Doug Ramsey

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 111 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Atualização nº de Demandas #121388
    Doug Ramsey
    Participante

    JuliaIracema,

    Ninguém tem ainda certeza de muita coisa em relação a esse novo processo porque pouquíssimas informações oficiais foram divulgadas. Contudo, até o momento, PARECE que não haverá a possibilidade de imigrar para o Québec sem uma oferta de emprego ou sem que a sua área de atuação tenha realmente demanda bastante alta. Mas, pra ter certeza mesmo, só quando saírem as regras oficiais.

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: Estudar na McGill: quão difícil é? #121376
    Doug Ramsey
    Participante

    Olá, gente! Depois de eras, volto ao tópico para colocar o que descobri e, quem sabe, ajudar outras pessoas que venham a pensar em algo parecido em relação a estudos. Entrei em contato com a McGill e me informaram o seguinte:

    1. Quem tem mais de 23 anos e não realizou estudos acadêmicos nos últimos cinco anos deve se candidatar como Mature Applicant se o objetivo for cursar uma graduação. Para um mestrado ou doutorado, não há essa exigência;

    2. As cartas de referência podem ser de empregadores, até pelo fato de que não há limite de idade para você tentar uma vaga na graduação (imagina alguém com 65 anos tentando encontrar professores da escola ou faculdade para assinar uma carta dizendo coisas boas sobre você…);

    3. Pelo tempo afastado do meio acadêmico, também é necessário cursar disciplinas que sirvam de pré-requisito para o curso desejado. É possível fazer isso em um CEGEP ou na própria McGill, matriculando-se como aluno independente em cursos indicados pelo departamento;

    4. As notas da primeira graduação são levadas em conta no processo de admissão para a segunda graduação.

    Lembrando que isso diz respeito à McGil. Outras universidades podem ter (e provavelmente terão) exigências ou regras diferentes. De qualquer forma, o que eu obtive de informações e sugestões aos colegas aqui, aliado às informações da própria McGill, já me deixaram bem mais confiante em relação ao caminho a seguir.

    Ah, e se alguém quiser compartilhar algo sobre a vida de estudante no Canadá ou outras informações sobre a McGill, sou todo ouvidos! No fim das contas, acho que será bem provável eu voltar para a faculdade num futuro próximo.

    Abraços!

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: MUDANÇA NO PROCESSO 2014-2015 #121208
    Doug Ramsey
    Participante

    Dossies datados até 31/03 entra na conta dos 20 mil, após nos 6500. A dúvida real é qual data eles vão usar como data de corte:

    Data de envio/postagem?<br>
    Data de recebimento?<br>
    Data da pré-avaliação?<br>
    Data do débito no cartão?<br>
    Data da abertura do dossiê no sistema?

    Segundo o site oficial:

    Prenez note que seul le sceau du Ministère fera foi de la date de réception de votre demande.

    Então acredito que será mesmo a data de recebimento. E aí a pergunta é: será que o BIQ carimba a bagaça no mesmo dia em que ela chega, ou será que faz isso um, dois, três dias depois? Tem gente que com certeza pediu algum tipo de rastreamento pelos correios/FEDEX/mensageiro do cão ou que for. E se as datas forem divergentes, no fim das contas?

    Concluindo: acho que domaine de formation prioritária passa na frente, independente da data em que chegou, desde que ele tenha sido aberto, analisado e não faltem documentos.

    Wilson, até aí tudo bem. Nas regras que estavam valendo, era normal você ser passado na frente de pessoas cujo dossiê já estava lá há tempos. O próprio BIQ estabeleceu isso (candidatos com oferta de emprego > candidatos com área de formação de 16/12 pontos > qualquer outro candidato). O negócio agora é: será que podemos confiar no fato de que eles vão contar os 6.500 dossiês sem mesmo fazer pré-análise, ou será que só entra para a contagem de 6.500 dossiês o dossiê que estiver completo, por exemplo?

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: MUDANÇA NO PROCESSO 2014-2015 #121196
    Doug Ramsey
    Participante

    Julio,

    Então, de qualquer forma, você precisa dos pontos dos testes de idiomas. Agora, veja bem… você disse que quer enviar até dezembro. Só que, como você mesmo lembrou, as regras que vigoram a partir de hoje estabelecem um máximo de 6500 dossiês recebidos no período entre 01/04/2014 a 31/03/2015. Ninguém pode ter certeza, mas eu acho que esse número deve ser atingido em alguns poucos meses, no máximo. Não há como você antecipar esses testes, incluindo o de inglês? Lembre-se de que o resultado do TCFQ demora mais ou menos um mês para sair.

    Outra coisa: ainda não há nada certo, mas é possível que, a partir de 2015, o processo de imigração mude radicalmente, tornando-se semelhante ao modelo utilizado na Austrália e na Nova Zelândia. Assim, quase nada do que é feito hoje para entrar no processo de imigração por Québec será igual nesse novo processo, o que pode complicar as coisas pelo menos para alguns perfis de imigrantes. Como disse, não há nada certo ainda, mas é bom ter isso em mente na hora de tomar a decisão sobre o momento adequado para você enviar seu pedido.

    Quanto à taxa, até onde sei, eles só cobram quando vão fazer a análise do seu dossiê. Então, acredito que, quando o máximo de 6500 dossiês tiver sido atingido, os que chegarem a partir dali não serão cobrados. Eles nem devem abrir o pacote. Vão receber e colocar no correio de volta pra casa do candidato, sem abrir, verificar documentação nem nada. Não faz sentido cobrar por uma análise que não será feita.

    Bonne chance!

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: Socorro ! Intention de rejet #121195
    Doug Ramsey
    Participante

    No meu caso, vieram dois números, mas isso foi em 456 a.C., quando as regras eram diferentes. Não sei exatamente o que mandam hoje em dia para os candidatos. Enfim, o “numéro de référence” com certeza serve, pois há um campo para ele no formulário de alteração:

    http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/A-0520-MF-dyn.pdf

    Bonne chance!

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: MUDANÇA NO PROCESSO 2014-2015 #121159
    Doug Ramsey
    Participante

    Obrigado Doug!

    Eu somei meus pontos e deu 70 pts, (sem os 6 da adaptabilidade).

    Mas, terei que esperar para mandar os documentos depois que sair as novas regras 04/14.

    Valeu espero encontrá-los por lá!

    Júlio, 70 pontos??? Certeza?? Se for, tá dentro! Mas acho que li algum post seu falando que ainda não tinha feito os testes de idiomas. Se for isso mesmo e se estiver fazendo as contas com os pontos de conhecimentos linguísticos, então aí tá errado. Você só pode incluir os pontos de inglês e francês na sua conta se você já tem os resultados oficiais desses testes para poder enviar. Se você não mandar esses resultados, vai zerar no quesito dos idiomas.

    Boa sorte!

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: MUDANÇA NO PROCESSO 2014-2015 #121158
    Doug Ramsey
    Participante

    Vou enviar meus documentos quase que na pinta. Se eles encaixarem meu diploma ao invés de 16 para 12 eu já estou fora dos pontos.

    :(

    Matt, não esqueça que a assinatura do formulário de autonomia financeira te garante um ponto extra. Talvez seja uma boa pensar em fazer o TCFQ e/ou o IELTS para tentar incluir os resultados no processo, caso eles aumentem a pontuação.

    Enfim, sei que é um tiro no escuro, mas te desejo muito boa sorte! E não deixe de nos contar o resultado, quando o BIQ te informar!

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: Socorro ! Intention de rejet #121157
    Doug Ramsey
    Participante

    Leo78, segundo a página do BIQ:

    Pour nous informer d’une modification à votre demande de certificat de sélection ou à celle de votre conjoint, veuillez remplir le formulaire Modification à une demande de certificat de sélection (PDF dynamique, 78 Ko) et nous le retourner avec les documents nécessaires dans les 30 jours suivant le changement.

    Então, se você já tem um número de dossiê/identificação, pode usar o formulário e solicitar a inclusão dos resultados do TCFQ. Teoricamente, você deve, inclusive, fazer isso nos 30 dias seguintes ao fato que originou a alteração. Não vejo por que esperar pelo e-mail de “intention de rejet” se você pode incluir documentos que te coloquem logo na fila da entrevista. Mas só faça isso se já tiver um número de dossiê ou de identificação enviado pelo BIQ. Se, mesmo com esse número, o BIQ tem o péssimo hábito de perder documentos, imagina se você mandar um envelope aleatório com documentos de um dossiê que nem número tem…

    Boa sorte!

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: MUDANÇA NO PROCESSO 2014-2015 #121127
    Doug Ramsey
    Participante

    Vamos supor que eu feito uma comparação, vejo que encaixo na faixa dos 16 pontos.<br>
    Como é feito a análise pra saber se realmente entraria nos 16 ou por exemplo não cairia na faixa dos 12 pontos?

    Quando não se tem um diploma/profissão brasileiros que tenham equivalente exato no Québec, só a análise do BIQ (com base na grade do curso) pra dizer se se encaixa ou não. Então, no fim, é um tiro no escuro nesses casos. Uma equivalência de estudos talvez ajudasse, mas não acho que exista tempo pra isso.

    Sinceramente, não sei se compensa enviar os docs na loucura ou esperar 2015

    Pelo que eu andei lendo mesmo, o Quebec vai atuar nos mesmos moldes da imigração para Austrália/Nova Zelandia. Um processo mais eficiente que o atual.

    Ainda há pouco sobre esse novo processo, mas, embora aparentemente ele vá se tornar mais rápido e eficiente, ficará mais restrito também. Hoje, mesmo pessoas que não pontuam nada com a formação/profissão ou que tem inglês/francês precários podem se candidatar, desde que atinjam a pontuação mínima necessária. O novo sistema parece ir na contramão de tudo isso. Mas é especulação minha. Só quando divulgarem, de fato, o novo processo é que poderemos saber.

    Surgiu outra dúvida:

    Quando eu faço análise da minha esposa (eu sou o requerente principal), como ela é formada em ADM, ela ganha 2 pontos por estar como (Époux ou conjoint de fait : 2 points) + 10 pontos pela Universitaire 1er cycle 3 ans ou +<br>
    10??? totalizando 12 pontos???

    Se você é o requerente principal, a pontuação que se aplica a ela é apenas aquela que está nos critérios listados na parte “Caractéristiques de l’époux ou du conjoint de fait qui accompagne”. Assim, ela teria 3 pontos pelo diploma universitário e mais 2 pontos pela área de formação, totalizando 5. Daí tem os pontos dos critérios de idade e conhecimentos linguísticos, se for o caso.

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: MUDANÇA NO PROCESSO 2014-2015 #121034
    Doug Ramsey
    Participante

    Matt, você já tentou comparar as disciplinas do seu curso com as dos cursos dos diplomas de Techniques de Construction Aéronautique e de Techniques d’Usinage? Procure nos CEGEPS ou onde quer que ofereçam esses cursos lá no Québec e verifique se a carga horária e as disciplinas são semelhantes. Isso pode te dar uma base.

    Boa sorte!

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: MUDANÇA NO PROCESSO 2014-2015 #121033
    Doug Ramsey
    Participante

    Matt, infelizmente eu não acho que possa te ajudar. Dependendo do tipo de curso técnico, do número de horas estudadas e das matérias/disciplinas, uma pessoa pode ser equiparada a alguém com DEC ou DEP. Daí a dizer se o seu curso especificamente se encaixaria em um desses dois diplomas que você mencionou, realmente não posso dizer.

    Talvez alguém com mais conhecimento na sua área específica ou que já tenha ingressado no processo em situação semelhante possa tentar te orientar.

    Boa sorte!

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: MUDANÇA NO PROCESSO 2014-2015 #121023
    Doug Ramsey
    Participante

    Aliás, em relação aos 6500 novos dossiês… não esqueçam que isso é referente ao MUNDO, ok? Não são 6500 novas pessoinhas do Brasil não.

    Em relação a esses novos pedidos, eu penso o seguinte: até 31/03/2014, o máximo é de 20000 dossiês recebidos. Então, acredito que quem tiver seu dossiê entregue no BIQ ainda em março/2014 está dentro desses 20000. Como muitos já sabem, o BIQ, até fevereiro/2014, havia recebido apenas 10048 dossiês. Portanto, há uma folga para receber dossiês ainda este mês.

    A partir de 1º de abril de 2014, o contador de novos dossiês recebidos deve ser zerado, e todos os que chegarem dali em diante entram na contagem do máximo de 6500. Eles estabeleceram que as regras novas (cuja única mudança parece ser o número máximo de dossiês recebidos) valem até 31/03/2015. Então, no meu modo de ver as coisas, só se enquadrariam aí os dossiês que chegarem no período que vai de 01/04/2014 a 31/03/2015. Tudo que chegou antes está dentro dos 20000 previstos para o período que se encerra agora em 31/03/2014.

    É só achismo meu, claro, mas eu acho que há uma boa chance de que seja algo assim.

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: MUDANÇA NO PROCESSO 2014-2015 #121022
    Doug Ramsey
    Participante

    Júlio, vamos ver se consigo te ajudar um pouco:

    1. Você é o requerente principal e tem um diploma de nível superior (10 pontos) em administração (+6 pontos). Total 16 pontos;

    2. Sua esposa tem diploma de nível superior (3 pontos) em farmácia (0 pontos).Total 3 pontos;

    3. Até aí, vocês tem 19 pontos, se eu não estiver me enganando nos cálculos. Fora isso, tem todos os outros quesitos (idade, experiência profissional, estadia no Québec, etc) que podem somar mais pontos;

    4. Se vocês já tiverem o mínimo necessário para a entrevista (57 pontos para o casal) sem o resultado do TCF, podem (e devem) mandar já. Se, pelo contrário, precisarem dos pontos dos exames de inglês e francês para poder chegar no mínimo de 57 pontos, aí não adianta. É melhor tentar um mega-super-intensivo de francês/inglês e fazer as provas o mais rápido possível para anexar o resultado. Se você não mandar nada referente aos idiomas, ganhará zero pontos.

    5. Não esqueça que, ao que tudo indica, a partir de 1º de abril de 2014, o BIQ só receberá 6500 novos pedidos de imigração.

    Boa sorte aí!

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: FAQ regras 1 de agosto #79361
    Doug Ramsey
    Participante

    Sobre esse negócio das mudanças, acho que vale ver o comunicado que o Ministério da Imigração do Québec soltou ontem:

    http://www.micc.gouv.qc.ca/fr/presse/communiques/com20140218.html

    O processo deve mudar, embora talvez isso leve algum tempo. Contudo, nada impede que o Québec feche o processo temporariamente depois de 31/03/2014 para depois reabri-lo no novo formato.

    Não aguento mais esse monte de mudanças que mal duram 6 meses… e olha que já tô na etapa federal. Fico sofrendo junto com as pessoas que conheço que ainda não conseguiram dar entrada e correm o risco de ver anos de investimento sendo jogados na latrina.

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    em resposta a: VISTO 2014 #75117
    Doug Ramsey
    Participante

    Olha, fui pego com a guarda tão baixa que resolvi até adiar os exames médicos para ganhar mais um mês de prazo para ir embora hehehe.

    Meu dossiê foi para o BIQ em 31/10/2011; CSQ em 13/03/2013; documentos encaminhados para a etapa federal em 10/04/2013; pedido de exames médicos em 27/01/2014; exames médicos marcados para 10/03/2014, tremendo na base já hehehe

    Abs!

    Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 111 do total)