Recebimento da carta de Abertura do processo

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal E-CAS Recebimento da carta de Abertura do processo

Visualizando 276 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5281
      viniciusmarc
      Participante

      Finalmente Galera,

      Chegou a carta de abertura de nosso processo, nada foi solicitado, então e so mais um pouco de paciencia…

      Abraço a todos

      Marcus, Juliana & Julia

    • #22014
      rguareschi
      Participante

      viniciusmarc,

      Quando você enviou os documentos da Parte Federal?

      Grande Abraço!

    • #22015
      apgois
      Participante

      Marcus, Juliana & Julia

      Parabéns por mais uma vitória!! Paciência neste processo é um grande teste para todos nós.

      Aguardamos mais novidades!  

      Abços

      Ana e Eliseu

    • #22017
      Daniele
      Participante

      Parabéns Marcus, Juliana & Julia!!! Qual a data limite que eles informaram pro processo d’ocês?

      O difícil dessa fase é a paciência que temos que ter! Ainda estamos aguardando a nossa carta.

      Abraços,

    • #22021
      Katy
      Participante

      Oi Marcus

      Que boa notícia. Nem preciso dizer o qto estou contente, pois vc já sabe da minha torcida por vcs.
      Precisamos nos encontrar no msn para conversarmos mais sobre isso.

      Beijão

    • #22023
      55021
      Participante

      Olá MArcus!
      Acabo tbm de receber minha carta do federal!
      To muito feliz.
      Só uma perguntinha! essa entrevista q eles citam que pode ser necessário, na verdade não ocorre, certo?
      Próximos passos, Exames, Visto, Casa Nova! rs
      Abraçãoooooo a todos

    • #22024
      viniciusmarc
      Participante

      Fabio, enviei dia 02/10

      Apgois, valeu a força

      Dani, eles dão o prazo ate 02/03/2008, achei otimol… enviei nossa documentação a B.A. em 30/04/2007, menos de 1 ano se tudo correr bem

      Kati, tenho certeza que com seu pensamento positivo, meu processo ta voando, beijão

      Saulo, na verdade, como diz a Soraia, não tem mais entrevista, isso e uma carta padrão, mas……  pode acontecer, se eles virem algo errado e acharem necessario, mas e raro.

      Dani e Fabio, o de vcs deve ta jaja chegando

    • #22027
      55021
      Participante

      É Marcus!
      Graças a Deus as coisas estão caminhando! Já estava em pânico!
      Fiz a abertura do meu processo em Jan/07, federal em neste dia 28/09. Espero poder fechar todo o processo até Fev que é quando acaba o contrato da minha empresa com o Ministério. Aí depois é só Auxilio Desemprego!
      Abra’~ao

    • #22041
      Craisse
      Participante

      Parabéns Marcão e Juliana!
      Amanha bebemoraremos mais essa vitória!

      Grande abraço!

      Tio Craisse e Tia Edjinha

    • #22043
      fabiopolonio
      Participante

      Ça va mes amis !!
      Recebemos  a carta Federal  ontem – 25/10.
      Data de envio 02/10

      Um grande abraço atodos

      http://www.fabioejuli.blogspot.com

    • #22048
      GIBA
      Participante

      Marcus,

      Parabéns cara!!!!!! Muito bom as coisas estarem andando!!!!

      Um grande abraço,

      Bruno.

    • #22049
      GIBA
      Participante

      Marcus, Saulo e Flávia, Fábio e Juli,

      Parabéns pessoal!!!!!! Muito bom as coisas estarem andando!!!!

      Um grande abraço,

      Bruno.
      Entrevista em SP: 26/11/07

    • #22058
      miridiam
      Participante

      Pessoal do barco da espera!!! Parabéns e bem-vindos !!!
      ÂNIMO E ALTIVEZ!!!

    • #22153
      jqline
      Participante

      oi pessoal!

      estou preocupada já….. enviei a minha papelada federal dia 1º/10 e até agora nada de cartinha!!!

      será que se perdeu?

      até

    • #22155
      55021
      Participante

      Muito estranho jqline!
      Mas sempre tem esses problemas! alguns chegam logo, outros demoram 1 ou 2 semanas! mas sei de pessoas q receberam a carta com 2 meses
      boa sorte p vc e espero q não seja necessário 2 meses!
      Abraço

    • #22283
      viniciusmarc
      Participante

      OI Jqline,

      A minha tb foi enviada 1º de outubro.

      a sua esta chegando com certeza.

      Marcus

    • #22913
      jqline
      Participante

      Oi 55021

      Finalmente chegou!!!!! Hoj!!! Acredita nisso?? A Maria João disse que receberam uma “avalanche” de dossiers num período e eles não venceram abrir todos ainda!!!

      Ou ela me enganou, ou é isso mesmo! Prefiro acreditar q é isso mesmo (hehehe)

      ufa!

    • #22914
      jqline
      Participante

      Valeu Marcus!!!

    • #22917
      55021
      Participante

      Nossa jaqueline! acho q vc foi a qm mais demorou do nosso grupo!
      Nosso dead line é 02/03 para o recebimento da solicitação de exames! seria bom continuarmos contabilizando nossas correspondencias para ajudar uns aos outros, assim diminui a nossa tortura!
      Grande abraço e parabéns!

    • #22925
      viniciusmarc
      Participante

      Oi Jqline,

      Mas acho que embora atrazado, seu deadline ficou igual não???  espero.

      Marcus

    • #22941
      55021
      Participante

      Boa indicação do Marcus!
      Confirma p nós Jac! é para dia 02/03???
      Abração e vamos de mão dadas!

    • #22942
      otto
      Participante

      Parabéns aos que já receberam…. paciência aos que ainda não!

      Agora basta sentar e esperar..esperar..esperar…. pq, mesmo sabendo o DEADLINE, a ansiedade consome!

      Otto

    • #22951
      jqline
      Participante

      Galera…

      meu deadline é 05/05….. sendo q tem a possibilidade da tal entrevista até 05/08 (isso mesmo agosto)

      Conversei com a Maria João e fiquei sabendo desse aumento de dossiers num mesmo período! Vai ver é isso que tem atrasado. Ela disse que tem demorado mesmo!

      até mais!!!!

    • #23008
      Daniele
      Participante

      Oi pessoal… enviei o meu dossiê em 03/10 e até agora nada de cartinha também!!  :cry:

      O pior é que a gente não tem nem o número do processo pra acompanhar pelo ecas! Essa espera é mesmo um saco…. ainda bem que tenho outra “espera” mais importante no momento (estou esperando meu primeiro baby) pra ocupar a minha cabeça senão já estaria louca.

      Mas jqline, vc ligou lá e a Maria João te respondeu isso na boa?? é que eu já enviei um e-mail pra ela e ela foi super seca falando que eles têm até 90 dias pra informar sobre a abertura do processo.

      Abraços.

    • #23016
      viniciusmarc
      Participante

      OI Dani,

      Que noticia otima…  PARABENS

      Marcus

    • #23039
      RafaCalango
      Participante

      Vish…

      mandamos no dia 01/11 =P
      vamos sofrer um pouquinho, ainda.

      abraços,

      Rafael e Tininha

    • #23045
      jqline
      Participante

      Dani! Parabéns…. vem aí um petit quebecois?!?!

      então… foi assim….. mandei meu dossier dia 1º de out…. meu namorado mandou o dele dia 8 de out. Eis q num belo dia ele recebeu uma carta da Maria João dizendo que a doc estava incompleta, faltando o pagamento e mais um formulário. Não tinha o porquê disso porque eu vi ele mandando esses “dados faltantes”. Heis que ele mandou um email pra Maria João…. ela respondeu em 15 min passou um outro número de telefone e foi quando ela nos disse 1º que alguém de dentro do consulado tinha feito confusão com os papéis dele e que estava tudo certo (UFA)… aí aproveitamos p/ perguntar pq ele recebeu a cartinha de resposta antes da minha (mandei uma semana antes, se teria alguma diferença). Ela pediu que eu mandasse um email e disse que eles receberam mtos documentos num período blábláblá.

      Aí mandei o email, e ela foi extremamente seca dizendo que minha doc provavelmente estava entre outras que chegaram num volume grande e que logo receberia informações.

      No telefone ela foi seca e meio grossa até descobrir que o erro na papelada do meu namorado foi deles mesmo….. já no email só faltou ela me chamar de afobada! Acho que ela deveria estar sob grande pressão, pelo que eu já li por aí sobre pessoas que falaram com ela, a moça não costuma ser assim não…. então vou culpar a pressão mesmo

      Mas o de vcs chega logo! Acredito nisso!!!

      boa sorte     :wink:

    • #23055
      Daniele
      Participante

      Jaque, valeu pelo esclarecimento! Tomara que a nossa chegue essa semana.

      Marcus, brigadinha tb pelos parabéns!

      Bjos   :kiss:

    • #23437
      RafaCalango
      Participante

      Chegou hoje a carta de recebimento!

      Mandamos dia 01/11, receberam dia 06/11, deadline dia 06/05/08.

      Abraços,

      Rafael e Tininha

    • #23445
      Daniele
      Participante

      E nada da nossa ainda!!!  :cry: Enviamos no dia 03/10 e até hoje nada. Pelo visto o nosso processo tá enterrado em alguma gaveta.

    • #23465
      Liah
      Participante

      Nos recebemos nossa carta hoje, com o numero do  dossiê,fico até com vergonha de perguntar,mas o que é Ecas?

    • #23466
      marciobarros
      Participante

      Liah, quando foi que deu entrada no processo federal?

      Quanto ao e-cas, veja: http://www.cic.gc.ca/english/department/atip/pia-client.asp

    • #23467
      abeltrao
      Participante

      Liah,

      Acesse este link: e-cas

      No campo “Identification Type” selecione a opcao “Immigration File Number”.

      No campo “Identification Number” voce informa o numero do seu dossie (comeca com ‘b’).

      Nos campos seguintes voce informa o sobrenome de familia, data de nascimento e pais de nascimento.

      Voila!

      @Liah”;p=”16620 wrote:

      Nos recebemos nossa carta hoje, com o numero do  dossiê,fico até com vergonha de perguntar,mas o que é Ecas?

    • #23468
      55021
      Participante

      Liah!
      Qual o seu dead line?
      Abraço e parabéns

    • #23480
      rafaelmat
      Participante

      Fala Saulo,

      Anota aí meu deadline? 02/03/2008.

      Manda uma lista por favor com o que vc anotou até agora…

      Abs,
      Rafael

    • #23558
      marciobarros
      Participante

      Então, mas alguém tem recebido a carta de abertura do processo federal?
      Enviamos nosso processo em 29/10/2007 e até agora nada.
      Será que congelou com a temperatura do Canadá?

      Abraços
      Márcio Henrique

    • #23559
      rguareschi
      Participante

      marciobarros,

      Também estou na mesmaa  :( pois enviei minha documentação no dia 16/10, receberam no dia 18/10 e até agora NADA. Não aguento mais, se passar de sexta vou ligar na segunda mesmo para o Consulado, pelo menos pra aliviar esta ansiedade.

      Grande abraço e boa sorte/paciência pra nós!!!

    • #23577
      maurorepacci
      Participante

      Meu irmão acabou de scaner a minha carta de abertura do pedido e mandar pra mim (estou em Montréal).
      Meu processo foi aberto dia 26/11/07.

      Eles falam na carta: “caso voce não receba nenhuma instrução da nossa parte até dia 02/05/2008, favor entrar em contato conosco”.

      É nessa data que eles devem pedir os exames?

      Eles também falam que minha entrevista deve ser até dia 2/09/2008. Alguém fez entrevista? Todo mundo recebeu algo similar?

      No começo da carta dizem que o processo dura 10 meses, mas isso se tiver que fazer entrevista né? Na carta de vocês diz a mesma coisa?
      Abs
      Mauro

    • #23578
      55021
      Participante

      @maurorepacci”;p=”16756 wrote:

      Eles falam na carta: “caso voce não receba nenhuma instrução da nossa parte até dia 02/05/2008, favor entrar em contato conosco”.
      É nessa data que eles devem pedir os exames?

      Bacana Mauro!
      Todas as cartas são padrão. A tal entrevista, não tem relato de ocorrido. Essa data 02/05 é a data Limite para vc receber a carta com a solicitação de exames médico.

      Aproveitando! como anda as nevascas? rs!
      Já editei a lista dos exames médicos 2008 com seu dead line!
      Aproveite bem!
      grande abraço

    • #23579
      miridiam
      Participante

      Mauro, blz? então me diga, quando for fazer os exames, irá faze-lo por ai mesmo? e depois, quando pedirem o passaporte, como irá proceder?
      ou pretende voltar logo para o Brasil?

    • #23580
      55021
      Participante

      @miridiam”;p=”16758 wrote:

      Mauro, blz? então me diga, quando for fazer os exames, irá faze-lo por ai mesmo? e depois, quando pedirem o passaporte, como irá proceder?
      ou pretende voltar logo para o Brasil?

      Acredito que o melhor é fazer os exames em Montréal mesmo! Pois até as pessoas que solicitam ficar mais de 6 meses com qualquer tipo de visto é necessário fazer este.

      Isso é se vc ainda estiver em Montréal na data do recebimento da sua carta.

      Abração

    • #23591
      babi
      Participante

      Mauro,

      Que bom que vc recebeu a carta, vc foi um sortudo, pois vc enviou dia 26 e já recebeu a confirmação. Tem muita gente que mandou em outubro e até agora nada, eu mandei dia 09/11 e não aguento mais de ansiedade.

      Abraço,

      Bárbara

    • #23593
      Thiagocosta
      Participante

      Olá pessoal,

      Recebi ontem também a carta anunciado a abertura do processo federal.

      Tem 2 datas também – a data limite de 2/5/2008 e a de 08/08/2008 – para a  entrevista – se houver.

      O negócio é esperar!!!

      Abs,

    • #23594
      rguareschi
      Participante

      Pessoal, acabei de falar com a Maria João. Quer dizer, eu até tentei falar mas a resposta foi bem seca: “Temos até 3 meses para enviar a carta de abertura do processo”. Enfiem, ela simplesmente me perguntou novamente quando enviei minha documentação (16/10) e me respondeu isto.

      Mas já serviu de alguma coisa, pois com ctza ela notou que já fazia algum tempo que eu tinha enviado os documentos.

      Não sei qual a prioridade que eles tratam esses pedidos, e acho que vai ser uma das últimas coisas que vou entender em minha vida, rsrs.

      Resta aguardar!!!

      Grande abraço!

    • #23600
      maurorepacci
      Participante

      Estranho esse consulado, não seguir a ordem de chegada. Mas talvez, eles devem ter uma lógica de processamento de processos que não conhecemos.

      Saulo e Flávia:
      A nevasca acabou. Agora aqui em Montréal, céu azul, sol brilhando e – 15. Dá até pra ver o rio São Lorenço daqui do centro (29 andar) e antes não dava nem pra ver o prédio em frente.

      miridiam:
      Sobre meus exames: planejo fazer a aqui. Quando os pedidos chegarem algúem em casa vai enviar via Fedex (2 dias) para Montréal e vou fazer com um médico aqui e enviar para Trindad e Tobago.

      Sobre o pedido de passaportes: por enquanto vou ter que voltar. Porque quero tirar o passaporte azul que exige voce ir na polícia federal para tirarem medidas biométricas. Entrei em contato com o consulado do Brasil em Montréal e eles emitem só o antigo (verde). Então pretendo voltar quando pedirem o passaporte e depois voltar para cá como residente permanente.

      Pessoal que já recebeu: parabéns…agora é só esperar.

      Pessoal que está esperando: se vocês tiverem certeza que o correio entregou, uma hora ou outra o consulado vai responder.

      Boa sorte a todos!
      abs,
      Mauro

    • #23602
      Hanton
      Participante

      Oi, Pessoal,

      Estamos meio sumidos, mas é que o tempo anda curto.

      Pois é, Mauro, quem tem certeza que os correios entregaram a documentação, sabe que o problema é, então, com os prazos do consulado, que nunca segue uma lógica.
      Mas, e nós que entregamos PESSOALMENTE no consulado, após um corre-corre danado, porque nossa entrevista foi pela manhã e o consulado não recebe, via de regra, documentação à tarde?

      Entregamos no guichê, vimos quando ela carimbou, mas não recebemos nenhum tipo de comprovante de entrega… :?
      Até agora nenhuma comunicação do consulado… E não temos nenhum comprovante conosco que a documentação foi entregue no dia 12/11… :no:

      Pelo que vemos, algumas pessoas são “sorteadas”  e conseguem que seu prazo seja seguido de uma forma mais lógica. Os demais, ficam no “ora-veja”, aguardando algum contato, só Deus sabe quando… :(

      Realmente, situação muito chata essa.

      Abraços e boa sorte a todos!!

    • #23630
      Daniele
      Participante

      Olá Pessoal! Recebemos ontem a nossa carta de abertura do processo. Enviamos o nosso pedido no dia 03/10, a data do ecas é 08/11 e o deadline é 05/05/08.

    • #23633
      Carlos_Santos
      Participante

      bonne chance et bon  courage!   :wink:

    • #23637
      babi
      Participante

      Que bom Daniele que a carta chegou!!!!!

      Para mim é muita incoêrencia alguém enviar a documentação no final de novembro e receber a carta antes de quem enviou no ínicio de outubro, praticamente 2 meses antes. Mas quem disse que existe muita coerência neste processo?????

      Parabéns,

      Abraço

      Bárbara

    • #23643
      Daniele
      Participante

      Obrigada Carlos e Bárbara!!

      Realmente essa espera é estressante. Mas analisando o timeline aqui da CBQ, tenho percebido uma certa coerência sim: A data do ecas federal está seguindo uma ordem cronológica de recebimento do pedido por eles. Os pedidos mais antigos estão com a data do ecas mais antiga. Mesmo que algumas pessoas que tenham enviado a documentação mais recente tenham recebido a carta mais rápido do que alguns que enviaram a documentação a mais tempo, a data do ecas desses é mais antiga, ou seja, os processos foram abertos antes. Entendo então, que o recebimento da carta é mais uma formalização pra nós, porque pra eles, o que conta mesmo é a data em que o processo foi aberto, a data do ecas. Me corrijam se eu estiver errada!

      Não sei se fui muito confusa na minha colocação!!  :roll:

      Abraços,

    • #23656
      RafaCalango
      Participante

      hum… não sei… nosso e-cas é de 23/11 (15 dias depois do seu) e a carta chegou dia 29/11…  :roll:

      abraços,

      rafael e tininha

    • #23660
      Hanton
      Participante

      E nós continuamos na espera…

      :hmm:

      Parabéns àqueles que já receberam!!
      E graças a Deus a sua também chegou, Daniele, muito justo, né?? Já fazia um tempão!!
      Até deixamos uma msg no seu blog, que nos chegou em ótima hora… :D

      Babi, continuamos na espera, mas se Deus quiser, daqui a pouco chega!!!! :yes:

      Abraços e boa sorte a todos!! :clover:

    • #23662
      55021
      Participante

      Bem Hamilton!
      Não se preocupe, pois o normal é até 1 mês e 10 dias, eu fiz meus calculos dessa forma, mas chegou com 28 dias. Fiquei até supreso. Antes vc esperar uma coisa mais tarde e celebrar quando chega cedo, do que esperar em receber cedo e tardar a chegar. Acho q engana nossa tortura! rs
      Abração

    • #23669
      Daniele
      Participante

      Olá Hamilton e Dani! Obrigada pelo carinho e pela msg no blog. Depois vc vai lá dá uma olhada na resposta.

      Beijos   :kiss:

    • #23694
      rguareschi
      Participante

      Gente, finalmente após 52 dias de espera, a carta de abertura do processo federal chegou.

      Iniciaram meu processo em 29/11/2007 e minha deadline é 02/04/2008. E na pior das hipóteses 02/08/2008.

      Agora muita paciência.

      Boa sorte a todos.

    • #23702
      Liah
      Participante

      @marciobarros”;p=”16621 wrote:

      Liah, quando foi que deu entrada no processo federal?

      Quanto ao e-cas, veja: http://www.cic.gc.ca/english/department/atip/pia-client.asp

      Oi Marcio!Nos iniciamos o processo em 10/01/2007
      Entrevista:20/08/2007
      Envio doc. federal:06/11/2007
      Recebimento da carta:27/11/2007
      E-CAS:23/11/2007
      Dead line: 06/05/2007
      e pede que se comunique  com o Consulado somente se nao receber nada ate 06/09/2008.

    • #23703
      Liah
      Participante

      @babi”;p=”16828 wrote:

      Que bom Daniele que a carta chegou!!!!!

      Para mim é muita incoêrencia alguém enviar a documentação no final de novembro e receber a carta antes de quem enviou no ínicio de outubro, praticamente 2 meses antes. Mas quem disse que existe muita coerência neste processo?????

      Parabéns,

      Abraço

      Bárbara

      Nos mandamos a documentaçao em 06/11 e a abertura do processo foi em 23/11.
      Tivemos muita sorte!
      Espero que logo vcs recebam tbem a carta da abertura.

    • #23741
      grsilva
      Participante

      Olá Pessoal,

      Minha carta chegou ….
      Olhando os posts … foi bem rápido :

      Envio via Sedex : 30/11
      Entrega :03/12 ( Primeiro dia Útil)

      Data recebida pelo consulado : 04-12-2007

      Agora vem a parte chata :

      Dead Line : 03-06-2008
      Data máxima : 03/10/2008.

      e-Cas : Ainda não estou conseguindo acessar.

      Abraço e Boa Sorte Todos

      Regis.

    • #23744
      marciobarros
      Participante

      Silva, o tempo de abertura do seu processo foi recorde. Caramba que velocidade.
      Eu enviei o meu em 29/10 e até agora nem um simples aceno de mão recebi.
      Semana passada enviamos um e-mail para o consulado e nos disseram para esperar que iríamos receber notícias em breve.
      Tõ desconfiado que só deve ter mineiro trabalhando no consulado, pois o breve deles é igual ao ali dos mineiros…hehehe
      Ou será que todos eles são católicos e querem me convencer da existência do purgatório? hehehehe…tô quase crendo que o purgatório existe.

      Pois é lá foi mais um dia e nada, absolutamene nada de cartinha.

      Abraços
      Márcio

    • #23746
      marciobarros
      Participante

      Oi Pessoal, eu de novo!

      Tem alguém que entrou com o processo federal no mês 10/2007 e ainda não recebeu a carta de abertura do processo? Será que somente eu recebi o tão glorioso prêmio do esquecimento? Me permitam o desabafo, mas já estou ficando injuriado a ponto de já ter iniciado o contato com o conselho de farmácia da nova zelândia e austrália para validação do diploma da minha esposa. E diga-se de passagem, obtive resposta no mesmo dia com todo os passos a serem tomados.

      Pensei que o serviço público do governo canadense fosse diferente do Brasil, mas infelizmente não é muito diferente, pelo menos no quesito de …. bom, deixa pra lá!

      Com tristeza,
      Márcio

    • #23747
      Hanton
      Participante

      Márcio,

      Você não teve nem um aceno de mão e nós não tivemos nem um sinal de fumaça… :no:

      Continuamos na espera…

      Abraços e bonne chance a tous!!

    • #23762
      Daniele
      Participante

      Oi Márcio!! Entendo bem a sua angústia, pois passamos por ela tb a pouco tempo e sei que essa espera é terrível… não sei se vai te servir de consolo mas aí vai: como vc já deve ter visto aqui, enviamos o nosso pedido em 03/10 e só fomos receber a nossa carta quinta-feira passada (06/12). Estava tb super irritada com isso! Mas o bom é que o processo foi aberto no ecas um mês antes (08/11). Então, quando vc receber a sua carta (e está bem perto disso acontecer!), vc vai relaxar e esquecer toda essa angústia e quem sabe tb o seu processo seja aberto a mais tempo no ecas. Depois vc volta e nos fala!   :wink:

      Antes eu tb já tinha enviado e-mail, telefonado, telefonado de novo e a resposta era sempre a mesma: “nós temos 90 dias para enviar uma comunicação”.

      Abraços e boa sorte!

    • #23764
      marciobarros
      Participante

      Oi Pessoal, obrigado pelo apoio!

      Mas o pior da espera, além da angústia, é começar a desconfiar que a data do e-cas vai para lá do meu aniversário de 60 anos…rsrsrs. O tempo tá passando, e entendo que por consequência, a data do e-cas vai passando também, passando para além do natal, ano novo, carnaval….

      Então na sequência, será que vou conseguir fazer o exame médico no ano que vêm antes da chegada do papai noel?

      Para quem tá acostumado a trabalhar on-line com os clientes e a responder e-mails com uma média de intervalo de 3 minutos, é terrível receber um tratamento tão primitivo. Ao longo dos anos aprendi que uma das coisas que o cliente mais deseja é receber informação precisa, objetiva e rápida para suas dúvidas. Eles até que são rápidos, mas quando não são evasivos, transparecem uma certa rispidez que doe na canela (mas isso podem né?! tem a desculpa que são assim mesmo, faz parte da cultura fria).

      Mas fazer o quê né?! São eles que emitem o visto, e é perigoso fazer muitas críticas, pois podem ficar sentidos e resolver deixar seu processo de molho ou simplesmente arrumar um item para te desclassificar.

      Assim, vamos aprendendo a ser imigrante, aprendendo a ser humilhado e destratado desde o início do processo.

      Acho melhor calar minha boca!
      Abraços
      Márcio

    • #23767
      maurorepacci
      Participante

      Márcio,

      Eu estou na mesma espera que voce, aguardando o pedidos dos exames médicos. Concordo que é ruim tem que esperar, ficar sem notícias, etc, mas acho que voce está sendo um pouco exagerado em considerar isso humilhação ou destrato.

      Pelo menos eu considero o processo de imigração algo muito sério e o governo do Canadá pode ter seus defeitos e não ser perfeito mas eles abriram as portas do país para nós. Entretando não podemos nem devemos esperar que eles considerem o pedido de residência permanente em um mês. Eles tem um manual completo de como tratar cada caso devido às suas particularidades (por exemplo, se já morou no Canadá ou em outros países, quantas pessoas estão indo com você, etc.)

      Mesmo porque o fato de voce receber a carta depois não quer dizer necessariamente que seu prazo vai ser mais tarde do que quem recebeu antes. Por exemplo, a Daniele enviou a carta antes de mim, recebeu a carta depois de mim mas o prazo dela é antes do meu.

      Os prazos do consulado que estão no site dizem que o processo pode durar até 10 meses e isso porque o Brasil é um dois países onde o visto é processado mais rápido, se for na India ou China voce esperaria anos.

      Acho que nos devemos considerar sortudos de termos sido aceito por um país como o Canadá. Eu estou esperando pelo pedido dos meus exames aqui em Montréal e essa é a décima vez que venho pro Canadá. Os serviço público aqui não tem comparação com o Brasil.

      Espero que sua carta chegue em breve.

      Abraços,
      Mauro

    • #23768
      fflush
      Participante

      A relacao nossa com o Canada , nao e a mesma de um um cliente com uma  empresa.

      Nao concordo que devemos esperar os o mesmo tratamento.

      Eles nao dao prazos fixos para cada fase, eles dao estimativas como ja foi dito anteriormente.

      No mais e esperar com calma e pegar firme no Frances/Ingles.

    • #23775
      Craisse
      Participante

      Nossa Carta de Abertura chegou hoje!!

      Entregamos nossa documentação no Consulado no dia 13 de novembro.

      Nossa 1ª data limite é 02/05/2008 e a 2ª é 02/09/2008.

      Agora começa a espera mais angustiante de todas!

      Um abraço pra todos!

      Craisse e Edjinha

    • #23776
      marciobarros
      Participante

      Oi Pessoal

      Depois de expostas as críticas eis que a minha cartinha chegou! Pois é, chegou!
      Chegou hoje e me deram o deadline para 02/05/2007.

      Bom, quanto aos comentários ao desabafo, foi ótimo ler posturas diferentes e talvez mais centradas. Contudo, entendo que o Canadá não está fazendo favor para nós, pois não somos refugiados. Pelo contrário, muito pelo contrário, somos todos profissionais com habilidades e qualificações que o mercado demanda. E um detalhe, estamos pagando para que nos examinem e decidam se temos o perfil do mercado deles. Do contrário, talvez nem visto de turista conseguiríamos.

      Entendo que a comparação entre cliente x fornecedor não seja a das melhores, mas isto se deve ao fato que somente  consigo pensar na imigração como um negócio. As portas foram abertas para atender ao problema do desiquilibrio fiscal e somente querem profissionais qualificados para suprir a demanda de mercado. Se não tivéssemos o perfil produtivo desejado, estaríamos fora do barco. Isto é um negócio, pois visa obter recursos para amenizar o desiquilbrio fiscal. Não há romantismo, muito menos humanismo!

      Agora, vou fazer novamente o que todos fazem: conjugar o verbo esperar!
      Pelo menos agora eu tenho algo muito valioso para hoje em dia, EU TENHO UM NÚMERO!
      ASSIM POSSO CONSIDERAR QUE SOU ALGUÉM, TENHO UM NÚMERO….hehehehe.

      Abraços a todos, e perdão pelas ironias e sarcasmo, deve ser consequência de viver no Brasil.
      Márcio

    • #23787
      maurorepacci
      Participante

      Parabéns Márcio! Sua carta chegou 10 dias depois da minha e temos o mesmo deadline para os exames médicos. Entendo seu ponto que pagamos pelo processo mas isso nao tem comparacao com o que acontece no Brasil (por exemplo, a polícia federal tem um prazo que por lei é de 10 dias úteis para emitir os antecedentes criminais mas eles demoram até 45 dias em Sao Paulo).
      Voce esta vindo para Montréal? Trabalha com que?
      abs e boa sorte no processo
      mauro

    • #23792
      RafaCalango
      Participante

      Ae, Marcio.

      Seja bem vindo ao inutil oficio de entrar no e-cas todos os dias e nao encontrar nada… hahahaha
      Quando tudo acabar isso tudo vai ser bem mais engraçado.

      Sucesso a todos!

      Abraços,

      Rafael e Tininha

    • #23793
      marciobarros
      Participante

      Rafa, Não é que ao receber a carta em mãos já fui lá no e-cas fazer a consulta…hehehe….e como você disse, não tinha nada. Então fui no help para testtificar que não estava digitando os dados errados, e realmente não estava. :-(

      Mas sinceramente, com a data do deadline não quero mais ficar pensando no processo e no recebimento dos exames, já basta toda a ansiedade que passei com a parte do Québec e essa agora com a abertura do processo. Sabe como é…depois que passa dos 40 tem que se cuidar….hehehe

      Mauro, nossa intenção inicial sempre foi Montreal, mas hoje não sei mas nada. Tudo depende da validação do diploma de farmácia da minha esposa. Mas Montreal ou Quebec City são as principais, ou até Gatineau.

      Eu trabalho com produção de software, e hoje 100% em casa, somente via Internet. O que irá me permitir manter os clientes no Brasil (assim espero). Minha intenção é abrir uma software house no Canada. Atuando tanto na produção de software, quanto no suporte a redes.

      Abraços
      Márcio

    • #23797
      rafaelmat
      Participante

      Opa, software house!? Já sei pra quem mandar meu primeiro CV. hahahaha

    • #23823
      Hanton
      Participante

      Bem, ao menos vamos nos aquietar um pouquinho… :D

      Recebemos ontem a carta de confirmação de abertura do processo.  :lol:
      Nosso deadline é igual ao da maioria dos que enviaram no mês de novembro, seja no início seja no fim. Isto é, 02/05/2008.

      Pode não parecer muita coisa, mas que já acalma por sabermos que a documentação foi recebida e aparentemente não está faltando nada, já nos dá um certo sossego. :whistle:

      Agora, temos que esperar… Mas, isso nós já sabíamos. :yes:

      Boa sorte a todos os que já receberam. Os que não receberam, tenham calma que vai chegar. A nossa tardou, chegou com exatos 30 dias, mas chegou!!

      Abraços,

    • #23826
      marciobarros
      Participante

      Ei Hanton, parabéns!!!

      Está se formando uma turma boa com o deadline de 02/05/2008.

      marciobarros
      Craisse
      marcelogodois
      jqline
      maurorepacci
      Thiagocosta
      Hanton

      E coladinho, com alguns dias mais a frente, tem:

      Daniele
      RafaCalango
      Liah

      Então agora é entrar numa rede e ficar balangando…..balangando….
      Abraços

    • #23828
      marciobarros
      Participante

      Uma dúvida, normalmente, enquanto tempo aparece o processo no e-cas?

    • #23829
      55021
      Participante

      hehh! lavem a questão do aparecimento novamente! rs
      Mas isso é muito relativo Marcio, para alguns, apareceu 1 semana após, para outros no meio do processo e para outros mais felizes, 1 semana antes de receberem a carta.
      ou seja, o e-cas só serve para te deixar um pouco mais insano.
      Grande abraço

    • #23830
      Daniele
      Participante

      Parabéns Hanton!! Depois que a gente sabe que o processo foi aberto dá pra dar uma relaxada mesmo.

      Abraços,

    • #23869
      leabras
      Participante

      olá,
      minha carta chegou tb! mandei os documentos dia 09-10-07, a carta chegou dia 06-12-07 como prazo até abril-08. o meu processo foi iniciado dia 29-11-07.
      realmente, dá um alivio ver a coisa caminhando.
      letícia

    • #23870
      55021
      Participante

      @leabras”;p=”17107 wrote:

      olá,
      abril-08 letícia

      olá Letícia.
      parabéns pelo recebimento!
      Apenas me diga o dead line para colocar no tópico exames médicos – 2008. Assim fica legal para todos termos novidades.
      Abração e felicidades

    • #23896
      GIBA
      Participante

      Dani e Hamilton,

      Que bom que a carta de vocês chegou!!!!!!  Parabéns à todos que receberam a carta por esses dias!!!!!

      Mandamos a nossa documentação do federal hoje, 17/12/2007.

      Agora vamos esperar a nossa bendita carta. No mais, continuar se aperfeiçoando no francês e inglês.

      Um grande abraço,

      Bruno e Flávia.

    • #23900
      leabras
      Participante

      olá,
      o prazo que veio na minha carta foi 02-04-2008. espero que até chegue meu pedido de exame médico.
      abraços
      letícia

    • #23912
      babi
      Participante

      Olá pessoal,

      Também recebemos nossa carta na semana passada dia 12/12, e o nosso deadline é o mesmo de todo mundo dia 02/05/2008.
      Que alivio!!!!!!

      Abraços,

      Babi

    • #23914
      Hanton
      Participante

      Olá, Babi!!

      Que coisa boa!!
      Você era uma das pessoas que estávamos ansiosos por saber se tinham recebido ou não!! Vocês receberam no mesmo dia que nós e estamos com o mesmo timeline: abertura do processo e o 1º deadline!!! :D

      Parabéns!!!

      Bruno e Flávia, muito obrigada pela torcida!! Daqui a pouco será a de vocês chegando também, se Deus quiser!!

      A todos que receberam, parabéns e estamos na mesma espera.

      Aos que não receberam, tenham calma que VAI CHEGAR!! :lol:

      Abraços e boa sorte a todos!!

    • #23936
      pablo111
      Participante

      Olá pessoal! Acabei de receber minha carta também!!! Incrível!

      Levei os documentos no Consulado dia 12/12/07 e recebi a carta hoje, 19/12/07 – 1 semana exatamente. Acho que foi o recorde de menor tempo.

      Quando vocês falam da data de prazo, vocês querem dizer aquela data que consta em : “Caso não receba nenhuma outra instrução da nossa parte até…”?

      Se for, meu prazo é 12-06-2008. Tem também uma outra data sobre notificação de entrevista, mas acho que nem vale muito quando o processo é por Québec e o CSQ vai junto…

      Yuhuuuu… agora vai!

      Abcs

    • #23941
      55021
      Participante

      Bom d+ Pablo!
      Pode ser velocidade recorde ou não, mas o melhor e ver que todos estão recebendo notícias, isso desafoga a fila e as coisas andam para todos.
      Parabéns

    • #24104
      apgois
      Participante

      Pessoal,

      Recebemos nossa carta hoje. Estamos super felizes, mais uma etapa vencida.
      E o melhor de tudo: entregamos pessoalmente nossos documentos no consulado dia 19/12/2007 e hoje já recebemos a carta com prazo até 17/06/2008. Foram apenas 10 dias e já tivemos resposta!!
      Agora é só aguardar e aproveitar para estudar e organizar muuuuitas coisas.

      Abços

      Ana e Eliseu

    • #24108
      akcastro
      Participante

      Pessoal,

      Eu recebi a minha cartinha ontem ! Eu enviei os docs no dia 03/12. De acordo com o E-Cas o meu processo começou a ser analisado no dia 06/12. O prazo da cartinha é 05/06/2008.  :D

      Um abraço,

      Karol

      http://karoxinha.blogspot.com

    • #24147
      maurorepacci
      Participante

      Meu endereço também esta no Ecas….minha data de abertura é 29/11/07 do processo de acordo com Ecas é a mesma da carta.
      Meu nome deve ter aparecido no Ecas antes mas eu estava colando a data de nascimento errada….mil e oitocentos em vez de mil e novecentos
      abs e feliz 2008 para todos…esse será um ano de grandes mudanças em nossas vidas…com certeza para melhor

    • #24149
      lfotaviano
      Participante

      Também recebi a carta!

      Entreguei a documentação pessoalmente no consulado dia 17/12 e recebi a carta dia 27/12.
      Pelo E-CAS, meu processo foi aberto dia 20.

      É Mauro, 2008 promete!  :D

    • #24383
      julianomga
      Participante

      oi companheiros de comunidade
      um feliz 2008 a todos!!!

      desculpe a demora, enviei meus documentos para o consulado via correio nod ia 13/12/2007 e recebi a carta de confirmação no dia 28/12/2007 informando que meu processo havia sido recebida no dia 17/12/2007 e a data limite é dia 17/06/2008, como a da Ana e Eliseu. Porém uma duvida, meu processo ainda nao consta no E-cas, o que sera isso??

      abraços

      Juliano

    • #36230
      mrodolfo
      Participante

      Mes amis,

      Chegou nossa carta de abertura do processo federal.

      Envio dos documentos para o Consulado: 22/07/2009
      Abertura do processo: 27/07/2009

      Dead-line: 15/01/2010

      Abraços,

    • #36232
      Patinha11
      Participante

      Eh meu amigo..esta na hora de comecar a comprar as malas…
      Estamos aqui te esperando!!

      Grande abraco!

      :lol2:

    • #36247
      Ventura
      Participante

      Parabens, Marcos!!

      Abs.

      Ventura

    • #36858
      LelyKanawati
      Participante

      Recebi a carta de abertura de processo em 03 de Setembro. Haviamos mandado os documentos em 17 de Agosto!
      Demorou um pouco!
      Ainda nao consegui acessar o E-Cas. :(
      Não sei bem pq… Estou com dificuldade em saber qual meu “nom” visto que tenho tantos… Mas já testei todos e nada!

    • #36884
      SANDROMS
      Participante

      Nome é só o último nome igual está no formulário do processo. Digite em maiúsculas… o código é o B000000000 e é o seu Immigration Number. Tente assim!

    • #36912
      Anonymous
      Participante

      Hoje recebemos a carta de abertura do nosso processo!!!
      Estamos muito felizes!
      Eu pensei que iria demorar mais para a carta chegar, pois mandamos os documentos da parte federal para o consulado, no dia 28 de agosto. Foi uma ótima surpresa!
      E o nosso nome já está no E-cas!!!
      Não temos a menor idéia quando teremos nossos vistos permanentes…Mas espero que seja o mais rápido possível!!! Queremos muito partir para Québec em abril de 2010, mas pela média do tempo entre o recebimento dessa carta e o recebimento dos vistos de muitos por aqui, acho que só teremos o visto em junho ou julho. O que vocês acham? Qual o tempo médio depois da abertura do processo federal e recebimento dos visto?
      Boa sorte e grande abraço a todos!!!
      Ana.

    • #36940
      borboletinha
      Participante

      Que pena, vivo ate hj a espera dessa carta… e o pior é pensar no comprovante do deposito que vai junto. pois, mandei meus documentos em junho, recebi uma ligaçao por parte deles segundo a moça q falou comigo, e eles pediam para q tao somente comfirmasse o CEP.. isso tres dias depois de ter enviado os papeis, achei que depois seria avisada da abertura do processo como na primeira fase. pra minha surpresa, nao foi nada, nada igual, pois espero ate hj.  Pior q essa espera é a angustia por saber q meu caso nao é comum…
      Ja enviei e-mail e nada, tentei ligar e depois daquela longa mensagem ao final sempre nao podem atender por estar ocupado no momento, por utimo agora enviei uma carta pra la so pedindo uma posiçao, se receberam ou nao a papelada… silencio total. sinceramente nao sei mas o q fazer….

    • #36943
      petula
      Participante

      nossa, borboletinha, imagino seu desespero…

      minha cartinha de abertura chegou depois de uma cobrança que fiz por email. vale lembrar que essa carta inicialmente pode ter sido extraviada, então vale a apena aguardar mais um pouco. mas não desista. eles têm obrigação de te dar uma posição e, infelizmente, seu papel terá que ser de cobrança ativa.

      é chato… mas é nosso destino, é a gente quem tem que fazer algo. muito boa sorte!!!

      []s
      p

    • #36964
      borboletinha
      Participante

      Obrigada Petula pela força. Na verdade hj mesmo postei outra carta…e farei quantas forem necessarias ate obter uma posiçao.

    • #36966
      SANDROMS
      Participante

      Petite papillon,

      Achei seu caso estranho, pois toda a vez que enviei emails ao consulado eles responderam em no máximo 3 dias… vc enviou para o email abaixo?

      SaoPaulo-im-enquiry@international.gc.ca

    • #36992
      LelyKanawati
      Participante

      Borboletinha,

      Olha na minha primeira fase do processo eu demorei horrores para receber a primeira carta… Mas recebi. e depois recebi outras e enfim consegui o CSQ.

      No Federal eu demorei cerca de 3 semanas para receber a carta. Quando chegou veio junto o comprovante de pagamento. Não desanime, da qui a pouco chega!

      SANDROMS,

      Eu tentei no E-CAS meu nome como eu coloquei no formulário, mas ainda nada… Aliás eu tentei com meu nome de vários jeitos, pois no formulário eu coloquei ainda o nome do meu marido em “outros nomes”  e poderia ser que fosse isso, mas nada!
      Aliás, eu recebtemente atualizei meu passaporte, mandarei ao consulado novas cópias com nome de casada. Espero que não crie mais confusão.

      Vou tentar com maiusculas… Não sei se fará diferença. Valeu! :)

    • #36994
      gustavobk
      Participante

      eu enviei os documentos na quinta-feira dia 10 e ontem chegou lá em casa a carta informando do recebimento do dossier. Detalhe, com data de postagem do dia 11 de setembro.

      Tomara que o restante do processo seja assim rápido.  8)

    • #37008
      borboletinha
      Participante

      Sandroms

      Foi exatamente para esse endereço q enviei. Alias, para os endereços q seguem:
      qc.bresil@mri.gouv.qc.ca
      mariaguimaraes@international.gc.ca
      re-saopaulo-im-inquiry@international.gc.ca
      respostas eles enviam sim, mas nao a que necessito mais enviam uma msg dizendo que qualquer duvida sobre o processo de imigraçao consultar o site do governo. e a minha duvida é : chegaram ou nao meus doumentos.
      valeu Sandrons

    • #37168
      mscolese
      Participante

      Olá amigos!!! :mbounce:

      Chegou chegou chegou…
      A primeira cartinha chegou, estamos na fila eh eh eh!!!
      Agora é chá de camomila para dentro e paciência, risos!

      Milene

    • #37171
      Anonymous
      Participante

      É isso aí!! :D Todo mundo recebendo suas cartinhas!! A nossa recebemos também faz um tempinho, na verdade, de processo federal completamos 1 mês no dia 30. Agora é só esperar pelo pedido dos exames!! :D

      Parabéns a todos!

    • #37176
      Gus_23
      Participante

      Nós re-enviamos td para a inclusão da minha esposa dia 21 de outubro! aidna nao recebemos nada e não sei como eh o procedimento nesses casos, se eu recebo mais alguma informação do federal ou se é só o pedido de exames!! só espero que eu não tenha que esperar mais 6 meses!!

    • #29812
      florence23
      Participante

      Pessoal…estamos todos juntos nessa! Mandamos os papéis do federal dia 29/09/09 e recebemos a cartinha uma semana depois mais ou menos!
      O nome está lá no E-CAS e agora é esperar o pedido dos exames!!

      Boa sorte pra todos nós!

      Abraços!

      Florence e Pedro

    • #14771
      marsonfamily
      Participante

      Recebemos nossa cartinha dia 24/10 e tb estamos no eCAS.

      Boa paciência a todos.

    • #30026
      Bialuf
      Participante

      Pessoal,

      acabamos de receber a carta de aberta do processo, fiquei com algumas dúvidas:
      Na carta diz que o prazo é de aproximadamente 10 meses, depois tráz duas datas e ainda o aviso de uma possível entrevista (caso necessário).
      Perguntas:
      – alguém já foi convocado para essa “tal” entrevista?
      – quem está recebendo a carta agora o prazo também está de 10 meses?
      – o prazo total sempre foi este?

      Obrigada, desde já!

    • #30031
      Anonymous
      Participante

      A carta que recebemos foi exatamente igual, dizia as mesmas coisas.
      Pelo que os amigos disseram, a entrevista será só no caso de precisarem checar alguma informação, mas nunca vi e não conheço ninguém que tenha tido informação de que alguém foi chamado para tal entrevista.
      Acho que o prazo padrão normalmente é de 10 meses mesmo.

      Mas não esquenta, eu tb fiquei super preocupada qdo recebi minha carta, mas depois li com calma e vi que estava ok. 8)

    • #30036
      petula
      Participante

      tomara que seja como no ano que vem: processos federais de fim de ano correndo em 3 meses!!!

    • #27194
      Canada010
      Participante

      Olá pessoal!

      Ficamos curiosos com um fato de nosso processo federal. Enviamos o processo no dia 24/09/09 e após alguns dias apareceu o nome no E-CAS. O curioso é que depois de alguns dias o nome sumiu ! Verificamos frequentemente e não aparecemos mais no E-CAS. Será que houve algum problema ou há erros no site?

      Alguém pode nos ajudar ?

      Obrigado

      Canada010

    • #30481
      patitando
      Participante

      Mas, vocês receberam alguma correspondência indicando que o processo federal foi aberto?
      Deu uma olhada por esses dias? Talvez ele tenha “reaparecido”…

    • #29169
      fsouza
      Participante

      Oi,

      Tenho uma duvida referente ao e-cas: já faz 1 mes que recebi a minha carta da abertura do processo e até hoje nao apareceu nada no e-cas…

      Isto é normal?

      Obrigada,
      Fernanda

    • #40808
      Cabeda
      Participante

      Bom, bom, ressucitando esse tópico para todos aqueles que fizeram parte da primeira rodada de entrevista de 2010.

      Eu li que algumas poucas pessoas que fizeram a entrevista e mandaram os documentos ao redor do dia 5 de junho já receberam a carta de abertura do processo, mas depois desses “casos” não vi mais ninguém se pronunciar.

      Pelo tracker do correio, meus documentos chegaram lá dia 30 de junho então semana que vem vai fazer 2 meses que eu mandei os documentos e o consulado ainda não se pronunciou.

      Enquanto eu perceber que o consulado não se pronunciou para mais ninguém da mesma época do que eu, acho que isso não será o problema, mas por isso mesmo eu acho que é legal quem está nesse mesmo momento manter um contato através desse post para podermos acompanhar o desenrolar desse momento.

      Se alguém tiver alguma novidade ou receber alguma coisa, seria legal compartilhar conosco.

      Meu abraço a todos

      Cabeda

    • #40814
      Anonymous
      Participante

      Bom no nosso caso, os docs foram recebidos pelo consulado dia 22 de junho, entao hj estamos fazendo 2 meses, como é no domingo vamos ver se receberemos essa semana a tal carta de abertura!!!

      Abraços

      tchacon

    • #40823
      familiamonticello
      Participante

      Cabeda,

      Enviamos o nosso no dia 15 de junho e chegou no Consulado dia 16 de junho.

      Estamos na mesma expectativa que vocês.

      Agora me apareceu um fio de esperança quando você disse que ouviu falar de pessoas que enviaram dia 5 e já receberam a correspondência!

    • #40832
      Cabeda
      Participante

      Pois é… mas agora quem ficou sem esperança fui eu, *risos

      se pessoas que enviaram, 1 , 2 semanas antes de mim não receberam carta, a minha espera ainda tem um longo tempo, *risos :)
      Já não tenho esperança que com 2 meses venha ela…

    • #40836
      Jhon
      Participante

      Bem, eu não recebi minha carta também, e o dossiê chegou lá no consulado no dia 17/06.
      Porém eu já tenho meu número do processo , que já está no E-Cas, junto com meu endereço. No E-cas ele fala que meu processo foi iniciado só no dia 22/07 8O

    • #40840
      Anonymous
      Participante

      Oi Jhon,

      Como vc conseguiu o número do seu processo antes de receber a cartinha :?: :?: :?:

      Abs
      Liliana

    • #40868
      Jhon
      Participante

      @Liliana Rocha wrote:

      Oi Jhon,

      Como vc conseguiu o número do seu processo antes de receber a cartinha :?: :?: :?:

      Abs
      Liliana

      Olá Liliana!

      Eu mandei um email para o consulado perguntando se eles tinham recebido meu dossiê, e eles me responderam falando o dia do recebimento. Nesse e-mail eu notei que tinha na parte superior uma sequência numérica estranha iniciada por B. Olhando no E-Cas, vi que uma das váááárias opções numéricas era igual a sequência que eu tinha. Porém nada apareceu.
      O meu erro era o seguinte. Possuo 2 sobrenomes de família (como a maioria dos brasileiros) e tanto no CSQ quanto na documentação do Federal estão como sobrenome (family name) meus 2 nomes! Porém para o Ecas eles colocaram somente o último nome, ignorando meu nome do meio. Quando coloquei isso correto, meu nome apareceu.

      Mostro um pouco disso no post do blog http://bordo-congelado.blogspot.com/2010/08/meu-nome-no-e-cas.html Só não expliquei muito no post para não incentivar….mas agora que tá demorando e o povo tá se revoltando com a demora, resolvi contar.

      Agora algo pra pensar é: depois de ter visto tudo isso lá………não tem mais nada pra eu fazer. Aquela história de “apareceu o endereço tá no fim” não é tããão verdade agora….

    • #40869
      Nina01
      Participante

      Oi gente,
      O consulado recebeu a nossa documentação no dia 17/06 e até agora nada de carta. Mandei um email, há mais ou menos uma semana, e também até agora nem uma respostinha sequer. Parece que nem email agora eles estão respondendo!!!!To com espererança que na primeira semana de setembro recebemos a tão esperada carta. O jeito é tentar controlar a ansiedade!!
      Abraços!

    • #40870
      Carlos_Santos
      Participante

      a melhor coisa a fazer enquanto passamos estas etapas do processo é se ocupar!

      procurem sobre moradia, bons bairros para morar, cidade destino, meios de transporte disponivel, proposta de empregos na área e fora dela, cursos de aperfeiçoamento de francês, preço da alimentacao, aonde comprar a mobilia da nova casa, …………tem tanta coisa para fazer quando aqui chegamos….

      fora a papelada para dar entrada, aonde fazê-la, etc….

      Nao falta atividades…..

      preparacao para partir, vc ja pensou nisso? vender suas coisas, deixar com a familia, quantas malas vc pode levar e outras que pode deixar ai no Brasil e alguém que vira te visitar podera trazê-la, e por ai vai….

      Telefone para desbloquear, carteira de motorista que deve estar VALIDA quando aqui chegar e por um bom tempo, veja o caso do colega TAZ que teve um problema de saude e sua carteira expirou antes de trocar pela do Québec!

      Entao, depois nao diga que “nao deu tempo de fazer isso ou aquilo….” ou ” na correria…..” quando aqui chegar!

      É um longo processo e o melhor é se preparar e se ocupar!

      Apenas uma sugestao ;-)

    • #40889
      Anonymous
      Participante

      Oi Jhon,

      Obrigada pela resposta. Vou me segurar e não mandar email.
      Afinal, nossa paciência tem que ser exercitada nesse processo. É bom começar treinando logo no início!

      Abs
      Liliana

    • #41238
      Jhon
      Participante

      Olá pessoas!

      Só pra dizer que eu recebi a carta hoje do consulado com as datas e tal. Ou seja, logo logo vocês receberão também.

    • #41241
      gurdurix
      Participante

      Excelente notícia Jhon.

    • #41242
      Anonymous
      Participante

      @Jhon wrote:

      Olá pessoas!

      Só pra dizer que eu recebi a carta hoje do consulado com as datas e tal. Ou seja, logo logo vocês receberão também.

      :mrgreen: parabens….deve ser uma felicidade receber esta carta depois de tanto tempo sem nenhuma resposta…e um motivo que me alegra pois mandei os documentos dia 29 de junho….e estou esperando a famosa…espero receber noticias em breve tambem….

    • #41301
      Alibrahim
      Participante

      @Jhon wrote:

      Olá pessoas!

      Só pra dizer que eu recebi a carta hoje do consulado com as datas e tal. Ou seja, logo logo vocês receberão também.

      Oi John,

      Quando voce enviou os documentos ?

      Abs.

    • #41304
      Cabeda
      Participante

      Oi Lilia !

      Enviei no mesmo dia que você, podemos nos usar mutuamente para termos uma idéia de como as coisas estão andando, já que são processos que devem correr em paralelo :)

    • #41307
      Jhon
      Participante

      @Alibrahim wrote:

      Oi John,

      Quando voce enviou os documentos ?

      Abs.

      Então, eu enviei no dia 15/06, chegando no dia 16/06 e eles pegando o envelope no dia 17/06 segundo a carta. Porém o e-cas avisa que eles começaram a mexer no meu processo no dia 22/07 (mais que 1 mês depois).

    • #41313
      Anonymous
      Participante

      Oi Jhon,

      Segundo as datas que estão na sua carta, vc acha que o prazo para o recebimento dos exames médicos conta a partir do dia 17/06 ou do dia 22/07?

      Essa é a mesma dúvida que o Leonel tem, discutimos isso antes.

      Abs
      Liliana

    • #41320
      Anonymous
      Participante

      @Cabeda wrote:

      Oi Lilia !

      Enviei no mesmo dia que você, podemos nos usar mutuamente para termos uma idéia de como as coisas estão andando, já que são processos que devem correr em paralelo :)

      podemos sim ….qq noticia eu posto no blog !! eu acessei o e-cas …e vi que meu processo deu abertura dia 23 de julho….peguei o numero porque mandei um email para a Maura e pelas dicas do pessoal dq vi que o numero do e-cas estava no email….
      @Liliana Rocha wrote:

      Oi Jhon,

      Segundo as datas que estão na sua carta, vc acha que o prazo para o recebimento dos exames médicos conta a partir do dia 17/06 ou do dia 22/07?

      Essa é a mesma dúvida que o Leonel tem, discutimos isso antes.

      Abs
      Liliana

      tambem tenho esta mesma duvida….se alguem souber…..
      OBRIGADA.
      bjos

    • #41340
      Alibrahim
      Participante

      Oi Liliana,

      Eu tambem enviei um email (re-saopaulo-im-enquiry@international.gc.ca) para o consulado para ter informacoes sobre o meu processo, mas nao obtive retorno.

      Voce poderia me informar o email em que voce conseguiu retorno e consequentemente o numero do E-CAS ?

      Abs,

      @lilia.wang wrote:

      @Cabeda wrote:

      Oi Lilia !

      Enviei no mesmo dia que você, podemos nos usar mutuamente para termos uma idéia de como as coisas estão andando, já que são processos que devem correr em paralelo :)

      podemos sim ….qq noticia eu posto no blog !! eu acessei o e-cas …e vi que meu processo deu abertura dia 23 de julho….peguei o numero porque mandei um email para a Maura e pelas dicas do pessoal dq vi que o numero do e-cas estava no email….

      Liliana Rocha wrote:
    • #41345
      Anonymous
      Participante

      Ola
      Eu mandei o email para este mesmo que voce colocou , Alibrahim …. aos cuidados de Maura….e recebi a resposta uma ou duas semanas depois….eu ja tinha ate esquecido….
      bj

    • #41350
      Jhon
      Participante

      @Liliana Rocha wrote:

      Oi Jhon,

      Segundo as datas que estão na sua carta, vc acha que o prazo para o recebimento dos exames médicos conta a partir do dia 17/06 ou do dia 22/07?

      Essa é a mesma dúvida que o Leonel tem, discutimos isso antes.

      Abs
      Liliana

      Olá Liliana,

      Pelo o que eu entendi é o seguinte: eles contam o tempo de abertura do meu processo à partir do dia 17/06. Porém eles só começaram a mexer no meu processo no dia 22/07 (foi qdo eles colocaram a legenda “in process”).
      Com isso eu acredito que o prazo para o recebimento conta desde o dia 17/06.

    • #41353
      Jhon
      Participante

      Só lembrando o que o tal do “In process-En cours”

      EN COURS
      (Aucune décision n’a encore été prise.)

      Compreende as seguintes ações:

      Réception de la demande par Citoyenneté et Immigration Canada (CIC)
      Votre demande a été reçue et elle sera étudiée selon l’ordre dans lequel elle a été reçue. Un accusé de réception vous sera envoyé.

      Vérification des documents par CIC
      On est en train de vérifier votre demande pour voir si elle est complète et s’il ne manque aucun document. Toute demande incomplète sera retournée au demandeur qui doit la présenter à nouveau.

      Nécessité d’une entrevue, selon le cas
      Votre demande sera examinée pour voir si une une entrevue est nécessaire. Dans l’affirmative, on vous avisera par écrit de la date, de l’heure et du lieu de l’entrevue.

    • #41364
      Anonymous
      Participante

      Oi Jhon,

      Obrigada pela resposta!!!!!
      Ainda estamos esperando nossa cartinha, que deve chegar somente no mês que vem…

      Gostei muito de conhecê-lo ontem.
      Vamos continuar mantendo contato!

      Abs
      Liliana

    • #41756
      lilia.wang
      Participante

      Oi Gente….
      Serio….esta carta de abertura nao existe…..ou o pessoal ta muito muito lerdo ….eu ate agora nao recebi a minha….mas o meu endereco e meu nome ja estao no e-cas….será que esta mesmo sendo processado….?! la diz que meu processo abriu dia 23 de julho….Espero que comecem a contar a partir desta data para o recebimento da carta dos exames medicos….demorar tanto assim desanima muito….talvez as pessoas nao consigam me entender….mas é dificil nao fazer planos para o futuro aqui tambem…..dificil explicar….enfim…se alguem que entregou os formularios para o federal em junho receber a carta e puder se manifestar….eu agradeco….posso entao comparar e ver se ha algo de errado com o meu pedido….
      obrigada
      Lilia

    • #41757
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Lilia,

      @lilia.wang wrote:

      Serio….esta carta de abertura nao existe…..ou

      existir, existe! pois recebi a minha. Mas isso foi em 2006 :wink:

    • #41758
      lilia.wang
      Participante

      Ola Carlos,
      Acho que na sua epoca o pessoal estava mais empenhado … :roll: … espero logo é receber a carta dos exames médicos….se demorar uns 5 ou 6 meses ….mas parece que o negocio tá demorando mais de 10 meses… :(

    • #41767
      Cabeda
      Participante

      Lilia:

      Temos que ser razoáveis, não é uma questão de estar mais ou menos empenhado, é simplesmente uma questão do processo ter mais ou menos demanda.

      Vou te dar um exemplo:

      Você sabia que a DINAMARCA tem um processo emigratório baseado em pontos como o Canadá ?

      Provavelmente não né ? Quantas pessoas você conhece que já ouviram falar do processo do Quebec?? ( nem conto os membros da comunidade, falo só das pessoas que viram no jornal algum anuncio de palestra, ou receberam algum e-mail da aliança francesa )

      um monte né ?

      não se esqueça que o aumento de pessoas ( oficiais de emigração ) para analisar não é algo que acontece de um dia para o outro, imagino que eles devam ter planos que podem ser anuais ou até mesmo BI-anuais para decidiri isso
      e POR ULTIMO mas não menos importante:

      não podemos esquecer que o BIQ é uma coisa o CONSULADO é outra… vejo vários posts de nego querendo xingar o Biq, botar, fogo fazer sei lá o que, como se o BIQ tivesse alguma responsabilidade/gerência sobre a maneira como o consulado processa suas coisas

      NÃO TEM, por mais esquizofrenico que seja, o Canada é o Canada, o Quebec é o Quebec ( e viva o quebec libre, *risos )

      o negócio é aproveitar esse período para melhorar alguma coisa, se dedicar alguma coisa ( eu to aproveitando para melhorar meus conhecimentos de xadrez, *risos, podem ser uteis no Quebec !!! )

      ah ! a propósito, eu compactuo da sua dor :) meus documentos chegaram lá dia 28 de junho, já tenho e-cas, endereço no trocinho lá mas nada de carta de abertura ( essa semana fecham 4 meses !!! ehehe tinha nego que ENCERRAVA o processo federal antigamente com 4 meses… MAS, vamos fazer oque né ? )

      eu particularmente não acho que o processo vai ficar cada vez pior pior, vai sim haver um AUMENTO de pessoal, só não sei quando né e esse é o drama :/

    • #42162
      lilia.wang
      Participante

      Gente….
      Recebi a carta de abertura …eba !!! :bigups:
      Eles dizem que tenho que receber noticias (?) ate dia 26 de dezembro …..o que sera que significa ? o pedido dos exames medicos ???
      Cabeda – recebeu tambem ??
      bjos

    • #42163
      JF
      Participante

      Acho que o consulado soltou um “lote” de cartas de abertura de processo do pessoal de Junho/Julho. Algumas pessoas na comunidade do orkut também receberam!

      Agora é torcer para que eles coloquem em dia esse envio de cartas e outras coisinhas por lá, né? :roll:

    • #42165
      Cabeda
      Participante

      Não, eu não recebi, e nem acredito que vá receber ( apesar de ter visto que várias pessoas de junho estão recebendo ) mas pq digo isso?

      Pq quando liguei pra lá semana passada a Fernanda que me atendeu disse-me que eles tiveram problema na confecção de algumas cartas ( não quis me delongar, mas pelo que eu entendi, algum problema com impressão mesmo ) e que simplesmente algumas cartas NÃO FORAM impressas, simples assim, ela perguntou se eu queria que eles me “reenviassem” a carta que nunca havia sido mandada ( imagino que eles tenham um sistema meio automatizado que faça isso ) dai eu disse que não havia necessidade, que eu só precisava das minhas “datas” limites, dai ela me passou por telefone e ficou tudo bem…

      em resumo, eu acho que não vou receber cartinha nenhuma :)
      mas também não acho que isso é um problema, semana que vem fechando 5 meses de processo ! tururur, a frente e avante!

    • #42173
      lilia.wang
      Participante

      Cabeda…..ela te disse se a proxima carta ou notificacao sera a dos exames medicos ? a sua data para novas informacoes é igual a minha – 26 de dezembro ? Que bom que conseguiu informacoes e as suas datas :) pelo telefone !
      bjos

    • #42178
      Cabeda
      Participante

      Então, pelo que eu entendi nunca vou receber essa cartinha de abertura – apesar que tem um pessoal de junho recebendo hein ! – e não, minha data é 20 dias depois de você, é pra 15 de janeiro minha data-limite…

      veremos, pessoal de janeiro/fev recebendo pedindo, vi um outro rapaz de março por aqui… o proximo grande lote é junho que já seria a nossa turma, vamos ver como andam as coisas!

    • #42205
      Cabeda
      Participante

      ratificando

      recebi a carta hoje

      pelo visto a fernanda havia se enganado, meu primeiro prazo limite é 1 de janeiro…

      não que eu ache que 15 dias seja algo que faça diferença, mas enfim….

      aguardemos agora

    • #42208
      JF
      Participante

      Pessoal,

      Essas datas limite que vem na carta se referem a que? O prazo máximo para receber o pedido de exames médicos ou para finalizar o processo?

      Obrigada!

      Ju.

    • #42209
      lilia.wang
      Participante

      Ola Ju
      a primeira data limite é provavelmente a data ate quando iremos receber o pedido dos exames medicos….é isso que o pessoal que ja foi me disse….e a outra data é o limite do termino do processo….Acho que as coisas estao finalmente andando…. :mrgreen:
      Ei Cabeda….que legal !!!
      bj

    • #42345
      Alibrahim
      Participante

      @Cabeda wrote:

      Não, eu não recebi, e nem acredito que vá receber ( apesar de ter visto que várias pessoas de junho estão recebendo ) mas pq digo isso?

      Pq quando liguei pra lá semana passada a Fernanda que me atendeu disse-me que eles tiveram problema na confecção de algumas cartas ( não quis me delongar, mas pelo que eu entendi, algum problema com impressão mesmo ) e que simplesmente algumas cartas NÃO FORAM impressas, simples assim, ela perguntou se eu queria que eles me “reenviassem” a carta que nunca havia sido mandada ( imagino que eles tenham um sistema meio automatizado que faça isso ) dai eu disse que não havia necessidade, que eu só precisava das minhas “datas” limites, dai ela me passou por telefone e ficou tudo bem…

      em resumo, eu acho que não vou receber cartinha nenhuma :)
      mas também não acho que isso é um problema, semana que vem fechando 5 meses de processo ! tururur, a frente e avante!

      Oi Cabeda,
      Enviei os meus documentos em junho e ate agora nao recebi a carta, nao consigo falar com ninguem no consulado por telefone e por email eles nao respondem. Em qual numero voce conseguiu falar com a Fernanda ?

      Grato

    • #42380
      LaeRafa
      Participante

      Oi gente.
      Pelo que tenho acompampanhado, a carta tem demorado em média um mês para chegar, certo?! Mandamos a documentação para o consulado hoje.
      Estou tentando entender mais sobre o E-CAS. Eu só vou saber que está no E-CAS, após receber a carta? Me desculpem a ignorância, mas fiquei tão vidrada na entrevista, que estou sem saber qual é o próximo passo, além de aguardar os pedidos de exames médicos, claro!
      Se alguém puder me esclarecer um pouco sobre quando posso procurar “alguma coisa” no E-CAS, eu agradeço!!!

    • #42381
      LaeRafa
      Participante

      Oi gente!
      Pelo que tenho acompanhado, o tempo entre o envio da documentação do Federal e o recebimento da carta tem demorado em média um mês, certo?!
      Gostaria de entender melhor o E-CAS. Só após a carta que eu poderei procurar o meu processo no E-CAS?
      Acho que fiquei tão vidrada na entrevista, que esqueci do Federal. Sei que após enviar a documentação, o próximo passo é basicamente esperar..O pedido dos exames!!! Mas.. Gostaria de saber quando posso começar a acompanhar o E-CAS.
      Obrigada!

    • #42382
      Pat
      Participante

      @LaeRafa wrote:

      Mas.. Gostaria de saber quando posso começar a acompanhar o E-CAS.

      LaeRafa,
      Eu entreguei os documentos pessoalmente dia 17/11. Já me deram na hora o número do meu processo, então mesmo sem receber a carta tenho consultado o E-CAS, mas por enquanto nada… Me falaram que demora para aparecer lá, pois por enquanto o processo está aguardando para ser analisado, não foi colocado ainda no sistema…

    • #42386
      LaeRafa
      Participante

      Pat,
      Obrigada pela resposta.
      Será que eu posso ligar no Consulado pedindo o número?
      =)

    • #42388
      salsa
      Participante

      LaeRafa, eu entreguei os documentos do federal no proprio consulado entao recebi o numero na hora… como a Pat, agora pelo que eu vejo nas mensagens do pessoal, a carta demora de 1 a 3 semanas pras chegar.

      Se ainda, não chegou, liga la pra tentar saber…

      []s

      ;)

    • #42389
      clamacedo
      Participante

      Oi,gente!

      Tb estou na expectativa do recebimento dessa carta de abertura do processo…enviei dia 12/11 e até agora nada…alguém poderia me passar o tel do consulado para saber como anda o andamento de meu processo?

      Merci.

    • #42400
      Cabeda
      Participante

      Ola Colega:

      Pode ficar tranquila que uma hora a cartinha chega… mas só para você ter uma idéia, levou uma média de 5 meses nessa ultima leva, *risos

      Quanto ao teu processo, provavelmente ele não passou nem pela pré análise, eles estavam levando de 2 a 3 meses para fazer essa primeira análise e então lançar os teus dados no e-cas

      :)

      espero ter ajudado

    • #42402
      clamacedo
      Participante

      Obrigada pela resposta,Cabeda!

      Pois então só resta aguardar e controlar a ansiedade…
      Boa sorte para todos nós!

    • #42409
      rubemrj
      Participante

      Pessoal

      Prefiro acreditar que não existem regras para este processo. Até agora todos os passos dele me surpreenderam. tenho visto gente com menos de 10 meses recebendo pedido de exames médicos, portanto, esperar sim, mas acreditar sempre.

      Certamente está chegando.

      Abraços,

      Rubem

    • #42410
      LaeRafa
      Participante

      Enfim
      Agora é esperar, esperar, esperar…

    • #42418
      Cabeda
      Participante

      Ressalto novamente que eu acho que vocês estão confundindo alguns elementos:

      Entrevista = BIQ

      Carta de abertura do Processo = consulado canadense

      Cada um desses orgãos públicos tem seus prazos e modelos de gestão

      Por isso que alegar que foi entrevistado rápido logo isso deve dizer algo sobre a carta de abertura não faz muito sentido visto que são processos distintos e independentes
      Se eles falam que 6 meses é o prazo médio para receber os pedidos de exame médico e 10 meses o prazo médio para conclusão do processo, por uma questão de matemática TEM que ter pessoas recebendo em menos tempo que 6 meses os pedidos médicos e 10 meses o visto respectivamente….. se não não formaria essa média…

      Quanto a não custar nada dar uma ligadinha vou ter que discordar, é justamente esse tipo de comportamento que gera um congestinomento nos serviços ( imagina se todo mundo resolvesse ligar apesar de eles dizerem para NÃO fazer isso ? ) sem nenhum ganho real para ninguem ( dúvido que o processo de alguem ande mais rapido ou mais lento por ficarmos ligando incessantemente ). acho que como consequência só acaba que o pessoal do consulado da qualquer informação para se livrar logo da incomodação…

    • #42422
      Ventura
      Participante

      Cabeda,

      Chegou o dia que nossas opiniões convergiram! :- ) Concordo com você em tudo que disse! Ressalto tambem que o Consulado deixa claro que só deve-se entrar em contato para obter informações sobre o processo após a data prevista na carta, que atualmente é de 6 meses. Eu também não vejo sentido nenhum ligar só para saber o nº do e-cas… turma, segurem a ansiedade pq a carta chega…

      Abs.

      Ventura

    • #42423
      Pat
      Participante

      @Cabeda wrote:

      … é justamente esse tipo de comportamento que gera um congestinomento nos serviços

      Inclusive o consulado não tem passado o número do processo pro pessoal que tem ligado ultimamente. Eu acredito que seja pra evitar que outras pessoas façam o mesmo, e fique todo mundo ligando no consulado.
      Quem for de SP, fica a dica: entregue pessoalmente que vc já sai com o número de lá na hora.

    • #42488
      roxy
      Participante

      Olá pessoal!
      Entregamos nossos documentos diretamente no consulado no dia 20/10 e até hoje estamos esperando a tal da carta. No e-CAS, nada também.
      Porém, minha esposa e eu resolvemos “desencanar” um pouco logo que entregamos os papéis do federal, já que estávamos lendo diversos relatos falando que a demora estava grande, sabido que há um congestionamento de processos abertos em SP.

      O jeito é esperar mesmo. Mas que ia ser um presente de natal receber a cartinha antes de 2011, isso ia ser legal!

      Enfim, continuamos tocando a vida e esperando por boas notícias.
      Aproveito para deixar aqui nossos votos de Feliz Natal a todos da CBQ e seus familiares, desejando que tenham um Natal de muita paz, saúde e bençãos para correr atrás dos seus sonhos. E que o Reveillon venha para renovar espiritualmente e dar ânimo para um novo ano! Muito sucesso e muitos vistos saindo em 2011 é o que desejo para todos nós!

      Abraço!
      Gu e Roxy

    • #42542
      Alibrahim
      Participante

      Recebi na última sexta-feira ( dia 17/12) a carta, a minha documentação foi enviada no dia 23/07, portanto quase 5 meses. Verifiquei no E-CAS e está tudo certinho lá !

      Agora é só esperar o pedido de exame médico.

      :wink:

    • #42670
      Osvaldo Yariwake
      Participante

      Alguém que encaminhou os documentos após a segunda quinzena de outubro, recebeu a aguardada cartinha?

    • #42672
      larocque
      Participante

      Essa é uma das vantagens de entregar a documentação do Processo Federal pessoalmente, entreguei a documentação no Consulado aqui em São Paulo, ontem dia 04/01… A Maura entregou-me a carta assim que ela colocou nossa documentação em uma pasta.

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #42674
      Osvaldo Yariwake
      Participante

      @larocque

      Infelizmente, desconhecia tal vantagem. =/

    • #43077
      vmalavacci
      Participante

      @Pat wrote:

      @LaeRafa wrote:

      Mas.. Gostaria de saber quando posso começar a acompanhar o E-CAS.

      LaeRafa,
      Eu entreguei os documentos pessoalmente dia 17/11. Já me deram na hora o número do meu processo, então mesmo sem receber a carta tenho consultado o E-CAS, mas por enquanto nada… Me falaram que demora para aparecer lá, pois por enquanto o processo está aguardando para ser analisado, não foi colocado ainda no sistema…

      Oi Patricia, estou na mesma situação que vc. Entreguei meus doc no consulado no dia 20/11/2010, já me passaram o número do eCas, mas até agora nada. Quando vc tiver alguma novidade vc poderia me avisar?
      Desde já obrigado.

    • #43078
      Pat
      Participante

      @vmalavacci wrote:

      Oi Patricia, estou na mesma situação que vc. Entreguei meus doc no consulado no dia 20/11/2010, já me passaram o número do eCas, mas até agora nada. Quando vc tiver alguma novidade vc poderia me avisar?
      Desde já obrigado.

      Aviso sim. Ontem entrei no E-Cas e tbm nada.
      Li no orkut que alguém falou com a Maura, e ela disse que até o fim da semana que vem, as pessoas que entregam os documentos após 06 de outubro iriam receber uma confirmação de abertura do processo. Estou torcendo pra que pelo menos chegue a cartinha. :D

    • #43086
      rubemrj
      Participante

      Pessoal,

      Contrariando as opiniões dos mais catedráditos, precisei ligar pro consulado para esclarecer como proceder a mudança de endereço e a boa notícia é:

      Fui informado que dentro de aproximadamente um mês as cartas do pessoal de dezembro devem chegar. Digo isto porque a pessoa me perguntou quando eu enviei a documentação, e disse: “dentro de + ou – 1 mês você deve estar recebendo a carta.”

      Informou que o prazo médio é realmente de 10 a 12 meses para o pedido de exames médicos.

      Vale ressaltar que apesar de muito objetiva, ela foi também extremamente cortês.

      Peço desculpas se “atrasei” o processo de alguém, ok?!?

      Saudações.

      R.R.

    • #43087
      anaspbr
      Participante

      no dia 2 de fevereiro me ligaram do consulado para confirmar o meu CEP e disseram que já estavam mandando, dei entrada em novembro 2010, agora acho que vai sair uma leva.

    • #43092
      clamacedo
      Participante

      Poxa,que notícia boa!!Enviei os docs da parte federal em novembro 2010…tomara que aconteça mesmo!!!!
      Valeu pela notícia gente!

    • #43098
      Pat
      Participante

      Li no Orkut que algumas pessoas já receberam a carta. Estou na torcida pra receber a minha, masnão tendo certeza se irei receber…
      Qnd entreguei o processo no consulado, me deram uma etiqueta com o numero do processo. Pode ser que considerem que eu já recebi a carta né? mas na verdade, só recebi a etiqueta… a carta com as datas eles não deram…

    • #43101
      robert.mena
      Participante

      Rubem,

      Quem número/ramal conseguiste falar com alguem?

      Sempre que tento é um sistema automático e só quero saber se eles receberam meu material (não queron em o prazo, apenas saber que já está contando)…

      @rubemrj wrote:

      Pessoal,

      Contrariando as opiniões dos mais catedráditos, precisei ligar pro consulado para esclarecer como proceder a mudança de endereço e a boa notícia é:

      Fui informado que dentro de aproximadamente um mês as cartas do pessoal de dezembro devem chegar. Digo isto porque a pessoa me perguntou quando eu enviei a documentação, e disse: “dentro de + ou – 1 mês você deve estar recebendo a carta.”

      Informou que o prazo médio é realmente de 10 a 12 meses para o pedido de exames médicos.

      Vale ressaltar que apesar de muito objetiva, ela foi também extremamente cortês.

      Peço desculpas se “atrasei” o processo de alguém, ok?!?

      Saudações.

      R.R.

    • #43102
      roxy
      Participante

      Fala pessoal,
      Olha, nós entregamos os documentos diretamente no consulado em 20 outubro de 2010 e recebemos na hora o número do e-cas. Mas até hoje nada. Nem carta, nem nada no sistema. Estamos muito ansiosos, alguns momentos bate um desânimo de não saber quando vão entrar em contato e por ficar com a vida “pausada” esperando. Mas esse processo tem muito de paciência envolvido mesmo. Seguimos esperando… e paciência ….
      Boa sorte a todos ! Boa semana!

    • #43140
      mschoenfelder
      Participante

      Olá a todos , acabamos de receber a carta de abertura do federal. Havíamos enviado no início de setembro/2010.
      O prazo da carta para novas instruções é 10/03/2011.

      boa sorte a todos

    • #43141
      camilagnunes
      Participante

      Obrigada pela informacao Mauricio!
      Vcs enviaram a documentação pelo correio ou pessoalmente?
      Abs
      Camila

    • #43143
      JF
      Participante

      Recebemos hoje nossa carta! o/

      Recebimento dos Documentos: 26/10
      1a Data: 26/04
      2a Data: 26/10

      Agora, o que exatamente podemos esperar até a primeira data eu não sei…

      Entrei no e-cas e não tem nada ainda. Falei com a Maura pouco deposi de enviar os documentos e ela me disse que demoraria de 3 a 4 meses para aparecer no e-cas.

    • #43144
      Ric_liu
      Participante

      J+F,

      Que legal hein!! Está andando…
      Vocês receberam 2 datas? É que vocês postaram a mesma..
      Outra coisa que não entendi: Mesmo recebendo não apareceu nada no ecas?

      Obrigado

    • #43145
      mschoenfelder
      Participante

      Olá Camila, nós enviamos pelo correio.

      abraço

    • #43149
      JF
      Participante

      @Ric_liu wrote:

      Vocês receberam 2 datas? É que vocês postaram a mesma..
      Outra coisa que não entendi: Mesmo recebendo não apareceu nada no ecas?

      Ops! A 2a data é 26/10, 12 meses… Já alterei meu post.

      Não nada no e-cas até agora. Mas eu já esperava, o processo só vai para o e-cas quando passa pela primeira fase de análise. Vamos ver se até mês que vem aparece algo…

    • #43150
      Liliana
      Participante

      Oi gente,

      Quando recebemos a cartinha o nosso processo já estava no E-cas, mesmo antes do primeiro prazo.

      Talvez vcs estejam tendo dificuldade em acessar o E-cas pois isso aconteceu comigo também. Inicialmente pensei que nosso processo ainda não estava lá, mas na verdade eu estava acessando da forma errada. Quando consegui vi que estava tudo bonitinho lá.

      Abs
      Liliana

    • #43155
      roxy
      Participante

      Oi Pessoal,

      Finalmente recebemos nossa cartinha de abertura de processo também! mas continuamos sem nada no E-Cas ainda, acho que nem compensa ficar olhando né? enfim, abrimos o processo pessoalmente no Consulado em 20/10/2010 e nosso prazos são parecidos com os de J+F, ou seja, primeiro due date para 20/04/2010 e segundo due date para 20/10/2010, agora uma coisa que não entendi é… se pra todo mundo que liga lá eles falam que o prazo para envio dos pedidos de exames médicos é de 12 meses, pra que eles dão um primeiro due date de 6 meses na cartinha??? será que é só pra gente ficar ansioso á toa??? o mais engraçado é que eles falam pra ligar lá se não recebermos nada até 20/04… se eles sabem que não vamos receber nada e que com certeza vamos ligar, porque é que colocam isso na carta? tem alguém lá no consulado que curte atender telefone???
      Uma curiosidade, que tenho… será que o pessoal que enviou documentação para o consulado de abril/2010 até outubro/2010 também recebeu cartinha com esses dois due dates? 1 para 6 meses e outro para 12 meses? o que aconteceu com essas pessoas? não achei post delas no fórum sobre as cartas ou pedidos de exames médicos…
      Cada dia que passa entendo menos desse processo…

      Boa sorte a todos que ainda não receberam nem a primeira cartinha, quando receberem por favor, coloquem aqui no POST seus due dates também!!!

      Roxy.

    • #43156
      JF
      Participante

      @Liliana wrote:

      Talvez vcs estejam tendo dificuldade em acessar o E-cas pois isso aconteceu comigo também. Inicialmente pensei que nosso processo ainda não estava lá, mas na verdade eu estava acessando da forma errada. Quando consegui vi que estava tudo bonitinho lá.

      Liliana,

      Qual o erro que vc estava cometendo?

      Merci,

      Ju.

    • #43159
      Liliana
      Participante

      Olá J+F,

      Eu estava tentando acessar do modo errado. Depois descobri que devemos colocar apenas o último sobrenome, eu estava colocando os dois últimos. Quando tentei isso deu certo.

      Espero que vcs consigam também!

      Abs
      Liliana

    • #43166
      Jhon
      Participante

      @roxy wrote:

      Oi Pessoal,

      Uma curiosidade, que tenho… será que o pessoal que enviou documentação para o consulado de abril/2010 até outubro/2010 também recebeu cartinha com esses dois due dates? 1 para 6 meses e outro para 12 meses? o que aconteceu com essas pessoas? não achei post delas no fórum sobre as cartas ou pedidos de exames médicos…
      Cada dia que passa entendo menos desse processo…

      Roxy.

      Olá Roxy,

      Eu sou de Junho e recebi minha carta em Setembro (acho, nem lembro mais). Todos recebemos realmente duas datas nas cartas, que antigamente eram chamadas de intermediária e data limite. Porém até a minha época a carta continha a informação que o processo demorava 10 meses, sendo a SEGUNDA data 10 meses depois do início.

      Atualmente as coisas mudaram, se houve ou não um problema com a informatização do sistema não sei, mas acredito que eles não conseguirão compensar a quantidade de pessoas que deram entrada nas últimas entrevistas, que pelo que li foram muuuuitas, sendo que pessoas de fevereiro/2010 ainda não receberam os exames

    • #43167
      Jhon
      Participante

      @roxy wrote:

      Oi Pessoal,

      Uma curiosidade, que tenho… será que o pessoal que enviou documentação para o consulado de abril/2010 até outubro/2010 também recebeu cartinha com esses dois due dates? 1 para 6 meses e outro para 12 meses? o que aconteceu com essas pessoas? não achei post delas no fórum sobre as cartas ou pedidos de exames médicos…
      Cada dia que passa entendo menos desse processo…

      Roxy.

      Olá Roxy,

      Eu sou de Junho e recebi minha carta em Setembro (acho, nem lembro mais). Todos recebemos realmente duas datas nas cartas, que antigamente eram chamadas de intermediária e data limite. Porém até a minha época a carta continha a informação que o processo demorava 10 meses, sendo a SEGUNDA data 10 meses depois do início.

      Atualmente as coisas mudaram, se houve ou não um problema com a informatização do sistema não sei, mas acredito que eles não conseguirão compensar a quantidade de pessoas que deram entrada nas últimas entrevistas, que pelo que li foram muuuuitas, sendo que pessoas de fevereiro/2010 ainda não receberam os exames.

    • #43174
      LaeRafa
      Participante

      Recebemos hoje a nossa carta!!
      Enviamos os documentos em 06/12/2010. Eles acusaram o recebimento em: 08/12/2010.
      E as nossas due dates:
      08/06/2011
      08/12/2011

      Que bom!! Acho que essa cartinha dá uma aliviada na ansiedade, apesar de saber que trata-se de um processo longo. Enfim… Pelo menos agora temos o número do nosso processo!!!
      Até mais!!!

    • #43179
      JF
      Participante

      @Liliana wrote:

      Olá J+F,

      Eu estava tentando acessar do modo errado. Depois descobri que devemos colocar apenas o último sobrenome, eu estava colocando os dois últimos. Quando tentei isso deu certo.

      Espero que vcs consigam também!

      Abs
      Liliana

      Tentei novamente apenas com meu último sobrenome, mas não funcionou… :-(
      Acho que eu já tinha feito exatamente isso ontem.
      O jeito é esperar mais um pouco!

    • #43201
      LaeRafa
      Participante

      Por enquanto, nada de E-Cas para nós também…
      Já tentei de todas as formas e nada! Então acho que o processo ainda não foi lançado no sistema…Vamos aguardar!

    • #43210
      roders
      Participante

      Olá a todos,
      Segue, abaixo, o meu timeline:
      setembro de 2010 – envio dos doc para o processo federal
      outubro de 2010 – recebimento da cartinha com duas datas (março e julho de 2011) e o meu nome apareceu no E-CAS
      janeiro de 2011 – contato do consulado para envio de documentação ausente

      Abraços

    • #43212
      neilasasa
      Participante

      Olá Roders!
      Pelo seu relato você deve fazer parte do grupo de prioritários neh?!
      Qual a sua profissão?!
      Abs.,
      Neila

    • #43216
      roders
      Participante

      @neilasasa wrote:

      Olá Roders!
      Pelo seu relato você deve fazer parte do grupo de prioritários neh?!
      Qual a sua profissão?!
      Abs.,
      Neila

      Olá, tudo em?
      Eu sou fisioterapeuta, gostaria que o consulado seguisse as datas da carta, porém não acredito nisso.
      Abraços

    • #43221
      rodrigoo
      Participante

      Boa tarde a todos,
      Já estou na comunidade desde o ano passado mas devido a alguns problemas que tive com meu usuário não cheguei a postar nunca aqui, só acompanhava os relatos.
      Nada de novo, só deixo meu timeline para constar que as informações que deixaram aqui são verdadeiras.
      Levei pessoalmente no dia 14 de outubro do ano passado meu processo ao consulado. Na ocasião não recebi nem carta, nem número de processo. Depois de um mês, na segunda semana de novembro, recebi a carta com as datas e o número do meu processo (nada até agora no E-cas). Na carta, o tempo indicado para o processo é de 10 meses. Até pensei imigrar em Setembro/Outubro de 2011 mas tendo visto a situação atual já mudei os planos para Março/2012.
      Tem um atraso de 15 dias nas datas, não entendi já que deixei meu processo dia 14 mas enfim, aí vai:
      Primeira data: 30/04
      Segunda data: 30/08
      Abraços e bonne chance!

    • #43232
      andreejulia
      Participante

      Olá, Recebemos a carta de abertura do Processo, com duas datas, a primeira data dia 25/05/2011 dizendo que “se até esta data não receber nenhuma nova instrução do Consulado, favor entrar em contato.” A segunda data se refere a entrevista, dia 27/11/2011.
      Duas perguntas:
      1- Esta primeira data é o limite que eles dão para enviar uma carta dizendo se esta tudo correto com o processo?
      2- Esta entrevista, quem tem CSQ, será chamado? Existe essa possibilidade?

      Valeu pessoal…

      Au revoir!!!!

    • #43236
      roxy
      Participante

      Olá André e Julia!
      Sobre a entrevista, realmente vem mencionando isso na cartinha de abertura, mas nunca ouvi falar de ninguém que tenha realmente sido chamado para essa entrevista, acredito que tenha que haver algo no seu processo que cause muita duvida e que eles queiram conferir pessoalmente para te chamar pra uma entrevista (opinião pessoal)
      Sobre as datas e outros aspectos dessa fase do processo, dê uma olhadinha no tópico ” exames médicos 2011″ que tem bastante coisa por lá, ok?

      Grande abraço e bonne chance com o processo!

    • #43451
      andreejulia
      Participante

      Muito Obrigado pelas dicas… Já olhei o tópico EXAMES MEDICOS 2011… realmente é um ótimo tópico…

      Abraços

    • #44677
      mfernandes
      Participante

      Pessoal, tudo bem?!

      Quando a Carta de Abertura chega pelo correio, vem registrada, sedex, normal, etc.? Como ela vem? Estamos com medo de extravio. Ai ai, quanta ansiedade…

      Obrigado a todos…

    • #44679
      camilagnunes
      Participante

      Oi Milton,
      A minha era uma carta normal.
      Abs,

    • #44717
      mfernandes
      Participante

      Camilagnunes, obrigado pela resposta. Pois é, vamos confiar e segurar a ansiedade! Boa sorte para todos nós…

    • #44761
      alanlui
      Participante

      Ola pessoal,

      Alguem que enviou os documentos em novembro ou dezembro do ano passado tem alguma novidade? … to com 6 meses de federal sem nenhuma cartinha…

      :cry:

    • #44764
      neilasasa
      Participante

      Eu tb sou de dez e nada ainda… Eu estou achando que o federal está trabalhando por ondas…
      Primeira onda foi envio de cartinhas para o pessoal de set e out e depois a onda de pedidos de exames médicos…
      No momento só temos a estudar francês, guardar din din e fazer o planejamento para chegar lá praticamente 100%!
      :bigups:

    • #44774
      julian.quadros
      Participante

      @alanlui wrote:

      Ola pessoal,

      Alguem que enviou os documentos em novembro ou dezembro do ano passado tem alguma novidade? … to com 6 meses de federal sem nenhuma cartinha…

      :cry:

      Ola Alanlui … estamos no mesmo barco … enviamos o federal no dia 22/11 … quase 6 meses também e até agora nem um sinal de vida…. há 1 semana e meia mandei um e-mail pro consulado para saber como anda o meu processo e perguntando sobre a carta …. até agora nada de resposta !!

      tendo novidades poste aí !!

    • #44775
      julian.quadros
      Participante

      @neilasasa wrote:

      Eu tb sou de dez e nada ainda… Eu estou achando que o federal está trabalhando por ondas…
      Primeira onda foi envio de cartinhas para o pessoal de set e out e depois a onda de pedidos de exames médicos…
      No momento só temos a estudar francês, guardar din din e fazer o planejamento para chegar lá praticamente 100%!
      :bigups:

      eu simplesmente parei de tentar descobrir qual é a lógica de trabalho do consulado … se é que eles tem uma !!

      o jeito é esse mesmo …. aproveitar o tempo para estudar e guardar o maximo de grana possivel !!

      E do jeito que está demorando esse federal é capaz de chegarmos lá ricos e dando aula de francês … :mrgreen:

    • #44778
      javabeats
      Participante

      @julian.quadros wrote:

      E do jeito que está demorando esse federal é capaz de chegarmos lá ricos e dando aula de francês … :mrgreen:

      Hehehe… mas falando sério, já pensou que isso até que tem fundamento? Uma onda de imigrantes, com o Francês “um pouquinho melhor” que as ondas anteriores, e com certa estabilidade, graças as economias extras? Que impacto será que isso teria, na busca por emprego?

      Considerando que existem dois grandes motivos para o atraso do consulado – sistema novo e alta demanda de pedidos de 2010 – como será que isso vai refletir nos primeiros meses de adaptação?

    • #44795
      julian.quadros
      Participante

      realmente não sei se eles chegam a pensar desta forma, mas tem fundamento… afinal espera-se que quem está esperando o federal continue estudando e economizando.

      apesar que sei de pessoas que estão apenas esperando … :?

      creio que essa leva que espera 10 ou 12 meses esteja relativamente mais preparada na questão de idioma e grana do que o pessoal dos anos anteriores que esperou 5 ou 7 meses.

      mas isso obviamente é uma hipotese, pois cada caso é um caso. :wink:

    • #44812
      Caca_e_Vivi
      Participante

      Olá pessoal.
      Estamos no mesmo barco, e conhecemos mais algumas pessoas que enviaram o pedido em nov e dez/10 e não receberam nada ainda.
      O jeito é esperar, estudar e se preparar.

    • #44818
      Shape
      Participante

      Eu sou uma das pessoas que enviou a documentação do federal em dezembro de 2010 e até agora não recebi a carta de abertura, mas estou tranquilo. Na verdade esqueci um pouco o processo e estou levando minha vida ‘quase que’ normalmente. Isso porque estou evitando gastos desnecessários pra guardar o máximo possível. Mas preciso voltar a estudar francês… Logo logo me expulsam do FEL (Curso de Francês OnLine) =

    • #44820
      mfernandes
      Participante

      Pessoa, contabilizem mais um casal na ‘leva’, na ‘onda’ do envio da documentação para o Consulado em dezembro/10. Qualquer novidade avisamos.

      Grande abraço!

    • #45248
      mfernandes
      Participante

      É pessoal, entrou mais um mês na conta e nada de resposta para nós da ‘leva’ novembro/dezembro de 2010…

      O jeito é ir preparando e vivendo a vida… meio que um salto no escuro, por mais que os colegas já imigrados nos digam que nesta fase é só esperar o procedimento do consulado e suas etapas… ai, ai!

      Vamos que vamos, qualquer notícia do recebimento aviso, ok?!

      Grande abraço,

      Milton e Tassiani

    • #45249
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Milton,

      @mfernandes wrote:

      ….e os colegas já imigrados nos digam que nesta fase é só esperar o procedimento do consulado e suas etapas…

      engano seu.

      Nesta fase, melhore seu francês, estude melhor a cidade para aonde você virá (conheca o transporte publico, aonde estao os orgaos aonde tera de pedir toda a documentacao, veja aonde tem é o MICC para as secoes de imigracao para os novos recem chegados, veja aonde é a SAAQ para trocar sua carteira de motorista, etc….)

      Se ainda sobrar tempo… veja como reservar sua chegada aqui, apto temporario, custos de alimentos, movéis, e tudo o mais para montar uma cas.

      Se vcs tem filhos, vejam, escolas, pois dependendo de aonde vc vai morar, vc nao tera muita escolha publica para elas, etc….

      Vocês ja visitaram a familia toda e ja se despediram deles? ja comeu todas as comidas que gostam e que aqui nao tem? preparam os livros que aqui custam caro e que mesmo querendo nao terao (dicionarios, como um bom Aurélio…. afinal depois de alguns anos esquecemos como se escreve o portugues…. por isso sempre escrevo aqui no forum….)…

      Como vê, nao é so esperar nao… tem muito para fazer enquanto o visto nao sai!

      Nao estou dizendo que vocês nao estao preparados para a mudanca de País, mas estes comentarios me fazem lembrar de um colega engenheiro, que ficava fazendo o mesmo, num topico parecido e quando aqui chegou “descobriu” que precisava fazer parte da ordem do engenheios do Québec. E mesmo estando aqui na CBQ!

      FIca a sugestao!

      Atenciosamente

    • #45260
      mfernandes
      Participante

      Carlos! Oui, c’est ça, merci beaucoup! Isto mesmo, eu sei disso, e é bom reforçar! Pois é, na pressa não escrevi direito e ficou parecendo mesmo que é “só esperar o tempo passar”… não! não!, de maneira alguma! Você tem razão, eu quis dizer que por enquanto está um “salto no escuro” por uma incerteza se nosso dossiê será aceito!. E, quanto ao “esperar o procedimento”, foi na intenção de dizer que quem já está ai diz que o processo do “federal” é um procedimento de “espera” (com as suas etapas, etapas, é claro). Então, não sei se vou expressar direito, mas fica um “q” de desconfiança antes da tal ‘carta de abertura’ chegar, meio que um pé na sua vida ainda aqui no Brasil e um pé nesta preparação importante que você está mencionando!

      Muito obrigado pelo reforço e pelas dicas!!! Estava começando a relaxar, ehehehe, foi bom você ter esmiuçado esses detalhes!

      Grande abraço, e sempre obrigado por manter este site e esta maravilhosa comunidade!

      Au revoir ou “re-écrire”…rs

      Milton

    • #45308
      Vivs
      Participante

      Olá, pessoas!
      Somos mais um casal que entrou na fila do recebimento da abertura da cartinha, o nosso processo foi entregue ontem no consulado. Queria recomeçar as postagens aqui no tópico tendo em vista que a rodada de entrevistas do primeiro semestre de 2011 está terminando e vai ter muita gente dando entrada no federal este mês. Como está o andamento dos processos? Vai dar uma baita acumulada se os da rodada anterior não estiverem seguindo em frente, acredito eu. A média para o recebimento da carta de abertura ainda está sendo de 4 a 6 meses ou já aumentou?

    • #45315
      javabeats
      Participante

      Não há qualquer previsão.

      Completamos este mês 5 meses de processo federal. Minha esposa ligou para o consulado durante a semana, para tirar uma dúvida sobre o diploma que acabou de receber. Acabou conversando com a Maura, e pegou o nosso número do ECAS – apesar de isso não significar nada, uma vez que o processo só ‘aparece’ no ECAS quando está em análise.

      Segundo a Maura, o pessoal do consulado está finalizando os processos de julho/2010; com isso, entendemos que estejam preparando os pedidos de exame para esse pessoal. Informou que o processo como um todo, deve levar em torno de 12 meses – mas já foram tantas as estimativas passadas, que isso também não tem peso algum. O último comentário da Maura: existe a hipótese do pessoal que está sem sinal de vida do consulado (final 2010, início 2011), receber diretamente o pedido de exames médicos, junto à carta de abertura (caso não hajam correções a fazer ou documentos extras a fornecer). Pessoalmente, acho improvável, talvez até uma tentativa de consolo da parte dela. Prefiro não criar expectativas.

      A verdade é que qualquer um nessa “empreitada” do Federal deve se conformar com prazos na casa de 12 a 16 meses – sendo 12 meses um prazo otimista, e 16 o pior caso de atraso possível. Isso, claro, considerando que não haverá nenhum atraso da parte do imigrante, conforme as etapas forem acontecendo.

      Alternativas? Visto de residência temporária, caso queira antecipar sua adaptação e finalizar o processo federal “remotamente”. Mas isso envolve vários custos e riscos específicos, e portanto precisa ser estudado com muito cuidado. No mais, enquanto se espera, aplicam-se os bons conselhos do Carlos, aí de cima.

    • #45322
      neilasasa
      Participante

      Sabe que eu já cheguei a pensar realmente nesta hipótese de não receber a cartinha e receber direto os pedidos de exames… Imagino que se eles estão atolados de trabalho, pedir direto os exames economizaria muito trabalho…
      Na parte do processo do QC eu nem cheguei a receber carta de abertura de processo, fui direto para a entrevista…
      Bom, o jeito é ter paciência e aproveitar muito bem este tempo no BR estudando francês, economizando e planejando!
      :bigups:

    • #45334
      mfernandes
      Participante

      Javabeats,

      obrigado por sua postagem. O fato da sua esposa ter ligado para a Maura e ter conversado sobre a demora, foi muito esclarecedor, pois é difícil falar no consulado (eles devem estar até cansados de receber ligações). De qualquer forma, foi ótimo saber que alguém falou lá, e, mesmo sendo no campo das especulações, as hipóteses de ‘queima de etapas’ sempre são bem vindas, mesmo que não nos iludamos.

      Continuemos a postar. Isto ajuda a conter a ansiedade no meio da preparação.

      Obrigado,

      Milton e Tassiani

    • #45355
      Thiago Zago
      Participante

      Olá pessoal.

      Estou no barco de Abril/2011. Dei entrada no federal no dia 20/Abr/2011.

      Se não estou enganado, já vi um companheiro postar essa informação ailleurs dans le CBQ mas vale a pena mencionar novamente.

      http://www.radio-canada.ca/nouvelles/National/2011/06/08/001-immigrer-quebec-plus-long.shtml

      “Selon des données compilées par Radio-Canada, un travailleur qualifié qui souhaite immigrer au Québec devra attendre plus longtemps que s’il avait choisi de s’installer ailleurs au Canada, peu importe le pays dont il provient”

      “Québec et Ottawa disent que ces retards sont d’ordre administratif, mais ils sont incapables d’expliquer pourquoi il est toujours plus long de s’établir en sol québécois.”

      O estranho é que pesquisando no forum http://www.immigrer.com/p/delais/index vi que o tempo médio de délais do processo federal é de 4 meses e em vários casos em até 2 meses.

      O jeito é esperar, estudar e se preparar mesmo!

    • #45356
      rodrigoo
      Participante

      @Thiago Zago wrote:

      O estranho é que pesquisando no forum http://www.immigrer.com/p/delais/index vi que o tempo médio de délais do processo federal é de 4 meses e em vários casos em até 2 meses.

      O jeito é esperar, estudar e se preparar mesmo!

      Oi Thiago,

      Essa questão é complicada. Os que aplicaram em 2010 em diante estão esperando por volta de 12 a 15 meses. Esse prazo de 4 meses já quase não se aplica. Os poucos que são processados nesse prazo são os que possuem CSQ’s prioritários.
      Talvez 12 meses seja o prazo mais realista.

      Rodrigo.

    • #45408
      mfernandes
      Participante

      rodrigoo,

      Concordo. Inevitavelmente o tempo do processo mudou (estamos vivenciando isto). Não tinha como, com a alta demanda de processos pelo bureau de São Paulo entrevistou e aprovou, a ‘fila’ ficaria maior mesmo. Então, percebendo isto, eu logo vi que ficará mesmo entre 12 a 15 meses. Concordo com você. Acredito ainda que ‘nossa leva’ está participando, talvez, de uma mudança no processo de tempo da parte do federal, as demandas aumentaram e eles vão reestruturar ou modificar algum coisa no tempo do processo.

      Abraços,

      Milton e Tassiani

    • #45690
      julian.quadros
      Participante

      Ola pessoal,

      Como completamos 7 meses de federal e nao haviamos recebido a carta de abertura do processo, ontem liguei para maura para confirmar o recebimento e pegar o numero do processo.

      a maura me disse que no momento o consulado esta analisando os processos de agosto e uma parte dos processos de setembro. ela disse que para nosso caso (enviamos no dia 22/11 mas o registro do consulado acusa 01/12) devamos receber alguma comunicação dentro de 3 meses.

      vamos esperar o andamento dos proximos pedidos de exames para ver se relmente esse prazo se cumprirá.

    • #45692
      rosi.sch
      Participante

      @julian.quadros wrote:

      a maura me disse que no momento o consulado esta analisando os processos de agosto e uma parte dos processos de setembro. ela disse que para nosso caso (enviamos no dia 22/11 mas o registro do consulado acusa 01/12) devamos receber alguma comunicação dentro de 3 meses.

      Oi Julian, que notícia boa! Somos do início de setembro, e estávamos sem esperança de receber nossos pedidos de exames nesta próxima leva.

      abraço e boa sorte no processo!

      Rosi

    • #45699
      julian.quadros
      Participante

      @rosi.sch wrote:

      @julian.quadros wrote:

      a maura me disse que no momento o consulado esta analisando os processos de agosto e uma parte dos processos de setembro. ela disse que para nosso caso (enviamos no dia 22/11 mas o registro do consulado acusa 01/12) devamos receber alguma comunicação dentro de 3 meses.

      Oi Julian, que notícia boa! Somos do início de setembro, e estávamos sem esperança de receber nossos pedidos de exames nesta próxima leva.

      abraço e boa sorte no processo!

      Rosi

      Olá Rosi,

      Pois é, vamos torcer para que essa informação da Maura se concretize.

      Tomara mesmo que voces recebam nessa proxima leva e que tudo ande bem rápido …

      Boa sorte pra vcs também.

      abraços

    • #45701
      Cabeda
      Participante

      Só para colaborar com os colegas

      Sou de primeiro de julho e ainda não recebi nenhuma noticia ( assim como também nunca consegui nenhuma previsão ) ninguem de julho recebeu nada e algumas pessoas de junho ainda estão esperando…

      Então, até imagino mesmo que tenham dito para a colega que estão analisando os casos de agosto, mas a informação me parece não bater com a realidade visto que se nem junho eles terminaram e ainda nem começaram julho, como eles já estão em agosto ?

      Espero ter colaborado

    • #45706
      mfernandes
      Participante

      @Cabeda wrote:

      Então, até imagino mesmo que tenham dito para a colega que estão analisando os casos de agosto, mas a informação me parece não bater com a realidade visto que se nem junho eles terminaram e ainda nem começaram julho, como eles já estão em agosto ?
      Espero ter colaborado

      Cabeda, colaborou demais. Sempre é bom saber de notícias dos casos próximos aos nossos. Olha, uma especulação possível de ‘aceitar’, de ‘conjecturar’, é que eles estão fazendo por blocos, isto é, analisam 3 meses e soltam o resultado do ‘bloco’ todo junto. Como disse, é só especulação, o que nos resta diante das informações que andam desencontradas, além de nos restar a preparação!

      Grande abraço de sempre!

      Milton e Tassiani

    • #45710
      rodrigoo
      Participante

      Também acho que podem estar fazendo algo parecido mfernandes. Solicitar esses pedidos por blocos…enfim, só nos resta especular :)
      Abs,
      Rodrigo.

    • #45715
      Cabeda
      Participante

      Que bom que a informação pôde fazer algo pelos outros !

      Acho que é super válido conjecturar ( e eu até partilho parcialmente da idéia de que eles trabalhem por blocos, apesar de que em fev/março um pessoal de fevereiro de 2010 recebeu pedido de exames e SÓ eles, mais ninguem recebeu, por isso apesar de achar que a premissa faz todo sentido só concordo com ela parcialmente ) mas também acho importante manter os pés no chão e ter um bom senso de realidade.

      Eu achava que eu ia poder viajar em março, estamos em meados de julho e não tenho NEM previsão de quando vai sair o visto, então é importante tomar cuidado para ao criar as expectativas elas não acabarem interferindo no seu dia dia ( como foi meu caso )

      Mas de qualquer maneira, fico feliz em poder ajudar num espaço que tanto já me ajudou, sou praticamente um veterano do processo de emigração, *risos, acho que tirando uns 2 ou 3 casos de junho que por algum motivo misterioso não receberam o pedido de exames, eu sou a pessoa a mais tempo esperando por eles atualmente ( visto que meu processo é de primeiro de julho de 2010 ) não é uma marca que me orgulho, *risos, mas fazer o que !!!

    • #45716
      javabeats
      Participante

      Força aí Cabeda, que logo dará tudo certo!

      Só queria lembrar de um detalhe, antes que o pessoal fique todo empolgado: estamos entrando no mês de Julho! Verão no hemisfério norte, e férias em todas as universidades e escolas brasileiras.

      Então, além dos habituais vistos de turismo, temos milhares de estudantes começando intercâmbio nessa época. E como o consulado dos EUA já começou o ano com record de pedidos de visto, muitos destes estudantes adotaram o Canadá como alternativa. Os vistos deste pessoal estão sendo entregues agora, penso eu. Pode explicar a lentidão que sofreram os processos do 1o semestre.

      Para o pessoal de final de 2010/início de 2011 (meu caso), esta alta demanda pode afetar também, uma vez que os cursos de idiomas e os intercâmbios universitários mais procurados têm início em setembro – ou seja, os pedidos de visto serão feitos entre junho/julho, provavelmente. E como todo sabemos, o processamento destes pedidos têm prioridade.

    • #45720
      Cabeda
      Participante

      Justamente, acho que o colega está muito correto… a informação que eu recebi de um funcionário graduado lá dentro ( que não é a Maura, mas acima dela ) é que de fato o foco AGORA dos agentes de emigração é o pessoal que vai a estudo/turismo nessa epoca, e por isso que os agentes “param” de olhar para os processos de emigração… Provavelmente para final de julho, começo de agosto eles devem começar novamente… se eu tivesse que fazer uma aposta eu diria que nesse intervalo entre final de julho, começo de agosto devemos ver uma nova rodada de exames médicos

    • #45886
      Caca_e_Vivi
      Participante

      Boa Noite a Todos!

      Deixei um post no tópico de Examos Médicos de 2011 sobre uma ligação que fiz para a Sra. Maura na data de hoje.

      Algumas das informações que recebi são bastante relevantes para este tópico. Lá vão:
      – pedi o número de meu processo, ela me informou que ela só tem o número do arquivo físico, que não serve para consulta no e-CAS, e que o número do e-CAS só será gerado no início da análise do processo (isso se deve ao novo sistema recentemente implantado);
      – que a etapa “envio de carta de abertura do processo” foi eliminada, uma vez que o número do processo que deveria ser informado na carta só é criado no momento de sua análise.
      – e, finalmente, que a primeira comunicação oficial que o consulado fará é ou para pedir os exames médicos ou para pedir documentos adicionais.

      Mais detalhes no post:
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/25/4084.html?start=165#p43359

      Abs a todos

    • #45898
      mfernandes
      Participante

      Caca_e_Vivi,

      Obrigado pelas informações! Se for isto mesmo (na prática do Consulado), nós somos mesmos os ‘novos imigrantes’, partes de uma novo processo. Por um lado tira a agonia de não esperar a tal mal-fadada ‘carta de abertura’ e esperar logo o pedido de exames ou documentos adicionais, mas por outro lado é mais um ‘salto no escuro’ do prazo…

      O jeito é ir se preparando….

      Obrigado mais uma vez pela preciosa informação!

      Abraços,

      Milton e Tassiani

    • #45962
      mfernandes
      Participante

      Mes amis,

      uma novidade. Recebemos um telefonema do Consulado agora há pouco. Uma atendente pedindo alguns dados de nosso filho. Só isso. Perguntamos sobre prazos, mas ela disse que sem previsão. Perguntamos, também, sobre os exames médicos, ela disse que sem previsão e tal. Bem, de concreto não alterou nada, ainda continua no prazo que temos especulado por aqui, mas de qualquer forma foi um ‘feedback’ da sensação que eles estão, pelo menos, lendo nosso processo…risos

      Qualquer novidade postamos.

      Abraços a todos,

      Milton, Tassiani e Theo

    • #45963
      javabeats
      Participante

      Quanto você deu entrada no seu processo federal, só por curiosidade?

    • #45964
      rosi.sch
      Participante

      @mfernandes wrote:

      Mes amis,

      uma novidade. Recebemos um telefonema do Consulado agora há pouco. Uma atendente dizendo que dados de nosso filho. Só isso. Perguntamos sobre prazos, mas ela disse que sem previsão. Perguntamos, também, sobre os exames médicos, ela disse que sem previsão e tal. Bem, de concreto não alterou nada, ainda continua no prazo que temos especulado por aqui, mas de qualquer forma foi um ‘feedback’ da sensação que eles estão, pelo menos, lendo nosso processo…risos

      Qualquer novidade postamos.

      Abraços a todos,

      Milton, Tassiani e Theo

      Nossa, que notícia boa! É sempre bom saber que o consulado está trabalhando.
      Pelo que procurei, vocês são de dezembro/2010, é isso mesmo?

      Boa sorte pra nós! Espero que logo o consulado comece a enviar esses pedidos…

      abraços

      Rosi

    • #45966
      mfernandes
      Participante

      Javabeats e rosi.sch, sim, nós enviamos por sedex dia 1º Dezembro de 2010. Bom, agora é ir preparando mais ainda.

      Abraços,

      Milton, Tassiani e Theo

    • #45972
      Shape
      Participante

      Ah, o meu também é de dezembro (20) e bom saber que eles já estão pelo menos começando a olhar os processos do povo que mandou nessa época!

    • #45975
      JF
      Participante

      Pessoal,

      3 pessoas na comunidade do orkut escreveram ontem dizendo que o nome deles apareceu no e-cas. As datas são 11, 12 e 17 de Novembro.

      Vamos torcer para as coisas estarem andando no consulado! :-)

      J.

    • #45978
      robertogp
      Participante

      Também consegui acessar o E-cas hoje sendo que tinha tentado ontem e não tinha conseguido. Sou de 24 de Novembro.

      Status: Application Received

      Já é um começo :P

    • #45982
      Shape
      Participante

      Dúvida rápida: vocês que estão conseguindo acessar o E-cas receberam a carta de abertura do processo com informações de como acessar o E-cas?

    • #45983
      robertogp
      Participante

      @Shape wrote:

      Dúvida rápida: vocês que estão conseguindo acessar o E-cas receberam a carta de abertura do processo com informações de como acessar o E-cas?

      Eu não recebi carta de abertura do processo, obtive o número do processo através de uma resposta à um e-mail que enviei ao consulado.

    • #48247
      NEURAMOS
      Participante

      Eu enviei meus documentos para o Federal essa semana, vocês sabem informar se eles enviam uma resposta, ou o tal numero para o E-Cas??? e quanto a françaisação online, alguem pode me ajudar???
      grato

    • #49889
      javabeats
      Participante

      Sou de 24/jan (2011), e agora, quase completando 12 meses, acabei de receber meu número do ECAS por e-mail :wink:

    • #49894
      Tiagoepp
      Participante

      Bonjour,
      Também sou de 24/jan 2011, e ontem também recebi meu ECAS por email. :P

    • #49897
      daniel.p
      Participante

      Oi gente, meu processo federal é de 04 de janeiro. Depois de ver esse tópico com o java e o tiago comentando que receberam o número do e-cas e eu não, resolvi ligar no consulado. A Maura me passou o meu número, mas não me disse pq não me mandaram por email. De todo jeito ela me disse que começaram a pré-analisar os processos de dezembro, que os de início de janeiro seriam pré-analisados em mais ou menos 1 mês.

    • #49898
      mCerqueira
      Participante

      @daniel.p wrote:

      (…) ela me disse que começaram a pré-analisar os processos de dezembro, que os de início de janeiro seriam pré-analisados em mais ou menos 1 mês.

      Difícil confiar nestas informações do consulado.
      Conheço um camarada ouviu a mesma previsão quando falou com ela na 1a semana de janeiro. Ele é de jan/2011 também.
      =(

      abraços,
      #

    • #49937
      Leigos
      Participante

      Pessoal, quero compartilhar a minha alegria… O nosso processo é de 20 de janeiro de 2011. Hoje (25.01.2012) recebemos o primeiro contato do consulado – eles informaram nosso E-CAS por e-mail. Será que em breve vamos receber o pedido de exames – ansiedade está nas alturas.

    • #49938
      Shape
      Participante

      Leigos, só para você ter uma idéia, sou de 20 de dezembro de 2010, recebi este mesmo e-mail no dia 24/10/2011 e até onde sei, eles nem começaram a analisar os processos de dezembro de 2010.

      Então acredito que você deva ter novidades do seu processo entre 3 e 5 meses (abril/maio?)

    • #49939
      larocque
      Participante

      Olá pessoal,

      Nós recebemos o mesmo email em Out/2010, o nosso processo federal é de 04/Jan/2011 e até agora foi somente isso. :D

      Abraço à todos,

      La Rocque e Silvia.

    • #49947
      Leigos
      Participante

      Puxa, agora complicou.

      @larocque wrote:

      Olá pessoal,

      Nós recebemos o mesmo email em Out/2010, o nosso processo federal é de 04/Jan/2011 e até agora foi somente isso. :D

      Abraço à todos,

      La Rocque e Silvia.

    • #50589
      tiagomota
      Participante

      Eu e minha esposa mandamos a documentação federal no dia 15/02/2011. Recebemos o email confirmando a abertura do processo em 02/02/2012. Meu nome já aparece no e-Cas, mas apenas como “processo aberto”, sem nenhuma outra informação, nem endereço.

    • #50590
      Danibley
      Participante

      @tiagomota wrote:

      Eu e minha esposa mandamos a documentação federal no dia 15/02/2011. Recebemos o email confirmando a abertura do processo em 02/02/2012. Meu nome já aparece no e-Cas, mas apenas como “processo aberto”, sem nenhuma outra informação, nem endereço.

      Apesar dos pedidos médicos estarem estacionados em Nov/10, pelo menos encostaram as mãos nos processos de Fev/11.

      Não deixa de ser uma boa notícia. :bigups:

    • #50593
      tiagomota
      Participante

      @Danibley wrote:

      Apesar dos pedidos médicos estarem estacionados em Nov/10, pelo menos encostaram as mãos nos processos de Fev/11.

      Não deixa de ser uma boa notícia. :bigups:

      Danibley, já li em alguns blogs sobre pessoas que mandaram a documentação em março de 2011 e recebeu o email no mesmo dia que a maior parte do povo de fevereiro.

      Alguém aí de março para confirmar?

    • #50596
      Suguimoto
      Participante

      Enviamos no início de março (eles apontam recebimento em 15/03/2011) e já recebemos o email de confirmação.
      Não consigo acessar o ecas.

      Aparentemente é tudo feito por lote lá,são poucos os casos isolados. Quem sabe já não entramos no lote dos exames médicos! :mrgreen:

    • #50599
      Danibley
      Participante

      @tiagomota wrote:

      Danibley, já li em alguns blogs sobre pessoas que mandaram a documentação em março de 2011 e recebeu o email no mesmo dia que a maior parte do povo de fevereiro.

      Melhor ainda! :mrgreen:

      Quem sabe já não entramos no lote dos exames médicos!

      No ritmo atual, não contaria com pedido de exame antes de junho. :angery:

    • #51536
      eduardo.arraes
      Participante

      Pessoal,
      eu enviei meus documentos para o federal no dia 12/03/2012 e chegou lá no CIC na Nouvelle Écosse dia 16/03/2012, recebido por um tal de M. Krszwda, segundo o rastreamento no site do FedEx.
      Ainda não recebi nenhuma confirmação por parte do CIC, nem por e-mail, nem carta, sinal de fumaça, nada.

      Alguém que enviou em março já recebeu alguma confirmação do CIC?

      Abraços.

    • #51537
      SANDROMS
      Participante

      Eduardo,

      O processo chegou lá dia 16, certo? Isso foi na última sexta, 17 e 18 foram um fim de semana, ontem foi segunda 19, e hoje é 20, o dia mal começou. Ou seja, o seu processo está lá a menos de 2 dias úteis e você já está ansioso por um email ou carta!?!?! 8O

      Muita calma nessa hora, esse processo é extremamente lento. Se você já está preocupado após 2 dias úteis, vai ter um infarto esperando pelos exames médicos. Respira fundo… :alright:

      se vc ver tópico abaixo vai perceber que demora algumas semanas para o retorno do escritório do CIC.

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/3/4960.html

    • #51548
      eduardo.arraes
      Participante

      hehehehe, obrigado Sandro.
      to lendo os tópicos, vi que demora mesmo. É, sou muito ansioso mesmo!! é que tá difícil aguentar :oops:
      Abraços.

    • #52046
      NEURAMOS
      Participante

      Por favor, mantenha a gente informado aqui, falando q mês q recebeu o ECAS, só para sabermos q mês eles estão tirando o pó… Só para ter certeza, o ultimo q recebeu é de fevereiro né?
      obrigado

    • #52052
      Vivs
      Participante

      Nós já recebemos o email com o número do e-cas, bem como outros colegas de processo. Está em junho, agora. Não sei se tem alguém de julho que já recebeu.

    • #52203
      NEURAMOS
      Participante

      @Vivs wrote:

      Nós já recebemos o email com o número do e-cas, bem como outros colegas de processo. Está em junho, agora. Não sei se tem alguém de julho que já recebeu.

      Valew Vivs… é isso aí galera, por favor, se tiver alguém de julho, agosto, setembro, etc… q já receberam o ECAS, favor avisar aqui por favor… grato

      21/11/11-envio dossiê federal
      08/11/11-convocação para entrevista

    • #52261
      eduardo.arraes
      Participante

      Debitaram no dia 05/04 no meu cartão de crédito a taxa de processamento do visto. Agora é esperar pelo e-cas que deve chegar semana que vem. Aviso quando receber.
      É bom divulgarmos essas datas para que o pessoal tenha ideia do tempo que leva para cada etapa.
      Abraços e boa sorte a todos.

    • #52319
      luschurt
      Participante

      Meus docs chegaram no consulado em 28/06/2011 (confirmei quando peguei com eles o número da pasta), mas nada de e-cas ainda. Será que esqueceram de mim? =(

      Alguém do final de junho recebeu o número, um e-mail do consulado, qquer coisa?? Olhei na caixa de spam e nada lá tbm, estou ficando preocupada :alright:

    • #52328
      Vivs
      Participante

      Parou bem no comecinho de junho.. Um colega ligou no consulado para entender o que aconteceu e parece que a justificativa é de eles interromperam temporariamente a emissão dos e-cas para se ocuparem dos combos do pessoal de novembro. Eu não entendi qual a ligação entre as coisas… :huh:
      Alguém tem alguma informação diferente? Alguém ligou ou recebeu alguma outra justificativa ou alguma previsão de quando os emails com o e-cas volatarão a ser enviados?
      :roll:

    • #52336
      victor_m
      Participante

      Eu sou do dia 21/06 e também não recebi ainda.

      Só espero que na hora de mandar os combos também não tenha essa pausa no meio… hehehe

      Ninguém merece…

      Abraços,

      Victor

    • #52337
      Familia Tanganelli
      Participante

      Alguém pode me ajudar ? Perguntei em outro tópico mas não obtive resposta. Recebi o UCI e o EP através de um email do escritório central dizendo que está tudo ok e que o processo foi aberto. Também debitaram o cartão de crédito. Sabe como faço para ver o Ecas .. entro no link mas não aparece o número. Sabe em quanto tempo eles me enviam o Ecasa. ?

      Grato..

      para constar.. enviei a papelada no dia 05 de março e recebi o email de confirmação no dia 12 de abril com o débito.

    • #52367
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Familia Tanganelli,

      eu nao me stressaria com o E-cas. Explico:

      quando cheguei aqui na cidade do Québec, tres meses depois de ja ter o visto no passaporte, ou seja tudo mais do que finzalidado, sabe o que o meu E-cas dizia?

      “…Em processamento….” 8O

      Nao acho que o sistema tenha melhorado ;-(

    • #52369
      Familia Tanganelli
      Participante

      Obrigado Carlos. Além do mais depois do processo aberto demora em média de 14 a 16 meses pelo que tenho visto. O legal agora é aguardar e se preparar …. abraços …

    • #52478
      victor_m
      Participante

      Chegou o e-mail do consulado com a abertura do meu processo no e-cas! :D

      Sou do dia 21/06.

      Abraços!

      Victor

    • #52490
      Vivs
      Participante

      Oi, Victor!

      Parabéns pelo email com o e-cas. Já dá um fôlego. Fiquei feliz de saber que tem mais gente de junho recebendo, pois tinha parado na primeira semana desse mês. Vc recebeu algum oferta de emprego ou alguma coisa para acelerar o processo ou os emails voltaram a ser enviados normalmente?
      Alguém mais recebeu o e-cas essa semana?

    • #52498
      victor_m
      Participante

      Oi Vivs,

      Não recebi nada não…

      Acredito que os e-mails voltaram a ser enviados mesmo.

      Tomara que os exames médicos sigam a mesma tendência. :)

      Abraços,

      Victor

    • #52499
      marcellojordan
      Participante

      boa tarde pessoal!
      Sou novo no forum, e estou me preparando forte para enviar toda documentação. Fiz uma palestra em SP (senac) e nao me lembro desse “Documento” E-CAS. O que seria?
      obrigado!

    • #52504
      Vivs
      Participante

      Muito bom saber, Vitor!!
      Que isso simbolize mais meses recebendo o e-cas nas próximas semanas! :P

    • #53257
      CasalEncrenca
      Participante

      Recebemos hj o email! YESSSS!
      E agora, não consigo acessar hehehe… da-lhe tentar com todos os meus 3 sobrenomes, nome de solteira, segundo nome junto… será que é o número que to colocando errado?
      Na terceira tentativa diz que expirou a sessão! Eta… To tentando achar a solução aqui pq eu lembro que li em algum post que alguém deu as dicas… bom, se ninguem me responder aqui, se possível, continuarei procurando ;-)

      09/05/2012 – Recebimento do email com o número E-cas
      08/07/2011 – Início do Processo Federal
      02/06/2011 – CSQ em mãos
      02/02/2011 – Envio de documentos BIQ
      02/02/2010 – Início do sonho da imigração

    • #53258
      bdraraujo
      Participante

      Olá CasalEncrenca,

      Recebemos hj o email! YESSSS!
      E agora, não consigo acessar hehehe… da-lhe tentar com todos os meus 3 sobrenomes, nome de solteira, segundo nome junto… será que é o número que to colocando errado?

      Recebemos o e-mail no dia 25/04 e fiquei com a mesma sensação… mas embora eles digam que o sistema do e-CAS é atualizado às terças, consegui acessar no domingo, 29/04.

      Utilizei:
      UCI, com Identification type = Client ID Number / Unique Client Identifier
      Surname / Family name = sobrenome idêntico ao do passaporte

      Aguarde mais alguns dias que deve funcionar… Eu sei que a gente fica louco pra ver tudo registrado lá, mas acredite, não tem nada de muito interessante no começo – só indica que foi recebido (bom seria se disse datas estimadas para cada etapa :D ). Depois é só continuar os estudos e aguardar pacientemente…

      Boa sorte!
      Bruno

    • #53259
      CasalEncrenca
      Participante

      achei alguem que disse que demora pra atualizar no sistema, então acho que o jeito é esperar um pouco pra acessar, de qualquer forma ainda não achei como hehe ;-D

    • #53260
      fernandes.f
      Participante

      Que bom q já estão enviando o e-cas do pessoa de julho de 2011.

      que continuem enviando os demais!

    • #53261
      CasalEncrenca
      Participante

      Oi Bruno! Obrigadão pela ajuda! Vamos aguardar um pouquinho então pra acessar!
      Sabemos que não tem muita coisa, mas sabe como é a curiosidade rsrsrs
      Vamos continuar estudando e nos preparando! :P

      Boa sorte pra vc e espero notícias suas também, em breve! ;-)

      Boa noite.

    • #54678
      Cassia_Costa
      Participante

      Boa noite a todos!

      Recebi dia 21/06, o e-mail com número do processo. Sou de julho de 2011, enviei federal em 05/12/2011.
      Infelizmente, tb não consigo ver nenhuma informação no E-CAS..

      Boa sorte a todos!

Visualizando 276 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.