Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › veterinários no Quebec
- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 6 meses atrás por
gabi-infirmiere.
-
AutorPosts
-
-
16 de outubro de 2012 às 04:53 #8393
kahzinha
Participanteolá gente, sou Karolina e estou no meu 2º ano de medicina veterinária (integral), quero terminar minha faculdade para ir pro Quebec, mas as minhas informações que obtive tanto em blog’s e até mesmo aqui foram me desanimando. Sei que tenho que passar por uma prova pela ordem e que não é fácil mas gostaria de obter mais informações sobre os que ja passaram e que ja estão trabalhando na área ou ate mesmo os que estão tentando, que me dêm dicas pois ja estou quase desistindo da minha ida ao Quebec.
porrrr favor me ajudem ^0^ -
16 de outubro de 2012 às 15:28 #58208
RonaldoMaciel
ParticipanteOi Khazinha, nós chegamos a ver um pouco como funciona para ser um veterinario no Quebec pois minha esposa chegou a cogitar esta possibilidade. O processo é BEEEEM difícil, mesmo para quem é daqui e estuda aqui. Vc precisa ter notas muito altas, passar em três exames caros, fazer a equivalência de diplomas, passar por um exame sobre leis e regras sobre o exercício da função no Québec e, depois de tudo isso, no final fazer uma prova de francês do Office de la Langue Française. Para provar como são caros os exames, um dos exames sai pela bagatela de $7,560 dólares! 8O 8O 8O
Pouquíssimas universidades no Canadá oferecem o curso de veterinária e no Québec, SOMENTE a Univ de Montreal que o oferece. O curso é bem concorrido e eles tendem a preferir pessoas que já tenham um background ligado a animais (como já ter feito um CÉGÉP ligado a área ou ter experiência com isso), além de ter de passar por uma entrevista na etapa de seleção. Sei que uma parte mínima das vagas é reservada para quem vem de fora e vem para revalidar sua titulação para poder trabalhar na área. Revalidar sua titulação passará certamente pela necessidade de ter de cursar matérias na universidade.
Veja aqui o site da OMVQ (Ordre des Médecins Vétérinaires du Québec) para ter mais informações: http://www.omvq.qc.ca/adm_non_agree.html
E aqui o passo a passo para fazer a validação junto a ordem: http://www.omvq.qc.ca/admission/pdf/C_AdmNonAgr.pdf
Uma alternativa seria tentar seguir um CÉGÉP em Santé Animale – eles duram geralmente 3 anos e vc poderia trabalhar como técnica. Vai ganhar menos mas pelo menos ainda estaria dentro da área. Veterinário aqui é como médico no Brasil. A técnica faz tudo contigo, tira as dúvidas, faz todas verificações, tira temperatura etc e daí entra na sala a veterinária para dar diagnóstico e indicar medicamentos. E um veterinário pelo que vimos ganha pelo menos umas 3 vezes do que ganha um técnico.
Veja aqui o técnico no Cégép Vanier: http://www.vaniercollege.qc.ca/animal-health-technology/
Sorte
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
16 de outubro de 2012 às 19:03 #58220
kahzinha
ParticipanteOlá Ronaldo, muito obrigada pelas informações, sua esposa esta atuando em que area ???
Nossa, é realmente difícil então… Uma das minhas opções é fazer um tecnico aqui em outra área para eu não ficar sem nenhum emprego no Quebec, e assim que juntar dinheiro tento os exames pois o que eu quero mesmo é atuar como veterinária mas um pé de cada vez não é mesmo?… Só fico um pouco triste por sabaer q isso vai demorar mais tempo é desanimador pois nos ficamos 5 anos estudando aqui e ainda ter que batalhar muito mais para poder trabalhar no Quebec, pois pretendo dar entrada daqui 4 anos, então como pode demorar uns 2 anos o processo pretendo fazer alguma coisa pra de começo.
Mas muito obrigada mesmo pelas informações. -
16 de outubro de 2012 às 20:43 #58222
gabi-infirmiere
Participantevale lembrar que para o atual processo de imigraçao, vet nao esta na lista.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.