pdf

    • #28968
      Riva
      Participante

      Leo e Nayara,

      Sabia que vcs tinham passado. Percebemos, isto quando vcs sairam do elevador, com o semblante de que queriam gritar de alegria. Nós fomos o casal de 12:00h.
      Parabéns! Boa Sorte na etapa federal.
      Vamos agora Attendre, pelo CSQ e parte federal.

      Abçs, cheios de fé e esperança,

      Polyanna e Ricardo

    • #28969
      Riva
      Participante

      Leo e Nayara,

      Sabia que vcs tinham passado. Percebemos, isto quando vcs sairam do elevador, com o semblante de que queriam gritar de alegria. Nós fomos o casal de 12:00h.
      Parabéns! Boa Sorte na etapa federal.
      Vamos agora Attendre, pelo CSQ e parte federal.

      Abçs, cheios de fé e esperança,

      Polyanna e Ricardo

    • #28970
      Riva
      Participante

      Leo e Nayara,

      Sabia que vcs tinham passado. Percebemos, isto quando vcs sairam do elevador, com o semblante de que queriam gritar de alegria. Nós fomos o casal de 12:00h.
      Parabéns! Boa Sorte na etapa federal.
      Vamos agora Attendre, pelo CSQ e parte federal.

      Abçs, cheios de fé e esperança,

      Polyanna e Ricardo

    • #28971
      leorigaud
      Participante

      Pessoal,

      Obrigado por tudo, essa comunidade me ajuda bastante…

      Abraço,

      Leo

    • #28973
      goreti
      Participante

      Alguem la em cima perguntou quanto as entrevistas aconteceram para quem enviou os docs agora no inicio deste ano. O meu debito no cartao de credito tb foi em 4 de marco e minha entrevista esta marcada em setembro de acordo com a Sra Soraia Tandel. Espero estar ajudando….

    • #28974
      goreti
      Participante

      Alguem la em cima perguntou quanto as entrevistas aconteceram para quem enviou os docs agora no inicio deste ano. O meu debito no cartao de credito tb foi em 4 de marco e minha entrevista esta marcada em setembro de acordo com a Sra Soraia Tandel. Espero estar ajudando….

    • #28978
      mkch
      Participante

      Goreti,

      Você já recebeu um e-mail confirmando sua entrevista para setembro?

Visualizando 49 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.