Apesar de já estar no Quebec há mais de um ano, assisti um bom pedaço da palestra só para dar uma analisada em como a coisa é vendida.
Bem, de acordo com a minha opnião que só vale 2 cents mesmo, a palestra foi bem correta, mostrando o que é o Quebec, mas é claro mostrando só o lado bom. Mas não é uma palestra mentirosa. O cara foi bem realista na questão do inverno, e das dificuldades de ser aceito em algumas profissões (como dentistas por exemplo).
Só achei fora da realidade ele dizer que tem um bairro em Montreal que fala inglês, na verdade existe um bom pedaço da ilha de Montreal onde inglês é igual ou até mais forte que o francês. Mas ele deixou bem claro que as empresas pedem o inglês tb.
Mas acho que a única coisa pode iludir quem assiste a palestra sem prequisa previa é que tudo o que foi dito depende do seu domínio do idioma. Ex. Para entrar na ordem dos quimícos só é necessário fazer a prova da ordem (se vc domina o idioma). O mercado de trabalho abrirá X mil novas vagas (para quem domina o idioma). Existe muitas atividades culturais (vc aproveita se domina o idioma). O francês (ou inglês) necessário pra se dar bem por aqui é mais do que o da entrevista.
Outra coisa é que o palestrante fala tudo com muito entusiasmo dando a impressão que tudo é perfeito. Descontem o entusiasmo. Mas comparando o que vivo hoje com a palestra, não posso dizer que foi ludibriado.
O que outros neo-quebequoises tem a dizer?