Vinda pro Quebec. Definitivo ou temporario?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Vinda pro Quebec. Definitivo ou temporario?

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5746
      luciojunior
      Participante

      Ola amigos,
      comeco a planejar minha volta pro Brasil, que sera realizada em 2011, perfazendo entao 4 anos de vida por essas belas terras geladas.

      Dai, preciso de uma ajuda de voces daqui da comunidade. Preciso que me respondam SVP (nos comentarios por aqui mesmo), quem esta vindo com intencao de ficar pro resto da vida? E quem quer voltar ( e em qto tempo) ?

      Um abs e obrigado desde ja !

      Lucio

    • #29306
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Lúcio,

      nao sei que ficarei aqui pelo resto de minha vida, isso so Deus sabe….

      Mas com certeza pro Brasil eu nao volto ;-)

      Espero ter ajudado!

      Se nao for ser indiscreto, porque a mudança ?

      Vc é o primeiro que fez o processo bem informado e que ouço dizer que esta com planos de voltar ao Brasil. 8O

      Bons planos, sejam eles quais forem!

    • #29299
      maurorepacci
      Participante

      Pessoal,

      Acho esse um ótimo tópico para discussão. Estou morando em Montreal faz 2 anos e não posso negar que de vez em quando (principalmente no inverno) penso se vale a pena ou não voltar para o Brasil.

      Eu acho que a decisão depende muito de cada pessoa e das oportunidades que você tem em cada lugar. Eu acho que agora o Brasil está vivendo um momento de euforia por causa da melhoria da situação econômica e uma série de outros motivos. Acabo de voltar do Brasil (fui visitar minha família) e percebi claramente a diferença no comportamento das pessoas: o povo parece mais orgulhoso de ser brasileiro e acreditando mais no futuro do país.

      Mas, por outro lado, será que essa “melhoria” na situação do país traduz em uma qualidade de vida melhor? Eu acho que não. Eu acho que o Canadá é um lugar melhor para se criar uma família, para trabalhar, para estudar, para montar um negócio, para se aposentar, etc.

      Eu acho que cada um deve escolher seus critérios e analisar um por um.

      Gostaria também de ouvir a opinião de outras pessoas.

      Abraços
      Mauro

    • #29297
      petula
      Participante

      nossa, lúcio! voltando de vez? ou aquele de vez meio temporário, como pelo visto foi a sua partida pro canadá?

      eu estou indo tentar muitas coisas novas: nova profissão começando do zero, quero começar uma família com algumas premissas bases como segurança e qualidade de vida, de educação. assim como o carlos e o mauro, eu dificilmente voltarei ao brasil. ele não me acolhe pra essas mudanças. algumas eu tentei iniciar aqui.

      pode ser que eu sinta muita saudade de algumas coisas. mas acho que tem outras que devo amar por aí. enfim, a vida vai se compensando. só poderei responder melhor quando minha realidade de quebequense-canadense se estabelecer.

    • #29295
      luciojunior
      Participante

      Calos, Mauro e Petula,

      Muito obrigado por esse bom inicio de discussao e ajuda.

      Vou fazer algumas consideracoes, pra nao gerar muita especulacao e curiosidade nas pessoas.
      1.Gosto muito do canada, como tbm gosto muito do brasil e, pra mim profissionalmente, ha mais oportunidades e facilidades no brasil do que aqui.
      2. Carlos, pra responder a tua pergunta eh o seguinte : Eu ja vim com a intencao de voltar. Nao resolvi isto agora, porque estou insatisfeito por aqui, porque este NAO EH O CASO. Mas, conheco varios amigos aqui em montreal, que estao aqui o mesmo tempo que nos e tambem pensam em regressar. Mas, eh claro, que ha outros que estao muito satisfeitos por aqui e nao pensam em retornar. Se bem que a maior parte desses ultimos, cogita a ideia de se mudar ainda para um outro pais. E pra nao dar nenhuma chance a especulacoes que possam surgir : todos os amigos que tenho que irao voltar estao super felizes por aqui. Mas parece que isso nao eh suficiente pra fazer as pessoas nao retornarem…
      3. Estou fazendo essa sondagem (sei que eh bastante superficial, mas mesmo assim ira me ajudar) porque fiquei de conversar isso mais a fundo com um professor meu. Estamos querendo saber se o brasileiro vem pra ficar ou nao, uma vez que os dados oficiais revelam que a maioria dos imigrantes retornam para os seus paises de origem com menos de 5 anos de canada.

      Um abs e obrigado pessoal.

      Continuemos a participar dessa discussao SVP !

    • #29277
      Carlos_Santos
      Participante

      obrigado Lucio pela resposta!

      Agora posso contribuir com o topico como vc estava propondo!

      Nao posso falar no geral, posso falar de mim mesmo.

      Nao sai do Brasil por que o detesto. Nao deixei de ser brasileiro, pois nasci ai e nao tenho nenhum problema para portar o meu pin da bandeira do Brasil na lapela do meu paletó (quando eu o uso, claro!).

      Emprego estavel eu tinha. Carreira profissional também. Acordos com a França e mesmo com o Embrapa em Brasilia. SO o salario é que infelizmente nao refletia a realidade. Mas ainda assim eu nao deixei o País por causa disso.

      O que me fez sair é a banalizacao de algo que para mim nao tem preço! Paz e tranquilidade de viver honestamente eu nao vivo sem. É como oxigênio para mim, algo fundamental!

      Ir para o trabalho rezando para nao ter engarrafamentos na linha vermelha, com medo de ser assaltado a cada esquina e vendo meus filhos passando pelo mesmo. Isso tem um preço mais alto que eu posso pagar!

      Nao aceito e continuarei nao aceitando isso. O dia que aqui na Cidade do Québec, começar a ter este tipo de problema na mesma escala que tinha ai no Rio, eu me mudo. Sem maiores stress.

      Para mim sempre valeu a maxima, os encomodados que se mudem!

      Desculpe a franqueza.

      Ouvir dizer o que o Mauro acaba de nos informar do orgulho de ser Brasileiro, prosperidade, …. isso me faz feliz pois deixei familia e amigos por la!

      Mas quando sai do Brasil, sai em busca de algo que aqui achei!

      Por isso devo fazer parte dos brasileiros que depois dos 5 anos ainda estara aqui!

      pois nao imagino que o Québec vai degringolar para um nivel de violencia de que estava mencionando acima.

      Hoje, vejo meus filhos indo para a escola de onibus, sem medo.

      Podem escolher fazer um CEGEP e começar a trabalhar se quiserem. Acordos com a França permitem que eles viagem para estudo ou estagio por la.

      Isso para mim é algo que nao acredito que o Brasil possa me dar hoje e nem num futuro proximo, INFELIZMENTE!

      Preferiria estar no Brasil, aonde o nivel de autistas nao é 1 em cada 150 habitantes! mas como disse aqui nao é o paraíso!

      Fico por aqui.

      Abraços

    • #29374
      Baratinha
      Participante

      Muito interessante o seu tópico!

      Vou dar minha pequena contribuição. Eu e meu marido saímos do Brasil procurando uma melhor condição de trabalho e melhores salários. Emprego nós tínhamos, maos o salario oooohhhh(como dizia o Prof. Raimundo). Quando a violência para nós não foi o caso porque de onde viemos a violencia existia, mais não era nada de assustar, claro que não se podia bobear…(eu morava em Curitiba e meu marido em Joinville) .
      Por enquanto estamos contentes, nossa condição financeira melhorou muito e temos planos para o futuro aqui em QC.
      Nós decidimos morar no interior do QC por uma questão de custo (aluguel mais barato) e porque nós achamos que seria mais fácil para nós a questão de adaptação.
      Não descartamos a hipotese de voltar para o Brasil , porém o salário tem que compesar ou se acontecer uma catástrofe muito grande com a gente aqui, mas os nossos planos até o momento estão indo muito bem e pretendemos ficar aqui até ficarmos velhinhos, ter nossos filhos e netos aqui, se Deus quiser!

      Sucesso pra todos

    • #29361
      larocque
      Participante

      Pessoal,

      Eu e minha esposa temos uma vida que digamos para os padrões brasileiros um tanto ‘satisfatório’, com bons empregos e bem posicionados no mercado de trabalho.

      Nossa decisão de imigrar para o Canadá é uma meta que temos de mais de 14 anos, que é o tempo que estamos casados, nesse meio tempo vieram nossos 3 filhos lindos e fomos adiando essa nossa meta.

      Com certeza procuramos um lugar mais seguro para se morar e com ótimas perspectivas para nossos filhos.

      Aqui você trabalha (trabalhamos em São Paulo e Guarulhos, respectivamente) e você sempre fica preocupado se conseguirá voltar para casa. Lembro que no primeiro semestre desse ano, eu La Rocque, fui assaltado e pensei que o ladrão iria me dar um tiro, foi uma situação que não desejo pra ninguém.

      O Brasil, com certeza é um país maravilhoso, mas me preocupo mais estar com minha família e ter mais tempo de vida com ela para aproveitar os anos que ainda virão…

      É apenas nossa opinião…

      Um grande abraço à todos,

      La Rocque e Silvia.

    • #29334
      Riba
      Participante

      Bastante interessante este tópico…

      Deixa eu falar minha opnião, mesmo estando ainda aqui no Brasil…
      Eu e minha esposa ja moramos no Canadá(Toronto) em 2005, eu por 6 meses e ela por 1 ano… Eu não tenho do que reclamar, um lugar sensacional, totalmente sem comparação ao Brasil, falo em relação principalmente Segurança, qualidade de vida, aceitação, falo isso porque trabalhei na construção(pedreiro, jardineiro, carpinteiro) e chegava em QUALQUER loja( ainda com roupa da construção, todo sujo) e era muito bem atendido tão quanto uma pessoa que chegasse muito bem vestido… eu achei isso muito bom…. coisa que aqui no Brasil não acontece o mesmo.

      Logico no começo é mtooooo dificil, pensava em voltar toda hora… não podemos negar que o nosso Brasil é maravilhoso, lugar muito bonito… porém quem governa não vê isso e não cuida… INFELIZMENTE!

      Agora eu penso em voltar para o Brasil, penso em ter algum aqui no Brasil para investir… e ter um futuro “garantido”, eu não quero morrer no Canadá, mas so pretendemos voltar quando estivermos velhos… com nossos filhos criados e já encaminhados para a vida… lógico que podemos mudar de ideia… mas diante do que passamos aqui em São Paulo, você sair de sua casa e pegar uma Marginal que não ANDA, por conhecidência hoje está fazendo 8 dias que São Paulo PAROU devido a uma chuva… ninguem andava… levando o dia todo pra chegar no trabalho e em casa… você realmente quer isso?
      A violência nem vou comentar porque você já sabe.. ABSURDO….

      Realmente tem que colocar na balança e ver tudo isso… porque todos sabemos que não é nada facil largar tudo e mudar de vida…

      A cada dia que saio de casa… pego um transito desses de São Paulo… eu paro e penso: É aqui mesmo que quero ficar?
      Eu sou de Recife… amooo a minha cidade… mas lá não vejo valorização de trabalho… trabalhar muito pra não ter nada…

      Chega…. acho que já escrevi muito!

      Então é isso Lucio, coloca na balança e vê o que é melhor!!!!

      Boa sorte!!

      Abs,
      Riba

    • #29369
      luciojunior
      Participante

      Pessoal,

      agradeco a participacao de todos ate agora.

      Apenas mais um esclarecimento : Eu nao estou pedindo a opiniao de voces sobre a minha volta.

      Quero apenas fazer um levantamento sobre a imigracao dos brasileiros.

      Voce vem para o Quebec/Canada pensando em retornar?

      A resposta eh simples : Sim ou nao, e se sim apos qto tempo.

      Se quiser dizer mais fique livre, mas basicamente eh responder a pergunta acima.

      Blz?

      Obrigado pela bela discussao ate agora e continuemos!!!!

      Lucio

    • #29377
      SANDROMS
      Participante

      Lucio,

      Vou ser direto como você pediu:

      Vim para ficar para sempre? NÃO
      Vim para pensando em voltar para o Brasil? NÃO

      Acho que é a estratégia de todos aqui, não sabemos o futuro então viemos para ver o que dá.

      Qdo fazemos passeios agradabilíssimos ou percebemos a segurança que temos aqui, a facilidade de estudar e crescer profissionalmente dá vontade de ficar para sempre.

      Quando percebemos que o sistema de saúde deixa a desejar ou qdo temos que desenterrar o carro debaixo de uma tonelada de neve, ou qdo o chaufage pifa no meio do inverno (foi o meu caso noite passada) dá vontade de voltar.

      Acho que todos estão contando histórias enormes, pq na verdade não sabem o que será do futuro. Queríamos ter a cultura de Montréal, mas com a tranquilidade de Sherbrooke ou Trois Rivières, a grana de Toronto ou mesmo Nova Iorque, as praias de Florianópolis (ou outra cidade no litoral do Brasil), o clima do nordeste, o trânsito de Iporanga (procurem no mapa), a natureza da amazônia, os parques de Orlando, e etc… Mas o paraíso não é aqui na terra.

    • #29140
      petula
      Participante

      ok, então deixa eu re-responder mais com cara da enquete que você precisa:

      a idéia é ficar pra sempre? sim.
      a idéia é voltar pro brasil? não.

      se pudesse listar coisas que acho que serão muito pesadas por muito tempo como fatores complicadores de morar no canadá seriam:
      1 – o poder da natureza. tenho certeza de que o clima é barra pesada.
      2 – 24 por 7 em uma língua que não é materna nem aprendida na infância.

    • #29175
      outbrazil
      Participante

      Olha, eu não posso dizer que é pra sempre, pq deixei de querer coisas pra sempre já faz um tempo :)

      Eu vejo da seguinte forma: a gente nasce num lugar e:
      a) pode seguir a tradição de “eu nasci aqui e vou morrer aqui” ou
      b) tentar achar o seu Norte, aquele lugar que te aceita e te faz feliz.

      Há quase 15 anos coloquei na cabeça que queria ir pro Canadá, morei nos Estados Unidos, na França para daí ter coragem de conhecer o Canadá. Eu sei que é lá que eu quero ter minha família, que é o bilinguismo ou mesmo trilinguismo a língua que adotarei em casa, que a multiculturalidade é algo único, a sensação de segurança que eu não tenho aqui entre tantos os fatores que me fizeram escolher o “j’adopte un Pays”.

    • #29176
      SANDROMS
      Participante

      @outbrazil wrote:

      …tentar achar o seu Norte…

      O Norte é aqui mesmo no Quebec. Mais um pouco e você chega no polo norte!! :lol: :lol: :lol:

    • #29133
      Patinha11
      Participante

      Olá,

      Vou procurar ser direta ..
      Viemos pra ficar definitivamente,só saio para outro lugar melhor(dentro dos nossos critérios,é claro).
      Voltar pro Brasil…nao.(o mundo é muito grande para querermos voltar justo pra lá onde tem tantos fatores que nos incomodam).

      Temos um ano e um mes de Canada.
      Vamos ver daquí ha mais um ano o que pensamos.
      Tudo muda o tempo todo e nao gosto de dizer nunca jamais!

      Excelente tópico!
      :)

    • #29138
      Anonymous
      Participante

      Respondendo a pesquisa:

      a idéia é ficar pra sempre? sim (espero que se algo me fizer mudar de idéia, seja muito melhor do que tudo de bom que já tenho vivido com minha familia nestes 18 meses de QC)

      a idéia é voltar pro brasil?
      Não. Espero que nada nesse mundo me OBRIGUE a voltar para lá.

    • #29023
      outbrazil
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      @outbrazil wrote:

      …tentar achar o seu Norte…

      O Norte é aqui mesmo no Quebec. Mais um pouco e você chega no polo norte!! :lol: :lol: :lol:

      hauhau, boa Sandro :D Polo Norte é mais um dos lugares que eu quero visitar :D hahaha

    • #29026
      curty
      Participante

      Eu ainda estou longe de ir mas, se vale a intenção: Sim, pretendo ir para ficar (definitivamente ou não, depende das oportunidades e cambalhotas da vida). Voltar para o Brasil, aham… mas só de férias. :mrgreen:

    • #28812
      Anonymous
      Participante

      Contribuição para seus dados…

      Migrar, adaptar-se e ficar para sempre… voltar so para passear.

      O Brasil nâo é o pais do futuro, pois seu povo nâo é futurista e nem tâo pouco realista ( os que são, querem sair daqui) minha opinião, motivo ?, justamente pela banalização de valores como educacão, respeito.

      O Brasil é maravilhoso “territorialmente”, politicamente um fracasso, educação, saúde, trasporte, habitação… sempre busquei conhecer novas culturas e as culturas regionais também, conheço o Brasil de ponta a ponta e vi o suficiente para dizer que não volto mais, tem muita miséria aqui, que não passam nos meio de comunicação.

      Cara, não aguento mais isso, não mesmo, tem muita miséria aqui, o Brasil é o país do absurdo e do contraste, extremos literalmente, aqui tem a Etiópia e a Suécia, o Paquistão e a Dinamarca… pode ter certeza ” EU JÁ VI ” já viu um sofá de 2 lugares custar R$ 45 mil e ter gente que compra avista ? eu já…e olha que não tinha nenhuma pedra presciosa ou coisa assim, como ornamento

      O que o Mauro diz acima é reflexo apenas nos grandes centros, e nas pessoas, cujo o salario foi valorizado devido a suas funções profissionais e pelo momento em que o país vive.

      Tem muita gente miseravel aqui e é triste, não sei o que eu faço, ou se posso fazer algo, me sinto um fraco, por não saber o que fazer, mas com raiva por saber que a população aceita ganhar uma bolsa miséria PARA CONTINUA SENDO MISERÁVEL.

      Vou e não volto, assim espero, se tiver que sair de lá, procuro outra opção e depois outra e assim até não tiver mais jeito, aí eu volto para o Brasil de preferência me isolo em algum lugar do Amazonas… Ahhh ! esqueci lá não dá é terra de ninguém tem pistoleiros demais e o estado não atua nessa bandas do Brasilzão.

      Carlos lopes Teixeira

    • #28782
      curty
      Participante

      Acho que uma das coisas que mais estimulam a deixar o Brasil é o fato de que aqui é muito alta a incidência de pessoas que estudaram mais de 20 anos, trabalham duro, mas continuam a “tirer le diable par la queue”. Quem não é formado numa profissão muito valorizada ou não tem um bom apoio financeiro e ou de influência da família no início da carreira, está tendo muita dificuldade para viver decentemente.

    • #28784
      marsonfamily
      Participante

      Carloslopes,

      Me permita copiar uma de suas frases que achei pertinente: ‘Migrar, adaptar-se e ficar para sempre… voltar so para passear.’ (e olhe lá, já que nunca tive condições de conhecer o mundo e existem TANTOS lugares que quero conhecer!!!)

      O Brasil é o país do futuro e é por isso que me vou… o futuro pro Brasil nunca chega!!! Desde que sou muito criança escuto essa frase.

      Segurança não se compra com cercas altas e guarda-costas. Segurança é andar pela rua sem medo, e ficar em seu próprio lar sem medo. Isso, no Brasil, simplesmente não existe, em minha humilde opinião.

    • #39786
      Moraika
      Participante

      Quero imigrar pra ficar definitivamente.
      Voltar para o Brasil somente se a situação ficar pior, porque no Brasil ainda terei o apoio da família. Em Québec não terei ninguém, não terei emprego, eu e meu namorado teremos apenas o apoio de Deus pra nos auxiliar.

      Porque quero imigrar para Québec?
      Todo mundo fala que o Brasil é lindo, na realidade eu mal sai de São Paulo, a gente trabalha, descança no fds, pelo menos infelizmente esta foi minha realidade.

      Violência, todo mundo fala do Rio, mas meu cunhado foi assassinado bestamente aqui em São Paulo, deixando um filho com 3 anos, a justiça nunca fez nada! Eu mesma fui abordada ao voltar da faculdade, não quero isto para meus filhos. Morei na ZL durante muito tempo, a violência, transporte, tudo é ruim. Existem pessoas boas como em qq lugar, mas onde há mais pobreza a incidência de violência é maior. Pra mim o Brasil só irá piorar, não vejo perspectivas de futuro, aqui existe apenas promessas.

      Bonne chance a tous!!! :bigups:

    • #39787
      rubemrj
      Participante

      Gente, adorei esse tópico!

      Nem comecei o processo ainda (doussiê vai essa semana), mas:

      FICAR PARA SEMPRE: SIM
      VOLTAR PRO BRASIL: NÃO (SÓ DE FÉRIAS, VEZ OU OUTRA E OLHE LÁ, CLARO).

      E pra completar, acho que o que me seduz no canadá é não ter que conviver com essa divisão de classes desumana, com todos os tipos de preconceitos e padrões morais (totalmente hipócritas e amorais), além é claro que a questão cultural e da segurança também são fortes motivos que me impulsionam para o processo.

      Abraços,

      R.R.

    • #39790
      FCelso
      Participante

      Boas Lucio e demais colegas da comunidade!

      Passei 1 ano avaliando a vida no Québec, como estudante (pós-doutorado). Após esse ciclo completo, retornei ao Brasil (RS) e, após 1 ano de volta, decidi desistir da imigração (já com o CSQ em mãos).

      Assim sendo, fui temporário e voltei ao Brasil sem intenção de imigrar ao Québec.

      Minha idéia no futuro é dar condições ao meu filho para que possa viajar para os países desenvolvidos, primeiro para ele ter contato com a realidade lá e, caso ele tenha interesse, fique morando por lá (seja Canadá ou não).
      Algo que me decepcionou muito foi a diferença entre o discurso do pessoal do ministério da imigração ao Québec e a realidade que o imigrante enfrenta. Eu nunca fui em palestras, fiquei sabendo do que é dito lendo aqui na comunidade e falando com algumas pessoas que foram às reuniões em Porto Alegre – RS.

      Os principais motivos que me fizeram decidir por ficar no Rio Grande do Sul foram:
      1) Possibilidade de trabalho para mim e para minha esposa em nossas respectivas áreas de formação, e remuneração de acordo com nossa qualificação (dentro da realidade Brasileira);
      2) Clima, que faz com que a gente possa aproveitar realmente os dias de folga, de maneira plena no mundo exterior;
      3) Proximidade de Santa Catarina, para aproveitar as férias nas praias show de bola :bigups:

      P.S. No Brasil existem excelentes oportunidades de trabalho, para quem está qualificado e preparado para atuar nessas posições.

      Tudo de bom, para quem vai, foi, fica, vai e volta, a todos enfim! :clap2: :up: :up: :mbounce:

    • #39797
      curty
      Participante

      @FCelso wrote:

      P.S. No Brasil existem excelentes oportunidades de trabalho, para quem está qualificado e preparado para atuar nessas posições.

      O problema é que no Brasil são poucos os que tem oportunidades de se qualificar e preparar paras as tais posições. O Brasil ainda é muito elitista e demagogo.

    • #39799
      Patinha11
      Participante

      Que ótimo que retomaram esse assunto,ele é de muita ajuda e importância para todos nós,tanto os que estão aquí como para os que estão por vir.

      Somente para atualizar,temos considerado uma mudança de Província,mas voltar pro Brasil de novo não mesmo!

      Vamos lá pessoal mais antigo,postem por favor.
      :wink:

    • #39803
      elzal
      Participante

      Caros,

      Ainda não fui. Estou me preparando para uma rápida estada agora em Julho,pois ainda não consegui fechar tudo por aqui.Mas qdo eu for com mala e cuia …

      Irei para ficar para sempre? SIm
      Irei para pensando em voltar para o Brasil? NÃO, somente nas férias, pois a saudade da família aperta.

      Estou há dois anos me planjemando e sonhando com o tão esperado momento de desbravar as geladas terras de Quebéc.

      Claro que as coisas podem mudar., pois o futuro a Deus pertence.
      Porém a única coisa que penso agora é deixar o Brasil para dar a segurança e qualidade de vida que meu filho merece e aqui infelizmente não existe. É muito difícil sair de casa todos os dias rezando sem saber se vai voltar. É o Rio de Janeiro, purgatório da Beleza e do Caos.

      Abs,

      Elza

    • #39807
      FCelso
      Participante

      @curty wrote:

      @FCelso wrote:

      P.S. No Brasil existem excelentes oportunidades de trabalho, para quem está qualificado e preparado para atuar nessas posições.

      O problema é que no Brasil são poucos os que tem oportunidades de se qualificar e preparar paras as tais posições. O Brasil ainda é muito elitista e demagogo.

      Curty,

      Faça as contas de recursos (tempo e dinheiro) para o processo de imigração. Para quem tem graduação em algum curso, é praticamente o mesmo que fazer um mestrado ou especialização forte em uma área específica. E isso começa a diferenciar o profissional. Imagina que com um mestrado pode-se pleitear dos governos um doutorado, que pode ser “sanduíche” seja no Québec ou onde for. Existem possibilidades além do “pagar para ver” que é proferido pelo ministério da imigração do QC, mas é necessário empenho, dedicação e sacrifícios. :alright:

    • #39808
      cacauspcan
      Participante

      Olá! Muito interessante esse tópico, serve para refletir um pouco mais sobre o que realmente desejo da minha vida!
      Tenho 37 anos e tenho uma profissão que aqui no Brasil não é muito valorizada(embora se crie muito glamour em torno de ser Chef a realidade não é bem assim, é uma profissão dura, onde se trabalha muito,não é muito reconhecido,com excessões claro e se ganha pouco)
      Minha partida para o Canadá não tem com objetivo me deixar mais rica, ou trabalhar menos, apenas quero estar num lugar onde o que eu ganho seja o suficiente para viver com mais dignidade… Entre o que espero de mais dignidade está um pouco de civilidade,como maior educação no trânsito, menos muros pichados, menos lixo nas ruas, mais respeito por nossos direitos,enfim, maior qualidade de vida!
      Infelizmente não sinto que tenho uma qualidade de vida muito boa na minha opnião, mesmo tendo carro, apartamento,morando num bairro legal, viajando todo o ano!
      Moro em São Paulo e a vida se resume basicamente a trabalhar, pegar MUITO transito e perder muito tempo no mesmo, ter medo de ser assaltada e quando pensamos em opções de lazer temos teatro , cinema shopping e restaurante e fico tão esgotada que nem tenho vontade de pegar mais transito pra sair e tentar me divertir, pelo tempo que se perde, pela distancia…..
      Sinto falta de um lugar mais tranquilo (talvez por ter passado minha infância e adolescência no interior)onde eu possa olhar pro céu, onde a natureza se manifesta no cotidiano(preciso morar numa cidade mais bonita que Sao Paulo, rsrs) onde eu tenha a opção de ir pro trabalho de bicicleta… E Claro penso no futuro do meu filho.. Não quero ele aos 18 anos dirigindo nessa cidade insana sem saber se vai chegar em casa….
      Se penso em voltar ao Brasil depois que for?
      O futuro a Deus pertence… Apenas penso em ir como meus bisavós fizeram quando saíram da Itália na primeira guerra mundial em busca de uma nova Terra, em busca de um novo mundo !! Vieram e aqui construíram sua história!assim eu nasci por aqui…
      É lá no Québec que quero escrever meus próximos capítulos!!!!

    • #39820
      tmeza
      Participante

      Estou vendo que esse é um assunto bem delicado, porém gostaria de deixar meu ponto de vista e respeitando todos os outros.
      Em primeiro lugar somos seres humanos e como tal, nunca estaremos satisfeito com a nossa condição atual, é por isso que o mundo não para e cada vez expande mais, sempre estamos querendo mudar seja o que for.
      Com relação Brasil e Canadá, o que penso e o que me faz querer sair daqui do Brasil (local onde ainda moro), é o fato simplismente do Brasil estar 20 anos atrás de qualquer país desenvolvido, isso em todos os sentidos, seja na educação e na falta de educação no desenvolvimento do país e principalmente no reconhecimento do profissional. Por mais que se falem que aqui você tem um emprego estável ou ” ache” que está sendo bem remunerado, isso é uma grande ilusão, pois só o que se paga de impostos (mal administrados e desviados para interesse dos próprios governantes) totalizando é mais de 30% do salário.
      Cada um tem seus motivos para imigrar e todos são válidos e respeitáveis. Porém retornar ao Brasil na minha opinião é algo que deve ser realmente pensado e repensado por muitas vezes, pois quem acha que a violência aqui diminuiu está enganado, está cada vez aumenta mais, quem acha que aqui pode-se dar uma vida com qualidade aos filhos, (aí é uma questão de referencia e para mim a resposta é não), a única coisa que você pode dizer com certeza que o Brasil tem a mais que o Canadá é o clima e isso também é uma questão de gosto, algumas pessoas não se incomodam tanto com o frio e outras não suportam.
      Enfim, o que seria do amarelo se não fosse o vermelho.

    • #39826
      SANDROMS
      Participante

      Já respondi a essas questões no início desse tópico há seis meses. E embora de lá pra cá tenha mudado de emprego e de casa, ainda não mudei minha posição de esperar para ver. Mas quero comentar algumas coisas para quem ainda está no Brasil…

      1. Verifique a situação da sua profissão

      Existem grandes oportunidades de carreira no Brasil como disse o FCelso para algumas carreiras. Para outras não. Ou você é obrigado a morar em grandes centros como Rio e SP pq não existe emprego na sua profissão em cidades menores e mais tranquilas. O grande centro do Quebec – Montreal – tem o mesmo tamanho de Curitiba.

      Por outro lado existem profissionais que ralam e ralam MUITO para trabalhar na sua área de formação no Quebec. Tenho amigos que são contadores (profissão em demanda 8O) e não conseguem emprego na área porque não são formados aqui. Solução: voltar para a escola.

      Tenho amigos que são fisioterapeutas, e precisam cursar algumas matérias para validar o diploma. Pois bem: são 2 anos de espera para começar a estudar e mais 2 anos para fazer as matérias. Ou seja 4 anos fazendo outra coisa fora da área de formação.

      Sou da área de TI, e nesse caso é só vir pro abraço. :lol: :lol: por que a área á aberta aos imigrantes. Verifique bem o seu caso.

      2. Você rala no Brasil, prepare-se para ralar ainda mais – pelo menos no começo

      No Brasil nós eramos classe média mimada: diarista, babá, carro na garagem, prédio com elevador, etc… Aqui é “faça você mesmo”. Diarista é só para ricos, babá ainda vai, mas é caro. Ficamos 6 meses sem carro, e depois mais 1 ano sem garagem. Não tem coisa mais chata do que sair correndo de casa as 7h30 da manhã para trocar o carro de lugar porque passa o caminhão limpando a rua. E a multa é certa.

      Fizemos nossa mudança no famoso 1o de julho. No Brasil: “Granero”. No Quebec aluga-se uma van e carrega tudo no lombo, com ajuda dos amigos. Tem empresa de mudança? Sim tem. Mas ainda não temos meios para pagar.

      3. O lado positivo

      O compromisso trabalho x vida particular, é respeitado aqui. Esse foi motivo número 1 para eu sair do Brasil, cansei de fazer “mais com menos” sob a ameaça de perder o emprego.

      A segurança nem se fala.

      É possível viver bem ganhando pouco. A diferença entre as classes é muito menor.

      A experiência de viver numa outra cultura e aprender/aprimorar novas línguas. Isso não tem preço.

      Resumindo. Imigrar é super legal, mas não é pra todo mundo. Simples assim.

      P.S. acabamos de mudamos para um prédio com elevador e garagem. Reviver a experiência de estacionar o carro dentro do prédio, colocar as compras num carrinho e subir pelo elevador, foi quelque chose

    • #39837
      thiagoelizie
      Participante

      Ótima msg Sandro. Nós somos total item 3 da sua msg… E como aqui já não temos esses mimos q vc mencionou q tinha qdo vivia aqui ainda, então…

      Vamos entrar na brincadeira do tópico: somos mais 2 na conta dos q vão q não pretendem voltar, claro… se td correr como planejamos, mas óbvio q não será. Nunca é… mas coragem e disposição não falta. :mrgreen:

    • #40608
      m1chell3
      Participante

      Desculpa se estou rescuscitando tópico velho :oops: mas respondendo:
      Pretendo voltar para o Brasil: NÃO.
      Pretendo ficar pra sempre no Canadá? Olha, garantir mesmo, garanto só alguns anos :P, tenho um mundo pra conhecer ainda!

    • #40585
      renancza
      Participante

      Pretendo voltar para o Brasil: NUNCA. (Já avisei pra todos os amigos e familiares irem juntando dinheiro para ME VISITAR, heheheheh)
      Pretendo ficar pra sempre no Canadá?: Certamente (E se meus filhos pensarem em vir pra cá vão levar lapada!) No entanto, já considero a possibilidade das outras províncias se o cigarro e relaxamento quebecoises incomodarem muito. Pq ninguém merece aquela CCC: cancerígena catinga característica.

      OBS: Vou imigrar com a minha mãe e padrasto, daí a resposta deles seria diferente, pq o negócio da minha mãe é praia e céu azul, daí ela tem a Austrália nos sonhos para o futuro.

      Pretendem voltar para o Brasil: Não
      Pretendem ficar para sempre no Canadá: Não (Mas se for o caso de ficar por lá, ainda não seria mau negócio!)

      PS: Esqueci de ilustrar os meus motivos:

      Isso é a qualidade de vida do domingo curitibano.

    • #40612
      Thiago Loyola
      Participante

      Olá,

      Tenho 32 anos uma familia de 5 pessoas e uma ótima oportunidade de trabalho, mas vc quer saber se vou embora?
      SIM, já vivi no exterior e sei como é dificil e como é bom, vc viver com qualidade de vida sem se preocupar com uma cara encostando um canhão na tua cabeça, vc saber que os teus filhos irão brincar e ter uma vida melhor.
      No Brasil com certeza existem oportunidades para todas as pessoas com qualificações e desqualificadas mas não adianta ter doutorado, mestrado e especializações sendo que no máximo vc consegue uma oportunidade de analista ou assistente, nem todas as empresas pagam por profissionais que possuem um nível cultural bem avançado, as empresas querem esses profissionais mas poucas te dão esse reconhecimento.
      E do que adianta vc ter dinheiro, uma boa oportunidade se o teu filho sai com os amigos, ou vai para a escola e aparece alguns vagabundos e matam estupram e roubam o teu filho ou filha, isso é vida?
      Bom! eu sou mais passar frio de -30 graus do que ter que enfrentar a vida no Brasil sem recursos e segurança.

      Vou para o Quebec ter qualidade de vida para minha familia, conquistar o meu espaço e quem sabe eu venha para o Brasil só pra visitar meus pais e familiares e amigos.

      Abs

    • #47804
      fbifiapo
      Participante

      Se eu pudesse saber de todo o meu futuro diria que:

      Voltar pro Brasil nem pensar

      Pra sempre no Canadá:

      Provavelmente…

      Morei nos EUA por 3 anos… e assim como o Tiago Loyola comentou… nada melhor do que qualidade de vida. Digo com toda a minha sinceridade… nos EUA ralei um tempao para consquistar meu lugar e vi muita gente dizendo que lá era um lixo e parecia um escravo… bla bla bla… na maioria das vezes eram sempre as mesmas caracteristicas.. Gente que não “gostava” muito do batente, se é que voces estao me entendendo…

      Digo mais, Se me oferecessem um emprego para ganhar R$10.000,00 por mes aqui no Brasil ou CAD$2.500,00… iria para o Canada sem pensar!!!! Não existe dinheiro no mundo, que compre qualidade de vida, liberdade… entao…

      Desculpe ressussitar o post antigo.. hehehehe…

      Fiapo.

    • #47808
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Leandro,

      @fbifiapo wrote:

      …Voltar pro Brasil nem pensar

      para trabalhar eu também nao voltaria. Ontem mesmo estava falando isso à um colega do Québec ;-)

      O québecois sempre se espanta quanto dizemos que viemos do Brasil. Mas porque? um País tao bonito, etc, etc…

      @fbifiapo wrote:

      …Desculpe ressussitar o post antigo.. hehehehe…

      Sem problemas quanto à isso. Os topicos existem e devem ser usados, se o assunto é pertinente!

      Atenciosamente

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.