daviararipe

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 73 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada #33976
    daviararipe
    Participante

    Adriana,

    Em nenhum momento estava querendo comparar o crédito do Brasil e o Prêt-étudiant. Mas o programa do Québec nao fica muito longe nos problemas. Quando estava em meu mestrado trabalhei na universidade pq realmente nao dava pra ficar so com o empréstimo, no ano posterior eles avaliaram essa entrada de dinheiro e cortaram o valor do que havia ganhado justamente uma semana antes do fim do mês. Se ano tivesse uma reserva, ficaria sem pagar o aluguel como assim o fez um amigo romeno por todo o verao, quase foi despejado o coitado!

    Se vc observar meus primeiros posts, vai notar que recomendei Sherbrooke como destino pra quem vai estudar. Alias este é melhor lugar para isso por conta dos custos e da qualidade da Universidade com seus recursos.

    A francisaçao, cada vez mais se distancia de seu modelo original que seria o elaborado pelo Partido Québécois. Pois nao dà muita condiçao pra aprender francês e levar ao mercado de trabalho. A meta é gastar menos com imigrantes, o partido liberal diz que eles precisam aprender ter”autonomia”. Isso tb nao impede de obter o beneficio da traducao dos diplomas (que nao se extende aos planos de curso exigidos pelas ordens) e quanto este pagamento das equivalências, por favor ficarei grato que me envie o link com a informaçao, pois quando trabalhava por là hà cerca de um ano e meio e cuidava destes casos, isso nao exitia. Deve ser recente.

    Infelizmente Adriana, tem muita gente iludida sim! Nao estou chamando a todos assim, muitos menos a vc! Sei que estais construindo tua integraçao com bases firmes, mas vi e o que é pior, vejo, muita gente chegando aqui e quebrando a cara. Por isso, acho que tem que existir gente “amarga” como eu pra que possam pensar nesta mudança de vida e trocar muita coisa por muito pouco na maioria dos casos.

    Tudo de bom.

    Davi.

    em resposta a: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada #33928
    daviararipe
    Participante

    Ola pessoal,

    Estive bem ocupado e nao pude, diria até me defender, no blog.

    Amigos, foram muitas mensagens e infelizmente vejo que existem pessoas que nao querem ouvir certas coisas. Eu acho valido e fundamental ter uma atitude mental positiva e acreditar nas coisas. Mas por outro lado é perigoso deixar o pròprio paìs e a famìlia sem avaliar e ouvir o que também existe de ruim.

    Eu nunca mencionei que a equivalência é impossivel. Ela existe, mas aos tantos que “ouviram falar” ou que têm um “amigo do primo do vizinho”… Perguntem às suas fontes QUANTO TEMPO LEVOU E QUANTO CUSTOU PARA OBTÊ-LA. Eu fui estagiàrio na Aide-Sociale do Emploi-Québec durante quase 1 ano. Eu vi, vejam EU VI, muitos casos de pessoas que nao conseguiriam pq nao poderiam esperar 5 anos para serem médicos outra vez. Que tipo de emprego vcs acham que elas tinham? A quantidade de pessoas que obtêm a validaçao é imensamente menor das que nao conseguem.

    Se nao acreditam em mim, vao la pesquisar no Emploi-Québec: http://www.emploiquebec.net.

    Ainda… Adriana, nao quero ser desrespeitoso com vc, mas tendo jà estudado e vivido em Ottawa (Ottawa Univ.), Montréal (UQAM) e Québec (Univ. Laval), admito que se possa viver com os 730 dòlares em Sherbrooke, mas vc REALMENTE ACREDITA que dà pra viver com isso em qualquer outra grande cidade do Québec? Onde eu estive nao dava.

    O prêt-étudiant é um empréstimo! Depois tem que ser restituìdo como o nosso velho crédito-educativo. As bolsas nao tao numerosas assim, nao é tao facil assim! É possivel com restriçoes aos niveis de pòs-graduaçao, nao é so entrar em um programa que ja vai ter direito. A UQAM por exemplo limita muito!!!

    Como ja cansei de falar, so o pessoal de informatica tem acesso ràpido aqui, justamente porque os sindicatos e ordens nao podem controlar. Por isso é facil alguém desta àrea ter uma visao melhor e dizer que alguém com meu argumento é “derrotista”, “negativo” ou ainda “quem é bom se estabelece”.

    Bem, jà participei como membro do conselho de administraçao de foruns com o Ministério de Imigraçao, conheci a realidade de centenas. Nao vim aqui para assustar ninguém, nao ganho nada com isso. So acho que merecem a verdade! Que descubram coisas antes de vir pra cà e nao ficar pensando como muita gente que o québécois é igual ao brasileiro, acolhedor e que vai adorar a alegria carnavalesca do brasileiro.

    Gente, francamente, a imigraçao aqui é parte de uma estratégia econômica! Que empregos eles querem dar pra quem vem de fora? É verdade que precisam de médicos, engenheiros e enfermeiros, mas vcs sabem quantos conseguiram a equivalência no ano passado??? Quantos estao esperando na maior angustia? Até quando se fala em nos ajudar eles aproveitam pra dar empregos ao povo daqui, com projetos e ongs que praticamente sò têm em seus quadros pessoas do Québec e que muito pouco podem fazer por nòs. Quando chegarem visitem os organismos de ajuda, muitos sò vao te ajudar a fazer um CV e dar umas dicas de como passar em uma entrevista (te fazem ir là por duas semanas pra isso!!!) e te recomendar trabalhar como voluntàrio pra fazer “contatos” rsss e vao ganhar 2000 dòlares (Carrefour Jeunesse) do governo para dizerem que estao te ajudando na “integraçao”. Vivem disto, é o que se chama aqui “chasse de clients”. O governo do Québec nao programa de adaptaçao aos imigrantes que seja evidente.

    A Francisaçao é limitada na formaçao em francês. Vc vai aprender a se comunicar mas nao dà pra sair de là e ter condiçoes de escrever uma dissertacao de mestrado, a nao ser que vc ja tivesse bom nivel francês antes de chegar aqui. Muita gente so vai la por causa dos 430 dolares que nao dà pra nada. Alias, esta é uma grande luta aqui. Dar acesso a bons cursos de francês aos imigrantes. Ao contrario, eles estao até sugerindo baixar as exigências pra vc chegar aqui com menos francês e aceitar mais facilmente os empregos que eles nao querem mais.

    Pessoalmente, tive dificuldades no começo, passei cinco anos para somente reaver o que tinha no Brasil. O que é um sucesso pra muita gente aqui: comprar casa, carro. Poderia estar aqui dizendo que é assim, dificil mas dà…. Mas creio que é muito dificil e frustrante e com resultados pàlidos quando se tem que esperar muito tempo e trabalhar dobrado. Diria que tive muita sorte, pois conheço gente com mais tempo que eu e ainda lava prato. Mas esta opiniao “cinza” que tenho foi obtida nao com “achismos” ou ouvir falar, mas conheci a fundo o sistema.

    Mas tudo bem, acho que nao devo estar “contribuindo pra muita gente” e é perda de tempo vir aqui e ficar sò me defendendo de alguns até que nem aqui ainda estiveram, pois dificilmente vi perguntas para construir uma nova vida aqui no Québec. Infelizmente o debate ficou muito entre “preto e branco” no campo das idéias e ainda tiveram umas “quizilas”. Entao agradeço a todos e desejo TODA SORTE DO MUNDO . E quem ainda tiver alguma dùvida acerca das ordens e equivalência, pois este era meu trabalho no governo, terei prazer em ajudar, meu e-mail : daviararipe30@yahoo.com.br.

    Muito obrigado por tudo e perdao antecipadamente por quem quer que esteja ofendido em alguma impropriedade escrita!

    E tenham cuidado com o “canto da sereia”, nao sejam ingênuos!

    Abraços cordiais.

    Davi.

    em resposta a: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada #33186
    daviararipe
    Participante

    Petula,

    Onde estao mesmo estas bolsas de estudo boas??? Olha, nao é bem aqui nao!!! Vivi no meio acadêmico aqui e a coisa nao é bem assim! Como relaçao ao custo de vida isso é muito relativo, pois se vc paga mais pra viver em Vancouver ou Alberta saiba que também vais ter um salario bem melhor e ainda vai opçoes no mercado de trabalho. Ou seja, a sobrevivência é mais segura là.

    Sandro,

    Na minha época o pessoal era tao pilantra que nem imagem de frio mostravam na palestra. A coisa precisou ficar mais sincera pq o Parlamento federal ameaçou corta uma gorda verba que eles têm pra imigraçao por conta de toneladas de cartas que os imigrantes, ja cidadaos… escreviam para questionar esta politica de atraçao bizarra. O lance quanto a profissao eu sabia que nao ia dar, mas tb sou formado em pedagogia e havia estudado na aliança francesa por muito tempo, antes de vir pra cà ja tinha todos os diplomas. O que isso fez em ser diferente? Nada… Em dia tinha tudo e cheguei com a lorota do Roch Paquette de teria chance de trabalhar para o governo assim que chegasse. Se nao tivesse voltado pra universidade e torrado minhas reservas enquanto fazia meu mestrado teria que ir ao sub-emprego como muitos que conheço. E olha que foi um esforço heroico. Para ser professor aqui (bons salarios!!!) teria que estudar 85% da graduaçao de novo, ou seja quase 4 anos so estudando e vivendo do jeito que desse. Em Ontario pra ser professor eu precisaria estudar so 6 meses!!!! Isso é pra qualquer profissao com ordem e a maioria tem. Se tem ordem , vacilou!!! Quantas vezes vi entrevistas de diretores das ordens dizendo que nao é problema deles. O governo que meteu gente aqui que resolva. GENTE, NAO É BRINCADEIRA NAOOOO ouvir isso aqui….

    O discurso é muito “caché” aqui no Québec, eles fazem as coisas da melhor forma para nao se prejudicarem e nao se queimarem. Na boa, sei que errei, mas tinha a idéia que aqui tinha mais justiça por ser paìs de primeiro mundo e tudo mais e que o Brasil era so tragédia. Mas o bom em ter vindo aqui é descobrir que nem tudo do Brasil é ruim e até funciona melhor e nem tudo no “primeiro mundo” é melhor que nòs. O que ocorre é que todos eles se vendem muito bem e agente so esculacha a nossa terra pra todo mundo.

    Abraços!

    em resposta a: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada #33166
    daviararipe
    Participante

    Cara Bianca,

    Respondendo as suas perguntas, sou advogado e fiz mestrado em ciências socias na univ. de ottawa. Como positivo do Québec posso dizer em primeiro lugar a segurança; é uma regiao muito bonita, a cidade de Québec é especialmente de encher os olhos; mesmo que vc esteja em um emprego bem simples como camareira, faxineira e afins, vc terà chances de comprar um carro e financiar uma casa, mas em médio prazo (2 anos carro, 5 anos casa). Pra muita gente isso ai é suficiente, mas eu nao saì do meu paìs e fiquei longe de amigos e famìlia neste frio pra passar o resto da vida em um trabalho assim. Tive sorte, pois trabalho na area de ciências sociais, nao é salario dos sonhos, mas é razoàvel dentro do que poderia ser na minha condiçao de imigrante.
    Ademais, os pontos positivos que elenquei sao encontrados em todas as outras regioes do Canada. A questao é que imigraçao no Québec é recente e nem todo mundo acha que deveria ser assim. A falta de mao-de-obra nao esta exatamente (salvo casos pontuais) nas profissoes que exigem diploma técnico ou universitario. Esta penùria de profissionais tao alardeada nao condiz com a realidade. Eles precisam de gente pra justificar o emprego dos professores, organismos comunitarios, setores do governo, mas veja: profissionais do Québec.

    Quando vc chega aqui eles podem te oferecer um curso de francês (baixissima qualidade) com uma ajuda mensal de 400 dolares, chama-se francisaçao. La tb te ensinam a fazer o Curriculum nos moldes daqui, mas segundo minha propria experiência: SAO CURRICULUMS PARA TRABALHAR COMO FAXINEIRO, ENTREGADOR DE PIZZA, GARÇOM…
    Assim somos necessarios pra aquecer a economia.

    No entanto, nao é que vc nunca vai sair desta condiçao, mas vai ter ralar muuuuito pra nao ficar presa a isso.

    em resposta a: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada #33161
    daviararipe
    Participante

    Olà Fabiola,

    Realmente faz um bom tempo que nao estava vindo aqui. Bem, achei que algumas pessoas nao se agradavam com meus relatos e concluindo que nao estava ajudando muito resolvi “dar um tempo”.

    Eu entendo um pouco a afliçao que pode ocorrer a quem està vindo e de repente sabe de alguém daqui que vai enfrentar muito mais que estaria disposto. No meu caso, gostaria ter ouvido um pouco mais de “realidade” e menos sonho pra ponderar esta situaçao. Confesso que se soubesse como funciona no Québec, nao teria vindo pra cà. Na verdade, nao sei se teria vindo ao Canada de uma forma geral.

    Minha situaçao pessoal ficou equilibrada apòs a conclusao de meu mestrado, tive muita sorte, pois meus colegas do mesmo programa (os estrangeiros claro!) ainda continuam seguindo em empregos aquém da capacidade e da experiência. Alguns mais velhos (proximos dos 50) ja desistiram e apostam nos filhos. Eu ouvi isso também de alguns agentes do governo :” nao se preocupe com vc, seus filhos vao se integrar bem!”.

    Eu nao sei o que vc pensaria disto, mas eu que nao tenho filhos e nem estou fugindo de guerra no meu paìs, simplesmente me recuso a ter um tratamento de terceira categoria. Nao é por nada que 30% dos imigrantes saiam do Québec no primeiro ano para outra provincia (dados oficiais e confidenciais), as ordens sao fechadissimas, têm medo de assimilaçao cultural.

    Hoje posso estar melhor por ter conseguido estrutura para comprar um carro em bom estado, ter condiçoes de iniciar um financiamento de uma casa, mas ha 3 anos no Brasil eu ja tinha mais que tudo isso! Quantos vejo aqui dizendo que esperam 5 anos para ter o que ja tinham no Brasil?
    Pessoalmente, estou reunindo condiçoes para mudar este ano de provincia, provavelmente Ontario, pois tem uma politica de assimilaçao muito correta, melhores salarios e dao chances.

    Eu até repito algumas coisas que ja disse, mas acho importante que saibam:
    1. Québec nao tem nada de Brasil, nao existe isso de québecois ser como brasileiro!
    2. Bolsas de estudo para todos! Viver do prêt-étudiant!
    3. Trabalhar no governo como residente permanente, ainda que cidadao é muito dificil.
    4. A logica é dar prioridade ao povo daqui, se sobrar vai ao imigrante. Alias deveriamos fazer isso no Brasil, é so chegar um gringo que muita gente vai logo dando a propria cama pra ele dormir.
    5. Vao ser tolerantes com seu francês com sotaques e erros, até da pra encontrar uma alma boa que vai querer te ajudar, mas em regra eles querem que o francês seja muito bom. Isso vale pra universidade e trabalho, pois pra muita gente francòfona, a “inteligência é avaliada pelo nivel de francês”.

    Na boa, nao quero que pensem que tudo é ruim em vir pra cà. Sei que nao animo muito, mas é apenas uma questao de praticidade:

    1. Existem provincias mais preparadas e liberais aos imigrantes que o Québec;
    2. A verdadeira necessidade de profissionais daqui é no setor que nao exige qualificaçao (limpeza, serviços, restaurantes, supermecados);
    4. A unica area aberta é do setor de TI, pra quem vai pra Montréal com esta profissao e experiência nao vai saber o que é dificuldade;
    3. Se vc vem principalmente das areas de saude, educaçao, juridica, esteja ciente que vai ter dificuldades pra validar o diploma pra trabalhar, custa caro e demora entre 3 a 5 anos na maioria dos casos. Se nao quiser ou nao puder fazer a equivalência (ajuda do governo? espere um milagre no lugar disso) é melhor voltar aos estudos e ai poder ser cégep (técnico – 2 anos em média), graduaçao (3 ou 4 anos), mestrado (2 anos) com um crédito educativo te ajudando a sobreviver com 730 dolares por mês que mal pagam um quarto em Montréal por exemplo.

    Bem, sei que repeti muito do que ja havia dito. Mas acho que é importante que todos saibam.
    E antes que alguém diga que sou “razinza”, “frustrado”, estava esperando que o Québec “fizesse tudo por mim”, aconselho a falar com pessoas dispostas a falar a verdade, pois muito imigrante nao gosta de assumir a derrota porque falo do que vi e vivi, nao me baseio em sonhos ou de ouvir falar.

    Entao, boa sorte e quem mais quiser dicas por favor escrevam. Terei prazer em ajuda-los.

    Abraços.

    Davi.

    em resposta a: Boa notícia ao Agrônomos e Medicos Veterinários #18565
    daviararipe
    Participante

    Excelente noticia! Tomara que funcione mesmo pq estava inacreditavel a diferenca entre outras provincias!!!

    Davi.

    em resposta a: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada #18321
    daviararipe
    Participante

    Ola Viviani,

    Veja, se seu marido é da area de TI, nao vai ter muitos problemas para ter bom emprego aqui. Neste caso, você podera tentar obter sua validaçao, pois tera um suporte. É um processo meio chato, mas nao é impossivel. Principalmente se nao tiver que trabalhar para obtê-lo. De qualquer forma, o curso de técnico juridico é bom também e tem boas chances de trabalho e salario. Mas se fosse você insistiria em obter a validaçao.

    Tudo de bom!

    Davi.

    em resposta a: Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada #18320
    daviararipe
    Participante

    Caro Godo,

    Isto eh relativo como falou o Carlos. Se vc estiver em Montreal ou Gatineau com o prêt étudiant, vai ser duro viver com os 715. Mas se vc estiver em Sherbrooke ja fica mais facil. Afinal, para quem vem ao Quebec é importante saber que cada cidade responde muitas vezes a necessidades especificas. Por exemplo:

    Se você é de uma area de humanas ou saude e vai ter que voltar a estudar, o melhor destino é Sherbrooke e depois Ville du Québec, pois o aluguéis e custos de vida sao mais baixos.

    Se você é da area de TI, Montréal é o melhor destino, pois além de ter muita empresa é bilingüe. Caso você fale mais inglês podera trabalhar “gastando” mais seu inglês no inicio. Entretanto, nunca esqueça que vai ter que aprender bem o francês. Um outra opçao é Gatineau, que juntamente com Ottawa, tem um polo de informatica interessante.

    Respondendo sua pergunta, digo-lhe que, para viver razoavelmente aqui, talvez você devesse colocar suas despesas em um patamar de 800 dolares canadenses por adulto. Nao é muito, mas da pra viver sem tantos sobressaltos. Entretanto você tem que ver como ficaria a situaçao de seu filho. Ele vai para a creche? Se for entramos em uma outra despesa, pois normalmente é caro. Mas sei que o governo da algumas subvençoes. Nao tenho como te dizer com precisao, talvez fosse legal encontrar alguém que tenha filhos por aqui para saber como ficam os gastos.

    Boa sorte!!!

    Davi.

    em resposta a: O que o levou a escolher Quebec ao invés do resto do país? #18215
    daviararipe
    Participante

    Cont.

    E infelizmente, meu erro é o mesmo da maioria dos imigrantes.

    em resposta a: O que o levou a escolher Quebec ao invés do resto do país? #18214
    daviararipe
    Participante

    Na verdade Cristiane, seu eu tivesse conhecido alguém que me falasse do Québec como eu falo para vocês teria vindo mesmo assim. Mas acho que estaria melhor aqui e seria mais tolerante as dificuldades se nao tivesse caido na conversa que aqui o povo é parecido com brasileiro, nao sao racistas e que ele precisam VERDADEIRAMENTE de imigrantes em todas as areas. Vejam: esta indulgência em pensar que aqui é muito diferente dos outros paises do primeiro mundo foi o meu maior erro.

    Davi.

    em resposta a: O que o levou a escolher Quebec ao invés do resto do país? #18212
    daviararipe
    Participante

    Obrigado Cristiane!

    Alexandre quebecois é na verdade o pessoal descendente dos colonos franceses! Quem vira canadense nunca vira québecois seus filhos podem ser absorvidos, mas ha quem ainda nao considere… Nao estou dizendo que ninguem pode ter nada aqui, so vejo que é mais dificil que em outras provincias e isto depende da sua area de trabalho. Entretanto, esta é uma sociedade que foi colonizada por muito tempo e que tem receio de ser assimilada, ou seja, sao resistentes as mudanças. Os imigrantes aqui normalmente esperam mais e têm mais dificuldades para encontrar o que querem. Vejam: imigrantes qualificados!!!

    Abraços!

    Davi.

    em resposta a: O que o levou a escolher Quebec ao invés do resto do país? #18206
    daviararipe
    Participante

    ERRATA:

    Quando disse: “sabe quantos quebecois nao estao trabalhando no governo federal e provincial? Todos eles!!!! “

    Queria dizer:  sabe quantos quebecois estao trabalhando no governo federal e provincial? Todos eles!!!!

    Abraços!

    Davi.

    em resposta a: O que o levou a escolher Quebec ao invés do resto do país? #18205
    daviararipe
    Participante

    Caro Fabio,

    Infelizmente, como você personalizou a sua idéia sobre sua escolha pessoal ao Québec e, classificou minha observaçao de
    “mas mais uma vez digo que você generaliza demais e expoem com um certo rancor e frustração”… Sinto-me motivado a exclarecer minha posiçao a respeito do que penso do Québec, nao a você, pois considero desnecessario iniciar debates personalizados no Forum, pois nao ha beneficio aos amigos que buscam informaçoes seguras para este grande passo na vida. Respondo a sua mensagem justamente a eles para que assim enriqueçam suas informaçoes e busquem o melhor caminho.

    Entao vamos… Certamente você nao foi cuidadoso o bastante para ler com cuidado meus posts e assim talvez nao tivesse sido injusto de me chamar de “generalista”, pois sempre falei que o Québec nao esta sendo atraente para mim por conta de minha formaçao profissional ser da area de humanas (professor e advogado), sempre falo em quase todos os meus posts que o Québec no que diz respeito a profissoes podera ser um destino bom para outros imigrantes.

    Quanto ao racismo, sempre falei que o racismo aqui é menos violento que em outros paises do primeiro mundo e que tabém conheci pessoas maravilhosas aqui, mas EXISTE!!! E infelizmente é mais cinico!!! Você acha realmente que aqueles incidentes em bares do Canada inglês que citou nao ocorrem aqui???? Eu mesmo presenciei situaçoes semelhantes!!! Em uma pesquisa do mês de maio do jornal Le Droit os quebecois foram considerados os mais racistas e isto por suas proprias palavras!!!!

    A razao deste racismo é advinda do medo secular que eles têm de serem assimilados na América do Norte, o movimento separatista é muito forte e para muitos é apenas uma questao de tempo. Pois o Québec ja faz a gestao de suas proprias decisoes em separado do Federal ha muito tempo. Nem mesmo da Constituiçao Federal o Québec é signatario!!!

    Isso mesmo, o senhor Lévesque nao assinou a Constituiçao nos anos 80!!!!

    Este debate em que participa o senhor Jack Layton esta na orbita federal esta correndo à margem das decisoes que serao tomadas no Québec. Se você observar, este escritorio especializado para reconhecimento de diplomas de imigrantes que foi criado pelo sr. Harper nao é atinente ao Québec, pois o Québec reinvidicou o seu direito em tomar suas proprias decisoes. Muitas equivalências so valem para as ordens do Québec e sao mais dificeis que em outros lugares. Por exemplo meu diploma de professor que poderei obter no Ontario apos 6 meses de curso e um exame de francês (TestCan) que é o mesmo exigido para estudantes que querem estudar em francês na universidade de Ottawa. Para fazer o mesmo no Québec, teria que estudar quase TRÊS ANOS e ao final prestar o exame de francês TELUQ. O Teluq é um exame exigido pelo québec para certas profissoes como por exemplo aos nao francofonos que querem trabalhar no governo provincial e tem nivel altissimo. Aos quebecois que querem ensinar francês nas escolas secundarias também é exigido este teste e o indice de aprovaçao é de apenas 60%!!!!

    O que você que ocorre???? Quase nao ha imigrantes trabalhando no governo provincial que é um excelente lugar, pois diferentemente do Brasil apresenta bons salarios e investimento no profissional que em poucas empresas privadas no Brasil se encontra o mesmo!!!!

    Por conta do meu programa de mestrado, fiz um estagio no Emploi Québec que também se ocupa da ajuda social. La, trabalhei auxiliando o pessoal de analise de casos e também no atendimento. Nos 6 meses que fiquei por la pude conhecer profundamente alguns aspectos desta sociedade. Um fato pitoresco foi quando um senhor libanês com aparência européia e francês impecavel nos procurou para entender porque nao conseguia emprego ja que tinha excelente formaçao acadêmica e experiência profissional em empresas americanas e européias. Simples!!! Minha chefe madou-o trocar seu nome nas cartas de apresentaçao e CVs que era algo como Ibrahin El Saqur por Pierre Landry!!!! Assim o fez e conseguiu 8 entrevistas na mesma semana!!! No fim da entrevista é que ele revelava seu terrivel segredo!!!

    Você pode compreender a dimensao disto???? As agências de apoio ao imigrante em outras provincias sao dos governos provinciais e federal. No Québec nao ha em nivel oficial!!!! Grande parte da orientaçao é feita por associaçoes e ONGs de imigrantes que pouco podem fazer porque nao têm tantos recursos!!!!

    Eu postei ja umas duas ou três vezes um artigo do jornal Le Soleil onde se questiona este protecionismo e abandono mais evidente do Québec em relaçao as outras provincias. La você podera ler relatos reais e comuns aos imigrantes no Québec. Ao que você chama de impressao generalista, rancorosa e frustada de minha visao, digo-lhe que a mesma é advinda de uma observaçao de três anos, de trabalho no governo e de um mestrado em sociologia especializado em economia local que concluo em breve. Alias, neste programa, existem quebecois e imigrantes (50% para 50%), sabe quantos quebecois nao estao trabalhando no governo federal e provincial? Todos eles!!!! Sabe quantos imigrantes têm emprego estavel? Nenhum deles!!!! Por que isso? Somos mais burros? Falamos mal francês? Nao, meus amigos da Africa francofona fizeram graduaçao na França ou Belgica em universidades mais prestigiadas e falam francês melhor que os locais e ainda sim nao têm as mesmas oportunidades. Trabalham como empacotadores em supermercados ou faxineiros para complementar o prêt étudiant que nao cobre as necessidades. (na verdade isto depende da cidade, em Sherbrooke ele rende mais em razao do aluguel ser mais baixo).

    Veja também o relato dos amigos que estao estudando em Sherbrooke, eles têm um blog e relatam como é dificil conseguir emprego por la. Citam uma situaçao onde a cidade abriu 400 postos de trabalho para o verao e nenhum dos brasileiros foi chamado sequer para a entrevista.

    “Pra mim Québec é sim a minha primeira escolha, sei que vou ralar, mas poxa vida sou eu quem quero ir, ninguém está me forçando portanto vou dar o meu melhor e ralar o que for necessário para conseguir meu lugar ao sol, é lógico que se conseguir ajuda e incentivos do governo e dos demais será muito mais facíl, porem só dependerá de mim.”

    Fabio saiba de uma coisa: ninguém honesto sai do proprio pais sem que esteja disposto a trabalhar com toda força para vencer, nao sai de casa deixando emprego e familia para tras pensando que iria ser adotado pelo governo do Québec, mas o que você pensaria se descobrisse que existem barreiras que nao permitem você trabalhar. Que tera que esperar anos para validar seu diploma e enquanto isso vai apenas ter o suficiente para sobreviver. Cada um tem a vida que escolhe, mas quando decidi vir para ca, nao me foi dito nas reunioes que participei com o Roch que as condiçoes de validaçao seriam tao complicadas e caras. Se soubesse, te asseguro que nao viria, pois com todos os problemas que temos no Brasil eu trabalhava como advogado e vivia razoavelmente bem. Nao voltei porque mudar de provincia sera mais atraente.

    Entrei neste forum porque me realmente me preocupo com algumas idéias que pessoal tem daqui e quando chegam quebram a cara:

    “4 – Facilidade de acesso aos serviços publicos – saúde, educação, etc”

    Realmente você tem alguma noçao do serviço de saude do Québec????

    “5 – Apoio governamental a familia atraves de impostos e dinheiro. “

    Você sabe o quanto se paga de impostos aqui????? Sabe quanto te dariam em ajuda social??????
    Desta aqui você nao vai poder duvidar de mim, pois trabalhei la!!!!

    “2 – Cultura – povo mais proximo ao brasileiro (no lado bom) e acolhedor.”

    Meu Deus!!! Livre-se desta lorota enquanto você pode!!!!!!!!!!!!!!

    No mais Fabio, espero que nao fique chateado com meu post, mas acho chato ser citado da forma como você me expôs o que ensejou uma resposta um tanto acre… E desde ja peço a você e aos demais amigos perdao por qualquer impropriedade dita e que desejo toda sorte nos teus planos e ainda que você esteja com razao sobre o Québec e eu seja apenas um pitoresco “Smurf Ranzinza”.

    Cheers.

    Davi.

    em resposta a: O que o levou a escolher Quebec ao invés do resto do país? #18168
    daviararipe
    Participante

    Fabio, antes de responder o que vc falou, por favor diga-me: vc ja veio aqui no Québec?

    Abraços!

    Davi.

    em resposta a: O que o levou a escolher Quebec ao invés do resto do país? #17966
    daviararipe
    Participante

    Luciano, nao se preocupe! Montreal é um exemplo a parte porque é plena de imigrantes e anglofonos! Pois é cosmopolita. Ademais, a vida de imigrante da area de TI nao é das piores. Tem oportunidades, nao ha como fazer barreiras. Agora esse papo de que o Québec é meio latino… Quem quiser que quebre a cara.

    Boa sorte em Montreal!

    Davi.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 73 do total)