MaGu

Respostas no Fórum

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: VISTO 2014 #90237
    MaGu
    Participante

    Oi Alessandra, então…o email da Maura veio de spalo-immigration@international.gc.ca…antes de levarmos o passaportes como também nao estavamos conseguindo falar mandamos um email perguntando em qual horario poderiamos deixar os passaportes, em 2 minutos eles responderam… foi super rapido.
    Uma coisa que percebi quando fui no consulado é que o telefone da Maura não toca…ele somente fica acendendo uma luz quando alguem esta chamando…entao acho que o negocio deles nao atenderem o telefone é proposital…

    Abraços!

    em resposta a: VISTO 2014 #88277
    MaGu
    Participante

    Pessoal, hoje de manha tinha olhado no e-cas e o status já tinha mudado para “Decision Made”…meu marido acabou de receber um email da Maura informando que os passaportes estão prontos que já podemos ir retirar. Detalhe que deixamos os passaportes no consulado na segunda feira passada e a Maura checou o nosso processo e falou que estava tudo ok e que demoraria no máximo uma semana…dito e feito…Agora e comprar passagens e partir…Ufaaa, so quem esta nesse processo sabe o alivio que é quando tudo acaba…
    Abraços e boa sorte a todos!!!!

    em resposta a: Exames Médicos 2013 #63696
    MaGu
    Participante

    Pessoal, perambulando pelo site do CIC verifiquei uma atualizacao de 02/10 onde eles informam que nesta semana 3 novos escritorios estao sendo abertos sendo que 1 deles sera em Sao Paulo…alguem ja sabia desta informacao???…para quem esta esperando os pedidos de exames medicos como nos surge aquela pontinha de esperanca…sera que agora a fila vai andar mais rapido??Mais gente para trabalhar…sei nao…fiquei animada com a noticia…

    Ate tentei falar no consulado para saber se o novo escritorio de SP vai processar os pedidos de visto de RP tambem, mas como falar com a Maura esta mais dificil que falar com o presidente nao consegui…enato se alguem conseguir se informar melhor posta aee!!!!

    Segue o link: http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/index.aspx?lang=eng&menu_id=2

    em resposta a: Entrevista Segundo Semestre de 2012 #58651
    MaGu
    Participante

    Ola a todos! Já acompanhamos o forum há muito tempo mas é a primeira vez que estamos postando.Acho que temos que nos ajudar e por isso depois de tantos relatos que li sobre a entrevista chegou a nossa vez de poder compartilhar a nossa historia.
    Vou relatar a nossa entrevista que aconteceu no dia 07/11 no RJ.

    Para começar informo o nosso perfil, temos 27 anos somos de Belo Horizonte, sem filhos, ambos somos formados em Comunicação Social. Meu marido (chamo de marido mas na verdade temos uma união estavel) tem 5 anos de experiência através de estagios e já trabalha a 2 anos como free-lancer dando Consultoria de Comunicação. Eu trabalho a 6 anos na mesma empresa com Marketing. Fizemos 2 anos de francês com professor particular.

    Enviamos a nossa documentação em 10 Agosto de 2011 e fomos convocados com cerca de 30 dias de antecedência. Nossa entrevista estava marcada para as 14:30 mas um dia antes ligaram para a nossa casa para confirmar, como ja estávamos no Rio a minha sogra que atendeu. Como falaram em francês ela não entendeu quase nada, ela sabia que tinham falado que a entrevista seria as 14 e pouco…mas não tinha certeza. Nós ficamos apreensivos e chegamos quinze para as 2 no hotel. Ficamos esperando na recepção e comparando para saber qual mão tremia mais…rsrsrs….quando as 2 em ponto apareceu o Monsieur Leblanc.

    Ele como sempre muito simpático, nos cumprimentou e nos chamou para uma salinha. Quando vi que seria o M. Leblanc já fiquei mais tranquila, pois já tinha lido os relatos com ele, sabia que ele era “gente boa”….Bom, primeiramente tenho que dizer que a nossa entrevista durou cerca de 2 horas e 20 minutos. Foi um pouco diferente do que eu já tinha lido em outros relatos. Tínhamos estudado tudo sobre a economia do Quebec, política, bandeira…tudo!!!Mas nada disso foi perguntado. Aquela listinha com as prováveis perguntas, praticamente nada foi perguntado…”Porquoi Quebec?” também não….rs…

    Levamos um dossier um pouco diferente, pois fizemos a impressão em papel especial como se fosse um livro. Todas as nossas pesquisas estavam lá, ficou parecendo um livro grande, com paginas envernizadas. Fizemos isso porque somos de comunicação e seria também uma forma de mostrar o trabalho do meu marido. Ficou bem bacana e com bastante conteúdo. Inclusive o M.Leblanc ficou bastante impressionado, nos elogiou bastante por isso.

    A parte de entrega de documentos foi super tranqüila, levei toda a nossa vida para comprovar a nossa união estável, mas ele só olhou a Declaração de União de Estável, super tranqüilo. Ele ficou com a minha declaração de trabalho e com o meu ultimo holerite. Quanto ao meu marido levamos os contratos de prestação de serviço e recibos de pagamentos pelos trabalhos, além das declarações pelos estágios que ele tinha feito e ele também aceitou tranquilamente.
    Não teve duvidas e nem nos questionou nada. Pediu os passaportes, certidão de nascimento, certificado de idiomas….tudo como sempre.

    Quando fomos apresentar para ele os nossos planos de trabalho fomos muito sinceros e explicamos que o campo da comunicação é muito aberto e que por isso além da nossa formação gostaríamos também de aproveitar as nossas experiências de trabalho e mostramos algumas vagas de trabalho compatíveis com este perfil. È porque no nosso caso, eu, por exemplo, sou responsável pelo o meu escritório e por todas as rotinas administrativas que acontecem nele e por isso eu falei que eu poderia aproveitar desta experiência para conseguir vagas na área administrativa. O meu marido tem experiência com Web, sabe programar e já fez inúmeros trabalhos deste tipo…inclusive levamos o portfólio dele para mostrar os trabalhos que ele já fez.

    A partir daí o M.Leblanc começou a nos dar varias dicas, como deveríamos abordar isso nos nossos currículos, e como o meu marido deveria fazer para ressaltar as experiências dele. Ele até desenhou uma tabelinha e anotou como a gente deveria colocar no nosso currículo, como a gente deveria procurar as empresas…a partir daí foi 1 hora e meia de conversa…..ele escreveu umas 4 folhas….e nós aproveitamos para tirar as duvidas. Ele foi muito atencioso o tempo todo, e principalmente muito interessado em ajudar. Inclusive imprimiu na hora informações sobre uma empresa que estava captando profissionais com o perfil do meu marido para que ele pudesse enviar o cv. A essa altura eu já imaginei que passaríamos porque o tempo todo ele falava “Quando vocês chegarem em Montreal….blablabla” . A questão é que estávamos tão concentrados no que ele falava, em absorver aquilo tudo que nem vimos o tempo passar. Foi um bate papo…

    Teve uma hora que ele começou a falar inglês mas foi coisa de 2 minutos, só perguntou como estava o nosso inglês, meu marido travou um pouco e eu comecei a falar….nada demais….Enquanto conversávamos ele imprimiu os CSQ e nos entregou para conferir, nos deu os parabéns e ainda continuamos conversando mais um pouco….rs….
    Em nenhum momento senti que ele queria nos prejudicar ou colocar algum empecilho, pelo contrario. O interesse dele em ajudar nos motivou muito. A verdade é que acho que ele não fez certas perguntas por que desde o começo falamos muito, falamos de tudo…falamos da nossa vida aqui no Brasil contamos nossas experiências boa e ruins, falamos sobre o que queremos para o nosso futuro, quais são as nossas expectativas. Meu marido estava muito confortável com o francês, o que fez com que conseguíssemos nos expressar bem e expor as nossas idéias. O meu conselho é estude muito, mas muito o francês…

    A entrevista é um experiência muito pessoal e com um bom francês você fica pronto para responder qualquer pergunta. Nós colocamos TV5 na nossa TV a cabo. Líamos os jornais em francês todos os dias, nosso professor chegou a trazer outro professor para simular uma entrevista com a gente para nos acostumarmos com outros sotaques…enfim, fizemos o que podíamos para imergir na língua. Se você só se concentra em certos assuntos, ou fica somente tentando decorar as respostas você vai ter dificuldade caso o entrevistador te pergunte sobre qualquer outra coisa. Alias, não existe nem resposta certa, nem resposta errada… temos que responder com sinceridade, mostrar interesse, seriedade e não ter medo de perguntar.

    Afinal, é do nosso futuro que estamos tratando. Desejamos boa sorte para todos!

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)