5. A Seleção Propriamente Dita
Como dissemos anteriormente, há duas maneiras de seleção: a Seleção por Dossier e a Seleção por Entrevista. Nessa etapa, é exigido dos candidatos a seguinte pontuação para a emissão do Certificado de Seleção do Québec, considerando todos os Fatores:
– 55 pontos para requerente sozinho;
– 63 pontos para requerente com companheiro(a) que acompanha no processo.
5.1. Seleção por Dossier
A Seleção por Dossier é aquela em que o Certificado de Seleção do Québec é emitido ao candidato sem a necessidade de entrevista. Esse privilégio é dado àqueles que:
– Obtiveram a pontuação necessária para a Seleção na etapa anterior (55 ou 63 pontos), sem a necessidade da avaliação do Fator 10 – Adaptabilidade e;
– Seu dossier está completo e não necessita de verificações suplementares (notadamente de seus conhecimentos linguísticos) ou se as informações faltantes podem ser enviadas pelo candidato em no máximo em 90 dias.
Cada vez mais é comum os candidatos receberem uma carta informando que se pode escolher entre fazer a entrevista ou apresentar um teste oficial de Francês. No caso da apresentação de nota suficiente no teste (que é informada para cada candidato na carta), ocorre a Seleção por Dossier e o CSQ é emitido e enviado. Caso contrário ou o candidato opte, ele será convocado para uma entrevista.
5.2. Entrevista de Seleção
Tida como o terror da primeira fase do processo de imigração, a entrevista possui experiências boas e ruins relatadas na internet. Isso depende muito do preparo de cada candidato e também do perfil do entrevistador. Os objetivos dessa etapa são os seguintes:
- Verificação e atualização da avaliação efetuada na etapa de exame preliminar;
- Avaliar de maneira mais precisa um ou mais fatores de seleção a fim de assegurar a veracidade das informações apresentadas;
- Avaliar os conhecimentos linguísticos dos candidatos e validar a autoavalição apresentada na DCS;
- Avaliar a Adaptabilidade do candidato (Fator 10) a partir de um projeto de imigração, de seus conhecimentos da Província do Québec, de sua sociedade e do exercício de sua profissão.
Todos os originais dos documentos enviados na DCS devem se levados. Caso alguma informação deva ser atualizada, como uma nova formação ou uma avaliação oficial de idiomas, os documentos comprobatórios também devem ser apresentados.
Há relatos diversos sobre como produzir um Projeto de Imigração. O candidato deve dar maior importância ao exercício de sua profissão e ao planejamento dos primeiros períodos no Québec. Não deve ser esquecida a apresentação de seus planos A, B, C, D e por aí vai…
Uma vez aprovado na Entrevista, o conselheiro de imigração irá emitir o CSQ e entregá-lo ao candidato. Há casos de problemas na impressora e caso isso ocorra, o CSQ será enviado por correio. O importante é que o resultado é conhecido na hora.
Caso o candidato não consiga comprovar qualquer informação solicitada, será pedido que ele a apresente em um prazo determinado. Há casos em que os candidatos não conseguem comunicar-se em Francês e pode ser demandado que ele forneça uma atestação de conhecimentos linguísticos, ou seja uma prova oficial.
6. O Certificado de Seleção do Québec
O tão sonhado CSQ é o documento oficial, emitido pelo MICC, que atesta que a pessoa foi selecionada como apta a emigrar na Província do Québec. Ele é emitido em duas vias, sendo que uma deve ficar em posse do candidato e a outra deverá ser enviada junto com a documentação do processo Federal.
O CSQ também é solicitado para o acesso a alguns benefícios no Québec.
Links importantes nessa etapa:
Classification Nationale des Professions
Portais das regiões e das cidade onde se deseja morar
Sites das Ordens Profissionais
Etapa Federal
Em virtude de um acordo entre a o Governo do Canadá e a Província do Québec, a Província pode selecionar seu imigrantes sob seus próprios critérios e ao Governo cabe certificar-se que os selecionados não possuem problemas criminais, judiciais ou de saúde, além da emissão dos vistos de residência permanente. Informações gerais podem ser obtidas no Guide d’Instruction (IMM FG7000).
meu marido é tecnico em informática mas eu serei a requerente devido a idade poderia me ajudar nos calculos pra ver se eu tenho chance
eu 27 anos na data do requerimento terei 30 anos serei formada em gestão financeira e pós em estatistica cursando conta?
marido na data terá 37 anos formado tecnico informatica
frances ambos estamos estudando mas ele tem mais difuldade
temos duas filhas hj 1 e 3 anos na data requerimento terão 4 e 6 anos
acho que é isso ;
será que conseguimos ???
Olá gostaria de saber se é possível fazer meu tcf em Quebec e por lá mesmo depois do teste fazer meu pedido de Residente permanente??
Boa tarde sou estudante universitaria, estou no ultimo ano de BIOMEDICINA, gostaria de informações para saber como dar início ao processo de imigração para o Québec? Faço curso de ingles e faloum pouco de francês!! Como devo proceder ??
boa tarde
sou técnica de enfermagem no BRASIL gostaria de saber como posso trabalhar no canada, tenho interesse em obter informações
obrigada