Imigrar para o Québec – Passo a passo – Parte 1

Olá a todos que estão visitando a Comunidade Brasil-Québec!!!

Aqui vai um “Resumo sobre o Processo de Imigração para Québec” em três partes. Saliento a importância de pesquisar também em outras fontes que vocês poderão encontrar na seção Links (Atualizando).

Começa então, a Saga para o Visto de Residente Permanente.

A Seleção do Québec

A etapa de seleção é aquela onde o tão esperado CSQ (Certificado de Seleção do Québec)  é emitido. É nessa fase, também, que o planejamento da emigração começa a tomar corpo em função da grande quantidade de informações que a etapa demanda. É nesse momento que se inicia um processo de autoconhencimento e, porque não, de autocontrole, já que a ansiedade é grande…

A fonte oficial das informações aqui apresentadas é o Guide des Procédures d’Immigrations, Composante 3, Chapitre 1 (GPI-3-1). Tenha-o como livro de cabeceira.

Os processos tem sido analisados num prazo curto pelo Bureau de Imigracao do Québec (BIQ) de SP, ainda assim, alguns domínios de formação possuem tratamento acelerado. A lista de tais domínios encontra-se disponível no documento GPI-3-1 – Annexe 2 : Liste des Domaines de Formation Prigilégiés 2009.

1. Preparação da Documentação

Deve-se anexar os documentos requeridos para o processo:

  • Curriculum vitae do(a) requerente principal e do cônjuge  ou companheiro(a).
  • Declaração dos cônjuges ou companheiros, se for casado(a) ou companheiros (pessoas não legalmente casadas que vivem maritalmente desde pelo menos um ano, podem ser do mesmo sexo).
  • Diplomas certificados ou atestados de estudos secundários e/ou colegial e/ou universitário, classificados e grampeados por ordem cronológica decrescente (o documento mais recente deve ser apresentado primeiro) do requerente principal, assim como do(a) cônjuge ou companheiro(a). É inútil enviar atestados de cursos de curta duração (por exemplo cursos de Excel, Word, etc.), pois os mesmos não serão levados em conta.
  • Cópia de todos os boletins de notas para cada um dos anos de estudos, inclusive aquele do ano em curso, exceto para o ensino primário, classificados por ordem cronológica decrescente e grampeados ao diploma correspondente.
  • Comprovantes do emprego atual, assim como dos anteriores até os 5 últimos anos, para o requerente principal e cônjuge ou companheiro(a). Valem como provas os contra-cheques que indiquem a data de entrada na empresa, ou a declaração do imposto de renda do ano anterior, ou uma carta timbrada do(s) empregador(es) indicando o cargo, a data de contratação e a data de demissão, se for o caso. Serve também experiência de estágio regular.
  • Anexar ao seu pedido o Contrat relatif à la capacité d’autonomie financière (PDF) (Contrato relativo à autonomia financeira) devidamente preenchido e assinado pelo requerente principal. Prova de possuir recursos financeiros como, um extrato bancário com a movimentação da conta dos últimos 3 meses. Ou ainda, um documento autenticado por cartório de registro de títulos e documentos que ateste que o requerente principal tenha disponível, ao menos, o valor mínimo exigível em seu patrimônio.
  • Documentos estatutários :
    • cópia da certidão de nascimento sua e de cada uma das pessoas que o acompanham;
    • cópia da sua certidão de casamento, se você é casado ou, se você é um cônjuge de fato, a comprovação oficial atestando a vida em comum há, pelo menos, um ano (por exemplo: declaração de concubinato, conta bancária conjunta, contrato de aluguel, testamento, documentos comprovando o compartilhamento de responsabilidades, tais como hipoteca, escritura de imóvel, correspondência, faturas e contas em seu nome ou do seu cônjuge, indicando o seu endereço residencial);
    • cópia do livreto de família, se for o caso;
    • cópia da sentença de divórcio, se for o caso, com averbação da atribuição da guarda do(s) filho(s), se for o caso;Observação : Se você pretende imigrar com um filho de uma união anterior, anexar uma declaração juramentada assinada pelo membro da família que não acompanha os filhos ou a sentença judicial autorizando expressamente a imigração para o Québec do(s) filho(s).
    • cópia da certidão de óbito do cônjuge falecido, se for o caso;
    • fotocópias grampeadas das páginas de identificação do passaporte do requerente e de cada uma das pessoas que o acompanham (com vistos válidos, se houver).
    • para os cidadãos do Brasil, uma fotocópia do seu Cadastro Pessoa Fisica (CPF).
  • Declaração do(s) curso(s) de francês informando as horas de aula freqüentadas. Somente para o requerente principal e para o cônjuge ou companheiro(a). Para comprovar seus conhecimentos linguísticos em francês e acelerar o processo de sua solicitação, anexe à sua Demande de certificat de sélection (DCS – Solicitação de Certificado de Seleção) um dos dois testes reconhecidos pelo Ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles (MICC) para que seus conhecimentos lingüísticos em francês sejam avaliados, ou seja,
  • Comprovação de conhecimentos lingüísticos em inglês, anexar ao seu pedido os comprovantes necessários e, se for o caso, os do seu cônjuge ou cônjuge de fato. Estes poderão ser obtidos através de algum teste de avaliação reconhecido, como por exemplo, IELTS, TOEFL, TOEIC e Cambridge.
  • Laços de parentesco no Québec:
  • Se algum membro da sua família reside no Québec (cônjuge, cônjuge de fato, pai, mãe, filho, filha, irmão, irmã, avô ou avó), grampear à sua Déclaration d’un membre de la parenté au Québec (PDF) (Declaração de um membro da família na província do Québec) os seguintes documentos
    • cópia do seu documento de residência permanente (carte de résident permanent) ou do passaporte canadense ou do documento de cidadania canadense (carte de citoyenneté);
    • cópia do seu último comprovante de recolhimento de impostos (avis de cotization à l’impôt provincial ), ou cópia do contrato de aluguel (se for locatário), ou cópia do imposto territorial (se for proprietário);
    • cópia de documento atestando o vínculo de parentesco com esse membro da sua família (livreto de família, etc.).
    • Para os que residem temporariamente no Canadá: cópia da licença de estada (visto);
    • Qualquer outro documento que você considere importante para o seu processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

:shout: 
:cool: 
:blush: 
:confident: 
:mah: 
:darkmood: 
:TT-TT: 
:sweating: 
:paranoid: 
:whisper: 
:serious-business: 
:yum: 
:innocent: 
:relief: 
:nosebleed: 
:nomnom: 
:ouch: 
:ninja: 
:eyesonfire: 
:shy: 
:no-waigif: 
:want!: 
:burnt: 
:yo!: 
:high: 
:O_O: 
:zz: 
:brzzzzz: 
:omg-: 
:bouaaaaah: 
:x_x: 
:ohnoes: 
:again: 
:ignoring: 
:leaking: 
:meaw: 
:arr: 
:snooty: 
:want: 
:tagger: 
:sick: 
:slow: 
:music: 
:zombie: 
:evilish: 
:ohu!: 
:youseemtobeserious: 
:=): 
:scared: 
:on-fire: 
:secretlaugh: 
:hidden: 
:zZgif: 
:teeth: 
:wink: 
:=B: 
:yush: 
:XD: 
:onfire: 
:dizzy: 
:kaboom: 
:in-love: 
:nosepick: 
:gangs: 
:X3: 
:kiss: 
:indi: 
:whistle: 
:drunk: 
:disapointed: 
:angry: 
:^^: 
:boo: 
:real: 
:-_-: 
:faill: 
:tastey: 
:hmm: 
:yes: 
:shocked: 
:grin: 
:huh: 
:psychotic: 
:no: 
:beaten: 
:pissedoff: