MUDANÇA NO PROCESSO 2014-2015

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ MUDANÇA NO PROCESSO 2014-2015

Visualizando 60 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #120942
      Mattt
      Participante

      Acabam de anunciar que o número de demandas a serem aceitas entre 1º de abril de 2014 até 31 de março de 2015 será de apenas 6500, até o momento este número era de 20.000.

      “Le 1er avril prochain, de nouvelles règles concernant le nombre maximal de demandes qui seront reçues par le Ministère entreront en vigueur et seront applicables jusqu’au 31 mars 2015.

      Le Ministère recevra un maximum de 6 500 demandes de certificat de sélection dans le cadre du Programme régulier des travailleurs qualifiés. Les demandes reçues au-delà de ce nombre seront retournées.”

      FONTE: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.c … stion.html

    • #120949
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Matt, não consegui abrir o seu link, poderia modificar e postar novamente?

      Quanta surpresa hein!!!!!

      No meu ponto de vista, estes 6.500 são para atingir o número de 20.000, conforme link abaixo:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/regles-procedures.html

      Já são mais de 10.000 demandas até Fevereiro….

      Relaxa, Mattt….

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #120951
      SANDROMS
      Participante

      Marcelo,

      Entendi diferentemente. O número máximo de demandas entre 1º de agosto e 31 de março é de 20000. Dos quais 10000 já foram processados.

      Para o período entre 1º de abril de 2014 e 31 de março de 2015 zera o contador e serão aceitas apenas 6500.

      O objetivo é zerar o backlog. Vejam bem, aceitando apenas 6500 demandas em 2014 os BIQ ao redor do mundo poderão se concentrar em resolver as demandas acumuladas. Eu acredito (modo achismo on) que eles querem zerar o backlog até 2015 e começar um novo formato de processo em 2015.

      Ceja essa notícia no LaPresse: http://www.lapresse.ca/actualites/politique/politique-quebecoise/201402/18/01-4740160-immigration-sus-au-premier-arrive-premier-servi.php

      P.S. estão com o dossiê na mão? Apliquem o mais rápido que puderem!!! :ninja:

      • #120954
        Marco Aurélio
        Participante

        Galera Bom Dia,

        Só uma duvida pela experiência de vocês no processo de imigração do Québec quanto tempo vocês acham que este numero de demanda será atingido, pois estou querendo enviar em Maio/2014 e dependendo das opiniões vou tentar agilizar o envio, obrigado.

    • #120956
      r.arouca
      Participante

      Eu concordo com o SANDROMS.

      Só tenho uma dúvida e gostaria de ouvir a opinião de vocês. Eu enviei meu dossiê agora no começo de Março, porém até agora não foi aberto.

      Eu vou ser classificada nos 6.500 ou nos 20.000? Isso está me deixando um pouco preocupada visto que na página oficial fala que demora de 4 a 7 meses para você receber o email falando da abertura do dossiê.

      Marco Aurélio, se você tiver todos os documentos eu já mandaria tipo ontem. Pelo que entendi essas vagas também contemplam quem participa via PEQ e tem prioridade na hora da avaliação do dossiê.

      Abraços

    • #120957
      Filipevsm
      Participante

      r.arouca,

      É difícil responder esta pergunta. Técnicamente, seu processo deve ser aberto fora dos 6500, pois a regra é válida para dossiês recebidos a partir de 1º de Abril. Na prática, seu dossiê posse ser aberto apenas depois de Abril, e já cair nessa cota dos 6500.

      Marco Aurélio,

      Devido a esta possibilidade acima que mencionei para “r.arouca”, eu enviaria os documentos em caráter de urgência. É possível que as pessoas que já enviaram até mesmo antes de Abril possam ter seus processos abertos dentro da cota dos 6500, e essa quantidade ser alcançada muito rapidamente. Por isso, se esforce pra enviar o mais rápido possível. Dica: Use FEDEX ou DHL. Tive problemas no prazo de entrega usando EMS dos Correios.

      • #120960
        Marco Aurélio
        Participante

        Pessoal sei que este não é o lugar talvez mais adequado mais preciso de uma informação, o documento do INSS pode ser o Extrato da Previdência Social retirado pela internet e o mesmo precisa ser traduzido, certo ou não,obrigado.

    • #120959
      Mattt
      Participante

      Eu realmente estou triste.

      Irei fazer o DELF somente em Agosto.

      O que acontecerá com os pedidos que passarem dos 6500 ?

    • #120961
      Mattt
      Participante

      Atenção:

      “Toutes les demandes seront traitées selon les nouvelles règles en vigueur au 1er août 2013, à l’exception de celles dont l’analyse a débuté avant cette date.”

    • #120962
      r.arouca
      Participante

      Mattt,

      Os que passarem serão devolvidos. Triste realidade!!!

      Marco Aurélio,

      Eu não mandei o extrato do INSS pois não consegui tirar pois nunca tinha data para cadastrar o INSS na minha cidade. Meu agendamento da senha está para Maio. Com a senha você pega o extrato online e vai no INSS tentar fazer algum puto assinar pra você para “autenticar”. Eu mandei o meu do IR sem autenticação por conta de NENHUM PUTO DA RECEITA QUIS ASSINAR. Ah eu traduzi o imposto todo.

      Por isso eu digo, melhor não estar 100% redondo, mas enviar as soon as possible e receber uma Intention de Rejet e conseguir tempo para preparar os documentos. É o que estou fazendo, porém nos documentos solicitados eles aceitam o IR. Vamos ver né

    • #120963
      Mattt
      Participante

      Meu, então eu não vou perder meu tempo em mandar meu dossie.

      Se em Fevereiro, ja tinham sido processadas +10000 dossies, supondo que a partir de abril zerariam a contagem, 6500 dariam em menos de dois meses.

      Confere meu raciocínio?

    • #120964
      r.arouca
      Participante

      Matt,

      Você precisa colocar sua pontuação no papel. Você precisa dos pontos de Francês? Se não corra pra enviar seu dossiê.

      Outra alternativa: se te falta poucos pontos faça o IELTS! Eu consegui 4 pontos nele e me ajudou muito!!!!!

    • #120965
      Mattt
      Participante

      Eu fiz as contas.

      Com o frances eu faço 75 pontos (eu mais minha esposa e contando que irei fazer pelo meu curso técnico ao inves da minha faculdade de engenharia).

      Nossa, estou triste de verdade.

    • #120966
      r.arouca
      Participante

      Se você tem 75 pontos com francês, tire ele e veja quanto te sobra, se for em torno de 57 pontos, você estará apto para a entrevista para a obtenção do CSQ não precisando dos testes de francês. E envie o dossiês o mais rápido possível.

      Acho que é uma chance única se você realmente pensa em imigrar e deve arriscar

    • #120967
      Mattt
      Participante

      Surgiu uma dúvida:

      Se eu recebo o certificado B2 do DELF, eu tiro 16 pontos na lingua francesa?

      Meu quadro de pontos:

      26 (Técnico aeronautico)
      8 (Experiencia 48 meses)
      16 (29 anos)
      16 (DELF B2)
      0 (nunca fui ao Quebec)
      8 (pontos da esposa incluindo idade, formação
      1 ponto pelo formulario de autonomia financeira.

    • #120968
      Marco Aurélio
      Participante

      Pessoal, estou na mesma situação, tenho 63 pontos sem os testes de língua minha esposa é enfermeira e sou engenheiro mecânico mais meus documentos estão traduzindo e acho que vou conseguir mandar somente depois do dia 15/04 vocês acham que é viável, obrigado.

    • #120969
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Marco Aurélio,
      os testes não são obrigatórios. Se você tem 63 pontos sem eles, o que você está esperando?
      Manda seu dossiê amanhã !!!!!!!! Você pode receber o CSQ em casa direto…(PODE).

      Mattt, você é a mesma coisa, você tem 59 pontos sem os testes, o que tá esperando?
      No seu caso você será chamado para entrevista, mas até lá tenta mandar o teste para fazer mais pontos e, de repente, receber o CSQ em casa. Se você não quiser fazer os testes, o que eu não recomendo, você pode conseguir mais 6 pontos de adaptabilidade na entrevista. Corre pra mandar meirmão!!!!!!

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #120970
      r.arouca
      Participante

      Exatamente pessoal,

      Como o marcelo comentou, vocês não precisam dos testes e ainda terão tratamento prioritário por conta das profissões. O negócio é traduzir tudo e enviar e depois mandar os documentos adicionais.

      e sobre 15/04 – tá pertinho, acho que vale a pena mandar. O problema é saber como vai ser com os dossiês enviados até 31 de março (meu caso) Se eles entram nos 20 mil ou nos 6.500. Pois como não foram abertos, ainda não há bem uma definição né.

      Abraços

    • #120971
      Redleaf
      Participante

      Gente, me ajudem por favor nesta dúvida. Com essa limitação da quantidade de pedidos me vi numa situação complicada. Eu iria enviar meu processo em julho, com o diploma de graduação de minha esposa e o teste de francês b2 nós chegariamos a uns 60 pontos, somos administradores. Mas com essa mudança acho difícil não estourar essa quantidade até julho. Se eu fizer o teste em maio e conseguir b2, eu e minha esposa chegamos nos 55 pontos, pois não contaremos com a graduação dela e não atingiria 57. Mas a pergunta é: posso enviar meu dossie com 55 pontos, não ser recusado, e lá pra julho, agosto enviar o diploma dela e alcançar os 60 pontos? Será que não seria recusado de cara?

    • #120972
      Marco Aurélio
      Participante

      Pessoal da comunidade tem que entender a urgência por isso as duvidas estamos colocando aqui,kkk
      Outra coisa é o seguinte tenho a lista de documentos e os documentos como por exemplo passaporte, certidão de nascimento, casamento, diploma e histórico alem de traduzir tem que ser reconhecido em cartório estou certo na informação.Preciso ir no cartório e autenticar esses documentos.

    • #120973
      SANDROMS
      Participante

      Se em Fevereiro, ja tinham sido processadas +10000 dossies, supondo que a partir de abril zerariam a contagem, 6500 dariam em menos de dois meses.

      Confere meu raciocínio?

      Não confere não, 10000 demandas foram processadas entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. O que dá uma média de cerca de 1500 processos por mês. Seguindo esse ritmo as 6500 demandas seriam alcançadas em quatro meses. Mas não se sabe se os dossiê que já estão lá e ainda não foram abertos entram na conta dos 6500, acho que sim.

    • #120974
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Vai lá Marco, não demora não…..só toma cuidado que algumas coisas talvez você tenha que autenticar na instituição que emitiu. Diploma, na faculdade, por exemplo. Já vi casos aqui que tiveram problemas com isso. Só toma cuidado e pesquisa mais um pouco sobre isso….

      Red, se eles analisarem seu processo e tomarem conhecimento que você tem 55 pontos, você será recusado. Não brinque com a sorte, tente enviar com os 60 pontos. Eles podem até te dar uma chance de enviar algum documento, mas o prazo pode ser curto demais.
      Essa questão da quantidade de dossiers tem que ser tratada em segundo plano, na minha opinião.

      No caso de enviar um dossier e mandar complemento depois seria no caso de já ter o minimo 67 pontos.

      Colegas, me corrijam se eu estiver errado.

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #120975
      SANDROMS
      Participante

      Mas a pergunta é: posso enviar meu dossie com 55 pontos, não ser recusado, e lá pra julho, agosto enviar o diploma dela e alcançar os 60 pontos? Será que não seria recusado de cara?

      Sim você corre o risco de ser recusado de cara. Só vejo uma solução nesse caso: tire C1 no TCFQ! Você está contando com o TCFQ da sua esposa?

    • #120976
      Redleaf
      Participante

      Não, tô contando só com o meu tcf. Ela não está com tempo para estudar francês. Vocês estão certos. Vou correr atrás de um C1, se tiver que dar certo, vai dar. Vou fazer o que puder pra mandar dentro do perfil de 57 pontos.

    • #120977
      Mattt
      Participante

      Pessoal, estou numa dúvida tremenda.
      Eu me formei em Técnico mecânico em 2002 e a partir dai até 2008 eu trabalhei na área de projetos de fabricação. A partir de 2008 eu fui trabalhar na TAM como projetista GSE até 2012 (enquanto isso fui fazendo o curso de Engenharia).
      A partir de 2012 eu vim trabalhar na Helibras (Fábrica de Helicopteros como Engenheiro de processos) e tirei o curso de técnico de mecânico prático e teórico.
      Eu preciso me encaixar na casa dos 16 pontos. Se eu cair na faixa dos 12 pontos, eu seria reprovado pois ficaria com 55 pontos.

      E agora?
      Será que conseguiria me enquadrar em: Techniques de construction aéronautique (DEC) ou Techniques d’usinage (DEP)?????

    • #120982
      Mattt
      Participante

      Pessoal, estou pensando em algum outro meio para fazer a imigração.

      Ir para estudos antes e depois tentar a imigração é válido? Quem pode dar uma opinião???

      Obrigado.

    • #120987
      r.arouca
      Participante

      Matt,

      Sobre a primeira dúvida eu não posso te ajudar, pois realmente não estou integrada no assunto.

      Quanto ao segundo assunto, muita gente vai pra estudar sim. Tem um casal que está inscrito no blog galeradoprocesso.blogspot.com.br que está vendo pra estudar em Manitoba, parece que além de estudar você recebe o dinheiro de volta. Me parece uma boa opção, mas um investimento inicial um pouco alto.

      Também tem agora o de Nova Scotia, tem algumas profissões em demanda, dá uma olhada pra ver se vc se encaixa em alguma delas. Parece que é um processo bem mais fácil que o processo pelo Quebec.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

    • #120990
      Mattt
      Participante

      Já estou seriamente pensando na opção Manitoba

      http://www.imigrar.com.br/uma-forma-bem-menos-dificil-de-imigrar-para-o-canada-tfw-manitoba-parte-1/

      Alguma opinião?

    • #120991
      Wilson
      Participante

      Mattt,

      Vou ser bem sincero com você: escolher a província não é só um exercício de “chance” para imigrar. A cultura de Manitoba é diferente de Québec, desde a língua até as práticas do dia a dia.

      Se você entende que se adaptaria melhor em um local de língua inglesa, então você realmente pode focar Manitoba ou Nova Escócia. Se você pretender morar em um local de língua francesa, Québec é a solução.

      Se a sua escolha for o francês, desencane de buscar alternativas e foque no seu objetivo. Não desista do projeto de Québec só por causa dessa nova regra; ainda dá tempo ! Tendo o processo aberto esse ano, você já terá boas chances de conseguir, desde que tenha a pontuação adequada.

      Agora, se você procura algo mais estilo americano way of life, a parte inglesa é sua cara e talvez isso venha a te ajudar. Manitoba parece ser uma ótima opção, apesar de ser um processo difícil. Não acredite nessas facilidades. Pense que você terá que fazer uma visita exploratória e da mesma forma que em Québec, terá que dominar a língua inglesa.

      Se posso te dar um conselho, é que não entre em desespero. Tente obter sua pontuação e enviar o processo o mais rápido possível. Essa sempre foi a dica de todos os veteranos aqui no fórum: se puder enviar, tiver pontos para a entrevista, não espere ! Envie antes que as regras mudem. Se não tiver pontos para a entrevista, veja os aspectos que o impedem e se forem solucionáveis, resolva. Se não, espere o processo mudar ou tente outro caminho.

      Espero ter ajudado ! Boa sorte !

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #120992
      Julio Galvao
      Participante

      Gente, eu não entendi bem, ainda estou dando início ao processo. (Entendam como, começando a ler francês, e entrarei num curso apenas em maio).

      Surgem minha dúvidas:

      – Somei minha pontuação (Eu, minha esposa e meus dois filhos)
      – Conseguir 76 pts levando em consideração o seguinte:
      *minha esposa me garante 6 pts por ser farmaceutica e eu 10 pst por ser administrados. (Isso eu vi na tabela que era vigente a partir de agosto/13. Porém vi em outra tabela que minha esposa não pontuava por ser farmaceutica e eu só chegaria a 6 pts.
      *Nesse caso eu só obtive 60 pts + 6 Adaptabilidade. Então 66 pts.
      *Qual dos casos é o correto.

      Obs: Esses pontos foram referentes ao TCFQ Intermediário avançado. Mas eu ainda começarei o curso. Devo enviar antes ou depois que tiver o certificado?

      Muito obrigado, me ajudem por favor!

      • #121022
        Doug Ramsey
        Participante

        Júlio, vamos ver se consigo te ajudar um pouco:

        1. Você é o requerente principal e tem um diploma de nível superior (10 pontos) em administração (+6 pontos). Total 16 pontos;

        2. Sua esposa tem diploma de nível superior (3 pontos) em farmácia (0 pontos).Total 3 pontos;

        3. Até aí, vocês tem 19 pontos, se eu não estiver me enganando nos cálculos. Fora isso, tem todos os outros quesitos (idade, experiência profissional, estadia no Québec, etc) que podem somar mais pontos;

        4. Se vocês já tiverem o mínimo necessário para a entrevista (57 pontos para o casal) sem o resultado do TCF, podem (e devem) mandar já. Se, pelo contrário, precisarem dos pontos dos exames de inglês e francês para poder chegar no mínimo de 57 pontos, aí não adianta. É melhor tentar um mega-super-intensivo de francês/inglês e fazer as provas o mais rápido possível para anexar o resultado. Se você não mandar nada referente aos idiomas, ganhará zero pontos.

        5. Não esqueça que, ao que tudo indica, a partir de 1º de abril de 2014, o BIQ só receberá 6500 novos pedidos de imigração.

        Boa sorte aí!

        Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #121023
      Doug Ramsey
      Participante

      Aliás, em relação aos 6500 novos dossiês… não esqueçam que isso é referente ao MUNDO, ok? Não são 6500 novas pessoinhas do Brasil não.

      Em relação a esses novos pedidos, eu penso o seguinte: até 31/03/2014, o máximo é de 20000 dossiês recebidos. Então, acredito que quem tiver seu dossiê entregue no BIQ ainda em março/2014 está dentro desses 20000. Como muitos já sabem, o BIQ, até fevereiro/2014, havia recebido apenas 10048 dossiês. Portanto, há uma folga para receber dossiês ainda este mês.

      A partir de 1º de abril de 2014, o contador de novos dossiês recebidos deve ser zerado, e todos os que chegarem dali em diante entram na contagem do máximo de 6500. Eles estabeleceram que as regras novas (cuja única mudança parece ser o número máximo de dossiês recebidos) valem até 31/03/2015. Então, no meu modo de ver as coisas, só se enquadrariam aí os dossiês que chegarem no período que vai de 01/04/2014 a 31/03/2015. Tudo que chegou antes está dentro dos 20000 previstos para o período que se encerra agora em 31/03/2014.

      É só achismo meu, claro, mas eu acho que há uma boa chance de que seja algo assim.

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #121030
      Mattt
      Participante

      Pessoal, estou numa dúvida tremenda.<br>
      Eu me formei em Técnico mecânico em 2002 e a partir dai até 2008 eu trabalhei na área de projetos de fabricação. A partir de 2008 eu fui trabalhar na TAM como projetista GSE até 2012 (enquanto isso fui fazendo o curso de Engenharia).<br>
      A partir de 2012 eu vim trabalhar na Helibras (Fábrica de Helicopteros como Engenheiro de processos) e tirei o curso de técnico de mecânico prático e teórico.<br>
      Eu preciso me encaixar na casa dos 16 pontos. Se eu cair na faixa dos 12 pontos, eu seria reprovado pois ficaria com 55 pontos.

      E agora?<br>
      Será que conseguiria me enquadrar em: Techniques de construction aéronautique (DEC) ou Techniques d’usinage (DEP)?????

      Doug Ramsey,

      Da uma olhada no meu perfil.

      Você acha que eu consigo me encaixar nos 16 pontos da formação?

      Obrigado!

    • #121033
      Doug Ramsey
      Participante

      Matt, infelizmente eu não acho que possa te ajudar. Dependendo do tipo de curso técnico, do número de horas estudadas e das matérias/disciplinas, uma pessoa pode ser equiparada a alguém com DEC ou DEP. Daí a dizer se o seu curso especificamente se encaixaria em um desses dois diplomas que você mencionou, realmente não posso dizer.

      Talvez alguém com mais conhecimento na sua área específica ou que já tenha ingressado no processo em situação semelhante possa tentar te orientar.

      Boa sorte!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #121034
      Doug Ramsey
      Participante

      Matt, você já tentou comparar as disciplinas do seu curso com as dos cursos dos diplomas de Techniques de Construction Aéronautique e de Techniques d’Usinage? Procure nos CEGEPS ou onde quer que ofereçam esses cursos lá no Québec e verifique se a carga horária e as disciplinas são semelhantes. Isso pode te dar uma base.

      Boa sorte!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #121035
      Mattt
      Participante

      Vou dar uma comparada pra ter uma base… mas no final, ainda tenho duvidas.
      Vamos supor que eu feito uma comparação, vejo que encaixo na faixa dos 16 pontos.
      Como é feito a análise pra saber se realmente entraria nos 16 ou por exemplo não cairia na faixa dos 12 pontos?

      Sinceramente, não sei se compensa enviar os docs na loucura ou esperar 2015

      Pelo que eu andei lendo mesmo, o Quebec vai atuar nos mesmos moldes da imigração para Austrália/Nova Zelandia. Um processo mais eficiente que o atual.

      Obrigado pela ajuda! Estou acompanhando seu blog.

      Abraço!

    • #121115
      Mattt
      Participante

      Surgiu outra dúvida:

      Quando eu faço análise da minha esposa (eu sou o requerente principal), como ela é formada em ADM, ela ganha 2 pontos por estar como (Époux ou conjoint de fait : 2 points) + 10 pontos pela Universitaire 1er cycle 3 ans ou +
      10??? totalizando 12 pontos???

    • #121127
      Doug Ramsey
      Participante

      Vamos supor que eu feito uma comparação, vejo que encaixo na faixa dos 16 pontos.<br>
      Como é feito a análise pra saber se realmente entraria nos 16 ou por exemplo não cairia na faixa dos 12 pontos?

      Quando não se tem um diploma/profissão brasileiros que tenham equivalente exato no Québec, só a análise do BIQ (com base na grade do curso) pra dizer se se encaixa ou não. Então, no fim, é um tiro no escuro nesses casos. Uma equivalência de estudos talvez ajudasse, mas não acho que exista tempo pra isso.

      Sinceramente, não sei se compensa enviar os docs na loucura ou esperar 2015

      Pelo que eu andei lendo mesmo, o Quebec vai atuar nos mesmos moldes da imigração para Austrália/Nova Zelandia. Um processo mais eficiente que o atual.

      Ainda há pouco sobre esse novo processo, mas, embora aparentemente ele vá se tornar mais rápido e eficiente, ficará mais restrito também. Hoje, mesmo pessoas que não pontuam nada com a formação/profissão ou que tem inglês/francês precários podem se candidatar, desde que atinjam a pontuação mínima necessária. O novo sistema parece ir na contramão de tudo isso. Mas é especulação minha. Só quando divulgarem, de fato, o novo processo é que poderemos saber.

      Surgiu outra dúvida:

      Quando eu faço análise da minha esposa (eu sou o requerente principal), como ela é formada em ADM, ela ganha 2 pontos por estar como (Époux ou conjoint de fait : 2 points) + 10 pontos pela Universitaire 1er cycle 3 ans ou +<br>
      10??? totalizando 12 pontos???

      Se você é o requerente principal, a pontuação que se aplica a ela é apenas aquela que está nos critérios listados na parte “Caractéristiques de l’époux ou du conjoint de fait qui accompagne”. Assim, ela teria 3 pontos pelo diploma universitário e mais 2 pontos pela área de formação, totalizando 5. Daí tem os pontos dos critérios de idade e conhecimentos linguísticos, se for o caso.

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #121139
      Mattt
      Participante

      Obrigado Doug!

      Muito bom!

    • #121144
      Julio Galvao
      Participante

      Obrigado Doug!

      Eu somei meus pontos e deu 70 pts, (sem os 6 da adaptabilidade).

      Mas, terei que esperar para mandar os documentos depois que sair as novas regras 04/14.

      Valeu espero encontrá-los por lá!

    • #121145
      Mattt
      Participante

      Abaixo minha tabela de pontos.

      Descrition Principal POINTS
      Niveau de scolarité 10
      Domaine de formation 16
      Durée de l’expérience professionnelle 8
      ÂGE 16
      CONNAISSANCES LINGUISTIQUES 0
      SÉJOUR ET FAMILLE AU QUÉBEC 0

      CARACTÉRISTIQUES DE L’ÉPOUX POINTS
      Niveau de scolarité 3
      Domaine de formation 2
      Âge 3
      Connaissances linguistiques 0
      OFFRE D’EMPLOI VALIDÉE 0
      ENFANTS 0

      TOTAL 58

      Vou enviar meus documentos quase que na pinta. Se eles encaixarem meu diploma ao invés de 16 para 12 eu já estou fora dos pontos.

      :(

    • #121149
      r.arouca
      Participante

      Matt,

      Se vc tem um bom nível de inglês porque não tenta fazer o IELTS?

      De qualquer maneira você precisa fazer o TCF-Q para essa dúvida em relação à profissão. Já tem quase um mês que enviei o meu dossiê pro México e não recebi nenhuma informação, talvez se você enviar e depois enviar o TCF você não corre o risco.

      Mas de qualquer forma, temos que aguarda se alguma coisa vai mudar amanhã!

      Abraços

    • #121154
      Julio Galvao
      Participante

      Matt,

      você poderia listar os documentos certinhos, que você enviou, claro que não precisa explicar nada, apenas discriminar, por favor!

    • #121158
      Doug Ramsey
      Participante

      Vou enviar meus documentos quase que na pinta. Se eles encaixarem meu diploma ao invés de 16 para 12 eu já estou fora dos pontos.

      :(

      Matt, não esqueça que a assinatura do formulário de autonomia financeira te garante um ponto extra. Talvez seja uma boa pensar em fazer o TCFQ e/ou o IELTS para tentar incluir os resultados no processo, caso eles aumentem a pontuação.

      Enfim, sei que é um tiro no escuro, mas te desejo muito boa sorte! E não deixe de nos contar o resultado, quando o BIQ te informar!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #121159
      Doug Ramsey
      Participante

      Obrigado Doug!

      Eu somei meus pontos e deu 70 pts, (sem os 6 da adaptabilidade).

      Mas, terei que esperar para mandar os documentos depois que sair as novas regras 04/14.

      Valeu espero encontrá-los por lá!

      Júlio, 70 pontos??? Certeza?? Se for, tá dentro! Mas acho que li algum post seu falando que ainda não tinha feito os testes de idiomas. Se for isso mesmo e se estiver fazendo as contas com os pontos de conhecimentos linguísticos, então aí tá errado. Você só pode incluir os pontos de inglês e francês na sua conta se você já tem os resultados oficiais desses testes para poder enviar. Se você não mandar esses resultados, vai zerar no quesito dos idiomas.

      Boa sorte!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #121194
      Julio Galvao
      Participante

      Doug,

      somei com a ajuda de alguns membros e deu 69 pts, isso só quando eu e me esposa estivermos com o TCFQ em mão pois seriam 10 pts meus e 4 pts dela. Sem eles cairíamos para 55 pts e estaríamos fora. Por isso estou me matando de estudar, pois quero enviar até dezembro, porém acho que com essas nova regra de (6500). Eu não teria tempo para enviar ainda nesse novo regime, acho que só entraria depois de março de 2015. Agora vejam só, se eu enviar em dezembro, eles devolverem por ter passado do limite, a taxa é reembolsada? Pelo que eu li, não é reembolsada mediante a reprovação inicial, porém nesse caso de excesso de contingente, como fica?

      Abraços!

    • #121196
      Doug Ramsey
      Participante

      Julio,

      Então, de qualquer forma, você precisa dos pontos dos testes de idiomas. Agora, veja bem… você disse que quer enviar até dezembro. Só que, como você mesmo lembrou, as regras que vigoram a partir de hoje estabelecem um máximo de 6500 dossiês recebidos no período entre 01/04/2014 a 31/03/2015. Ninguém pode ter certeza, mas eu acho que esse número deve ser atingido em alguns poucos meses, no máximo. Não há como você antecipar esses testes, incluindo o de inglês? Lembre-se de que o resultado do TCFQ demora mais ou menos um mês para sair.

      Outra coisa: ainda não há nada certo, mas é possível que, a partir de 2015, o processo de imigração mude radicalmente, tornando-se semelhante ao modelo utilizado na Austrália e na Nova Zelândia. Assim, quase nada do que é feito hoje para entrar no processo de imigração por Québec será igual nesse novo processo, o que pode complicar as coisas pelo menos para alguns perfis de imigrantes. Como disse, não há nada certo ainda, mas é bom ter isso em mente na hora de tomar a decisão sobre o momento adequado para você enviar seu pedido.

      Quanto à taxa, até onde sei, eles só cobram quando vão fazer a análise do seu dossiê. Então, acredito que, quando o máximo de 6500 dossiês tiver sido atingido, os que chegarem a partir dali não serão cobrados. Eles nem devem abrir o pacote. Vão receber e colocar no correio de volta pra casa do candidato, sem abrir, verificar documentação nem nada. Não faz sentido cobrar por uma análise que não será feita.

      Bonne chance!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #121198
      Julio Galvao
      Participante

      Mas,

      Doug infelizmente para minha esposa e eu obtermos o B2, teremos que estudar bastante, pois até o dia 26/03 eu não sabia um Oui em francês, pelo que vi o inglês eu mandarei zerado, até porque quando eu faço a simulação, com inglês 0 e francês B2 eu passo. Mas estou muito encucado, pois acho que só me dediquei ao processo muito tarde, pois até 2013 era impossível eu planejar imigrar. Agora que posso, acho que já está um pouco tarde, mas veremos o mínimo que eu conseguirei será conhecimento e experiência. Mas queria realmente participar!

      Abraços!

    • #121200
      Mattt
      Participante

      Mas,
      <P></P>
      <P>Doug infelizmente para minha esposa e eu obtermos o B2, teremos que estudar bastante, pois até o dia 26/03 eu não sabia um Oui em francês, pelo que vi o inglês eu mandarei zerado, até porque quando eu faço a simulação, com inglês 0 e francês B2 eu passo. Mas estou muito encucado, pois acho que só me dediquei ao processo muito tarde, pois até 2013 era impossível eu planejar imigrar. Agora que posso, acho que já está um pouco tarde, mas veremos o mínimo que eu conseguirei será conhecimento e experiência. Mas queria realmente participar!</P>
      <P>Abraços!</P>

      Julio, eu não fiz ainda o teste de francês, mas eu tenho noção do nível de dificuldade.

      Eu já trabalho numa empresa francesa e já fui algumas (exatamente seis) vezes para França. O conselho que eu tenho pra te dar é que estude e foque no francês. Porque mesmo pra mim que ja tenho um contato a muito tempo com a língua acho o teste difícil. Principalmente na parte da compreenssão oral.

      Bonne chance!

    • #121201
      Mattt
      Participante

      Matt,
      <P></P>
      <P>Se vc tem um bom nível de inglês porque não tenta fazer o IELTS? </P>
      <P>De qualquer maneira você precisa fazer o TCF-Q para essa dúvida em relação à profissão. Já tem quase um mês que enviei o meu dossiê pro México e não recebi nenhuma informação, talvez se você enviar e depois enviar o TCF você não corre o risco.</P>
      <P>Mas de qualquer forma, temos que aguarda se alguma coisa vai mudar amanhã!</P>
      <P>Abraços</P>

      R.arouca, Acho que pra mim não rola o IELTS pelo meu nível.
      Se eu fosse estudar pra prova h oje, se for no mesmo nível do francês eu tenho conciencia que eu não passaria. Por isso queria fazer direto para o DALF e garantir meus pontos. De qualquer maneira, vou enviar meu dossie e neste meio tempo, aguardar para fazer o DALF, pq mesmo se o processo mudar, será exigido ano que vem.

    • #121202
      Mattt
      Participante

      Matt,
      você poderia listar os documentos certinhos, que você enviou, claro que não precisa explicar nada, apenas discriminar, por favor!

      Julio, ainda não enviei meu documentos.

      Estou procurando a lista dos documentos a traduzir e os originais a enviar.

      Se alguem poder ajudar…

    • #121203
      Mattt
      Participante

      Julio,

      Segue o guia para preenchimento dos formulários

      FONTE: http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/guides/EQ7TOC.asp#contact

      e os documentos a serem enviados:

      “Além de preencher os formulários, você deve juntar documentos como: currículo profissional, cópias de diplomas, históricos escolares e de faculdade, certidão de nascimento, certidão de casamento (caso aplicável), provas de experiências de trabalho (carteira de trabalho, contratos, cartas de refência, etc), prova de recursos financeiros e a prova de domínio em françês e/ou inglês.”

      FONTE: http://www.canadaparabrasileiros.com/imigracao/imigrar-para-quebec/quebec-documentacao

    • #121204
      r.arouca
      Participante

      Gente, no link abaixo vocês podem ver todos os documentos necessários para envio da sua demanda de CSQ.
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/documents-dcs-fr-dyn.pdf

      Estou acompanhando um fórum francês de pessoas que também estão fazendo o processo pelo Quebec e a dúvida persiste: Como serão avaliados os DCSQs que foram entregues até 31/03? Na regra dos 20 ou 6.5? Outra dúvida que surgiu lá no fórum e ngm respondeu, por exemplo eu sou o dossiê 6500, tenho apenas 59 pontos e não sou da profissão com 16 pontos (prioritarios) se uma pessoa enviar seu dossiê e chegar 6501 e ele tiver um perfil bem melhor que o meu, será que ele não será favorecido? Como será que é a avaliação do BIQ, uma vez que é prioritário, não importa a data que o seu chegou? Se vc for uma pobre coitada como eu como fica?

    • #121205
      SANDROMS
      Participante

      Dossies datados até 31/03 entra na conta dos 20 mil, após nos 6500. A dúvida real é qual data eles vão usar como data de corte:

      Data de envio/postagem?
      Data de recebimento?
      Data da pré-avaliação?
      Data do débito no cartão?
      Data da abertura do dossiê no sistema?

    • #121206
      r.arouca
      Participante

      Exatamente Sandroms!!!

      Agora e referente ao Domaine de Formation também pega, será que eles “escolhem” os dossiês?

    • #121207
      Wilson
      Participante

      Exatamente Sandroms!!!

      Agora e referente ao Domaine de Formation também pega, será que eles « escolhem » os dossiês?

      Arouca, vou ser bem sincero e dizer que sim.

      Eu enviei meu dossiê em outubro/2012 e agora já estou com o visto em mãos. Fui convocado para a entrevista em 11 meses. O entrevistador me disse que eu só fui convocado porque não enviei o TCF-Q junto, senão teria recebido o CSQ em casa.

      Eu acredito que isso ocorreu porque além do perfil (casado, +5 de experiência, 2 filhos menores de 12) minha formação na época era de pontuação máxima para diplomas estrangeiros (química – hoje só pontua 6). Então fomos considerados prioritários e passamos na frente de muita gente de 2011 (muita mesmo). Nosso processo foi analisado e chamado em 11 meses (se descontarmos o prazo de 2 meses para recebimento da abertura do processo, levamos 9 meses). Fora que ainda levamos uma intention de rejet por causa do problema de documentos autenticados em cartório, ou seja, nessa brincadeira perdemos 3 meses (obter documentos, traduzir e re-enviar).

      Concluindo: acho que domaine de formation prioritária passa na frente, independente da data em que chegou, desde que ele tenha sido aberto, analisado e não faltem documentos.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #121208
      Doug Ramsey
      Participante

      Dossies datados até 31/03 entra na conta dos 20 mil, após nos 6500. A dúvida real é qual data eles vão usar como data de corte:

      Data de envio/postagem?<br>
      Data de recebimento?<br>
      Data da pré-avaliação?<br>
      Data do débito no cartão?<br>
      Data da abertura do dossiê no sistema?

      Segundo o site oficial:

      Prenez note que seul le sceau du Ministère fera foi de la date de réception de votre demande.

      Então acredito que será mesmo a data de recebimento. E aí a pergunta é: será que o BIQ carimba a bagaça no mesmo dia em que ela chega, ou será que faz isso um, dois, três dias depois? Tem gente que com certeza pediu algum tipo de rastreamento pelos correios/FEDEX/mensageiro do cão ou que for. E se as datas forem divergentes, no fim das contas?

      Concluindo: acho que domaine de formation prioritária passa na frente, independente da data em que chegou, desde que ele tenha sido aberto, analisado e não faltem documentos.

      Wilson, até aí tudo bem. Nas regras que estavam valendo, era normal você ser passado na frente de pessoas cujo dossiê já estava lá há tempos. O próprio BIQ estabeleceu isso (candidatos com oferta de emprego > candidatos com área de formação de 16/12 pontos > qualquer outro candidato). O negócio agora é: será que podemos confiar no fato de que eles vão contar os 6.500 dossiês sem mesmo fazer pré-análise, ou será que só entra para a contagem de 6.500 dossiês o dossiê que estiver completo, por exemplo?

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #121209
      SANDROMS
      Participante

      Isso reduz a questão ao que quer dizer recepção da demanda:

      assim que o envelope chega?
      quando eles abrem?
      quando está tudo ok e o débito é autorizado?

      Assumindo que eles não podem debitar o cartão após o limite de 6500, tem que ser um dos eventos anteriores, certo? J’en sais rien…

    • #121210
      r.arouca
      Participante

      Então acho que posso ficar tranquila, meus documentos chegaram lá 12/03. E eu gostaria de fazer parte dos 20 mil até pq acho que os dossiês que vão vir na contagem dos 6.500 vão ser super selecionados. Como o BIQ não é transparente é capaz deles receberem vários dossiês, abrirem, olharem os melhores e escolherem os melhores pra “analisar” e devolver o resto que não interessar. Nesse caso não acredito que eu teria chances.

    • #121211
      r.arouca
      Participante
      • #121213
        Guilhermo
        Participante

        Interessante. Parece que cada vez que leio uma nova notícia sobre imigração quebecois é sempre algo pra piorar a minha situação. Acho que é pessoal haha :TT-TT:

        Pessoal, sem querer desvirtuar o tópico, mas tenho uma dúvida meio urgente e estou com receio que ninguém veja meu tópico lá na área de documentos. Será que alguém poderia me ajudar?

        Merci, mes amis!

    • #121745
      bruxxi
      Participante

      Pontuação!!!!!!!!!!!! alguem pode me ajudar.Por favor, estou com muitas dúvidas!!
      O requerente principal é meu marido, a profissão dele é operador e programador CNC, acho que se enquadra como tecnico mecanico, pois ele tem cursos no Senai.
      Ele trabalha na area mais de 10 anos,
      tem 30 anos.
      Estamos atras de ter o nivel B2 de frances,
      não possuimos filhos, sou formada em superior em Administração,
      tenho 27 anos.
      Quanto pode ser considerado a capacidade financeira?
      Nesta situação conseguimos ser aprovados para Quebec?
      Verifiquei que a profissão dele tem bastante demanda. E portanto se conseguirmos uma carta (proposta) de um empregador, isso poderia ser o que falta para conseguirmos??

    • #121747
      SANDROMS
      Participante

      Bruxxi,

      Considerando a lista de profissões atual (2013-2014) [http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf] :

      Se o diploma técnico se enquadrar como Mécanique de machines fixes (DEP) – ele vale 12 pontos como domínio de formação. Mas é nível secundário o que dá apenas 6 pontos como dimploma: 18 no total.

      Se você fosse a aplicante principal: a Administração dá 6 pontos como profissão e 10 pontos como diploma de bacharel: 16 no Total. Ou seja é melhor ele ser o aplicante se a profissões dele for realmente enquadrada como “Mécanique de machines fixes (DEP)” ou outra profissão técnica que some 12 ou 16 pontos.

      A capacidade financeira vale sempre 1 ponto. Você assina um compromisso de trazer cerca de 4000 dolares para se instalar no Quebec e ganha um ponto. Esse documento é obrigatório.

      Você não precisa ter oferta de emprego para aplicar. Se tiver, você acelera o processo, e pode até mesmo ir antes como trabalhador temporário, enquanto espera o processo de trabalhador permanente. (P.S. se você tiver o status de trabalhador temporário e/ou oferta de emprego, pode aplicar mesmo tendo estourado o limite de 6500 aplicações: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/regles-procedures.html).

      Com os dois obtendo B2/B2 no francês vocês provavelmente teriam os pontos necessários. Para conferir a sua pontuação siga os seguintes guias:

      Resumo dos critérios de pontos: http://www.midi.gouv.qc.ca/publications/fr/gpi-npi/composantes_3/gpi_3_1_annexe_2_grille_tq.pdf

      Guia completo: http://www.midi.gouv.qc.ca/publications/fr/gpi-npi/composantes_3/gpi-3-1.pdf

    • #121749
      bruxxi
      Participante

      Obrigada SANDROMS me ajudou muito!
      Agora tenho mais noção do processo e acredito que posso ter mais chances de conseguir! :=):
      acho que ele é tecnico de usinagem, a pontuação é das melhores! :=): :=):
      Agora é torcer para continuar em alta a profissão no próximo ano, até conseguirmos chegar no nível de francês! :drunk:

    • #121960
      curty
      Participante

      Alguém tem alguma notícia sobre como será o processo a partir de Abril/2015?

Visualizando 60 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.