Voltar ao Brasil antes dos 2 anos necessários para obter a c

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Voltar ao Brasil antes dos 2 anos necessários para obter a c

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6211
      kmoutinho
      Participante

      Pessoal, bom dia.

      Estou na fase final do processo federal, aguardando o pedido dos passaportes, e tenho uma duvida que nao encontro resposta em lugar alguem.
      Gostaria de saber se, depois que eu for, eu posso voltar ao Brasil antes dos 2 anos necessários para obter a cidadania. Se puder, quanto tempo posso ficar por aqui sem perder minha residencia.

    • #31121
      Carlos_Santos
      Participante
    • #31131
      kmoutinho
      Participante

      Olá Carlos,

      Obrigada pela dica!!! li e ficou mais claro pra mim…
      Então a partir do momento que eu tiver o CRP eu posso voltar eventualmente para o Brasil, tranquilamente, retornando ao Canadá para “dar continuidade” aos meus dias até completar os 2 anos (no período de 5), certo?
      Eu estava imaginando que tivesse de passar esses 730 dias corridos direto lá…, pois fico pensando numa eventualidade, numa visita à famila…enfim..

      Aproveitando, posso tirar mais uma dúvida com você?? hehe
      Irei pela Air Canada para Montreal, porém com conexao em Toronto. Devido a esta parada, a minha apresentação ao escritório de imigração para dar a minha entrada no país como residente permanente será em Toronto ou em Montreal? Você saberia me dizeR?

      Muuito obrigada :)

      Abraços,

      Karina

    • #31133
      BeatrizM
      Participante

      Oi Karina,
      eu também tinha tido esta dúvida há algum tempo e pesquisando na época eu entendi que podemos, sim, retornar ao Brasil, porém no meu entender podemos SAIR do Canadá no máximo 730 dias (o que significa que devemos ficar no minimo 3 anos-juntando as entradas e saidas-para ter a cidadania após os 5 anos). Parace que você entendeu o contrário: que devemos FICAR 730 dias no Canadá para conseguir a cidadania após os 5 anos)….
      Ué…acho que vou pesquisar novamente….
      Carlos, você pode nos esclarecer isto?
      Obrigada,

    • #31134
      kmoutinho
      Participante

      Olá Beatriz,

      eu vi alguns relatos seu em outros tópicos…hehehe

      Carlos, au secours!!!!

    • #31138
      marcelogodois
      Participante

      Oi pessoal! Deixa eu ver se ajudo um pouquinho! :)

      Então, são duas coisas distintas: Status de residente permanente e Cidadania.

      Tem gente que passa a vida inteira aqui sem pedir a bendita da cidadania. Até porque não é pedir e pronto. Pode ser que a pessoa não a consiga. Mas para poder pedi-la deve-se ter ficado dentro do Canadá no mínimo 3 anos (novecentos e tantos dias…).

      Esquecendo a cidadania e focando só no status de residente permanente. Esse status você renova a cada 5 anos. Aquela carteirinha chamada CRP, que nos permite entrar e sair do país quando quisermos, tem validade de 5 anos. Para renová-la, verificam se no período de validade da mesma, a pessoa ficou pelo menos 730 dias.

      Outra coisa que já me disseram que é importante. Sempre guardar o CSQ, Confirmação de RP (que nos dão no aeroporto), os canhotos dos bilhetes de avião de entrada e saída do país, etc.

      Espero ter ajudado!!   :wink:

    • #31144
      kmoutinho
      Participante

      Marcelo, bom dia

      Obrigada pelos esclarecimentos.

      Eu havia entendido a diferença entre os 2, mas agora você me deixou uma coisa bem clara. Com a CRP eu posso entrar e sair do país quando eu quiser….eu estava preocupada pois nos depoimentos que li, inclusive os indicados pelo Carlos, eu havia entendido que com o CRP eu viveria normalmente em Quebec, mas a partir do momento que eu saisse do pais perderia todos os meus direitos.
      Entao, por exemplo, se um dia eu vier ao Brasil, no meu retorno para o Canadá vou mostrar, na imigração tanto aqui quanto lá, o meu passaporte e o CRP, certo?
      Depoisss, passados os 3 anos, dai eu faço o pedido de cidadania…

    • #31149
      Carlos_Santos
      Participante

      a chegada em Toronto, vai te obrigar a fazer a imigracao em Toronto. Nada de anormal nisso. Foi o que eu fiz.

      A diferenca, é que vc pode pegar um oficial da imigracao que nao fala frances!  :twisted:

      ou ter a sorte de outros colegas que encontraram um oficial da imigracao que falava portugues  8O

      Quanto a sair do Pais e obter a cidadania, elas se cruzam no sentido que é preciso ter requisitos de tempo passado no Pais, mas o Marcelo tem razao. Além de dar entrada na papelada para obter a cidadania, pagar as taxas, passar os exames, e esperar mais algum tempo para obter depois o passaporte (que como no Brasil, é um processo com pagamento de taxas).

      Sugiro  a leitura dos topicos dos colegas que aqui ja chegaram e que postaram como foi a chegada aqui. Isso ajuda um pouco a entender a sequencia.

      Boa sorte

    • #31160
      kmoutinho
      Participante

      Valeu Carlos!!! :)

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.