Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
17 de abril de 2012 às 15:47 em resposta a: Dar entrada na equivalência ou fazer um curso técnico? #52565RavanelloParticipante
Bom, isso é uma opiniao, e opiniao cada um tem a sua.
Sim, sua profissao é regida por uma ordem. Esta profissao, alem da prova técnica, tem a prova de proeficiencia em frances que, ao que me parece, é tao ou mais complicada do que a de conhecimentos especificos.
Alguns cegep possuem cursos complementares à sua formacao; por exemplo, seguranca no trabalho, que sao de “curta” duracao, e permitem que voce tenha um survival job durante o dia e estude à noite.
Assim, resumo minha recomendacao com: verifique um curso técnico que te permita sair do seu survival job tao breve quanto possivel quenato voce se prepara para o exame da ordem, e prepare o espirito para uns 2 anos de trabalho duro que pode ser recompensador! Courage et bonne chance!
RavanelloParticipantepode mandar msg privé ou entao ravanello (arroba) gmail (ponto) com
RavanelloParticipanteOi, Tambem somos de curitiba (e do centre-quebec) :D
Como tenho um trabalho me aguardando em Quebec, ja recebi o pacote e fiz os exames de saude; estou aguardando o visto para irmos;
SE tudo der certo deveremos estar em quebec pelo dia 12, 13 de maio…
meu federal é de 31/12/2010.
Até!
RavanelloParticipantebjour!
nao apareco mto no forum, mas estou sempre embosqué por aqui.tb somos de curitiba, federal entregue em dezembro /2011 e aguardando… neste meio tempo consegui um work permit para uma empresa de rimouski, mas, enquanto aguardava o wp, uma das empresas de ville de quebec me chamou….. entao o wp ficou esquecido enquanto esperamos o de rp…
tb tivemos alteracoes no nosso processo… em novembro agora nasceu nossa filhota..
RavanelloParticipanteOlá, bom dia!
Eu só tenho a experiência das poucas semanas que estive em viagem aí, então lá vai.
acho que existe, com a mesma força, tanto preconceito quanto esforço para contorná-lo.
Como o Carlos postou, tanto no emploiquebec quanto na maioria das grandes empresas, os caras tem disclaimer de “equal opportunity”. Na aula da francisação, quando aprendemos a fazer o CV, somos instruidos a nao fornecer qualquer tipo de informacao pessoal que nao seja `relevante ao trabalho~ ou seja, nem idade, cor, religiao, estado civil, nada.
Ou seja, o preconceito deve existir de maneira tao forte, dentro do nacional, que os estrangeiros precisam – ou sao recomendados a – ocultar qualquer informacao “desnecessaria”.
sites tipo a Alteo (empresa de TI), quando voce vai cadastrar o seu curriculum, vc tem a opcao de clicar “minoria visivel”, por que parece que existe algum tipo de politica de quotas.
E uma das “minorias visiveis”é “autoctone da america do sul”.
Eu sou caucasiano, minha esposa idem, porém temos dois colegas que sao brasileiros de ascendencia libanesa, “turco” seria como vc chamaria eles no brasil, e dizem eles que, em montreal, em alguns depppaneurs, tentaram falar em Tamoul com eles.. entao, minha impressao é : dura lex, nao existe preconceito. no quotidiano, sim.
RavanelloParticipantecan$12k, mas ‘e pouco para vc se acertar por la.
nao esquece que tem mais r$10k para passagens e vistos
e o processo custa ao todo em torno de can$3k, em titulos, traducoes, papelada, exames yadda yadda tadda.
total, R$ 50k para ir tranquilo, imho.
RavanelloParticipanteDas minhas visitas ao QC, eh simplesmente injusto comparar lados;
ninguem vai comparar a terrivel restricao de tomar uma cervejinha em um parque em um dia ensolarado com a vantagem de saber que a policia nao vai – via de regra – chegar te dando um sopapo antes de pedir seus documentos.
assim como ninguem vai comparar tentar atravessar a sherbrooke ouest em horario de pico a pe com atravessar a paulista na altura da torre bandeirantes na hora de pico a pe
assim como comparar as praias do saint laurant com as praias da paraiba.
a gente decidiu trocar uns por outros, por que escolheu que outros sao melhores que os uns. Claro que tem lado ruim; vc vai ter estigma de imigrante mesmo que nao seja visualmente imigrante por uns anos.
Meus avos sao imigrantes da italia para o brasil. Meu pai nasceu no brasil. Ele ainda tem sotaque de novela da globo. Na epoca, chamavam-nos de berdinazzis. . . .
Bem .. eh a hora. Meus avos fugiram da guerra e eu acho que o futuro no canada me trara mais possibilidades de felicidade do que aqui. Simples assim!
RavanelloParticipanteCaros companheiros de jornada….
como ja postado, 2 mensagens acima (ainda ontem), sou de dezembro de 2010.
A esposa esta gravida (11 semanas) e estamos implorando pela chance de conseguir ter a crianca ja nascida la (nao estamos conseguindo)
Porem hoje ja recebi uma das mensagens mais felizes dos ultimos dias:
“
Confirmamos o recebimento dos seus documentos e o seu processo no. B058931176 está na fila para análise.
Assim que o bebê nascer, entre em contato com o Consulado para darmos instruções de como inclui-lo no seu processo.
Atenciosamente,
Setor de Imigração“
Ou seja
tem numero.
RavanelloParticipante(auto editado por que postou 2 vezes .. desculpaê)
RavanelloParticipanteSalut
enviei dia 28/12, e encore nada, mes amis.. é a azia causada pela Sindrome de Ottawa, grave doença que afeta os Brésiquois :D
RavanelloParticipanteça va, ça va… c’est tante pire, Op. Espero que voces logo possam ir “em definitivo”… eu enviei meu “um quilo de papéis” para o escritório, e estou no aguardar.
Ademais, estamos sempre por aí
RavanelloParticipanteSalut!
Enviei meu dossier – 904 gramas de papel, 2 pessoas.
quanto tempo voces demoraram para receber o email de confirmacao mesmo? enviei sexta passada…
No mais
Moi, j attendre et j’étude le français;
Toi, ….RavanelloParticipantetambem estudo no centre quebec … como diz o Rafael: ” centre quebec: há anos exportando brasileiros para o quebec”
RavanelloParticipanteBom, no site tem uma dúzia de testes que certificam a sua capacidade de frances … acho q se vc mandar o comprovante / nota deste teste, vc já certifica o seu nivel…
no caso, nesta pagina (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/lexique.html#competence) tem esta informacao
“
…..
Elles sont habilitées à offrir des tests internationaux comme le Test d’evaluation du français (TEF), le Test de connaissance du français (TCF), le Test d’évaluation du français adapté pour le Québec (TEFAQ) et le Test de connaissance du français pour le Québec (TCFQ).
….Entao, se vc adicionar a nota do seu teste (sendo um destes) já resolve
“RavanelloParticipanteConcordo com tudo acima postado;
apesar de ser melhor sair daqui com um F (de francófono) no csq, estudar lá, nos primeiros meses, também ajuda a conhecer gente….
-
AutorPosts