Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
HelayneParticipante
Oi gente, sei que já tem muitos relatos, mas como este grupo me ajudou muito, segue minha colaboração:
Perfil
Solteira, 32 anos, filho 11 anos
Contadora, MBA Direito Publico, Ingles avançado, Frances intermediário (esta no certificado isso, mas na minha opinião é basico)
Sou Gerente regional de uma empresa e estou nela desde 2002.
Dia da entrevista 09/04 as 14:30
Cheguei umas 20 horas ANTES, tive que esperar num shopping que tem na frente.
Bom as 14:14 (eu olhei no relogio) o Sr leblanc veio a sala me convidar para entrevista, foi tudo em frances não teve um momento em portugues. Eu estava muito nervosa no começo e pedi para repetir varias vezes o que ele perguntava, tive dificuldade em falar coisas basicas como “números”.O que ele pediu, pela ordem:
– Declaração do pai do meu filho autorizando ele a imigrar comigo
– Passaporte e certidões de nascimento
– Escolaridade: Ele queria saber se o MBA aqui tb é mestrado eu disse que não, que a maioria, incluso o meu, era apenas uma especialização latu sensu. Ele aceitou a declaração que eu tinha terminado o curso, expliquei que como terminei em março, ainda não havia diploma, tb entreguei um histórico parcial do curso. Na minha faculdade ele olhou minha instituição (numa lista) eu cursei a federal de brasília – UnB
-Comprovantes de trabalho, ele olhou as declarações das empresas, o unico dado que eu acrescentei é que comecei a dar aula anoite, isso eu não tinha enviado no dossie. Quase não ohou minha CTPS. eu que pedi para ele olhar a parte de professora, ele perguntou qual a carga horária por semana, só.
-Me pediu os contracheques deste ano, ou seja, 3, não me pediu mais nada, eu estava com documentos desde 2001, ele não olhou IR.
-Dai me perguntou sobre a demanda do trabalho, eu mostrei algumas vagas, e começamos a conversar sobre idéias de empregos. Mostrei os e-mails que mandei para os órgãos reguladores de minha profissão e as respostas.
-Dai as perguntas: O que eu sabia sobre quebec e porque eu queria imigrar:
Respondi as duas em uma só.
“Que QUEBEC era uma sociedade multicultural, que abria suas portas para profisionais qualificados e que eu estava em busca da complementação pessoal de meu desenvolvimento, porque profissionalmente e quanto a qualidade de vida eu tb tenho aqui…”
Dai, ele me deu umas dicas, olhou para impressora, riu… et FELICITATION!!!!
Ah esqueci, ele fez uma pergunta em ingles, “onde eu havia estudado” e qdo respondi ele já voltou para o frances
DICAS:
– A entrevista demora muito, não porque vc tenha que falar muito, mas porque ele esta preenchendo no sistema aquele formulario da pontuação. Eu tive 70 pontos.
– A pesquisa, tenho um resumo se alguem quiser eu mando por e-mail, não tem nada demais e na verdade é para nós conhecermos o que nos espera.
-Fiquei muito preocupada com a parte do meu filho, pesquisei saude, creche etc… Ele não perguntou sobre isso, na verdade Eu mostrei preocupação e ele me tranquilizou, falou que ele vai se adaptar super rapido.
– Quem for primeiro horario (tipo 9 da manha, 2 da tarde) não chegue muito cedo, nã vale a pena.
– O mais legal que percebi, é que não é uma entrevista, “tipo concurso”, EXCLUSÃO. Ele na verdade está lá para orientar como devemos agir em quebec, e para dizer se o que esperamos é correto ou não.
– Ele me colocou com F no CSQ.
– MINHA PROFESSORA DE FRANCES É ÓTIMA, CHAMA-SE JULIANA, AQUI EM BRASÍLIA, QUEM QUISER FALAR COM ELA 61 93331996
au revoirHelayneParticipanteOi Espektro, sei que vc deve estar atolado de perguntas, mas gostaria de saber ainda:
– Qual seu nível de francês ?
– Vc entrou em contato com os 3 conselhos ?( tb sou contadora e imprimir os e-mails que entrei em contato com os órgãos, e suas respostas com as informações sobre o reconhecimento do diploma)
– Para área contabil a média salarial lá é menor que a nossa, isso é até uma dos pontos porque há tanta demanda, o que vc explicou qdo ele te perguntou isso, sobre a troca de trabalho daqui e pra lá, o porque de imigrar ?
– Como contador é impossivel trabalhar nos primeiros 3 anos, vc mostrou vagas similares ? estou levando vagas afins, ligadas a finanças, foi isso que vc apresentou ?
– Sua pos já concluiu ? Porque a minha terminou este ano mas ainda não tenho o diploma, nos documentos enviados eu mandei apenas uma declaração do curso.
Desculpe, te pentelhar, mas estou super apreensiva…
Desde já, muito obrigada
Helayne -
AutorPosts