Dri_Torres

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 1,023 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Lista de formação #48124
    Dri_Torres
    Participante

    Olá Luciana,

    Concordo com a resposta do Carlos, até mesmo pq a area técnica é uma das que mais oferece emprego por aqui.

    boa sorte e sucesso

    Adriana

    em resposta a: Video Timelapse de Quebec #44649
    Dri_Torres
    Participante

    bem bacana o video…mas a musica é de filme de horror…da ate medo ahahaha

    em resposta a: Desistência de imigrar #42857
    Dri_Torres
    Participante

    Ola Celso,

    Obrigada pelo relato e te desejo toda o sucesso na sua nova empreitada!

    Sobre os comentarios sobre a imigraçao, lembro que o Roch Paquette (um dos primeiros palestrantes do Qc no Brasil) falava:

    « A vida de um imigrante começa a estabilizar/melhorar depois de 3 anos no Qc»

    E realmente é isto que eu observo aqui, logico que muitas pessoas chegam e logom conseguem realizar e conquistar todos os sonhos, mas a grande maioria so depois 3 anos….
    Concordo com a ideia de visitar o pais antes de imigrar, mas 1 ano acho muito pouco para se ter ideia de como viver aqui… em 1 ano mesmo a lingua sera ainda muito dificil para a maioria das pessoas e se você deseja ter um bom emprego no Qc a lingua é uma das coisas mais importantes por aqui… e infelizmene empregos muito especializados e de doutorado e pós doutorado sao bem dificeis de conseguir… nivel tecnico e de bacharel sao mais faceis…talvez por isso as pessoas do seu exemplo tiveram dificuldades… preconceito existe sim, assim como no Brasil, felizmente nunca sofri nada por aqui se me lembro bem…

    Como o Bruno disse, tb estou muito feliz por aqui, ao menos por enquanto esperamos ficar por aqui, até ja pedimos a cidadania…

    Sucesso a todos nao importa o caminho a seguir!

    em resposta a: Dri, como entar numa faculdade??? #38078
    Dri_Torres
    Participante

    Olá a todos,

    Um BAC tem 90 créditos o que equivale geralemente à 3 anos de estudo…geralmente cada matéria tem 3 créditos, ou seja, você terá que cursar em média 30 matérias para se formar… para se ter direito ou Prêts et Bourses do governo você tem que cursar ao menos 12 créditos por sessao. Cada ano tem 3 sessoes de estudo, outono, inverno e verao, o problema que geralmente o pessoal daqui nao estuda no verao, entao nao sao todas as faculdades que oferecem cursos para aqueles que querem continuar os estudos durante o verao… se a pessoa conseguir fazer 12 créditos em cada sessao ela vai se formar em menos de 3 anos…

    Com relacao ao pagamento você paga pelos créditos estudados em cada sessao, ou seja, se fizer 12 créditos na sessao de inverno, você só pagará por estes créditos.

    Um microprograma é como um nome mesmo diz, um programa curto em algum dominio de estudos… por exemplo eu fiz o microprograma de francês, ou seja, eu tive somente aulas de francês (gramática, fonética, etc) durante toda a duraçao do curso, que geralmente é de 15 créditos, ou 5 cursos…. Se a pessoa se esforçar e se os horários dos cursos nao coincidirem, dá para fazer todo o microprograma em somente 1 sessao de estudos.

    Mas adianto, estudar aqui nao é moleza nao… se nao me engano cada crédito equivale a 1 hora de curso em sala de aula por semana, entao se você faz 15 créditos, você ficará 15 horas por semana na sala de aula… MAS geralmente cada 1 hora na sala de aula equivale à ao menos 2 horas de estudo em casa… entao 15 horas na facul mais 30 horas de estudo em casa. Os professores sempre nos fornecem muitos exercicios e leituras para fazer, sem contar que a pedagogia aqui é diferente (falo das minhas expériencias nos meus cursos aqui, nao sei se em todos os cursos sao iguais), geralmente recebemos todo o plano do curso no primeiro dia de aula e como sabemos o que vamos estudar em classe, nós devemos estudar a matéria antes do dia da aula… a sala de aula serve para tirar dúvidas, discutir etc etc entao sempre estamos estudando antes da aula e depois para validar o aprendizado e se preparar para a proxima aula.

    Sobre a questao do que fazer após o microprograma, isto depende de cada um… na verdade nem o microprograma é obrigatório nao… muitas pessoas o fazem para aprimorar o francês… e após você pode ir trabalhar, continuar seus estudos se quiser, tanto na faculdade como no CEGEP…

    Sobre os requisitos de admissao, isso também depende de cada Universidade e faculdade… para algumas pessoas eles podem exigir varias coisas e documentos, para outras nao… a analise do dossier de cada um é diferente…

    Espero que eu tenha esclarecido as duvidas,

    Boa sorte,

    Adriana

    em resposta a: Quase imigrantes #37860
    Dri_Torres
    Participante

    ahahaha eu passei por todos os topicos ahahah

    Falta acrescentar:

    fica falando o tempo todo em francês, ou se perguntando como se chama tal coisa em francês…

    Aproveita para comer e beber de tudo, ja que nao sabe quando comerá aquela deliciosa coxinha da esquina novamente…. e nem se importa dos quilinhos a mais….

    em resposta a: Ajuda Passo a Passo Processo de Imigraçao #37537
    Dri_Torres
    Participante

    Olá Laurent,

    Eu preciso saber se você já terminou a sua parte do passo a passo, pois preciso juntar todas à informaçoes e envia-las ao Carlos para que ele faça a correçao final.

    Abraços e aguardo seu contato

    em resposta a: Ajuda Passo a Passo Processo de Imigraçao #37477
    Dri_Torres
    Participante

    Olá a todos,

    Acabei de achar o link do formulario de reembolso:

    http://www.cic.gc.ca/francais/information/frais/resid-frais/frdrp-form.pdf

    em resposta a: Ajuda Passo a Passo Processo de Imigraçao #37476
    Dri_Torres
    Participante

    Carlos ou algum outro membro,

    Alguem fez este pedido??? pois o link para o formulario nao funciona mais e gostaria de ver se alguem o tem para me enviar…

    em resposta a: Ajuda Passo a Passo Processo de Imigraçao #37475
    Dri_Torres
    Participante

    Olá Carlos,

    Sim, depois acabei me lembrando que a taxa tinha abaixado… mas pelo que me lembro eu nao tinha direito ao reembolsa, mas lendo a noticia novamente vejo que tenho direito…será que ainda está valendo??? vou tentar assim mesmo, afinal irei receber quase 1000$ ja paga minha passagem tout-inclus pra Cuba né :happy2:

    em resposta a: Francisation – qual é o tempo de espera? #37425
    Dri_Torres
    Participante

    Olá a todos,

    Cheguei em Sherbrooke em março 2007
    Fiz a prova de classificaçao para a francisaçao 2 dias depois da minha chegada.
    Comecei no nivel 3 (ultimo nivel), 1 semana depois de chegar.
    Fiz a francisaçao em tempo completo, durante +- 3 meses.
    Depois de terminar a francisaçao, comecei um microprogramme de français na Universidade de Sherbrooke. Este programa necessita 15 créditos (Dá para fazer em uma sessao de estudos), pode-se solicitar o prêts et bourses). Cada crédito na universidade de Sherbrooke custa 65,60$. Para fazer o calculo acesse o link http://www.usherbrooke.ca/admission/cout-des-etudes/etudiantes-et-etudiants-quebecois/

    O meu caso foi particular pois ja estava em contato desde o Brasil com uma pessoa que atende os imigrantes aqui em Sherbrooke. Como ela sabia a minha data de chegada, ela mesma comunicou com o MICC que um grupo de brasileiros (9 pessoas, para aqueles que nao acompanham a CBQ desde o inicio, eu montei um grupo com varios imigrantes afin de conseguir desconto na aircanada entre outras coisas) iria chegar em março. A francisaçao ja tinha começado (1 semana) mas como eles sabiam da nossa situaçao, eles nos deixaram fazer a prova de classificaçao e começar o curso mesmo com 1 semana de atraso caso houvessem vagas no nivel apresentado na prova.

    Abraços

    em resposta a: Ajuda Passo a Passo Processo de Imigraçao #37401
    Dri_Torres
    Participante

    Olá,

    Obrigada pela resposta…eu tinha achado este valor mesmo, mas fiquei com duvida pois quando fiz meu processo paguei 975$ CAN por pessoa…. affff sobrei entao :oops: :evil: :bangwall: :angery: quero meu dinheiro de volta :madman: :protest: :rant: :furious: :komp_cr:

    em resposta a: Ajuda Passo a Passo Processo de Imigraçao #37396
    Dri_Torres
    Participante

    Ola Mrodolfo,

    tudo bem…eu acabei de terminar a minha parte da revisao mas fiquei um pouco perdida no preço final a se pagar para conseguir o visto no passaporte… pois quando eu fiz o valor era bem alto e agora pelo que entendi abaixo…alguem pode me confirmar o valor?

    abraços

    em resposta a: Ajuda Passo a Passo Processo de Imigraçao #37394
    Dri_Torres
    Participante

    Ola Gabi,

    Vou analisar o passo a passo que você me passou…mas como ja tinhamos um, estamos somente revisando e modificando o necessario. Sobre o passo a passo da equivalencia, posso tentar fazer um também mas me lembro que quando fiz meu pedido nao foi nada complicado nao…talvez por que eu ja estava aqui…mas de qualquer forma vou averiguar.

    abraços e boa sorte

    em resposta a: Indústria farmacêutica #37378
    Dri_Torres
    Participante

    Olá Chum e Rogerio,

    Sim uma graducaçao strctu sensu é a mesma coisa em qualquer lugar do mundo, e nao tem muita diferençao do Brasil nao…aqui se vc for para a area academica, grandes empresas nao se interessaram por voce, pois como disse o Rogerio, nem sempre bom pesquisador é bom trabalhador… por isso nao se engane, sem contar que vagas com perfil doutorado ou mais sao raras, visto que os profissionais que ja estao no mercado nao saem tao facilmente dos seus empregos, a rotatividade é baixa entao a quantidade de empregos também. E sem contar que em crise economica a primeira area afetada é a area de pesquisa nas grandes empresas. Ontem mesmo saiu no jornal que uma grande empresa farmaceutica em Montréal vai fechar, com isto em torno de 250 profissionais altamente gabaritados (segundo a reportagem) estarao de volta à procura de emprego, ou seja, mais concorrencia… Vejam o link da reportagemhttp://www.google.com/hostednews/canadianpress/article/ALeqM5inRoLZKDLoHF-KAq7P919gaLKUbQ

    Sobre você trabalhar como técnico, é logico que eles nao te aceitaram pois você será mega qualificado e eles pensam que você sairá rapido da vaga, que você vê a vaga como um trampolim para melhores oportunidades. A soluçao neste caso é omitir…mas ao mesmo tempo nao sei se você irá querer ganhar um salario de tecnico (dependendo da area entre 20 a 35 dolares a hora)…E o que mais vejo aqui sao os imigrantes serem muito qualificados para as vagas, pois a oferta aqui é forte para a area tecnica…

    Sobre trabalhar como professor, como disse o Rogerio, nao é tao facil assim pois as universidades daqui querem pessoas que realmente tenham um bom nome no mercado… sem contar que para chegar ao posto de professor, você tem que passar por varios outros postos. Pois aqui vc tem professeur régulier, professeur suppléant, professeur associé, chargé de cours entre outras nominaçoes… geralmente você começa por baixo e somente depois de anos você vira realmente professeur régulier.

    Boa sorte no caminho escolhido por vocês

    em resposta a: Indústria farmacêutica #37372
    Dri_Torres
    Participante

    Olá a todos,

    Nao sou farmaceutica, mas acho que posso dar minha opiniao…

    Como sou biologa, e tendo começado um mestrado em microbiologia aqui, posso dizer que pos graducaçao aqui é mais voltado para a area academica…poucos profissionais com mestrado ou doutorado ficam em grandes empresas, geralmente estao em pesquisas dentro das universidades, e via muitos (qdo estava no meu mestrado) que acabavam ficando com a parte administrativa da pesquisa enquanto os mestrandos e doutorandos botavam a mao na massa…ou seja, se você é como eu que gosta de fazer as coisas, nao sei se vale a pena investir numa pos. Atençao!!! sou totalmente a favor de uma pos, so estou fazendo uma analise sobre o ponto de vista tecnico e pratico!!!

    Por outro lado, esta formaçao aqui sera muito importante para se fazer contatos e ter a famosa experiencia canadense… mesmo mestrandos podem conseguir bolsa de estudo na faixa de 1500 a 2000 dolares por mês, um outro ponto positivo. A dica que dou para quem quiser vir para fazer a pos, é entrar em contato desde o Brasil com pesquisadores que te interessam, pois assim você ja chega com a faca e o queijo nao mao ($$$) :D

    Para aqueles que pretendem seguir na industria, é logico que uma formaçao é interessante, mas afirmo que o QC precisa de mao de obra tecnica, é nesta area que vemos muitas ofertas de emprego. Para pessoas muito qualificadas vejo menos ofertas…mas vejo ofertas realmente excelentes, so resta saber se a concorrencia é grande e feroz…

    Sobre a questao do MICC, creio que o Faley quis dizer sobre a évaluation comparative des études effectués hors du QC. Nao sei que a ordem dos farmaceuticos exige este documento, mais muitas outras ordens o exigem, visto que ele é o documento oficial do ministerio que compara os seus estudos.

    Boa sorte a todos

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 1,023 do total)