Uma análise do filme TURISTAS – E agora Brasil?!

Home Fórum Off-Topic Literalmente Off topic Uma análise do filme TURISTAS – E agora Brasil?!

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4600
      nevesea
      Participante

      Pessoal,

      Como sou uma pessoa muito interessada no que diz respeito a choques culturais, aprendizado de línguas e a opinião internacional referente ao Brasil, não pude deixar de assistir o filme Turistas em exibição nos cinemas.

      Eu já havia lido e ouvido várias críticas e comentários sobre a péssima imagem que esse filme trás para nosso país. Na verdade, todos vocês já conhecem esse enredo…

      Para minha grande surpresa, após assistir 10 minutos de filme, percebi que a coisa é bem pior! As críticas as quais eu me referi chegam a ser um elogio perto do que o filme realmente mostra. Ou seja, eles fizeram um apanhado geral do que há de mais podre em nosso país.

      Muitas pessoas estão preocupadas em criticar a trama principal e a concepção do filme. Para mim, não resta nenhuma dúvida que se trata de uma produção de baixa qualidade que está conquistando o público devido à polêmica que tem gerado além das cenas de horror que são largamente apreciadas pelas platéias sedentas de sangue.
      No meu ponto de vista, o filme “Turistas” não foi criado para mostrar os bastidores do tráfego internacional de órgãos. Até mesmo porque, esse tipo de evento pode ocorrer em qualquer parte do mundo ou em qualquer país corrupto e sem lei.

      O que me deixa profundamente perplexo são as cenas coadjuvantes que são usadas para apresentar a trama e consolidar o Brasil como país miserável. Trata-se de uma seqüência de imagens para denegrir a imagem do nosso país por exibir a nossa mais obscura realidade da qual podemos fazer a seguinte leitura:

      O Brasil é um país pobre que não oferece nenhuma infra-estrutura para o seu turismo: o transporte é precário e sua população é faminta e não tem acesso à educação.
      A maioria da população é de descendência índia e africana.
      Aqui quase tudo é mata e as estradas estão em péssimas condições de conservação e sinalização, o que representa um perigo iminente para aqueles que se aventuram por elas. Como se isso não fosse suficiente, as pessoas daqui agem como se não houvesse leis para o trânsito.

      O Brasil é o país dos contrastes! Se por um lado, existem mulheres dispostas a qualquer coisa para se relacionar com um “gringo”, por outro os cidadão podem ser muito hostis como se fossem selvagens que tiveram suas casas invadidas por pessoas estranhas.

      No filme, eles dizem que os brasileiros são “quentes”. Ou seja, são um povo caloroso estando mais abertos para relacionamentos mais humanos e afetivos. Nesta terra, as mulheres estão em maior número, são fáceis de se conquistar e todas elas desejam um homem que lhes dê uma boa vida. Quando isso não ocorre elas se tornam prostitutas. Não é a toa que o turismo sexual está em alta aqui! Além disso alguns poucos afortunados daqui se esforçam para falar o tão sonhado inglês nem que seja com frases do tipo “How many brothers are you have?” “Eu aproveito os gringos para praticar meu inglês!” Dizia orgulhosamente um dos brasileiros coadjuvantes.

      Tudo isso é mostrado para só então se chegar no ponto principal do filme: Em meio ao turismo ecológico rodeado de vilas de brasileiros miseráveis com suas casas decadentes e praias paradisíacas, eis que os turistas são vitimas de um golpe numa festa tropical regada a sexo, mulheres, muita ginga, danças sensuais e bebidas exóticas.

      Depois de serem roubados, enganados, maltratados e perdidos eis que a situação fica pior! Os turistas são vitimas de uma quadrilha de tráfego de órgãos.

      Depois de ver tudo isso, involuntariamente fiquei com mais vontade de deixar o Brasil, pois sei que muitas coisas mostradas tem um fundo de verdade! O problema desse produção cinematográfica é que eles foram buscar o que nós temos de pior. Não havia quase nada de bom para contrabalancear com que existia de ruim. Mas parecia um documentário de misérias do que um filme.

      No fechamento, quando os turistas se despedem, até o aeroporto é de fazer chorar! Eles são levados por um avião daqueles “teco-teco”. Sem que ninguém diga uma só palavra, o filme termina subitamente com uma frase no ar: o Brasil é assim!

      Não quero conhecer ainda o “podre” do Canadá. Acredito que esse “podre” seja bem mais ameno de que no Brasil.

      A cada dia viemos e aprendemos mais uma lição… Quero deixar meu conselho para a comunidade: Se algum dia se sentirem injustiçados pelo preconceito no exterior, lembre-se de que imagem dos brasileiros pode estar sendo construída a partir de exemplos como os encontrados neste filme! Se você não fosse daqui e nem conhecesse o Brasil, que atitude você esperaria de um brasileiro depois de assistir Turistas Go Home?

      Eduardo.

    • #13753
      JeffersonAV
      Participante

      Pois é,

      e com a onda de “intolerância” a imigrantes subindo em Québec, se eles assistirem e levarem a sério a “mensagem” deste filme, a situação do imigrante brasileiro irá piorar. Por enquanto, a “intolerância” dos québecoises direciona-se mais para mulçumanos, haitianos e africanos… mas no futuro, …    :?:

      Mas nada disto me deixa mais chocado do que o ministro da cultura Gilberto Gil responder a um jornalista sobre os números da violência NESTE carnaval em Slavador assim: “Não, está tudo normal… este é um índice ‘histórico’, já previsto, e blá blá blá”…

      Como assim “índice histórico”??? Nós aceitamos tão pacificamente a violência no nosso país, que as mortes por assassinato são previsíveis e os períodos onde elas aumentam apenas repetem “índices históricos”????   :evil:

      Eu desisto…

    • #13759
      Jafar
      Participante

      [align=justify]Trabalho em uma rede de cinemas e vejo como os clientes saem perplexos e revoltados com este filme “Turistas”, acho que o Governo Brasileiro devia tomar providências, pois a imagem do Brasil e dos brasileiros está sendo denegrida neste filme, também acho que esse tipo de “coisa” pode prejudicar brasileiros fora do Brasil.

      Guilherme [/align] :(

    • #13967
      Felipewise
      Participante

      Sinceramente?

      O filme é tão exagerado que ninguém vai encarar aquilo como fato…

      Achei até legal… promove o Brasil…

      Ruim mesmo foram os Franceses esfaqueados no Rio… o que vai acontecer?? Nada, é claro!

    • #13973
      Tchika
      Participante

      Concordo com todos, mas, Felipe, acredito que o mundo inteiro está tão tenso com tanta violência que qualquer veiculação a mais, seja ela de fatos reais ou não, acaba deixando as pessoas com um pé atrás com certos países. A visão das mulheres brasileiras como prostituta é uma realidade em vários países. As notícias da violência em nosso país chega rapidinho ao mundo todo pela internet, e esses são fatos. E é como o Jefferson disse, nós aceitamos passivamente a violência. Tanto que o governo só se “movimenta” quando um caso tem grande repercussão e comoção social, mas logo depois tudo é esquecido. Por isso eu sou da opinião do Jefferson: “eu desisto…”.

      Lícia

    • #13977
      Felipewise
      Participante

      Quanto ao lado da visão da mulher brasileira no exterior, eu concordo bastante. É uma pena porque há estrangeiros vêm ao Brasil em busca de sexo e perdem a oportunidade de conhecer a verdadeira mulher brasileira, que é um dos nossos maiores tesouros.

      Quanto a violência realmente acho que não vai alterar em nada a imagem do Brasil, principalmente por ser bem exagerado. Se você olhar os filmes q estão em cartaz, uma boa parte será violento… infelizmente, é o que vende!

    • #13980
      nevesea
      Participante

      Felipe,

      Conforme foi dito no meu relato, a trama principal (tráfego internacional de órgãos humanos) não me preocupa nem um pouco. O que me preocupa são as nuances que o filme expõe antes mesmos da captura dos turistas pelos traficantes.

      Quais seriam essas nuances?

      A desvalorização da mulher que é oferecida como se fosse parte dos “atrativos” do turismo brasileiro: mulheres fartas e fáceis;

      A falta de escolarização do povo brasileiro;

      A insegurança nas estradas;

      Falta de infra-estrutura para o turismo;

      A miséria e a fome das pequenas vilas;

      A criminalidade e impunidade;

      etc, etc, etc…

      Existem muitos filmes desse gênero que são feitos para agradar as mais diversas platéias sedentas de sangue. Mas no caso de “Turistas”, ele vai além disso. Esse filme coloca nosso país como um território selvagem e sem lei. Uma nação formada por pessoas miserávies, desonestas e sem educação…

      Eduardo.

    • #13985
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!
      Isso demonstra, também, como somos vistos lá fora… ou será que vocês se esqueceram:

      :: Os Simpsons detonam (n)o Brasil ::

      :: Blame it on Lisa ::

      Pelo menos o Matt Groening “se desculpou”…eu acho… :?

      Para nós, futuros canadenses, resta a missão de provar o contrário, através de nosso trabalho e responsabilidade…na minha opinião, é a melhor maneira de “ajudarmos” o Brasil – não “fazendo feio” lá fora! :up: ]

      Abraços!

    • #13988
      Felipewise
      Participante

      Sem ir muito além, o que eu queria passar é que: eu não acho que TURISTAS vai “queimar o filme” do Brasil não porque TURISTAS é muito exagerado. Só isso…

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.