Requerente Principal Graduado, Dependente Não Graduado

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Requerente Principal Graduado, Dependente Não Graduado

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6543
      jacksonvpj
      Participante

      Ola a todos,
      Sou da área de TI e estou fazendo o levantamento dos requisitos para iniciar para o processo. Meu caso é o seguinte, eu tenho qualificação profissional de graduação superior mas a minha esposa só tem o ensino médio, mas empresária no ramo lojas de importados, e ambos com larga experiencia em suas respectivas áreas. Essa não qualificação em graduação da dependente pode dificultar, no processo de ida ao Québeq ? Qual a orientação nessa situação ? Alguem já teve essa experiencia ?

    • #34844
      Butox
      Participante

      jacksonvpj,

      Nosso caso é a mesma coisa. O precesso é baseado em pontos e sua esposa deixa de pontuar por não ter curso superior. O que vocês têm que fazer é compensar de outra forma, por exemplo conseguir mais pontos no francês. Dediquem-se e estudem bastante que tudo dará certo.

      Abraços

      Rodrigo

    • #34846
      petula
      Participante

      pode qualificar sim, jacksonvpj. tudo vai depender do quanto vocês sabem francês (muitos, muitos pontos podem surgir daí) e se você já não tem uma pontuação alta o suficiente.
      alguém postou na comunidade um excelente excel pra fazer a simulação. se não encontrar me fale que te passo por email.

      e lembre-se, se você ficar com pontos pendentes, o que vai definir é o seu projeto de imigração, a ser apresentado no dia da entrevista.

      []s e boa sorte!
      p

    • #34849
      Patinha11
      Participante

      Olá Jaksonvpj,

      Como os colegas já disseram,vc pode compensar essa não pontuação de sua esposa de outras formas…com mais frances,com um bom dossier de apresentação,boas pesquisas que irão ajudar no critério de adptabilidade,área de formação em maior demanda,MBA,filhos com menos de 13 anos,ingles, etc,etc,etc…
      Também fomos um caso como o de vcs,meu marido graduado e eu não,estamos aquí e ainda recebemos um parabéns de nosso entrevistador na ocasiao que nos disse termos um ”Très bon dossier”…

      Boa sorte! :)

    • #34851
      Anonymous
      Participante

      Jackson,

      por que não tentar algum curso técnico que tenha duração curta? Tipo, 1 ano e seis meses? Aqui na minha cidade existem muitos cursos assim principalmente na área de saúde, mas existem em outras áreas tb. Seria uma forma de melhorar um pouco, além dos casos que disseram antes, o francês conta muito mas também leva um tempo pra aprimorar, então quem sabe um curso técnico já não dá mais uns pontinhos heim?

    • #34863
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola jacksonvpj,

      seja bem vindo à CBQ.

      Você ja fez o teste online para saber ao certo qual é a sua real situacao de pontos ou de aceito pelo processo pelo Québec ??

      se nao fez , segue o link:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/epi.html

      Se o resultado for positivo, resolvido a sua duvida.

      Do contrario, aumente o nivel de frances e veja se consegue, se nao der aumente algo que esteja ao seu alcance melhorar e assim vc tera uma idéia do que realmente te falta (se é que falta algo!)

      Boa sorte

    • #34868
      William
      Participante

      Bom

      O peso dos pontos cai sobre o requerente principal, como pode ser visto no documento http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf

      Referente aos estudos, você pode ver que para o requerente principal:
      Diplôme d’études universitaires de 1er cycle sanctionnant 3 ou 4 ans d’études à temps plein = 11 pontos

      e para o acompanhante:
      Diplôme d’études universitaires de 1er cycle sanctionnant 3 ou 4 ans d’études à temps plein = 3 pontos

      No seu caso, sua esposa pode ser considerada como
      Diplôme d’études secondaires générales sanctionnant 5 ans d’études à temps plein=  0 pontos (ATENÇÃO: isso é suposicão minha. Não tenho certeza disso, pois ainda não entendi bem como funciona a equiparação de estudos aqui)

      Mas de qualquer forma, diploma para acompanhante vale no máximo 3 pontos…

      Experiencia profissional do acompanhante se for acima de 6 meses vale só 1 ponto (como pode ser visto no item 3.3.6.5), enquanto para o requerente principal pode valer até 9 pontos caso a experiencia profissional seja superior a 48 meses (conforme 3.3.2.1)

      Bom, o documento é extenso e diz como é distribuido os pontos para obtenção do CSQ. Preto no branco.

      Para ver outros documentos e leis sobre o processo de imigração consulte o site:
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/home.php

      William

    • #34890
      FernandoG
      Participante

      jacksonvpj,

      Meu caso foi parecido com o seu e tivemos a mesma preocupação no início do processo… mas no meu caso, tenho formação na área química e minha esposa estava cursando 2 ano de direito… mesmo assim fomos aprovados na entrevista em dezembro de 2008.

      Não se preocupe, isso não é fator determinante… O importante é que fomos considerados francofônicos (com francês intermediário) e eu já falava inglês fluentemente. Esses pontos dos idiomas influenciam e muito na pontuação.
      Minha dica é que vcs estudem muito francês para compensar os 3 pontos da formação dela… E demonstrem este conhecimento para o entrevistador no dia que dará tudo certo.

      Boa sorte,

      Fernando

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.