CleoSousa

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 21 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: OIIQ-ANDAMENTO et equivalencia para enfermeiros #64418
    CleoSousa
    Participante

    Olá Gabi,

    Novamente obrigada pelas informações, não escrevi antes pra agradecer porque já queria postar a resposta da OIIQ.
    Depois de 11 meses, entre falhas minhas e da OIIQ, meu processo foi finalizado.
    Recebi a carta hoje. Dentre várias outras informações, me disseram que devo fazer a integração profissional “dans un milieu clinique ou dans un établissement de santé collégial; dans le cas où le programme d’intégration professionnelle est effectué dans un milieu clinique, il doit être d’une durée minimale de 40 jours….

    Achei ótimo, si tivesse com francês na ponta da língua e muita experiência, encararia o estágio, mas no caso, o curso é a melhor escolha.
    Pros que ainda aguardam, deixo uma dica: Se possível, liguem na OIIQ toda semana, pois, o sistema deles não é atualizado, às vezes já tem uma informação sobre seu processo, mas ainda não esta atualizada no sistema deles.
    Bom, agora é me preparar pros exames dos Cégeps.
    Au revoir.

    em resposta a: OIIQ-ANDAMENTO et equivalencia para enfermeiros #64305
    CleoSousa
    Participante

    Que alívio, gabi!

    Confesso que até pensei em mudar de área, mas acho que a enfermagem é o caminho mais curto, apesar de tudo. Fiz especialização em centro cirúrgico na UNIFESP e amei. Quero muito trabalhar nesse setor. Um dos motivos pelos quais não trabalhei no Brasil, foi a escassez de oportunidades pra recém formados; consegui passar num concurso, mas fui chamada na semana em que estava vindo pra cá.
    Bom, agora é segurar a ansiedade e aguardar mais uns dias. Depois posto aqui a resposta da OIIQ.

    Muito obrigada.

    em resposta a: OIIQ-ANDAMENTO et equivalencia para enfermeiros #64295
    CleoSousa
    Participante

    Olá Gabi,

    Faz tempo que não posto nada aqui.
    Mas esse forum foi muito útil pros meus passos para a imigração.
    Em resumo, entre processo provincial e federal passaram se apenas 11 meses. Já faz 8 meses que moramos em Montreal…foi tudo muito rápido.
    Por outro lado, a OIIQ não é tão rápida assim, já faz quase um ano que dei entrada no processo e só agora chegou na etapa final, tenho esperança que passe pelo próximo comitê, já que foi finalizado no começo de outubro.
    Bom, não sei se o tema já discutido em algum outro post, mas gostaria saber, na prática, como é o mercado de trabalho.
    Infelizmente não cheguei a trabalhar como enfermeira no Brasil, meu diploma é recente, como tinha a intenção de imigrar, acabei optando por ficar no mesmo trabalho já que tinha um bom salário.
    Mas, confesso que tenho medo de quando acabar o processo já ser “velha demais” pro mercado.Nunca vi nada sobre idade em nenhuma oferta de emprego, nem somos obrigados a informar a idade no CV.
    Mas e na prática, na hora da entrevista, você sabe se tem isso tem alguma relevância? e quanto à experiência, você sabe se OIIQ tem exigido mais de quem não possui ?

    Merci d’avance.
    PS. Se o assunto já tiver sido discutido, só me indique o link, por favor.

    em resposta a: Exames médicos 2012 #58094
    CleoSousa
    Participante

    Olá Pessoal,

    Meu processo finalmente chegou ao fim.
    Por ser prioritário, achei que levaria de 5 a 6 meses, mas, acabou levando mais tempo.
    Ainda bem que consegui antecipar os exames, pois, conforme postei no tópico “mancha/nódulo rx” teve um problema no exame de meu filho, e os exames acabaram demorando um pouco mais pra serem enviados. Também faltou um formulário que não estava a minha disposição, mas que felizmente acabei conseguindo.
    Enfim, os passaportes já foram entregues e a Maura me disse que me liga pra buscar.

    Boa sorte galera.

    Timeline:

    Envio dossier BIQ: 09/08/2011
    CSQ correio: 06/12/2011
    Recepção docs Sidney: 26/03/2012
    Chegada docs Consulado: 18/05/2012
    Pedido exames medicos: 27/07/2012
    Pedido passaporte: 09/10/2012

    Total provincial: 4 meses
    Total federal: 7 meses

    em resposta a: Mancha (pequeno nodulo) no raio-x #58093
    CleoSousa
    Participante

    Olá pessoal,

    Também passei por esse susto. Ainda bem que tinha esse tópico aqui, com relatos de pessoas que passaram pela mesma situação.
    Depois de realizar os exames médicos, a secretária disse que estava tudo certo e que os exames já haviam sido enviados. No dia seguinte, me ligou dizendo que tinha sido um engano, que na verdade tinha um problema com o rx de meu filho de 12 anos “um nódulo pulmonar” e que eu deveria procurar um especialista para esclarecer o caso. Quase surtei. Felizmente, consegui uma consulta, em tempo recorde, com um especialista em pneumo infantil, no Hospital SP, pelo SUS. O médico solicitou mais um rx e, pra desencargo, fizemos o teste de TB. Considerando que ele está totalmente fora do grupo de risco pra TB e outras doenças graves, como tumor etc…o médico considerou o nódulo benigno, e uma residente super prestativa fez um relatório, em inglês, dizendo que ele não tinha manifestações clinicas, radiologicas ou laboratoriais de doenças infectocontagiosas ou tumor.
    Foi suficiente. Nossos passaportes já foram entregues e os vistos devem ficar prontos na semana que vem. Ufaaaa

    Boa sorte a todos.

    em resposta a: Exames médicos 2012 #55933
    CleoSousa
    Participante

    Olá pessoal,

    Finalmente recebi o pedido dos meus exames médicos. Mas, não seguiu exatamente a ordem normal das coisas. Liguei no consulado pra saber do andamento do processo, já que tinha 4 meses de federal e meu processo é prioritário. Bruna me disse que ainda aguarda a segunda análise. Pedi para adiantar os exames, ela disse ok e me mandou o pedido uma semana depois.
    Fizemos os exames e já seguiram para Otawa; agora, os dois processos seguem pararlelos.
    Mas uma curiosidade sobre os exames é que o valor da consulta é padrão. Mas, o valor dos exames varia de acordo com o contrato que o médico tem com o laboratório.
    Parece bobeira, mas, nesse momento de tantas despesas com o processo e com a alta do dollar pra passagens, acho que qualquer economia é bem vinda (ainda mais no meu caso x3).
    Quando estava no laboratório, tinha uma galera fazendo os mesmos exames pro consulado. Uns conseguiram fazer pelo convênio, outros o convênio não autorizava ( ainda mais sabendo a finalidade) eu nem tentei, mas fiquei p da vida ao ver uma pessoa pagando 89,00 por todos os exames enquanto eu paguei 157,00. E mais, ainda tive que pagar a entrega dos exames no consultorio do médico, enquanto outros medicos manda a secretária buscar. Alguns postam pra Otawa via sedex, no caso do medico que escolhi, so via fedex…quase o dobro do preço.
    Assim, deixo a dica de ligar pra todos os médicos da lista ( 5 SP) e sondar tudo isso antes de escolher.
    Mas uma informação: tenho um probleminha de miopia, mas nao uso oculos. Ele me reprovou e pediu pra providenciar um laudo com o oftalmo.

    Boa espera a todos!

    em resposta a: Prioritários no processo federal normas novas #55515
    CleoSousa
    Participante

    Olá gente,

    Tenho a impressão de que quando eu e vivi conseguirmos nossos vistos, esse tópico será desativado. Parece que tem poucos prioritários por aqui.
    De qualquer forma, vou postar a última notícia que tive do consulado, pois talvez a informação seja útil aos futuros navegantes.
    Como minha ansiedade falou mais forte, liguei no consulado semana passada. A coisa por lá, realmente, não parece ser organizada. Primeiro me informaram que meu processo era desse ano num tom de quem queria dizer que eu nem deveria ter ligado, e que nem tinha passado pela primeira análise. Então lembrei que meu processo era prioritário.Daí voltaram atrás e disseram que o prazo era de 3 meses; lembrei que já ia fazer 4 meses. Foi então que me disseram que estava com o oficial pra segunda análise.
    Perguntei se podia antecipar os exames. Ela disse que se eu quisesse poderia me mandar um pedido de exame médico, por conta e risco, e esclareceu que caso tenha alguma problema no processo os custos com os exames não serão reembolsados.
    Enfim, aceitei e espero que cheguem essa semana.

    E voce Vivi, conseguiu falar lá?

    em resposta a: Prioritários no processo federal normas novas #55299
    CleoSousa
    Participante

    Oi Marcelo,

    Isso que você disse é verdade; eu também senti um pouco desse inércia. Na primeira vez que liguei, meu processo fisico ainda não tinha chegado de Sidney mas já estava cadastrado. Na segunda vez, ela comentou que meu processo era prioritário, com ar de que ele estava onde deveria e no mesmo dia recebi a ligação do consulado cobrando um formulário. Ou seja, tive a impressão de que foi naquele momento que meu processo foi encaminhado pra pilha certa.
    Como liguei no final de junho, vou esperar até fim de julho, afinal já esta chegando.
    Brigada pela dica.

    em resposta a: Prioritários no processo federal normas novas #55253
    CleoSousa
    Participante

    Boa noite pessoal,

    Marcelo e Bruno parabéns!
    Vivi queria saber qual é a velocidade dos processos prioritários, já vi relato de pessoas que receberam o pedido de exames médicos em menos de três meses.
    O caso do Marcelo e Bruno, Clarinha saiu tudo em 4 meses! O nosso já vai fazer 4 meses e até agora nem sinal. Tenho a impressão que os prazos pros prioritérios esta aumentando… eu calculava mais ou menos 6 meses incluindo tudo! Enfim nos resta esperar….mas isso não significa que no fim dessa semana eu não vá ligar lá de novo kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Se ao mesmo recebermos o tal combo, ganhamos algum tempo e quem sabe conseguimos partir antes do inverno…

    Paciencia a todos…..

    em resposta a: Prioritários no processo federal normas novas #55239
    CleoSousa
    Participante

    Olá pessoal,

    Será que só eu e vivi somos prioritários? ninguem posta nada aqui…. :cry:
    E Marcelo e Bruno , que deu na entrevista de voces? já receberam o visto?
    Eu não aguento mais ligar no consulado e ouvir dizerem que vou receber o pedido de exames em +_ um mes.

    boa sorte pra nós.

    em resposta a: Exames médicos 2012 #54459
    CleoSousa
    Participante

    Oi gente,

    Como alguns já disseram, não há nada que o nosso MRE possa fazer, trata-se de uma questão de soberania. Quando brasileiros têm alguma dificuldade com outros países e não temos como intervir, a única coisa que o Brasil pode e faz, é dar tratamento igual em situações similares. Mas, não deve ter nenhum canadense tentando imigrar pro Brasil, pena.
    Eu estou quase que diretamente ligada ao MRE/Canada, e não consigo fazer nada com relação ao meu processo. Desde o ínicio segui os trâmites normais, como todos. Também seria muito feio tentar levar vantagem.
    Penso que o que todos devem ter bem claro é que trata-se de outro país, soberano, seja qual for o resultado ou o tempo que levar tudo isso, não temos como mudar. Antes de encarar esse desafio, acho que todos conheciam bem as regras do jogo, que aliás, muda a cada intervalo.
    Boa sorte pra nós.

    em resposta a: Prioritários no processo federal normas novas #54413
    CleoSousa
    Participante

    Oi Vivi,

    So fiz contato com a OIIQ essa semana. Indaguei sobre os procedimentos e formulários, não sei se tinha que fazer mais alguma coisa. To meio perdida com isso, se for o caso mando outro email.
    Voce tem alguma noticia de seu processo ? já ligou lá no consulado ?
    Quanto demorou seu processo na OIIQ?

    Se quiser a gente pode se falar por email.
    cleogigante@hotmail.com

    Merci d’avance.

    em resposta a: OIIQ-ANDAMENTO et equivalencia para enfermeiros #54355
    CleoSousa
    Participante

    Cara gabi,

    Obrigada pela atenção.

    Minha situação é a seguinte:
    Se tudo der certo, creio que até outubro meu processo já terá sido concluído. Não tenho muitas reservas liquida $, pois investi num apartamento aqui em SP, e não pretendo me desfazer dele por enquanto.
    Minha intenção é contar com o apoio de um casal de amigos, que estão por lá, nos primeiros meses (recebem subsidio do gov.brasileiro para moradia) acredito que me daria esse apoio inicial.
    Quanto a exercer a profissão, obviamente preciso disso pro meu sustento, mas estou ciente das dificuldades iniciais. Aproveito pra te perguntar se é possivel trabalhar por exemplo como “cuidador ” enquanto faço a equivalencia.
    Acho que falhei ao não entrar logo em contato com o OIIQ, mas tava querendo fazer uma coisa de cada vez. De qualquer maneira, ontem mandei um email no endereço que consta no site, pedindo informações. Fiquei meio sem saber o que perguntar no email, então, perguntei sobre os passos e formularios, se nao for isso me avise stp.
    Antes de ir, vou iniciar o processo aqui no Brasil.
    Por gentileza, poderei me confirmar exatamente o que eles pedem de documentos? pelo que entendi é o Diploma, Certidao de nascimento, declaração do COREN, experiencia de trabalho… Sabe se as traduções podem ser em ingles e se pode ser de tradutores juramentados aqui do Brasil? tenho um colega de trabalho que é tradutor,ele fez minhas traduções pro processo federal, assim já ia adiantando…

    Obrigadissima.

    Time Line:
    CSQ: 06/12/2011
    Inicio processo federal: 26/03/2012
    Contato consulado: 22/05/2012
    E-cas : 12/06/2012

    em resposta a: OIIQ-ANDAMENTO et equivalencia para enfermeiros #54333
    CleoSousa
    Participante

    Gente!!!!!!

    To por fora de tudoooooooo……. tô fazendo uma coisa de cada vez, vou imigrar sozinha com 2 crianças, o custo é alto….mas graças a Deus já to aguardando os exames médicos que se Deus quiser deve chegar esse mês ou no outro….

    Sou enfermeira mas nunca trabalhei na area, me formei em 2010 e acabei de terminar minha especialização em CC na Unifesp, espero que conte na minha caraga horária.

    Minhas experiencias são só os estagios academicos.

    BTW, tenho um contato do gov canadense que contrata enfermeiros no Québec, se alguem quiser é me avise que mando o email dela.

    até.

    em resposta a: Prioritários no processo federal normas novas #54332
    CleoSousa
    Participante

    Ola Vivi,

    Voce já mandou seus documentos pra equivalencia do diploma pra OIIQ?
    Como funciona ?

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 21 do total)