Francisation – qual é o tempo de espera?

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Francisation – qual é o tempo de espera?

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5713
      Ventura
      Participante

      Comunidade,

      gostaria de propor uma enquete que poderá ajudar muito no planejamento dos futuros imigrantes e na escolha do local (cidade) da primeira estadia no Quebec. Se quem já está no Quebec e já iniciou ou terminou a Francisation pudesse responder as perguntas abaixo, nós da comunidade teríamos uma valiosa resposta a pergunta do topico.

      Qual cidade você morou quando chegou ao Quebec?
      Qual mês do ano você chegou?
      Quanto tempo demorou até iniciar a Francisation?
      A Francisation foi em tempo parcial ou completo?
      Você estudou francês em alguma instituiçao antes de iniciar a Francisation, quanto pagou?

      Me comprometo a consolidar as resposta depois. Desde já agradeço a participação de todos!

      Abs.

      Ventura

    • #37425
      Dri_Torres
      Participante

      Olá a todos,

      Cheguei em Sherbrooke em março 2007
      Fiz a prova de classificaçao para a francisaçao 2 dias depois da minha chegada.
      Comecei no nivel 3 (ultimo nivel), 1 semana depois de chegar.
      Fiz a francisaçao em tempo completo, durante +- 3 meses.
      Depois de terminar a francisaçao, comecei um microprogramme de français na Universidade de Sherbrooke. Este programa necessita 15 créditos (Dá para fazer em uma sessao de estudos), pode-se solicitar o prêts et bourses). Cada crédito na universidade de Sherbrooke custa 65,60$. Para fazer o calculo acesse o link http://www.usherbrooke.ca/admission/cout-des-etudes/etudiantes-et-etudiants-quebecois/

      O meu caso foi particular pois ja estava em contato desde o Brasil com uma pessoa que atende os imigrantes aqui em Sherbrooke. Como ela sabia a minha data de chegada, ela mesma comunicou com o MICC que um grupo de brasileiros (9 pessoas, para aqueles que nao acompanham a CBQ desde o inicio, eu montei um grupo com varios imigrantes afin de conseguir desconto na aircanada entre outras coisas) iria chegar em março. A francisaçao ja tinha começado (1 semana) mas como eles sabiam da nossa situaçao, eles nos deixaram fazer a prova de classificaçao e começar o curso mesmo com 1 semana de atraso caso houvessem vagas no nivel apresentado na prova.

      Abraços

    • #38032
      Ventura
      Participante

      Caros colegas,
      já que a enquente sobre o tempo de espera para o inicio da Francisation não gerou interesse por parte dos membros da comunidade( somente a Adriana Torres respondeu). Alguem saberia me responder quanto tempo esta demorando o inicio da francisation em montreal e na cidade do Quebec, ou em qualquer outra cidade?????

    • #38035
      Baratinha
      Participante

      Qual cidade você morou quando chegou ao Quebec?
      Desde que chagamos aqui moramos em Trois-Rivières (1 ano)

      Qual mês do ano você chegou?
      Fevereiro

      Quanto tempo demorou até iniciar a Francisation?
      2 meses (quem fez foi meu marido)

      A Francisation foi em tempo parcial ou completo?
      Completo.

      Você estudou francês em alguma instituiçao antes de iniciar a Francisation, quanto pagou?
      Sim, no meu caso 3 anos e meio (mas não fiz francisação), meu marido um ano e meio. Eu pagava R$ 160,00 por mês (Escola Centro Europeu – Curitiba)

    • #38036
      Patinha11
      Participante

      Oi Ventura,desculpe nao havia visto sua pergunta antes!

      Bom,vamos lá!

      Qual cidade você morou quando chegou ao Quebec?
      Chegamos em Laval onde ficamos por 7 meses.
      Mudamos para Montreal há 9 meses.

      Qual mês do ano você chegou?
      Novembro

      Quanto tempo demorou até iniciar a Francisation?
      2 meses e meio.

      A Francisation foi em tempo parcial ou completo?
      Completo.(mas nao fiquei)

      Você estudou francês em alguma instituiçao antes de iniciar a Francisation, quanto pagou?
      Sim, estudamos na Aliança Francesa até o fim do nível intermediário.

      :wink:

    • #38042
      Carlos_Santos
      Participante

      costumo ler tudo por aqui, mas so escrevo aonde posso contribuir…..

      nao fiz francisation, logo nao tinha o que escrever, je suis désolé ;-(

    • #38053
      Ventura
      Participante

      Valeu demais, baratinha, Patinha! Espero que mais gente responda!! Alguém aí que fez a Francisação na cidade do Quebec???

      Abs.

      Ventura

    • #40729
      alexfideles
      Participante

      Olá Ventura,

      Segue aí as minhas respostas:

      Qual cidade você morou quando chegou ao Quebec?

      Montréal, estou aqui há 3 meses e 1/2.

      Qual mês do ano você chegou?

      Cheguei em 2 de maio.

      Quanto tempo demorou até iniciar a Francisation?

      Eu e minha esposa demos entrada na solicitação no dia 3 de maio, fizemos a avaliação no dia 21 do mesmo mês e começamos o curso no dia 18 de agosto.

      A Francisation foi em tempo parcial ou completo?

      Completo.

      Você estudou francês em alguma instituiçao antes de iniciar a Francisation, quanto pagou?

      Eu e minha esposa fizemos aulas em 3 cursos diferentes no Brasil totalizando umas 240 horas.

      Aqui, nós entramos num atelier de conversação numa ong já na segunda semana em Montréal, ficamos por lá durante 5 semanas a razão de 12 horas/semana, não pagamos nada. Conseguimos entrar num curso da comissão escolar só em 2 de julho, fizemos 5 semanas de curso a razão de 20 horas/semana pagamos $40.00 cada pelas seções de verão (julho-agosto) e pela de outono (setembro-outubro), mas saímos quando começamos finalmente a francisação do governo.

      Pelo que percebi a maioria das pessoas aqui espera algo em torno de 3 meses para começar a estudar na francisação. Ao menos na minha sala a média é essa. Tem apenas um cara entre 20 que mora em Montréal a 1 mês. Depois vou descobrir como ele conseguiu isso.

      Em relação a Comissão Escolar posso lhe dizer que achei o curso péssimo. Lá tive basicamente dois problemas: método ruim, muuuuuuuiiiiiiiiitttttttttoooo lento e turma repleta de imigrantes que estão aqui há 10, 20 e até 30 anos. Acredite 30 anos e ainda não falam francês! Logo, imagine a motivação dessa galera. Acho que a maioria dos meus colegas estão no curso da comissão apenas por obrigação. Pelo que entendi o Emploi-Québec meio que obriga as pessoas que estão na ajuda social ou seguro desemprego a cursarem francês caso elas não saibam.

      Sobre a francisação não posso falar muito ainda porque comecei hoje, mas gostei muito do estilo do curso e como disse, os alunos são recém chegados e claro, mais motivados. Soube que vai de sorte em relação ao professor, gostei do meu, mas como estou na UQAM posso ter tido sorte. Já soube que nas escolas aumentam as chances de não conseguir um bom professor.

      Espero ter ajuda com minhas impressões.

      Abraços,

      Alex

    • #40743
      thiagoelizie
      Participante

      Olá, alexfideles
      Vc poderia dar mais detalhes dessa ONG onde vc fez ateliê de conversação. O q achou? Como funciona? Preço? Tem site?

      Agracedemos desde já pela colaboração.

    • #40747
      Ventura
      Participante

      Alex,

      Valeu demais pelas informações! Ótima contribuição! Acho que a CBQ ainda tem pouca informação sobre os cursos da comissão escolar, suas informações esclarecem mais sobre o curso e o perfil das pessoas que o fazem. Eu mesmo vou rever meu planejamento, pq como faço o FEL as informações sobre a integração dos imigrantes eu ja conheço e o FEL mescla tais informaçoes com o estudo do idioma, por isso meu planejamento era em não fazer a francisação e ir direto para comissão escolar para estudar frances… vou pensar mais um pouco.

      Se alguem tiver mais informações sobre os cursos da comissão escolar acho que será muito bem vindo!!

      Abs.

      Ventura

    • #40750
      SANDROMS
      Participante

      @Ventura wrote:

      …como faço o FEL as informações sobre a integração dos imigrantes eu ja conheço e o FEL mescla tais informaçoes com o estudo do idioma, por isso meu planejamento era em não fazer a francisação e ir direto para comissão escolar para estudar frances… vou pensar mais um pouco…

      Ventura,

      talvez a melhor opção não seja a comissão escolar, mas a ideía de pular a francisação não é ruim. Isso porque a francisação tem os 3 primeiros níveis do francês. E o IDEAL, não que tenha que ser assim, é chegar no Quebec num nível mais alto que o fornecido pelos 3 níveis da francisação.

      Infelizmente parece que os níveis avançados da francisação foram eliminados por cortes orçamentários do governo – alguem pode confirmar essa informação?. Restam ainda cursos de francês paritculares, em ONGs, universidades, cursos pagos em Cegeps. Mas esses tem custo $$$ e só o da universidade paga bolsa.

    • #40754
      marsonfamily
      Participante

      Ventura, me desculpe mas realmente nao havia visto esse topico… sorry…

      Qual cidade você morou quando chegou ao Quebec?
      Montreal.

      Qual mês do ano você chegou?
      3 de junho de 2010

      Quanto tempo demorou até iniciar a Francisation?
      Nos inscrevemos na Francisacao (estimativa) dia 7 de junho, nos chamaram pra entrevista dia 9 de junho com entrevista marcada pra dia 30 de junho. No dia da entrevista ja nos disseram nosso nivel e que, em alguns dias, receberiamos uma carta em casa com os detalhes de onde e qdo comecaria a dita cuja Francisacao.
      Minha esposa comecou ONTEM (18 de agosto de 2010) a francisacao e eu nao vou fazer, pois com 45 dias de Canada, fui contratado e trabalho em revesamento de turno, portanto, nao podendo atender a nenhum horario da Francisacao… Estou ‘aprendendo’ na marra mesmo… o povo nos liga em frances e eu tenho que me virar 8O.

      A Francisation foi em tempo parcial ou completo?
      Completo.

      Você estudou francês em alguma instituiçao antes de iniciar a Francisation, quanto pagou?
      Nao. Por ser um ‘incongruente’ nao tinha grana pra pagar… hhahahahahahaha

      Espero que ajude…

      Abraco!!!

    • #40758
      Ventura
      Participante

      Sandroms,

      Minas opção pela comissão escolar de Montreal é pela falta de boas referencias de cursos de Frances de ong’s e escolas (fora universidade e CEGEP) em Montreal com um preço legal. Muitos falam da FENIX em ville de Quebec, mas não acho referencias boas para Montreal. A única que achei foi a “Centre Prisme Promotion Référence Information Et Service Multi-Ethnique” mas sem muita informação e também na tem website.

      A francisação em tempo completo muito provavelmente nao vou fazer porque já estou no FEL desde janeiro 2010 e gostaria de registrar que o FEL é uma ferramenta espetacular, com muita informação importante, mas a metodologia de estudo do frances e um pouco confusa.

      Marson, o congruente (na minha opinião), :- )

      Valeu demais! Este topico eu abri em fevereiro, mas acabou que pouca gente viu..

      Abs.

      Ventura

    • #40762
      thiagoelizie
      Participante

      Nossa ideia hj é justamente essa: não precisar da francisação. Por isso estamos estudando mais do q o basicão por aqui. Somos adeptos daquela máxima do “apressado come cru”, sabe? Depois de tanto sacrifício… chegar lá e ainda perder meses estudando pra só depois começar a entrar no mercado de trabalho, me parece uma forma meio torta de se alcançar um objetivo. E o nosso objetivo é de fato trabalhar, estudar é segundo plano. Mas isso, claro, é o nosso jeito de pensar. Mas concordamos q fazer algumas aulas assim q chegar é uma forma de se integrar e aprender mais da cultura, bom pra fazer contatos, etc…

    • #40778
      marsonfamily
      Participante

      Ventura, Thanks!!! :lol:

      Quanto ao Centre Prisme, por coincidencia, eu estava com eles no telelfone ontem perguntando sobre garderie pra meus diamantes, portanto ai vai o que encontrei deles… Fica entre as estacoes de metro LaSalle e de l’Eglise… nao e’ muita informacao mas espero que ajude!!! Eles falam ingles e frances…
      http://ville.montreal.qc.ca/portal/page?_pageid=2117,2644025&_dad=portal&_schema=PORTAL.

    • #40789
      Ventura
      Participante

      Marson,

      valeu demais pelo link! Se você depois tiver alguma referencia de alguem que estudou frances la não deixe de contar para gente!

      Abs.

      Ventura

    • #40894
      marsonfamily
      Participante

      Ventura (e demais amigos do forum, obviamente…),

      Um feedback do Centre Prisme… Apesar do endereco que consta no link que coloquei no ultimo post dizer ‘ 414 Rue Lafleur’ o correto, pasmem, e’ 414 Avenue Lafleur… Para chegar la, bastar tomar o metro linha verde e parar na estacao final (Angringnon) e embarcar na linha 113 do bus… qdo o bus entrar na Crescent, sinalize a parada… o Centre Prisme fica praticamente na esquina da Crescent com a Lafleur, onde existe um posto Shell e atras dele um mini shopping center… Umas das pequenas portinha por la ‘e o dito Centre Prisme.

      Eles oferecem, alem do curso de Frances (do qual nada conheco) servico de garderie (que meus filhos itilizarao por 1 dia e depois dou um feedback aqui), alem de outros servicos como visto abaixo:

      Centre PRISME (Promotion, référence, information et service multiethnique)

      414, AVENUE Lafleur
      Téléphone : 514 364-0939
      Télécopieur : 514 364-9992
      Lundi au vendredi : 8 h 30 à 16 h 30
      http://www.centreprisme.org

      Améliore les conditions qui permettront aux immigrants d’intégrer harmonieusement la société québécoise.
      Banque de logements
      Cours de formation à la petite enfance
      Cours de français
      Cuisines collectives
      Halte-garderie
      Service de jumelage avec des francophones
      Soutien linguistique
      Service d’interprètes
      Service de traduction

      Acabei conhecendo a estacao LaSalle do metro tentando achar o dito cujo na ‘rue Lafleur’… mas so’ encontrei residencias… pelo menos ninguem mais vai passar por isso com este aviso aqui :mrgreen:

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.