Une infirmière pour 196 patients.

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7946
      Ucrambuco
      Participante

      Ola a todos,

      Talvez por isso estejam apressando e priorizando os enfermeiros…
      Mas e quanto a validação de diploma para que os imigrantes consigam trabalhar??

      Reportagem Le Journal de Québec.
      http://www.journaldequebec.com/2012/03/05/une-infirmiere-pour-196-patients

      Mariana

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #51041
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Mariana,

      é sempre bom ver este tipo de matéria aqui na CBQ.

      Nem sempre a pressao da sociedade muda a orientacao das ordens profissionais, que defendem a qualidade dos profissionais que estao no mercado de trabalho. Bom é isso que ouco quando eles falam ou escrevem.

      Eu sempre vejo algumas ordens profissionais como organismos que literalmente “estorquem” dinheiro do governo para programas de acesso à ordem, para imigrantes ou nao…. nem sempre usam direito o dinheiro e o problema continua.

      Me faz lembrar os politicos do nordeste, usando a seca (problema cronico) para justificar seus proprios programas….

      Mas isso é apenas a minha opiniao…. posso estar errado, mas é a minha impressao destes fatos.

      Talvez a Gabi que é da area possa falar com mais conhecimento de causa ;-)

    • #51057
      gabi-infirmiere
      Participante

      esta discussao deve ser fragmentada, ao estilo *Jack* ..

      1) a reportagem trata da carencia de enfermeiros em CHSLD (centro hospitalar de cuidados de longa permanencia, em traduçao livre) durante o periodo noturno.

      Au centre d’hébergement Idola Saint-Jean, à Laval, l’infirmière coordonnatrice est responsable de 196 résidents. Elle est accompagnée de quatre infirmières auxiliaires et de huit préposés aux bénéficiaires (PAB).
      A enfermeira nao esta sozinha, nao é 1 pessoa para 196 pacientes. A equipe de cuidados diretos é composta por 12 outros, entre PABs e Inf. Aux.
      O *ratio* num CHSLD nunca sera o de 1:1 como numa UTI ou centro cirurgico.
      Os cuidados de enfermagem para a pessoa idosa (nao doente) em geral nao sao muito complexos do ponto de vista técnico, mas sao complexos pelo conjunto de fatores que definem a geriatria.

      Porém, quando situaçoes como essa acontecem =
      « T’as juste deux mains, alors il faut faire des choix. Mais, qui tu choisis entre une personne qui s’étouffe et une autre qui tombe en pleine face au sol ? », demande celle qui avait 75 résidents à sa charge. C’est dangereux. On met les personnes âgées en danger. »
      é a hora de repensar o nivel de criticidade dos pacientes e a proporçao enfermeira por paciente. Risco de queda, de confusao mental, de violência, de dependência, de neglicência … a geriatria é uma area critica e esta clientela nao para de crescer.

      A qualidade da assistencia é questionada. As associaçoes de usuarios discutem a qualidade dos serviços e com razao. Mesmo com pouca mobilidade e pouca atividade eu acho um absurdo a regra de so 1 banho por semana para os idosos (e esta é basicamente a regra geral!). O vérificateur général confirmou o problema de desnutriçao entre os idosos. A maneira como uma sociedade trata seus idosos é um reflexo da sociedade em si. Esta é uma discussao muito importante, especialmente quando lemos que o governo vai investir quase 6 milhoes para a realizaçao de diversos programas para os idosos.

      E estas sao apenas algumas discussoes que podem sair de um debate similar.

      2) O segundo ponto refere-se ao controle das ordens profissionais para a admissao e regulamentaçao das profissoes.
      A OIIQ é a ordem profissional com um dos maiores numeros de membros, quase 70mil.
      É uma ordem relativamente clara e suas regras sao simples.
      Para a admissao de enfermeiros diplomados no exterior, eu vejo mudanças efetivas. Algumas =
      a) o comitê de analise de dossiers reunia-se 2 vezes por ano; agora, sao de 4 a 5 encontros. Eu me inscrevi para fazer parte deste comitê mas, por ter menos de 5 anos de experiencia quebeca fui convidada a me candidatar numa ocasiao oportuna.
      b) a OIIQ tem cada vez mais autorizado enfermeiros diplomados no exterior a realizarem apenas o estagio de adaptaçao (30 dias) ao invés da prescriçao de base, curso+estagio (o que eu fiz, que ocupa quase 6 meses)
      c) Québec e França assinaram o acordo de reconhecimento mutuo, e novas enfermeiras francesas estao debarcando no Québec

      A ordem profissional defende os interesses do publico e também dos profissionais, no caso da OIIQ =
      Para a formaçao futura, a OIIQ esta lutando para a obrigatoriedade do bacharelado para as enfermeiras (so no QC o nivel universitario nao é obrigatorio, peloa caracteristica unica do sistema CEGEP existente na provincia). Esta transiçao provavelmente ocorrera nos proximos 10 anos, um esquema similar ao do internato médico devera ser proposto.

      Para a formaçao continuada, a partir de 2012 somos obrigadas a manter um minimo de 20h de estudos comprovados, mantendo-nos atualizadas.

      Pagar mais de 400$ por ano nao é nada simpatico, mas ao menos vejo uma OIIQ mais atuante do que o COREN e vejo cada vez mais enfermeiras brasileiras por aqui! No Facebook ha uma comunidade e na proxima cohorte do CEGEP Edouard Montpetit para o curso de equivalencia serao 5 as representantes da terrinha. No meu curso (CEGEP du Vieux-Montréal, 2008) eu era a unica representante verde-amarelo

      E so finalizando, o enfermeiro nao ficara sem trabalho aqui no QC. Entao, por que nao esperar o OK da OIIQ e imigrar quando ja estiver devidamente autorizado a começar o curso ou o estagio de integraçao ? Eu esperei 1 ano e a demora foi causada por um erro da USP. Envolvi meus pais e me estressei até o ultimo fio de cabelo tentando resolver rapidamente a situaçao. Chegar aqui e ainda ficar aguardando a autorizaçao da ordem é realmente estressante. Meu primeiro emprego foi com menos de 10 dias de Québec e minhas experiencias foram fantasticas, até trabalhar no Caribe eu fui … mas analisando os pros e contras so vejo vantagens em chegar aqui ja com o aval da OIIQ ;-) como dizem, *ficaadica*

    • #62848
      JaquelinePE
      Participante

      Gabi, boa noite.

      Sou enfermeira e moro em Recife- PE. Por gentileza, seria possível vc me disponibilizar um contato de e-mail para dialogar com vc sobre o processo de imigracao para Quebec?

      Abracos

      Jaqueline

    • #62849
      gabi-infirmiere
      Participante

      eu acredito que a ajuda deve ser para todos, então prefiro o contato aberto aqui no forum. Espero que entenda :-)

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.