Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
ButoxParticipante
Quem deve ouvir vai estar lá, inclusive a ministra Yolande James.
Pelo menos foi o que os professores disseram e a informaçao veio do sindicato.
As manifestaçoes aqui sao estranhamente organizadas!!Sei que muita gente nao poderá participar, mas quem puder, acho importante.
ButoxParticipanteE porque nao? Claro que ela espera.
Uma manifestaçao em frente a um organismo publico tem que ser em horario de trabalho.
Inclusive foi escolhida uma hora próxima do almoço exatamente para atrair um público maior.De qualquer forma eu vou!
AbraçosButoxParticipantePessoal,
Estou terminando o bloco 3 da francisaçao e hoje a diretora do programa na UQÀM (onde estudo) nos deu algumas informaçoes.
Para quem nao sabe, quando terminamos a francisaçao, ainda temos opçao de fazer dois cursos, francês escrito ou comunicaçao oral, os dois oferecidos pelo MICC.
O francês escrito é oferecido a tempo integral ou parcial. Para o de tempo integral, a bolsa é a mesma da francisaçao normal. O de tempo parcial nao tem bolsa, tem apenas a alocaçao para o ¨service de garde¨ para as crianças de $7 por dia, se for o caso.
O curso é oferecido em alguns cegeps e é necessário fazer um teste (uma redaçao) para entrar, já que o número de vagas é reduzido em comparaçao a francisaçao normal.O curso de comunicaçao oral é oferecido em tempo parcial a noite na UQAM e de manha em um CEGEP e como o escrito, se é parcial nao tem bolsa.
Existe também um curso de comunicaçao oral a tempo integral com direito a bolsa. O que é novo para mim, é que este curso é oferecido apenas aos alunos da UQÀM, ou seja, quem fez francisaçao na universidade.Segundo a diretora temos que escolher apenas um dos dois para fazer. Até ano passado, podíamos fazer um e depois nos inscrever no outro (nao ao mesmo tempo), mas isso acabou. Ela disse que o governo está cortando verbas e esse ano falaram até em acabar com o francês escrito e cortar algumas turmas da francisaçao. Felizmente isso nao aconteceu.
Bom é isso. Se alguém tiver alguma dúvida me pergunte que eu conto minha experiência.
Abraços
RodrigoButoxParticipanteOla gallisa,
De forma geral, você pode marcar “Toutes les offres” e escolher a regiao de procura.Irá aparecer uma lista com várias ofertas e quanto tempo de experiência precisa.
http://placement.emploiquebec.net/mbe/ut/rechroffr/erechroffr.asp?CL=french
Abraços
Rodrigo24 de agosto de 2009 às 12:44 em resposta a: 2 meses e meio em Montreal – A vida seguindo seu rumo #36664ButoxParticipantePessoal,
Só para esclarecer, existem mais de uma comissao escolar. A comissao citada pelo Jean (link que ele colocou) é a Commission Scolaire English-Montréal. Esta comissao é de escolas anglófonas e estudaremos (também estou matriculado no mesmo curso de inglês) em um dos centros de educaçao para adultos. O curso que faremos sao 9 horas por semana (segunda a quarta, de 18:30 a 21:30), mas em algumas escolas da mesma comissao, na Centre d’éducation des adultes du High School de Montréal por exemplo, sao 12 horas por semana, de segunda a quinta, pelo mesmo preço.
Para escolas francófonas existem 3 comissoes escolares em Montréal. No site da “La Fédération des commissions scolaires du Québec” tem o nome das três e quais regioes elas atendem. http://www.fcsq.qc.ca/RepertoireCS/Internet/RepertoireCsSommaire.asp?ID_Region=6. Essas comissoes também possuem centros de educaçao para adultos e em algumas delas cursos de inglês. No entanto, esses cursos sao voltados para o pós-secundário para aprimorar o conhecimento de inglês e acumular horas para poder entrar na universidade.
Tive boas referências desse curso que faremos, inclusive de pessoas daqui. Minha professora da francisaçao nao me aconselhou a fazer os cursos ao mesmo tempo pois disse que na maioria dos casos, um curso interfere no resultado do outro. Mas vou pagar para ver. Acho que isso depende de cada um, e como o custo do curso é muito baixo, nao terei problemas em larga-lo, caso seja necessário.
Abraços
RodrigoButoxParticipanteNo nosso caso, nao trouxemos anticoncepcionais. Quando minha esposa tentou comprar, como aqui nao tem o mesmo que ela usava no Brasil, o farmaceutico nao quis vender outro, disse que ela precisa ir ao medico para ele receitar. Como um amigo estava chegando, ele trouxe 12 caixas com a receita. Também nao questionaram nada na viagem.
Abraços
RodrigoButoxParticipanteNo site do Emploi Québec tem muita vaga também.
Muitas delas nao exigem nem experiência, nem muito conhecimento em francês nem em inglês.
Abraços e bonne chance
Rodrigo
ButoxParticipanteSandrons,
Existe também a francisaçao escrita em tempo completo e paga bolsa da mesma maneira!
Abraços
Rodrigo
ButoxParticipanteValeu Sandroms!
Vou aparecer la no domingo.
Abraços
RodrigoButoxParticipanteOla futeboleiros!!
A ideia de marcar uma pelada em Montreal funcionou?
Cheguei em maio e estou querendo achar uma turma para uma partidinha semanal. Alguém topa? Sugerem algum lugar?Quem tiver interesse, posta aqui o e-mail para nos comunicarmos e marcarmos uma data.
Abraços
Rodrigo
ButoxParticipanteNossa experiência em Montréal também nao foi facil.
Chegamos no meio de maio em um apartamento temporario (até 30 de junho) alugado desde o Brasil. Com esse demos muita sorte pois os proprietarios nos acolheram de forma calorosa e o ap é otimo. Apesar de todos falarem que a melhor época estava acabando (abril/maio) encontramos varios anuncios e começamos a procurar um definitivo com tranquilidade. Fizemos varias visitas e quando encontramos um muito bom, descobrimos que nao bastava querer, tambem tinhamos que ser aceitos pelo proprietario. Encontramos 4 apartamentos muito bons, mas nao conseguimos alugar! A preocupaçao aumentou e começamos a procurar em outros bairros. Depois de muita procurar e inumeras visitas, sabado passado conseguimos alugar um, mas o proprietario nos pediu dois meses adiantados.
O problema é que nessa época a procura é muito grande e a oferta ja diminuiu bastante. Todos os apartamentos que gostamos ja tinha pelo menos mais 4 ou 5 interessados. Como acabamos de chegar, sem emprego e sem historico, perdiamos a disputa.
Concordo que conversar direto com o proprietario é muito melhor mas isso nem sempre é uma opçao nossa. A maioria dos apartamentos que visitamos, o atual locatario nos recebia e os interessados preenchem uma ficha que é enviada para os proprietarios. Encontramos varios locatarios que se esforçaram para nos ajudar (teve uma que ate tentou mandar so o nosso formulario mas ele exigiu pelo menos mais um candidato, que acabou sendo o escolhido), mas nao sao eles que decidem, e quando conversamos com os donos do apartamento, tinhamos a oportunidade de explicar que nos preparamos bem para vir para o Quebec, ou seja, tentar passar confiança. Portanto acho que nao é de forma alguma preconceito, é apenas uma questao de oferta e procura.
O apartamento que alugamos tinha acabado de ser anunciado no kijiji (cerca de 1 hora), liguei para o proprietario e consegui marcar uma visita na hora. Antes de chegar no no apartamento treinamos nossas falas e o proprietario acabou nos aceitando na hora e nao recebeu mais nenhuma visita. Como nao podiamos ter concorrentes (rsrsr) tentamos ser os primeiros e funcionou!Por isso acho que para achar o primeiro apartamento precisamos de sorte, paciência e uma boa estratégia.
Boa sorte a todos que estao nessa situaçao!
Abraços
Rodrigo29 de abril de 2009 às 01:14 em resposta a: XVIII Encontro de Imigrantes – Belo Horizonte – 09/05/2009 #35130ButoxParticipantePessoal,
Ainda não temos local para o encontro e estamos aceitando sugestões.
Quem puder ceder um local ou souber de algum, favor enviar um e-mail para rodrigobcerqueira@gmail.com ou tancredo.furtado@gmail.com
Abraços e vamos animar moçada! Está chegando o dia!
Rodrigo
9 de abril de 2009 às 10:58 em resposta a: Requerente Principal Graduado, Dependente Não Graduado #34844ButoxParticipantejacksonvpj,
Nosso caso é a mesma coisa. O precesso é baseado em pontos e sua esposa deixa de pontuar por não ter curso superior. O que vocês têm que fazer é compensar de outra forma, por exemplo conseguir mais pontos no francês. Dediquem-se e estudem bastante que tudo dará certo.
Abraços
Rodrigo
14 de março de 2009 às 02:21 em resposta a: Dictionnaire franco-québécois (Para rir ou estudar) #34339ButoxParticipanteMuito bom!!
Valeu Saulo!! :lol:
10 de fevereiro de 2009 às 10:48 em resposta a: XVII Encontro de Imigrantes – Belo Horizonte – Chamada #33970ButoxParticipanteObrigado a todos pelo ótimo encontro e desculpem se faltou alguma coisa….
Estava realmente excelente! Muita gente nova! Como este ano muitos irão pro Québec, é muito importante renovar o grupo para manter os encontros. Participem sempre!
Só esquecemos do discurso do Jean!! Mais, ça va!
À la prochaine!
Rodrigo
-
AutorPosts