Relatos de Entrevistas SP 2008

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista Relatos de Entrevistas SP 2008

Visualizando 241 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5676
      Espektro
      Participante

      CSQ nas mãos!!!

      Pessoal, estamos muito felizes, pois tudo deu certo e agradecemos a Deus por tudo.

      Vou contar como foi a entrevista:

      Nosso perfil:
      Eu – 29 anos, formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Controladoria e Finanças. (requerente principal)
      Minha esposa – 25 anos, formada em Educação Física.

      Entrevistador: Monsieur Leblanc

      A entrevista começou às 9 horas em ponto e realmente estreamos o novo escritório de imigração em São Paulo… hehehehe.
      Ele comentou conosco no início da entrevista que éramos os primeiros. Ele foi muito simpático do início ao fim. As primeiras perguntas foram qual é a nossa idade e não perguntou quem era o requerente principal (eu acho q ele sabia, pois ele tem os papéis que enviamos nas mãos). Perguntou também se nós éramos casados e depois nos disse a data de casamento e pediu pra gente confirmar e então, pediu nossos passaportes, nossas certidões de nascimento e casamento.
      Perguntou qual era a nossa profissão, pediu todos os diplomas (faculdade, pós e ensino médio, tudo com os históricos). Logo depois de pedir os diplomas, pediu para explicar a nossa profissão e perguntou se nós sabíamos como era a nossa profissão no Québec, então ele me perguntou se eu conhecia a Ordem dos Contadores e quantas ordens têm, eu respondi que conhecia e que já venho mantendo contato com as ordens, e disse os nomes das três e ele gostou, pois eu tinha conhecimento do assunto. Pra minha esposa, ele perguntou se ela conhecia os requisitos para poder trabalhar (ela trabalha aqui com natação), e ela respondeu que precisa fazer um curso na Cruz Vermelha, e para trabalhar com crianças um curso especial, então, ele também perguntou quais eram as exigências que um empregador do Québec faz para que você trabalhe, ela respondeu outra coisa, ele fez a pergunta de novo, ela continuou falando outra coisa, mas falou bastante e ele deixou quieto, acho que aceitou por ela ter falado bastante, mas o que ela falou era um pouco sobre o assunto.
      Em seguida, pediu nosso imposto de renda e também tivemos que explicar. Mostramos também nossos certificados de regularidade das nossas profissões (CRC e CREF), pois como eu sou autônomo e minha esposa trabalha como personal trainer, ele pediu os certificados demonstrando que estamos aptos na profissão. Mas minha esposa trabalha em uma academia com carteira assinada também, mostramos uma carta da empresa em que comprova o registro.
      Perguntou em que nível de francês achávamos que tínhamos e perguntou onde nós estudamos francês (não pediu o diploma). Pediu nossas ofertas de empregos e pediu para explicar em quais cidades ficavam e quais eram os nomes das empresas. Inclusive tinha uma rua famosa (que não lembro o nome agora) e ele falou um monte sobre a rua, pois era um político quebequense e que fez várias coisas importantes pro Québec.
      Depois, ele me perguntou qual era a minha motivação para ir para o Québec e então respondi. Então, do nada, ele começou a falar comigo em inglês, daí me bati um pouco e disse que fazia muito tempo que não falava inglês e confundia bastante as duas línguas (inglês e francês) então ele sorriu falou que entendia a situação e mesmo sem conseguir falar muito elogiou minha pronúncia (no dossiê coloquei nível 4 de inglês, debutant).
      Perguntou se conhecíamos o Québec e dissemos que não e perguntou se conhecíamos algum amigo lá, então falamos que sim. Isso tudo durou 45 minutos, então ele começou a digitar um monte, mas o computador ou sistema estava dando pau. Ele me falou então, que como era a primeira entrevista o sistema não estava funcionando muito bem. Ele ficou então uns 15 minutos sem falar nada e pediu desculpas por causa da demora do computador, digitou mais uns 5 minutos e de repente virou-se pra nós de disse: “FÉLICITATION”. Imprimiu os CSQs e nos passou as vias e nos acompanhou até o elevador. Saímos de lá as 10:15hs.

      Conselhos para entrevista:
      – Trabalho: Saber tudo sobre o teu trabalho aqui e no Québec, pois ele enfatiza muito isso. Leve as ofertas de empregos e saiba explicá-las.
      – Imposto de Renda: Conferiu tudinho e pediu pra explicar também.
      – Ele é muito simpático e foi super atencioso durante toda entrevista.
      – Ele disse que se nós não entendêssemos alguma coisa era pra pedir pra repetir, mas não precisamos.
      – Ele não nos pediu a carta que recebemos por correio. Mas por garantia levem.

      Qualquer dúvida é só perguntar.

      Au revoir.

    • #27606
      julima
      Participante

      Parabéns novamente…
      mas qdo o M. Leblanc perguntou
      ” quais eram as exigências que um empregador do Québec faz para que você trabalhe”
      sobre o q ele se referia?
      experiência?

    • #27607
      Diogo
      Participante

      parabéns mano… grato pelo relato…
      na quinta estaremos lá tbém!!!
      abraço

      db e simone

    • #27608
      mrodolfo
      Participante

      Espektro,

      Félicitations!

      Boa sorte na próxima etapa!

      MRodolfo

    • #27609
      Patinha11
      Participante

      Obrigada Spektro,valeu o relato!
      Parabéns!!

    • #27610
      Espektro
      Participante

      @julima”;p=”21376 wrote:

      Parabéns novamente…
      mas qdo o M. Leblanc perguntou
      ” quais eram as exigências que um empregador do Québec faz para que você trabalhe”
      sobre o q ele se referia?
      experiência?

      Pessoal, obrigado pelos parabens…

      julima, isto depende de cada profissão… ele queria saber o que o empregador coloca nas ofertas de empregos as exigencias para trabalhar… minha esposa entendeu um pouco diferente e falou em que ela sabe trabalhar e nao o que os empregadores pedem…

    • #27611
      Danieleo
      Participante

      Parabéns…
      Muito obrigada pelo relato… estávamos todos ansiosos por ele! Espero ter tranquilidade tbém dia 03…
      Abraços
      Dani

    • #27612
      julima
      Participante

      Ok,
      era o q eu pensava, os requisitos….
      valeu.
      Espero pegar meu CSQ dia 18 tb!!!

    • #27613
      Samucanadian
      Participante

      Oi Espectro, vlww mesmo pelo relato eim , se me permite colocarei ele no meu blog, como referencia para futuros entrevistados (assim como eu também) obrigado mesmo,

      Parabéns pelo CSQ e que todos nós que estamos ansiosos pelas nossas entrevistas consigamos o mesmo feito!!

      Abraços,

      http://www.samucanadian-quebec.blogspot.com

    • #27614
      RickSimon
      Participante

      É isso ai Espektro,

      Inaugurou o novo escritório com categoria, parabéns mesmo!

      Muito obrigado por dividir conosco a sua experiência e muito obrigado também pelas dicas para a entrevista. É bom saber que o M. Leblanc é tranqüilo, isso deixa aos que passarão pela entrevista nos próximos dias mais tranqüilos também.

      Muita sorte e paciência na parte Federal, ok?

      Um grande abraço,

    • #27616
      Enrique
      Participante

      Espektro

      Parabéns e valeu pelas informações. amanhã as 11:00 é nossa vez, assim q voltarmos contamos como foi.

      Um abraço a todos

    • #27617
      Espektro
      Participante

      @Samucanadian”;p=”21384 wrote:

      Oi Espectro, vlww mesmo pelo relato eim , se me permite colocarei ele no meu blog, como referencia para futuros entrevistados (assim como eu também) obrigado mesmo,

      Parabéns pelo CSQ e que todos nós que estamos ansiosos pelas nossas entrevistas consigamos o mesmo feito!!

      Abraços,

      http://www.samucanadian-quebec.blogspot.com

      Pode por sim… sem problemas…

    • #27618
      nari
      Participante

      Espektro, voce levou as declarações de imposto de renda de quais anos??

    • #27619
      Espektro
      Participante

      @nari”;p=”21391 wrote:

      Espektro, voce levou as declarações de imposto de renda de quais anos??

      Eu levei dos últimos 5 anos, mas acho que ele só pediu pra mim, pois eu sou autonomo, entao minha comprovação de trabalho foram os contratos que tenho com os clientes e os IRs.

    • #27620
      RickSimon
      Participante

      Espektro,

      Também gostaria de saber se o seu IR foi de 2008 ou 2007, pois o nosso de 2008 ainda não saiu, está com o contador, temos somente o de 2007.
      Será que isso trará problemas?

      Valeu e até mais,

    • #27621
      Espektro
      Participante

      Ele nao pediu o deste ano… o que eu levei foi do ano passado, pois o deste ainda nao venceu o prazo. Se ele me pergunta-se esta seria a minha explicação pra ele, mas ele nao perguntou nada e aceitou de 2007 pra traz, mas se vc conseguir levar ja o deste ano acho que seria melhor.

    • #27622
      Anonymous
      Participante

      Espektro,

      Primeiramente parabéns pelo CSQ, fico muito feliz quando isso acontece.

      Que venha muitos outros para todos nós.

      Muita paciência no processo federal. Que Deus os abençõe.

      Um abraço,

      Jean

    • #27623
      Samucanadian
      Participante

      Espektro, então o imposto de renda só é necessário leva-los se você trabalhar como autonomo????

      Eu como só trabalhei em empresas, tenho todos os contratos + as assinaturas em carteira de trabalho. Isso já é suficiente correto?

      abraços,

      Samuca

    • #27625
      Espektro
      Participante

      @Samucanadian”;p=”21397 wrote:

      Espektro, então o imposto de renda só é necessário leva-los se você trabalhar como autonomo????

      Eu como só trabalhei em empresas, tenho todos os contratos + as assinaturas em carteira de trabalho. Isso já é suficiente correto?

      abraços,

      Samuca

      Samuca,
      Eu nao posso ter certeza quanto a isso… eu levei (alias, eu tinha ja enviado uma copia junto com o meu dossie para Buenos Aires)… eu levei para comprovar meus rendimentos, pois sem eles eu nao tenho como comprovar… Agora, se eles estão pedindo ou não, infelizmente não sei te dizer. No meu caso, foi o meio que achei mais logico para comprovar os rendimentos. :wink:

    • #27629
      RafaCalango
      Participante

      Aê!

      Começamos com o pé direito! Vamo lá, galera da CBQ. Bora dar show nessa rodada de entrevistas.
      Que venham inúmeros CSQs para nós!
      Espektro, seja bem-vindo à eterna espera da fase federal! Sucesso!

      Abraços,

      Rafael e Tininha

    • #27630
      Gus_23
      Participante

      Parabens Espektro!

      Nossa, a minha entrevista foi bem mais simples! Levei uma tonelada de documento, mas minha entrevistadora na época (em novembro) não pediu quase nada…

      Mais uma vez parabéns, e se prepare para esperar uns bons meses agora!

      [ ]’s

      Gus

    • #27631
      farias
      Participante

      Parabens Espektro pelo CSQ, seu relato vai me ajudar a me preparar melhor para essa entrevista que farei este ano,eu desconfio que deva ser por volta de junho,pois enviei meu dossiê em novembro e voce em setembro mês do meu aniversario.Dissem que esse Sr.Leblanc é bacana uma otima pessoa.
      Farias

    • #27634
      Espektro
      Participante

      Obrigado pessoal pelos parabéns… estamos torcendo também por todos…

      Sobre a dúvida do IR, no item 7 da lista de documentos a enviar para o bureau, tem os documentos que precisam ser enviados.

      No meu caso é este item:
      “Se você exerce ou já exerceu nos últimos cinco anos alguma atividade por conta própria, uma profissão liberal ou atividade comercial, anexar os documentos correspondentes à atividade desempenhada, tais como :

         * documentos do governo local confirmando o registro da sua atividade;
         * comprovantes do exercício de atividade profissional regular, tal como um comprovante recente da sua matrícula na Junta Comercial;
         * último balanço financeiro e declarações de imposto dos últimos cinco anos;
         * comprovantes atualizados da sua adesão a um conselho profissional ou a uma entidade de classe, comprovante recente de contribuição para o fundo de seguridade social, ou qualquer outro comprovante de adesão profissional pertinente.”

      Antes de irem para a entrevista, revejam todos os documentos que precisam ser levados, ok?

      Abraços

    • #27636
      Marisalpa
      Participante

      Espektro PARABÉNS!!!
      Foi ótimo ler seu relato, ele ajudará muito todos nós
      É bom saber qual o foco maior da entrevista
      Abraços e boa sorte a todos

      Marisa

    • #27638
      viniciusmarc
      Participante

      Parabens espektro, e obrigado porseu relato

      boa sorte nas proximas etapas

    • #27641
      Samucanadian
      Participante

      @Espektro”;p=”21409 wrote:

      Obrigado pessoal pelos parabéns… estamos torcendo também por todos…

      Sobre a dúvida do IR, no item 7 da lista de documentos a enviar para o bureau, tem os documentos que precisam ser enviados.

      No meu caso é este item:
      “Se você exerce ou já exerceu nos últimos cinco anos alguma atividade por conta própria, uma profissão liberal ou atividade comercial, anexar os documentos correspondentes à atividade desempenhada, tais como :

         * documentos do governo local confirmando o registro da sua atividade;
         * comprovantes do exercício de atividade profissional regular, tal como um comprovante recente da sua matrícula na Junta Comercial;
         * último balanço financeiro e declarações de imposto dos últimos cinco anos;
         * comprovantes atualizados da sua adesão a um conselho profissional ou a uma entidade de classe, comprovante recente de contribuição para o fundo de seguridade social, ou qualquer outro comprovante de adesão profissional pertinente.”

      Antes de irem para a entrevista, revejam todos os documentos que precisam ser levados, ok?

      Abraços

      Obrigado por ter colocado estas informações, realmente muito importante para nós !!

      Parabéns novamente!
      http://www.samucanadian-quebec.blogspot.com

    • #27644
      Butox
      Participante

      Parabéns Espektro, agora é só comemorar

      Que chovam os CSQ’s e os relatos das entrevistas.

      Teremos muitoas relatos positivos para ler nos próximos dias

      abs

      Rodrigo

    • #27647
      ireniroger
      Participante

      Espektro,
      Parabens!!!! Estamos felizes por vcs, muito sucesso nessa caminhada!!!!
      Agradecemos muito pelos seus relatos, a nossa entrevista sera em Recife, dia 22 de abril, devera ser outro entrevistador, eu acho!!!!!

      Grande abraco

      Roger e Ireni

    • #27658
      crodrigocs
      Participante

      Parabéns Espektro e obrigado pelo seu relato. Minha entrevista vai ser semana que vem (dia 10) também em São Paulo. Ajuda a diminuir um pouco a ansiedade quando a gente fica sabendo que o entrevistador é simpático. Um abraço!

      Rodrigo

    • #27660
      Helayne
      Participante

      Oi Espektro, sei que vc deve estar atolado de perguntas, mas gostaria de saber ainda:
      – Qual seu nível de francês ?
      – Vc entrou em contato com os 3 conselhos ?( tb sou contadora e imprimir os e-mails que entrei em contato com os órgãos, e suas respostas com as informações sobre o reconhecimento do diploma)
      – Para área contabil a média salarial lá é menor que a nossa, isso é até uma dos pontos porque há tanta demanda, o que vc explicou qdo ele te perguntou isso, sobre a troca de trabalho daqui e pra lá, o porque de imigrar ?
      – Como contador é impossivel trabalhar nos primeiros 3 anos, vc mostrou vagas similares ? estou levando vagas afins, ligadas a finanças, foi isso que vc apresentou ?
      – Sua pos já concluiu ? Porque a minha terminou este ano mas ainda não tenho o diploma, nos documentos enviados eu mandei apenas uma declaração do curso.
      Desculpe, te pentelhar, mas estou super apreensiva…
      Desde já, muito obrigada
      Helayne

    • #27671
      Riva
      Participante

      Espektro,

      Parabéns.
      Ficamos felizes, de saber que vc conquistou o CSQ. O seu relato só nos deu mais gana e garra para estudar francês e fazer logo nossa entrevista.

      Tudo de bom nas próximas etapas.

      Ats,

      Polyanna e Ricardo

    • #27679
      SANDROMS
      Participante

      Rodrigo,

      Também vou fazer a entrevista dia 10 às 12h. Talvez a gente se encontre por lá…

      Boa sorte desde já.

    • #27682
      Enrique
      Participante

      Nosso relato da entrevista.

      CSQ TA NA HANDS.

      Entrevista 02Abr2008 11:00hs

      Nosso perfil:
      Eu: 33 anos,  curso: Adm. Comex, Francês Avançado, Inglês Fluente
      Minha Esposa: 32 anos curso: Letras Inglês/Português, Francês Intermediário, Inglês Avançado.

      Chegamos cedo uma hora antes e ficamos no estacionamento do próprio prédio até 10:30, depois passamos na recepção e subimos. Saindo do elevador as salas já são de frente rsrsrs, falamos com a recepcionista que já disse meu nome e pediu que aguardássemos.

      A ENTREVISTA

      As 11:15 eis que na sala de espera em que estávamos o M. Daniel C. Leblac, muito educado nos pediu que o acompanhasse.
      Ele é uma pessoa extremamente educada e faz de tudo para tornar a entrevista a mais tranqüila possível, porém não perde nunca o profissionalismo e o foco da entrevista, começou me falando como seria a entrevista e, sobretudo a análise do nosso idioma, em seguida me perguntou se tínhamos um projeto para mudarmos de país. Foi ai que comecei a conversar com ele numa boa, alguns minutos depois ele perguntou como eu avaliaria meu nível de francês, pois eu coloquei intermediário quando enviamos a documentação, mas ele achou muito mais alto e elogiou muito (1 ponto para Catherine – ècole quebec), em nenhum momento me pediu para ver nenhum comprovante de idioma, e seguimos conversando sobre nosso projeto. Preparamos um trabalho encadernado com 110 folhas onde estavam todas as informações de trabalho, moradia, gastos no primeiro ano, bairros enfim, ele gostou muito e disse que realmente tínhamos um projeto, depois de 20 minutos analisando tudo cuidadosamente, virou para minha esposa e disse, estou verificando seu marido, mas logo nós nos falaremos também, como sempre muito educado.
      Depois de algum tempo ele virou para minha esposa e fez a mesma pergunta sobre o projeto de imigração.
      Ele fez algumas perguntas para nós sempre voltadas para saber a consistência de nosso projeto:

      Ex: Como você acha que é procurar um emprego no Quebec? (vale lembra que as melhores vagas não estão nos jornais ou internet as vezes é necessário bater na porta com um cv próprio para a empresa em questão, mais um ponto para Catherine que já tinha nos falado disso).

      O que vocês conhecem sobre Quebec/ Montreal? (foi nessa hora que começamos a falar do syroup d’erable, marche jean talon, a equipe do canadien de montreal, festival juste pour rire. ele achou muito legal, e perguntou se já tínhamos experimentado o syroup, falamos que sim aonde? École quebec, rsrsrsr mais um ponto.  

      Como eu faria para me integrar na sociedade uma vez que não precisarei fazer a francização?  (foi quando eu explique que conhecia alguns órgãos de recepção para o imigrante, cegep, universidades, etc)

      Porque duas pessoas que estão estabilizadas no Brasil, querem deixar o país e os amigos para morar num país com clima tão diferente? (foi quando minha esposa explicou para ele que não estamos deixando o Brasil e sim aproveitando uma grande oportunidade, ela ressaltou todos os pontos positivos do Brasil e do Quebec também ele elogiou bastante)

      MOMENTOS LEGAIS DA ENTREVISTA
      Estávamos muito tranqüilos, isso ajudou muito, e quando ele notou que estudamos na mesma escola do primário minha esposa contou para ele parte da nossa história romântica eu fiz uma cara de “isso não vai dar certo”, mas ele quis saber toda história foi hilário, até opinou e elogiou a espontaneidade da minha esposa rsrsrsrs. Outro momento foi quando falei que conhecia a história de Maurice Richard, começamos a falar do filme, foi bem legal. (mais pontos para école quebec). Quando ele olhou nossa planilha de custo pra o primeiro anos elogiou muito, achou legal que sabíamos até o valor do cinema, e deu uma dica para irmos de terça que é mais barato rsrsrsrsrs.

      COMPROVANTES DE ESCOLARIDADE

      Olhou todos nossos diplomas, mesmos os da escola primária, colegial, faculdade, inclusive as notas também.
      Detalhe 1 – O diploma da minha esposa não ficou pronto a tempo, ela apresentou o histórico com as notas, mas ele falou para providenciar para levar para o Quebec.
      Detalhe 2 – Meu diploma de pós graduação são de 365 horas FAAP, mas já tinha lido que só aceitariam pós com mais de 400 horas, ele aceitou e falou que contaria pontos sim.

      COMPROVANTE DE IDIOMAS
      Não falamos uma única palavra em inglês, ele nem olhou meus certificados do CELLEP, nem da minha esposa que esteve um tempo em Nova York.

      CONCLUSÃO
      Ele quer realmente saber se você tem um projeto, se você conhece sua área de trabalho, ele foi muito gentil no final escreveu em um papel o nome de algumas empresas que eu poderia procura no ramo financeiro.
      Rimos muito, mas o melhor foi sair de lá com o CSQ rsrsrs as 12:30.

    • #27683
      Enrique
      Participante

      Gostaria de fazer um agradecimento à parte a TODOS que nutrem esse fórum com informações valiosas. Nosso projeto foi pautado em muitas coisas que aqui se encontram e foi provado mais uma vez a qualidade do trabalho de vocês. Gostaríamos de dizer um sincero muito obrigado aos IDEALIZADORES/MODERADORES desse fórum que como bandeirantes do século XXI estão servindo de referência para nós que estamos seguindo esse caminho também. Um especial obrigado aos moderadores que mesmo depois de terem chegado ao Canadá estão ajudando aqueles que como nós lemos as informações tão bem aqui expostas.

      MUITO OBRIGADO AOS MODERADORES EM BREVE AGRADECEREMOS PESSOALMENTE

      Enrique e Michela

    • #27684
      Anonymous
      Participante

      Enrique,

      Parabens, pelo Csq. Sucesso no federal, e vamos conjugar o verbo “Atendre”.

      Um abraço,

      Jean

    • #27685
      marcelomanzo
      Participante

      Eu e a minha Noiva vamos fazer a entrevista dia 10 às 11hs.

      SANDROMS e crodrigocs nos encontraremos por lá!!!

      Desejo muita sorte a todos!!!

    • #27708
      viniciusmarc
      Participante

      Enrique e Michela

      Parabens, e boa sorte no federal

      Marcus

    • #27715
      Marisalpa
      Participante

      Parabéns!!!

      Henrique e Michela

    • #27726
      ireniroger
      Participante

      Henrique e Michela
      Parabens pela conquista!!!!!!
      to vendo que terei de aprimorar nosso projeto, para a entrevista!!!!!rsrsrsrsrsr

      Abraco

      Roger e Ireni

      Entrevista em Recife dia 22 de abril….

    • #27729
      Espektro
      Participante

      @Helayne”;p=”21439 wrote:

      Oi Espektro, sei que vc deve estar atolado de perguntas, mas gostaria de saber ainda:
      – Qual seu nível de francês ?
      – Vc entrou em contato com os 3 conselhos ?( tb sou contadora e imprimir os e-mails que entrei em contato com os órgãos, e suas respostas com as informações sobre o reconhecimento do diploma)
      – Para área contabil a média salarial lá é menor que a nossa, isso é até uma dos pontos porque há tanta demanda, o que vc explicou qdo ele te perguntou isso, sobre a troca de trabalho daqui e pra lá, o porque de imigrar ?
      – Como contador é impossivel trabalhar nos primeiros 3 anos, vc mostrou vagas similares ? estou levando vagas afins, ligadas a finanças, foi isso que vc apresentou ?
      – Sua pos já concluiu ? Porque a minha terminou este ano mas ainda não tenho o diploma, nos documentos enviados eu mandei apenas uma declaração do curso.
      Desculpe, te pentelhar, mas estou super apreensiva…
      Desde já, muito obrigada
      Helayne

      Primeiramente…
      Enrique e Michela, parabéns pelo CSQ!!!

      Helayne, respondendo…
      – Temos 200 horas de frances… acho que intermediário.
      – Sim, entrei e contato e falei pra ele sobre as ordens.
      – Média salarial menor que a nossa? Não mesmo… um auxiliar de contabilidade aqui ganha uns R$ 700,00… lá ganha-se uns CAN$ 2.500,00. Quando se tem a ordem os salários sobem pra CAN$ 5.000,00.
      – Não é impossível trabalhar não… as vagas para aide comptable, comis comptable e technicien comptable não precisam de ordem, portanto, eu mostrei estas vagas.
      – Sim, já conclui minha pós.
      Espero que tenha ajudado.

    • #27731
      Gus_23
      Participante

      Parabens  Henrique e Michela

      Agora é juntar a papelada e se preparar para a próxima etapa!

    • #27735
      Marisalpa
      Participante

      Espektro,

      Adorei ler que vcs tem 200 horas, estou tão preocupada com o francês…

      Eu tenho 240 que fiz na escola e estou fazendo mais 28 horas particular direcionada para entrevista, vcs conseguiram entender todas as perguntas do entrevistador? desculpa mas a ansiedade me deixa atordoada.

      Só tenho mai suma vez que te agradecer

      Marisa

    • #27737
      fediniz
      Participante

      Gente! Uma coisa me chamou atenção no relato de Spectro

      Ele solicitou a certidão de nascimento de vcs? mas qndo casamos não perdemos nossa certidão de nascimento e esta é substituída pela de casamento?
      Vejo q pelo se projeto, preciso aprimorar o nosso…. está completo, mas não tanto como o seu!

      Parabéns!

      Fernando

    • #27738
      SANDROMS
      Participante

      Fernando,

      Eles pedem a certidão de nascimento sim, e para o processo federal também (copia autenticada). Estou levando a minha. É melhor levar mais coisas do que faltar algo.  Esse lance da certidão de casamento substituir a de nascimento é verdade aqui no Brasil, mas eles não são brasileiros. O Espektro me contou que teve que explicar um monte sobre declaração de imposto de renda ao M. Leblanc (declaração conjunta, separada, etc…).

      Sandro.

    • #27741
      Riva
      Participante

      Henrique,

      Parabéns!
      Que Deus abençoe as próximas etapas.
      Vc pode informar quando enviou o dossiê?

      Aguardo retorno.

      Sucesso e Sorte!

      Polyanna e Ricardo

    • #27747
      petula
      Participante

      Pessoal, meus parabéns! O resultado da entrevista é resultado do nível de preparo e dedicação de vocês!

      :)

      Agora é passra pela parte 2 mega-tranquilos e ir ser feliz no Québec!

      []s
      P

    • #27748
      danielcasas
      Participante

      Gente,

          Só uma coisa, e me perdoem por fugir do tema, mas vi em um relato aí sobre cópia autenticada na parte federal do processo. Não precisa ser autenticada. Pelo menos não precisava. Só se mudou algo. Vejam bem isso aí para não perderem tempo desnecessariamente.

      Abração,

      Daniel

    • #27749
      SANDROMS
      Participante

      Daniel,

      eu tirei copia autenticada dos documentos porque no anexo com as instruções do federal em ingles fala para enviar “notarized photocopies…”. (http://www.cic.gc.ca/English/pdf/kits/guides/E37134.pdf)

      Mas no mesmo documento em francês fala para enviar “des photocopies…” (http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/F37134.pdf)

      Como não quero reviravoltas autentiquei tudo…..

      No processo do Quebec, eu inclui meu filho (esse da foto) no meio do processo e me pediram cópia autenticada da certidão de nascimento e do passaporte.

      Sandro.

    • #27750
      Enrique
      Participante

      Galera obrigado a todos valeu pela força, e continuamos torcendo por voces…

      1 – Riva, mandei nossos documentos dia 03Out2007

      2 – Fediniz, sobre a certidão de nascimento  a M. Leblanc também pediu a nossa expliquei que qdo nos casamos torcamos pela certidão de casamento, ele entendeu e aceitou sem problmemas, hoje fomos ao consulado entregar a documentação a moça do guiche conferiu e disse que estava tudo certo.

      Agora é só esperar… esperar… esperar rsrsrsr

      Enrique e Michela

    • #27751
      Anonymous
      Participante

      Parabens Enrique e Espektro!

      E tomara que todos consigam!

      abraços
      Erika

      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #27752
      Anonymous
      Participante

      o Enrique tem razão, assino embaixo!!

      (Gostaria de fazer um agradecimento à parte a TODOS que nutrem esse fórum com informações valiosas. Nosso projeto foi pautado em muitas coisas que aqui se encontram e foi provado mais uma vez a qualidade do trabalho de vocês. Gostaríamos de dizer um sincero muito obrigado aos IDEALIZADORES/MODERADORES desse fórum que como bandeirantes do século XXI estão servindo de referência para nós que estamos seguindo esse caminho também. Um especial obrigado aos moderadores que mesmo depois de terem chegado ao Canadá estão ajudando aqueles que como nós lemos as informações tão bem aqui expostas. MUITO OBRIGADO AOS MODERADORES EM BREVE AGRADECEREMOS PESSOALMENTE)²

      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #27753
      danielcasas
      Participante

      Sandro,

          Como eu lhe disse, não precisei autenticar e funcionou.  :D  Mas você está mais que certo, o seguro morreu de velho, então… Se servir para que você fique tranquilo, já valeu a pena.

      Enrique e Michela,

          Desejo a vocês dois a melhor sorte do mundo nessa parte federal. O único conselho que lhes dou é o de esperar com calma, pois às vezes demora um pouquinho mas vai. Podem ter certeza que vai!

      Abraços a todos,

      Daniel

    • #27754
      Danieleo
      Participante

      Pessoal….CSQ fresquinho em mãos!!!!
      Depois postarei minha entrevista, mas fiquem tranquilos….o Monsieur Leblanc é tudo de Bom!!! Não havia como ter outro melhor! Ele é extremamente educado, paciente, e super tranquilo!
      Estamos muito felizes!  :lol:  :D
      Dani   :)

    • #27755
      Diogo
      Participante

      PASSAMOS…

      NOUS SOMMES  CSQUOIS AUSSI!!!!!

      entrevista das 15:45 até 16:45 e depois mais uns 25 minutos de papo…

      o Leblanc é tranquilo quando vÊ que as pessoas trabalharam pra estar ali na frente dele, com quelque organização…  rs

      de relevante mesmo pra dizer aqui, é que eu e minha companheira somos geógrafos, ele valorizou a possibilidade dela lecionar lá, eu sou técnico em eletrônica também, e principalmente que ele ao ver o certificado de curso intermediário de inglÊs, que datava de 1999, ele nem pediu pra eu falar nada…
      nem um piu anglofônico!!!
      rsrs
      tem mais, com 196 horas de francÊs, sendo as primeiras 60 atestadas apenas pela nota de uma prova, ele me classificou como nível 7 – Francófono e minha companheira como nível 6…  

      estamos bem felizes, e depois vamos detalhar os relatos no blog…
      http://www.diogoesimone.blogspot.com
      grato a todos que contribuiram pra chegarmos a esse momento
      bonne chance à tous qu’allons faire l’entrevue!!!!
      se vc fez por merecer, é só pegar o que é seu….

      abraços

      Diogo e Simone

    • #27756
      Anonymous
      Participante

      Danieleo, Diogo e Simone,

      Meus parabéns, sucesso no federal,

      Vamos que vamos.

      Um abraço,

      Jean

    • #27763
      Butox
      Participante

      Parábens Diego e Simone, Enrique e Michela
      Bonne Chance na próxima étapa!!!

      Parabéns Danieleo!!!!
      Estávamos asiosos para saber de sua entrevista. Falamos sobre vocês hoje com a Daniele na aulda de francês.
      Chegamos em casa agora e corremos para o computador.
      Mas o resultado já era esperado!!! Estamos muito felizes por vocês!!

      Félicitations!!!
      Rodrigo, Vanusa e Diego

    • #27776
      Danieleo
      Participante

      Obrigado a todos que torceram por nós!

      Rodrigo, Vanessa e Diogo, estamos esperando vcs lá!
      A juju ainda quer brincar com o Diego,viu?
      Agradeça a Daniele por nós….Depois o faremos por e-mail….

      Abraços e vamos marcar de nos encontrar aí em BH, sem falta!…

      Dani, Leo, Júlia e CSQ`s 8)  8)  8)  8)  8)  8)

    • #27787
      Patinha11
      Participante

      Olá pessoal!!
      Recebemos os nossos CSQs também!!  :mbounce:
      Nossa entrevista foi as 10:00 de hoje,o entrevistador é 100% !
      Nosso relato está no Blog.
      Obrigada pelos que torceram por nós.

      http://www.patinhaemarcelomontreal.blogspot.com/

      Patricia,Marcelo e Marcella.

    • #27788
      farias
      Participante

      Alguem saberia me dizer se os dossies enviado em agosto e setembro estão sendo chamados para a realização das entrevistas abril e maio.Pois o meu  eu enviei em novembro voces tem ideia qual mes será a previsão de minha entrevista?

    • #27789
      Anonymous
      Participante

      Patricia,Marcelo e Marcella,

      Parabéns pelo CSQ.  Muito sucesso na parte Federal.

      Fico feliz pelo sucesso de vcs, e que venha mais…

      Farias,

      Eu mandei em agosto e vou fazer entrevista so em 05 de Maio. A respeito de quem enviou depois o que sei é que esta atrasado mesmo por causa da mudança do escritório para SP.

      Um abraço,

      Jean

    • #27791
      William
      Participante

      Parabens Patricia,Marcelo e Marcella!!!

      Agora temos que fazer mais um encontro em Joinville para comemorar!!

      Agora já podem dormir tranquilo!  :P

      Abraços

    • #27793
      Danieleo
      Participante

      Bem,nao poderia deixar de dar meu depoimento a esta comunidade/familia que tanto dos ajudou nesta vitoria.
      Para quem me conhece, sabe que sou virginiana e detalhes são comigo mesmo…rsrrsrs Bem vamos la!

      Chegamos ao escritorio 30 min. antes e ficamos na sala de espera….Juju estava alegre, muito alegre…Corria e brincava na maior tranquilidade…as 14:20 o outro casal antes da gente sai com um risinho nos lábios e olha para nós, lá, sentados, desesperados….
      14:30…nada….
      Chega o casal Simone e Diogo que seriam entrevistados depois de nós.. nós conhecemos no hotel,assim como a Patricia, Marcelo e Marcela que ja estavam com seus CSQ’s…
      14:40 o M. Leblanc chega ate nos, se apresenta e nos convida a entrar em sua sala ja apontando onde cada um deveria sentar…Pede desculpa pelo atraso e diz que era uma ligacao de Montreal…
      Comecou pedindo meu endereco e a data de meu nascimento, depois o passaporte e nesta hora ele deu para Juju um exemplar de Apprendre Le Quebec para distrai-la….
      Dai, Leo me tira uma caneta e entrega para Juju…Ele pensou que era um caderninho qualquer para ela escrever…pensei: Leo e doido…
      Enquanto ele me pedia as certidoes de nascimento e casamento olhava para Julia rabiscando o Apprendre…rsrsrsrs
      Leo nao achava por nada a certidao de nascimento…mas enfim, encontrou…claro isso aumenta o nervosismo… e Julia rabiscando o Apprendre….
      Pediu em seguida nosso historico de estudo e diplomas…Nessa hora ele elogiou por eu ser veterinaria e disse que o Quebec precisa muito de nos….Alguem tem que precisar, né gente!
      Perguntou se eu sabia que havia a ordem dos veterinarios e se eu ja havia entrado em contato com eles…Respondi que sabia sim, mas ainda nao tinha me comunicado…Nesta hora aproveitei e falei sobre o conhecimento da Permissao e validação do diploma e mostrei que a EV/UFMG era reconhecida pela Associação Americana de Medicina Veterinária e ele elogiou e disse que isso era muito bom…
      Pediu minha carteira de trabalho e conferiu todas as datas, comprovantes do contrato com a prefeitura e meu contra-cheque de funcionaria pública…
      Nesta hora ele passou para Leo e comecou a conferir os doc.s dele… Descobriu que o historico universitario ja vem com o nome da escola do ensino medio…Disse que isso era bom e que agora nao precisava mais pedir o historico do 2 grau…
      Pediu os comprovantes de frances… Entao nos mostrou a data do curso do Ingles e Cia que no certificado estava de agosto a dezembro de 2008….Putz…nervoso, tensao…Leo exlicou que era um erro, e que a data correta era 2007…Achei tbem o comprovante de matricula original e mostrei para ele…Ele pensou que era comprovante de ingles por causa do nome da escola…rsrsrs Fez entao a pegunta: Qual e a minha motivacao para imigrar.. Respondi aquele basico de qualidade de vida para nossa familia, seguranca, mercado de trabalho, etc…Perguntou qual regiao escolhemos e respondi que haviamos escolhido Laval apos nossas pesquisas…
      Julia nesta hora ja tinha rabiscado todo o Apprendre e estava pedindo atencao e enjoadinha querendo dormir… Tensao…Como escutar, entender e falar frances?!
      Leo pediu para fazer a apresentacao de nossas pesquisas e juntos mostravamos a apresentacao, ao som do Mes Aieux cantando En Famille…Ele ficou assustado com as comparacoes Brasil x Canada onde mostrava a taxa de desemprego, PIB por pessoa,e falava: incroyable…
      Viu que o Canada possuia taxa de violencia bem pequena em comparacao com o EUA.. Acho que ele pensava, ta vendo???
      Outro indice que ele assustou foi o de desenvolvimento humano e chegou a falar que era inacreditavel isso, porque aqui tinha tantas pessoas…
      Ele sempre atencioso, calmo e ligado em tudo… Sempre digitando uma coisinha ou outra entre as respostas…
      Julia dormiu…
      Nesta hora a tecla SAP desligou e eu comecei a pedir para ele repetir e Leo tbem me ajudava….Desespero!
      Entao, eu o vi mexendo no papel da impressora e pensei: Oba!
      Digitou mais um pouquinho e virou-se para nos com um sorriso: Felicitations!
      Ai a conecao caiu direito e ja nao entendia patavinas de nada….Brincou que hoje nós iríamos dormir e perguntou se queriamos um novo exemplar do Apprendre. Eu disse que nao era necessario. Ele brincou e falou que ficaria como uma lembranca.. Concordei e mostrei a ele o desenho da Júlia dizendo: Très joli!
      Ele riu, nos mostrou os CSQ`s explicando qual era do processo federal e qual era a nossa via, falou que nos iria acompanhar ate a saida e fim….

      Na verdade, a entrevista e muito simples…Ficamos todos sempre muito nervosos, mas pelo menos para o M. Leblanc é uma conferência de documentos e avaliação de seu interesse e claro, a avaliação do seu frances…Acho que nesta ordem de importancia…Pelo menos foi minha impressao…Manter a calma e nao perder a atencao e muito importante…

      Agradeco a todos que estavam torcendo por nos…Obrigada em especial a Norma (mais conhecida por Juju por “Merci”) que nos deu confianca, principalmente a mim para “chegar e Arrasar”, n’est pas?

      Agora vamos comecar nosso bazar, avisar a parte da familia de Leo que ainda nao sabe…
      Comeca uma nova vida!

      Abracos
      Dani

    • #27802
      Gus_23
      Participante

      Parabens Dani!

      A próxima etapa é uma espera bem dificil tb, mas pelo menos é só burocrática!

      Mais uma vez parabéns!!

      ps. uma pergunta: Tiveram notícias de alguem dessa rodada que não passou?

    • #27805
      najinha
      Participante

      Parabéns a todos pela conquista sem duvida o povo está dormindo bem melhor rs rs rs ao contrário de nós que ainda faremos no dia 17/04!!!!!! e o tempo está voando meus amigos!!!! abraços a todos e felicidades aos que começaram essa nova etapa!!!!!

    • #27806
      Danieleo
      Participante

      Gustavo, tivemos notícia pelo Diogo que o M. Leblanc de todas as entrevistas feitas ate agora, apenas três entrevistados ficaram de recuperacao…mas parece que um deles foi pq nao levaram nenhuma pesquisa de trabalho…De resto, todos passaram…
      Abracos
      Dani

    • #27809
      Marisalpa
      Participante

      Aos que passaram pela entrevista essa semana

      M. Leblanc comentou algo sobre o tempo que leva o processo federal? Se houve alguma mudança após a mudança para SP?

      Em média são uns 6 meses após a entrevista (isso atráves dos relatos que li), me corrigam se eu estiver errada….

      Toda sorte para vcs na parte federal, e a todos que estão aguardando o tão esperado dia da entrevista

      Abraços

      Marisa

    • #27813
      Felipewise
      Participante

      Marisa… nao conte com os seis meses… o consulado diz 10 meses como tempo medio mas nao garante nada.

      De qualquer forma varias pessoas conseguem em seis meses, to no meu sexto mes esperando o pedido de passaportes… imagino que daqui ao visto nas maos, pelo menos 1 mes e meio

      abs

    • #27815
      maurorepacci
      Participante

      Aeee pessoal! Fico feliz que mais brasileiros estão sendo aceitos. Parabéns a todos que passaram na entrevista.
      O processo federal demora em média seis meses mas pode terminar antes dependendo da boa vontade do consulado. No primeiro semestre de 2008, eles trabalharam muito bem e adiantaram o processo.
      Aconselho a todos a dar uma lida nas dicas para preencher os formulários e pedir os antecedentes e fazer isso com muita atenção e cuidado.
      Boa sorte a todos!
      Abraços,
      Mauro

    • #27828
      SANDROMS
      Participante

      Dani e Leo…

      Não sei quantos anos tem a Juju, mas acho que não gostaram do epsódio do livreto Appendre le Quebec. Pois me ligaram hoje do ecritório de imigração pedindo para não levar os filhos na entrevista. He he he… Não pretendia levar mesmo….

      Sandro.

    • #27830
      Samucanadian
      Participante

      Pessoal torço por  todo mundo ,fiquei muito contente pelas conquistas já realizadas !! Que chovam ainda mais CSQs , e espero que chova o meu na minha horta chamada esperança!!! =)
      abraços a todos , bom final de semana

    • #27832
      Gus_23
      Participante

      Danieleo,

       Valeu pela informação!  Pergunto pq quase nunca ouço de alguem que não passou, e sei que eles existem.
      Um amigo meu ficou de recuperação no francês, tem até outubro para entregar o atestado de 200 hrs, mas acho q está desistindo.  É muito importante frizar sempre que sair da sua terra natal não é fácil, e vc precisa de objetivos muito bem definidos para isso.  Acredito que a maioria dos que estão sempre lendo e/ou escrevendo nos foruns e listas estão realmente empenhados, por isso mesmo não é tão fácil ver um rerovado entre nós.

      um grande abraço e parabens a todos!

      Gus

    • #27839
      RickSimon
      Participante

      Dani e Leo,

      Parabéns pela conquista!

      É bom saber que M.Leblanc é uma pessoa fácil de lidar e pelo que li de todos os relatos, bem humorado e de um temperamento muito gentil, bom saber mesmo!

      Nossa, parece que a quarta-feira dia 09 está tão longe, dá um frio tão grande na barriga! Mas de qualquer forma vamos lá!

      Gente, à todos que passaram por entrevista essa semana, P A R A B É N S ! ! !  e um final de semana cheio de paz e alegria!

      Um grande beijo à todos!

    • #27879
      Danieleo
      Participante

      hahahahahahahaha
      Sandro, pode ser…. Acho que ele pensou, não vai dar certo! A Juju tem 3 anos e estava ate bem comportada lá dentro…
      Mas a verdade é que como eu era a requerente e Julia me pedia atençao, acabei desligando automaticamente a SAP e ele percebeu isso…Por isso escrevi para não perderem a atenção e a calma…
      Gustavo, acho que o foco é esse mesmo…Confirmar se a pessoa tá realmente ciente e preparada para enfrentar, frio, desemprego temporário, ritmo de vida, novas culturas…Veja só, seu amigo tá praticamente com o CSQ nas mãos e já está desistindo…eles querem pessoas que tenham CERTEZA! É só mostrar isso na entrevista!
      Obrigada a todos pela torcida… Estou torcendo por vcs tbem….Que venham mais CSQ`s!!!!

      Ah, no blog tem as fotos dos CSQ`s e do Apprendre…Da fachada do escritório e dos CSQuoises…
      http://allezcanada.blogspot.com/
      Abraços,
      Dani

    • #27882
      Patinha11
      Participante

      Nossa entrevista(mais uns detalhes):

      Podemos dizer que M.Leblanc é extremamente educado,detalhista,e aprecia demais a organização…
      Pede o IR,ofertas de trabalho dentro da área de formação,como disse no Blog,ele é muito simpático e fala bem pausadamente,percebendo meu nervosismo,ele procurou descontrair,falando do tempo e etc…
      É se preparar,levar tudo que está na lista e mais alguma coisa,se não precisar é só trazer de volta.
      Vimos uma pessoa que foi antes de nós que estava lá para uma ”segunda parte” da entrevista;ela não havia levado as ofertas de trabalho e ele pediu que ela fosse e a encaixaria entre um e outro(imagina se fosse com a gente?morando em outro Estado???)
      Com a gente foi tranquilo,tirando a parte de que eu esquecí tudo,foi tudo bem!!
      Aconselhamos ir bem vestidos como se fossem para uma entrevista de trabalho.Ele é bem elegante…
      Afinal estamos buscando um visto de Trabalhador Qualificado.
      Abçs.

    • #27884
      Marisalpa
      Participante

      Parabéns!!!

      Patricia e Família,  Dani, Leo, Júlia muita sorte para vcs no processo federal

      Mais uma vez fico muito feliz em ler o relato de vcs, sobre o M. Leblanc…

      Abraços

      Marisa

    • #27889
      Felipewise
      Participante

      E que chovam mais CSQ’s!!! heheheheh
      Parabens aos mais novos contemplados e boa sorte para os proximos entrevistados!!
      abs

    • #27895
      Enrique
      Participante

      E que venham mais CSQ’s por ai, Felicidades a todos que passaram por essa etapa, e vamos continuar torcendo por voces que com certeza terão sucesso também.

      Enrique e Michela

    • #27904
      Anonymous
      Participante

      Patinha,

      Parabéns pelo CSQ e sucesso no processo de vcs.

      Faltam 30 dias para a minha entrevista, hehehe

      Um abraço e que venham mais,

      Jean

    • #27917
      ireniroger
      Participante

      Parabens Patinha e familia!!!!!
      Estamos ansiosos pela nossa entrevista, porem, como ja passei ao pessoal, a nossa será em Recife, dia 22 de abril, acreditamos que seja outro entrevistador!!!!!
      Um abraço de Roger e Ireni

    • #27935
      Diogo
      Participante

      só pra constar…

      realmente acho que a Juju tem haver com o pedido do escritório pra não levar mais a criançada, pois na sexta-feira, minha companheira Simone retornou ao bureau pra falar com o M. Leblanc.

      Estávamos com dúvida em uma informação que não constava no CSQ dela, a formação, daí enquanto ela esperava ela ouviu a Aline, secretária lá, ligar pras pessoas. O detalhe é que a entrevista que a Jujú participou foi a penúltima da quinta… rs rsrsrs

      Só pra informar também, confirmamos com o M. Leblanc, e realmente não aparece no csq do acompanhante, a formação, Aparece apenas no CSQ do demandeur principal.

      donc………

      abraços a todos…

      parabéns aos CSQuois e CSQuoises…

      db e simone

    • #27940
      ricardobaldo
      Participante

      Olá Amigos,

      Estou precisando da ajuda das pessoas que acabaram de fazer a
      entrevista e deram entrada nos papeis do Federal..

      Sobre a certidão de bons antecedentes da Polícia Federal,
      Vcs entregaram a certidão emitida via internet ?

      Aos que moram em BH , eu fui na PF na semana passada e o pessoal
      lah somente me informou que agora a certidao é emitida pelo site…
      Será que ela é valida para o consulado do Canada ?

      PS: Desculpe-me por postar este assunto neste topico mas
      acredito que terei uma informação mais atual com vcs que
      acabaram de dar entrada nos papéis.

      Um grande abraço e boa sorte a todos….

    • #27941
      Patinha11
      Participante

      Obrigada pessoal!!
      Agora estamos na luta pelas certidões lá do Rio,nossa cidade natal…mas tudo irá fluir…chegamos até aqui ,agora vamos em frente e avante !
      Bisous a tous !
      Ricardo,nós tiramos o formulário na net, levamos a PF e lá eles deram a entrada no pedido,em 5 dias voltamos e pegamos as certidões.Mandaram autenticar em um determinado cartório indicado por eles.
      Moro em Santa Catarina,nao sei se é igual em BH !
      Boa sorte :D

    • #27944
      Danieleo
      Participante

      Pô pessoal, coitada da Juju, fui eu quem dei a caneta! E porque na verdade realmente não vi que era o Apprendre, só fui ver depois que ela já tinha escrito o nome, e olha que ela nem errou muito, para uma menina de 3 anos.. Em Nom: ela colocou o nome dela..

      Leo

    • #27947
      Diogo
      Participante

      a culpa não é da juju… eles que tinham que ter avisado antes…  criança é criança, na entrevista ou em qualquer lugar… rsrs

      abração
      db

    • #27950
      RafaCalango
      Participante

      Legal ver a coisa andando para todos vocês também!

      Feliz CSQ novo a todos!

      E vamo que vamo que aqui na CBQ é assim: tá sobrando gente dedicada e brota CSQ por todos os lados!

      Parabéns!

      Abraços,

      Rafael e Tininha

    • #27953
      Gus_23
      Participante

      Parabens Patinha!  

      E muita sorte nessa proxima etapa!

      abraços,

      Gus

    • #27965
      Patinha11
      Participante

      Obrigada pessoal,hoje um casal amigo também recebeu seus CSQs com louvor !
      Como são do Rio talvez resolvam a questão de nossas certidões junto a PC de lá na hora que forem solicitar as deles.
      As coisas estão andando bem !
      Que venham mais CSQs !!!
      :bananadance2:

      Um aparte:Jujú é tudo de bom ! deveriam era ter limitado a idade das crianças na entrevista,isso sim seria o mais correto.Querer que um neném fique em silencio por 1 hora é complicado !!! Na carta dizia bem claramente que TODOS da familia deveriam comparecer…
      Bisous !!

    • #27970
      Anonymous
      Participante

      Patinha,

      @Patinha11″;p=”21765 wrote:

      Deveriam era ter limitado a idade das crianças na entrevista,isso sim seria o mais correto.Querer que um neném fique em silencio por 1 hora é complicado !!! Na carta dizia bem claramente que TODOS da familia deveriam comparecer…
      Bisous !!

      Pelo que entendi e em outros casos que ja vi anteriormente tambem, as crianças não são necessárias no dia da entrevista e na carta que recebi fala que os filhos solteiros de 22 anos ou mais. Não fala-se filhos menores.  Se eu estiver errado, façam a correção.

      Mas o fato do aprendre le Quebec ter sido dado a Juju e ela ter escrito, acho que não seja problema, pois foi dado a uma criança. :)

      Texto:

      “Les personnes suivantes devront vous accompagner à l’entrevue :
      • votre époux(se) ou conjoint(e) de fait;
      • vos enfants à charge, mariés ou conjoints de fait sans égard à l’âge;
      • vos enfants à charge célibataires de 22 ans et plus.”

      Um abraço,

      Jean

    • #27978
      Riva
      Participante

      Jean,

      Pelo que entendi da frase:

      vos enfants à charge, mariés ou conjoints de fait sans égard à l’âge;

      deve-se levar crianças/filhos sob sua responsabilidade, casados ou cônjuges de fé, sem considerar/ independente (d)a idade.

      Se estiver incorreta, por favor me corrija.

      Ats,

      Polyanna e Ricardo

    • #27981
      Anonymous
      Participante

      Polyanna e Ricardo,

      Pelo que entendi:

      “vos enfants à charge, mariés ou conjoints de fait sans égard à l’âge;”

      Filhos casados ou juntados sem importar a idade:

      “Vos enfants à charge célibataires de 22 ans et plus.”
      Filhos solteiros com idade igual ou maior de 22 anos.

      Por isso creio que as crianças nao é necessário, o que acontece é que algumas familias podem não ter com quem deixar as crianças ou querem ter o momento da entrevista junto com as mesmas e por isso as levam.

      Um abraço,

      Jean

    • #27982
      Myller
      Participante

      ola, amigo
      eu sou farmaceutico e tenho 29anos, minha esposa tem 28 e nao tem curso superior, mas se dispoe a ir embora e aprender o frances e tem boa experiencia como auxliar adm……vc saberia dizer se, como a profissao de farmaceutico e de alta demanda, isto (ela nao ter curso superior) nao pesaria contra mim?
      obrigado.

    • #27984
      Patinha11
      Participante

      Olá Jean,eu e meu marido entendemos como Riva,Dani e Léo e outros…
      Acho melhor vc tirar a sua dúvida diretamente com o pessoal do escritório via email,como a Najinha e o Erlon fizeram.
      Bjs

    • #27987
      Anonymous
      Participante

      Olá a todos,

      Liguei para o escritório de imigração de Quebec e me confirmaram o que eu tinha entendido.

      Filhos so precisam ir se a idade for igual ou maior que 22 anos.

      ou

      Filhos casados / juntado (Conjoints de fait), somente nesse caso independe da idade.

      Inclusive a pessoa que atendeu o telefone me informou que estava para me ligar para reforçar isso.

      Um abraço,

      Jean

    • #27997
      Danieleo
      Participante

      Bom, fato é que a minha filha foi, desenhou, escreveu e assinou o Apprendre. M.Leblanc ainda disse que seria um souvenir e concordo pois quando ela estiver com seus 15 anos farei questão em mostrá-la e falar.. “Veja, quando estávamos vindo para cá, no dia da entrevista, você rabiscou o caderno todo, você tinha 3 anos”. Levei e levaria novamente, sem dúvida, até porque ela se comportou muito bem, só quando ficou com sono é que ela queria ir para o colo da minha esposa, e isso tirou um pouco a atenção dela.

      Leo

    • #28007
      Anonymous
      Participante

      Leo,

      Nao creio que seja um problema, o negocio é que no texto fala que deverão ir (obrigatóriamente) os itens acima e se eu estivesse errado, teria que comprar passagem para os meus filhos. :)

      Eu preferi não levár os meus, pois os conheço e não nos deixaram fazer a entrevista direito e ainda terá o custo da passagem para economizar. Eles irão ficar com o meus pais e com os pais da Camila.

      Fico feliz com o sucesso de vcs, fazemos aula com a mesma professora de vcs. :)

      Liguei para SP apenas para confirma o que tinha entendido da obrigatoriedade de levá-los ou não, que eu tinha entendido que não.  E foi o que o escritorio de imigração de Quebec me confirmou.

      Um abraço e que venham mais CSQ’s que é o que interessa.

      Jean

    • #28010
      najinha
      Participante

      bom pessoal nós aqui já tivemos essa duvida de levar ou não os filhos isso porque meu mais velho tem 17 anos e a caçula 6 anos?????? ai entramos em contato com o escritório em sp  e tivemos a resposta que não era necessário levar os filhos!!!! quando me ligaram eu disse que já sabia  porque o escritório já havia entrado em contato conosco!!!!!! sobre a carta de convocação com certeza é meio confusa mesmo porque não usaram as palavras não levar filhos menores de 22 anos!!!!!
      tadinha da juju ela não tem culpa!!!!! e o importante é que o csq saiu parabéns a Dany e Léo  e Juju
                                                                                                                                                                           Najinha

    • #28013
      susu
      Participante

      Eu tenho uma dúvida que seria malhor sanada aqui, com os (felizes) candidatos a imigrantes:  durante a entrevista, houve algum questionamento sobre a dicção, ou o “sotaque”, quer dizer, vcs falaram um francês como é falado em Quebec, ou um Francês da França, estou iniciando o Frances no SENAC – RJ e não sei bem a diferença, e nem sei se o entrevistador repara neste detalhe, talvez não seja um detalhe, pode ser algo importante…

      Alguém que conhece o assunto ou que já passou pela entrevista, podem me ajudar.

      ah, e Parabéns a todos que conseguiram o csq na entrevista, comemorem pois foi algo merecido pelo esforço de vcs.

    • #28017
      Anonymous
      Participante

      Susu,
      não faz diferença na verdade.
      Eu por exemplo aprendi francês com franceses, e claro ainda tenho meu sotaque brasileiro, mas o entrevistador elogiou bastante meu francês.
      Eu é que estranhei o sotaque dele, pois é bem diferente do francês que eu estava acostumada até então, mas sobrevivi ao teste de qualquer forma.
      Fique tranquila!

      Abraços
      Erika

      blog–>> http://www.leslapins.wordpress.com

    • #28024
      Patinha11
      Participante

      Salut amie Lapin!
      Merci pour ses mots de felicitation sur notre blog!!
      Susu …Ainda nao soubemos de nenhum comentário feito por entrevistadores sobre sotaque,o que importa na minha opinião é o conteúdo de suas pesquisas,o entendimento,a segurança que vc vai passar ao entrevistador e é claro sua experiencia e área de formação profissional.
      Estude,pesquise,mergulhe fundo e tudo dará certo! :)

    • #28031
      RickSimon
      Participante

      Relato da nossa entrevista, hoje dia 09 de abril às 09:00hs. (É grande, desculpem!)

      Chegamos na Av. Luis C. Berrini por volta de 08:00hs da manhã, pois o trânsito de São Paulo é imprevisível então preferimos chegar com bastante antecedência do que chegar atrasados, fomos eu, Ricardo com 35 anos técnico em Marketing, minha companheira legal, Rosangela com 49 anos formada em Educação Física a nível superior e Técnica em Contabilidade, meus dois enteados Fernanda 21 anos e Filipe 18 anos.

      Ás 08:35hs chegamos ao prédio aonde fica o Escritório do Québec e tivemos que aguardar até que alguém chegasse para que só então pudéssemos subir, isso aconteceu por volta de 08:55 mais ou menos e aguardamos até as 09:05hs quando então foi iniciada nossa entrevista, como a maioria já sabe o entrevistador foi o M. Daniel C. Leblanc que nos recebeu muito simpático.

      Pois bem, entramos os quatro e nos acomodamos nas cadeiras em frente a mesa do M. Leblanc, ele começou perguntando meu nome e então começou a conferir os passaportes de cada um de nós, depois passaou às certidões de nascimento e no nosso caso conferiu a carta assinada pelo pai biológico de meus enteados informando que ele está ciente que seus filhos irão imigrar para o Québec em caratér definitivo. Depois conferiu nossa certidão de união estável e depois de trocarmos meia dúzia de palavras, ele elogiou meu Francês, fiquei bem feliz com isso.

      Em seguida ele passou a conferir nossos diplomas e perguntou para mim e para a Rosangela sobre nossas formações acadêmicas, aí ele me perguntou se a Fernanda e o Filipe falavam Francês, eu disse que ainda não mas que iriam estudar ainda aqui no Brasil, então ele conferiu nossos diplomas e históricos escolares, ele se confundiu ao checar o histórico da faculdade da Ro, me disse que aquele era do colegial pois constava o nome do colégio, aí então expliquei que ali era apenas a menção da escola em que ela havia feito o colegial e então mostrei que o histórico tinha o timbre da universidade idêntico ao do Diploma, então ele sorriu e agradeceu.

      Em seguida passou para a conferência das experiências de trabalho, olhou uma por uma as minhas e simultaneamente pediu para que eu explicasse meu atual trabalho, ele ia digitando no computador quase sem nos olhar de frente, então examinou bem os meus comprovantes de trabalho nos Estados Unidos, perguntou sobre o tempo que passei lá e mais uma vez elogiou meu Francês, ai eu fiquei muito mais confiante.

      Fez o mesmo com a Rosangela, olhou os contratos da loja que ela teve há algum tempo atrás e pediu para que ela explicasse exatamente o que fazia lá, aproveitando a deixa mostramos fotos da loja e até do tempo em que a Ro tinha transporte escolar, ele riu e gostou de ver as fotos.

      Na seqüencia pediu nossos comprovantes dos estudos de Francês, eu então apresentei a carta da nossa professora, ele examinou e me perguntou: “Se vocês dois estudam Francês há quase dois anos, por que é que o seu Francês é melhor que o da Rosangela?”. Então expliquei que há quase 10 anos atrás estudei Francês com meu avô pois eu queria trabalhar como Comissário de Bordo na Air France, aproveitei para falar que tinha o curso de Comissário e tentar mostrar meu certificado do curso, mas não surtiu muito efeito.

      Então ele passou a conversar comigo em Inglês, perguntou aonde eu havia estudado o idioma, então disse que comecei aqui no Brasil e depois fiz um curso de extensão na Harvard University e em um instituto em Boston, ele me pediu os comprovantes, mostrei pra ele, aí ele disse, vamos voltar para o Francês porque eu estou meio perdido no Inglês, então rimos todos e continuamos em Francês.

      Ele então perguntou a Rosangela qual era a motivação dela para ir ao Québec, ela deu uma resposta bem curta e ele então pediu para acrescentar mais, mas ela disse que era só aquilo mesmo, ele riu e então me fez a mesma pergunta, só que antes de eu responder acabamos voltando para o assunto de trabalho, ele disse que a Rosangela pode trabalhar também como administradora de loja no Québec pois sua experiência lhe permitirá. Então aproveitando a deixa comecei a mostrar então as ofertas de trabalho que pesquisamos há vários meses, tirei de uma das pastas um “mapão” de Montréal, nesse momento os olhos dele brilharam, ele simplesmente adorou e vibrou quando viu que eu havia colocado pequenas etiquetas indicando os endereços das empresas que havíamos separado e também de possíveis apartamentos, aí ele me disse, “primeiro vamos checar as ofertas de trabalho” e riu.
      Me deu algumas explicações sobre dois ou três restaurantes que separei e que ofereciam vaga para gerente, um em especial ele disse que pagam bem e que eu teria grandes chances de ocupar o cargo.

      Depois conferiu as ofertas da Rosangela, frisou que o setor de contabilidade está em grande demanda, aí eu mostrei nas nossas pesquisas que nós já sabíamos disso, ele ficou muito feliz.
      Perguntou o que a Fernanda e o Filipe irão fazer no Québec, disse que a Fernanda quer estudar Economia na Université de Montréal e o Filipe quer fazer o curso de Mecânico de Avião, então ele disse que essa era uma escolha muito acertada, pois no Québec a demanda no setor de manutenção de aviões é muito grande e que a Bombardier está desesperada atrás de profissionais dessa área. Falou também que para a Fernanda além da U Montréal existem dezenas de outras Universidades e Faculdades aonde ela poderá fazer e que também é uma ótima escolha.

      Em determinado momento eu quis fechar o mapa para não ficar ocupando espaço na mesa e ele disse para que eu o deixasse aberto, ele curtiu muito o lance do mapa. Então mostrei as etiquetinhas que apontavam possíveis apartamentos, os que eu havia separado ele achou muito longe e de difícil acesso, aconselhou a procurar um lugar mais próximo até mesmo para facilitar a vida dos futuros estudantes da casa.

      Nessa altura do campeonato estávamos aflitos mas bem confiantes, eu então lembrei que não havia respondido sobre minhas motivações para ir ao Québec, ele me olhou, riu e disse “pode responder”, só que antes de terminar minha resposta ele estendeu a mão e disse a tão esperada frase: “Félicitácions, vous êtes acceptés au Québec”! Noooossssa, quase morri de alegria, eu e a Ro nos abraçamos e por pouco não choramos de alegria.

      Ele parabenizou muito o nosso projeto e a organização com que ele foi apresentado e disse que o Québec precisa disso, gente preparada para vencer.

      Disse que a Rosangela tem que estudar mais Francês quando chegar lá, bem como Fernanda e o Filipe, quanto a mim ele disse que eu já posso ir direto para o mercado de trabalho, pois meu Francês está excelente.

      Imprimiu os nossos tão esperados CSQ’s e pediu para que conferissemos os dados, então nos entregou um exemplar do Apprendre Le Québec junto com duas folhas com sites e informações sobre o Québec.

      Me disse para já ir tentando aqui do Brasil conseguir uma oferta de trabalho em Montréal e para cada possível empregador mandar uma cópia do CSQ pois assim é mais fácil de segurarem uma vaga e eu tendo essa oferta oficial em mãos meu processo federal levará bem menos tempo do que normalmente leva.

      Gente, desculpem o tamanho do relato, mas acho legal ressaltar bem os detalhes para poder de alguma forma ajudar aos próximos que passarão pela entrevista.

      Algumas observações que gostaríamos de fazer:

      O M. Leblanc é um homem muito simpático e tem uma postura muito profissional e ao mesmo tempo descontraída, em nenhum momento nos sentimos pressionados ou desconfortáveis em falar com ele. Entretanto ele aprecia muito a organização e o projeto do futuros imigrantes, então é EXTREMAMENTE IMPORTANTE ter um projeto bem elaborado, com pesquisas impressas para que ele veja que a pessoa está de fato interessada na imigração e no Québec especificamente. O Francês foi importante também, mas mesmo que não esteja aquelas coisas ele vai considerar o conjunto, com as pesquisas e tudo mais.

      A preparação para a entrevista, nós fizemos uma preparação e um simulado de entrevista na École Québec, R E C O M E N D A M O S M U I T O ! ! ! ! A Catherine elaborou algumas questões que são simplesmente tudo o que é perguntado na entrevista, e o melhor de tudo é que ela é Quebecoise, então “só” isso já faz uma grande diferença.
      Mesmo que não seja na École Québec, façam um simulado, revejam possíveis erros de pronúncia e tempos verbais, é muito importante.

      Gostaríamos aqui de fazer um agradecimento muito, mas muito especial mesmo para algumas pessoas que nos ajudaram demais nesse processo:

      Um agradecimento especial ao meu querido avô Ricardo Cruañes Climent, que infelizmente não está mais conosco, mas que há quase dez anos atrás me disse: “Ricardinho, mesmo que você não vá trabalhar de comissário, aprenda o Francês, um dia lhe poderá ser útil”! Valeu vozão!
      Nossa sobrinha e professora de Francês: Tatiana Cantu
      Nossa professora de Francês: Andréia
      Nossa amigona e professora de Francês: Mônica (muito obrigado, de coração!)
      École Québec: Catherine e pessoal da escola, muito obrigado pela força!
      Nosso amigo: Santiago Londoño que já está em Montréal
      Nosso irmão de coração: Victor Dianderas que está quase lá também!
      E aos nossos amigos queridos: Erika, Nilson e Babi. Obrigado pelo carinho!
      Nossa amada família que tem nos apoiado sempre! Beijos à todos!
      Aos amigos que por ventura não mencionamos mas que não deixam de ter grande importância nessa nossa jornada!
      Comunidade Brasil Québec!! Valeu muito!!
      Canadá Immigration! Aquele abraço!!
      Um agradecimento à todos que passaram pelo nosso Blog e deixaram mensagem de força, obrigado mesmo!

      Termino aqui esse “pequeno” relato de um capítulo tão importante de nossas vidas! E que venha agora a parte Federal!

      Um beijo no coração,

      Ricardo e Rosangela

    • #28032
      Butox
      Participante

      Ricardo, parabéns!!!!!!
      Pelo CSQ e pelo relato. Excelente! Não se preocupe com o tamanho. Assim é que é bom. Bem detalhado!!! :lol:

      Achei sua idéia do mapa fantástica. Não só para a entrevista, mas acho que dá uma visão bem melhor da cidade que iremos morar.

      Então diga aí! Onde podemos encontrar um mapa desses bem grandão?

      Abraços

      Rodrigo

    • #28033
      Marisalpa
      Participante

      Ricardo e Rosangela Parabéns!!!!!

      Posso te perguntar uma coisa, você encontrou para venda esse mapa de montreal?

      Gostaria de comprar um

      Marisa

    • #28034
      Anonymous
      Participante

      Ricardo e Rosangela,

      Parabéns, muito bom mesmo.

      Ficamos felizes com a consquista de vcs tb.

      Agora é so espera e voila.

      Um abraço,

      Jean e Camila

    • #28035
      Danieleo
      Participante

      Parabéns a todos que estão conseguindo o CSQ! Susu, confirmo o que Patinha11 disse, sotaque é de menos ok? O importante é você ter um projeto sólido, baseado em pesquisas e planejamento e é claro, sabe se expressar em Francês. Eles querem ver se os pretendentes vão saber se virar lá e não vão entrar para o auxílio do governo de cara.

    • #28037
      SANDROMS
      Participante

      Pessoal,

      Muito legal os realtos e as dicas. Amanhã ao meio dia é a minha vez de conversar com o M. Leblanc. Vou bem confiante e espero não quebrar a cara, e as crianças vão ficar na casa da vovó.

      Assim que encontrar um computador que funcione escrevo o relato no fórum.

      Abraços a todos.

      Sandro.

    • #28038
      danielcasas
      Participante

      Ricardo, Rosângela e companhia,

          Fico muito feliz que vocês tenham conseguido. Por tudo o que você disse em seu relato, nada mais justo que esse CSQ conquistado com louvor. Nunca se desculpem por um relato grande, vocês mesmos sabem muito bem o quão importante é para alguém que ainda vai passar pela entrevista ter acesso ao maior número de informações possíveis sobre a mesma. Parabéns mais uma vez e espero encontrá-los por lá.

      Grande abraço aos quatro,

      Daniel

    • #28039
      SANDROMS
      Participante

      Pessoal,

      Muito legal as dicas. Amanhã ao meio dia é a minha vez de conversar com o M. Leblanc. Vou bem confiante e espero não quebrar a cara, e as crianças vão ficar na casa da vovó.

      Assim que encontrar um computador que funcione escrevo o relato no fórum.

      Abraços a todos.

      Sandro.

    • #28040
      mrochacv
      Participante

      Relato da nossa entrevista, hoje dia 09 de abril às 10:15 hs, logo após a entrevista da Rosângela e Ricardo

      Na verdade só nos certificamos tudo o que já foi dito aqui, muita simpatia do M. Leblanc.

      Chegamos meia hora antes do horário marcado, 10:00 hs, e nossa entrevista começou logo após o términio da entrevista da Rosangela e Ricardo, quando M. Leblanc acompanhou o casal até a porta e em seguida nos comprimentou e nos convidou para início da entrevista.

      Já entrou nos pedindo para sentar e já perguntando nosso nome. Nos apresentamos e em seguida nos solicitou certidão de nascimento, e não tinhamos por que quando casamos foi recolhida pelo cartório e substituida pela certidão de casamento. Aliás, sabem se isso é uma situação normal? Ele não fez muita questão quando dissemos que não tinhamos, só achou estranho e aceitou somente a certidão de casamento…

      Em seguida nos solicitou passaportes, depois os demais documentos solicitados na listagem encaminhada juntamente com a convocação, sempre fazendo uma pausa entre cada documento para anotações.

      Levamos uma pasta com nosso orçamento para os primeiros meses no Quebec, com impressão de ofertas de empregos, infrmações sobre mercado de trabalho em nossas áreas (eu TI e a Mônica psicologia), pesquisas sobre preços de alugueis, etc… ele gostou bastante e deu mais atenção para a Mônica que é psicologa e tem que fazer equivalência da profissão. Como ela não pode trabalhar como psicóloga, fizemos pesquisas para trabalhar em RH e em serviços bénévole, ele gostou muito e deu a dica de trabalhar também em escolas primárias.

      Quis mostrar meus extratos e ele não quis ver, disse que somente o formulário seria suficiente.

      Após checar toda a documentação e conversar conosco ele passou um tempo só digitando e enquanto isso quase tivemos um treco de anciedade quando de repente ele virou, nos comrimentou e disse “felicitations”!!! ufa… que alíveio…

      Como disse no início… sem novidades… Só confirando, ele é realmente muito gente boa mesmo, fiquem tranquilos!!

      Obrigado a todos pelas dicas e boa sorte aos que irão fazer entrevistas!!

      Mônica e Evando

    • #28043
      Danieleo
      Participante

      Parabéns Ricardo, Rosângela e família, Mônica e Evando
      agora é ter calma com o Federal…rsrsrsrs
      Ah! Quando nós casamos teríamos que deixar tbém nossas certidões, então na época fiz e entreguei o xerox autenticado…
      Abraços
      Dani

    • #28044
      Anonymous
      Participante

      Parabens mes amis Ricardo e Rosagela!

      Essa conquista tem sabor especial para nós!

      abraços
      Erika

      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #28045
      Anonymous
      Participante

      Parabens Monica e Evaldo

      abraços
      Erika

      blog: http://www.leslapins.wordpress.com

    • #28047
      RickSimon
      Participante

      Pessoal em geral,

      Muito obrigado pela força!

      Realmente quem passar com o M. LeBlanc não deve ter grandes problemas não, vai ser show!

      Quanto aos nossos mapas nós compramos pelo maplink.com, entretanto você encontrarão à venda na École Québec também, ok?

      Um beijo nos corações,

    • #28051
      Marisalpa
      Participante

      Sandro, desejo toda sorte para vcs
      E para todos os outros que também farão nesses próximos dias
      Que todos consigam o tão sonhado CSQ
      Abrraços

      Marisa

    • #28054
      Anonymous
      Participante

      Monica e Evaldo,

      Meus parabéns pela conquista de vcs , tinha te falado Evaldo que tudo daria certo.

      Um abraço,

      Jean e Camila

    • #28055
      Danieleo
      Participante

      Gente, o mapa tbém pode ser impresso através do Google Earth ou como nós fizemos mapeá-lo e apresentá-lo em ppt.
      Abraços
      Dani

    • #28057
      Gus_23
      Participante

      SANDROMS,

      Boa sorte!  Se conseguir ficar tranquilo metade do CSQ já vai estar nas suas mãos!

      ficamos esperando seu relato!

      [ ]’s

      Gus

    • #28058
      Gus_23
      Participante

      mrochacv,  Parabens!   e boa sorte na próxima etapa!

    • #28065
      Espektro
      Participante

      Parabéns a todos que conseguiram os CSQs!!!

      Agora é só aguardar o federal…

      Abraço e boa sorte a todos que ainda vão fazer…

    • #28067
      Riva
      Participante

      Parabéns a todos pelo CSQ.

      Fico muito feliz pela conquista de vcs e mais esperançosa com a minha entrevista que acontecerá em Recife, no dia 25/04/08.
      Preciso que vcs me tirem uma dúvida. Eu sou a requerente principal e o escritório de imigração mandou o e-mail de convocação para entrevista ao meu marido. Isto procede? Por que enviaram o e-mail para os contatos de meu marido e não p/ mim que sou a requerente principal?

      Aguardo o retorno de vcs.

      Abçs, cheios de fé e esperança,

      Polyanna e Ricardo.

    • #28069
      Thiagocosta
      Participante

      Grande Ricardo!!!

      Parabéns, tinha 100% de certeza que vc seria aprovado!!

      Boa sorte no federal!

      Abs,

    • #28070
      Riva
      Participante

      Thiago,

      Ainda não fomos aprovados na entrevista. Ela acontecerá, dia 25/04.

      Preciso que vcs me tirem uma dúvida. Eu sou a requerente principal e o escritório de imigração mandou o e-mail de convocação para entrevista ao meu marido. Isto procede? Por que enviaram o e-mail para os contatos de meu marido e não p/ mim que sou a requerente principal?

      Aguardo o retorno de vcs.

      Abçs, cheios de fé e esperança,

      Polyanna e Ricardo.

    • #28072
      ireniroger
      Participante

      Polyanna e Ricardo,
      Nos vamos ter entrevista tb em Recife, dia 22 as 12:00hs, depois da entrevista, te contaremos quem sera o entrevistador…

      Bonne chance!!!

      Parabens aos colegas que ja conseguiram os CSQs e muito obrigado pelos relatos, foram otimos!!!!

      Abracos

      Roger e Ireni

    • #28074
      pueira
      Participante

      OI amigos, gostaria de saber quantas horas de frances vcs tem ? e vc acha que 150 hoas da para entrevista?

    • #28077
      raphaelcavalcanti
      Participante

      Caro pueira,

      horas de francês são muito relativas. Isso tudo depende da sua dedicação. Na época da minha entrevista, eu tinha 250 horas e a minha esposa 200. Nos dedicávamos bastante, conseguimos desenrolar bem, mas tudo isso é muito perigoso. Eu não arriscaria fazer a entrevista com apenas 150 horas de francês. É bom ter 150 horas no momento de enviar os documentos para a abertura do processo por Québec.
      Mas isso vai de cada um.
      Vai aí o meu conselho.
      Um abraço e boa sorte!

    • #28083
      Espektro
      Participante

      Pessoal… mais um com CSQ na mão… é o SANDROMS. A entrevista foi agora as 12hs… ele deve vir depois aqui colocar o seu relato.

      Abraços… e mais CSQs chegando!!!

    • #28085
      Helayne
      Participante

      Oi gente, sei que já tem muitos relatos, mas como este grupo me ajudou muito, segue minha colaboração:
      Perfil
      Solteira, 32 anos, filho 11 anos
      Contadora, MBA Direito Publico, Ingles avançado, Frances intermediário (esta no certificado isso, mas na minha opinião é basico)
      Sou Gerente regional de uma empresa e estou nela desde 2002.
      Dia da entrevista 09/04 as 14:30
      Cheguei umas 20 horas ANTES, tive que esperar num shopping que tem na frente.
      Bom as 14:14 (eu olhei no relogio) o Sr leblanc veio a sala me convidar para entrevista, foi tudo em frances não teve um momento em portugues. Eu estava muito nervosa no começo e pedi para repetir varias vezes o que ele perguntava, tive dificuldade em falar coisas basicas como “números”.O que ele pediu, pela ordem:
      – Declaração do pai do meu filho autorizando ele a imigrar comigo
      – Passaporte e certidões de nascimento
      – Escolaridade: Ele queria saber se o MBA aqui tb é mestrado eu disse que não, que a maioria, incluso o meu, era apenas uma especialização latu sensu. Ele aceitou a declaração que eu tinha terminado o curso, expliquei que como terminei em março, ainda não havia diploma, tb entreguei um histórico parcial do curso. Na minha faculdade ele olhou minha instituição (numa lista) eu cursei a federal de brasília – UnB
      -Comprovantes de trabalho, ele olhou as declarações das empresas, o unico dado que eu acrescentei é que comecei a dar aula anoite, isso eu não tinha enviado no dossie. Quase não ohou minha CTPS. eu que pedi para ele olhar a parte de professora, ele perguntou qual a carga horária por semana, só.
      -Me pediu os contracheques deste ano, ou seja, 3, não me pediu mais nada, eu estava com documentos desde 2001, ele não olhou IR.
      -Dai me perguntou sobre a demanda do trabalho, eu mostrei algumas vagas, e começamos a conversar sobre idéias de empregos. Mostrei os e-mails que mandei para os órgãos reguladores de minha profissão e as respostas.
      -Dai as perguntas: O que eu sabia sobre quebec e porque eu queria imigrar:
      Respondi as duas em uma só.
      “Que QUEBEC era uma sociedade multicultural, que abria suas portas para profisionais qualificados e que eu estava em busca da complementação pessoal de meu desenvolvimento, porque profissionalmente e quanto a qualidade de vida eu tb tenho aqui…”
      Dai, ele me deu umas dicas, olhou para impressora, riu… et FELICITATION!!!!
      Ah esqueci, ele fez uma pergunta em ingles, “onde eu havia estudado” e qdo respondi ele já voltou para o frances
      DICAS:
      – A entrevista demora muito, não porque vc tenha que falar muito, mas porque ele esta preenchendo no sistema aquele formulario da pontuação. Eu tive 70 pontos.
      – A pesquisa, tenho um resumo se alguem quiser eu mando por e-mail, não tem nada demais e na verdade é para nós conhecermos o que nos espera.
      -Fiquei muito preocupada com a parte do meu filho, pesquisei saude, creche etc… Ele não perguntou sobre isso, na verdade Eu mostrei preocupação e ele me tranquilizou, falou que ele vai se adaptar super rapido.
      – Quem for primeiro horario (tipo 9 da manha, 2 da tarde) não chegue muito cedo, nã vale a pena.
      – O mais legal que percebi, é que não é uma entrevista, “tipo concurso”, EXCLUSÃO. Ele na verdade está lá para orientar como devemos agir em quebec, e para dizer se o que esperamos é correto ou não.
      – Ele me colocou com F no CSQ.
      – MINHA PROFESSORA DE FRANCES É ÓTIMA, CHAMA-SE JULIANA, AQUI EM BRASÍLIA, QUEM QUISER FALAR COM ELA 61 93331996
      au revoir

    • #28087
      Patinha11
      Participante

      Gente essa questão de horas de frances é tão relativa…Eu fiquei morrendo de medo pq só tinhamos umas 130 horas de frances da Aliança e umas outras poucas feitas com um professor particular em julho do ano passado…O que aconteceu?eu (muito nervosa)entendia tudo perfeitamente bem e respondia tudo gaguejado,recebi ”NF”;meu marido estava nervoso porém muito controlado,respondeu a tudo super bem e no final recebeu o ”F” de francofano…o que podemos dizer ??
      Acho que a qualidade de sua pronúncia,o conteúdo de seu aprendizado pode falar mais alto em 130 horas do que em 300 talvez!Já estudamos com um rapaz na Aliança que havia sido entrevistado pelo M. Leblanc e ficou em ”recuperação” para somar mais 150 horas…na ocasião da entrevista dele(abril de 2007)ele tinha 200 horas feitas no Wizard..Vai entender …
      Um toque que dou é que ouçam muuuito os programas da Radio Canadá,TV5,assistam os jornais on line da LCN http://www.live-online-tv.com/tv/lcn.html ,leiam muito em frances…não fiquem só com as horas de aulas com os professores sejam eles particulares ou nos cursos.
      É só.
      Bonne chance :)

    • #28088
      marcelomanzo
      Participante

      Marcelo, 24 anos, Analista de Sistemas
      Joseane, 27 anos, Gerente de Vendas

      Entrevistador: Daniel Leblanc
      Data/Hora: 10/04 – 11hs

      Partimos de Campinas às 8:15, chegamos no Escritório de Québec, às 10:30.
      O Estacionamento custa R$ 10 primeira hora e R$ 3 as demais.

      O Escritório está tinindo em folha, é zero bala, ainda com cheiro de tinta.
      Na recepção fomos orientados e aguardar na sala de espera.

      Muito cuidado com o que vocês fazem na sala de espera pois a recepcinista fica vendo tudo pela camera.

      A Joseane estava muito nervosa, ficava tentando lembrar das perguntas x respostas do questionários que todos vocês já devem ter visto, caso não tenham o feito façam o quanto antes.

      Obs.: Quem estudar o questionário, esqueça as perguntas, sobre cultura, quantidade de provincias, história, etc se preocupem com as perguntas relacionadas ao nível de educação e emprego.

      Aguardamos 40 minutos, confesso que esses 40 minutos pareceram uma eternidade, passou um flashback na minha cabeça, desde quando meu tio partiu para Montreal, quando meu foi para lá em 1993 e também sobre a minha ida para lá em 1999.

      Enfim, um casal terminou a entrevista as 11hs, e logo o M. Daniel Leblanc se apresentou. Ele nos encaminhou até a sala e foi buscar seus óculos e finalmente a nossa tão aguardada entrevista começou.

      1) Ele perguntou para mim o qual era a minha profissão e a da Joseane e também questionou quantos anos de estudo no total eu tenho (Minha resposta: 15 anos).

      2) Logo em seguida ele perguntou se eramos casados, eu disse que não e disse que estamos em União Estável, ele pediu contrato de união estável, eu apresentei o nosso registrado no cartório e também mostrei faturas no mesmo endereço, uma cópia do cheque que mostra nossos nomes na conta conjunta e também uma carta do gerente do banco dizendo que são os titulares da conta.

      Dica: No caso de apresentar as faturas no mesmo nome, ele quer uma fatura que apareça o nome dos dois no mesmo documento!!! Apesar de eu nuncar ter visto nada assim.

      Ele foi fazer uma cópia do contrato e da folha cheque.

      3) Logo em seguida ele pediu os passaportes e as certidões de nascimento. Conferiu tudo e rapidamente devolveu.

      4) Ele questionou para qual cidade nós iriamos e por que? Eu comentei que iriamos para Montréal porque meu tio mora lá.

      5) Ele pediu nossos diplomas, certificados, eu mostrei os meus diplomas, 1o. grau, 2o. grau, Colégio Técnico e Universitário. A Joseane a mesma coisa, detalhe ela está cursando o curso de gestão em Comércio Exterior (2 anos), ainda não terminou, ele pediu para completar isso no documento original que enviamos para quebec. Creio que ele tenha considerado o curso mesmo sem terminar.

      Nesse momento eu perguntei para ele, se eu não teria no total 18 anos de estudo, já que eu tenho 8 (1o. grau) + 3 (2o. grau) + 3 (Técnico) + 4 (Universtário), ele fez as contas e disse que era isso mesmo e iria alterar.

      6) Ele pediu os comprovantes de trabalho, eu mostrei a minha Carteira de Trabalho e logo em seguida o contrato social, contratos de prestação de serviço, notas fiscais e o mais importante as cópias dos impostos pagos. Para a Joseane ele viu a carteira dela e deu uma checada em cada um dos trabalhos, comparando a carteira com o formulário.

      7) -“Por que você quer imigrar para o Québec?”…

      8) Ele perguntou se eu já havia ido para Quebéc, eu peguei o album de fotos, e mostrei para ele os lugares que eu visitei com o Meu tio, tia e primos.

      Eu aproveitei para mostrar também uma cópia da carta de residente permanente do meu tio para ele.

      9) Ele pediu os comprovantes de français, ambos cartas do professor particular, sinceramente ele não muita bola para isso. Eu também aproveitei e mostrei o meu diploma do Fisk – Curso completo.

      10) Ele perguntou o que eu sabia do mercado de trabalho no Canadá, eu tirei um jornal de Montréal que mostrar uma reportagem dizendo que o Canada está com deficiente em mão-de-obra qualificada para TI. Também mostrei um e-mail com as propostas que eu recebi do meu curriculum que está no Monster.ca em francês.

      Mostramos também as ofertas de trabalho para a Joseane em Comércio Exterior e Gerente de Vendas, ele ficou impressionado com uma proposta de empresa Quantum para trabalhar com exportação.

      Por fim, ele começou contar os nossos pontos, ele e falou você obteve muitos pontos, muitos mesmo… (eu imagino que seja pelos 18 anos de educação)

      E finalmente Parabéns!!!

      Ele também comentou com a Joseane que ela vai ter que fazer a equivalência de estudos do diploma dela no Canadá!!!
      E por fim só, ele comentou do cheiro de tinta fresca no novo escritório!!!

      Comentários:
      1) Organize as documentações leve tudo, principalmente comprovantes de impostos
      2) Não deixe de levar ofertas de trabalho e saber como é o trabalho na sua profissão em Québec
      3) Ele é extremamente simpático e deixa as pessoas a vontade.
      4) Eu ajudei bastante a Joseane (com Francês) e ele não reclamou!!!

      Gostaria de agradecer todos os moderadores e mantenedores do Site, porque sem o forum ia faltar muita coisa!!! E em especial meu amigo e moderador Felipe Antoniosi que já está lá em Montréal!!!

    • #28089
      Anonymous
      Participante

      Marcelo e Joseane,

      Parabéns, sucesso no federal,

      Um abraço e vamos comemorar,

      Jean

    • #28090
      Anonymous
      Participante

      Marcelo Joseane e Helayne

      Parabéns pelo CSQ, boa sorte e paciência agora no federal!!!

      abraços
      Erika

      blog: http://www.leslapins.wordpress.com

    • #28091
      Anonymous
      Participante

      Helayne,

      Parabéns, sucesso no federal,

      Um abraço,

      Jean

    • #28093
      ireniroger
      Participante

      Parabens pessoal!!!!!!
      Vamos la!!!!!
      Pra gente falta pouco…

      entrevista: Recife 22 de abril

    • #28097
      Anonymous
      Participante

      Parabéns a todos os vitoriosos desta etapa.
      Helayne, adorei ler seu relato, pq até agora só tinhamos casais entrevistados.
      Espero que o entrevistador de Recife seja tbém o Leblanc, pois até agora, as impressões são as melhores possíveis.
      E que venham mais relatos.Qto mais perto fica, mais aumenta a minha ansiedade!!!
      Bonne chance à tous e felicitations !!!!

      Marina.

    • #28108
      Gus_23
      Participante

      Marcelo e Joseane,

      Parabens pela conquista! sucesso e paciencia no federal!!

      [ ]´s Gus

    • #28110
      Danieleo
      Participante

      Parabéns ao novos aprovados! Para quem vai iniciar a etapa federal, só um update, os dados atualizados da agência e conta do Consulado são: Ag: 7055 – Cc: 37701-9 – Banco Itaú Personalité.

      E vamos que vamos!

      Leo

    • #28120
      SANDROMS
      Participante

      Pessoal,

      “Nous avons réussi.”

      Acabei de reinstalar o Windows num PC só para avisar aqui no forum que temos o nosso CSQ.

      Amanhã eu posto o relato.

      Sandro.

    • #28122
      Marisalpa
      Participante

      Helayne, Marcelo e Joseane, Sandro

      Parabéns para vcs, e toda sote na parte Federal

      Helayne, minha entrevista será semana que vem e estou muito ansiosa se puder mandar o resumo agradeço afinal quanto mais material melhor marisalpa@gmail.com

      Abraços e sorte a todos

      Marisa

    • #28124
      Anonymous
      Participante

      Sandro,

      Parabéns,  Muito sucesso agora no federal, e vamos que vamos.

      Um abraço,

      Ja estou de contagem regressiva, hehehe vem ne mim, 05/05/2008.

      Jean

    • #28131
      exu666
      Participante

      Espektro, uma pergunta boba:

      Amigo,  por favor, as declarações de IR que você apresentou ao M. Leblanc são suas de pessa física né? E não as IRPJ’s, certo?

    • #28132
      Espektro
      Participante

      @exu666″;p=”21969 wrote:

      Espektro, uma pergunta boba:

      Amigo,  por favor, as declarações de IR que você apresentou ao M. Leblanc são suas de pessa física né? E não as IRPJ’s, certo?

      Sim, PF… no caso de PJ não sei como funciona…

    • #28134
      Diogo
      Participante

      se vc é autônomo, beleza, apresenta de pessoa física,

      se vc tem uma empresa, daí tem que apresentar a de PJ…

      pelo menos é o que vi dos relatos do ano passado, não só com o m. Leblanc…

      como não precisei disso na minha entrevista, não me preocupei muito com o assunto…

      parabéns aos novos Csquois e Csquoises…  eu quase coloquei no meu CV que já participava da CBQ a tantos meses… pra ver se ganhava pontos… rsrsrs

      abraços
      db

    • #28137
      danielcasas
      Participante

      Galera,

          Prestem muita atenção no assunto IR! Teve gente que ficou de “recuperação” ano passado por causa disso. Levem tudo o que vocês tiverem de imposto de renda dos últimos cinco anos, se perderam algo, corram na receita federal e façam o pedido de segunda via.

      Abraços,

      Daniel

    • #28138
      ANITAGARIBALDI
      Participante

      OLÁ A TODOS!

      Minha entrevista foi 09/04 às 11:00 (embora M. Leblanc tenha me chamado somente às 11:20). Fiz minha entrevista após a Mônica e o Evando. Sou advogada, 31 anos, solteira. Primeiramente ele ficou assustado com o tanto de coisas que eu levei, uma mala de viagem cheia de pesquisas, uma pasta era só de documentos, outra com tudo sobre a cidade de Montréal, outra sobre estudos, outra com tudo relativo às profissões que envolve direito (advocado, técnico jurídico, assistente, adjoint, parajuriste, etc), levei também a Constituição do CAnadá, o Code de Travail do Canadá, A Comission des Normes de Tavail du Québec, O Estatuto Político do Quebec, Plano de Desenvolvimento Sustentável do Québec, outra pasta com todos os aspestos do CAnadá (economia, sistema de trasnpote, política +/- 300 páginas tiradas da internet), outra pasta com tudo relacionado ao Québec (mais 300 páginas) e outra pasta com meu projeto de imigração, burocracia, planilha de custos, orçamentos diversos). Enfin, coloquei tudo sobre a mesa do M. Leblanc (que estava com os olhos arregalados, deveria estar pensando: ela não vai querer me monstrar tudo isso…ou vai?)
      Ele começou me pedindo passaporte, certidão de nascimento, pediu que eu confirmasse meus dados: data de nascimento, endereço, idade, diploma da faculdade e histórico escolar, diploma do 2º grau (técnico) e histórico, perguntou o que eu faço, eu disse que sou advogada e ele pediu as comprovações (levei tudo, certidão da OAB, das Varas Cíveis, da Justiça Federal, do TRabalho e do Tribunal de Justiça, declaração de uma empresa para quem presto serviços, mais dos advogados para quem eu trabalho, e dos termos de audiência também eu só sei que ele não aguentava mais ver tanto papel e disse que era suficiente e que eu não precisava mosntrar mais nada. Pediu então as declarações de horas de Francês (tenho 321 hs) e me peguntou sobre meu inglês, respondi em inglês e apresentei meu  certificado de nível intermediário e falei que eu sei que tenho que estudar inglês, pois a cidade que escolhi é Montréal, e continuei falando (em inglês) sobre a importância do inglês na minha profissão, mas que eu preferia o francês). Então ele me perguntou por quais razões eu quero ir para o Québec, falei tudo, desde a minha área profissional, sobre música, sobre clima, geografia (falei até das vastas extensões de tundra da baía de Hudson), sobre os Direitos Fundamentais, e por fim, falei do meu assunto preferido “história”, me empolguei e comecei a falr sobre a REforma Tranquila, sobre o movimento nacionalista e seus referenduns, dei até uma pincelada sobre René Levesque, só sei que fui falando, mas ele me cortou perguntando sobre as ofertas de emprego. Eu já havia recebido 19 ofertas por e-mail, e tinha mais umas 200 impressas, e expliquei sobre todas, requisitos, salário, perfil das empresas e cidade (justificando aqui minha escolha por Montréal, uma vez que preenchi que iria imigrar para a Ville de Québec) ele ficou satisfeito (pois no começo acho que ele não gostou da idéia de ir par Montréal)me deu até umas sugestões, ficamos discutindo sobre as difwerenças de funções doprofissional de direito no Québec e começou a digitar. Nesta hora resolvi ficar em silêncio. Ele imprimiu o CSQ, me deu para eu confeir os dados antes de ele assinar, extendeu a mão e me disse “Felicitations, vous êtes accepté” e me disse que estava muito contente de eu estar indo para o Québec, perguntei então se el não queria ver mais nada, pois eu tinha muita coisa pra mostras (as comparações das lei trabalhistas do Brasil e Quebec, por exemplo) mas ele disse “não, obrigado, vc pode guardar seu material” Ele quis me ajudar, mas eu disse que não precisava,pois estava acostumada a carregar processos para cima e pra baixo, perguntei da onde que ele era e ele me disse de centre-ville de Montréal. Enfim, fechei minha mala e ele fez questão de levá-la para mim até a saída. Eu então eu agradeci mais uma vez (acho que pela quarta vez) e fui embora contente.
      Duração: uma hora
      Cheguei tremendo, mas depois comecei falar que nem uma matraca, pq eu me empolguei.
      M. Leblanc é uma simpatia de pessoa, muito profissional, astuto, tudo o que vc falar ou monstrar pra ele, vai ter que explicar muito bem. Ele dá muita importância para o que se refere a profissão e quer ver realmente se vc sabe sobre o campo profissional no Quebec, se vc se encaixa no perfil das empresas quebecoises e acima de tudo avaliar teu francês e se tudo o que vc preencheu no formulário procede.

      Fiquem calmos, mas tenham tudo na ponta da língua no que se refere à profissão e às razões de imigrar, não digo decorar, mas saber realmente o que vcs vão fazer lá.

      Detalhe, não me pediu declarações de IR, nem sobre meu projeto de imigração (aonde vou morar, etc)
      Ah…ele me perguntou tbém se eu tenho parentes ou amigos lá, falei da minha amiga e tudo sobre o bairro onde ela mora, ele se convenceu) e perguntou o que meu pai achava de eu ir morar no Quebec.

      Então pessol, é isso, qualquer dúvida, estou à disposição e BOA SORTE AOS PRÓXIMOS ENTREVISTADOS!

    • #28140
      exu666
      Participante

      Pois é galera, nossa entrevista é dia 18/04 e esse negócio do IR tá me dando azia desde já.

      Minha esposa que é a requerente principal e a firma é minha, durou 3 anos e já está devidamente encerrada desde o ano passado, mas a papelada do IR tá meio “nebulosa”, não sei se devo levar meu IR de pessoa física E/OU o IR de pessoa Jurídica… Tomara que ele não peça hi hi hi.

      Será que não dá pra pedir pra ele desconsiderar essa parte da experiência profissional? :(

    • #28143
      Anonymous
      Participante

      ANITAGARIBALDI,

      Parabens, Sucesso no processo federal.

      exu666,

      @exu666″;p=”21979 wrote:

      Pois é galera, nossa entrevista é dia 18/04 e esse negócio do IR tá me dando azia desde já.

      Minha esposa que é a requerente principal e a firma é minha, durou 3 anos e já está devidamente encerrada desde o ano passado, mas a papelada do IR tá meio "nebulosa", não sei se devo levar meu IR de pessoa física E/OU o IR de pessoa Jurídica… Tomara que ele não peça hi hi hi.

      Será que não dá pra pedir pra ele desconsiderar essa parte da experiência profissional? :(

      Eu não pensaria assim, leva todos os dois separadamente e mostre o pessoa Fisica, e se ele solicitar mostre o outro também.  

      Um abraço,

      Jean

    • #28145
      julima
      Participante

      MINHA ENTREVISTA TB É DIA 18/04 AS 12:00HS
      TO TÃO NERVOSA, Q QDO FICO PENSANDO EM FRANCÊS ESQUEÇO AS PALAVRASSSSSSSSSSSSSSSS
      Q MEDOOOOOOOOOOOOOOOO
      TÁ CHEGANDO 1 SEMANINHA.
      E PARABÉNS A TODOS!

      JULIANA LIMA
      CURITIBA

    • #28149
      RickSimon
      Participante

      Amigos,

      Pois é, vamos parodiar uma famosa canção? Acho que a ocasião merece! rsrs

      “Chuva de CSQ’s que cai sem parar, quase me mata de tanto esperar…
      A frase famosa que diz: Félicitations!”

      Bom, brincadeiras à parte, pessoal parabéns mesmo! E que mais e mais CSQ’s “chovam” no decorrer do período!!

      Grande abraço e até logo mais,

    • #28150
      tomazeli
      Participante

      É com a maior alegria que venho informar a comunidade em primeira mao
      que eu ( Lineker ) e Keila estamos com nosso CSQ na mão.

      Nossa entrevista (11/abril/2008 – 14:30 ) foi muito sussegada, ele mesmo disse que hoje ele estava light porque era sexta ( rsrsrsrs ),
      foi mais um bate papo do que uma coisa realmente formal.

      falamos sobre cultura, comida, como os quebecois sao como os imigrantes e suas amizades, trabalho ele nos deu muitas dicas uteis e eh claro verificou todas as informacoes que foram escritas no formulario enviado.

      elogiou o frances e eh claro falamos que foi da ecole quebec..e ele deu risada…
      Demos boas risadas e a Keila falou mais que a boca quase nao falei nada…hahah eu nao reclamei,
      no final das contas ela recebeu status de ( F )  com pontuacao maxima e eu de ( NF ) com pontuacao 4 ( o maximo eh 5 =P )

      ACHO QUE EH ISSO… gostaria de agradecer a todos, seus relatos, aos professores da ecole quebec q sao D+, estaremos sempre aqui para ajudar quem precisa….qualquer duvida estamos aki.

      um abraco a todos e QUE VENHA O FEDERAL!!!!!

      Lineker e Keila

    • #28151
      danielcasas
      Participante

      Juliana,

          Não se preocupe com o nervosismo. O errado seria se a pessoa fosse calma na hora da entrevista. O entrevistador sabe que você está nerveosa. Se prepare bem que não tem erro. BOA SORTE!

      Grande abraço,

      Daniel

    • #28153
      Anonymous
      Participante

      Lineker e Keila,

      Parabens, sucesso no federal.

      Um abraço,

      Jean

    • #28154
      Patinha11
      Participante

      :D Parabéns a todos ! Essa comunidade está bombando de CSQs!!
      Que coisa boa gente !
      Fiquem tranquilos o que estão por ir ainda,como já devem ter lido de vários relatos o entrevistador não poderia ser melhor !
      Boa sorte a todos !

    • #28155
      Ventura
      Participante

      Olá Anita Garibaldi,

      Parabens pelo CSQ!! Você poderia me disponibilizar o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Québec? Se você preferir, pode ser a fonte onde conseguiu.

      Desde ja agradeço.

      Se você tiver o arquivo em meio digital poderia mandar para astor.ventura@gmail.com

      Ventura

    • #28156
      apgois
      Participante

      Olá pessoal!!

      Andamos meio sumidos, mas por razões que todos aqui entendem….rsrs
      Estamos passando para dizer PARABÉNS a todos que conquistaram o CSQ e desejamos toda sorte do mundo aos próximos entrevistados.
      Que venham muitos CSQs em 2008.

      PARABÉNS!

      Abços

      Ana e Eliseu

    • #28160
      SANDROMS
      Participante

      Finalmente nosso relato….

      Pessoal,

      Nossa entrevista foi relativamente tranquila, e muito parecida com as outras divulgadas aqui. Mas vou contar algumas coisas diferentes e engraçadas que aconteceram.

      Quem somos:

      Eu, Analista de Sistemas, 35 anos, minha esposa, secretária,  31 anos, dois filhos: uma menina (4 anos) e um menino (4 meses).

      Chegamos na Berrini por votla de 10h30 e enrolamos um pouco até dar 11h30, a entrevista era as 12h00. Aproveitamos para ir ao Unibanco que fica no prédio para pagar contas. Procuramos a padaria que o Espektro disse e o vigia do banco indicou um boteco ali ao lado. O fato é que existe um café do outro lado da avenida muito melhor!!! As 11h30 nós subimos e esperamos até que o outro casal saisse.

      Aí que aconteceu uma coisa diferente, o M. Leblanc veio até a sala de espera e começou a falar comigo, me pegou de surpresa, com a tecla SAP desligada e até agora não sei o que ele me perguntou (3 vezes)! Então ele perguntou meu nome, mas aí ele não entendeu se eu era a pessoa que ele esperava, talvez porque respondi o nome completo e não só o sobrenome e ele não estava com nosso dossiê na mão. Então eu disse que nossa entrevista estava marcada para “midi”. Ele então nos convidou para entrar, entramos por volta de 12h20.

      Esse episódio me deixou meio tenso (minha esposa disse que eu estava com os olhos meio esbugalhados) e parecia que ia ser difícil entendé-lo na entrevista, mas não foi. Ele logo perguntou se haviámos incluido um bebé no meio do processo. Essa eu entedi, mas minha esposa não, respondi que sim e ele e quando ele havia nascido, ele foi buscar a papelada extra para incluir no dossiê. Achei estranho pois já havia enviado tudo para Buenos Aires no ano passado, mas parece que a alteração no dossiê foi feita pelo M. Leblanc, lá mesmo na hora. Ele citou que o com o bebé ganhanhos mais 4 pontos, minha esposa disse: então eu vou dar 4 beijinhos nele, ele sorriu. Eu disse que aquele era o dia do aniversário da minha filha e se isso não valia uns pontinhos a mais, ele riu e disse que valia 4 pontos do mesmo jeito. Nessa hora percebemos que podíamos nos descontrair um pouco mais e isso foi excelente para o restante da entrevista.

      Outra coisa que me incomodou é que ele me pediu para preencher novamente o contrato de autonomia financeira incluindo o novo membro da família (documento que eu também já havia atualizado e enviado para B.A.). Foi meio ruim escrever o documento, prestar atenção no francês e continuar a responder o que ele continuou perguntando e verificar se os dados de todos na família estavam corretos. Quando veio a fase do passaporte e certidões de nascimento e casamento, foi tudo mais fácil e nós relaxamos.

      Não sei porque ele encrencou com o “de” no meu sobrenome porque ele queria digitar em letra minuscula e o sistema só estava aceitando em maiúsculas. Eu disse que não importava (eu mudo de nome, mas me dá logo esse CSQ…) mas ele fazia questão…. no final o CSQ sai mesmo com o sobrenome todo escrito em maiusculas.

      O M. Leblanc é realmente simpático, mas acho que a gente precisa conquistar também, com muita organização, clareza ao falar, com um perfil adequado e a documentação completa. Exemplo disso é que ao tentar falar inglês, como quase todo mundo, uma guerra entre inglêses e francêses começou na minha mente. Saia uma frase em inglês e outra em francês, então minha esposa, que docinho, perguntou em inglês se eu queria ajuda, já que eu estava meio enrolado… ele elogiou como ela foi prestativa mas que o meu inglês é que valia, então os dois ficaram rindo da minha cara (1 x 0) enquanto eu respirava e virava a chave. Nessa hora os ingleses derrotaram Napoleão, e falei uns dois minutos em bom inglês, recebi até um elogio pela pronuncia quando expliquei que faz mais de 15 anos que não estudo inglês.

      Outra hora, quando minha esposa falou algo de quando nasceu sua “première fille” ele educadamente corrigiu “premier enfant” e eu disse: claro, pois o segundo… ele completou… “est un garçon”, não sei porque isso soou muito engraçado e foi minha pequena vingança (1 x 1).

      Recebemos dois elogios quanto ao francês, o primeiro foi quando ele viu o certificado do Centre Québec, com assinatura da Geneviève e fez ahh… Geneviéve. Perguntamos se ele conhecia, ele disse que não, mas que todos que vêm com esse certificados falam bem. Depois ele elogiou o fato de tanto eu como minha esposa termos o mesmo nível de francês, pois alguns casais chegam na entrevista com níveis muito diferentes.

      Levei algumas coisas a mais que achei que não seriam importantes, mas ele até olhou. Por exemplo levei uma foto com amigos que moram no quebec, outros que tem o CSQ e mais dois que fazem a entrevista semana que vem. Ele estava no computador quando perguntou sobre amigos no Quebec e falou que não precisava mostrar a foto, mas eu deixei em cima da mesa. Quando ele voltou deu uma olhadinha e até reconheceu o Espektro: “Esse casal foi o primeiro aqui em SP…”

      O final da entrevista foi como os outros, ele deu felicitations e nos entregou o CSQ. Depois explicou um monte do processo federal, e algumas coisas validação de diploma e sobre os primeiros dias lá. Minha esposa já relaxou e já não lembra de nada do que ele falou , mas eu entendi e achei excelentes as dicas.

      No final saimos com o CSQ os dois com F de francófonos.

      Mensagem que eu deixo para os próximos da fila:

      . Seja organizado, ele gosta disso e nos elogiou por isso.
      . Ele nos deixou falar bastante e não se importou se era eu ou minha esposa que respondíamos, mas se a pergunta é direcionada para o outro, não responda por ele(a).
      . Leve o máximo de documentos possível. Levei um monte de contratos da minha empresa e o imposto de renda, mas quando viu o talão de notas foi o que ele preferiu verificar.
      . Leve pequenos resumos do que você tiver que explicar. Levei uma planilha com as datas de entrada e saída de cada emprego, ele se baseou nela e achou bem legal, dois orçamento para os primeiros 6 meses (um otimista e outro pessimista). A foto também foi legal.
      . Leve vagas de trabalho na cidade que escolheu. Levei uma oferta de trabalho de Laval e ele gostou bastante.Não levou muito em conta as vagas de Ville du Quebec e Montréal.
      . Se ele fizer a vocês uma pergunta meio diferente logo de cara, e vocês entenderem, me contem porque estou curioso para saber o que foi que ele disse.

      Encontro vocês lá,

      Sandro (e Adriana).

    • #28161
      susu
      Participante

      O Entrevistador verifica em qual faculdade a pessoa fez a graduação / pós-graduação?
      Outra coisa que me deixa em dúvida, para ser aceita como Pós-grduação, é necessário uma quantidade mínima de horas-aula.
      Alguém teve problema com quantidade de horas na pós, ou em faculdades ditas “inferiores”  (particulares).

    • #28162
      SANDROMS
      Participante

      Ele leva em conta o diploma e ponto. A questão talvez seja diferente na hora de fazer a validação do diploma lá no Quebec. E com certeza depende de qual é o curso.

    • #28166
      marcelomanzo
      Participante

      SANDROMS, eu ví você assim que eu saí de lá de relance, não sei se deu tempo de observar o meu sorriso-csq no rosto!!!

    • #28167
      SANDROMS
      Participante

      Marcelo,

      não vi o sorriso não, mas o clima com que vocês sairam da sala dizia tudo: CSQ na mão. Acho que o francês de vocês deve estar muito bom, por isso ele saiu empolgado e falando francês rápido…

      Sandro.

    • #28172
      najinha
      Participante

      que legal sandro e mais 4 pontinhos parabéns a vcs pelo empenho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gostaria de saber se vc é de curitiba????? a nossa é dia 17 até agora não conheci ninguem desse dia!!!!! abraços

    • #28176
      AleBHZ
      Participante

      Ola pessoal,

      parabéns a todos pelo CSQ.
      Dia 10/04 fez 1 ano da minha entrevista, inclusive, com o M. Daniel Leblanc tb!

      Boa sorte aos proximos candidatos!

      Abraços,

      Alê

    • #28199
      SANDROMS
      Participante

      Susu,

      esqueci de comentar que o M. Leblanc contou a minha pós-graduação de 360 horas, que eu pensava que não valia!

      Sandro.

    • #28202
      Marisalpa
      Participante

      Sandro,

      Obrigada por essa informação a minha pós tbem é de 360 horas e estava com medo de não contar pontos
      Abraços e boa sorte a todos os próximos entrevistados da semana a minha será na sexta espero conseguir dormir até lá…. aí que medo…. rsss

      Marisa

    • #28216
      susu
      Participante

      Obrigada pela informação, Sandro

      Parabens pelo CSQ e pelo filhão de 4 meses

      Sendo um pouco curioso, vc é da área de TI, em que área se especializou (se não for muito pessoal, em qual faculdade).

      Léo

    • #28220
      danielcasas
      Participante

      Parabéns, Galera!

          Tenho percebido, pelos relatos escritos aqui na CBQ, que os CSQ’s estão saindo com muito merecimento, pois os projetos estão muito bons e bem preparados. Acho ótimo ver todo mundo trocando informações aqui dando dicas positivas para apresentações cada vez mais bem embasadas e sérias, o que mostra que ninguém está brincando em serviço no assunto “imigração”. Que continue assim para fazermos um ótimo grupo de brasileiros no Canadá.

      Abraços a todos,

      Daniel

    • #28229
      SANDROMS
      Participante

      Léo (susu),

      Fiz o curso de Processamento de Dados no Mackenzie, mas me formei há muito tempo (1992). Fiz então a pós na PUC-PR em 2001 para dar uma atualizada no currículo.

      O curso se chama Tecnologia para Sistemas de Informação e fala de tudo, é uma especilização que forma generalistas. he he he. No meu trabalho sou especialista em Java.

      Sandro.

    • #28236
      ANITAGARIBALDI
      Participante

      Ventura

      Sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Québec, vejo em casa pois meu material está todo impresso) e essa semana ainda te dou uma resposta.

      PAARBÉNS AOS DEMAIS QUE CONSEGUIRAM SEUS CSQ’s.

    • #28244
      Ventura
      Participante

      Valeu, Anita! Se vc arrumasse a referencia já está ótimo. Eu corro atras! Obrigado mais uma vez!

      []s

      Ventura

    • #28256
      ireniroger
      Participante

      Parabens Sandro e Adriana!!!!
      Bom placar!!!!eheheh
      E nos estamos tentando dormir!!!!!Nossa entrevista e proxima terca em Recife, ufa!!!

      Abraco

      Roger e Ireni

    • #28270
      mkch
      Participante

      Oi pessoal!

      Fiz minha entrevista no dia 11 e foi muuuito tranquilo…

      Sei que antes de fazer a entrevista, por mais que todo mundo me falasse que eu ia passar, não acreditei enquanto não passei realmente. Mas mesmo assim, gostaria de dizer para todos aqueles que estão na ansiedade da espera, que a entrevista não é nenhum bicho de 7 cabeças, o M. Leblanc é uma pessoa calma, atenciosa, e que não parte do pressuposto que vai te reprovar, muito antes pelo contrário.
      Não aconteceu nada fora do esperado. Acho que como meu francês fluiu desde o início da entrevista, isso me ajudou muito em todo o restante dela. É claro que ele conferiu tudo que tem que conferir, me fez perguntas, mas tudo muito amistoso, sem pressão. Enfim, foi muito mais tranquilo do que imaginei!
      Digo isso tudo porque foi muito útil ler todos os relatos postados na comunidade e gostaria de dar minha contribuição também.

      Levem suas pesquisas, treinem o francês e acredito que ninguém aqui vai ficar sem CSQ!!!!

      P.s.: Cometi erros de francês e não entendi tudo que ele falou, ele sabe que o nervosismo nos atrapalha a falarmos tudo que podemos…

      Abraços a todos e boa sorte aos que vão ser entrevistados!

    • #28271
      Anonymous
      Participante

      mkch,

      Parabéns, SUcesso para vc no federal.

      Um abraço,

      Jean

    • #28274
      julima
      Participante

      mkch,

      PARABENS,
      Minha entrevista é dia 18, sexta feira, e to passando mal de tão nervosa…
      num vejo a hora dessa entrevista passar….

      até

    • #28276
      mkch
      Participante

      Estava me sentindo exatamente desse jeito, mas você vai ver, vai dar tudo certo…

    • #28277
      Marisalpa
      Participante

      mkch, parabéns, e sorte na parte federal

      Julima tensão do dia 18…. eu tbem estou assim… não estou conseguindo dormir direito
      Lemba que eu te escrevi que a minha será às 9:00…. minha ansiedade vai passar um pouquinho antes da sua… rs
      Boa sorte a todos…
      Abraços

      Marisa

    • #28278
      julima
      Participante

      Mkch,
      que Deus lhe ouça,
      mas sou assim mesmo, anciosa, nervosa, quase que deseperada…hahahahha

      Marisa,
      pois é, e que vc comece bem o dia viu!!!!
      a minha é ao 12:00, só de ficar pensando me dá um frio na barriga, um medo absurdo…hahahah
      tem mais alguém aqui no CBQ que vai ser dia 18, não me recordo quem agora, nem o horário!

      Boa Sorte pra nós
      :wink:
      Juliana

    • #28279
      Marisalpa
      Participante

      Julima vc é de SP?

      Se for e quiser me manda seu número de telefone marisalpa@gmail.com

      Assim que sair da entrevista te ligo para te deixar mais calma e dizer que estou com meu CSQ em mãos se Deus quiser

      Temos que controlar nossa ansiedade!!! rssssss

      E muita sorte para todos

      Marisa

    • #28281
      julima
      Participante

      oi Marisa, muito obrigada,
      sou de curitiba, mas qquer coisa vc pode me mandar uma msg

    • #28288
      MEDquebec
      Participante

      Pessoal, quem for fazer ainda a entrevista sugiro como local de espera o shopping que fica embaixo do hotel Hilton, tem uma ampla praça de alimentaçao e fica a apenas um quarteirao do local da entrevista. Com esse trânsito de SP nao se pode vacilar. Almocei por lá hoje e pude conferir como é perto. Aos amigos da comunidade, minha entrevista é dia 18 também. Vamos ver… hehehe.

    • #28289
      SANDROMS
      Participante

      julima,

      tenho uns amigos de curitiba que vão fazer a entrevista dia 18 as 10h…

      p.s. onde vc fez francês? estudou no Centre Quebec?

    • #28290
      MEDquebec
      Participante

      Pessoal, quem for fazer ainda a entrevista sugiro como local de espera o shopping que fica embaixo do hotel Hilton, tem uma ampla praça de alimentaçao e fica a apenas um quarteirao do local da entrevista. Com esse trânsito de SP nao se pode vacilar. Almocei por lá hoje e pude conferir como é perto. Aos amigos da comunidade, minha entrevista é dia 18 também. Vamos ver… hehehe.

    • #28296
      Samucanadian
      Participante

      Oi pessoal, bom dia !!

      Estou aqui no hotel intercity que fica a 1km exatos do local da entrevista. É muito bom aqui viu galera (paguei 110 reais sendo estudante) e vale a pena é 4 estrelas e muito confortável, tem internet + garagem + café da manha inclusos !! fora a comodidade de poder sair daqui e ir em menos de 5 minutinhos de a pé na entrevista!!

      Bem e o que posso dizer é que estou com insônia, estas 3h antes da entrevista estão sendo um martírio, risos…
      espero poder vir aqui ainda hoje para deixar meu relato !!!
      Um grande abraço pra vocês,

      http://www.samucanadian-quebec.blogspot.com

    • #28298
      julima
      Participante

      Olá Sandro,
      Minha entrevista é as 12:00,
      sou de Curitiba, mas fiz francês no Centro Europeu…
      meu irmão fez um tempo francês no Centre Quebec….

      To uma ansiedade só!

      Samucanadian, Tb to com insonia…

      MEDquebec, que horas será a sua entrevista.
      dia 18 tem:
      9:00 – Marisalpa
      10:00 – Casal amigo Sandroms,
      11:00- ??
      12:00 – EU

    • #28305
      SANDROMS
      Participante

      Não sei de ninguem que vá fazer a entrevista na semana que vem em SP, acho que a “missão” se muda para recife na semana que vem…

      Boa sorte aos próximos entrevistados….

      Fiquem tranquilos, e como diz um amigo meu:

      C’est tout dominé.

    • #28306
      Anonymous
      Participante

      Ola a todos,

      Gostaria de pedir uma sugestão aos amigos que moram em SP.

      MInha entrevista será as 15:30 do dia 05/05/2008 e possivelmente termina ate as 16:45 pelos relatos que tenho lido.

      Minha passagem de volta foi marcada para 20:15 em Guarulhos. O Que vcs acham sobre o tempo se é suficiente para chegar ao aeroporto (com carro taxi) com pelo menos 40 minutos antes, pois caso seja um problema vou ter que mudar meu voo para congonha onde o voo é as 19:30. Caso tenha que mudar, quanto tempo + ou – gasta-se para chegar do Escritorio de Imigração para congonhas de carro (taxi)?

      Um abraço,

      Jean

    • #28307
      Diogo
      Participante

      Jean,

      Eu não contaria com o término até 16:45…

      a nossa era pras 15:30 e terminou às 17:10…   não tanto pela entrevista, mas mais por que ficamos mostrando alguns trabalhos que fazemos após à entrevista…
      isso rendeu uma indicação que o Leblanc fará a um amigo dele no Quebec…

      enfim…  fazer a entrevista já é uma nêura, ainda que estejas tranquilo, mas ficar pensando se vai dar tempo de pegar o avião, trânsito, etc… o legal mesmo é não ter com o que se preocupar quando fizer a entrevista…

      se tu conseguires marcar o vôo pra bem tarde, ou até pro dia seguinte, fica mais tranquilo…  

      quanto aos horários de táxi, etc…
      quando fomos de congonhas pro hotel, levamos uns 15 minutos, sem trânsito, e sem considerar que o taxista que pegamos viajou e passou em outros 2 hotéis antes de acertar o nosso…

      no domingo, também sem trânsito, pegamos um buzão da GOL no congonhas e levamos 50minutos pra chegar em guarulhos…

      o táxi do brooklin pra guarulhos sai pela tabela dos aerotaxis de SP por 110 reais…

      mas os paulistas podem dar maiores informações…

      abraço
      db

    • #28308
      najinha
      Participante

      bonjour a todos!!!!!!!!!!!
      somos de curitiba tbem!!!!! nossa entrevista é amanha as 15:30 comentei com patinha que nem sei mais oque estou sentindo são varios sentimentos!!!!!!!!!!!!!!vamos colocar assim monsieur Leblanc só vai confirmar oque mandamos no nosso dossier e ver se realmente queremos ir ao quebec ah me sinto bem melhor pensando assim!!!!! abraços a todos e obrigado pela força que vem da comunidade!!!!!                                          
                                                                                                                    NAJINHA E FAMILIA

    • #28317
      SANDROMS
      Participante

      Jean,

      pelo que entendi vc vai sair entre 17:00 e 17:30 do brooklin para chegar as 19 e alguma coisa em guarulhos… É bem difícil, fora que vc vai gastar uma pequena fortuna com o taxi. Usando oonibus congonhas-cumbica talvez nao de tempo.

      Se eu fosse vc remarcava para congonhas (da berrini até congonhas tá 15 minutos, com transito 30 minutos, e com chuva no máximo 45 minutos). Ou marcava para o dia seguinte. A pior coisa vai ser fazer a entrevista preocupado com o horário do vôo.

      Sandro.

    • #28318
      SANDROMS
      Participante

      Najinha,

      Pelo visto, Curitiba vai invadir o Québec. he he. Vou fazer a mesma pergunta que fiz a julima, onde vcs fizeram francês?

      Abraços,

      Sandro.

    • #28320
      exu666
      Participante

      O relato é da minha esposa só quero acrescentar a dica de que a diária de fim-de-semana do blue tree towers da Berrini cai de 546,00 pra 116,00 e o hotel é muuuuito bom. Obrigado a todos cujos relatos e dicas nos pautaram :D

      Pessoas,

      Como os relatos antigos de entrevista foram mto úteis para nós, resolvi
      retribuir e postar o nosso.
      É longo.

      Abç,

      Cláudia



      Estávamos especialmente ansiosos para a entrevista. Nosso timeline é bem
      atípico e contribuiu pra aumentar o nervosismo.

      16/07/07 – envio do dossier

      20/07/07 – chega dossier em BA (rastreamento sedex)
      26/07/07 – recebemos e-mail c/ nº do processo
      24/08/07 – recebemos e-mail marcando entrevista para 30 de novembro

      27/11/07 – Recebemos e-mail cancelando nossa entrevista devido a problemas
      de saúde da entrevistadora

      21/02/08 – recebimento de e-mail marcando entrevista para 14/04/08

      15/04/08 – entrevista e obtenção do CSQ

      Meu marido de terno e gravata, eu de terninho de linho, chegamos os dois uma
      hora mais cedo. Eu sou a aplicante principal. Fomos recebidos com um *
      bonjour* e encaminhados a uma salinha de espera.

      Eu, à beira de um surto psicótico, e o marido falando sozinho pra treinar o
      francês, ouvimos a moça da recepção atendendo a um telefonema hilário: um
      sujeito queria saber se podia mudar a data da entrevista. Ele queria
      antecipar e ouvimos a moça respondendo bem indignada: “*não senhor, no
      Canadá são direitos iguais pra todos e não tem nenhuma taxa q o senhor possa
      pagar para acelerar o processo*”. Serviu pra gente descontrair.

      Às 14h30 em ponto aparece o M. Leblanc, trocamos *bonjours *e *enchantéS *e
      o seguimos ao escritório.

      Mesa enorme, na hora ficou claro q esparramar os papéis não ia ser um
      problema. Tiramos o mapa do tubão de arquiteto colocamos na mesa e fizemos
      aquela cara de paisagem. Silêncio. *Alors…* Começamos já falando q havia
      alterações a fazer na Demande de Certificat. Ele: *pas de problème*. E não
      teve mesmo.

      Começou o ritual de conferência de papelada: passaporte, estudos, trabalho.
      No meu caso, na experiência mais antiga, havia um lance na carteira q eu nem
      lembrava mais, q foi uma mudança de CLT para estatutária (funcionária
      pública). Sorte que eu lembrava onde estavam as anotações e, como fica td na
      mesma pasta há anos, estavam lá as publicações no Diário Oficial. Deu
      trabalho pra explicar, mas ok. Tb acrescentei minha experiência como
      voluntária em assessoria de imprensa de uma ONG de proteção animal aqui da
      cidade. Ele olhou o certificado mas não digitou nada não. Perguntou se eu
      sabia da Federação de Jornalistas, expliquei que sim, falei q era meio
      parecido com o Brasil, só q ainda mais flexível. Mostrei minha carterinha de
      jornalista sindicalizada daqui e falei q vou pedir a da federação
      internacional.

      Na vez do marido, o erro tinha sido na hora de preencher, e tínhamos
      colocado tempo a mais de experiência. Sem problema, ele aceitou a redução no
      documento.

      Fomos para as comprovações de idiomas. Dei pra ele meu DELF B2 e minha
      matrícula no Avançado III da Aliança. Pediu os meus de inglês, entreguei
      minha coleção (Cambridge, City & Guilds, Ielts, Toefls, GRE) e ele exclamou
      *u-la-la. *Começamos a nos sentir em casa.

      Daí meu marido entregou as matrícula de francês dele e explicou q evolui do
      *niveau zéro* pro *niveau un*. Foi a vez do M. Leblanc desopilar o fígado:
      se acabou de rir do *niveau zéro*. Depois de tirar uma onda, o Zé (marido)
      perguntou se ele não queria ver o de inglês. M. Leblanc perguntou se era o
      mesmo nível de Madame (eu) e o Zé (*pequeninho…)* disse q não mesmo. E
      entregou o certificado de avançado da escola de inglês. M. Leblanc disse q
      não era importante.

      Enquanto ele digitava e digitava, fazia umas perguntas. Pq o Québec?
      Expliquei sobre a minha origem francesa e que me sentiria bem em um lugar
      com essa herança cultural e ao mesmo tempo com o dinamismo da América do
      Norte. Disse q não era bem o Canadá q eu queria e mais o Québec mesmo. O Zé
      disse q ia até pra China atrás de mim.

      Expliquei q outra mudança era a *ville* de destino. Tinha colocado Laval mas
      teríamos de optar por Montreal, por conta do mercado de trabalho pra minha
      profissão (jornalista). Ele concordou.

      Ele pediu pra ver as minhas ofertas de emprego. Mostrei algumas (tem
      bastante em sites específicos de comunicação, não nos estilo *catho*). Disse
      q eu sabia das limitações de idioma e mostrei – a pedido dele – várias
      outras opções, de atendente de vídeo-locadora a recepcionista. Expliquei q
      minha estratégia vai ser tentar entrar no métier, de qualquer jeito, fazendo
      café, arrumando cabelo, fazendo maquiagem (comecei como assistente de
      produção) e lá dou um jeito de mostrar como sou boa.

      Ele perguntou se eu não tinha medo, já que teria de voltar pra base da
      pirâmide. Disse q não e contei a história do meu pai, que ao 50 anos perdeu
      tudo e teve de começar do zero. Mesmo sendo um profissional ultra bem
      qualificado, competente e tals, foi uma humilhação, já era *velho* pra
      conseguir emprego, tinha de ganhar saco de batata de parente. Eu tinha 15
      anos e comecei a trabalhar. Falei que não tenho problema pra recomeçar pq
      estou ciente de q isso pode acontecer aqui no Brasil: daqui a 10 anos serei
      ‘velha’ tb, já com 40 anos. Melhor recomeçar agora, no Canada. Aliás, quero
      fazer meu doutorado e aqui no Brasil não é bom negócio, diminui a
      empregabilidade.

      O Zé mostrou as vagas dele (nada megalomaníaco, aliás) e o M. Leblanc
      começou a pedir as certificações de que ele tinha as competências exigidas,
      como o SQL, etc, etc. Meu amor se embananou mostrando as telinhas dos
      programas q ele desenvolve, e lá fui eu explicar, q mtas das exigências eram
      pré-requisitos da graduação em si, e se ele não soubesse, nem trabalhar tava
      trabalhando.

      Qdo fui falar dos apartamentos pesquisados, mostrei q só tínhamos olhado
      apês que aceitavam cães. Mostrei tb os hotéis q aceitavam pets. Ele ficou
      impressionado. Foi a deixa pro papo descambar. Mostrei foto do Leopoldo (um
      vira-lhasa), conversamos sobre nós morarmos *chez lui*, e não ele *chez nous
      *. Ele falou gostou de 2 gatos q viu numa feirinha de adoção, batemos maior
      papo, falamos sobre o respeito q os canadenses têm para com os animais,
      sobre a ignorância dos brasileiros q não castram seus bichos.

      Pediu pra ver o mapa e daí então ele foi à loucura. Perguntou onde
      conseguimos, explicamos q na internet e daí imprimimos. Perguntou se a
      impressão fora feita no Brasil mesmo. Modéstia à parte, tava bonito à beça
      nosso mapa gigante, cheio de adesivinhos coloridos pros apês, hotéis,
      federação de jornalismo, universidade, veículos de comunicação, locais de
      reunião do vigilantes do peso (q freqüento, e expliquei q vai me ajudar na
      adaptação alimentar)…

      Voltamos a falar do Leopoldo (q aliás, por tabela, tb foi aceito pelo
      Québec) e falei de todo o processo necessário e custos. Mostramos inclusive
      q no nosso orçamento pra duas pessoas, passava um pouco da média pq
      incluímos o au-au. Entre risadas, ele fez uma cara de quem tinha esquecido
      de algo, e disse q havíamos sido aceitos pelo Québec. O Zé, tadinho, com
      maior cara de paisagem, perdido q tava no papo, quase começou a chorar.

      Muitas *félicitations*, muitos elogios pelo nosso projeto *três fort*,
      elogios à apresentação, recomendou a equivalência dos nossos diplomas, q era
      melhor não mandar pelo correio não, mas deixar pra fazer lá. Deu a papelada,
      explicou umas coisas e *au revoir*.

      Fomos embora alucinados, despencamos pra Guarulhos e caímos no chopp.

      Gente muuuuuito fina esse M. Leblanc.

    • #28321
      Anonymous
      Participante

      Claudia,

      Parabéns pelo CSQ e pelo projeto  de vcs.

      SUcesso no federal e vamos que vamos.

      Um abraço,

      Jean

    • #28325
      Marisalpa
      Participante

      Jean,

      Tbem sou de SP e acho melhor vc trocar sua passagem para Congonhas…. que na pior das hipóteses com chuva, transito até Congonhas gasta-se 1 hora ou 1 hora e 20 e com certeza o valor do taxi fica bem mais barato porque nesse horário para Guarulhos pode-se gastar até umas três horas dependendo do tempo…. e um grande agravante é 2a. feira… o  transio em SP 2a. e 6a. são os dias  piores

      Boa sorte

      Abraços

      Marisa

    • #28326
      Anonymous
      Participante

      OK Obrigado a todos,

      Vou mesmo mudar para congonha, vou pagar uma diferença pois paguei uma tarifa promocional. Mas sem problemas.

      Completando. Ja mudada. Retorno 05/05/2008 as 19:15 Congonhas.

      Um abraço,

      Jean

    • #28352
      Samucanadian
      Participante

      Desculpem a demora , mais ai está meu relato da entrevista minha de ontem as 10h da manha

      Relato curtissimo da entrevista! YES !! OUI! SI ! SIM
      Oi pessoal, Hoje foi minha entrevista com o M. Leblanc, foi as 10h da manhã. Cheguei lá umas 9h45 esperei algum momento e ele apareceu por lá, muito simpático e contente. Bem o que posso dizer em resumo geral, foi que ele é muito polido e agradável! É compenetrado no computador, pergunta algumas coisas sobre o por que quer ir ao quebec, se você tem algum plano pra lá, confere as documentações de estudos e trabalho, passaporte e certidão de nascimento.
      Basicamente foi isso, no prazo de meia hora ele disse, parabéns vc foi aceito pelo Québec!!
      Foi muito bom ouvir isso !! hehehehe… enfim um grande abraço a todos e agradeço pela força e fezinha que todos fizeram por mim ,

      Além disso, sai as 10h30 da entrevista correndo que nem um doido pra ir até o banco itau personalite, que ficava na outra esquina, e paguei os 950 reais da taxa do federal (isso considerando 1 pessoa e o valor do dia ). Sai correndo que nem um jaguar , cheguei todo suado na portaria do predio do consulado canadense, e o mocinho porteiro disse “nossa pode ir normal pq ainda são 20 paras 11h, vc tem 20min. hehehe” fui até lá em cima entreguei toda a documentação + comprovante da taxa paga e blz !! Agora to no FEDERAL!!!

      Samuca

      http://www.samucanadian-quebec.blogspot.com

    • #28355
      danielcasas
      Participante

      Nossa! Samuca é só durante o dia, né? À noite você combate o crime com sua roupa vermelha e é mais conhecido como The Flash. O resumo do seu processo vai ser, “dia ‘X’ comecei e PUM, tudo terminou bem no dia ‘Y'”.  :lol:

      Brincadeiras à parte, parabéns pelo CSQ e espero que a parte federal passe tão rápido como seu relato! Grande abraço,

      Daniel

    • #28360
      Anonymous
      Participante

      Samuca
      afff Maria, o Daniel tem razão, Samuca the flash!!
      Acho que vc. foi o unico que “conheci” que foi para a entrevista com todos os docs do federal em mãos!!!
      Parabéns!!

      abraços
      Erika

    • #28362
      najinha
      Participante

      BONJOUR SANDRO!!!!!!!
      FIZEMOS COM UM PROFESSOR PARTICULAR AQUI PERTINHO DE CASA TEMOS QUE  FAZER UM ENCONTRO AQUI EM CURITIBA   COM ESSA LEVA DE 2008!!!!! ABRAÇOS

      RELATO DA NOSSA ENTREVISTA 17/04 ÁS 15:30

      BOM PESSOAL FOMOS DE CARRO (LOUCURA SABEMOS DISSO) EU MEU MARIDO E OS DOIS FILHOS!!!! SAIMOS DE CURITIBA AS 19:00 E CHEGAMOS LÁ  EM SP AS 24:30
      FICAMOS NO HOTEL QUALITY POIS NO INTERCITY  BERRINI NÃO TINHA VAGAS!!!!!!!!!!!DO HOTEL DAVA 2,6 ATÉ O LOCAL DA ENTREVISTA MAS COM O TRANSITO JÁ VIU…DEIXAMOS NOSSOS FILHOS UM DE 17 E UMA DE 6 NO CINEMA NO SHOPPING MARUMBI…CHEGAMOS NO ESCRITÓRIO AS 14:30 ENCONTRAMOS UM MOÇO SOLITÁRIO AGUARDANDO MONSIEUR LEBLANC PARA A ENTREVISTA  ELE É DE TOCANTINS, DEU UM PROBLEMINHA NA CONEXÃO COM MONTREAL MONSIEUR LEBLANC VEIO EXPLICAR O ATRASO PARA O MOÇO…
      EU LÁ PELAS TANTAS ESTAVA QUASE DEITADA NAQUELE SOFA MAIS QUE CONFORTAVEL A ROUPA IMPECAVÉL JÁ ESTAVA MEIO AMASSADA!!!!!!!!!!!!!DESCABELADA RS RS RS RS 16:15  MONSIEUR LEBLANC NOS CHAMOU PARA ENTREVISTA….
      FOI SUPER TRANQUILO E AI QUANDO ELE NOS COMPRIMENTOU VEIO UM MISTO DE SENTIMENTOS DE TUDO QUE FIZEMOS E DE TUDO QUE ESTÁ POR VIR POIS ESTAMOS COMEÇANDO, COMENTEI COM MONSIEUR LEBLANC QUE EU ESCUTAVA MES AIEUX DEGENERATION ELE COMEÇOU A ASSOBIAR A MUSICA E SEM CONTAR QUE ELE ACHOU MEU NOME LINDO, DISSE QUE NUNCA TINHA VISTO ADÉLIA KKKKKKKKKKK…..
      AO NOS DESPEDIRMOS EU PEDI PARA DAR UM ABRAÇO EM MONSIEUR DANIEL LEBLANC E DEI UM BEIJO E FALEI MERCI MERCI MERCI ELE FICOU VERMELHO TADINHO!!!!!!!!!!!!!!
      PESSOAL VALE A PENA RESALTAR QUE A ENTREVISTA NÃO É UM BICHO DE 7 CABEÇAS MAS É MUITO SÉRIA ELE OLHA TUDO COM DETALHES EU ESTAVA MORRENDO DE MEDO…  EU LÓGICO FUI CONSIDERADA NF E MEU ESPOSO F ….
      VAMOS PARA O FEDERAL AGORA E QUE DE TUDO CERTO E AGRADEÇO DO FUNDO DO CORAÇÃO TODAS AS DICAS DADAS POR VCS E MINHA AMIGA QUE ME CHAMA DE DINDE PATINHA QUE FOI MAIS QUE UMA AMIGA NESS ETÁPA…
                                                                                                                                         ADÉLIA NAJINHA
      PS…OQUE EU POSSO FAZER SE ELE ACHOU MEU NOME LINDO  RS RS RS RS

    • #28364
      Anonymous
      Participante

      ADÉLIA NAJINHA,

      Parabéns pelo CSQ, e muito sucesso no federal.

      Um abraço,

      Jean

    • #28365
      ANITAGARIBALDI
      Participante

      Ventura,

      o site que vc me pediu é http://www.mddep.gouv.qc.ca/developpement/2004-2007/plan-consultation.pdf

      PARABÉNS A TODOS QUE CONSEGUIRAM SEU CSQ, AGORA É TER PACIÊNCIA E CONTROLAR A ANSIEDADE NA ETAPA FEDERAL.

      BOA SORTE A TODOS!

    • #28367
      SANDROMS
      Participante

      Parabéns Najinha,

      Nós também fomos de carro para a entrevista, saimos e chegamos mais ou menos no mesmo horário. Tenho dois filhos pequenos e não existe forma mais barata no brasil para uma viagem com 4 pessoas do que ir de carro, infelizmente.

      Temos outros amigos de curitiba que fizeram a entrevista (um casal de acabou de passar agora as 10h) e acho que seria interessante fazermos mesmo um encontro, afinal provavelmente imigraremos mais ou menos juntos.

      Sandro.

      P.S. Marumbi é aqui em Curitiba!!! Lá o shopping é Morumbi…. ha ha ha!

    • #28380
      najinha
      Participante

      CARISSIMO SANDRO!!!!!!!!!!!!!!
      JÁ CONSTATEI ESSE ERRO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MAS FAZER OQUÊ HA HA HA
      VAMOS MARCAR SIM UM ENCONTRO!!!!!
                                                                       ABRAÇOS E UM BOM FINDI

    • #28381
      najinha
      Participante

      @najinha”;p=”22261 wrote:

      CARISSIMO SANDRO!!!!!!!!!!!!!!
      JÁ CONSTATEI ESSE ERRO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MAS FAZER OQUÊ HA HA HA SEM CONTAR AS 24:00
      VAMOS MARCAR SIM UM ENCONTRO!!!!!
                                                                       ABRAÇOS E UM BOM FINDI

    • #28382
      najinha
      Participante

      JEAN MERCI!!!!!!!!!!
      FICAREMOS TORCENDO POR VCS AI EM RECIFE
                                                                                       ABRAÇOS
                                                                                                               ADÉLIA

    • #28383
      Anonymous
      Participante

      Najinha,

      Obrigado, mas pode torcer em SP mesmo, sou de Belo Horizonte e a entrevista sera em Sampa mesmo.

      Um abraço,

      Jean

    • #28385
      Ventura
      Participante

      ANITA,

      muito obrigado!!

      Forte Abaço,

      Ventura

    • #28391
      julima
      Participante

      Ola Pessoas!
      Estou escrevendo pra dizer que fiz a entrevista dia 18/04 as 12:00hs
      e tb estou com meu CSQ!!!!!!!!!!!!
      amanha ponho o relato, acabei de chegar em casa!
      :up:  :mbounce:  :bananadance:  :tease:

      Juliana Lima
      Curitiba

    • #28392
      julima
      Participante

      Ola Pessoas!
      Estou escrevendo pra dizer que fiz a entrevista dia 18/04 as 12:00hs
      e tb estou com meu CSQ!!!!!!!!!!!!
      amanha ponho o relato, acabei de chegar em casa!
      :up:  :mbounce:  :bananadance:  :tease:

      Juliana Lima
      Curitiba

    • #28393
      Anonymous
      Participante

      Parabéns Juliana!!

      abraços
      Erika

      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #28395
      najinha
      Participante

      JEAN!!!!!!!!!!!!!SÃO TANTAS EMOÇÕES QUE PARA SER SINCERA A FICHA AINDA NÃO CAIU KKKKKKKKKKKKKKK E SEGUNDA COMEÇO O FEDERAL!!!!!! QUE TUDO DE CERTO PARA VCS!!!!!MANTEREMOS CONTATO
                                                                                                                                     ABRAÇOS
                                                                                                                                                                ADÉLIA

    • #28400
      Anonymous
      Participante

      Juliana,

      parabens pelo CSQ. Sucesso no Federal.

      Adélia,

      bonne chance, :)

      As emoções sao grandes mesmo.

      Um abraço a todos e restam 16 dias…

      Jean

    • #28444
      SANDROMS
      Participante

      Onde estão os outros relatos!?!?!?!?

    • #28502
      Marisalpa
      Participante

      Amigos/as

      Desculpem pela demora em passar para postar sobre minha entrevista… mas precisei me restabelecer para narrar

      Talvez pq eu não esteja tão feliz como tantos… e preferi tentar não pensar muito neste final de semana de feriado, ao final dessa etapa da entrevista não sai com meu CSQ e ainda estou no aguardo, acho que realmente houve mudança na contagem dos pontos quando resolvi dar entrada no processo fiz várias vezes a avaliação on-line e lá passava… mas minha entrevista foi tranqüila o M. Leblanc  foi totalmente atencioso e calmo como todos relataram…

      Mas no final ele me disse que eu não consegui os pontos mínimos necessários… Mas me pediu calma, pq não ia acabar ali minha entrevista.

      Vou ser muito sincera com todos vcs, nessa hora eu desmontei… respirei muito fundo para conseguir me conter…. e imaginem com essa pressão tentar pensar em francês?!?!?! Minha cabeça quase deu um nó…. eu perguntei onde perdi pontos? E ele disse que na idade, pq no final do processo estarei com 38, qdo mandei a documentação estava com 36 faltando 5 dias para 37

      Ele me disse que meu processo iria (vai) ficar parado nesse período que ele estará em Recife e quando voltar ele vai reavaliar, pensar e me chamará para outra entrevista, elogiou minha pesquisa disse que estava ótima eu levei 12 ofertas de trabalho na minha área em Laval, levei 12 opções de apto em Laval, várias pesquisar sobre o Canadá…. enfim material que eu julguei necessário…. Disse que tenho um bom currículo que tem muitas vagas em minha área, que eu seria uma ótima pessoas para fazer parte do mercado de trabalho canadense…. No final ele repetiu que vai pensar e me entregou o Apprendre Le Quebec  indicou onde devo ir para fazer equivalência dos diplomas na penúltima página.

      Ele me mostrou a contagem dos meus pontos impressa e anexou ao meu processo o necessário seria 59 e eu fiz 57

      Ah Cursei um ano de Ciências Contábeis e tranquei, sou formada em Administração de Empresas, e Pós em Finanças e Controladoria.

      Desejo sucesso a todos e peço que fiquem na torcida pela VELHINHA!!! Aqui…. entre o dia 05 a 16 ele disse que me ligará para uma nova entrevista, após a conclusão passarei para escrever a  todos o desfecho.

      Abraços

      Marisa

    • #28503
      Anonymous
      Participante

      Marisa,

      Ao ler o seu relato lembro-me de outros que tiveram o mesmo problema com o Monsieur Teixeira. Ele falou que o projeto deles era bom mas não tinha conseguido pontos suficiente e que iria verificar no escritório a possibilidade. Um desses casais eu conheço aqui de BH e um pouco mais tarde ele receberam o CSQ em casa.

      Olhe se o Monsieur Leblanc disse que iria reavaliar isso significa que existem chances de vc ainda conseguir o CSQ. O que podemos fazer hoje é pedir a Deus para que possa acalma-la e ajudá-la nesse tempo. Procure acalmar-se pois eu e minha familia iremos pedir a Deus pelo seu projeto.

      Não consigo imaginar como é dificil, mas nos somos brasileiros e nao desistimos nunca.

      Um abraço,

      Jean e Camila

    • #28504
      Marisalpa
      Participante

      Muito obrigada Jean,

      Vc não sabe como fiquei feliz ao ler que vc conhece esses outros amigos que tiveram o mesmo problema…. isso me tranquilizou muito, pq~ate agora não sabia de pessoas qeu tiveram o mesmo problema.

      E como você disse eu estou pedindo muito a Deus que ilumine e confiando que ele fará o que for melhor.

      Abraços

      Marisa

    • #28505
      mariangela
      Participante

      Marisa

      Fique tranquila, ele jamais te daria esperancas se nao fosse possivel reverter a situcao. Primeiro pela seriedade do entrevistador, pela transparencia do processo com um todo e os pontos que faltaram foram poucos. Paciencia, relaxe um pouco e em breve queremos ler um relato teu cheio de alegria. Ha varios colegas que no ano passado tambem ficaram em stand by e outros de recuperacao. Tomara que eles se expressem aqui para voce ficar mais tranquila.
      Coragem. Com certeza estaremos todos torcendo por voce.   :wink:
      Mariangela

    • #28508
      Anonymous
      Participante

      Marisa,

      Apenas para leitura:

      Relatos dos que não foram aprovados no dia e depois foram aceitos:

      http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1152

      http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1162

      Vc pode ver que eles tiveram o CSQ negado na entrevista e o entrevistador falou que iria verificar e que tinham um bom projeto, e depois passaram.

      Um abraço,

      Jean

    • #28509
      najinha
      Participante

      marisa
      imagino como foi dificil para vc e está sendo nesse momento, mas ele te deu o appendre quebec é um bom sinal!!!! e gostei da sua atitude de postar porque isso não é um fracasso é aprendizado e pode ajudar outras pessoas com seu relato!!!!!!!!!! eu mesma tinha combinado com o meu marido que iamos postar caso tivessemos sido reprovados… e vc nem foi, tem um luz no final do tunel….meu marido tem 37 anos e quando começamos o processo ele tinha 36 eu tenho 34 e temos 2 filhos e isso nos ajudou tbem ,ele é engenheiro civil!!!!
      na comunidade quero ir para quebec no orkut tem um tópico que uma pessoa pergunta é tão facil assim conseguir esse csq que todo mundo ta ganhando!!!!!!!!! o nosso foi muito suado muito estudo e pesquisa sem contar o fator de formação idade e tal mas vamos com fé que vc vai conseguir estamos torcendo…..beijos
                                                                                                     adélia najinha

    • #28517
      Marisalpa
      Participante

      Jean,

      Foi ótimo ler os relatos deles Daniele e família  /  Fabio e família Sei o que eles passaram, e não desejo a ninguém me emocionei muito

      Qdo li o que o Fábio escreveu falando do filho dele perguntando lembrei que meu sobinho foi viajar e estava na praia e pediu para meu irmão para usar o celular e me ligar pq queria me dar os parabéns….. ele tem 12 anos e me pergunta tudo sobre o processo…

      Qdo disse a ele que só saberei a resposta em maio.. ele ficou mudo do outro lado do telefone e depois disse Titia eu sei que vou te visitar no Canadá!!! Peço a Deus que ouça as palavras dele as minhas orações a torcidasde toda família e amigos, que estão na torcida pelo sucesso pela dedicação a estudo a pesquisas, enfim de planos de um novo começo.

      Agradeço a todos pelas mensagens de carinho e pelas orações, e desejo muito sucesso na parte federal e conquistas aos que já estão em Québec

      Abraços

      Marisa

    • #28520
      viniciusmarc
      Participante

      OI Marisa,

      Pense positivo, que tudo vai dar certo, como vc mesma ja viu, ja aconteceram outros casos, e acabaram bem. com vc não será diferente.  Tente ficar calma, estude um pouco de frances, pois ainda havera outra entrevista, tenha certeza que estaremos todos rezando e torcendo por vc.

      Abraço

      marcus

    • #28524
      Anonymous
      Participante

      Marisa,

      Tenho fé que v. conseguirá também, sabemos que vc. estava preparada e merece. Também acho que ele não ia te dar falsas esperanças se realmente não fosse possivel.
      Te sugiro dar uma olhada nesse nosso colega emigrante (post de 15/11/2007) veja como o dele foi dificil no começo (o entrevistador dele nem tinha a simpatia do M. Leblanc) e mesmo assim, depois de puxar daqui e dali ele conseguiu! o blog dele/post é:
      http://indoparaocanada2008.blogspot.com/search?updated-min=2007-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2008-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=6

      Continuamos na torcida, parabéns pela coragem!

      abraços
      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

      Thiagão, espero que não se incomode em estar divulgando essa informação para essa companheira de jornada!   :wink:

    • #28548
      Marisalpa
      Participante

      Obrigada Marcus, Erika, Adélia Najinha e Mariangela pelo carinho

      Erika realmente foi suado o CSQ do Tiago parabéns para ele.

      Estou tentando como todos vcs me disseram ser otimista “Brasileiro nunca desiste” e não desistirei em breve espero postar que passei por essa etapa.

      Abraços

      Marisa

    • #28552
      julima
      Participante

      Oi gente, bom vou postar meu relato da entrevista!
      Antes tarde do que nunca!

      Juliana – 23 anos , arquiteta e urbanista.
      minha entrevista: 18/04 – 12:00hs
      Cheguei ao local as 11:00 e num sabia se subiu ou se esperava mais um pouco lá embaixo. Fui a moça da recepção, deu meu nome, ela colocou um OK, e falou que eu poderia subir. Anciosa ao máximo, me deu de tudo, achei que fosse ter um treco, subi, e um moço educado me recebeu, perguntando meu nome, e marcando-o com um marca texto. Falou que eu poderia esperar numa salinha logo atrás da recepção, cheguei até ali, e me deparei com um casal, perguntei de onde eles eram, que horas estava marcada a entrevista e eles falaram, de Curitiba, as 11:00hs, olhei no relógio, já eram 11:05. Eles anciosos tb, conversamos um pouco, e eles me contaram que tinha um casal que tinha ficado de recuparação, e que um deles era arquiteto, nesse momento achei, meu deus, num vou conseguir, mas logo depois tentei relaxar e não pensar nele, mas sim em mim. conversamos um pouco até que mais ou menos 11:15 o M. Leblanc vem até essa sala e se dirige a eles. Minha primeira impressão dele foi boa. Momentos de tensão daí até o começo da minha entrevista, pois minha entrevista só foi começar as 12:45, estava nervosa, e a moça da faxina passava e falava, o q estava acontecendo, _ O casal tá esperando numa salinha, o M. Leblanc já vai chamá-los e dizer a resposta. EU fiquei confusa, bom, tempo passando, telefonemas, MUITOS, todos querendo saber sobre o processo e entrevistas, o moço da recepção já nem aguentava mais, parece que a moça tinha faltado que fica na recepção e ele tivera que ficar. Nesse tempo todo passa a Soraia Tandel, simpática, e mais uma outra moça. Ouvi barulho novamente e era o casal saindo da entrevista, e fazendo sinal com as mãos que estavam com o CSQ! Relaxei por um segundo, e já voltei a ficar nervosa pois agora seria a minha vez, Uma moça veio e pediu pra acompanha-la ate a sala da entrevista.
      Entrei, M. Leblanc me disse Bonjour e se desculpou pela demora, e já me pediu o passaporte e a certidão de nascimento.
      verificou, pediu meus diplomas, notou que eu tinha estudado no Canadá, comentei bem rapido e falei que meu irmão mais velho estava indo pra Quebec como residente permanente, que já estava com o visto nas mãos, e passagem comprada, Ele sorriu , se animou e falou, vc tem uma foto do seu irmão? e eu mais que pronta já pulei com as fotos dele e minha qdo fomos pra Quebec, Montreal, Ottawa, enfim. Ele adorou, perguntou com quem meu irmão tinha feito a entrevista e comentei que tinha sido com o Carl Teixeira, em agosto. Logo após ele pediu minha data de nascimento e começou a escrever no computador, perguntou por qto tempo morei no Canadá, respondi por 1 ano, ele sorriu, e foi escrevendo, perguntou o que eu Via no Quebec que me fazia querer ir pra lá, o que eu mais gostava lá, o que eu farei no primeiro dia, respondi uma porção de coisas, nem lembro direito. Pediu documentos que comprovassem minha experiencia profissional, tirou cópia de dois deles pois mudei de emprego desde que mandei meu processo, ele perguntou sobre o que eu fazia, pq tinha escolhido arquitetura, e se eu gostava. Ele me elogiou e perguntou se eu tinha alguma informação sobre a Ordem dos Arquitetos do Quebec, pulei com uma pastinha, e ele disse, não quero ver, quero que vc me fale, então, FALEI FALEI FALEI, e ele me perguntou, onde ficava em Montreal a Ordem, daí peguei um mapa de montreal e mostrei, ele adorou, tava td explicadinho, onde queria morar e td mais, e ele me fez peguntas como, pq eu queria morar alí, respondi,e ele falou que eu tinha razão. Me perguntou sobre a minha família, o que meus pais achavam sobre isso, respondi que meu pai havia falecido recentemente mas que gostava muito desse meu plano, nesse momento foi inevitavel a lágrima correr, pedi desculpa e ele se desculpou tb, fez outras perguntas sobre minha família, tranquilo.
      Bom gente num sei mas no meu caso ele focou MUITO No meu trabalho, fez pergunta até do tipo, Porque eu tinha escolhido arquitetura. e várias outras, não pediu IR, e não pediu nem metade dos documentos que eu levei, e informações, se ateve só a 2 das ofertas de emprego que levei, pois na primeira que mostrei e expliquei ele brincou, NOSSA, ESSA CAI COMO UMA LUVA PARA VC! =).
      Ele me incentivou muito!
      Momento engraçado da entrevista, sou bem melhor em inglês, mas qdo ele pediu pra ouvir meu sotaque, travei, falei umas 3 frases e voltei pro francês como no modo automático…hahahhaha
      Logo após, eu achando que ele ia me fazer mais 1000 perguntas, e querendo mostrar td o que tinha levado, derepente, escuto o barulho da impressora funcionando, ele começa a me aplaudir, e diz, FELICITACIONS, BRAVO!!!!! BEM VINDA AO QUEBEC! hahahahahhah num sabia nem o q dizer! MERCI, MERCI!!!!! ele me entregou o CSQ, e me acompanhou até a porta, só depois qdo cheguei em casa notei que ele não tinha me dado o APPENDRE LE QUEBEC…
      Bom foi isso, adorei o M. Leblanc! pra quem lembra de mim antes da entrevista, MORRENDO DE MEDO!hahhahahahha
      espero ter ajudado um pouco!
      E agora rumo ao federal!
      Boa Sorte aos Demais
      :D  :clap2:  :clap:  :up:  :mbounce:

      PS: Marisa, FORÇA, Certeza que M. Leblanc te dará boas notícias, senão teria te “reprovado” e não deixado vc em espera,… muita calma e confiança!!!!!

    • #28559
      Anonymous
      Participante

      julima,

      Parabéns,

      SUcesso no Federal,

      Um abraço,

      Jean

    • #28561
      callf
      Participante

      Parabens Maninha!!!
      Em breve estaremos juntos no Quebec!!!
      Sucesso na etapa Federal!!
      Bjs
      Cesar

    • #28565
      Diogo
      Participante

      Marisa, guenta firme aí!!!

      pelo pouco que entendo do processo, o pior que poderia acontecer seria ele te pedir uma comprovação de francês um pouco melhor que a que apresentastes…   o que te daria mais pontos…

      como tens um monte de vagas de empregos pesquisadas e que vc pode preencher, isso pode ser considerado por eles.

      bonne chance!!!!

      db

    • #28570
      SANDROMS
      Participante

      Julima,

      Parabéns…! Um casal de amigos (também de Curitiba) nosso fez a entrevista no mesmo dias as 10h, e estão com o CSQ também. O lance do inglês foi complicado ( e engraçado ) para mim também…

      Alguém comentou aqui no forum sobre um encontro dos futuros quebequoises em Curitiba (e região), se está de pé seria legal criar um tópico para combinar tudo…

      Sandro.

    • #28572
      julima
      Participante

      Olá Sandro,
      Obrigada, e parabéns pra vc tb!
      Quanto ao encontro de futuros imigrantes de curitiba, e de Santa Catarina, eu já fui em 2, foi bem legal, mas a maioria das pessoas estavam já esperando o pedido dos exames, inclusive tem várias pessoas que estão indo pra lá agora em maio, o povo que se conheceu acabou formando um grupo! inclusive meu irmão é um deles!
      http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1389&highlight=encontro+curitiba
      Seria legal fazer outro encontro!
      vamos marcar sim!

      Juliana

    • #28586
      Marisalpa
      Participante

      Obrigada a todos pelo carinho e os bons votos

      Marisa

    • #28594
      najinha
      Participante

      parabéns julima pelo  csq e boa sorte no federal!!!!
      ao curitibanos de plantão

      poderiamos marcar um encontro com o pessoal que está dando entrada no federal agora… porque dai vai ser da mesma leva  de desbravadores!!!!!!já vou avisando que aqui em casa somos uma familia de coxa branca kkkkkkkkkkkkkk nada contra os outros times e tal kkkkkkkkkkkkkk…
      falando sério…. nos conhecemos um casal de joinville tbem ,podemos marcar seria bem interessante para todos esse encontro!!!!para trocarmos de idéias sobre cidades, mercado de trabalho e tal  para quem tem filhos tbem!!! abraços
                                                                                                                                                             adélia

    • #28609
      SANDROMS
      Participante

      Tô dentro…

    • #28664
      Marisalpa
      Participante

      Olá,

      Amigos passando para dizer que tomei uma decisao, ontem retomei os estudos de francês dessa vez na Aliança Francesa…. espero que isso contribua na conquista dos 2 pontos faltantes….

      Assim que tiver alguma novidade informo a todos.

      Abraços

      Marisa

    • #28669
      Patinha11
      Participante

      Fez muito bem ,Marisa.
      Estarei aqui na torcida por sua vitória nesse obstáculo.
      Voltando a estudar,e sendo na Aliança,estará contribuindo na qualidade de seu frances,além de estar se movimentando favoravelmente na direção positiva,logo receberá uma notícia boa sobre seu caso,afinal o que são 02 pontinhos,né ?
      Confie,vai dar tudo certo!
      Bjs,
      Patinha.
      :up:

    • #28673
      Enrique
      Participante

      Boa Marisa,

      Depois da tempestade sempre vem a bonança, força, fé em Deus e fazendo sua parte tudo vai dar certo. A torcida e as orações por vc continuam.

      Enrique e Michela

    • #28699
      Marisalpa
      Participante

      Patinha, Enrique e Michela
      Obrigada pela torcida, estou confiando em Deus com muita fé
      E estudando mais para ajudar…
      Abraços

      Marisa

    • #28701
      Espektro
      Participante

      É isso Marisa… demonstre para eles que voce quer muito isso, peça uma declaracao da alianca francesa para levar no dia da entrevista… com certeza contará pontos para voce!!!

      Estamos na torcida…

    • #28745
      jorgerodrigo
      Participante

      Olá!
      Apesar de ser de Recife, quero postar aqui minha entrevista, pois são vocês aí de Sampa que irão se beneficiar mais dos relatos do que as pessoas daqui de Recife, já que as entrevistas aqui acabaram hoje (fomos os penúltimos).
      Todo mundo falava e nós não acreditávamos: o Sr Leblanc é uma mãe!!!! Eu não tinha noção que pudesse ser dessa forma!
      De qualquer forma, posto nosso relato aqui:
      Eu: Bacharel em Hotelaria, experiência solida no setor, vários cursos técnicos na área, etc. Francês: Intermediário-avançado (260 horas), mas estudei todo santo dia durante esses 14 meses antes da entrevista´e inglês intermediário parado desde 2002 (não sou fluente meeeeesmo)!!!
      Ela, minha cônjuge: formada em psicopedagogia, pós graduação em psicopedagodia, francês intermediário, inglês nunca ouviu nem falar, ambos com 26 anos.
      Além da conferência de documentos, ele nos deu alguns conselhos e nos parabenizou, fomos aceitos! Simples assim!
      Ele elogiou nossas pesquisas de trabalho, budget, etc (valoriza muito isso). Elogiou meu nível de francês e para ela nem perguntou nada. Como ele é professor, ele mesmo perguntava  e respondia e ela só respondia “d’accord”. Por exemplo: – Você sabe que vai ter que fazer o reconhecimento do seu diploma? Você sabe que ele (eu) vai ter que pagar as contas em casa enquanto você estuda pra validar o doploma? E ela só dizia: “oui, je sais”.
      Quando a conferência de documentos acabou, ele nos parabenizou e deu ainda mais uns 20 minutos de conselho. Nos levou pelo elevador até a porta do hotel, nos falando sobre nosso projeto, melhor época de chegar lá pra conseguir emprego, etc.
      Conselho1: se o entrevistador for o Sr Leblanc, relaxe. Esqueça pergunta sobre história, geografia e essas coisas sobre o quebec. Ele só vai perguntar o motivo da imigração. Somente, mais nada!!!
      Será que ele nos passou por temros um perfil excelente? Não! Estávamos a poucos pontos de conquistar o csq, somente. Como nosso projeto bem feito, ele concedeu a pontuação e pronto. Aceitos!
      Conselho2: Foque no trabalho: explicar o q vc faz, sua sofertas de emprego, perpectivas de emprego, realismo em relação a adaptação ao mercado de trabalho, etc! Daquela famosa lista da internet, ele só perguntou a mais clássica pergunta: Pq immiger? E ainda perguntei a ele quem deveria responder, ele disse: “tanto faz”. Respondi, e aceitos.
      Boa sorte para todos de São Paulo e pro casal depois da gente aqui em Recife.
      É só conferência de documentos!

      Rodrigo e Marília

      Tempo da entrevista: 40 min.

    • #28781
      canonmarques
      Participante

      Pelo visto as entrevistas com o Sr. Leblanc são bem tranquilas mesmo!
      Que bom…
      Então é só se prepara direitinho, esperar pela data marcada(ou pela marcação da entrevista) e passar para a parte federal…

    • #28786
      Baratinha
      Participante

      Najinha
      Em priemiro lugar , parabenizo a todos pelo CSQ e já que a Najinha tocou no assunto , aproveito para fazer um convite
      Eu moro em Curitiba e o meu marido mora em Joinvile , estamos organizando um encontro pro dia 17/05 em Joinville , que é super pertinho . O local está no tópico de encontros , com o título Encontros em Joinville/Santa Catarina, peço a gentileza de confirmar por lá, caso haja interesse
      Um abraço

      Bianca

    • #28787
      Baratinha
      Participante

      Complementando o tópico anterior , parabenizo a todos pela obtenção do CSQ  e para Marisa , parabenizo pela decisão e desejo muito sucesso e muita sorte a todos.

      Bianca

    • #28790
      julima
      Participante

      Olá povo, vamos fazer um encontro sim aqui de Curitiba,
      meu irmão foi embora pra Montreal ontem, com a namorada e um amigo… são os novos imigrantes,
      vamos marcar pra irmos nos conhecendo sim….
      Obrigada pelos Parabéns, e boa sorte aos próximos…

      Juliana

    • #28796
      Marisalpa
      Participante

      Muito obrigada a todos
      A torcida de vocês dá mais força para continuar confiante.
      Abraços

      Marisa

    • #28820
      Riva
      Participante

      Marisa,

      Boa Sorte!
      Estamos torcendo por você e acredite Deus fará o melhor por você.

      Abçs,

      Polyanna e Ricardo

    • #28837
      Marisalpa
      Participante

      Obrigada a todos

      Jean gostaria de parabenizá-los pela conquista do CSQ boa sorte na parte federal

      Abraços

    • #32456
      mariangela
      Participante

      Gente

      Leiam esses relatos e comparem aos atuais. Algo está errado com a metodologia adotada pelo  Sr. Eddie.

      Mariangela

Visualizando 241 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.