Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
JhonParticipante
Parabéns Larocque!
Lembro da primeira vez que nos vimos em um encontro na pizzaria do center 3 há algum tempo atrás. Depois lembro de todos os problemas que vocês enfretaram e é muito gratificante ver que estão por aqui, pena que longe! (mas muuuito mais perto que antes hehehe)
Boa sorte nessa nova correria!
JhonParticipanteEu acompanho essas eleições muito interessado pela opnião dos eleitores. Tudo é realmente interessante.
wangomes, você não precisa ficar com medo do referendo, porque mesmo que ele aconteça, os votos à favor da separação não passará. Mas de qualquer forma como disse o Carlos, a Pauline teve que aceitar fazer a consulta aos eleitores antes de tudo.
Mas foi outra coisa que você disse que me fez escrever: ao dizer que você notou que seus valores são completamente contrários aos da sociedade Québecois.A questão da identidade Quebeca anda sim incrivelmente inflamada e tudo isso aconteceu por causa de uma série de fatores que você, morando aqui deve ter acompanhado, sendo encabeçado pelo nosso ilustre primeiro ministro federal Stephen Harper e seu partido majoritário.
– No momento que o primeiro ministro Canadense nomeia pessoas da equipe federal unilíngues anglófonos,
– diminui o incentivo dado para a província (mesmo que tenha diminuido para outras tb)
– Passa inúmeros projetos de lei contrários aos valores quebecas (http://www.lapresse.ca/la-voix-de-lest/opinions/courrier-des-lecteurs/201203/11/01-4504485-les-valeurs-conservatrices-ne-sont-pas-celles-des-quebecois.php ) :
*como sair do protocolo de kyoto
*endurecer a pena, as prisões
* E o absurdo do registro de armas de fogo, quando finalmente o Québec consegue ganhar o acesso aos registros para deixá-lo só provincial, o governo federal falou “Ops, foi mal, já botamos fogo em tudo”– Sai a notícia dizendo que atualmente as grandes empresas de orgulho québeca não falam francês e que em não sei quantos anos em Montréal o francês será minoria.
Com cada vez mais as pessoas (na realidade os jornais) reclamando do distanciamento do governo Federal dos valores Québecas, chegam as eleições e Pauline Marois pega a carona falando do separatismo.
Devemos lembrar também que não possuímos toda a bagagem histórica deles, o que dá todo o contexto para o “Je me souviens” daqui.
Porém se você fica preocupado ou com medo das empresas saírem do Québec por causa da idéia de separatismo, não precisa se preocupar com isso, a época que isso poderia acontecer já passou há muito tempo. Atualmente os mais jovens estão a cada dia mais federalistas, mesmo que odeiem o ROC.
Agora se o motivo é porque não consegue mais ligar os seus próprios valores aos valores daqui, acho que você tem todo o direito e dever de fazer essa auto-análise e, se assim desejar, sair. Mas isso é independente de eleição ou quem ganhe…
E outra coisa é que o Québecois estava acostumado desde 1984 a ter primeiro ministro federal Québeca (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Prime_Ministers_of_Canada), então eles estão sentindo muita diferença no Stephen Harper e seu jeito muito ROC de ser….
JhonParticipanteOlha, Sinto como se os québécois tivessem que escolher o menos pior, está realmente complicado.
Cada um tem projetos incrivelmente malucos, dignos de um programa de comédia, por exemplo o PLQ que deseja implementar o “Trabalho Voluntário Obrigatório” nos CEGEP’s… “voluntário obrigatório” é algo completamente ilógico…
Acho que não ficarei feliz independente de quem ganhe.Porém não quero que o partido vitorioso seja majoritário, é incrivelmente danoso para a democracia, vide o partido conservador e Harper com suas “Leis em cadeia” sendo aprovadas sem que ninguém possa fazer nada.
JhonParticipantebom, eu sou completamente favorável ao direito de manifestação popular contrária ou favorável ao governo.
Isso posto, não preciso nem dizer que não recrimino a greve estudante, mesmo que muitas vezes não concorde com todas as suas reivindicações.Quando o governo liberal criou a lei 78, ele terminou por acender o último estopim para o início das eleições provinciais, perdendo muito do apoio que possuia.
Muitos dos Baby-boomers que participaram da revolução tranquila encaram o atual governo tão maléfico quanto o governo corrupto e autocrata da década de 60, hava vista a festa nacional do Québec onde muitos compararam as duas manifestações.Não me sinto ainda pertencente à sociedade Québeca ao ponto de dar uma opinião 100% confiante, porém gosto de acompanhar os acontecimentos, além de defender o direito popular como disse anteriormente.
Mas sua pergunta foi se isso trará frutos. Bem, vendo que as eleições finalmente começaram (embora rápidas e sem muitos candidatos), vendo a quantidade de “não-estudantes” que se mobilizaram à favor ou contra, vendo que essa juventude antes politicamente apática colocou uma voz nos seus desejos políticos, acho que temos alguns frutos. Talvez agora ainda não seja o momento do Québec ter educação universitária gratuita, mas só de ter criado a sensação de que não precisamos ficar assistindo impotente as inúmeras notícias de corrupção e podem ir para as ruas reclamar e por causa disso, acho que as coisas vão mudando aos poucos.
Quanto à maioria silenciosa, que continua silenciosa… (in)felizmente estamos em uma demoracia, e são os que falam(votam) que definem os rumos, os que ficam em silêncio não podem fazer muita coisa que não seja acatar…mesmo que sejam maioria…
Agora, o que fazer e qual será o impacto das decisões pós-eleição? Não faço a mínima idéia. Só acho que, embora o Québec tenha a menor mensalidade universitária do Canadá, é o que paga mais taxas e, segundo os jornais, a província mais pobre. Então se eu sou mais pobre e pago mais taxa (onde já está contida taxas para a educação), porque usar como desculpa para o aumento o fato de pagar uma mensalidade menor que as províncias mais ricas?
Acredito que com a inflação, crise e etc, é meio impossível manter a mesma taxa tanto tempo. Mas o governo e as universidades estavam tão acostumados a mudar as taxas sem ter ninguém para questionar, limitar ou fiscalizar que eu acho bom esse “susto” dizendo : “A população não é inerte e não está aceitando tudo o que vocês fazem”.
Acho que ficou grande demais… Bem, é isso xD
JhonParticipanteOlá Marcelofcdantas ,
Como Sandroms disse, atualmente o processo mudou. Não importa se você estuda pela internet, pela escola ou enquanto dorme, você terá que fazer o teste oficial de francês e enviar o resultado.
Desejo boa sorte nos seus estudos e caso decida realmente entrar no processo, boa sorte também em todo o processo!
JhonParticipanteOlá Sara!
Seja muito bem vinda! Aqui tem muita informação útil para o processo, para tentar aplacar um pouco a ansiedade que ficamos durante os muitos meses nesse processo todo.
Uma pergunta: qual a profissão de vocês?
Bem, Estude o francês (e o inglês) e bola pra frente!
boa sorte
JhonParticipante@roxy wrote:
Oi Pessoal,
Uma curiosidade, que tenho… será que o pessoal que enviou documentação para o consulado de abril/2010 até outubro/2010 também recebeu cartinha com esses dois due dates? 1 para 6 meses e outro para 12 meses? o que aconteceu com essas pessoas? não achei post delas no fórum sobre as cartas ou pedidos de exames médicos…
Cada dia que passa entendo menos desse processo…Roxy.
Olá Roxy,
Eu sou de Junho e recebi minha carta em Setembro (acho, nem lembro mais). Todos recebemos realmente duas datas nas cartas, que antigamente eram chamadas de intermediária e data limite. Porém até a minha época a carta continha a informação que o processo demorava 10 meses, sendo a SEGUNDA data 10 meses depois do início.
Atualmente as coisas mudaram, se houve ou não um problema com a informatização do sistema não sei, mas acredito que eles não conseguirão compensar a quantidade de pessoas que deram entrada nas últimas entrevistas, que pelo que li foram muuuuitas, sendo que pessoas de fevereiro/2010 ainda não receberam os exames.
JhonParticipante@roxy wrote:
Oi Pessoal,
Uma curiosidade, que tenho… será que o pessoal que enviou documentação para o consulado de abril/2010 até outubro/2010 também recebeu cartinha com esses dois due dates? 1 para 6 meses e outro para 12 meses? o que aconteceu com essas pessoas? não achei post delas no fórum sobre as cartas ou pedidos de exames médicos…
Cada dia que passa entendo menos desse processo…Roxy.
Olá Roxy,
Eu sou de Junho e recebi minha carta em Setembro (acho, nem lembro mais). Todos recebemos realmente duas datas nas cartas, que antigamente eram chamadas de intermediária e data limite. Porém até a minha época a carta continha a informação que o processo demorava 10 meses, sendo a SEGUNDA data 10 meses depois do início.
Atualmente as coisas mudaram, se houve ou não um problema com a informatização do sistema não sei, mas acredito que eles não conseguirão compensar a quantidade de pessoas que deram entrada nas últimas entrevistas, que pelo que li foram muuuuitas, sendo que pessoas de fevereiro/2010 ainda não receberam os exames
7 de janeiro de 2011 às 16:39 em resposta a: Forma de contato para pedir atualização do processo #42714JhonParticipanteEu tb não acho que o comentário do Cabeda foi ofensivo.
Acho que todos tem o direito de ligar/mandar email/ ir até o consulado pois é o q diz a carta. Mas o que o Cabeda disse não deixa de ser correto. Essa ferramenta que nós possuímos (tanto o fórum, a comunidade do orkut e a planilha dos timelines do processo) nos acalma por vermos mais pessoas no mesmo barco. Tem gente de fevereiro de 2010 que ainda não recebeu o pedido, então eu que sou de maio sei que vou demorar um pouco, pois mesmo que o consulado tenha suas ordens malucas e inconstantes, pelo menos os meses estão sendo respeitados.
Acredito que ligar pra receber a mesma resposta padrão que o consulado dá pra todos não passa de uma bengala emocional/psicológica. O que, ao meu ver é mais do que válida, todos usamos algum tipo de subterfúgio para aplacar a ansiedade (eu uso as planilhas mesmo), porém sabendo que isso não passa de um “remédio contra ansiedade” cada um pode fazer o q quiser.
JhonParticipanteVentura,
Só pra falar que aqui : http://brasilquebec.com/forum-cbq/25/4084.html tem uma pessoa que recebeu ontem o pedido e é de 1/março e não está na planilha.
Tá indo! Tá indo!
JhonParticipanteUhuuu!! Parabééns Liebel.
Realmente, na hora da troca do francês pro inglês dá uma certa confusão pela falta de prática, mas depois flui.
E sim, o “F” significa Francófono. Existe uma certa divergência sobre os impactos disso, mas isso significa que vc falou muito bem. Parabéns.
Agora relaxe e “bora” pra fila do Federal.
JhonParticipante@neilasasa wrote:
Sei que o momento é para pensamentos positivos, mas se alguém tiver algum relato de experiência negativa na entrevista tb seria muito bom saber!
Liebel, bonne chance!!!
Abs.,
NêSó pra informar que, dentre algumas pessoas na comunidade do orkut que falam “meu amigo acabou de fazer a entrevista e passou” (até agora foi sempre o amigo), tem um cara contando que não passou e está lá explicando os pontos dele. Disse que a entrevistadora é muito boa e não tem nada pra reclamar, até contaram os pontos juntos, mas ele não chegou no mínimo necessário.
Não estou falando isso pra desanimar ninguém, é só pq vc disse que queria saber tb dos casos negativos…Até
JhonParticipante@Layne Faria wrote:
Gente, como assim o conjuge travou??? O entrevistador pergunta muita coisa para o conjuge?? Gostaria de saber, pq sou “a” conjuge…rsrsrsrs
Boa sorte a todos.
Bises
Laynersss Calma Layne, calma. O entrevistador não pergunta muitas coisas para o cônjuge, quem vai ser sabatinado será o requerente principal. Porém o que acontece é que o cônjuge precisa saber se virar na língua, o que a entrevistadora falou foi mais ou menos que o cônjuge precisa saber falar pois ele e o principal não vão viver grudados, então o cônjuge precisa saber se virar na rua sozinho, precisa entender avisos, saber comprar coisas sozinho, passar por entrevistas de emprego sozinho e etc…. coisas que não acontecerão se ele não souber fazer nada.
JhonParticipante@neilasasa wrote:
Sei que o momento é para pensamentos positivos, mas se alguém tiver algum relato de experiência negativa na entrevista tb seria muito bom saber!
Liebel, bonne chance!!!
Abs.,
NêNeilasasa,
Existem tópicos de relatos negativos, porém de rodadas de entrevistas anteriores. Da minha rodada de entrevistas no começo do ano, o casal antes de mim não passou, pois o cônjuge travou e não conseguiu falar direito. Isso bem antes da minha entrevista me deixou bem nervoso…
JhonParticipanteGente, li em algum lugar que as entrevistas começaram hj é verdade?
Boa sorte pra todo mundo nessa nova etapa, e postem os comentários, viu? principalmente quem é o novo entrevistador(a)
-
AutorPosts