Carta de Abertura do Processo Federal

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Documentos Carta de Abertura do Processo Federal

Visualizando 82 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4463
      nevesea
      Participante

      Pessoal,

      Recebi hoje minha carta de abertura do processo federal! Fiquei chocado pois o carteiro dobrou o envelope duas vezes para conseguir colocá-lo forçadamente dentro da caixa de correios da minha casa (a abertura é estreita).  :evil:  Para completar choveu hoje a noite e o envelope ficou um pouco molhado. :(

      Felizmente o papal ficou sem maiores danos.  :lol:

      Tenho uma dúvida! No blá, blá, blá do documento, ele não citou em momento algum que eu iria receber o pedido de exames médicos. Só tem algo falando de uma entrevista que poderá ser feita, “caso necessário”, e me deu um prazo até junho de 2007 para eu entrar em contato com o consulado se eu não receber a convocação para a tal entrevista.

      Isso está certo mesmo? Vocês receberam assim também? Será preciso uma nova entravista?

      Agradeço desde já a atenção dispensada,

      Eduardo.

    • #11977
      Fabiocb
      Participante

      Olá Eduardo, sacanagemo carteiro hein rs rs , quanto a entrevista eu não posso te ajudar, mas tem varias pessoas que poderam e eu ficarei de olha nas respostas para já ficar por dentro.

      Abraços

      Fábio

    • #11984
      AleBHZ
      Participante

      Eduardo,

      pelo que eu sei, o processo federal não tem entrevista. Sugiro que vc entre em contato com eles para saber do que se trata. Escreva para a Maria João que ela te responde super rápido.maria.guimaraes@international.gc.ca

      Abraços,

    • #12002
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Eduardo,

      A carta é assim mesmo, não fala nada dos exames médicos. Se quiser ver disponibilizamos a foto da nossa carta na nossa Galeria de Fotos.

      Abraços,[/align]

    • #12004
      Amanda
      Participante

      Eduardo,

      Como a Dri disse, pode ficar tranquilo.
      A carta é assim mesmo e trata o processo como se ele estivesse começando… mas no nosso caso, já passamos pela fase provincial, e mesmo assim, eles enviam uma carta padrão pra todos…

      Boa Sorte!!!

    • #12027
      JeffersonAV
      Participante

      Ei Eduardo,

      quanto tempo levou para vc receber sua carta entre o dia que enviou os documentos para o Federal e a data de chegada da carta?

      É que mandei meus documentos no final de dezembro, e a ansiedade por receber alguma resposta já começou…  :(

      Abraços,

    • #12055
      nevesea
      Participante

      JeffersonAV,

      Mandei meu dossiê do processo federal dia 21/12/06 pelo Sedex comum. O mesmo chegou ao consulado dia 22/12/2007.

      Meu processo foi aberto dia 27/12/2006. A carta de abertura foi postada dia 28/12/2006. Essa carta chegou em minha residência dia 03/01/2007.

      Tem uma pessoa aqui de recife que mandou quase na mesma data que eu e a carta dela chegou ontem.

      Qua dia você mandou o dossiê? A sua carta já deve estar a caminho!!!  :D  :D  :D

      Eduardo.

    • #12063
      Anonymous
      Participante

      Jefferson,

      Se demorar um pouco mais que o processo do Eduardo, fique tranquilo. Eu, por exemplo, mandei a documentação no dia 19/10/06 via sedex, consta no site que o processo foi aberto no dia 09/11/06 e eu recebi a carta no final de novembro.

      Um abraço
      Glauco

    • #12071
      JeffersonAV
      Participante

      Obrigado pelas respostas,

      eu mandei meu processo dia 27 de dezembro, e chegou lá (via sedex) no dia 28. Se correr pelo tempo do Eduardo, será dia 9 de janeiro… mas eu estava esperando mesmo algo como um mês, pois me disseram que este ano as coisas vão andar um pouco mais devagar… o que ano passado levou 6 meses (da abertura do processo ao visto) este ano levará 8.

      Espero que a pessoa que me disse isto esteja errada.    :(

      Abraços,

      Jefferson AV

    • #12085
      makeloo
      Participante

      Parabéns para vocês.
      continuo torcendo e nos deixe informados.
      Um abraço

    • #12186
      JeffersonAV
      Participante

      Olá amigos,

      recebemos nesta segunda a carta do Consulado em SP de abertura de nosso processo federal. Aquela carta que fala de 10 meses, entrevista, etc. Bem, já estamos mais do que informados sobre tudo isto, por isto vou poupá-los de minhas dúvidas.

      Apenas um comentário, pela média das timelines que conheço, vamos ser chamados em março ou abril para os exames médidos (assim esperamos)… ou seja, quando nossos amigos da CBQ estiverem fazendo suas entrevistas (Alessandro, Marcelo entre outros) nós estaremos fazendo nossos exames médicos e a Dri, o Bruno e turma estarão embarcando para o Canadá.     :D

      Cada etapa tem suas expectativas e dúvidas, não é mesmo?

      Vamos lá!

      Abraços,

    • #12190
      Erasmo
      Participante

      Parabéns Jefferson…a saga continua  8)

      Abraços

    • #12195
      AleBHZ
      Participante

      Que legal Jefferson,

      parabéns pela carta. Tomara que março/abril seja uma época boa para todos nós!!!:)

      E tomara que a pessoa que disse que este ano o processo federal vai demorar mais esteja errada.

      Abraços,

    • #12203
      Carlos_Santos
      Participante

      prepare-se para os exames Jefferson!!!!  cada uma numa fila de expectativas propria como vc bem o disse!!! :wink:

    • #12226
      makeloo
      Participante

      Parabéns Jefferson.

      Vamos torcendo uns pelos outros. No final os Timelines vão caminhando.
      um abraçp

    • #12243
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Jefferson,

      É podem começar a se prepararem, pois agora o tempo voa…

      Parabéns!!!

      Abraços,[/align]

    • #12308
      Fabiocb
      Participante

      Olá Jefferson,

      Parabéns, menos uma etapa para vocês, boa sorte.

      Abraços

      Fábio

    • #12310
      CarlosFernanda
      Participante

      Pessoal,

      Aqui estou eu novamente….perturbando vcs !!! Adri…..se tiver o CHATO DO MES….pode me colocar ta’ ….rsrsrs !!

      Bem….estou com uma duvida com relacao ao teste….existe o item ARRANGED EMPLOYMENT onde eu posso pontuar ate 10.
      No ultimo item relacionado abaixo:

      You do not currently hold a work permit, and you do not intend to work in Canada before being issued a permanent resident visa.

      – The employer has offered you a permanent job once the permanent resident visa is issued.

      Posso considerar um email do HR de uma empresa no Canada, onde a pessoa cita o seguinte:

      Assim que seu processo estiver pronto, por favor entre em contato comigo.

      Eu poderia incluir no meu teste este item ???

      O que vcs acham ?
      Abcs

      Carlos

    • #12311
      CarlosFernanda
      Participante

      Outro detalhe…!!

      O email do HR da empresa que mencionei acima e’ o mesmo que relatei em meus outros comentarios/duvidas.
      Lembro que esta mesma pessoa solicitou meu telefone aqui no Brasil para uma conversa onde ela buscou frisar este assunto:

      Assim que seu processo estiver pronto, por favor entre em contato comigo.

      Abcs

      CarlosFernanda

    • #12314
      makeloo
      Participante

      Carlos e Fernanda,
      Não tenhe certeza se esse e-mail é considerado com algo certo para eles, porém não custa nada mandar e enfatiza-lo na entrevista, sena no processo federal ou por Quebec.
      Tente
      Um abraço

    • #12320
      AleBHZ
      Participante

      O e-mail ficou vago, mas demonstra o interesse do futuro empregador pelo seu trabalho.
      Tb acho que vc deveria tentar.

    • #12322
      CarlosFernanda
      Participante

      Valeu pessoal !!!

      Grato mais uma vez pelas preciosas dicas !!

      Abcs.

      CarlosFernanda.

    • #12327
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos Fernanda,

      Também te aconselho a enviar um e-mail para o Consulado, já que creio que fará o processo federal, e fazer a pergunta a eles. Pode até não dar ponto direitamente no seu processo, mas pode ser um fator interessante na hora que sua avaliação for feita.

      Abraços, [/align]

    • #12331
      CarlosFernanda
      Participante

      Valeu pela dica DRI,

      Irei encaminhar neste momento um email para o consulado em SP.

      Abcs,

      CarloseFernanda

    • #12342
      nevesea
      Participante

      Carlos,

      Se eu fosse você pediria a esse empregador canadense que lhe enviasse não apenas um e-mail uma carta mais formal indicando sua vaga para quando chegar ao Canadá. Fale que isso é necessário para tornar o seu processo de aceitação mais fácil. Dessa maneira, você garantiria a comquista dos pontos para a sua avaliação…

      Na carta, seria bom incluir os dados da empresa como endereço, telefone, pessoa responsável, etc. Pode ser que eles queiram verificar essas informações. Mesmo que eles não confiram nada, esses dados são importantes para dar mais credibilidade ao documento.

      8)

      Eduardo.

    • #12359
      makeloo
      Participante

      Eduardo,
      boa dica. Desse modo demosntrará a empresa que o Carlos também está interessado na vaga.
      Temos sempre que ousar.
      Umabraço

    • #12372
      CarlosFernanda
      Participante

      Ola Nevesea,

      Realmente e’ uma boa dica !!! Irei tentar com a empresa…!!!
      O importante como disso nosso amigo Makeloo e’ ousar !!!

      Abcs a todos !!

      CarloseFernanda

    • #12376
      CarlosFernanda
      Participante

      Jeferson,

      Se possivel…e nao querendo ser chato…vc poderia discrever em partes, sem muitos detalhes, o seu processo federal….e tb se o timeline ?

      Abcs

      CarloseFernanda

    • #12420
      JeffersonAV
      Participante

      Estou na “parte Federal” do processo por Québec… ou seja, não é o “Federal” propriamente dito. Mandei meus documentos em 12 de agosto de 2006, no dia 22 de dezembro fiz minha entrevista em SP e recebi o CSQ e dia 4 de janeiro de 2007 recebi a carta deles confirmando o recebimento de meus documentos da parte Federal do processo, que havia enviado dia 27 de dezembro.

      Ou seja, está dentro do time line padrão… se continuar assim, deve receber os pedidos de exames médicos em abril ou maio de 2007 e todo o processo deve ser concluído até o final de junho. Se tivermos grana, vamos em julho para Québec… se ainda não tivermos, vamos em novembro com a turma aqui da Comunidade.  :D

      Agora eu queria fazer um comentário sobre seu “offered employ”… não sei para outras província do Canadá, para uma “oferta de emprego garantida” dentro do processo de Québec, que dá pontos e é reconhecida pelo Ministério de Imigração, tem que passar por um processo burocrático, com cartinha registrada e tudo mais, e o empregador de lá tem que provar que não há como obter um profissional dentro da área requerida e com as características desejadas dentro do próprio Canadá/Québec.

      Ou seja, para o processo de Québec, uma troca de e-mails não serve como “garantia de emprego”… pode apenas servir para demonstrar seu interesse pela imigração, suas pesquisas do mercado de trabalho, sua motivação e qualidades pessoais.

      Eu e minha esposa apresentamos algumas coisas dentro destas características em nossa entrevista em SP… agradou a entrevistadora, mas foi só.

      Seria bom você checar no site oficial antes e ver o que pode realmente fazer neste caso. Se for do interesse do empregador lá, ele não se importará de seguir os trâmites legais.

      Abraços e boa sorte!    :)

    • #12422
      leserafim
      Participante

      é verdade, cada etapa vencida nasce um enorme expectativa, tamebm estou aguardo anciosamente o pedido dos exames…

      Abraço a todos

      Leandro

    • #44026
      mimisantos
      Participante

      Olá pessoal!

      Pelo que tenho observado aqui, as últimas pessoas que receberam a carta de abertura do processo federal são as que enviaram a aplicação em outubro/2010.

      Enviei meus documentos em dezembro/2010 e os mesmos chegaram lá no consulado (conforme site dos correios) no dia 29/12/10.

      Gostaria de saber se alguém que enviou em dezembro recebeu a carta de abertura já ou se devo realmente ficar preocupada com relação ao recebimento ou não dos meus documentos pelo Consulado. 8O

      Abraços à todos!

    • #44027
      DUQC11
      Participante

      Olá mimisantos! Enviei também em 19/12, segundo A.R. dos correios chegou dia 21/12, e por enquanto nadica de nada….
      Mas como vc mesma observou, a galera de outubro/2010 já está rodando. Nossa hora vai chegar!
      Bonne chance!!

    • #44034
      rubemrj
      Participante

      Também enviei minha documentação em dezembro, na primeira semana e até o momento não recebi nada. :(

    • #44046
      mimisantos
      Participante

      Então, meus amigos.

      Considerando o fato do pessoal que enviou em outubro ter recebido a carta de abertura em feveireiro, o tempo médio tem sido de 4 meses. Sendo assim, podemos ter alguma novidade até o final desse mês. :P

      Sejamos otimistas!!! :bigups:

      Abços,

    • #44049
      Liliana
      Participante

      Pessoal,

      No ano passado eu recebi minha cartinha 5 meses depois de ter dado entrada no processo federal.

      Abs
      Liliana

    • #44051
      janeneves
      Participante

      Olá!

      nós enviamos a papelada do Federal em 29/11/2010, e foi entregue no dia seguinte no consulado.
      Sem cartinha até agora.

      Abraço!

      Jane.

    • #44059
      clamacedo
      Participante

      Oi,gente.

      Finalmente recebi um contato do consulado,mas infelizmente,pedindo “documentação complementar” de minha conjointe!FIcamos chocadas,pois enviamos tudo certinho ,junto e deu esse pró?(…ou seja,mais atraso em nosso processo né?Amanhã msm iremos correr atrás dessas certidões e antecedentes criminais para enviar ainda essa semana…mas bateu um desânimo viu?

      Enviamos os docs da parte federal 12 de novembro/2010 e lá site do consulado informa que eles receberam dia 18 de novembro.

      Ou seja,mais espera…

      Boa sorte para nós!

    • #44061
      camilagnunes
      Participante

      Oi clamacedo,

      Fiquei com uma curiosidade…o seu processo apareceu no e-cas? Estou tentando entender se so aparece quando está tudo ok ou se é quando eles começam a mexer no processo, o meu nao apareceu ainda, mas mandei em dezembro, entao acho que estou na mesma timeline de todos.

      Obrigada,

    • #44064
      JF
      Participante

      Clamacedo, me desculpe, mas fiquei feliz com o seu pedido de documentação complementar!
      (Apesar que eu entendo sua frustração de ter que re-enviar um documento já enviado…)

      Pra mim isso é boa notícia porque complementa minha teoria de que as coisas estão começando a andar!

      Vários nomes apareceram no e-cas a semana passada e agora estão pedindo documentos complementares para vocês e mais um caso que vi no orkut também. Sinal de que eles estão finalmente abrindo os dossiers e começando as análises! :-)

      Talvez eu seja otimista demais, mas não custa acreditar…

      Courage!!

    • #44066
      clamacedo
      Participante

      Oi,gente!

      Então,se formos ver por esse lado,é sim para se animar…mas pela carta e pelo nº de dossier…entrei no e-cas e lá apareceu que nosso dossier foi recebido dia 18/nov,seis dias após temos enviado…o processo já foi aberto,mas ficará parado aguardando os dcs complementares.

    • #44068
      camilagnunes
      Participante

      Oi Clamacedo,

      Justamente, eu fiquei com o mesmo sentimento :)
      @J+F wrote:

      Clamacedo, me desculpe, mas fiquei feliz com o seu pedido de documentação complementar!
      (Apesar que eu entendo sua frustração de ter que re-enviar um documento já enviado…)

      Por isso perguntei sobre o e-cas. Ao menos estão analisando seu processo e, se vcs conseguirem mandar rapido, quem sabe vem uma resposta boa?

      Entendo seu sentimento (estamos passando pelo mesmo), mas ao mesmo tempo fico feliz por vcs!

      Courage!!! :bigups:

    • #44069
      Ric_liu
      Participante

      Olá Clamacedo..

      Eu vejo isso como uma coisa boa, sinal que seu processo está sendo até analisado! rsrs.. Não parado que nem o meu.. rs.. Enviei dia 10/11/2010 pessoalmente e nem no e-cas to aparecendo.. :( rs.. Força que logo andará!

      [ ]’s

    • #44075
      yaraujo
      Participante

      Pessoal,

      Demos entrada no processo federal em 08/11/2010 e nossos documentos chegaram lá dia 09/11/2010. Nosso CSQ tem prioridade devido a formação, mas já deu 05 meses e até agora não recebemos nem a 1º carta de abertura do processo.

      Cheguei a ligar para o consulado para saber se tinha algum problema com o endereço, mas pediram para esperar e não teriam como ver o processo. Outros colegas que enviaram em novembro também não receberam a carta.

      Continuar esperando …

    • #44093
      mimisantos
      Participante

      É galera!

      Pelo visto o pessoal de novembro também está na espera, mas considerando o post da colega ref. a solicitaçao dos documentos dela, verificamos que as coisas estão caminhando e que logo teremos notícias. :P

      Acho que sou otimista como o J+F!!! :bigups:

      Abraços,

    • #44116
      loureiroalex
      Participante

      Olá pessoal.

      Como posso adquirir a carta de abertura do processo federal? Sou formado em administração e gostaria muito de poder participar do processo para trabalhar no Canadá.

      Aguardo um contato.

      Alex Loureiro
      Rio Branco – Acre

    • #44117
      julian.quadros
      Participante

      Só pra não acharem que estão sozinhos nessa …

      enviamos no dia 22/11 e até agora nem sinal de vida do consulado. Nada de cartinha !!

      bom, se a sequencia se confirmar o pessoal de novembro sera o proximo a receber !!

      fazer o que senão esperar não é mesmo ?! :wink:

    • #44131
      parejo
      Participante

      Este tópico foi realmente um alívio para mim…

      Um amigo meu enviou a documentação no finalzinho de outubro, e recebeu sua documentação no começo do mês passado… e eu enviei na metade de Novembro e até agora nada, você começa a pensar que sua carta foi extraviada lá dentro, ou sei lá o que mais poderia acontecer…
      Bom, o jeito é esperar agora…

    • #44501
      mimisantos
      Participante

      Bonjour à tous!

      Alguém de novembro, além dos que entregaram os documentos pessoalmente, já recebeu a carta de abertura do processo federal? :?:

      Au revoir!

    • #44520
      mfernandes
      Participante

      mimisantos, ça va?!

      enviamos por sedex em 01/12/2010 e não recebemos ainda. Se o companheiro parejo diz acima que um amigo dele enviou em outubro e recebeu agora, seguindo um possível lógica (que é difícil nestes processos), podemos ter esperança que os próximos serão vocês de Novembro e assim por diante.
      De qualquer forma, estamos ‘desligando’ a ansiedade para não entrar em ‘parafuso’… risos

      Uma pergunta para parejo, será que seu amigo tinha o tal “CSQ prioritário”? Acho que não, n’est-ce pas?

      Abraço a todos!

    • #44531
      Ravanello
      Participante

      Salut

      enviei dia 28/12, e encore nada, mes amis.. é a azia causada pela Sindrome de Ottawa, grave doença que afeta os Brésiquois :D

    • #44532
      Ravanello
      Participante

      (auto editado por que postou 2 vezes .. desculpaê)

    • #44540
      mimisantos
      Participante

      @mfernandes wrote:

      mimisantos, ça va?!

      enviamos por sedex em 01/12/2010 e não recebemos ainda. Se o companheiro parejo diz acima que um amigo dele enviou em outubro e recebeu agora, seguindo um possível lógica (que é difícil nestes processos), podemos ter esperança que os próximos serão vocês de Novembro e assim por diante.
      De qualquer forma, estamos ‘desligando’ a ansiedade para não entrar em ‘parafuso’… risos

      Uma pergunta para parejo, será que seu amigo tinha o tal “CSQ prioritário”? Acho que não, n’est-ce pas?

      Abraço a todos!

      Ça va bien, mfernandes, et toi?

      Entao, na verdade eu sou de dezembro também. Enviei minha aplicaçao em 24/12, mas só foi entregue em 29/12. Queria saber em que pé está o pessoal de novembro para ver se há uma luz no fim do túnel para nós de dezembro…rs…

      Au revoir!

    • #44560
      Ravanello
      Participante

      Caros companheiros de jornada….

      como ja postado, 2 mensagens acima (ainda ontem), sou de dezembro de 2010.

      A esposa esta gravida (11 semanas) e estamos implorando pela chance de conseguir ter a crianca ja nascida la (nao estamos conseguindo)

      Porem hoje ja recebi uma das mensagens mais felizes dos ultimos dias:

      Confirmamos o recebimento dos seus documentos e o seu processo no. B058931176 está na fila para análise.

      Assim que o bebê nascer, entre em contato com o Consulado para darmos instruções de como inclui-lo no seu processo.

      Atenciosamente,
      Setor de Imigração

      Ou seja

      tem numero.

    • #44572
      rodrigoo
      Participante

      Oi Ravanello,
      Tudo bem?
      Que bom que eles responderam e que já te deram o número de processo para verificar no e-cas. Parabéns! É um alívio mesmo!
      Mas talvez seja melhor você não colocar seu número de processo aqui na comunidade. Sei que parece neurose mas sempre é bom preservar informações pessoais como essa.
      Abs

    • #45497
      parejo
      Participante

      Olá amigos…

      Sou da turma que enviou em novembro, e até agora nada… alguém de novembro já recebeu? 7 meses indo pra 8 já se tornam preocupantes, mesmo dosando a ansiedade rs….

      E respondendo a pergunta acima (desculpe a demora, mas não tinha visto), não, o dele não era prioritário, era normal…

      Abraços!

    • #45500
      Ric_liu
      Participante

      Parejo,

      Também sou do começo de novembro e nada x nada..rs.. consulto no e-cas e nem lá está ainda.. mas mesmo assim estou animado.. acho que logo teremos notícias..
      Agora é ir fazendo todo o resto, se preparando, juntando dinheiro etc..

    • #45507
      mfernandes
      Participante

      @parejo wrote:

      E respondendo a pergunta acima (desculpe a demora, mas não tinha visto), não, o dele não era prioritário, era normal…

      Abraços!

      parejo, obrigado pela resposta… esquisito, n’est-ce pas?!? Vai ver eles estão escolhendo por “uni-duni-tê”… risos :lol: , brincadeira, vamos nos preparando! :wink:

      Grande abraço a todos!

      Milton e Tassiani

    • #45510
      janeneves
      Participante

      Vai ver eles estão escolhendo por “uni-duni-tê”…

      Na verdade ele precisou atualizar informações (como ele mesmo disse a esposa está grávida). Provavelmente na hora que a atualização foi feita eles acabaram mandando o número, que na real existe desde que eles recebem a demanda, nós é que recebemos com alguns meses de atraso.

      Abraços!

      Jane.

    • #45513
      mfernandes
      Participante

      @janeneves wrote:

      Provavelmente na hora que a atualização foi feita eles acabaram mandando o número, que na real existe desde que eles recebem a demanda, nós é que recebemos com alguns meses de atraso.

      Abraços!

      Jane.

      Bem lembrando Jane, o número do E-CAS não significa que o processo esteja andando. Apesar de que o pajero disse que o amigo dele era de outubro e que recebeu a carta, não sei se ele pediu para atualizar os dados antes de receber a carta ou depois. Enfim, isto não importa, importa é que nós da ‘leva a partir de novembro 10’ que não temos o CSQ Prioritário, estamos esperando a carta. Vamos nos preparando e postando aqui para aliviar a ansiedade.

      Grande abraço,

      Milton e Tassiani

    • #45548
      janeneves
      Participante

      nós da ‘leva a partir de novembro 10’ que não temos o CSQ Prioritário, estamos esperando a carta. Vamos nos preparando e postando aqui para aliviar a ansiedade.

      Pois é, põe esperar nisso né??? rs

      Mas hoje de manhã liguei no médico conveniado aqui na minha cidade para perguntar o custo (sabe como é… para ir preparando o bolso…) e aproveitei para perguntar sobre o pessoal que está marcando consultas ;)

      A atendente falou que está um volume bem grande de marcações depois de um tempo sem muita coisa (até aí nenhuma novidade rs)… segundo ela o pessoal dessa “leva” tinha mais ou menos 1 ano de processo federal, e agora estão começando a aparecer pessoas do segundo semestre para marcar consulta!
      Bom… informação mais não oficial impossível!!! rs

      Mas é bom saber que as coisas estão andando :D

      Abraços!

      Jane.

    • #45557
      rodrigoo
      Participante
      “janeneves wrote:
      segundo ela o pessoal dessa “leva” tinha mais ou menos 1 ano de processo federal, e agora estão começando a aparecer pessoas do segundo semestre para marcar consulta!
      Bom… informação mais não oficial impossível!!! rs

      Mas é bom saber que as coisas estão andando :D

      Abraços!

      Jane.

      Jane,

      Quando eu penso que estou levando numa boa sem me preocupar com o processo, vejo essa notícia não-oficial (mas segura) e fico entusiasmado. Pensei em fazer o mesmo mas achei que seria precipitado mas devia ter feito! Mesmo ela não dizendo se eram prioritários acho pouco provável que tenha algum prioritário do segundo semestre recebendo só agora os pedidos.
      Obrigado pela informação!

      Abs,

      Rodrigo.

    • #45570
      janeneves
      Participante

      Oi Rodrigo!

      Eu fiquei muito feliz, não pude resistir :D

      Apesar de estar tentando tirar o máximo do tempo que ficaremos por aqui ainda, saber (mesmo que por evidência indireta) que o processo está andando anima muito!

      Abraços!

      Jane.

    • #45571
      mfernandes
      Participante

      Pessoal,

      a frase da jane ‘um ano de processo federal’ me causa frio nas têmporas, não menos que sentiremos (ou não…rs) no Québec…. Mais c’est la vie! Obrigado pela informação ‘extra super quente oficial’ jane :wink: Apesar do ‘frio nas têmporas’, isto com certeza nos anima bastante, saber que o processo anda, mesmo que em passos mais lentos que os anos anteriores, é sinal de ‘mudança’ do processo. Seremos os ‘novos imigrantes’…

      Vamos nos falando mes amies!

      Abraços,

      Milton, Tassiani e Theo

    • #45585
      mCerqueira
      Participante

      Oi pessoal … sem querer ser otimista demais, recentemente fiquei sabendo de uma pessoa de outro grupo que acaba de receber o passaporte + vistos e cujo processo durou cerca de 11 meses. Espero (e torço) para que aquele prazo médio de 14 esteja começando a cair e que as coisas caminhem mais rápido d’agora em diante =)

      abraços,
      Marcos

    • #45591
      Liliana
      Participante

      Oi pessoal,

      Eu completo 11 meses de processo federal na semana que vem e nada de pedido de exames.

      Numa comunidade do Orkut tem um rapaz do final de junho/2010 que ainda está esperando os pedidos de exames… seu processo já completou 12 meses!!!!

      Que eu saiba, os pedidos de exames pararam no pessoal do finalzinho (29/30) de junho/2010 e ninguém depois disso recebeu.

      Custa nada ser otimista, mas que os prazos estão longos estão!!!!

      Abs
      Liliana

    • #45595
      rodrigoo
      Participante

      Pessoal,

      Eu chego a imaginar que a única forma do processo ir mais rápido é diminuindo a quantidade de pedidos. Se por algumas fontes não oficiais informaram que já contrataram mais gente para dar conta do aumento (o que não sei se é verdade) não se pode fazer mais do que isso. Já foi informado que no novo sistema leva-se mais tempo para registrar as informações (dos antigos 3 minutos para atualmente 15 minutos por processo). Por mais que o usuário domine o sistema após um certo período de utilização, tem-se que navegar em mais telas e registrar muita informação. E isso que tenho a leve impressão que o segundo semestre recebou uma quantidade maior de pedidos de residência que o primeiro, então se estão enviando pedido de exames até o pessoal de junho/2010, agora sim que vai ficar pesado entrando as análises do 2ºsemestre. Enfim, só especulação.

      De qualquer forma, acho que a maioria dos processos levará uns 14 meses sendo que alguns casos podem ir em menos tempo e outros em mais tempo. Alguém que aplicou esse mês informou aqui na comunidade que o prazo oficial está em 12 meses. Eu fiquei feliz com a notícia compartilhada pela Jane e conto com uns 14 meses para a finalização do meu processo, o que me custaria mais 6 meses. Se levar mais tempo do que isso, estou preparado da mesma forma. Não tem muito mais o que fazer a não ser estudar, economizar e preparar a chegada.

      Boa sorte a todos!

      Rodrigo.

    • #45596
      LaeRafa
      Participante

      Ah, que saudade desses 6 meses!!! Estava olhando uma timeline de um casal de 2009, e processo federal durou isso! Exames+passaportes=6 meses!! Pois é, estamos caminhando para os 7 meses e está ficando cada vez mais difícil esperar sem ter uma dead line real!! Concordo que estudar francês, econmizar, planejar, é tudo muito útil. Mas chega uma hora que precisamos tomar decisões! A verdade é que o nosso processo está MUITO mais demorado que os anteriores. Enfim, chega de desabafo.

      A (boa) notícia que eu tenho é que agora estão sendo analisados os processos de Julho e Agosto/2010. Então acredito que em breve teremos uma nova enxurrada de pedidos! Vamos torcer!!!

    • #45599
      lilia.wang
      Participante

      vamos torcer….porque eu ainda sou de junho (29 d junho) !!! =(
      mandei um email pra Maura , que me respondeu prontamente e disse pra eu esperar….ai ai…ja to esperando ha 12 meses !!!!
      courage !!

    • #45600
      mfernandes
      Participante

      @lilia.wang wrote:

      vamos torcer….porque eu ainda sou de junho (29 d junho)

      lilia.wang, você está ‘na bica’ do que tem se especulado aqui! já já chega, vamos torcer!

      ai ai, como disse acima, o sistema no consulado está mudando, pena que não acompanhe o ritmo do bureau… Mas o Consulado é para todo o Canadá e é para visto, é diferente… Ainda mais com a informação que o companheiro acima citou sobre a mudança do sistema de informática dele, valeu pela dica!

      Agora é continuar preparando e jogando com os possíveis 14 / 15 meses, qualquer coisa menor que isso será lucro!!!

      Abraços de sempre,

      Milton e Tassiani

    • #45586
      janeneves
      Participante

      Agora é continuar preparando e jogando com os possíveis 14 / 15 meses, qualquer coisa menor que isso será lucro!!!

      Difícil isso rs, mas essa é a realidade.
      Já mudamos todo nosso “cronograma” considerando esse timing (somos de nov/2010). Quando nos planejamos, o federal fechava em no máximo 9 meses… agora tem que considerar 15… Frustrante, mas fazer o que né?

      Para falar bem a verdade, na hora que colocamos todas as atividades no papel, tem bastante coisa para ocupar este tempo que falta fora do escopo francês e economias (procurações, venda de bens, check up médico e dentário, arranjos para que a família possa ir buscar as crianças em caso de emergência, despedidas, etc… etc… etc…).
      Estamos aproveitando para fazer todas estas coisas com calma…

      Abraços!

      Jane.

    • #46160
      mimisantos
      Participante

      Olá pessoal!

      Como muitos aqui da CBQ, eu também sofria a aflição de não saber se minha aplicação havia sido recebida pelo Consulado. Então após 6 meses de envio da documentação e nada, enviei 1 e-mail perguntando se poderiam pelo menos confirmar o recebimento dos meus docs. Como já fazia alguns dias que havia enviado o e-mail e nada, decidi ligar e pedir a informação. Falei diretamente com a Maura e ela me informou que, no momento, estão em análise os processos de Agosto e que, o tempo médio atual de processamento, é de 14 meses.
      Ela pediu meu nome e verificou que meu processo foi aberto em 31/12/10 e que eu teria tudo finalizado entre fev/mar de 2012.
      Só de saber que meu processo está lá foi um grande alívio! :P
      Após essa ligação, ontem recebi também um e-mail de resposta do Consulado que ratificava o que ela me disse ao telefone.
      Para quem não tinha nenhuma comunicação com eles até o momento, foi bom demais conseguir contato via telefone e resposta de e-mail tudo de uma só vez……rs….. :bigups:
      Ah, ela também me disse que, nesse momento, o meu processo só tem um número físico que para mim não serve de nada, pois não dá acesso ao e-cas.

      Bom, é isso!

      Qualquer novidade a respeito do Consulado é “uma luz no fim do túnel” né?

      Abços a todos!!!

    • #46174
      neilasasa
      Participante

      Mimisantos nosso envio foi no mesmo dia e eles disseram a mesma coisa para nós!
      Agora é só aguardar e torcer para que daqui pra frente tudo dê certo!
      Abs.,
      Neila

    • #48129
      Cassia_Costa
      Participante

      Bom dia a todos.

      Estou organizando meus documentos do Federal e estou com dúvidas em relação aos documentos que devem ser traduzidos. Como é isso? São as certidões de nascimento, casamento, estas que são emitidas no Brasil? Como é essa tradução, quem procurar para fazer isto?
      Sou do Rio de Janeiro. Alguém tem algum contato?

      No aguardo e obrigada,

      Cassia.

    • #48131
      larocque
      Participante

      @Cassia_Costa wrote:

      Bom dia a todos.

      Estou organizando meus documentos do Federal e estou com dúvidas em relação aos documentos que devem ser traduzidos. Como é isso? São as certidões de nascimento, casamento, estas que são emitidas no Brasil? Como é essa tradução, quem procurar para fazer isto?
      Sou do Rio de Janeiro. Alguém tem algum contato?

      No aguardo e obrigada,

      Cassia.

      Cássia,

      Para quem está fazendo o Processo de imigração por Québec, durante a fase do Processo Federal não são necessárias nenhuma tradução. Toda a documentação é enviada para o Consulado do Canadá em São Paulo, em português mesmo.

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #48132
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Cassia,

      para complementar a resposta do Larocque, veja o nosso passo a passo para ter certeza de que nao esqueceu nada na lista:

      http://www.brasilquebec.com/imigrar/item/imigrar-para-o-quebec-passo-a-passo-parte-3.html?category_id=11

      Boa sorte!

    • #48139
      Cassia_Costa
      Participante

      La Rocque e Silvia e Carlos,

      Muito obrigada! Vocês são muito prestativos e estou feliz a cada dia com a ajuda que todos prestam nesta comunidade.

      Abraços a todos,

      Cassia.

    • #48177
      Cassia_Costa
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      Ola Cassia,

      para complementar a resposta do Larocque, veja o nosso passo a passo para ter certeza de que nao esqueceu nada na lista:

      http://www.brasilquebec.com/imigrar/item/imigrar-para-o-quebec-passo-a-passo-parte-3.html?category_id=11

      Boa sorte!

      Oi Carlos.

      Por favor, no item:
      7.7 – Certificados de Polícia e de Isenção Judiciária

      No Brasil, deve-se obter os seguintes certificados:

      Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal
      Deve ser obtido diretamente no site do Departamento de Polícia Federal
      Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Civil, de cada UF onde morou.
      Algumas UF facilitam a vida e colocam à disposição a emissão eletrônica dos certificados; outras, só pessoalmente.
      Certidão De Distribuição Ações e Execuções Cíveis, Criminais e Fiscais da Justiça Federal
      Acesse o site da Justiça Federal para obter o link da Justiça em seu Estado

      É de cada estado que a pessoa morou no Brasil? Eu tinha entendido que era só de países que a pessoa já morou e mais de 6 meses.. saberia me confirmar isso?

      Abs,

      Cassia Costa.

    • #48179
      Carlos_Santos
      Participante

      ola Cassia,

      quando vc preenche aonde vc morou nos ultimos 10 anos, vc vai colocar os estados aonde morou, nao e mesmo?

      e neste caso vc tera de pedir os atestados nestes estados também!

      existem varios topicos aqui neste forum, veja com calma:

      Antecedentes criminais de estados diferentes
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/21/2892.html

      e mais outros aqui:

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/21.html

      Boa leitura!

    • #48180
      Cassia_Costa
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      ola Cassia,

      quando vc preenche aonde vc morou nos ultimos 10 anos, vc vai colocar os estados aonde morou, nao e mesmo?

      e neste caso vc tera de pedir os atestados nestes estados também!

      existem varios topicos aqui neste forum, veja com calma:

      Antecedentes criminais de estados diferentes
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/21/2892.html

      e mais outros aqui:

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/21.html

      Boa leitura!

      Blz Carlos, mas então só é pra emitir a partir dos 18 anos certo?

      Acima de 18 anos, acima de 6 meses de moradia = antecedentes criminais. Conforme informações dos links.

      No aguardo e obrigada mais uma vez,

      Cassia.

    • #48182
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Cassia,

      sim é isso mesmo!

      Somente peço que vcs tentem respeitar o assunto do Topico. Aqui estamos no topico CARTA DE ABERTURA DO PROCESSO FEDERAL e vc, Cassia e vc Sabrine, estao perguntando coisas que deveria estar nos topicos indicados acima, antecedentes criminais ou outro que fala dos formularios….

      Isso ajuda a manter o forum organizado!

      Espero a colaboracao de vcs ;-)

    • #48183
      Sabrine
      Participante

      Peço desculpas! Na hora me empolguei e nem me dei conta disso! :alright:
      Obrigada

    • #48185
      Carlos_Santos
      Participante

      @Sabrine wrote:

      Peço desculpas! Na hora me empolguei e nem me dei conta disso! :alright:
      Obrigada

      Eu apaguei a sua postagem agora, pois acabou ficando duplicada aqui.

      As respostas à Sabrina estao neste topico abaixo:

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/22/4708.html?p=45946#p45946

      Atenciosamente

    • #48188
      Cassia_Costa
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      Ola Cassia,

      sim é isso mesmo!

      Somente peço que vcs tentem respeitar o assunto do Topico. Aqui estamos no topico CARTA DE ABERTURA DO PROCESSO FEDERAL e vc, Cassia e vc Sabrine, estao perguntando coisas que deveria estar nos topicos indicados acima, antecedentes criminais ou outro que fala dos formularios….

      Isso ajuda a manter o forum organizado!

      Espero a colaboracao de vcs ;-)

      Claro, Carlos. Desculpe-me, também não percebi que deveria postar em outro tópico.

      E obrigada.

Visualizando 82 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.