Cuidados ao alugar um apto

Home Fórum Ainda no Brasil Geral Cuidados ao alugar um apto

Visualizando 31 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6554
      Malaman
      Participante

      Pessoal,

      Eu estava procurando AP em Ville de Québec, e fiquei preocupado com a resposta da imobiliária:

      “Si vous arrivez de l’extérieur du Canada, vous devez avoir un endosseur québécois. Le bail est d’une durée de 1 an. Le prix pour un appartement à 1 chambre est 789$ 799$ canadien.”

      Como vou conseguir um “endosseur québécois” ? Isso é comum ? Não existe nenhum seguro que eu possa fazer que substitua isso ?

      Fiquei preocupado…

      Ricardo Malaman

    • #34953
      Carlos_Santos
      Participante

      Malaman,

      existem praticas nao so das imobiliarias mas também de particulares que alugam que nao sao permitidas pela Regie de Logement.

      Sugiro que você leia principalmente a secao “DROITS” em http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/droits/droits.asp

      Nao paguei nenhuma caucao, nem fiador quebecois para alugar meu apto pois isso é ilegal e vc pode denunciar esta pratica a Régie.

      Uma informacao a nao deixar de saber:

          1899. Le locateur ne peut refuser de consentir un bail à une personne, refuser de la maintenir dans ses droits ou lui imposer des conditions plus onéreuses pour le seul motif qu’elle est enceinte ou qu’elle a un ou plusieurs enfants, à moins que son refus ne soit justifié par les dimensions du logement; il ne peut, non plus, agir ainsi pour le seul motif que cette personne a exercé un droit qui lui est accordé en vertu du présent chapitre ou en vertu de la Loi sur la Régie du logement.

          Il peut être attribué des dommages-intérêts punitifs en cas de violation de cette disposition.

        source : http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/pdf/Ccq_du_louage.pdf

          1904.
          Le locateur ne peut exiger que chaque versement excède un mois de loyer;

          il ne peut exiger d’avance que le paiement du premier terme de loyer ou, si ce terme excède un mois, le paiement de plus d’un mois de loyer.

          Il ne peut, non plus, exiger une somme d’argent autre que le loyer, sous forme de dépôt ou autrement, ou exiger, pour le paiement, la remise d’un chèque ou d’un autre effet postdaté.

        source: http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/pdf/Ccq_du_louage.pdf

        Nao aceite estas condicoes, procure outra imobiliaria.  :idea:

      • #34954
        Carlos_Santos
        Participante

        Como eu acho que o assunto merece destaque, eu separei a sua postagem Malaman e a minha resposta para que seja mais facil de achar o assunto numa busca futura ;-)

      • #34956
        petula
        Participante

        maravilhosa dica, carlos. até coloquei o link no meu blog!

        []s
        p

      • #34958
        Dri_Torres
        Participante

        [align=justify]Olá a todos,

        Realemente segundo a lei cheque cauçao ou pagamentos antecipados nao podem ser exigidos, mas observo que isto acontece muito em Montréal e em Quebec também…. o problema é que se isso acontece é porque as pessoas aceitam e nao reclamam pois querem aquele apartamento e por isso nao denunciam o proprietario…

        Abraços,[/align]

      • #34960
        Patinha11
        Participante

        Nossa experiencia:

        Tivemos muito receio de alugarmos do Brasil e chegarmos aquí nao existir o imóvel ou outras possibilidades que já ouvimos falar…
        Alugamos por intermédio de uma brasileira que mora em outro imóvel do mesmo proprietário,transferimos o valor do primeiro mes para a conta dele daquí e viemos.Ao chegarmos pagamos adiantados mais 02 meses (foi o que combinamos ao Skype diretamente com ele).
        Vimos fotos antes enviadas pela  brasileira que nos ajudou no contato inicial com o proprietário.
        Como temos animais de estimação e percebemos uma ”certa” dificuldade de serem aceitos,concordamos em imediato com esse já que nao colocou nenhuma oposição a questão.
        Tomamos o cuidado de fazer um contrato curto já que nao conheciamos a cidade,nem o bairro,nem nada.
        Foi uma decisão acertada e agora estamos de mudança em 01/07 para um bairro mais próximo do trabalho e de melhores escolas.
        Na procura por esse novo apartamento,vimos que 03 proprietários preferiam pessoas com emprego à pessoas recém chegadas mesmo pagando adiantado.
        O proprietário checou nossos dados,com empregador e com o proprietário atual antes de nos dar o OK.
        Esse de onde estamos facilita pq tem vários apartamentos alugados para brasileiros e é imigrante também.
        :)

      • #34963
        Carlos_Santos
        Participante

        Uma dica nesta questao do aluguel que para mim e que foi boa:

        – Pedi uma declaracao ao meu gerente do Banco (HSBC premier) atestando minha liquidez financeira (sem citar numeros nela).

        – Como ja tinha alugado por um mês um apto pela internet, pedi também esta carta de recomendacao do proprietario.

        ninguém me pediu tais cartas, eu simplesmente apresentei-as na hora que me interessei pelo apto.

        É preciso se lembrar que a maioria (eu, inclusive) chega aqui desempregado ;-)

        Atenciosamente

      • #34965
        Patinha11
        Participante

        Carlos !
        Excelente dica! sempre ajuda uma carta de referencia,inclusive tem espaço para referencias nas propostas que nos deram para preencher caso aplicássemos para os aps…
        :wink:

      • #34977
        lfantoniosi
        Participante

        É ilegal, mas o landlord pode recusar vc como locatario, pelo simples motivo de nao ter emprego ou nao ter historico de credito.

        Eu tive que pagar 4 meses adiantado. Tenho um amigo em toronto que pagou 6 meses. É assim por todo o canada.

        O que nao dá é morar embaixo da ponte :)

        Outra dica importantissima: Nunca, Mas nunca mesmo dê o seu SIN Number para o landlord. Nao é ilegal eles pedirem isso, mas vc pode dizer nao. Existem outras formas de se verificar o historico de credito, apenas com o nome completo, data de nascimento e uma autorizacao sua por escrito.

        Este numero é muito importante e muito perigoso. Em maos erradas, alguem pode alugar um carro, solicitar cartao de credito e a sujara o seu historico de credito.

        Pela lei, somente o governo, o seu empregador, o banco ou outra instituicao financeira (para fazer emprestimos, conta poupanca, etc) e a HydroQuebec que necessitam deste numero. Para todos os outros casos diga: NAO!

        Nem mesmo quando for solicitar cartao de credito vc nao deve preencher este numero (esta sempre escrito optional)

        Este numero nunca muda tambem, mesmo em caso de fraude. Portanto cuidado e olho vivo.

      • #34981
        Carlos_Santos
        Participante

        De fato depois de ter confianca no meu proprietario eu deixo HOJE, cheques para seis meses de aluguel, isso me evita ter de bater na cada dele a cada mês!

        Mas, o fato de precisar ou gostar do apto, nao quer dizer que vc deve se sujeitar a isto.

        Você pode fazer uma reclamacao na Regie e o cara vai ter de se explicar. É claro que ja comecar alugando assim, vai ser dificil se harmonizar depois quando houver algo a resolver de mais sério ;-)

      • #34985
        RonaldoMaciel
        Participante

        Eu estive lendo que existem algumas organizações como a ROMEL ajudam o imigrante a encontrar um apartamento e dão dicas para ficar atento ao fechar o negócio.
        Estas instituições realmente ajudam, vcs sabem?

        Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

      • #34987
        Malaman
        Participante

        Oi Carlos,

        Pesquisei na Régie e não existe nenhum apontamento na lei que proíba o proprietário de exigir um “Endosseur”.  Na verdade diz que não pode muitas coisas mas não diz que não pode exigir um “Endosseur”. Desta forma eu não tenho muito o que reclamar.

        Aliás, quem quer ser meu “Endosseur” ? Eu pago em dia heim ! Risos.

      • #34990
        Carlos_Santos
        Participante

        quanto vc esta pagando ao endosseur Malaman ?  :lol:  :lol:  :lol:

        ainda acho que vc deveria procurar outra imobiliaria  :idea:

      • #34996
        Malaman
        Participante

        Oi Carlos, uma diária no Frontenac é suficiente ? Risos ! Eu ia mesmo pedir a você….mas vc se antecipou ! Risos ! Brincadeira.

        Olha eu fiz uma última proposta indecente de adiantar 6 meses e eles recusaram novamente. Eu fiz a oferta apenas para ver a resposta.

        A dúvida que fica é: isso tudo é uma questão de “negócio” ou é puro preconceito com os imigrantes ?

        O que acha ?

        Ricardo Malaman

      • #34997
        Carlos_Santos
        Participante

        Acho que depende de com quem e que bagagem de experiências esta pessoa possui.

        A sindica com quem eu negociei o meu apto esta acostumada com imigrantes (romenos e bosnios) e como eu apresentei as cartas de que falei acima, nao tive nenhum problema.

        Imagino que para quem nao esta habituado com imigrantes, aqui na cidade do Québec nao é como Montreal ;-) , talvez …. um certo nivel de incerteza pode haver.

        Mas acredito muito em empatia e na forma com que nos apresentamos… mas isso é pura impressao ;-)

        Se vc ouvir a mesma estoria em outras imobiliarias, ai a coisa pode ser realmente de preconceito ;-) mas nao acredito.

        Vc ja pensou em procurar aptos fora de imobiliaria também ?

        Este apto que moro eu achei num anuncio de jornal, alias todos os que eu visitei eram também anuncios de jornal.

        boa sorte ;-)

      • #35020
        Patinha11
        Participante

        Só pra reafirmar o que Carlos disse…

        ”Mas acredito muito em empatia e na forma com que nos apresentamos… mas isso é pura impressao”
        Concordo com essa afirmação/impressao…

        O proprietário daquí de Laval é imigrante e acostumado com imigrantes, e isso ajuda com certeza.
        O de Montreal não é,mas aprecia a lingua portuguesa e mostrou bastante interesse em aprender algumas palavras conosco..

        Preferimos direto com proprietários para negociar aluguéis,seja aquí ou no Brasil.

        Boa sorte pra quem está chegando ! :D

      • #35212
        Espektro
        Participante

        Este negócio de alugar apartamento é meio complicado. Eu não precisei, mas um amigo meu teve que pagar o do mes e mais os 2 ultimos alugueis adiantados. É errado? Sim, mas pela quantidade de apartamentos ruins, quando você acha um apê bonitinho, todo reformado, com tudo novinho dentro, vale e muito a pena pagar adiantado, pois se não for você, vai ser outro e vc vai ter q pagar pelo mesmo preço um pior.
        Meu apê é inteiro novo, cozinha, pintura, geladeira, fogão e até a banheira é nova… quando vi (vi de noite) na manhã seguinte fui correndo na concierge pra fazer a aplicação, pois apartamente bons, bonitos e baratos não são nem anunciados direito e já se aluga. O meu mesmo não tinha nem placa na frente, foi a concierge que me mostrou antes de por placa.
        Outra dica, apartamentos muito mais baratos que a média, desconfie.

      • #35643
        aspfv
        Participante

        Gostaria de adiconar um pouco de experência nessa discussão. Viajarei com o meu parceiro na semana que vem mas já agendei pra outra semana a visita pra ver os varios apartamentos que vimos pela internet. todos os 8 que selecionamos foram encontrados pela internet e direto com os proprietários. Acho um boa ter um papo direto com o proprietário porque pode haver uma mior empatia na conversa olho no olho. Acredito muito nessas coisas, ainda mais se tratando desses assuntos. Quando eu estive em 2007 pra minha prospecção eu utilizei um sistema de intercâmbio gratuito chamado hospitalityclub (http://www.hospitalityclub.org) e pude ver muito bem o quanto uma conversa ajuda e também ver bem pelas conversas com os 5 quebecois, os que me hospedaram, o modo como eles veem os imigrantes e etc.
        Bom a situação é diferente mas de qualquer forma essas coisas influenciam bastante.
        Bonne échange a tous! :-)

      • #35668
        maosorio
        Participante

        Pessoal,

        Tenho muitos amigos morando em Rosemont em Montreal e nenhum deles tiveram esses problemas todos para locação de imóvel, todos foram muito tranquilos, mesmo no filme do Patrick e Valeria eles alugaram muito rápido.

        abs

        Marco e Georgia Osorio

        http://rapadurafrozen.blogspot.com/

      • #35672
        Malaman
        Participante

        Oi Marco e Georgia,

        Acho que Montreal é uma cidade onde todos são mais acostumadados com imigrantes. Ville de Québec eu percebi que nem todos compreendem bem o processo de imigração. Alguns proprietários que conversei acharam um absurdo eu imigrar sem ter conhecido a cidade antes. Outros nem sabiam sobre processo de imigração.

        Eu tive outra experiência negativa em Ville de Québec. Eu estava alugando um AP temporário em Vieux Québec, e tudo ia normal, até que a pessoa disse para eu transferir o dinheiro da reserva pela Wester Union, pois na Europa todos faziam desta forma. Eu disse que eu era imigrante brasileiro e que não poderia ser pela Wester Union, pois o banco central do Brasil não permite este tipo de transferência. Eu solicitei os dados da conta da empresa para depósito pois eu teria que fazer por transferência bancária internacional. Depois deste e-mail, a pessoa nunca mais respondeu meus e-mails.

        Depois disto eu mudei minha estratágia. E antes de mais nada nos meus e-mails eu explicava minha condição de imigrante. Portanto, uma dica importante para quem está procurando um “logement” do Brasil, é explicar um pouco do processo de imigração do qual fomos selecionados, fizemos uma entrevista, conquistamos o CSQ, depois o VISA federal, etc etc.  Isso ajuda bastante !

        Abraços

      • #35673
        Patinha11
        Participante

        Nossa Malaman que chato!!
        Pode ser que seja isso mesmo, nao estarem acostumados com imigrantes…por aqui é bem mais tranquilo quanto a isso. temos alguns casais de amigos que chegaram agora em maio e todos já alugaram aps sem problemas…mas tudo em Montreal(CDN).
        Espero que já tenham conseguido algum ap bem legal pra vcs! :)

        Enquanto estávamos procurando ap agora em abril apareceu um que queria depósito também, e sem nos mostrar o imóvel, parece ter pensado que ainda estávamos no Brasil… depois que dissemos estar aqui e pedirmos pra ir ver, nunca mais tivemos noticias da pessoa.. o que nao falta é gente tentando dar golpes.. tem que ficar ”ligado” mesmo!

        Boa sorte a todos na procura !
        :wink:

      • #35693
        rcsmelo
        Participante

        Quando estava a procura de um aptm , tive muito trabalho pra encontrar um ideal, ja estava aqui na casa de um amigo quebecois e que conhece bem a cidade, optei em ficar numa cidade pequena(Saint -Jéröme), aqui a maioria dos imigrante sao refugiados :colombianos e  africanos, o lugar ideal que encontrei, tive um pouco de resistencia da proprietaria em  nos alugar, ela exigiu 2 meses adiantado e o meu amigo quebecois teve q assinar um papel, mais valeu a pena , o meu aptm fica em frente a escola das criancas, uma das melhores da cidade, proximo ao shoping, e outros pontos comeciais, sentimos que a propietaria esta satisfeita conosco, no comeco tinha a preocupacao dela em termos 3 criancas e o prédio ser habitado por pessoas de idade, ja temos 10 meses neste aptm tivemos a ajuda da proprietaria em fazer o nosso jardim, o ideail é pesquisar bastante antes de alugar para poder alugar o ideal.

      • #35695
        Butox
        Participante

        Nossa experiência em Montréal também nao foi facil.

        Chegamos no meio de maio em um apartamento temporario (até 30 de junho) alugado desde o Brasil. Com esse demos muita sorte pois os proprietarios nos acolheram de forma calorosa e o ap é otimo. Apesar de todos falarem que a melhor época estava acabando (abril/maio) encontramos varios anuncios e começamos a procurar um definitivo com tranquilidade. Fizemos varias visitas e quando encontramos um muito bom, descobrimos que nao bastava querer, tambem tinhamos que ser aceitos pelo proprietario. Encontramos 4 apartamentos muito bons, mas nao conseguimos alugar! A preocupaçao aumentou e começamos a procurar em outros bairros. Depois de muita procurar e inumeras visitas, sabado passado conseguimos alugar um, mas o proprietario nos pediu dois meses adiantados.

        O problema é que nessa época a procura é muito grande e a oferta ja diminuiu bastante. Todos os apartamentos que gostamos ja tinha pelo menos mais 4 ou 5 interessados. Como acabamos de chegar, sem emprego e sem historico, perdiamos a disputa.

        Concordo que conversar direto com o proprietario é muito melhor mas isso nem sempre é uma opçao nossa. A maioria dos apartamentos que visitamos, o atual locatario nos recebia e os interessados preenchem uma ficha que é enviada para os proprietarios. Encontramos varios locatarios que se esforçaram para nos ajudar (teve uma que ate tentou mandar so o nosso formulario mas ele exigiu pelo menos mais um candidato, que acabou sendo o escolhido), mas nao sao eles que decidem, e quando conversamos com os donos do apartamento, tinhamos a oportunidade de explicar que nos preparamos bem para vir para o Quebec, ou seja, tentar passar confiança. Portanto acho que nao é de forma alguma preconceito, é apenas uma questao de oferta e procura.
        O apartamento que alugamos tinha acabado de ser anunciado no kijiji (cerca de 1 hora), liguei para o proprietario e consegui marcar uma visita na hora. Antes de chegar no no apartamento treinamos nossas falas e o proprietario acabou nos aceitando na hora e nao recebeu mais nenhuma visita. Como nao podiamos ter concorrentes (rsrsr) tentamos ser os primeiros e funcionou!

        Por isso acho que para achar o primeiro apartamento precisamos de sorte, paciência e uma boa estratégia.

        Boa sorte a todos que estao nessa situaçao!

        Abraços
        Rodrigo

      • #35701
        SANDROMS
        Participante

        @Malaman”;p=”29831 wrote:

        Oi Carlos, uma diária no Frontenac é suficiente ?

        A dúvida que fica é: isso tudo é uma questão de “negócio” ou é puro preconceito com os imigrantes ?

        O que acha ?

        Ricardo Malaman

        Malaman,

        O amigo do Espektro que pagou dois meses adiantado além do primeiro sou eu, depois eu indiquei ele para a imobiliária e ele pagou só o primeiro.

        Minha resposta: existe preconceito sim e justificado, por que além de nós brasileiros com curso superior e boa índole, existe um monte de imigrantes picaretas, ou refugiados sem escolaridade, e diversos imigrantes que chegam aqui sem falar nem bonjour, nem good morning. Para vencer o preconceito tem que mostrar que você não é qualquer um.

        O corretor que me pediu 2 alugueis adiantados, não entendeu que eu era profissional qualificado e com boa empregabilidade. Para ele eu era um cara que apareceu aqui (e o sujeito também é imigrante, peruano). Mas hoje sei que faltou eu me impor.

        Acho que a idéia da carta do gerente do banco que o Carlos deu foi excelente, pois separa o joio do trigo. Aos próximos alugadores, boa sorte!

        Sandro.

      • #35711
        Dri_Torres
        Participante

        [align=justify]Ola a todos,

        Creio sim que existe um certo preconceito na hora de laugar os imoveis para imigrantes, principalmente quando os proprietarios nao entendem o nosso processo. Aqui em Sherbrooke é mais tranquilo para alugar os imoveis e nao pedem adiantamento e muitos poucos proprietarios fazem analise do crédito. Creio que por ser um polo universitario e de imigrantes tb.  Aqui também existe um senhor portugues que tem MUITOS imoveis na cidade e já está acostumado com os imigrantes, tb ajuda um pouco.

        Mas concordo com um certo preconceito dos proprietarios, pq a gente ve cada figura e cada coisa…. da parte dos imigrantes e tb dos québécois…

        Abraços [/align]

      • #62106
        RonaldoMaciel
        Participante

        Resolvi ressuscitar este tópico somente para contar a história do que aconteceu com a irmã de minha chefe (que já é canadense e caiu num esquema de fraude de locação de apartamentos). Se ela é canadense e caiu, o risco de acontecer com imigrantes é ainda maior.

        Ela estava em busca de um apartamento e acabou encontrando um com preço muito bom e no centro de Toronto. Ela achou o ape no kijiji. Ela ficou empolgada e decidiu alugar. Ela fez apenas uma visita virtual (via website) mas não foi conhecer o apartamento ao vivo. Este foi seu maior erro. Mas mesmo assim foi fechar o negócio e estranhou que o primeiro aluguel foi pedido adiantado e a pessoa de contato pediu para encontrá-la numa estação de metrô para ela efetuar o pagamento.

        Ok negócio fechado, ela preparou a mudança, alugou um caminhão e foi pro lugar. Chegando lá ela não conseguiu entrar pois (adivinhem) já havia uma pessoa morando no mesmo apartamento. PIOR: Outras 3 pessoas chegavam com seus caminhões de mudança, procurando apartamentos diferentes mas todos já tinham moradores. Todos haviam caído no mesmo esquema e já tinham pagado primeiro e/ou último mês de aluguel. Dentre as vítimas, um casal da Arábia Saudita, que havia alugado uma penthouse no mesmo prédio e tinha adiantado alguns milhares de dólares para a golpista.

        Então fiquem muito atentos, sobretudo os que ainda estão no Brasil, alugando à distância. Se possível, tentem fazer contato com algum brasileiro vivendo aqui e peçam para ele fazer uma visita, olhem google maps, chequem endereço, façam uma conversa via skype se possível para ver o imóvel e tomem todas as precauções.

        Sempre alerta!

        Abraço,
        Ronaldo

        Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

      • #62109
        gabi-infirmiere
        Participante

        sabia que esse tipo de fraude acontecia com o craigslist, eu mesma vi aptos *lindissimos* por preços camaradas mas cujos contatos recusavam visitas (dai a gente desconfia na HORA!)

        Sei que o kijiji mudou a politica, anuncios de imoveis serao pagos, talvez para reduzir um pouco esses abusos :-(

        fraudadores ha no mundo todo, temos que ficar de olho

      • #60627
        roger_lana
        Participante

        Também estava ciente sobre o craigslist, mas essa eu não imaginava. Valeu pelas informações, vou estar atento.

      • #64016
        r.arouca
        Participante

        Tenho um dúvida referente à aluguel.

        Aqui no Brasil, fora o aluguel, temos que pagar a taxa de condomínio. Como é no Canadá?

      • #64017
        gabi-infirmiere
        Participante

        Pela minha experiência, paga-se apenas o aluguel.

        Morei em 2 apartamentos localizados em prédios grandes (leia-se, com elevador, rue Sherbrooke e em Ile des Soeurs). Nos 2, o preço do aluguel ja incluia tudo = taxas de condominio, eletricidade e aquecimento.

        Agora moro num apartamento em bloco menorzinho (sem elevador) e pagamos a eletricidade à parte, mas o aquecimento esta incluido e as taxas de condominio tb (fazem a retirada da neve, ha concierge disponivel 24h, essas coisas).

        Nao sei como funcionam os aptos de grande luxo.

      • #64018
        r.arouca
        Participante

        Obrigada Gabi!

        Assim fica bem melhor fazer o Budget, sem custos surpresas, como é o caso do Brasil, que sempre temos que nos informar sobre o condomínio.

      • #122716
        alexo4ka
        Participante

        Boa noite!
        Estamos mudando para um novo local e deixamos abaixo a especificação do studio que residimos durante 1.5 anos. Excelente imóvel, bem localizado e completo. Ideal para uma pessoa ou 1 casal. 15 min a pe ate o colégio onde fizemos a francisacão (CEGEP Saint-Laurent), 300 metros (apr. 4 min) ate o Colégio Vanier (língua de ensino è inglês). Tudo è muito perto: supermercados, as drogarias, os bancos, etc.

        Belíssimo studio, construção recente (2010), totalmente mobiliado e equipado. Situado no coração da Velha Saint-Laurent em frente ao Colégio Vanier, a 5 minutos do metrô. Studio “open-concept” com cama Queen Size reclinável e espaçoso guarda-roupas no walk-in. Cozinha moderna e completa, banheiro com ducha de cerâmica espaçosa, lavadora e secadora frontais e ar condicionado. O studio está situado no piso térreo e possui um terraço ensolarado. Restrições: Não fumante,
        não é permitido animais de estimação. O valor ($1200 CAD p/mes) inclui a TV a cabo, Internet de alta velocidade, aquecimento e estacionamento coberto (1 vaga).

        Anuncio original:
        http://www.kijiji.ca/v-location-court-terme/ville-de-montreal/condo-tout-meuble-a-saint-laurent/1098977983

        Esperamos q isso pode ajudar alguém quem esta procurando um imóvel neste momento.
        Abraços!

        Meu Timeline: ETAPA PROVINCIAL: 17/10/11 – Envio dos documentos para o BIQ-SP ; 14/12/12 – Entrevista e obtenção do CSQ; ETAPA FEDERAL: 21/03/13 – E-cas; 22/01/14 – Pedidos de exames; 28/01/14 – Exames medicos feitos; 27/02/14 – Pedido dos passaportes; 28/02/14 - Envio dos passaportes; 22/03/14 - Decision Made; 27/03/14 - Devolução dos passaportes com os vistos!!! [C'est une fin heureuse de notre processus d'immigration!]
        Outubro de 2014 - Previsão de chegada em Montréal!

    Visualizando 31 respostas da discussão
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.