Viagem de conhecimento. É necessário?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Viagem de conhecimento. É necessário?

Visualizando 41 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5775
      marceloak
      Participante

      Olá a todos! Bom, em primeiro lugar gostaria de agradecer as pessoas que estao me ajudando a esclarecer duvidas que parecem basicas mas que para mim que ainda estou dando entrada no processo são extremamente angustiantes.

      Tenho uma outra pergunta. Vi algumas pessoas falando sobre uma “voyage de connaissance”para Quebec. Sei que isso nao é obrigatório. Mas imagino que isso ajude. Fui para Quebec ha 10 anos atras, mas infelizmente nao poderei ir agora devido ao trabalho.

      Gostaria de saber um pouco da opnião de vcs. É importante ir a Quebec antes de dar entrada ao processo? É essencial para se obter um resultado positivo? Vcs fizerem isso?

      Mais uma vez muito obrigado.
      Marcelo

    • #28870
      Anonymous
      Participante

      Marcelo,

      A sua ida ao Quebec pode contar pontos na sua avaliação dependendo do tempo que ficou la e o porque vc foi também, tipo estudar ou trabalhar.

      Mas isso não quer dizer que é algo obrigatório ou essencial. Eu e a minha esposa nunca fomos e não precisamos dos pontos para ser aprovados, nem mesmo o da adaptabiliade, porém mesmo assim nos dedicamos muito.

      A respeito da pontuação te indico uma avaliada no seguinte topico, no final eu recoloquei o arquivo para downloads no post abaixo na pagina 3.

      http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1195&postdays=0&postorder=asc&start=30

      De uma verificada só para vc ter uma ideia, mas o que importa são, formação, experiencia profissional na formação, idade, condiçao financeira entre outras coisa.  No site vc terá todas essas informações.

      Boa pesquisa, ;)

      Jean

    • #28871
      Anonymous
      Participante

      Marcelo,

      Eu e meu esposo nunca fomos ao Canadá, mas isso não foi barreira pois nosso projeto estava bem embasado, bem detalhado e mostrava que mesmo não tendo estado lá, sabiamos exatamente o que nos espera. Acho que isso conta mais pontos.
      Acho a viagem válida se for para dar segurança e aproveitar apra estudar francÊs, mas lógico, precisa ver o custo X beneficio, dependendo do custo, melhor investir o tempo e dinheiro rachando de estudar por aqui mesmo.

      Abraços
      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #28885
      fflush
      Participante

      Eu ja acho que conhecer o lugar que VC VAI MORAR O RESTO DA VIDA, nao é importante É MUITO IMPORTANTE, nao existe pesquisa ou projeto na minha opiniao que de melhor conhecimento do que uma viagem de reconhecimento.

    • #28886
      flguti
      Participante

      Oi, Marcelo.

      Eu fui a Montreal e fiquei 1 mês estudando francês. O Sr. Teixeira gostou muito dessa minha ida e disse que achava muito importante as pessoas conhecerem o lugar onde pretendem morar. Eu não precisava destes pontos para passar na entevista, mas te garanto que depois disso, o nosso entrevistador relaxou e a entrevista acabou bem mais rapido e tranquilamente.

      Me senti muito bem tendo ido, pois me deu confiança para falar de bairros e escolas para meus filhos…

      Eu recomendo a todos! Pode não ser obrigatório, mas é uma segurança que vale a pena (enquanto estive lá, conheci outras cidades: Gatineou, Ville du Quebéc, Sherbrooke…)…

      Beijos,

      Dani

    • #28887
      mrodolfo
      Participante

      Bonjour,

      Penso que a viagem de reconhecimento é importante. Como o fflush disse, é uma maneira de conhecermos o que nos espera para o resto da vida. Sei, também, que esse investimento a mais no processo como um todo não é pouco. Cada um deve fazer sua lição de casa: aqueles que tiverem condições devem aproveitar e ir, vivendo, assim, na pele, o ambiente; aqueles que não podem, devem aproveitar a internet e pesquisar bastante, aproveitando a opinião de outros.

      Estaremos indo para o Québec no dia 06 de junho. Vamos conhecer a Ville de Québec, onde participarei de um congresso, e também Montréal. Vamos conhecer ambas regiões e manter contato com alguns daqueles que já emigraram para saber mais sobre como é essa aventura. Vamos aproveitar para fazer alguns contatos profisisonais e procurar abrir portas. Serão, ao todo, 12 dias de viagem, com um investimento próximo de R$ 10M, mas penso que será bem aplicado. Até porque minha esposa e eu precisamos de uma nova lua de mel…

      À bientôt,

      MRodolfo

    • #28888
      Anonymous
      Participante

      Marcelo,

      Acredito que se vc tiver condição de ir seria muito bom e util com certeza. :)

      Eu não fui e não vou para economizar mesmo, quero ter uma boa reserva para me manter durante o tempo da minha adaptação e enquanto não tiver um emprego.

      Um abraço,

      Jean

    • #28889
      vbfrancois
      Participante

      Marcelo,

      Felizmente eu pude ir ao Canada por duas vezes. A primeira foi em 2000 e a mais recente foi ano passado. Achei mais do que válido pois conheci todos os lugares que daqui do Brasil pensei em me estabelecer lá. Uma coisa que me chamou atenção é o conceito de cidade pequena deles. Inicialmente tinha pensado em me estabelecer em uma cidade peque como Gatineau ou Sherbrook devido aos gastos iniciais. Estive nas duas, gostei muito mesmo mas me apaixonei incondicionalmente por Montreal. Voltei para o Brasil com a certeza do que queria e isso não tem preço. Quanto a pontuação que a vigem agrega, não cheguei a precisar destes pontos mas o reconhecimento do local vale muito a pena, mas é claro se vc tiver condições de ir.

    • #28900
      vgaram
      Participante

      Minha opinião é a de que, mesmo não sendo obrigatória, a viagem é fundamental.
      Você vai adotar uma nova pátria baseado em dados estatísticos e fotografias?
      Se for possível tente passar ao menos 2 semanas lá. Minha opinião.

    • #28903
      ibere81
      Participante

      Concordo com quem diz que a viagem não é essencial mas muito importante. Quando fomos para o Québec em março agora, pudemos comprovar uma série de coisas e também tirarmos uma série de preconceitos e mitos das nossas cabeças, fora que nosso projeto de imigração ficou muito melhor. Não precisávamos dos pontos de adaptabilidade da viagem, mas quando mostramos que havíamos viajado e tudo o que tínhamos pesquisado por lá, M. Leblanc arregalou os olhos e soltou um “oh la la!”.  :P

      Nós ficamos duas semanas em Montreal e uma rodando de carro pelo resto da província (Magog, Sherbrooke, Ville de Québec, Trois-Rivières e Mont Tremblant). Nossa idéia era morar em Montreal mesmo, então deu pra pesquisar bem os bairros e isso foi muito importante. Por exemplo, o Plateau, que todo mundo adora, não nos deixou tão empolgados quanto outros lugares menos “hypados”, como Maisonneuve.

      Quanto ao “tour” pelas outras cidades, também foi importante… vimos que realmente não queremos morar em Sherbrooke nem Trois-Rivières, que Magog é muito pequena, que Mont Tremblant é para turistas e que Ville de Québec não é tão grande quanto Montreal mas também não oferece tantas oportunidades.

      Se você tem o dinheiro pra isso, acho que vale a pena. Eu tinha uma visão beeem diferente de Montreal do que quando fui lá conhecer (achava que era tipo uma “mini Nova York” e não tem nada a ver – achei bem melhor!).

      Fora que é sempre bom viajar.  8)

    • #28908
      Viegas
      Participante

      Bam, penso ser importantíssimo também, embora algumas pessoas nao tenham condicoes, e isso nao lhes impede. Meu irmao está lá com este objetivo e eu irei com minha mulher e filho em outubro. Quando nós chegarmos para imigrar em 2009, estaremos bem mais localizados e a adaptacao será mais fácil. Abraco, Luiz

    • #28913
      Baratinha
      Participante

      Ola .

      Bem , acho interessante fazer uma viagem ao Quebec , desde que  se tenha dinheiro para isso… Eu e meu marido não o fizemos , mas mesmo assim fomos aprovados .
      É bem interessante levar para entrevista uma boa pesquisa e estar seguro dom projeto de imigração

      Para Ibere81
      Adorei seu blog , veja se vc o atualiza!

      Um abraço e sucesso a todos

      Bianca

    • #28932
      Carlos_Santos
      Participante

      conheço pessoas que fizeram a tal viagem e nao adiantou muito…. 8O

      eu nao vim antes e nao tive surpresas … :D

      acho que depende é de você mesmo :wink:

    • #28942
      brunobbc
      Participante

      Bem .. Isso seria muito interessante mas não é essencial.
      Acredito que se for visitar o Canada antes de aplicar, você conhece e forma a sua opinião sobre o que as pessoas falam.
      Eu particularmente fiz (durante o inverno) e achei que valeu muito. Sei que teve um custo, mas tudo têm o seu preço …  
      Se puder eu aconselho que faça !

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #28948
      danisergio
      Participante

      Caro Ibere e demais,

      Que tal vocês postarem na CBQ suas opiniões sobre as cidades / bairros visitados?

      Carlos Santos, você poderia sugerir um tópico já existente? A pesquisa do forum não funciona. Talvez dentro de http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewforum&f=11

      Me interesso especialmente pelas opiniões de vocês a respeito de Sherbrooke (Dani / Ibere).

      Grande abraço,

      Dani Mello

    • #28960
      ibere81
      Participante

      Respodendo duas questões postadas aqui de uma vez só: nós não atualizamos nosso blog porque desde que voltamos do Québec, resolvemos que vale muito mais a pena nos concentrarmos em escrever sobre a provincia do que se concentrar em nosso processo de imigração, já que tem tanta gente que documentou isso de forma muito melhor do que a nossa, enquanto que eu não vejo tanta gente escrevendo sobre as cidades do Quebec e (no nosso caso) os bairros de Montreal em maior detalhe. Então vamos dar uma reformulada no blog (que também vai mudar de nome, já que queremos motrar o quanto Québec é legal, mais do que o quanto nós não gostamos do Brasil, hehehe) e acrescentar um monte de informações. Assim que estiver pronto (e espero que seja logo!), eu compartilho com todos daqui!

    • #28975
      danielcasas
      Participante

      Opa!

          Acredito que não tem essa história de “TEM QUE FAZER” ou “É OBRIGATÓRIA”. Claro que é mais do que válido conhecer o lugar para onde se pretende imigrar e que a opinião obtida “in loco” conta muito, mas eu já ouvi casos de opiniões opostas. Um casal de conhecidos me disse que preferia não ter conhecido antes, pois quando chegaram lá para morar, muita coisa já não era novidade e eles achavam que seria legal passar pelo período de adaptação ao novo lar descobrindo tudo. Que seria mais leve. Claro que isso é a opinião deles, nem concordo tanto, mas cada um tem sua maneira de pensar. Meu objetivo ao dizer isso é o de reafirmar a não-obrigatoriedade da viagem de reconhecimento e o caráter mais que pessoal da opção em fazê-la ou não. E que fique claro, se não ficou ainda, que não é isso que vai dar os pontos para passar na entrevista. A própria Soraia Tandel já disse isso em uma palestra aqui em BH.
          Se der para ir conhecer, maravilha! Se não der, paciência e tranquilidade.

      Abração,

      Daniel

    • #28976
      danielcasas
      Participante

      Opa!

          Acredito que não tem essa história de “TEM QUE FAZER” ou “É OBRIGATÓRIA”. Claro que é mais do que válido conhecer o lugar para onde se pretende imigrar e que a opinião obtida “in loco” conta muito, mas eu já ouvi casos de opiniões opostas. Um casal de conhecidos me disse que preferia não ter conhecido antes, pois quando chegaram lá para morar, muita coisa já não era novidade e eles achavam que seria legal passar pelo período de adaptação ao novo lar descobrindo tudo. Que seria mais leve. Claro que isso é a opinião deles, nem concordo tanto, mas cada um tem sua maneira de pensar. Meu objetivo ao dizer isso é o de reafirmar a não-obrigatoriedade da viagem de reconhecimento e o caráter mais que pessoal da opção em fazê-la ou não. E que fique claro, se não ficou ainda, que não é isso que vai dar os pontos para passar na entrevista. A própria Soraia Tandel já disse isso em uma palestra aqui em BH.
          Se der para ir conhecer, maravilha! Se não der, paciência e tranquilidade.

      Abração,

      Daniel

    • #28977
      danielcasas
      Participante

      Opa!

          Acredito que não tem essa história de “TEM QUE FAZER” ou “É OBRIGATÓRIA”. Claro que é mais do que válido conhecer o lugar para onde se pretende imigrar e que a opinião obtida “in loco” conta muito, mas eu já ouvi casos de opiniões opostas. Um casal de conhecidos me disse que preferia não ter conhecido antes, pois quando chegaram lá para morar, muita coisa já não era novidade e eles achavam que seria legal passar pelo período de adaptação ao novo lar descobrindo tudo. Que seria mais leve. Claro que isso é a opinião deles, nem concordo tanto, mas cada um tem sua maneira de pensar. Meu objetivo ao dizer isso é o de reafirmar a não-obrigatoriedade da viagem de reconhecimento e o caráter mais que pessoal da opção em fazê-la ou não. E que fique claro, se não ficou ainda, que não é isso que vai dar os pontos para passar na entrevista. A própria Soraia Tandel já disse isso em uma palestra aqui em BH.
          Se der para ir conhecer, maravilha! Se não der, paciência e tranquilidade.

      Abração,

      Daniel

    • #30745
      nicanto
      Participante

      Olá!!

      Meu marido e eu fomos para Montréal…a viagem foi válida e muito…agora sabemos o que vamos encontrar quando chegarmos lá!

    • #39007
      thiagoelizie
      Participante

      Bonjour, mes amis du forum!
      Estamos tirando do fundo do baú mais este tópico pra dizer q nós optamos pela viagem de reconhecimento! E como a gente é do tipo de pessoa q qdo põe o pé na jaca já põe logo os 2 e afunda, vamos em Janeiro, em pleno inverno! Brrr!!!

      Queremos aproveitar nossas pouco mais de 2 semanas em solo quebequense pra visitar escolas, suites, imobiliárias, agencias de emprego, órgãos do governo, etc. Primeiro pra nos ambientalizar na rotina do lugar, nem q seja só um pouquinho. Fazer um “faz de conta que a gente já imigrou”. Tbm pra trazer material e conhecimento pra agregar no nosso dossiê. Como não temos formação
      profissional numa área em demanda achamos q essa viagem pode nos contar pontos importantes no processo. Vamos torcer! Óbvio, q tbm queremos falar francês até com o mendigo na rua… ahahah!

      Claro, q tbm fazemos questão de conhecer alguns de vcs q gentilmente se prontificarem a nos encontrar uma tarde pra passarmos frio juntos, conversar… A gente quer mto esse contato!

      Se o pessoal que já fez a tal viagem de reconhecimento tiver alguma dica, agradecemos desde já!

      Enfim, estamos apostando nessa viagem para saber como é o lugar onde queremos viver e ser felizes!

      À bientôt! :wink:

    • #39010
      mrodolfo
      Participante

      thiagoelizie,

      Nós fizemos nossa viagem em 2008 e não nos arrependemos. :wink:

      Em nosso blog tem um pouco de nossas impressões a respeito dela: j’m’appelle caillou – viagem de reconhecimento. Nosso objetivo foi muito parecido com o de vocês: viver um pouco da vida québeoise antes de ir e também conhecer pessoalmente algumas das pessoas com quem tínhamos contato virtual. Tudo foi excelente para nós!

      Minha dica é a seguinte: alugue um carro caso queira ganhar tempo de deslocamento. Pelo menos, para nós, ele ajudou bastante…

      A propósito: quando é a viagem de vocês?

      Bonne chance,

    • #39012
      SANDROMS
      Participante

      @thiagoelizie wrote:

      …Como não temos formação
      profissional numa área em demanda achamos q essa viagem pode nos contar pontos importantes no processo. Vamos torcer!…

      Não precisa torcer… viagem au quebec de 2 semanas a 3 meses vale 1 ponto.

      Mas você pode torcer um pouco, pois esse conhecimento adquirido pode contar no item adapitabilité que vale até 6 pontos dependendo da cabeça do entrevistador.

      Fonte:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf

    • #39031
      thiagoelizie
      Participante

      @mrodolfo wrote:

      thiagoelizie,

      Minha dica é a seguinte: alugue um carro caso queira ganhar tempo de deslocamento. Pelo menos, para nós, ele ajudou bastante…

      A propósito: quando é a viagem de vocês?

      Bonne chance,

      Olá! Marcos… Tenho lido sempre seu blog mas essa postagem eu perdi. Vou dar uma lida agora mesmo!

      Obrigado por responder a msg. Vamos analisar sim a possibilidade de alugar um carro. Ficaremos 1 semana em Montreal pra conhecer td por aí (Laval, Longueil, etc.) e depois vamos passar tbm por Ville de Quebec e Trois-Riviere. Vamos fazer o máximo q der em 2 semanas. Chegamos em Montreal em 4 de Janeiro 2011. Até lá vcs já serão canadenses… conto com sua ajuda! :mrgreen:

    • #39032
      thiagoelizie
      Participante

      Sandro,
      Obrigado pelas informações. Sendo assim vou me virar nos 30 pra ganhar 6 pontinhos desse entrevistador!!! :lol:

    • #39041
      SANDROMS
      Participante

      @thiagoelizie wrote:

      Sandro,
      Obrigado pelas informações. Sendo assim vou me virar nos 30 pra ganhar 6 pontinhos desse entrevistador!!! :lol:

      Na minha entrevista senti que o M. Leblanc avaliou se sabíamos como era o mercado de trabalho, regiões/cidades/bairros, se fizemos pesquisa de imóveis e emprego e se tínhamos um planejamento financeiro em função do custo de vida. E também, de um modo geral, se tínhamos noção da encrenca em que nós nos metemos. 8O :lol: 8O

      Para todos esse itens a viagem de reconhecimento pode ajudar a tirar 10… ou melhor, tirar 6! :wink:

      P.S. nós não fizemos viagem de reconhecimento. usamos informações de quem já estava por aqui… e deu certo.

    • #39043
      FCelso
      Participante

      Para receber o CSQ não é necessário, embora conte pontos.

      Entretanto, toda vez que converso com alguém e posso emitir a minha opinião abertamente, sou taxativo em sugerir que se faça uma visita dentro das possibilidades, antes de decidir pela imigração. Nesse sentido, tenho sugerido ir para o Québec para estudar ou trabalhar na sua área, o que considero um investimento, e não apenas um gasto. Particularmente passei um ano estudando e trabalhando na minha área (pesquisa e desenvolvimento de polímeros), obtive por lá mesmo o CSQ e depois de ter voltado, decidi por ficar no Brasil (Rio Grande do Sul). O mesmo se passou com um casal de amigos gaúchos, que mesmo tendo trabalhado 2 anos em Québec como temporários na área (médico e fisioterapeuta) e tendo recebido proposta de trabalho fixo bem remunerado, decidiram retornar.
      A sugestão de ficar um ciclo completo do clima (1 ano) também é válida para avaliar a cultura, valores e hábitos, além dos espaços físicos.
      Saliento que não fiz programação alguma para a imigração, pois obtive uma bolsa de estudo/trabalho, de modo que fui já com a ideia de avaliar o Québec (pois havia ouvido falar bem da receptividade aos imigrantes, diferente da Europa) e apenas solicitei o CSQ para deixar uma porta aberta caso houvesse interesse em retornar.

    • #39048
      mrodolfo
      Participante

      thiagoelizie,

      Quando chegarem em Québec, nos procurem! Será muito prazeroso passar a outros colegas aquilo que recebemos (e estamos recebendo) daqueles que já emigraram…

      à plus,

    • #39051
      thiagoelizie
      Participante

      Sandro,
      Obrigado pelas dicas! Acho q se for por aí estamos no caminho certo. E q M.Leblanc seja nosso camarada! :mrgreen:
      Do jeito q a gente estuda, se informa, corre atrás… na hora da entrevista corre o risco de a gente ser mais quebequense q ele… :mrgreen:

    • #39052
      thiagoelizie
      Participante

      FCelso,
      Quisera ter essa oportunidade de ficar por lá 1 ano estudando/trabalhando antes de decidir a imigração. Sem dúvida seria ótimo!
      Mas essas 2 semanas q vamos passar já vai nos enforcar $$$ o bastante… esperamos poder aproveitar ao máximo esses dias!

    • #39053
      thiagoelizie
      Participante

      @mrodolfo wrote:

      thiagoelizie,

      Quando chegarem em Québec, nos procurem! Será muito prazeroso passar a outros colegas aquilo que recebemos (e estamos recebendo) daqueles que já emigraram…

      à plus,

      Marcos,
      Muito legal de sua parte, obrigado pelo convite! Com certeza nos encontraremos. Vamos nos falando em off… estou acompanhando o blog de vc!

      Bonne chance

    • #39376
      giduailibe
      Participante

      oi gente!
      essa dúvida me ronda no último mês!
      me informei e estou indo agora em julho para fazer duas semanas de frances na YMCA em montreal e aproveitar para estudar e colher ao maximo informações sobre a cidade, cultura, regiões..
      queria saber de vcs o seguinte, é possivel agendar um horario para conhecer alguns apartamentos por lá? mesmo só para “conhecer” e pesquisar?
      e da mesma forma que thiagoelizie, tb estou tentando alguns contatos brasileiros para conversarmos na minha passagem pelo quebec! será ótimo trocar figurinhas ao vivo com quem ja está in loco!! :wink:
      abraços
      gi

    • #39380
      thiagoelizie
      Participante

      Gi,

      Que legal! Aproveite sua estadia ao máximo… e depois conte pra gente como foi! :mrgreen:

      Bonne chance!

    • #39382
      curty
      Participante

      Em relação à pergunta original do tópico: “É necessário?”

      Olhando de fora e respeitando a minha inexperiência prática… Eu acho que não é fundamental, que é perfeitamente possível ir “de primeira” – como provavelmente eu irei, se tudo realmente der certo. Mas, certamente, isso exige um tanto de espírito aventureiro, por mais que nós encontremos muitas informações na internet, tenhamos contato com outras pessoas, conheçamos suas experiências, etc.
      Uma viagem de conhecimento é inviável para muita gente, como eu. Mas certamente ajuda muito, dá parâmetros e possibilidades de avaliar as situações, mais segurança nas decisões e, além de tudo, rende pontos na entrevista. :)

      Se eu pudesse, eu faria.

    • #40026
      LaeRafa
      Participante

      Nossa, muito legal ter achado esse tópico porque também estamos organizando a nossa viagem de conhecimento.
      Eu e meu marido já conhecemos o Canada, mas no Québec passamos poucos dias. Então só tivemos uma visão turística e bem superficial.
      Além de contar uns pontinhos extras e acelerar o francês (como já foi falado anteriormente), achamos essencial conhecer a cidade que chamaremos de nossa! Queremos visitar os bairros que nos interessam, dar uma olhada nos escritórios do Governo que teremos que visitar nos primeiros meses de imigração..Acho tudo válido: conhecer o metro, localizar escolas, hospitais…Tudo que a cidade tem para nos oferecer!
      Nós faremos um curso intensivo de francês de um mês, numa escola chamada ALI.
      Concordo com um comentário que eu li: É um investimento!!!

    • #40030
      thiagoelizie
      Participante

      LaeRafa,

      Quisera fazer um curso intensivo de francês tbm… mas não teremos td esse tempo infelizmente. Vamos ficar só nas visitas a órgãos públicos, bairros (e tentar ver o q cada um tem de bom e ruim), escolas/cursos, quem sabe marcar uma visita/entrevista profissional… Acho q vai valer mto a pena! Bom, tem q valer a pena pq o investimento é grande. :wink:

    • #40031
      mrodolfo
      Participante

      Já postei outras vezes neste tópico e hoje, a duas semanas de nossa mudança, posso lhes dizer que foi o melhor investimento que fizemos.

    • #40032
      Anonymous
      Participante

      Na minha visão, é extremamente necessário conhecer o pais (sua dinamica, cultura, clima, pessoas, etc… ) e na verdade foi assim que aconteceu comigo a vontade de imigrar para o Canada, após uma primeira visita em 2007, e agora estou indo pela terceira vez para la e sendo a primeira para o QUEBEC, para conhecer e fazer um curso de frances(infelizmente apenas 3 semanas) após isso darei entrada no processo. Conheço relatos de pessoas que não fizeram isso, foram direto para mudança e estão felizes, eu de fato não conseguiria fazer isso, acho que vai de pessoa para pessoa.

    • #40044
      LaeRafa
      Participante

      Pois é, estamos bem animados..
      Acho que será ótimo. Escolhemos fazer esse curso de francês, serão 4 semanas, totalizando 100 horas. Aproveitaremos para conhecer outras cidades (Gatineau, Laval..), assim teremos outras opções. Mas confesso que já sou apaixonada por Montréal!
      Concordo que é um grande investimento. Acredito que será bem mais fácil quando a nossa ida for definitiva..Pois já saberemos onde ficar no primeiro mês, andar no metro, os lugares onde ir, etc.
      Estou contanto os dias!!

      Até mais!
      La e Rafa
      http://nossaterraprometida.blogspot.com/

    • #41170
      Hanna_PV
      Participante

      Eu acho a viagem de reconhecimento importante e necessária conforme a disponibilidade de $$.

      No meu caso, já fui pro Canada, morei 1 ano mas na parte oeste e infelizmente nao deu pra ir pra parte leste por super falta de tempo (nao parava de trabalhar ) e grana, dae decidi ir pra california que saiu 5x mais barato.

      Me arrependo um pouco de nao ter ido pro leste canadense,mas sei que oportunidades nao vao faltar. Eu não vou fazer a viagem de reconhecimento pq o objetivo maior é juntar uma grana boa pra nao passar aperto no québec. Mas se pudesse, com ctz faria uma.

      Mas acho que realmente, se vc tem a oportunidade de visitar o québec e o resto do canada, vai, aproveita, divirta-se e tome mto café no tim hortons :)

    • #41529
      LaeRafa
      Participante

      Pessoal,
      Estamos de volta de nossa viagem de conhecimento e VALEU MUITO A PENA!
      Como eu contei, nós conhecíamos o Quebéc como turistas, diferente de Ontario que conhecemos bem, pois já estudamos em Toronto.
      Um mês em Montréal nos fez conhecer um novo Canada! Muitas coisas diferentes de Toronto. Gostamos muito de tudo que vivemos e conhecemos lá. Foi muito bom visitar Quebéc e Gatineau, porque agora já temos sim outras opções…Já que gostamos da vida mais sossegada!
      Quem tiver a oportunidade de fazer a viagem, faça! E se puder estudar, melhor ainda! Para o nosso francês foi essencial.

      Ah, e os documentos foram enviados! :bigups:
      Bonne chance!

    • #41551
      leandrojbbarbosa
      Participante

      Pessoal,

      Eu e minha esposa estamos indo estudar 1 mÊs em Montreal. Chegaremos dia 21 de novembro, e ficaremos até dia 21 de dezembro. Ficaremos em casa de familia, e estudaremos na MIILA.

      Como todos, estamos querendo encontrar pessoas que já estejam por aí, e também visitar possíveis faculdades, pois minha esposa está pensando em mudar de carreira, e seguir em Hotelaria e Turismo. Ela hoje é advogada. Estamos nos programando para conhecer Quebec, Gatineau e Ottawa, além da “Grande Montreal”.

      Espero poder encontrar algumas pessoas da CBQ!

      Abraços!

      Leandro

Visualizando 41 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.